Bacharelado em Administração - DCH1
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- ItemA análise dos processos gerenciais na Coordenação de Gestão Orçamentária, Financeira e Licitações do Batalhão de Polícia de Choque(0024-12-13) Rodrigues , Tiago Santos; Albuquerque , Jader Cristiano Magalhães deO presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura acerca dos processos gerenciais da coordenação, conhecida também como modelagem de processos de negócios, é uma abordagem sistemática para criar uma representação visual e descritiva de atividades, fluxos de trabalho e interações no contexto de gestão de uma organização. A modelação processual é vital para a gestão adequada de uma organização porque dá uma compreensão total do processo de atividades, nutre uma cultura de melhoria. este trabalho foi desenvolvido a partir das experiências vivenciadas durante a prática laboral realizada na Coordenação de Gestão Orçamentária, Financeira e Licitações - CGOFL, do Batalhão de Polícia de Choque - BPChq, unidade esta pertencente à Polícia Militar da Bahia. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória. O estudo sobre o lócus deste projeto consistiu na análise in loco, com foco nos métodos da observação e da pesquisa documental das rotinas administrativas utilizadas na Coordenação de Gestão Orçamentária Financeira e Licitações acerca da aquisição de bens e serviços até a liquidação das Notas Fiscais destes. O estudo tem como objetivo geral apresentar a modelagem de processos gerenciais com vistas a contribuir para a melhoria das atividades atinentes ao setor financeiro de uma UG no microssistema público da Polícia Militar da Bahia. Foi possível concluir que, tanto a notação BPMN quanto a ferramenta BizAgi são apropriadas para essa modelagem.
- ItemA importância do processo de auditoria externa para empresas de pequeno e médio porte.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Dias, Nair; Sampaio, Reinaldo; Pinheiro, Carlos Alberto; Santana, ClarissaEste estudo investiga a relevância do processo de auditoria para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), com foco na identificação dos fatores que motivam essas organizações a se submeterem a auditorias externas e nos benefícios obtidos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica, analisando a literatura especializada dos últimos 20 anos na área. Os resultados revelam que as PMEs optam pela auditoria externa principalmente para fortalecer o controle interno da organização e para cumprir exigências contratuais que envolvem auditoria contábil. Entre os principais benefícios destacam-se o diagnóstico preciso da situação patrimonial e financeira, a identificação e correção de erros na escrituração contábil, bem como o cumprimento das condições contratuais estabelecidas. Conclui-se que a auditoria desempenha um papel crucial na gestão financeira e na conformidade das PMEs, proporcionando informações confiáveis para a tomada de decisões estratégicas.
- ItemA transformação do plano de desenvolvimento institucional de uma instituição de ensino superior no período de 2004 a 2024(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Virgens , Sara Dhâmaris Cabral das; Santana, Clarissa Almeida de; Oliveira, Rosangela; Souza, SofiaEste estudo tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma Instituição de Ensino Superior baiana, no período de 2004 a 2024. O PDI, sendo uma exigência do governo brasileiro para a avaliação e validação de estabelecimentos educacionais, desempenha um papel crucial na organização e direcionamento estratégico das instituições de ensino. Elaborado a cada cinco anos, este documento serve como um modelo de planejamento que permite às IES se prepararem para enfrentar desafios, estabelecendo objetivos, metas e ações essenciais para o seu desenvolvimento. A pesquisa visa identificar as transformações presentes no PDI ao longo do tempo, incluindo a aplicação dos eixos temáticos obrigatórios, possíveis mudanças na abordagem desses eixos, a incorporação de novos tópicos e as razões por trás dessas mudanças. Este estudo se caracterizou por uma pesquisa documental, utilizando os próprios PDI da instituição como fonte primária de dados. A abordagem qualitativa permitiu uma análise comparativa dos documentos, identificando padrões e tendências ao longo do período analisado. Os resultados revelam que, inicialmente, a Instituição não contemplava todos os eixos temáticos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, ao longo do tempo, o PDI passou por transformações significativas, com aprofundamento dos temas abordados e inclusão de novos tópicos, refletindo um compromisso em atender às demandas governamentais e promover o desenvolvimento institucional.
