Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
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- ItemA (re)produção da pequena propriedade rural no município de Feira de Santana-BA(UNEB, 2002-10-30) Araújo, Wodis Kleber Oliveira; Germani, Guiomar Inez; Andrade, Benedita Pereira de; Menezes, Ana Virgínia Costa deO município de Feira de Santana não foge às regras da organização fundiária brasileira. A estrutura fundiária mostra um significativo desequilíbrio entre o número de estabelecimentos rurais e suas respectivas áreas. A localização do município favoreceu sua origem como praça de gado e fumo, onde o espaço já era pequeno para o camponês cultivar seus produtos de subsistência entre as terras destinadas aos pastos e as lavouras do tabaco. Espacializamos nossa pesquisa entre as décadas de 1950 a 1996, observando assim uma breve evolução da estrutura fundiária municipal. Os pequenos proprietários rurais estabelecem padrões de comportamento e estratégias de (re)produção do campesinato atrelados a fatores como: a herança; a fragmentação da propriedade; as relações de produção e a organização do trabalho efetuado pela família; o trabalho compulsório e a renda familiar. Esses padrões seguem modelos econômicos vigentes (passado ou presente), supostamente se reproduzindo para o futuro, porém não diferentes histórico-espacialmente, como a expropriação das terras, a fragmentação pela herança ou pela venda, pela pressão demográfica e econômica da terra em que trabalha, e por fim a fuga em direção aos centros urbanos. Viabilizando o estudo mais detalhado das condições de (re)produção das pequenas propriedades rurais, selecionou-se, dentro de cada Distrito do município, estabelecimentos rurais, em que particularmente apresentam diferenças facilmente percebidas de um lugar para outro, onde após pesquisa exploratória e análise dos dados, resultou numa configuração do espaço rural municipal atual, com novas e velhas tendências de organização.
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemA educação ambiental dialógico-problematizadora nas escolas públicas no município de Jaguarari-BA: conexões com a reserva natural Maria Maria(2023-10-05) Costa, Márcia Regina de Souza; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Pinho, Maria José Souza; Saito, Carlos HirooEsta pesquisa traz uma discussão para o fomento da Educação Ambiental Dialógicoproblematizadora tendo como referencial uma Unidade de Conservação da Natureza. Buscouse compreender o potencial da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora em conexão com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Maria Maria. Os objetivos específicos foram: apresentar o conceito de Educação Ambiental Dialógico-problematizadora para as coordenadoras pedagógicas de ensino; instigar saberes coletivos, construções e debates de uma Educação Ambiental voltada aos conflitos socioambientais; evidenciar os potenciais da RPPN Maria Maria para a Educação Ambiental Dialógico-problematizadora; e, por fim, construir uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser trabalhada na rede pública de ensino. A metodologia trouxe o paradigma do pensamento freireano, e, como método, este estudo priorizou o procedimento da pesquisa-formação. Como dispositivo, foram realizadas oficinas-formação colaborativas, e as fontes para a construção dos dados foram os procedimentos construídos no processo de intervenção a partir do uso de questionários e diário de campo da pesquisadora. As participantes da pesquisa foram as coordenadoras dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Jaguarari – Bahia. Como resultado, com base nos temas geradores e nas problematizações, foram levantados, a partir de aspectos contextuais, elementos críticos da Educação Ambiental em espaços formativos. O diagnóstico dos problemas socioambientais feito de forma participativa favoreceu o engajamento das participantes da pesquisa na proposta de ações afirmativas em processos investigativos acerca de sua realidade. Ao propor-se uma Unidade de Conservação da Natureza como potencial para o fundamento de uma Educação Ambiental crítica, percebeuse que o ato de sensibilizar e despertar o interesse das pessoas pode ser um início para o fomento da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora nas escolas. Contudo, é preciso mais, a exemplo de investimentos em pesquisas e em políticas públicas eficazes, bem como de engajamentos que permitam a divulgação e a atuação nas questões de ordem educacional socioambientais. Como produto resultado desta pesquisa, foi elaborada, de forma coletiva, uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser apresentada aos professores que trabalham na rede de ensino, para discussão e aplicação nas escolas do município de Jaguarari-Bahia.