Bacharelado em Administração - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração - DCH1 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 48
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfroempreendedorismo: histórias de afroempreendedores periféricos(Universidade do Estado da Bahia, 0019-12-19) Sales, André Luis de Jesus; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Bomfim, Felipe Rodrigues; Albuquerque, Katia Silene Lopes de SouzaA presente investigação trata-se de um estudo de caso guiado pelo método biográfico cujo tema é o Afroempreendedorismo no Nordeste de Amaralina, bairro periférico localizado em Salvador/BA. O Afroempreendedorismo é uma subcategoria do Empreendedorismo Negro que tem como escopo a partir da divulgação da cultura afro brasileira, ser ferramenta de luta e resistência no combate ao racismo em todas as formas e os preconceitos que acometem o povo negro. O Nordeste de Amaralina apesar de estar geograficamente bem localizado, ter uma produção cultural relevante e boa infraestrutura, é conhecido apenas por conta da violência. No bairro há um comércio local forte, explorado principalmente por pessoas negras, chamadas de afroempreendedoras. O estudo de abordagem qualitativa e caráter exploratório partiu do seguinte questionamento: como os empreendedores negros do Nordeste de Amaralina concebem o afroempreendedorismo? O objetivo geral foi investigar se os empreendedores negros do Nordeste de Amaralina, concebem as suas atividades como afroempreendedoras. Os resultados mostram que para os entrevistados, as atividades desenvolvidas são afroempreendedoras, uma vez que visam fortalecer a cultura afro-brasileira, ser um instrumento de combate ao racismo, além de fundamental para o empoderamento econômico e social dos mesmos e da comunidade onde vivem. Conclui-se que o afroempreendedorismo é concebido pelos participantes da pesquisa, como um movimento que fornece subsídios para que a população negra que vive num bairro estigmatizado pela marginalidade, tenha orgulho da sua identidade étnico-racial e tenha condições de enfrentar as vulnerabilidades e os preconceitos que a assola, visando uma sociedade justa, igualitária, antirracista e sobretudo, inclusiva.
- ItemRepresentações sociais sobre o afroempreendedorismo na cidade de Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0024-06-20) Soares, Leonardo Luciano Bastos; Souza, Sofia Silva de; Araujo, Rosângela; Santos, Dina MariaO presente trabalho aborda as representações sociais sobre o afroempreendedorismo na cidade de Salvador-BA. A pesquisa investiga como o contexto histórico e as condições socioeconômicas influenciam a atuação das(os) empreendedoras(es) negras(os), destacando as dificuldades e possibilidades enfrentadas por este grupo. A Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978) foi utilizada como base teórica e o estudo baseou-se em um referencial teórico que abrange o histórico da escravidão no Brasil, a resistência das(os) negras(os) escravizadas(os), o empreendedorismo e suas diversas abordagens, e as perspectivas do afroempreendedorismo. A metodologia adotada consistiu em uma análise qualitativa baseada em entrevistas com empreendedoras(es) negras(os) da cidade de Salvador, cujos dados foram tratados mediante análise de discurso e categorização das respostas. Os resultados revelam que, apesar das dificuldades históricas e estruturais, o afroempreendedorismo se destaca como uma importante via de emancipação econômica e social para os integrantes da pesquisa,ancorando suas atividades no longo histórico de resistência, resiliência e criatividade dapopulação negra para superar as dificuldades impostas pela sociedade. Concluiu-se que asrepresentações sociais acerca do afroempreendedorismo são moldadas por fatores históricos,ideológicos e contextuais, sendo essencial compreender essas dinâmicas para promoverpolíticas públicas eficazes e inclusivas.