- ItemA utilização do Instagram como instrumento de marketing digital em uma empresa de cosméticos e serviços(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Jesus , Alessandra Santos Rosario de; Oliveira, Rosângela Moreira de; Gomes, Almerinda Andrea Pontes Silva; Sousa, André Luis Santos deO Instagram se tornou uma peça fundamental no marketing digital das empresas, consolidando-se como uma das principais estratégias no cenário atual, e mudando a forma como as empresas promovem seus produtos e serviços. O objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias de marketing digital de uma empresa de cosméticos e serviços no desenvolvimento de conteúdo das suas postagens no Instagram, no período de 2019 a 2023. O procedimento metodológico adotado foi uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória e de natureza básica. Ao analisar, categorizar e quantificar 1.261 postagens do Instagram da empresa de cosméticos e serviços, evidencia que a empresa de cosméticos e serviços apresentou um grande volume de postagens no Instagram, com destaque para a estratégia de marketing de conteúdo (662 postagens). Em 2021, a marca teve o maior número de publicações, enquanto 2020 registrou o menor. A pandemia de COVID-19 possivelmente pode ter influenciado o volume de postagens, com uma redução significativa em 2020, especialmente entre os meses de maio e junho. A análise também mostra o predominante uso de mídia paga na estratégia de marketing de influência e o crescimento do vídeo marketing em 2021. Diante disso, conclui-se que a empresa tem se destacado nas estratégias de marketing digital, principalmente no marketing de conteúdo, influência e vídeo marketing. Sendo a estratégia de marketing de conteúdo a mais utilizada, refletindo a importância de criar e compartilhar informações que não apenas promovem produtos, mas também constroem um relacionamento duradouro com o público.
- ItemA vida profissional de egressos cotistas negros do curso de administração(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Almeida, Stefani Viana; Santos, Jair Nascimento; Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz; Prado, Nadjane CrisóstomoEsta monografia aborda a trajetória profissional dos egressos cotistas negros de Administração. A pesquisa foi desenvolvida com profissionais egressos do curso de Administração do campus 1 (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tratou-se de evidenciar o contexto profissional em que os administradores se encontram, tendo como foco principal os administradores negros egressos do sistema de cotas raciais. O problema de pesquisa foi: quais são as experiências vivenciadas e as barreiras enfrentadas por egressos cotistas negros(as) ao ingressarem no mercado de trabalho? Para tanto, realizou-se uma coleta de dados por meio de questionário semiestruturado respondido por 28 egressos negros cotistas que se graduaram a partir de 2017. Os resultados indicam que, apesar dos avanços alcançados pelas cotas raciais, os egressos ainda enfrentam dificuldades como racismo estrutural e falta de oportunidades em consonância com a formação. A pesquisa destaca a necessidade de acompanhamento após a formação, ações afirmativas no ambiente de trabalho e criação de políticas antirracistas, visando promover a equidade, diversidade e inclusão racial.