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemA evasão escolar na Escola Municipal de Vila Medrado Andorinha- BA(UNEB, 2002-12) Silva, Cleonildes Alves da; Reis , José Antonio de Souza; Oliveira, José Carlos Rodrigues de; Reis, Sandra Luzia Araújo; Machado, Paulo BatistaUm dos mais graves problemas do sistema escolar brasileiro é o fracasso escolar, principalmente das crianças mais pobres. O fracasso escolar se evidencia pelo grande número de reprovações nas séries iniciais do ensino de primeiro grau, insuficiente alfabetização, exclusão da escola ao longo dos anos, dificuldades escolares comprometedoras que impedem o progresso dos alunos nos estudos, levando-os a desistência. O conteúdo do trabalho surgiu através de observações em vários contextos, pesquisas e entrevistas formais e informais com todos envolvidos no processo educativo que se desenrola numa escola pública de primeiro grau: Escola Municipal de Vila Medrado. O que se pretende nesse trabalho, é proporcionar conhecimentos teóricos e mostrar dados estatísticos atuais que possibilitem aos professores do município de Andorinha fazerem um diagnóstico compreensível do problema e definirem conscientemente meios adequados para superarem essa "doença".
- ItemA importância da educação física nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001-12-12) Santana , Betânia Vieira; Fernandes, Janoel; Rodrigues, Lenivalda Izabel; Franco, Lucivan Souza; Pitanga, Francisco José GondimEsse estudo é de fundamental importância para que a comunidade tome conhecimento da atual situação que vivem nossos alunos na área de Educação Física e junto coma escola, ter a missão de criar mecanismos alternativos que levem os educandos a perceberem a importância de se adotar um estilo de vida saudável, fazendo com que a prática de atividades físicas torne-se componente obrigatório no cotidiano das pessoas, buscando na relação ensino-aprendizagem motivação para que esta tarefa seja apresentada com responsabilidade e que os mesmos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene, alimentação, ter espírito crítico em relação a imposição de padrões de saúde, beleza e estética, conhecendo seus limites e possibilidades.
- ItemA importância das atividades lúdicas na séries iniciais e ensino fundamental(UNEB, 2001) Santos, Iêda Matos; Oliveira, Paula Déa Santos; Santos, Valdelice Ferreira dos; Moreira, Vanusa Lima; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deA presente pesquisa se propôs a analisar a importância da brincadeira para a vida dos seres humanos, tanto crianças, como adolescentes e adultos, dando maior ênfase as brincadeiras do cotidiano, pois, através do brincar, o homem, mais especificamente, a criança, adquire relação de afetividade com o mundo, com os objetos, desperta sua imaginação, favorecendo assim seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, foi desenvolvida a construção teórica sobre a atividade lúdica, aspectos sobre sua importância e a relação com o desenvolvimento da criança. Foram realizadas observações com crianças, jovens e adultos sobre as brincadeiras que eles vivenciavam fora da escola. Os dados levantados para a realização da pesquisa foram coletados por meio de observações dos próprios professores, que eram pesquisadores deste estudo e trabalhavam nas séries iniciais durante o ano letivo 2001. As observações foram realizadas com roteiro preestabelecido. Os dados foram reunidos e analisados através de referências teóricas e das práticas realizadas. Os resultados obtidos revelaram que as observações tentavam desenvolver um trabalho eficiente e inovador com relação a utilização das atividades lúdicas, sugerindo assim que outros professores refletissem sobre a utilização mais frequente desses recursos lúdicos em seus cotidianos escolares.
