Bacharelado em Administração - DCH1
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- ItemMarketing de conteúdo e a cultura do hip hop: um estudo das empresas do mercado musical de Catu(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Pires, Gelder Vasques; Santana, Clarissa Almeida de; Oliveira, Rosangela; Campos, Maria de FátimaO presente estudo explora o marketing de conteúdo no cenário musical de Catu, na Bahia, com foco em quatro empresas que atuam no mercado do hip hop: a gravadora Do Bom Records, a produtora Bunker71, a produtora Under House Records e produtora de eventos e agenciadora de DJs Arcádia Bookings. A Do Bom Records, por exemplo, concentra-se na produção de trap e rap, enquanto a Arcádia Bookings atua principalmente na organização de eventos de música eletrônica, a Under House Records se destaca pela variedade de estilos musicais que trabalha, incluindo rap, trap, rock, pop, MPB e reggae, e a Bunker71 se caracteriza pela produção de trap e sua recente expansão para outros estilos, como arrocha e seresta. A pesquisa tem como objetivo compreender como essas empresas utilizam o marketing de conteúdo para promover a cultura do hip hop na região. Quanto à metodologia utilizada, esta possui natureza básica e é descritiva quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa e um estudo de caso quanto aos procedimentos. Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas com os gestores das empresas, observação de seus conteúdos nos perfis de redes sociais e plataformas digitais, além de pesquisa bibliográfica sobre mercado musical, hip hop e marketing de conteúdo. As empresas do mercado musical de Catu desempenharam um papel importante na promoção da cultura do hip hop na região. No primeiro trimestre de 2024, a Do Bom Records alcançou quase meio milhão de reproduções no Reels do Instagram. Utilizando o marketing de conteúdo, as empresas promoveram músicas e videoclipes de artistas locais e cards de eventos. Foi observado uma expansão recente das empresas do mercado musical de Catu que produzem projetos de hip hop e, embora duas empresas apresentem pouca ou nenhuma atividade nas redes sociais, a Do Bom Records e a Under House Records destacam-se pelo uso contínuo do marketing de conteúdo para promover suas marcas. O estudo revelou que cada empresa possui trajetórias e focos distintos dentro do mercado musical de Catu e que apenas duas contribuíram com a cultura hip hop em suas redes sociais e plataformas digitais no primeiro trimestre de 2024. Apesar das diferenças nas frequências e plataformas de postagem, todas as empresas utilizaram, em algum momento, as redes sociais, o mesmo não foi observado em relação às plataformas de música, como o Youtube, onde a Arcádia Bookings não possui perfil. Além das principais ferramentas de marketing de conteúdo digital, foram analisados outras ferramentas que auxiliam na promoção do conteúdo, incluindo tráfego pago, com o Google Adsense e o Google Analytics. O estudo abre portas para pesquisas futuras que explorem temas como a eficácia do marketing de conteúdo, a competitividade do mercado, as evoluções das estratégias, estudo de caso comparativo, entre outras possibilidades
- ItemIdentificando a prevalência de coeficientes betas negativos no mercado acionário brasileiro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Silva, Luiza Carneiro da; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Sampaio, Reinaldo; Bomfim, FelipeO presente estudo objetivou identificar a prevalência dos coeficientes betas negativos no mercado acionário brasileiro, com enfoque especifico na verificação da estabilidade dos mesmos ao longo de dez anos (2013-2022), a partir de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva. Considerando a importância do coeficiente beta para investidores que buscam formar carteira de ações com riscos reduzidos, a pesquisa analisou em primeiro momento os anos de 2013 a 2017 para determinar a presença de betas negativos, para então, no período subsequente (2018-2022), identificar a estabilidade deles. A metodologia do artigo foi iniciada a partir da coleta e análise das cotações históricas das empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3) durante os dez anos (2013-2022). No total, 85 ações prevaleceram no período descrito. Utilizando a fórmula derivada do modelo CAPM e com o auxilio da regressão linear simples, foram calculados os coeficientes betas de cada ação nos primeiros cinco anos, considerando o índice Bovespa como referência para o mercado, e depois o mesmo cálculo foi aplicado nos cinco anos subsequentes. Posteriormente, os coeficientes foram classificados em três categorias, seguindo o postulado por Gitman (2010): betas entre 0,5 a 1; acima de 1 e menos que 2; maiores que 2. Os resultados comprovam a hipótese de que não houve prevalência de betas negativos no tempo analisado. No entanto, a maioria dos coeficientes betas encontrados estavam entre 1 e 2, indicando uma superioridade de ações com sensibilidades próximas às oscilações do mercado. Além disso, a pesquisa revelou que os coeficientes betas analisados, especificamente 53,3% deles, tenderam a apresentar certa estabilidade ao longo do tempo estudado. Nem por isso, foram identificadas ações que apresentaram variações significativas no decorrer do tempo, o que pode indicar mudanças no desempenho dessas empresas. Concluise que, embora os betas negativos não foram encontrados no mercado acionário brasileiro entre 2013 a 2022, a estabilidade dos coeficientes das ações ao longo do tempo demonstra ser uma importante característica quando da análise de risco. Esse conhecimento é crucial para investidores que buscam estratégias de diversificação e gestão do risco das suas carteiras de ações.