- ItemAbsenteísmo entre os profissionais de enfermagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Sousa, Valdenice Sacramento de; Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Tula Ornellas Farias; Sampaio, Reinaldo; Bezerril, SylviaEste artigo trata sobre o absenteísmo entre os profissionais de enfermagem dentro das instituições de saúde. Tem como objetivo principal analisar a partir das revisões bibliográficas os fatores associados ao absenteísmo dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde, e como objetivos específicos identificar as principais causas do absenteísmo entre os trabalhadores da enfermagem e avaliar os reflexos do absenteísmo na qualidade dos serviços prestados. A pesquisa é básica quanto a natureza, exploratória quanto aos seus objetivos, bibliográfica quanto às suas fontes, seguindo uma abordagem qualitativa na análise dos dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam que as causas do absenteísmo mencionados foram condições de trabalho, transtornos mentais, doenças osteomusculares, transtornos comportamentais, sobrecarga de trabalho, licença, organização e chefia deficiente, insatisfação profissional, estresse, dupla jornada de trabalho, relações interpessoais, acidentes de trabalho, doenças respiratórias, problemas de saúde, questões financeiras e faltas injustificadas dentro do universo da amostra. E quanto aos impactos e consequências foram qualidade no atendimento, saúde dos trabalhadores e prejuízos financeiros, deixando evidenciado que apesar das instituições obterem prejuízos financeiros, quem sofre as consequências desses impactos são os profissionais e o paciente. Em conclusão, este estudo ressalta a importância da adequação do dimensionamento de pessoal, melhoria das condições de trabalho, programas de assistência à saúde mental e implantação de políticas de prevenção como estratégias sugeridas para diminuir os indicadores do absenteísmo. A implementação dessas ações pode auxiliar na redução dos impactos da saúde dos trabalhadores e da qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
- ItemA adaptação dos usuários de um setor do instituto do meio ambiente e recursos hídricos (INEMA) ao Sistema Eletrônico de Informações Estaduais (SEI)(2022-12-01) Boa Morte, Michelle SilvaO presente artigo tem como objetivo analisar a adaptação dos usuários de um setor do INEMA ao sistema SEI. O sistema é definido como uma ferramenta eletrônica de controle de processos administrativos com o propósito de tornar eficiente as atividades nas instituições públicas. Para este estudo de abordagem qualitativa foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo no setor. A implantação de um sistema de informação pode ser entendida como um processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos na organização. Para verificar se houve cooperação ou resistência à implantação do sistema, foi aplicado um questionário com os servidores públicos do setor. Dentre os resultados encontrados, foi identificado que a maioria dos respondentes se adaptaram bem ao sistema. Podendo ser observado que há uma cooperação à mudança implantada. Nesse sentindo, quando os usuários são favoráveis à mudança organizacional tende-se alcançar os objetivos e a eficiência esperada.
- ItemAfroempreendedorismo: histórias de afroempreendedores periféricos(Universidade do Estado da Bahia, 0019-12-19) Sales, André Luis de Jesus; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Bomfim, Felipe Rodrigues; Albuquerque, Katia Silene Lopes de SouzaA presente investigação trata-se de um estudo de caso guiado pelo método biográfico cujo tema é o Afroempreendedorismo no Nordeste de Amaralina, bairro periférico localizado em Salvador/BA. O Afroempreendedorismo é uma subcategoria do Empreendedorismo Negro que tem como escopo a partir da divulgação da cultura afro brasileira, ser ferramenta de luta e resistência no combate ao racismo em todas as formas e os preconceitos que acometem o povo negro. O Nordeste de Amaralina apesar de estar geograficamente bem localizado, ter uma produção cultural relevante e boa infraestrutura, é conhecido apenas por conta da violência. No bairro há um comércio local forte, explorado principalmente por pessoas negras, chamadas de afroempreendedoras. O estudo de abordagem qualitativa e caráter exploratório partiu do seguinte questionamento: como os empreendedores negros do Nordeste de Amaralina concebem o afroempreendedorismo? O objetivo geral foi investigar se os empreendedores negros do Nordeste de Amaralina, concebem as suas atividades como afroempreendedoras. Os resultados mostram que para os entrevistados, as atividades desenvolvidas são afroempreendedoras, uma vez que visam fortalecer a cultura afro-brasileira, ser um instrumento de combate ao racismo, além de fundamental para o empoderamento econômico e social dos mesmos e da comunidade onde vivem. Conclui-se que o afroempreendedorismo é concebido pelos participantes da pesquisa, como um movimento que fornece subsídios para que a população negra que vive num bairro estigmatizado pela marginalidade, tenha orgulho da sua identidade étnico-racial e tenha condições de enfrentar as vulnerabilidades e os preconceitos que a assola, visando uma sociedade justa, igualitária, antirracista e sobretudo, inclusiva.