- ItemA análise dos processos gerenciais na Coordenação de Gestão Orçamentária, Financeira e Licitações do Batalhão de Polícia de Choque(0024-12-13) Rodrigues , Tiago Santos; Albuquerque , Jader Cristiano Magalhães deO presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura acerca dos processos gerenciais da coordenação, conhecida também como modelagem de processos de negócios, é uma abordagem sistemática para criar uma representação visual e descritiva de atividades, fluxos de trabalho e interações no contexto de gestão de uma organização. A modelação processual é vital para a gestão adequada de uma organização porque dá uma compreensão total do processo de atividades, nutre uma cultura de melhoria. este trabalho foi desenvolvido a partir das experiências vivenciadas durante a prática laboral realizada na Coordenação de Gestão Orçamentária, Financeira e Licitações - CGOFL, do Batalhão de Polícia de Choque - BPChq, unidade esta pertencente à Polícia Militar da Bahia. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória. O estudo sobre o lócus deste projeto consistiu na análise in loco, com foco nos métodos da observação e da pesquisa documental das rotinas administrativas utilizadas na Coordenação de Gestão Orçamentária Financeira e Licitações acerca da aquisição de bens e serviços até a liquidação das Notas Fiscais destes. O estudo tem como objetivo geral apresentar a modelagem de processos gerenciais com vistas a contribuir para a melhoria das atividades atinentes ao setor financeiro de uma UG no microssistema público da Polícia Militar da Bahia. Foi possível concluir que, tanto a notação BPMN quanto a ferramenta BizAgi são apropriadas para essa modelagem.
- ItemDiversidade e inclusão na saúde: influência da participação no índice de diversidade IDVERSA B3 na variação do preço das ações de organizações de saúde listadas na B3(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-18) Jesus, Maiara Santos de; Pereira, Aliger dos Santos; Pereira, Aliger dos Santos; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Silva, Rosana Cruz Marques daEsta pesquisa objetiva verificar o impacto da participação no Índice de Diversidade IDIVERSA B3, no preço das ações de empresas da área de saúde listadas na Bolsa de Valores Brasileira B3. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, e se utilizou de pesquisa bibliográfica e pesquisa de internet, visando responder à problemática “quais foram os impactos no preço das ações de empresas da área de saúde, no primeiro semestre dos anos de 2022 a 2024, diante da participação ou não dessas empresas no IDIVERSA B3?”. Assim, foram analisadas as médias dos valores de cotação das ações das empresas estudadas, no período descrito, para, de forma qualitativa, entender os potenciais desdobramentos da Diversidade e Inclusão no valor das ações dessas organizações. Obteve-se como resultado o desempenho dessas organizações perante o mercado, e em comparação umas com as outras, foi possível perceber constância e sinais de valorização pelo mercado das empresas participantes do índice, em relação às não participantes. Concluiu-se que há indícios de impacto positivo no desempenho das organizações listadas no IDIVERSA B3, em comparação com as que não o fazem.
- ItemOs desafios das micro e pequenas empresas ante o avanço de políticas neoliberais no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-19) Barreto, Carolina Souza Costa; Pellegrino , Egnaldo Barbosa; Pellegrino , Egnaldo Barbosa; Oliveira , Rosângela Moreira de; Nascimento , Giovana Souza Soares doEste estudo aborda a relevância das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na economia brasileira, analisando criticamente os desafios implicados a essas organizações diante do avanço da tendência neoliberal na fase vigente do capitalismo. A pesquisa se caracteriza pelo uso do método bibliográfico. Pensando no papel que têm as MPEs para o fortalecimento do tecido social e econômico, a questão norteadora investiga como os entraves derivados de processos econômicos marcados pelas políticas neoliberais, apesar de impulsionarem a propagação das MPEs, estabelecem restrições quanto ao desenvolvimento e crescimento das mesmas. Nesse sentido, discute-se fatores determinantes para o fracasso das MPEs, com ênfase no ambiente externo, incluindo dificuldades de adaptação tecnológica, concorrência desigual e falta de suporte governamental. Esses aspectos são analisados em conjunto com a identidade socioeconômica complexa das MPEs e as peculiaridades da região latino-americana, onde condições estruturais impõem desafios específicos às pequenas empresas brasileiras. Os resultados indicam que apesar das iniciativas de incentivo, as MPEs ainda sofrem limitações relacionadas à inserção do país em uma dinâmica global que privilegia o grande capital. A interpretação de tais processos revela que, embora sejam essenciais na economia, as MPEs enfrentam barreiras enraizadas nos moldes do mercado globalizado que acabam por restringir sua competitividade e determinar a perpetuação de desigualdades.
