Bacharelado em Administração - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração - DCH1 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRevista Multidisciplinar - v. 1, n. 1(UNEB, 2015) Oliveira, Alex Ferreira de; Menezes, Ana Maria FerreiraA edição da Revista Multidisciplinar do Departamento de Ciências Humanas - Campus I (DCH-I) de 2015.1 contempla vinte e um Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes do curso de Bacharelado em Administração do DCH-I. Os trabalhos versam sobre diferentes temáticas que dialogam com distintos saberes do campo de pesquisa da área de Gestão. São apresentados aqui resultados de pesquisas de caráter multidisciplinar no campo da Administração e de áreas afins. Esse caderno traz investigações que se desdobram em discussões qualitativas sobre: métodos de gestão de estoques; marketing; gestão pública e burocrática; estratégias competitivas na gestão de empresas; sustentabilidade; administração em organizações; liderança feminina; logística reversa; qualidade de vida; gestão social; compras públicas sustentáveis na Bahia; responsabilidade social e muito mais. A edição é iniciada com o artigo de Alex Ferreira de Oliveira, orientado pela professora Ana Maria Ferreira Menezes. Em sua pesquisa o discente busca identificar as melhores práticas utilizadas pelos coordenadores na gestão do Projeto Universidade para Todos (UPT), do Governo Estadual, no ano de 2013, analisando seus processos de gestão e verificando como essas práticas podem melhorar os resultados pretendidos pelo Projeto. Administrações em Organizações Familiares é a temática central do trabalho de Jamylle Vasconcelos de Souza, que construiu uma narrativa explicativa de como ocorre o processo sucessório da organização familiar. Aqui, você leitor, encontrará também um estudo sobre as dificuldades da liderança feminina na Caixa Econômica Federal da Bahia sob a ótica da discente do curso de administração da UNEB, Joilma de Souza Lopes. Cabe destacar que por mais que tentemos apresentar esse caderno na sua totalidade, em função da sua dimensão e pluralidade de temas, não conseguiríamos citar aqui todos os trabalhos publicados. Estamos certos de que o material disponibilizado traz contribuições significativas para difusão do conhecimento, impactando positivamente na construção acadêmica da UNEB. Desejamos a todos uma ótima leitura!
- ItemPráticas integrativas complementares e o stress ocupacional na classe bancária de Salvador(2022-12-01) Silva, Lucas Souza daEste artigo tem como objetivo analisar as Práticas Integrativas Complementares (PICs) e o stress ocupacional da classe bancária de Salvador. Foi realizado uma pesquisa tipo survey de caráter predominante qualitativo com aspectos quantitativos, feita através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para verificar o nível de stress da subpopulação da pesquisa e o uso das PICs, foi aplicado um questionário através do Google forms a 90 bancários de salvador no período de junho a outubro de 2022. Os resultados dessa pesquisa mostram que apesar da classe bancária conviver com índices elevados de stress, apenas 30% da subpopulação estudada usam as PICs como auxiliares na gestão do stress ocupacional. Conclui-se que as ações de intervenção para melhoria desse fenômeno são insuficientes, acarretando nos indivíduos sintomas de esgotamento mental e físico que trazem prejuízos a saúde e a produtividade dos colaboradores.
- ItemA adaptação dos usuários de um setor do instituto do meio ambiente e recursos hídricos (INEMA) ao Sistema Eletrônico de Informações Estaduais (SEI)(2022-12-01) Boa Morte, Michelle SilvaO presente artigo tem como objetivo analisar a adaptação dos usuários de um setor do INEMA ao sistema SEI. O sistema é definido como uma ferramenta eletrônica de controle de processos administrativos com o propósito de tornar eficiente as atividades nas instituições públicas. Para este estudo de abordagem qualitativa foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo no setor. A implantação de um sistema de informação pode ser entendida como um processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos na organização. Para verificar se houve cooperação ou resistência à implantação do sistema, foi aplicado um questionário com os servidores públicos do setor. Dentre os resultados encontrados, foi identificado que a maioria dos respondentes se adaptaram bem ao sistema. Podendo ser observado que há uma cooperação à mudança implantada. Nesse sentindo, quando os usuários são favoráveis à mudança organizacional tende-se alcançar os objetivos e a eficiência esperada.
- ItemEstilos de liderança no cargo de diretor de operações: influências e resultados nas organizações startups no ano de 2022(2022-12-07) Virgens, Michele Farias dasDiante das inovações tecnológicas, da globalização e da Era da Informação, este artigo buscou identificar o estilo de liderança ideal para assumir o cargo de Diretor de Operações em três Startups Brasileiras no ano de 2022 no ramo Fintec, consideradas Unicórnio (C6 Bank, Neon e Nubank). O presente Trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem dedutiva, de caráter exploratório e qualitativo, com o uso das Pesquisas Bibliográficas associando as palavras-chave e Pesquisas de Internet em sites de recrutamento e seleção. A partir da análise sobre as principais Competências, Habilidades e Atitudes (CHA) esperadas por essas empresas, os resultados mostraram que ter somente conhecimentos técnicos (conhecidos como Hardskills) na área não é o suficiente, as habilidade e competências relacionadas ao comportamento do profissional conhecidas como softskills se sobressaem, pois está relacionada à capacidade humana de desenvolver adaptabilidade em um ambiente acelerado, perfil analítico, ter iniciativa, criar soluções inovadoras, motivar e incentivar a equipe. Conclui-se então que “fator-chave” para o estilo de liderança no contexto das Startups é voltado para uma liderança democrática, com um modelo de trabalho horizontal, fomentando a criatividade e motivação da equipe, pois suas características se assemelham as SoftSkills requisitadas por essas organizações.