- ItemAnálise comparativa de estratégias de marketing digital no Instagram e iFood(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Nascimento, Tainá Santos do; Oliveira, Rosângela Moreira de; Oliveira, Rosângela Moreira de; Souza, Sofia; Bomfim, FelipeO marketing digital tornou-se uma ferramenta indispensável nas estratégias das micro e pequenas empresas, principalmente no fortalecimento de sua imagem, visibilidade no mercado e estabelecimento de relacionamentos com o seu público-alvo. A crescente popularidade das redes sociais e do uso dos aplicativos de deliveries mudou a forma como as pessoas interagem com o produto, principalmente nos setores ligados ao ramo alimentício. O presente trabalho tem como objetivo analisar comparativamente as estratégias de marketing digital utilizadas por dez hamburguerias nas plataformas Instagram e Ifood. A pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa, com objetivo descritivo e utilizando-se como procedimentos, pesquisa de referencial teórico, documental e levantamento de dados a partir da observação dos perfis das hamburguerias a respeito de postagens, engajamento, tipos de conteúdo e avaliações dos clientes. Os dados analisados foram coletados no período de 6 semanas. Os resultados da pesquisa apontam que o Instagram é considerado o meio mais efetivo para a construção da marca e engajamento do público e o IFood como um canal de vendas que aumenta a visibilidade dos estabelecimentos. Ao fim do estudo conclui-se que as hamburguerias que combinam as suas estratégias de forma equilibrada em ambas as plataformas conseguem melhorar a sua presença, resultados e proporcionar uma competitividade em um cenário dinâmico.
- ItemAnálise da expansão de uma empresa de moda infantil, através do marketing digital, do e-commerce e das redes sociais: o caso da marca Srta. Lolli(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Carvalho , Isadora Kristtini Torres de; Santana, Clarissa Almeida de; Góes, Maria de Fátima; Oliveira, RosângelaEste estudo analisa o papel do marketing digital na adaptação estratégica de pequenas empresas durante a Pandemia Covid-19, utilizando o caso da Srta. Lolli, uma marca de moda infantil. O objetivo foi compreender as estratégias que resultaram na expansão da marca Srta. Lolli e no aumento do seu faturamento, através do marketing digital, do e-commerce e das redes sociais, durante e após o período pandêmico (2020 a 2023). A pesquisa, conduzida de forma qualitativa, baseou-se na coleta de dados documentais, incluindo relatórios de vendas, indicadores financeiros, estratégias de marketing e análise das redes sociais. A Srta. Lolli, que antes da Pandemia COVID 19 baseava suas vendas em lojas físicas, através de quiosques em shoppings baianos, localizados nas cidades de Feira De Santana, sede da empresa, e de Salvador, durante a Pandemia, redirecionou seu foco para o e-commerce, aumentando o investimento em tráfego pago e fortalecendo sua presença nas redes sociais. A estratégia culminou em um crescimento expressivo no faturamento e na expansão nacional da marca, que antes era mais conhecida regionalmente. Este estudo destaca a importância da resiliência e do uso de estratégias digitais para o sucesso de pequenas empresas em tempos desafiadores, oferecendo insights valiosos para empresas e acadêmicos.
- ItemUma análise de Fundos de Investimentos em Ações com Gestão Ativa e o Mercado Eficiente(2022-12-22) Quadros, Vítor MatosO presente artigo tem como objetivo avaliar a performance de fundos de investimentos em ações com gestão ativa e investigar a Hipótese do Mercado Eficiente (HME), com vistas a sua validade acadêmica conceitual. Este trabalho permeia a visualização do desempenho de fundos de ações com histórico igual ou superior há 10 anos da sua data de criação, a partir do levantamento público (quantitativo) das informações a eles relativas na plataforma Mais Retorno, relacionando-os à benchmarks financeiros do cenário econômico nacional, bem como índices e demais indicadores de desempenho do mercado de ações. Os resultados indicam evidências concretas em 22 (37,30% da amostra) fundos no limiar de tempo, do registro de rentabilidades consideravelmente superiores ao Ibovespa – mas eles não consideram a soma dos intervalos em que o crescimento foi menor que benchmark.