- ItemRevista Multidisciplinar - v. 1, n. 1(UNEB, 2015) Oliveira, Alex Ferreira de; Menezes, Ana Maria FerreiraA edição da Revista Multidisciplinar do Departamento de Ciências Humanas - Campus I (DCH-I) de 2015.1 contempla vinte e um Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes do curso de Bacharelado em Administração do DCH-I. Os trabalhos versam sobre diferentes temáticas que dialogam com distintos saberes do campo de pesquisa da área de Gestão. São apresentados aqui resultados de pesquisas de caráter multidisciplinar no campo da Administração e de áreas afins. Esse caderno traz investigações que se desdobram em discussões qualitativas sobre: métodos de gestão de estoques; marketing; gestão pública e burocrática; estratégias competitivas na gestão de empresas; sustentabilidade; administração em organizações; liderança feminina; logística reversa; qualidade de vida; gestão social; compras públicas sustentáveis na Bahia; responsabilidade social e muito mais. A edição é iniciada com o artigo de Alex Ferreira de Oliveira, orientado pela professora Ana Maria Ferreira Menezes. Em sua pesquisa o discente busca identificar as melhores práticas utilizadas pelos coordenadores na gestão do Projeto Universidade para Todos (UPT), do Governo Estadual, no ano de 2013, analisando seus processos de gestão e verificando como essas práticas podem melhorar os resultados pretendidos pelo Projeto. Administrações em Organizações Familiares é a temática central do trabalho de Jamylle Vasconcelos de Souza, que construiu uma narrativa explicativa de como ocorre o processo sucessório da organização familiar. Aqui, você leitor, encontrará também um estudo sobre as dificuldades da liderança feminina na Caixa Econômica Federal da Bahia sob a ótica da discente do curso de administração da UNEB, Joilma de Souza Lopes. Cabe destacar que por mais que tentemos apresentar esse caderno na sua totalidade, em função da sua dimensão e pluralidade de temas, não conseguiríamos citar aqui todos os trabalhos publicados. Estamos certos de que o material disponibilizado traz contribuições significativas para difusão do conhecimento, impactando positivamente na construção acadêmica da UNEB. Desejamos a todos uma ótima leitura!
- ItemA adaptação dos usuários de um setor do instituto do meio ambiente e recursos hídricos (INEMA) ao Sistema Eletrônico de Informações Estaduais (SEI)(2022-12-01) Boa Morte, Michelle SilvaO presente artigo tem como objetivo analisar a adaptação dos usuários de um setor do INEMA ao sistema SEI. O sistema é definido como uma ferramenta eletrônica de controle de processos administrativos com o propósito de tornar eficiente as atividades nas instituições públicas. Para este estudo de abordagem qualitativa foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo no setor. A implantação de um sistema de informação pode ser entendida como um processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos na organização. Para verificar se houve cooperação ou resistência à implantação do sistema, foi aplicado um questionário com os servidores públicos do setor. Dentre os resultados encontrados, foi identificado que a maioria dos respondentes se adaptaram bem ao sistema. Podendo ser observado que há uma cooperação à mudança implantada. Nesse sentindo, quando os usuários são favoráveis à mudança organizacional tende-se alcançar os objetivos e a eficiência esperada.
- ItemPráticas integrativas complementares e o stress ocupacional na classe bancária de Salvador(2022-12-01) Silva, Lucas Souza daEste artigo tem como objetivo analisar as Práticas Integrativas Complementares (PICs) e o stress ocupacional da classe bancária de Salvador. Foi realizado uma pesquisa tipo survey de caráter predominante qualitativo com aspectos quantitativos, feita através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para verificar o nível de stress da subpopulação da pesquisa e o uso das PICs, foi aplicado um questionário através do Google forms a 90 bancários de salvador no período de junho a outubro de 2022. Os resultados dessa pesquisa mostram que apesar da classe bancária conviver com índices elevados de stress, apenas 30% da subpopulação estudada usam as PICs como auxiliares na gestão do stress ocupacional. Conclui-se que as ações de intervenção para melhoria desse fenômeno são insuficientes, acarretando nos indivíduos sintomas de esgotamento mental e físico que trazem prejuízos a saúde e a produtividade dos colaboradores.
