Bacharelado em Administração - DCH1

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    Fortalecendo mercadinhos de bairro através do controle financeiro: uma análise colaborativa entre contadores e proprietários
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-28) Pereira , Elione dos Santos; Sampaio, Reinaldo de Andrade; Sampaio, Márcio S.; Silva, Rosana Cruz Marques da
    Esta monografia investiga a relação entre a gestão contábil e a profissionalização dos mercadinhos de bairro, contextualizando a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) no cenário econômico brasileiro, destacando suas singularidades e desafios. A relevância do controle financeiro para a sustentabilidade das MPEs é explorada, incluindo conceitos e funções do controle financeiro e as ferramentas e métodos adequados para mercadinhos de bairro. Utilizando questionários aplicados a microempreendedores e contadores os resultados coletados fornecem uma visão abrangente sobre a capacidade de gestão financeira dos microempreendedores, revelando tanto suas práticas atuais quanto as dificuldades enfrentadas na interpretação e utilização de dados contábeis para a tomada de decisões estratégicas. A pesquisa realizada nesta monografia comprova a relação entre a gestão contábil e a profissionalização dos mercadinhos de bairro, fornecendo evidências empíricas que sustentam essa relação, demonstrando uma relação positiva e significativa entre a gestão contábil eficaz e a profissionalização dos mercadinhos de bairro. A implementação de práticas contábeis adequadas contribui para o desenvolvimento sustentável e competitivo desses negócios.
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    O valor da marca e sua influência na decisão de compra: as associações à marca no mercado de whey protein por jovens em Salvador
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Santos, Mariana Soares Macedo dos; Pereira, Aliger dos Santos; Regis, Franklin Rami Cavalcanti Oliveira; Silva, Rosana Cruz Marques da
    Este estudo analisa como as associações são importantes para o valor das marcas de Whey Protein a partir da seguinte pergunta: “Como as associações à marca, através do conceito de Brand Equity pelos autores Aaker (1998), Kotler e Keller (2018), influenciaram a intenção de compra de Whey Protein por consumidores de 20 a 29 anos na cidade de Salvador entre outubro de 2023 e outubro de 2024?”. Foram investigadas as associações de sabor, custo-benefício, praticidade, proximidade com o consumidor, qualidade do produto, atendimento e entrega para as marcas Growth Supplements, IntegralMédica, Athletica Nutrition e DUX Nutrition. Para alcançar o objetivo proposto a abordagem metodológica foi Quali-quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário online. Os resultados destacam e descrevem o impacto das associações na intenção de compra, sugerindo intervenções para melhoria das marcas analisadas, reforçando a importância das empresas alinharem as características de seus produtos e/ou serviços ao que os clientes percebem e esperam. As intervenções sugeridas incluem investimentos em pesquisas de produtos, estratégias de comunicação e criação de campanhas. Essas ações aumentarão a competitividade das marcas e a intenção de compra dos consumidores. Sendo assim, esta pesquisa contribui para a geração de conhecimento em marketing, demonstrando como as ideias, sentimentos e impressões que vêm à cabeça das pessoas quando elas pensam em uma marca influenciam em suas decisões de compra.
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    A vida profissional de egressos cotistas negros do curso de administração
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Almeida, Stefani Viana; Santos, Jair Nascimento; Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz; Prado, Nadjane Crisóstomo
    Esta monografia aborda a trajetória profissional dos egressos cotistas negros de Administração. A pesquisa foi desenvolvida com profissionais egressos do curso de Administração do campus 1 (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tratou-se de evidenciar o contexto profissional em que os administradores se encontram, tendo como foco principal os administradores negros egressos do sistema de cotas raciais. O problema de pesquisa foi: quais são as experiências vivenciadas e as barreiras enfrentadas por egressos cotistas negros(as) ao ingressarem no mercado de trabalho? Para tanto, realizou-se uma coleta de dados por meio de questionário semiestruturado respondido por 28 egressos negros cotistas que se graduaram a partir de 2017. Os resultados indicam que, apesar dos avanços alcançados pelas cotas raciais, os egressos ainda enfrentam dificuldades como racismo estrutural e falta de oportunidades em consonância com a formação. A pesquisa destaca a necessidade de acompanhamento após a formação, ações afirmativas no ambiente de trabalho e criação de políticas antirracistas, visando promover a equidade, diversidade e inclusão racial.
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    Etarismo no Brasil e seus impactos para o profissional 50+
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Correia , Leandro Santos; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Oliveira , Rosângela Moreira de; Santos, Jamile Oliveira
    O presente artigo trata sobre etarismo no Brasil e seus impactos para o profissional 50+, onde se evidencia que no mercado nacional, 38% dos CEOs de Startups são pessoas cuja faixa de idade está acima dos 45 anos, demonstrando assim que produtividade e experiência podem seguir lado a lado, onde o objetivo da pesquisa se contextualiza com a questão do trabalho e envelhecimento populacional, os mais diversos impactos causados pela sua prática e as possíveis medidas antietaristas a serem adotadas, visando minimizar cada vez mais sua incidência. Constituído a partir de revisões bibliográficas, este artigo tem uma abordagem qualitativa, onde se conclui que se faz necessário ter como estratégia de combate ao etarismo profissional, entender e admitir que envelhecer é parte de um processo de vida que é natural, e portanto, esse processo fisiológico de maneira alguma deve servir de fator excludente. Além disso, soluções políticas, econômicas, culturais e sociais serão de vital importância para que o público referido não passe por um processo de descontinuidade, e sim tenham direitos garantidos para continuarem contribuindo de maneira útil e assertiva com a sociedade.
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    Oferta de atividade na Universidade à Terceira Idade da Uneb: olhares acerca destas iniciativas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Jesus, Tânia Regina de; Frazão, Maria de Fátima Araújo; Góes , Maria de Fátima Brabosa; Santos, Antonio Jorge Nascimento dos
    Este estudo busca analisar as atividades desenvolvidas pela Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) voltadas para o bem-estar social, físico e emocional do seu público-alvo, pessoas idosas. Além disso, objetiva também examinar como tais ações tem se caracterizado e qual a sua importância social, no combate ao etarismo e promoção da cidadania. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva permeada por abordagem qualitativa com coleta de dados obtidos pela observação indireta em redes sociais, artigos publicados em periódicos acerca do envelhecimento e do papel da UATI para idosos/as, ressaltado viés documental e bibliográfico, ancorado em bases teóricas, ilustrado pelas Oficinas de Reciclagem, uma atividade extensionista apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão da UNEB. Os resultados revelaram uma dualidade na sociedade: práticas de etarismo e exclusão em espaços como universidades e trabalho, contrapostas a um crescente apoio social. A UATI destacou-se como uma iniciativa essencial, promovendo inclusão por meio de atividades diversificadas nas áreas de esporte, saúde, educação e lazer, reforçando a importância de políticas públicas e práticas que valorizem os idosos e combatam o preconceito. Concluiu-se que o envelhecimento populacional no Brasil é acompanhado por desafios sociais, a UATI, enquanto exemplo positivo, revelou-se uma ferramenta essencial para inclusão, oferecendo oportunidades de interação, aprendizado e valorização, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa, inclusiva e sensível às demandas desse grupo populacional.