- ItemAtendimento personalizado em loja física: diferencial em tempos de concorrência global(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Correia , Denilson Conceição; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Oliveira , Rosângela Moreira de; Nascimento , Giovana Souza Soares doO atendimento em lojas físicas é baseado na figura do vendedor, por isso, deve-se dar ênfase nas características essenciais deste profissional. O vendedor tem que ter a perspicácia de desenvolver suas atividades, construindo melhores resultados para si, tendo como meta o encantamento do cliente, e ajudar a consolidar uma imagem positiva da marca e do produto apresentado. As lojas físicas são um segmento que há muitos anos tem sido a grande fonte de empregos e empreendedorismo, fortalecendo a economia do Brasil, mesmo com o surgimento do e-commerce e a globalização, existir um público fidelizado a esse modelo tradicional de compras, pois oportunamente alinhar a necessidade de segurança de compra, com a vantagem de um atendimento presencial e uma apresentação física do produto. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar e apresentar as características do atendimento personalizado dos vendedores que podem trazer um diferencial para uma loja física. E para isso foi realizada uma revisão de literatura priorizando as produções relevantes dentro do tema abordado. A pesquisa foi bibliográfica, exploratória e dedutiva, de natureza qualitativa. Foram coletadas 60 produções entre artigos científicos e livros publicados nas bases Scielo, Google acadêmico, Spell, examinados e disponibilizados nessa produção conforme sua relação com o tema da pesquisa. Os resultados demonstram que vários autores orientam o desenvolvimento e manutenção do atendimento personalizado na loja física por garantir resultados positivos não só na conclusão de uma venda, assim como na fidelização do cliente.
- ItemAtuação do Estado na manutenção das casas de acolhimento para crianças e adolescentes de Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Barros, Lucas Bruno Pereira Bonfim de; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Gomes, Almerinda Andrea Pontes Silva; Lisboa, Andressa Beatriz CardosoO serviço de acolhimento desempenhado pelas Organizações da Sociedade Civil é de grande valia para a sociedade como um todo, uma vez que é um bastião da população em vulnerabilidade. Entretanto, suprir essa demanda dos cidadãos é responsabilidade do Estado. Posto isso, o objetivo geral deste trabalho é evidenciar os meios de disponibilização dos recursos financeiros do Estado para as organizações da sociedade civil (OSC) que prestam serviço de acolhimento para crianças e adolescentes de Salvador-BA. Foi realizada a pesquisa bibliográfica e documental a respeito do terceiro setor A análise recai sobre a lei que trata das parcerias entre Estado e OSC, dados presentes em sites dos conselhos da criança e do adolescente. Para o tratamento dos dados foi utilizado o modelador de processos Business Process Model and Notation (BPMN). Por fim foi compreendido que Estados e faz presente na manutenção das casas de acolhimento de Salvador-BA e dispõe de diferentes meios de prestar apoio à essas organizações. Keywords: reception; civil society; organizations; state; financial resources
- ItemAutoatendimento: um estudo na Superintendência da Receita Federal do Brasil – 5ª Região Fiscal(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Santos, Leonardo Cruz dos; Campos , Maria de Fátima Hanaque; Silva, Iza Angélica Carvalho da; Pitombo , Arlindo de AraújoO presente trabalho acadêmico tem como objetivo geral analisar a adoção do autoatendimento na Receita Federal do Brasil e os seus resultados para os cidadãos e para a autarquia. Partiu-se do problema: quais os resultados do utoatendimento no serviço público para um atendimento mais eficiente? Esta pesquisa teve como lócus uma autarquia pública, a Receita Federal do Brasil mais detidamente na Superintendência da Bahia, entidade dotada de ersonalidade jurídica que disponibiliza diversos serviços aos cidadãos. Para tanto, foi adotado o estudo de caso, que engloba uma abordagem quali-quantitativa englobando o método misto que auxilia na coleta e tratamento e de dados estatísticos, e pesquisas documentais e bibliográficas, o que torna a referida pesquisa de característica descritiva. Os resultados apontam para uma tendência cada vez maior da adoção dos contribuintes ao polo virtual como principal forma de verificar suas pendencias e sanar exigibilidades junto a este órgão fiscalizador, permitindo concluir que ocorre uma consolidação do autoatendimento e desconcentração do atendimento presencial na Receita Federal, que, neste ritmo, permite-se visualizar uma limitação quase integral das demandas presenciais e prevalência dessas resoluções por meio do Autoatendimento, uma vez que os cidadãos entrevistados em questionário, já se declaram, em sua maioria usuário assíduos de ferramentas tecnológicas, e possuem fácil acesso a portal Gov.BR, e além disso, a própria entidade estudada incentiva por meio de orientações e informações, obtendo êxito na conversão do demandante presencial em “autoatendente”. Neste sentido, pode-se chegar uma conclusão que os principais desafios para o cidadão são originados de elementos mais tradicionalistas no atendimento, como orientações exclusivamente presenciais. Neste sentido, caberá ao mesmo este esforço de adaptação a esta nova e tendente realidade, assim como a Receita Federal precisará realizar uma transição como estes ainda resistentes, para tornar o autoatendimento uma ferramenta de eficiência na prestação de serviço ao público.