- ItemEstilos de liderança no cargo de diretor de operações: influências e resultados nas organizações startups no ano de 2022(2022-12-07) Virgens, Michele Farias dasDiante das inovações tecnológicas, da globalização e da Era da Informação, este artigo buscou identificar o estilo de liderança ideal para assumir o cargo de Diretor de Operações em três Startups Brasileiras no ano de 2022 no ramo Fintec, consideradas Unicórnio (C6 Bank, Neon e Nubank). O presente Trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem dedutiva, de caráter exploratório e qualitativo, com o uso das Pesquisas Bibliográficas associando as palavras-chave e Pesquisas de Internet em sites de recrutamento e seleção. A partir da análise sobre as principais Competências, Habilidades e Atitudes (CHA) esperadas por essas empresas, os resultados mostraram que ter somente conhecimentos técnicos (conhecidos como Hardskills) na área não é o suficiente, as habilidade e competências relacionadas ao comportamento do profissional conhecidas como softskills se sobressaem, pois está relacionada à capacidade humana de desenvolver adaptabilidade em um ambiente acelerado, perfil analítico, ter iniciativa, criar soluções inovadoras, motivar e incentivar a equipe. Conclui-se então que “fator-chave” para o estilo de liderança no contexto das Startups é voltado para uma liderança democrática, com um modelo de trabalho horizontal, fomentando a criatividade e motivação da equipe, pois suas características se assemelham as SoftSkills requisitadas por essas organizações.
- ItemPlano integrado de gestão de resíduos sólidos para o Departamento de Ciências Humanas (DCH I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): uma proposta para otimizar a gestão de resíduos sólidos(2022-12-20) Ribeiro, Felipe da SilvaO presente estudo na área de gestão ambiental e sustentabilidade, sobre a gestão de resíduos sólidos do Departamento de Ciências Humanas do Campus I da UNEB, localizado no município Salvador, no recorte temporal 2020 – 2022, propõe um plano integrado de gestão de resíduos sólidos para a otimização da gestão de resíduos sólidos do Departamento, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de 2010 e no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) de 2022. Para o desenvolvimento da pesquisa, por meio de estudo de caso que resultou neste artigo científico, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a observação direta intensiva, por observação participante, e a entrevista semiestruturada. Configurou-se como sujeitos dessa pesquisa profissionais envolvidos nos processos de gestão do Departamento. Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que a ausência de um plano de gestão de resíduos sólidos dificulta a otimização da gestão dos resíduos, pois não há critérios e metas a seguir, validando a importância da proposta deste estudo. O plano proposto tentou ser o mais fiel possível a atual realidade da gestão de resíduos sólidos do Departamento constatada através do estudo, esboçando um diagnóstico o qual levou ao levantamento de alguns possíveis cenários, e estabelecimento de 5 metas a se atingir em curto, médio e longo prazo, a partir das diretrizes, estratégias, programas e ações estabelecidos.
- ItemPlano de negócio na empresa familiar Gaika(2022-12-22) Bastos, Mariana FilgueirasEste trabalho de conclusão de curso tem o intuito de desenvolver o plano de negócios da Gaika Queijaria, uma empresa familiar que tem como público-alvo pessoas que buscam uma alimentação natural, artesanal, de qualidade e com sustentabilidade. As análises do ambiente, tanto interno como externo, ajudarão a empresa a analisar suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, definindo estratégias que auxiliarão a superar as ameaças e fraquezas e potencializar as forças e oportunidades. Com base nessas informações, juntamente com toda a parte financeira da empresa, alcançaremos a viabilidade da empresa e o seu crescimento.
- ItemDiversidade Cultural: Uma análise das publicações do EnANPAD no período de 2015 a 2020(2022-12-22) Magalhães, Leonardo Mitsuo Watanabe; Benevides, Tânia MouraCultura e diversidade são temas entrelaçados que estão progressivamente marcando presença no cotidiano das empresas, convidando-as a se atualizarem com as crescentes demandas sociais. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as publicações sobre diversidade cultural circunscritas ao Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), nas edições de 2015 a 2020. Tem como abordagem metodológica a pesquisa quantitativa e qualitativa, revisão de literatura e a bibliometria como instrumento de coleta e análise de dados. O principal resultado destaca o baixo quantitativo de artigos versando sobre diversidade cultural no evento, assim como também observado inicialmente nos indexadores Scientific Electronic Library Online (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico.