- ItemPlano integrado de gestão de resíduos sólidos para o Departamento de Ciências Humanas (DCH I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): uma proposta para otimizar a gestão de resíduos sólidos(2022-12-20) Ribeiro, Felipe da SilvaO presente estudo na área de gestão ambiental e sustentabilidade, sobre a gestão de resíduos sólidos do Departamento de Ciências Humanas do Campus I da UNEB, localizado no município Salvador, no recorte temporal 2020 – 2022, propõe um plano integrado de gestão de resíduos sólidos para a otimização da gestão de resíduos sólidos do Departamento, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de 2010 e no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) de 2022. Para o desenvolvimento da pesquisa, por meio de estudo de caso que resultou neste artigo científico, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a observação direta intensiva, por observação participante, e a entrevista semiestruturada. Configurou-se como sujeitos dessa pesquisa profissionais envolvidos nos processos de gestão do Departamento. Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que a ausência de um plano de gestão de resíduos sólidos dificulta a otimização da gestão dos resíduos, pois não há critérios e metas a seguir, validando a importância da proposta deste estudo. O plano proposto tentou ser o mais fiel possível a atual realidade da gestão de resíduos sólidos do Departamento constatada através do estudo, esboçando um diagnóstico o qual levou ao levantamento de alguns possíveis cenários, e estabelecimento de 5 metas a se atingir em curto, médio e longo prazo, a partir das diretrizes, estratégias, programas e ações estabelecidos.
- ItemPlano de negócio na empresa familiar Gaika(2022-12-22) Bastos, Mariana FilgueirasEste trabalho de conclusão de curso tem o intuito de desenvolver o plano de negócios da Gaika Queijaria, uma empresa familiar que tem como público-alvo pessoas que buscam uma alimentação natural, artesanal, de qualidade e com sustentabilidade. As análises do ambiente, tanto interno como externo, ajudarão a empresa a analisar suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, definindo estratégias que auxiliarão a superar as ameaças e fraquezas e potencializar as forças e oportunidades. Com base nessas informações, juntamente com toda a parte financeira da empresa, alcançaremos a viabilidade da empresa e o seu crescimento.
- ItemUma análise de Fundos de Investimentos em Ações com Gestão Ativa e o Mercado Eficiente(2022-12-22) Quadros, Vítor MatosO presente artigo tem como objetivo avaliar a performance de fundos de investimentos em ações com gestão ativa e investigar a Hipótese do Mercado Eficiente (HME), com vistas a sua validade acadêmica conceitual. Este trabalho permeia a visualização do desempenho de fundos de ações com histórico igual ou superior há 10 anos da sua data de criação, a partir do levantamento público (quantitativo) das informações a eles relativas na plataforma Mais Retorno, relacionando-os à benchmarks financeiros do cenário econômico nacional, bem como índices e demais indicadores de desempenho do mercado de ações. Os resultados indicam evidências concretas em 22 (37,30% da amostra) fundos no limiar de tempo, do registro de rentabilidades consideravelmente superiores ao Ibovespa – mas eles não consideram a soma dos intervalos em que o crescimento foi menor que benchmark.
- ItemDiversidade Cultural: Uma análise das publicações do EnANPAD no período de 2015 a 2020(2022-12-22) Magalhães, Leonardo Mitsuo Watanabe; Benevides, Tânia MouraCultura e diversidade são temas entrelaçados que estão progressivamente marcando presença no cotidiano das empresas, convidando-as a se atualizarem com as crescentes demandas sociais. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as publicações sobre diversidade cultural circunscritas ao Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), nas edições de 2015 a 2020. Tem como abordagem metodológica a pesquisa quantitativa e qualitativa, revisão de literatura e a bibliometria como instrumento de coleta e análise de dados. O principal resultado destaca o baixo quantitativo de artigos versando sobre diversidade cultural no evento, assim como também observado inicialmente nos indexadores Scientific Electronic Library Online (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico.
- ItemPlano de negócio na empresa familiar Gaika(2022-12-22) Bastos, Mariana FilgueirasEste trabalho de conclusão de curso tem o intuito de desenvolver o plano de negócios da Gaika Queijaria, uma empresa familiar que tem como público-alvo pessoas que buscam uma alimentação natural, artesanal, de qualidade e com sustentabilidade. As análises do ambiente, tanto interno como externo, ajudarão a empresa a analisar suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, definindo estratégias que auxiliarão a superar as ameaças e fraquezas e potencializar as forças e oportunidades. Com base nessas informações, juntamente com toda a parte financeira da empresa, alcançaremos a viabilidade da empresa e o seu crescimento.