- ItemBRICS: o futuro do sul global(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Querino, Danilo Agustin Fuentes; Regis, Franklin Rami C.O.; Pereira , Aliger dos Santos; Silva , Rosana Cruz Marques daO presente trabalho visa demonstrar as principais barreiras econômicas que dificultam a evolução do BRICS no cenário internacional. O BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, surgiu como uma união de países emergentes com o intuito de promover o crescimento econômico e aumentar a influência global. Este conceito foi criado pelo economista britânico Jim O’Neill, que destacou o potencial desses países em se tornarem economias dominantes. Historicamente, políticas de exploração e expansão têm sido utilizadas por países ocidentais para aumentar sua influência regional e global. Com o crescimento econômico de alguns países emergentes, surgiu a possibilidade de união desses países, resultando na formação do BRICS. A pesquisa se concentra em descrever o processo de formação e inclusão de países membros no BRICS, identificar as barreiras econômicas, políticas e administrativas que impedem o crescimento do BRICS no cenário global, e apresentar o entendimento do corpo discente da graduação em Administração de Empresas (DCH1) sobre o BRICS.
- ItemCall centers e a saúde mental: condições de trabalho e os seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Oliveira, Ane Caroline Jesus Marques de; Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Tula Ornellas Farias; Sampaio, Reinaldo; Bezerril , SylviaEste artigo tem como objetivo examinar a complexidade do mundo do trabalho contemporâneo, destacando a influência das condições laborais na saúde mental dos trabalhadores de call centers e os desafios. Iniciado a partir de uma experiência pessoal e motivado por estudos no curso de Administração, o trabalho foca no impacto das pressões e exigências do ambiente de telemarketing, que emergiu no Brasil nos anos 90. Caracterizado por alta demanda, metas rigorosas e baixa qualificação dos jovens trabalhadores, o setor de call center é propício ao estresse e a diversos problemas que concernem a saúde mental. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica, revela que a relação entre gestores e operadores pode agravar ou aliviar esse sofrimento. Conclui-se que é importante reformular práticas de gestão e implementar políticas de bem-estar para sanar os efeitos negativos na saúde e no ambiente dos trabalhadores de call centers.
- ItemCompetências do administrador público: uma análise dos conhecimentos e habilidades para o cargo de Analista Judiciário(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Pitanga, Danillo Leite; Pereira, Aliger dos Santos; Regis, Franklin Rami Cavalcante de Oliveira; Silva , Rosana Cruz MarquesEste artigo tem como tema “As competências do administrador público: conhecimentos e habilidades para o cargo de Analista Judiciário na área administrativa no estado da Bahia, de 2017 a 2023”; o problema é “qual(is) é(são) a(s) competência(s) necessária(s) para aprovação no cargo de analista judiciário na área administrativa da Bahia, de 2017 a 2023?”; o objetivo é analisar quais são os principais conhecimentos e habilidades requeridas para o cargo de analista judiciário na área administrativa nos últimos três concursos públicos realizados no estado da Bahia, de 2017 a 2023; na metodologia, foi adotada uma abordagem dedutiva qualitativa e pesquisa exploratória, relacionando as pesquisas: bibliográfica e documental. Destacam-se nos resultados características dos processos de agregar e aplicar pessoas nesses órgãos, assim como pontos positivos e negativos, passando por descrição das habilidades, dos conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, seleção e descrição do cargo. Observa-se que as competências exigidas são diversas e dependem do órgão analisado. Verifica-se também, que apesar de conhecimentos e habilidades serem testados na Administração Pública através dos concursos públicos, parte do conceito de competência não é testado. Por fim, foi analisada também a concorrência das vagas, retratando um mercado de trabalho muito concorrido.
