Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV da UNEB, em Jacobina, criado no ano de 1980, originou-se da Faculdade de Formação de Professores de Jacobina, que funcionou inicialmente no Colégio Municipal de Jacobina. Em 1983, passou ao prédio da Escola Paroquial de Jacobina, até ter sede própria, no bairro da Estação, em 1991. Atualmente o DCH do Campus IV oferta cursos de bacharelado em Direito e de licenciatura em Educação Física, Geografia, História, Letras com Língua Inglesa e Literaturas, Letras com Língua Portuguesa e Literaturas.
Navegar
Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 1109
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade no relacionamento professor – aluno nas séries iniciais de 1ª a 4ª do ensino fundamental(UNEB, 2001) Bina, Jusemagna; Santos, Maria Aparecida Silva; Azevedo, Miranilva Almeida Alves; Nunes, Tatiana Costa; Matos, Isaú Hormino deA presente pesquisa aborda a afetividade no relacionamento professor-aluno de 1ª a 4ª série nas escolas Estaduais e Municipais do Município de Mundo Novo no Estado da Bahia. De início fez-se a revisão da literatura, em seguida a pesquisa de campo a qual foi realizada com base em 3 (três) entrevistas, sendo uma respondida por 6 (seis) professores, outro respondido por 27 (vinte e sete) alunos e a outra respondida por 5 (cinco) mães de aluno. As primeiras conclusões apontam que houve um equilíbrio entre a importância da relação afetiva entre professor-aluno na visão de alguns teóricos e à visão dos participantes. Constata-se que o relacionamento afetivo é de suma importância, para o desenvolvimento do ensino-aprendizado e para uma convivência saudável e harmoniosa. Ainda nas conclusões retrata-se que há necessidade da afetividade ser trabalhada com mais ênfase no âmbito escolar. Conclui-se que a falta de vínculo afetivo entre professor-aluno nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem apresentado resultados negativos na aprendizagem.
- ItemA Associação Comunitária e Assistencial de Lages (ACAL) um agente articulador da participação política social da comunidade de Lages do Batata (Jacobina-Bahia)(UNEB, 2008) Costa, Luziana Maria da; Sena, Milton Oliveira de; Andrade, Benedita Pereira de; Andrade , Benedita Pereira de; Araújo, Maria Zélia Martins Ferreira de; Fernandes, Paulo César D'AvilaEste trabalho foi desenvolvido em 2007 e teve por objeto de estudo a Associação Comunitária e Assistencial de Lajes-ACAL, desde a sua fundação em 1983. A organização foi criada com a finalidade de prover serviços de abastecimento de água e fomentar o desenvolvimento cultural e social da comunidade, oportunizando à população um dinamismo econômico e a melhoria na sua qualidade de vida. A metodologia baseou-se na coleta de documentos e pesquisa de campo. O estudo mostrou como é possível uma gestão participativa implementar a valorização cidadã na perspectiva do desenvolvimento do lugar. A pesquisa evidencia também, o que é associação, associativismo, cooperativa, cidadania em um estudo mais amplo. Com base nessas informações, verifica-se, que as atividades gerenciadas pela ACAL, contribuem para o desenvolvimento local através da participação social e política da comunidade.
- ItemA avaliação e o desafio da aprendizagem no desenvolvimento humano(UNEB, 2008) Sousa, Suzana Sampaio; Gomes, Antenor Rita; Bezerra, Raquel Nery Lima; Sousa, Eduardo ReisEsta pesquisa tenta buscar respostas a respeito de como vem sendo tratado e utilizado o método avaliativo, em especial, na disciplina de Língua Portuguesa. Entendendo que o processo de avaliação tem que está diretamente ligado a todas as etapas educacionais envolvendo assim todos os sujeitos participantes dessa ação. Angustia-nos perceber, no entanto, que ainda hoje a avaliação vem sendo utilizada como instrumento de poder e punição, quando deveria servir de instrumento de aprendizagem e liberdade. Dessa forma, a presente pesquisa pretende investigar seu caminho nesta perspectiva de sistema aberto, pois ele é proposto e vem se transformando como resultado de constantes trocas. Assim, esse trabalho tem como objetivos perceber como alunos e professores vêem a avaliação, discutir as implicações que a avaliação causa na vida dos alunos, elencar e explicar as várias formas de avaliação aplicada na escola pesquisada.