- ItemPlano de negócio na empresa familiar Gaika(2022-12-22) Bastos, Mariana FilgueirasEste trabalho de conclusão de curso tem o intuito de desenvolver o plano de negócios da Gaika Queijaria, uma empresa familiar que tem como público-alvo pessoas que buscam uma alimentação natural, artesanal, de qualidade e com sustentabilidade. As análises do ambiente, tanto interno como externo, ajudarão a empresa a analisar suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, definindo estratégias que auxiliarão a superar as ameaças e fraquezas e potencializar as forças e oportunidades. Com base nessas informações, juntamente com toda a parte financeira da empresa, alcançaremos a viabilidade da empresa e o seu crescimento.
- ItemUma análise de Fundos de Investimentos em Ações com Gestão Ativa e o Mercado Eficiente(2022-12-22) Quadros, Vítor MatosO presente artigo tem como objetivo avaliar a performance de fundos de investimentos em ações com gestão ativa e investigar a Hipótese do Mercado Eficiente (HME), com vistas a sua validade acadêmica conceitual. Este trabalho permeia a visualização do desempenho de fundos de ações com histórico igual ou superior há 10 anos da sua data de criação, a partir do levantamento público (quantitativo) das informações a eles relativas na plataforma Mais Retorno, relacionando-os à benchmarks financeiros do cenário econômico nacional, bem como índices e demais indicadores de desempenho do mercado de ações. Os resultados indicam evidências concretas em 22 (37,30% da amostra) fundos no limiar de tempo, do registro de rentabilidades consideravelmente superiores ao Ibovespa – mas eles não consideram a soma dos intervalos em que o crescimento foi menor que benchmark.
- ItemExpectativas e desafios dos alunos de Administração do DCH-I da Uneb oriundos de escolas públicas: promoção da transição acadêmica, permanência e construção da autonomia profissional (2016-2023)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-30) Eleutério, Pedro Henrique; Icó, Antônio Carlos; Icó, Antônio Carlos; Silva , Rosana; Velasco, MiriamA hipercompetição contemporânea e a globalização desafiam as estratégias tradicionais de negócios, demandando profissionais altamente capacitados (Hitt, Ireland & Hoskisson, 2011). Em cenários de incerteza, gestores devem dominar a técnica e a política da administração para liderar equipes e recursos de forma eficaz (Andrade & Amboni, 2011). A pandemia acelerou transformações tecnológicas e comportamentais, tornando o domínio de novas ferramentas e a prática do trabalho híbrido essenciais (Almeida, 2023). No Brasil, o ensino superior passou por significativas transformações com o REUNI e a adoção de políticas de cotas, que democratizaram o acesso, mas revelaram assimetrias na adaptação de alunos de escolas públicas (Coulon, 2017). Este artigo investiga as ações afirmativas do curso de Administração do Campus I da UNEB para promover a permanência e sucesso de alunos oriundos de escolas públicas, considerando suas percepções sobre a eficácia dessas políticas. Os resultados indicam que, apesar dos avanços, ainda existem lacunas nos programas de assistência estudantil. Sugerese que a UNEB intensifique seus programas de nivelamento acadêmico, orientação vocacional e psicossocial, além de criar espaços de acolhimento e diálogo. A partir da pesquisa realizada, levantou-se que o ensino superior público é fundamental para enfrentar as desigualdades sociais e econômicas, e que investimentos em políticas de assistência estudantil e revisões pedagógicas são essenciais para garantir equidade. A pesquisa justifica-se pela possibilidade de auxiliar na construção do conhecimento sobre as necessidades e expectativas dos alunos, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estratégias institucionais mais eficazes.