- ItemCooperativas de trabalho: condições legais para a prestação de serviços em licitações(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Silva, Gabriel Yuri Câmara Carvalho; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Sanches , Antônio Carlos; Freitas, George SilvaEste artigo analisa as condições legais que regulamentam a participação de cooperativas de trabalho em processos licitatórios no Brasil, destacando os desafios enfrentados por essas entidades devido ao uso indevido do modelo cooperativo por organizações fraudulentas. O objetivo é compreender as barreiras impostas pela legislação e jurisprudência e identificar os impactos dessas práticas sobre a legitimidade das cooperativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se na análise documental de legislações, como as Leis nº 5.764/1971, nº 12.690/2012 e nº 14.133/2021, além de acórdãos do Tribunal de Contas da União. Os resultados apontam que práticas incompatíveis com os princípios cooperativistas comprometem a inserção dessas entidades no mercado público. Conclui-se que a fiscalização rigorosa e o cumprimento das normativas são fundamentais para garantir a integridade do modelo cooperativo e promover competitividade justa em processos licitatórios.
- ItemDesenvolvimento de negócios orientados ao clima: oportunidades e desafios na adaptação às mudanças climáticas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Teixeira, João Pedro Marques; Frazão, Maria de Fátima Araújo; Góes, Maria de Fátima Barbosa; Carneiro, Cleide DantasAs mudanças climáticas constituem realidade desafiadora na contemporaneidade. A adoção de um modelo de desenvolvimento que expõe as dinâmicas e contradições exploratórias do capitalismo causaram, por meio dos mecanismos de produção e consumo, disrupções no sistema climático do Planeta Terra, ocasionando impactos desastrosos nos sistemas econômicos, sociais e ambientais, elevando as discussões acerca da necessidade de implementação de estratégias de adaptação, mitigação e resiliência. Tendo em vista a necessidade de correlacionar as organizações de modo crítico no cenário de subversão climática, esta pesquisa busca analisar as estratégias de adaptação organizacional às mudanças climáticas, por meio da compreensão deste fenômeno, da compreensão destas mudanças no contexto organizacional, da dissertação sobre o desenvolvimento sob a perspectiva socioambiental e por intermédio da identificação de oportunidades e desafios no processo de adaptação organizacional. Para tanto, esta pesquisa, documental e bibliográfica, ilustra uma desenvolvedora de negócios orientada ao clima, explorando estratégias utilizadas no desenvolvimento desses negócios e descrevendo as principais oportunidades e desafios no processo de adaptação das organizações às mudanças climáticas, quando correlaciona o relatório de impacto desta desenvolvedora, em alusão aos anos de 2022 e 2023, e os materiais documentais e bibliográficos consultados. Desse modo, observaram-se potencialidades no processo de adaptação organizacional às mudanças do clima, evidenciando as oportunidades, assim como foi possível identificar desafios impostos à adaptação, reiterando a necessidade da adoção de estratégias que possibilitem a sobreposição de barreiras à adaptação.
- ItemDiversidade Cultural: Uma análise das publicações do EnANPAD no período de 2015 a 2020(2022-12-22) Magalhães, Leonardo Mitsuo Watanabe; Benevides, Tânia MouraCultura e diversidade são temas entrelaçados que estão progressivamente marcando presença no cotidiano das empresas, convidando-as a se atualizarem com as crescentes demandas sociais. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as publicações sobre diversidade cultural circunscritas ao Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), nas edições de 2015 a 2020. Tem como abordagem metodológica a pesquisa quantitativa e qualitativa, revisão de literatura e a bibliometria como instrumento de coleta e análise de dados. O principal resultado destaca o baixo quantitativo de artigos versando sobre diversidade cultural no evento, assim como também observado inicialmente nos indexadores Scientific Electronic Library Online (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico.
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