- ItemA importância do processo de auditoria externa para empresas de pequeno e médio porte.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Dias, Nair; Sampaio, Reinaldo; Pinheiro, Carlos Alberto; Santana, ClarissaEste estudo investiga a relevância do processo de auditoria para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), com foco na identificação dos fatores que motivam essas organizações a se submeterem a auditorias externas e nos benefícios obtidos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica, analisando a literatura especializada dos últimos 20 anos na área. Os resultados revelam que as PMEs optam pela auditoria externa principalmente para fortalecer o controle interno da organização e para cumprir exigências contratuais que envolvem auditoria contábil. Entre os principais benefícios destacam-se o diagnóstico preciso da situação patrimonial e financeira, a identificação e correção de erros na escrituração contábil, bem como o cumprimento das condições contratuais estabelecidas. Conclui-se que a auditoria desempenha um papel crucial na gestão financeira e na conformidade das PMEs, proporcionando informações confiáveis para a tomada de decisões estratégicas.
- ItemFerramentas interativas utilizadas pelo marketing digital no food service(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Silva, Jamiles Rodrigues da; Santana, Clarissa Almeida; Oliveira, Rosangela; Souza , SofiaEste estudo buscou abordar as ferramentas interativas utilizadas pelo marketing digital no food servisse, sob a perspectiva dos consumidores. Com base nisso, este estudo teve como objetivo investigar como os consumidores avaliam a utilização de ferramentas interativas em restaurantes fast food. Essa compreensão servirá para orientar as estratégias e promover uma experiência que, de fato, atenda às expectativas e necessidades dos clientes. A metodologia utilizada na pesquisa foi exploratória, auxiliada pela abordagem qualiquantitativa e envolveu uma pesquisa de campo com 50 consumidores que fizeram uso das ferramentas interativas de uma rede de fast food do shopping Boulevard, localizado em Camaçari, na Bahia. Na respectiva loja, estavam disponíveis compras através do tradicional balcão de atendimento, por meio de duas ferramentas interativas: totens de autoatendimento e o aplicativo da rede, que deveria ser previamente instalado no smartphone do cliente. Os dados foram coletados por meio de questionários e de um roteiro de observação sobre o comportamento dos clientes diante dessas ferramentas interativas, sendo que somente os clientes que fizeram uso das ferramentas interativas foram questionados. Os principais resultados revelaram que a maioria (98%) dos clientes que utilizaram ferramentas interativas no restaurante fast food do shopping Boulevard gosta e se sente à vontade com a sua utilização; 50% utilizam tanto os totens de autoatendimento como o aplicativo para realizar a compra e mais da metade dos respondentes avaliaram esses totens e o aplicativo como ótimas ferramentas de compra, percebendo principalmente fatores como: praticidade e rapidez. No entanto, o estudo também identificou alguns problemas de funcionalidade nas ferramentas interativas, bem como a necessidade de assistência dos atendentes para concluir a compra. Apesar dessas dificuldades, as evidências apresentadas confirmam que as ferramentas interativas são de grande importância para os usuários e são avaliadas de forma positiva nesse contexto.
- ItemOs impactos do home office na saúde mental dos trabalhadores: estratégias de prevenção de doenças ocupacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-09) Coutinho, Graziele Araújo; Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Tula Ornellas Farias; Leão, José Antônio Carneiro; Sampaio, Reinaldo de AndradeEste estudo discorre sobre os impactos do home office na saúde mental dos trabalhadores, destacando doenças como: ansiedade, depressão, e síndrome de burnout. Tem como objetivo principal, identificar estratégias que possam ser eficazes para prevenir doenças mentais relacionadas ao trabalho remoto. Com isso, a questão norteadora apresentada foi: quais são os principais fatores de risco associados ao teletrabalho que contribuem para o desenvolvimento de doenças ocupacionais relacionadas à saúde mental? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica, explorando conceitos relacionados ao home office, saúde mental, fatores de risco e prevenção, destacando a necessidade de adotar estratégias que favoreçam o bem-estar mental dos trabalhadores que atuam em home office. Além disso, aborda as regulamentações e normativas que regem o teletrabalho, embora ainda existam lacunas que precisam ser preenchidas para assegurar uma proteção efetiva da saúde mental dos trabalhadores. Os resultados da pesquisa indicam que o excesso de trabalho, distanciamento social, jornadas de trabalho excessivas são alguns dos fatores de risco para a saúde dos trabalhadores, podendo acarretar patologias como: ansiedade, depressão, síndrome de burnout e estresse, sendo necessário a adoção de estratégias para mitigar esses efeitos. Em conclusão, ressalta-se a importância de adotar medidas para promover o bem-estar mental dos trabalhadores relacionadas ao trabalho remoto, trazendo benefícios tanto para os empregados quanto para os empregadores.