- ItemFelicidade acadêmica no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos graduandos em administração: um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-10) Peixoto, Andréa Luiza Pereira; Silva, Jader Cristino de Souza; Sampaio, Márcio; Silva, Clérisson; Santana, ClarissaEste estudo aborda a felicidade acadêmica no contexto de ensinoaprendizagem e o conceito de felicidade sob a perspectiva dos graduandos em Administração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O objetivo desta pesquisa foi explorar os elementos essenciais que contribuem para promover a felicidade acadêmica no processo de formação do administrador, sob a ótica dos graduandos e apresenta, preliminarmente, o conceito de felicidade a partir da ótica dos mesmos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo com 53 alunos do curso de Administração da UNEB, utilizando um questionário composto por nove perguntas, com foco principal em duas delas: "O que você entende por felicidade?" e " O que você entende por felicidade acadêmica no processo de ensino-aprendizagem na formação do administrador?". A abordagem adotada foi qualiquantitativa, utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como estratégia metodológica para análise dos dados. Os resultados identificaram nove categorias que representam conceitos de felicidade e seis categorias que influenciam a felicidade acadêmica. No que diz respeito às nove categorias, foram identificados: equilíbrio e plenitude interior, relacionamento interpessoal, saúde mental e física, segurança material/financeira, inexistência de emoções negativas, estado de contentamento e entusiasmo, aproveitamento dos eventos benéficos que a vida oferece, existência de propósito e realização de metas/objetivos, e conexão com a espiritualidade. Já as categorias que influenciam a felicidade acadêmica são: realização pessoal e sucesso acadêmico-profissional, aprendizagem e aplicação do conhecimento, relacionamento interpessoal, conexão entre vocação individual e objetivo institucional, e equilíbrio e bem-estar pessoal. Conclui-se que a felicidade acadêmica é afetada por diversos fatores e que esta pesquisa identificou alguns elementos-chave nesse processo. Destaca-se a importância de futuras investigações para aprofundar o entendimento dos fatores que contribuem para a satisfação acadêmica e enriquecer as discussões nesse campo de estudo.
- ItemDesenvolvimento de negócios orientados ao clima: oportunidades e desafios na adaptação às mudanças climáticas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Teixeira, João Pedro Marques; Frazão, Maria de Fátima Araújo; Góes, Maria de Fátima Barbosa; Carneiro, Cleide DantasAs mudanças climáticas constituem realidade desafiadora na contemporaneidade. A adoção de um modelo de desenvolvimento que expõe as dinâmicas e contradições exploratórias do capitalismo causaram, por meio dos mecanismos de produção e consumo, disrupções no sistema climático do Planeta Terra, ocasionando impactos desastrosos nos sistemas econômicos, sociais e ambientais, elevando as discussões acerca da necessidade de implementação de estratégias de adaptação, mitigação e resiliência. Tendo em vista a necessidade de correlacionar as organizações de modo crítico no cenário de subversão climática, esta pesquisa busca analisar as estratégias de adaptação organizacional às mudanças climáticas, por meio da compreensão deste fenômeno, da compreensão destas mudanças no contexto organizacional, da dissertação sobre o desenvolvimento sob a perspectiva socioambiental e por intermédio da identificação de oportunidades e desafios no processo de adaptação organizacional. Para tanto, esta pesquisa, documental e bibliográfica, ilustra uma desenvolvedora de negócios orientada ao clima, explorando estratégias utilizadas no desenvolvimento desses negócios e descrevendo as principais oportunidades e desafios no processo de adaptação das organizações às mudanças climáticas, quando correlaciona o relatório de impacto desta desenvolvedora, em alusão aos anos de 2022 e 2023, e os materiais documentais e bibliográficos consultados. Desse modo, observaram-se potencialidades no processo de adaptação organizacional às mudanças do clima, evidenciando as oportunidades, assim como foi possível identificar desafios impostos à adaptação, reiterando a necessidade da adoção de estratégias que possibilitem a sobreposição de barreiras à adaptação.
- ItemCall centers e a saúde mental: condições de trabalho e os seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Oliveira, Ane Caroline Jesus Marques de; Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Tula Ornellas Farias; Sampaio, Reinaldo; Bezerril , SylviaEste artigo tem como objetivo examinar a complexidade do mundo do trabalho contemporâneo, destacando a influência das condições laborais na saúde mental dos trabalhadores de call centers e os desafios. Iniciado a partir de uma experiência pessoal e motivado por estudos no curso de Administração, o trabalho foca no impacto das pressões e exigências do ambiente de telemarketing, que emergiu no Brasil nos anos 90. Caracterizado por alta demanda, metas rigorosas e baixa qualificação dos jovens trabalhadores, o setor de call center é propício ao estresse e a diversos problemas que concernem a saúde mental. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica, revela que a relação entre gestores e operadores pode agravar ou aliviar esse sofrimento. Conclui-se que é importante reformular práticas de gestão e implementar políticas de bem-estar para sanar os efeitos negativos na saúde e no ambiente dos trabalhadores de call centers.