- ItemA inclusão educacional dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal Baiano(2023-07-13) Lima, Tatiane da Silva; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Ramos, Michael Daian PachecoEste trabalho é uma pesquisa a nível de mestrado, ligada ao programa de PósGraduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB), cujo objetivo consistiu em analisar como vem ocorrendo a inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial dentro do IF Baiano na percepção dos coordenadores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e das docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa apoiou-se no materialismo histórico dialético buscando uma compreensão elaborada, totalizante e crítica do objeto de estudo. A imersão em campo ocorreu de forma remota através da utilização das atuais ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Teve como participantes da pesquisa 7 coordenadores do NAPNE e 8 docentes de AEE. Utilizou como dispositivos para a construção dos dados questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados contruidos a partir desse três dispositivos foram tratados e analisados a partir da Análise por Triangulação proposta por Marcondes e Brisola (2014). Os resultados indicam que o IF Baiano tem procurado adequar suas normativas internas à legislação nacional voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre os documentos analisados, destacam-se o Regimento do NAPNE e o Regulamento do AEE. Porém, foi constatado que tais documentos, apesar de representarem avanços, necessitam passar por uma revisão no sentido de elucidar algumas questões destacadas pelos participantes. Reconhe-se que NAPNE e AEE possuem papeis distintos e complementares no processo de inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes PAEE). Os desafios ao processo de inclusão desses estudantes no Instituto englobam as condições de acessibilidade arquitetonica dos campi mais antigos, falta de recurso financeiro para o NAPNE, escassez de profissionais especializados para compor as equipes multiprofissionais do NAPNE, falta de formação continuada para os profissionais integrantes dessas equipes e precaria articulação entre os NAPNEs e entre as próprias docentes de AEE o que leva a falta de unificação das ações. As potencialidades mais latentes referem-se a preconização nos documentos supracitados da presença de profissionais especializados para a atuação direta com os estudantes PAEE e os avanços promovidos pela atuação das docentes de AEE em cada campi. A finalização desse estudo possibilitou o entendimento de questões específicas do processo de inclusão dos estudantes PAEE no IF Baiano.
- ItemA influência da família no comportamento dos adolescentes agressivos(UNEB, 2001) Alves, Dalize de Souza Carvalho; Araújo , Delma Angélica de Souza; Silva, Vanúzia Vieira da; Matos, Isaú Hormino deO presente trabalho propõe ponderar nas relações existentes entre pais e filhos, e no comportamento agressivo do adolescente. Analisando-se o resultado da entrevista, e do desenho respondidos pelos próprios sujeitos, conheceu-se melhor o problema para descobrir uma maneira eficaz de amenizar esses conflitos que afetam adolescentes e adultos.
- ItemA literatura pós-colonial caribenha e a produção musical brasileira(UNEB, 2008-06) Silva, Marta de Oliveira; Félix, José CarlosO trabalho proposto traz um estudo comparativo entre o poema "Wings of a Dove" do autor caribenho Edward Kamau Brathwaite e a música "Meus Direitos" do cantor brasileiro de reggae Edson Gomes a fim de identificar os elementos comuns às duas obras citadas, bem como os aspectos históricos e culturais relacionados ao processo histórico pós-colonialismo.
- ItemA prática da literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Lima, Evanilce Barbosa; Souza, Ledna Oliveira de; Araújo, Maria Aparecida Gomes; Lima, Solange Marcelina; Saldanha, Zezilda Marcelina; Freitas, Zilda de OliveiraEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelo grupo nas Escolas: Antônio Carlios Magalhães, Antônio Pinto Sobrinho, Dr. Walter Brandão da Silva, Firmino Ferreira Sampaio Neto, Prof Mariinha, Oficina Gleidecelma Santos Lima e Salvador Liberato Moreira, na região, com professores e alunos, cujas entrevistas estão em anexos. Além disso, foram realizadas consultas bibliográficas em diversos livros teóricos, literários e periódicos (revistas, jornais...). As pesquisas realizadas nas escolas comprovam que a realidade da sala de aula precisa ser conhecida, discutida e analisada pelos educadores, para que venha a sustentar um desejo profundo de mudança. Essa mudança deve acontecer a partir do trabalho do professor. Ể O professor que deve ter o prazer de ler, antes de desenvolver o seu trabalho nas séries iniciais do ensino fundamental.
- ItemA presença da cultura digital no impresso: a promoção dos letramentos digitais no livro didático do Ensino Médio(UNEB, 2023-07-17) Souza, Natiane de Paula; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Márcia Regina Mendes; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzNessa era tecnológica em que vivemos cercados de nativos digitais, impõe-se o dilema de estar sempre se atualizando, utilizando mais artefatos digitais, bem como ter certo grau de conhecimento para lidar com essas inovações, seja para compreender suas funcionalidades, ou reconhecer de forma crítica a posição dessas tecnologias no seu cotidiano. Nesse sentido, a escola passa a assumir um papel fundamental na vida dos sujeitos, facilitando o acesso a esse conhecimento de uma cultura digital, e o livro didático é um instrumento importante nessa mediação. Diante disso, o presente trabalho busca analisar, na perspectiva da análise documental, de caráter quali-quantitativo, como o Livro Didático adotado pelas escolas públicas de Ensino Médio Integral da cidade de Jacobina-Ba, contribui para a promoção do letramento digital dos alunos. Tendo como suporte teórico autores como Circe Bittencourt (1993, 2016) para retomar a historicidade do livro didático, bem como discutir os conceitos acerca dos letramentos e letramentos digitais com Magda Soares (2003), Roxane Rojo (2009), Angela Kleiman (2004), Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli (2014), Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum (2016), dentre outros. Do que foi investigado, constatou-se a presença de atividades correspondentes à cultura digital, consoante os pressupostos da BNCC, as quais promovem, mesmo que em menor parcela, o letramento digital dos alunos.
- ItemA presença de Eros e Tanatos em A descoberta do mundo e Como água para chocolate(UNEB, 2004-01) Lima, Josiane Bispo da Cruz; Freitas, Zilda de OliveiraEsse estudo enfatiza a escrita feminina e, principalmente, a presença constante e simbólica do amor e da morte em A Descoberta do Mundo, de Clarice Lispector e Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, sendo essa análise imprescindível para a compreensão da subjetividade da escrita feminina.
- ItemA questão da produção textual entre alunos do CBAI e 2ª série nas escolas: Joaquim Sampaio Neto - Edgar Pereira e Oficina profª Gleidecelma Santos(UNEB, 2001-11) Santana, Ana Paula Silva; Santos , Ednólia Almeida; Almeida, Noélia Alves; Barreto, Taciana Gomes Vilela; Freitas, Zilda de OliveiraEste trabalho tem como objetivo principal promover reflexões e discussões com técnicos, professores, equipes pedagógicas, bem como pais, responsáveis e funcionários das escolas: Joaquim Sampaio Neto, Edgard Pereira e Oficina Prof.ª Gleidecelma Santos Lima, sobre a produção e a interpretação da linguagem escrita e oral na 2 série e no Ciclo Básico de Aprendizagem (CBAI- 1ª e 2° série). Com a finalidade de solucionar os grandes problemas enfrentados na produção textual, buscando assim através dos critérios avaliativos melhorar a qualidade do ensino fundamental, na parte gramatical e oral das referentes unidades escolares do nosso país, estado e até mesmo do nosso município.
- ItemA representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita(UNEB, 2001) Xavier , Dinorá Neri; Xavier , Aline Neri; Freitas , Zilda de OliveiraEsta pesquisa teve objetivo principal realizar um estudo sobre a representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita. A proposta da monografia não era encontrar respostas para os possíveis questionamentos e sim saber como anda o relacionamento escolar e familiar no cotidiano do aluno em relação à leitura e escrita.
- ItemA ressignificação da dor em bailarinas clássicas da cidade de Jacobina - BA(UNEB, 2024-07-12) Oliveira, Raiany Ribeiro de; Sousa, Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges de; Lino, Eluanne Dias QuintoObjetivo - Investigar o significado do Ballet Clássico associado com o processo de dor para as Bailarinas Clássicas durante e após a sua prática. Além de preencher uma lacuna na pesquisa sobre ballet, o estudo visa destacar sua importância cultural e física, expandindo o conhecimento acadêmico sobre dança. Método – A pesquisa foi realizada através de um questionário semiestruturado pelo Google Forms, com 6 bailarinas, utilizando o método qualitativo com análise de conteúdo. Resultados – Os resultados mostram que 50% (n=3) apresentaram lesão ou dor durante e após as aulas visto que a média de hora aula foram de 4 horas por dia. Conclusão – Foi apresentado que apesar da presença da dor, as bailarinas a veem como passageira ou natural, para se alcançar os seus objetivos.
- ItemA simbologia apaixonante e fantástica em Contos de Amor Rasgados(UNEB, 2004-01) Veloso, Ana Paula Souza; Freitas, Zilda OliveiraVeremos aqui, todo o processo de desenvolvimento da escrita feminina, desde os movimentos feministas até os dias de hoje, com a simbologia fantástica e apaixonante de Marina Colasanti em sua obra Contos de Amor Rasgados.
- ItemAbordagem Interpretativa da Trilha Morro do Cruzeiro-Piancó (Jacobina, Bahia): o Ecoturismo e o Geoturismo como alternativas para a conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade.(2016-12-15) LIMA, Mateus Medrado Pimentel de; FERNANDES, Paulo César D`ávila; FRANCO, Gustavo Barreto; SANTOS, Jorima Valoz dosO município de Jacobina conta com a presença de rica biodiversidade e geodiversidade, com diversos locais atrativos para o ecoturismo, em especial nas áreas localizadas na Serra da Jacobina. A atividade turística é uma das que mais crescem no mundo, incluindo seus subsegmentos, como o ecoturismo e o geoturismo. Para se pensar numa sustentabilidade e minimizar impactos socioambientais negativos é necessário que a atividade turística seja impulsionada não só pela oportunidade mercadológica, mas venha acompanhada de planejamento e gestão adequados. Tomou-se como área de estudo para este trabalho uma trilha que percorre a Serra da Jacobina, ligando o morro do cruzeiro na cidade de Jacobina à localidade do Piancó, vizinha do distrito de Itaitu. O objetivo foi realizar um mapeamento e análise com abordagem interpretativa da paisagem na trilha, com o intuito de verificar a possibilidade de uma atividade ecoturística sustentável na porção espacial atravessada por essa trilha, como alternativa de preservação de sua biodiversidade e geodiversidade. Foi feita uma análise de diversos elementos da biodiversidade e geodiversidade existentes no ambiente atravessado pela trilha, relacionados com a geologia, clima, geomorfologia, hidrografia, solos e vegetação, buscando entender suas inter-relações, avaliando o potencial da trilha para o uso do ecoturismo e do geoturismo e propondo maneiras de uso sustentável da trilha para promover a conservação da biodiversidade e a geoconservação.
- ItemA acessibilidade no espaço público escolar da rede municipal de Jacobina - BA: condições para o exercício da cidadania(2011-03-16) SANTOS, Ângela Paula L. dos; BARBOSA, Giselle Moreira; ARAÚJO, Valdilene Barros; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne; NUNES, Marcone Denys dos ReisA questão da acessibilidade espacial em escolas públicas da Cidade de Jacobina-Ba é o foco de análise deste trabalho. Procurou-se elucidar o seguinte problema: até que ponto as condições de acessibilidade espacial no espaço público escolar promovem a inclusão socioespacial e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência física em Jacobina-Ba? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: analisar a relevância do espaço escolar, enquanto espaço público, para o processo de inclusão e para o exercício da cidadania; identificar os principais conceitos presentes na discussão sobre a acessibilidade; avaliar as condições de acessibilidade espacial em escolas da rede municipal de Jacobina e a convergência desta com as normas técnicas da NBR 9050:2004. Optou-se pelo método de abordagem dialético, em que se buscou a descrição-explicação da inter-relação do todo com as partes e vice-versa, levando em conta a dimensão histórica do fenômeno. Foi empregado o instrumento de coleta de dados da abordagem qualitativa, a observação direta. Através das observações foi possível o registro por meio de fotografias e as anotações pertinentes tendo como orientação as planilhas de avaliação da acessibilidade espacial elaboradas pelas autoras Dischinger, Bins Ely e Borges. Os resultados demonstraram que a acessibilidade espacial ainda é incipiente nas escolas, sendo incoerentes com as normas técnicas. A situação atual mostra que o exercício da cidadania, pelas pessoas com deficiências físicas, no espaço escolar está comprometido, mesmo este sendo um espaço público.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica.(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.