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemA caatinga nos documentos coloniais: preconceito geográfico no sertão baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Silva, Andreia Bonfim da; Lima, Jamille da Silva; Vitto, Douglas; Silva, Efigênia Rocha Barreto da; Vedovatto, MarjanaA Caatinga, localizada no sertão baiano, ao longo da história foi estereotipada como algo ruim, seco e longe da civilização. Na televisão, nos livros didáticos e nas obras de literatura, a imagem do chão rachado, dos esqueletos de gado e do sol escaldante, dá significado para quem não é pertencente a esse lugar. Essa imagem em relação à Caatinga tem raízes na colonização, que tece preconceitos, reafirma o sangramento da terra, a exploração dos recursos naturais e a expulsão dos povos originários. Desse modo, a pesquisa objetiva compreender a maneira como a Caatinga é retratada nos documentos coloniais, tensionando o sentido da Mesmidade colonial pela geograficidade e historicidade. Lançamos mão de um dos corpus documentais mais importantes do período de colonização: os Documentos Manuscritos” Avulsos” da Capitania da Bahia entre os anos (1604-1828), contidos no Projeto Resgate. Este acervo consiste em conjuntos de documentos históricos digitalizados e microfilmados pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) de Lisboa, contendo referências à caatinga. Desse modo, foi utilizado da paleografia para traduzir e analisar as cartas coloniais. Nos trechos encontrados é mostrado de forma descritiva a violência e o preconceito geográfico para com a Caatinga. Nesse sentido, retomar esses documentos coloniais possibilita um importante movimento contra-colonial, mostrando novas abordagens a respeito da caatinga, além de contrapor o imaginário distorcido reproduzido desde a colonização e encravado contemporaneidade.
- ItemA capoeira numa perspectiva lúdica: significados e contribuições para a Educação Básica(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Costa, Salomão Cleomenes Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Gomes, Antenor Rita; Costa, Neuber Leite; Castro Júnior , Luís VitorO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa ancorada no paradigma qualitativo, a qual teve como objetivo identificar e analisar as possibilidades da manifestação da Capoeira, sob uma perspectiva lúdica no ensino fundamental I, do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (CMGDM), em Jacobina- Ba. O estudo desenvolveu-se, inicialmente, por meio de uma revisão de literatura centrada nas categorias Capoeira e Ludicidade, e trouxe ainda como objetivos identificar as contribuições da capoeira no âmbito da cultura corporal da educação básica; analisar o conhecimento e as experiências dos professores, estagiários e alunos do CMGDM; e por fim construir coletivamente uma proposta de trabalho nas aulas de Educação Física, com evidência na Capoeira. Fundamentado em uma abordagem crítico-dialética e no método da pesquisa ação, com inspiração na sociopoética, por se tratar de um fenômeno investigado criticamente junto ao referido lócus e da transformação da sua realidade (a inserção da Capoeira sob uma perspectiva lúdica na rotina escolar), a pesquisa foi conduzida com a utilização dos dispositivos: observação participante, grupo focal, entrevistas semiestruturadas, além das oficinas de caráter exploratório e formativo, a fim de responder aos objetivos previstos. A despeito dos desafios encontrados no percurso investigativo, destacam-se como resultados no campo empírico, a identificação e a valorização da dimensão lúdica da Capoeira e a sua viabilidade no ensino básico, assim como a elaboração do produto da pesquisa pelo grupo pesquisador, composto pelos estagiários e professores: uma proposta de formação continuada direcionada à Capoeira sob a perspectiva da ludicidade. A partir de tais resultados e do desdobramento desta pesquisa, espera-se que ela contribua de forma relevante na formação dos alunos no ensino básico, assim como na melhoria da qualidade das aulas de Educação Física.
- ItemA cartografia no Ensino Fundamental: uma experiência na 5ª série do colégio Dr. Julival Rebouças – Mutuipe - BA(UNEB, 2005) Moreira, Rosangela Patrícia de Sousa; Leal, Ione Oliveira JatobáA Cartografia nos abre horizontes, delimita espaços, abre fronteiras, revela todos os elementos e espécies existentes naquela localidade e nos descortina a necessidade de conhecer os seres vivos, o clima, relevo, vegetação, hidrografia e suas relações com meio. Assim sendo, apresenta ao jovem aprendiz, um leque de mensagens visuais que são operalizadas ao longo de sua existência, partindo do local do seu nascimento, aos caminhos na rosa dos ventos, utilizados para o seu deslocamento até os seus direcionamentos virtuais/ mentais, tão necessários para decisões ao longo da própria existência (o que fazer? onde estudar? onde morar? Para onde ir às férias? etc.) na construção da cidadania. Utilizada como serviço de utilidade pública, a Cartografia, quando bem instruída, será aplicada em todos os momentos pelo discente, bem como o conduzirá a refletir prazerosamente o seu porvir.
- ItemA cartografia presente nos TCC de geografia do campus IV: uma revisão sistemática(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-13) Oliveira, Camila Santos; Mota, Laize Moreira; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Ferreira, Carlos LimaLevando em consideração a importância que a cartografia tem no dia a dia da sociedade e os desafios que a mesma apresenta em relação ao ensino e aprendizagem, o presente antigo buscou analisar como a ela é abordada nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus IV Jacobina. Trata-se de uma revisão sistemática, onde foi feito o levantamento de dados na base Saber Aberto, um ambiente virtual que acomoda as produções científicas da UNEB e para complementar as buscas também optamos por pesquisar no acervo impresso da biblioteca do campus. Ao todo foram encontrados 13 trabalhos do período de 2005 a 2022. Diante da análise dos trabalhos referentes à cartografia, existe um comprometimento para estudo e pesquisa com a mesma, porém é necessário uma potencialização das práticas de ensino para melhor compreensão do aluno, trazendo novas práticas lúdicas e flexíveis, construindo assim um aprendizado significativo. Por fim, concluímos que os trabalhos são de grande relevância, com evidências de boa qualidade e que abordam a importância de se ter esse olhar a respeito de buscar lapidar o ensino da cartografia nas escolas, para que os alunos desde os anos iniciais tenham uma aprendizagem eficaz da linguagem cartográfica, desenvolvendo competências e habilidades que os tornem leitores críticos da organização espacial via leitura de mapas, maquetes, cartas topográficas, globo terrestre, dentre outras formas de representação cartográfica.
- ItemA comunicação interna da empresa: qualidade e interpretação de textos escritos(UNEB, 2004-07) Santos Neto, José Umbilino dos; Ramos, Ricardo TupiniquimAlcançar os objetivos de identificar a qualidade da comunicação por meio de textos escritos e analisar a capacidade dos funcionários em interpretar esses textos, somente seria possível através de um instrumento de medição desse "quantum". O instrumento que se prestaria a tal feito se constituiu num questionário semi-aberto com três textos de naturezas diversas. A implementação de uma pesquisa de campo certamente nos traria subsídios para identificar como o correm os processos comunicativos na empresa a partir do texto escrito oriundo de diversas fontes. Assim, o questionário foi aplicado num universo de 20 profissionais da ECT, representando 6% do efetivo total de funcionários lotados na área de atendimento dos Correios em Salvador.
- ItemA concepção construtivista na alfabetização(UNEB, 2001-12-12) Santos, Euleide Nascimento Lima; Pedreira, Gerolina Souza; Ribeiro, Lindeci Macedo dos Santos; Barboza, Valdênia Souza; Oliveira, Lucinete Chaves deEste estudo consta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores que atuam em classes de Alfabetização e refletir sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita dos alunos nas referidas classes. De início, apresenta-se a metodologia adotada, caracterizada pela pesquisa bibliográfica do tema em questão. Toda teoria só adquire significado, quando passa a ser vivenciada na prática. O construtivismo, enquanto teoria, só será verdadeiramente compreendido se posto em prática, após a sistematização do saber. Nunca se falou tanto nesta teoria como agora, justificando-se aqui, o aprofundamento do tema, para definir o referencial teórico do trabalho e delimitar o problema a ser estudado: Construtivismo e Alfabetização.
- ItemA construção da escrita(UNEB, 2004-08) Silva, Ivanuza Rosa da; Gomes, Antenor RitaNa escola, os professores de língua materna estão sempre empenhados a intervir na aquisição da escrita de seus alunos. Apesar disso, as produções escritas, realizadas em situação escolar, evidenciam grande deficiência de tal habilidade. Assim, buscando uma alternativa de ação, que nos possibilite formar escritores competentes, é que este estudo acerca do processo de construção da escrita pelos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partiu de um lugar de observação que buscou detectar através das práticas de sala de aula, os caminhos pelos quais o professor percorre para conduzir o aluno à aquisição da escrita, bem como o desempenho deste durante essa caminhada que se constitui apenas em mais um passo que o conduzirá ao alcance da cidadania.
- ItemA construção do imaginário fantástico em MAD Maria de Márcio Souza(UNEB, 2009) Chagas, Jessiane de Deus Oliveira; Menezes, AdrianoO presente trabalho busca apresentar como ocorre a construção do imaginário fantástico em MAD Maria de Márcio Souza, um estudo que através do realismo fantástico que a literatura latino-americana ganhou uma maior representatividade, tornando-se um referencial na literatura mundial. A partir desse contexto, o amazonense Márcio Souza escreveu MAD Maria, transformando a história real da construção da ferrovia Madeira Mamoré em ficção, levando o leitor a percorrer os recônditos das matas brasileiras e a contemplar as desventuras dos trabalhadores e organizadores do projeto “MAD Maria”.
- ItemA contribuição do licuri para o turismo e sustentabilidade de Serrolândia - BA(Universidade do Estado da Baiha, 2001) Oliveira, Irene Rodrigues deO município de Serrolândia caracteriza-se por uma agricultura baseada na trilogia alimentar, feijão, milho, mandioca. Embora não se constitua um cultivo, o extrativismo vegetal do licuri está diretamente ligado a economia agrícola local. Produto típico da região, consiste numa palmácea nativa, cujos coquilhos dão grande produção de óleo doméstico e industrial. Nesta região, o licuri é coletado de forma rudimentar, e a atividade subsiste em condições extremamente adversas. Os coletadores muitas vezes são explorados pelos comerciantes locais que comandam a atividade extrativa na área. O povo serrolandesse usa os subprodutos do licuri na gastronomia regional, no artesanato, na comercialização das amêndoas e como ornamentação nos eventos da comunidade (festas dos santos padroeiros e juninos). Por outro lado, o uso das plantas nestes eventos e na agropecuária é uma das ameaças ao vegetal, devido aos constantes desmatamentos. Nos anos 90, a Prefeitura Municipal, juntamente com os órgãos estaduais como BAHIATURSA e FAZCULTURA, reforçaram a economia da cidade, através da realização do "Arraiá du Licuri" , no sentido de diversificar a produção e valorizar a cultura popular como atividade turística. Dessa forma o estudo propõe-se a apresentar uma contribuição para o turismo a sustentabilidade local e a manutenção e conservação do licuri.
- ItemA contribuição do PRONAF na melhoria do desenvolvimento socioeconômico dos agricultores no munícipio de Quixabeira/BA(UNEB, 2008) Reis, Zildomar Rodrigues dos; Santos, Edvaldo Hilário dos; Andrade, Benedita Pereira; Nunes, Marcone Dennys dos ReisQuixabeira, apesar de ser fortemente marcada pelas condições de semi-aridez teve sua evolução socioeconómica baseada na pecuária, mas principalmente, na agricultura de subsistência, consolidada como atividade tradicional no município. A pequena produção agrícola tem constituído a base da reprodução socioeconómica da propriedade familiar cuja produção envolve o cultivo de algumas espécies tradicionais como mandioca, feijão, milho, melancia e outros. Com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável do seguimento rural, em 1996 foi criado o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência do PRONAF nas questões socioeconômicas dos agricultores no município de Quixabeira, constatando se há uma diferenciação entre beneficiários e não-beneficiários do PRONAF, bem como verificar se o mesmo tem cumprido com seu papel de "promotor" do desenvolvimento sustentável. Os dados finais mostram fortes evidências de diferenciação social entre os produtores familiares.
- ItemA descentralização do sujeito na contemporaneidade, revelada em “A fúria do corpo”, narrativa de João Gilberto Noll(UNEB, 2002) Maia, José Roberto Linhares; Menezes, AdrianoNo século XX, ocorreu processualmente uma mudança nas formas de se relacionar socialmente. Os indivíduos, que antes se sentiam 'tranquilos' em seus mundos, com identidades "fixas', foram descentrados. Novos padrões identitários, plurais, cambiantes, permearam todos os estamentos sociais; maneiras pluridimensionais de enxergar-se e aos outros são postas em cena, o mundo perde o eixo. Na contemporaneidade os 'eus' vagam 'livremente' no turbilhão vertiginoso das transformações da globalização. 'Achar-se' é algo ingente. Esta sensação de 'inexistência', de deslizamento é refletida nas artes em geral. Na literatura, João Gilberto Noll, constrói em 'A Fúria do Corpo', o arrebatamento erótico da procura por um sentido no 'caos', por um paraiso perdido. As personagens revelam que o centro já não existe, somente a ansia, o desejo, a busca.
- ItemA diáspora africana no França: dinâmicas de uma lugaridade em curso(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Oliveira, Lília Nascimento de; Jesus, Fábio Nunes de; Santos, Gislene Maria Mota dos; Santos, Jorima Valoz dosTendo em vista que a chegada da população negra ao Brasil aconteceu de forma forçada, e em grande quantidade, os negros eram trazidos da África e aos poucos foram se espalhando por todo o território brasileiro, a ponto de chegarem ao interior da Bahia. O referido estudo trata sobre as questões relacionadas a chegada dessa população negra ao França, ou seja, a diáspora negra, a fim de identificar de onde vieram, como se veem, se reconhecem e como vivenciam essa negritude no dia-a dia. Para tanto, foi necessário analisar a partir das vivências como os negros do França vivem e descrever as formas de africanidades praticadas. Para alcançar essas temáticas trabalharemos os autores Munanga (2004), Hall (2003) e Tuan (2011). Será feita uma pesquisa de campo, com a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo.
- ItemA difícil relação entre a escola e a família(UNEB, 2001) Souza, Francisca Mercêdes Ponciano; Cruz, Noelma Oliveira da; Bastos, Rosameire Rios; Oliveira, Zenailde Cruz de; Matos, Isaú Hormino deEste estudo se propõe a discutir as relações entre a escola e a família, na visão de professores, diretores, pais e alunos da instituição Odilon Sena Cerqueira localizada em Várzea da Roça, uma pequena cidade do interior da Bahia. Analisa o relacionamento desenvolvido na escola, enfocando a participação da família na educação formal, as iniciativas da escola para estabelecer um bom relacionamento com a família, a concepção de escola na visão dos pais, a necessidade de interação entre a família e a escola e o papel da mesma na visão dos alunos. As fontes utilizadas no corpo do relatório, que serviram para enriquecer as discussões foram provenientes das observações em sala de aula e dos questionários. Os resultados do estudo revelam o distanciamento existente entre a escola e as famílias, evidenciando a necessidade de serem implantados programas, no sentido de mudar essa situação, transpondo o bonito discurso de integração para a prática.
- ItemA educação ambiental dialógico-problematizadora nas escolas públicas no município de Jaguarari-BA: conexões com a reserva natural Maria Maria(2023-10-05) Costa, Márcia Regina de Souza; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Pinho, Maria José Souza; Saito, Carlos HirooEsta pesquisa traz uma discussão para o fomento da Educação Ambiental Dialógicoproblematizadora tendo como referencial uma Unidade de Conservação da Natureza. Buscouse compreender o potencial da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora em conexão com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Maria Maria. Os objetivos específicos foram: apresentar o conceito de Educação Ambiental Dialógico-problematizadora para as coordenadoras pedagógicas de ensino; instigar saberes coletivos, construções e debates de uma Educação Ambiental voltada aos conflitos socioambientais; evidenciar os potenciais da RPPN Maria Maria para a Educação Ambiental Dialógico-problematizadora; e, por fim, construir uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser trabalhada na rede pública de ensino. A metodologia trouxe o paradigma do pensamento freireano, e, como método, este estudo priorizou o procedimento da pesquisa-formação. Como dispositivo, foram realizadas oficinas-formação colaborativas, e as fontes para a construção dos dados foram os procedimentos construídos no processo de intervenção a partir do uso de questionários e diário de campo da pesquisadora. As participantes da pesquisa foram as coordenadoras dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Jaguarari – Bahia. Como resultado, com base nos temas geradores e nas problematizações, foram levantados, a partir de aspectos contextuais, elementos críticos da Educação Ambiental em espaços formativos. O diagnóstico dos problemas socioambientais feito de forma participativa favoreceu o engajamento das participantes da pesquisa na proposta de ações afirmativas em processos investigativos acerca de sua realidade. Ao propor-se uma Unidade de Conservação da Natureza como potencial para o fundamento de uma Educação Ambiental crítica, percebeuse que o ato de sensibilizar e despertar o interesse das pessoas pode ser um início para o fomento da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora nas escolas. Contudo, é preciso mais, a exemplo de investimentos em pesquisas e em políticas públicas eficazes, bem como de engajamentos que permitam a divulgação e a atuação nas questões de ordem educacional socioambientais. Como produto resultado desta pesquisa, foi elaborada, de forma coletiva, uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser apresentada aos professores que trabalham na rede de ensino, para discussão e aplicação nas escolas do município de Jaguarari-Bahia.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemA educação física nas séries iniciais: a experiência pedagógica do estágio nas escolas municipais do distrito do Junco- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Souza, Fabiana Ramos de; Sousa, Rita de Cássia Roxané F. B. de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Barbosa, Ana Carla BorgesEste trabalho de pesquisa foi pensado a partir do surgimento do estágio da Prefeitura Municipal de Jacobina-BA no ano de 2016, com a proposta de selecionar estudantes também da área de Educação Física para lecionar nas séries iniciais. O fato do curso de Licenciatura da UNEB- campus IV não oferecer um estágio nas séries iniciais, foi uma grande motivação para a realização do mesmo, que pode nos proporcionar uma bagagem mais ampla para decidirmos a área de atuação e enriquecer nossa formação. Esta é uma pesquisa qualitativa, que utilizou Saviani como principal referência para a fundamentação teórica, com o objetivo de analisar as concepções pedagógicas e a relação com a experiência da Educação Física nas séries iniciais. Concluímos que a educação está em constante mudança e a Educação Física contribui significativamente para a melhoria e avanço da mesma. Não é a escola que faz a sociedade, mas a sociedade que faz a escola, temos que aprender a ensinar de maneira a permitir que o sujeito crie seu próprio caminho ao conhecimento.