- ItemAbsenteísmo entre os profissionais de enfermagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Sousa, Valdenice Sacramento de; Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Tula Ornellas Farias; Sampaio, Reinaldo; Bezerril, SylviaEste artigo trata sobre o absenteísmo entre os profissionais de enfermagem dentro das instituições de saúde. Tem como objetivo principal analisar a partir das revisões bibliográficas os fatores associados ao absenteísmo dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde, e como objetivos específicos identificar as principais causas do absenteísmo entre os trabalhadores da enfermagem e avaliar os reflexos do absenteísmo na qualidade dos serviços prestados. A pesquisa é básica quanto a natureza, exploratória quanto aos seus objetivos, bibliográfica quanto às suas fontes, seguindo uma abordagem qualitativa na análise dos dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam que as causas do absenteísmo mencionados foram condições de trabalho, transtornos mentais, doenças osteomusculares, transtornos comportamentais, sobrecarga de trabalho, licença, organização e chefia deficiente, insatisfação profissional, estresse, dupla jornada de trabalho, relações interpessoais, acidentes de trabalho, doenças respiratórias, problemas de saúde, questões financeiras e faltas injustificadas dentro do universo da amostra. E quanto aos impactos e consequências foram qualidade no atendimento, saúde dos trabalhadores e prejuízos financeiros, deixando evidenciado que apesar das instituições obterem prejuízos financeiros, quem sofre as consequências desses impactos são os profissionais e o paciente. Em conclusão, este estudo ressalta a importância da adequação do dimensionamento de pessoal, melhoria das condições de trabalho, programas de assistência à saúde mental e implantação de políticas de prevenção como estratégias sugeridas para diminuir os indicadores do absenteísmo. A implementação dessas ações pode auxiliar na redução dos impactos da saúde dos trabalhadores e da qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
- ItemEducação financeira: um estudo a partir dos graduandos de administração e contabilidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – DCH - Campus-Ⅰ Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Pastor Filho, Antônio César Mota; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Pinheiro , Carlos Alberto Orge; Bomfim , Felipe; Santos, TulaNo presente trabalho será posto em pratica a discussão referente ao tema, educação financeira: um estudo a partir dos graduandos de administração e contabilidade da Universidade do estado da Bahia (UNEB) – DCH – campus-Ⅰ Salvador. Observando que conhecimentos sobre finanças pessoais ainda é algo superficial, tendo em vista que com frequências por meio dos noticiários são relatados sobre os altos índice de endividamento em que se encontram a população brasileira. E este fato fica ainda mais evidente ao notar as disciplinas ofertadas dos cursos de administração e contabilidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – campus-I Salvador (DCH), onde ambos os cursos não possuem nenhuma disciplina voltada para o ensino da educação financeira pessoal. No que se diz respeito ambos deveriam ter disciplinas voltadas para melhor instruir os estudantes no quesito educação pessoal financeira contribuindo para uma reflexão crítica sobre essa questão ajudando os estudantes a melhor lidar com as finanças. Diante dessa realidade surgiram algumas inquietações como por exemplo: Como a ausência de disciplinas voltadas a educação financeira pessoal, pode interferir nas finanças dos universitários? como a falta de disciplinas voltadas a educação financeira pessoal, pode a vir a influenciar na carreira de futuros administradores e contadores? Buscando responder tais questionamentos e inquietações sobre a educação das finanças pessoais de estudantes de administração e contábeis, de modo a chegar em um denominador comum ou resultado esperado. Foi elaborado um objetivo geral o qual busca demonstrar como a ausência de disciplinas voltadas para a educação financeira pessoal entre os componentes curriculares dos cursos de administração e contábeis comprometem na formação dos discentes. Nesse sentido, foi possível trazer a colaboração do diálogo com teóricos que defendem a inserção de disciplinas de educação financeira para o cotidiano da sala de aula. A falta de educação financeira não só promove perdas financeiras reais, mas também priva sobre como a lidar com tal perda, pois se conhecendo sobre o sistema financeiro em um momento difícil o indivíduo saberá recorrê-lo e fará o uso consciente de suas finanças, algo que poucos utilizam e consequentemente compromete suas finanças de modo que chegam a ficar endividadas ou até mesmo inadimplentes por um longo período. Nesta perspectiva este estudo foi desenvolvido para chamar a atenção do quanto disciplinas voltadas a educação financeira pessoal devem esta inseridas na grade curricular dos cursos de administração e contabilidade.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »