Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV da UNEB, em Jacobina, criado no ano de 1980, originou-se da Faculdade de Formação de Professores de Jacobina, que funcionou inicialmente no Colégio Municipal de Jacobina. Em 1983, passou ao prédio da Escola Paroquial de Jacobina, até ter sede própria, no bairro da Estação, em 1991. Atualmente o DCH do Campus IV oferta cursos de bacharelado em Direito e de licenciatura em Educação Física, Geografia, História, Letras com Língua Inglesa e Literaturas, Letras com Língua Portuguesa e Literaturas.
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- ItemDireito e literatura: reflexões sobre o feminicídio a partir do conto “Ana Davenga” de Conceição Evaristo(07-2022) Rocha, Elionete Barreto; Santos, Gabriella Barbosa; Miranda, Andrea Tourinho Pacheco de; Carvalho, Natália Silveira deA violência contra a mulher é um fenômeno histórico, fruto de um sistema de dominação subordinação que determina os papéis de cada sexo na sociedade. O feminicídio é uma modalidade de violência extrema chancelada por uma cultura machista e patriarcal que inferioriza o sexo feminino. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo tem como objetivo refletir acerca das questões jurídicas e sociais que envolvem a prática do feminicídio a partir do conto Ana Davenga (2015), da escritora Conceição Evaristo. Na narrativa em questão, podemos evidenciar diversos tipos de violência, desde a subjugação física e psicológica (que a personagem Ana é submetida) até a efetivação da morte, como é o caso da personagem Maria Agonia. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, procedida a partir dos conceitos de violência de gênero, patriarcado e dominação masculina que dialoga com o campo empírico para compor uma exposição dos institutos jurídicos de forma mais democrática, aliando a teoria com a percepção do contexto fático. Procurar compreender esse fenômeno a partir dos aspectos jurídicos normativos e socioculturais, perpassando por uma breve análise da Lei nº 13.104/2015, a qual insere o feminicídio no ordenamento jurídico brasileiro como qualificadora do crime de homicídio. Os dados analisados do Mapa da Violência de 2015 e do Anuário de Segurança Pública 2020 revelam que essa violência, mesmo após a criação do referido diploma legal ainda persiste, devendo despertar a atenção do poder público e da sociedade em geral. Por fim, o estudo concluiu que a educação pode contribuir para promover mudanças comportamentais na sociedade com vistas a eliminar costumes machistas e patriarcais, de forma a difundir uma cultura de respeito e equidade de gênero.
- ItemRessignificando a geografia nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso da cartografia escolar: experiências na Rede Municipal de Ensino de Serrolândia-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 0026-04-24) Mota, Luane Rios dos Santos; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Santos, Ivaneide Silva dos; Miranda, Helga Porto; Araújo, Joseane Gomes deA Cartografia Escolar é de grande importância para o Ensino de Geografia, uma vez que facilita a compreensão da representação de fenômenos que acontecem no espaço geográfico. Assim, é fundamental que o professor conheça a linguagem cartográfica e utilize noções cartográficas no processo de ensino e aprendizagem dos diversos conteúdos da Geografia. Visando contribuir com o ensino de Geografia a partir da Cartografia com a formação continuada de professores do município de Serrolândia-Bahia, apresento as seguintes questões norteadoras: Como vem acontecendo o ensino da Geografia com o uso da Cartografia Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Serrolândia-Bahia? E, como a formação continuada de professores da rede municipal de ensino pode potencializar o ensino da Geografia a partir de práticas com a Cartografia Escolar enquanto uma linguagem de ensino? Com o propósito de responder essas questões norteadoras apresento como Objetivo Geral: Compreender como vem ocorrendo o ensino de Geografia a partir da Cartografia Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Serrolândia-BA. E como os Objetivos Específicos: Identificar a partir das entrevistas os desafios encontrados pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar com a Geografia a partir da Cartografia Escolar; Desenvolver oficinas pedagógicas como uma formação continuada de professores do município de Serrolândia que trabalham com a Geografia nos Anos Iniciais do Fundamental, visando auxiliar os mesmos na utilização de metodologias que facilitem a compreensão dos conteúdos da Geografia, a partir dos dados das entrevistas; Construir de forma colaborativa com os professores atividades para trabalhar a Geografia nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Cartografia Escolar com intuito de facilitar o ensino, mostrando a diversidade de possibilidades de se trabalhar; Avaliar o processo de desenvolvimento e aplicação das oficinas pedagógicas na construção do Caderno de Práticas Pedagógicas, e avaliação da formação continuada. O contexto onde foi desenvolvida a pesquisa foi no município de Serrolândia-Bahia. Os participantes da pesquisa foram docentes que ministram o componente curricular Geografia na rede pública municipal. A metodologia desta pesquisa foi qualitativa, na área de conhecimento da Ciências Humanas e teve como propósito desenvolver uma pesquisa voltada para a construção de conhecimentos, na perspectiva da aplicação, com o tipo Pesquisa-ação participativa, que vem sendo compreendida como um método de pesquisa, levando em consideração os participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: entrevista semiestruturada com docentes que trabalham com a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oficinas pedagógicas com os docentes que se habilitaram a participar da pesquisa e aplicação de formulários a cada oficina para avaliar o desenvolvimento das mesmas seguido da produção colaborativa de um Caderno de Práticas Pedagógicas com os docentes que se dispuseram a participar das oficinas pedagógicas de formação de docentes para ser apresentado como produto final da pesquisa. Nesse sentido, espero que o presente trabalho promova mudanças significativas para o ensino de Geografia com a utilização da Cartografia Escolar, tendo a formação docente para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como um caminho para valorização e significação dos conhecimentos de Geografia fortalecendo o pensamento crítico e reflexivo.
- ItemReconstituindo a história do camponês em Caatinga do Moura.(UNEB, 1996) Carvalho, Marize Souza; Maia, Sylvia Maria dos Reis; Câmara, Antonio; Reesink, Ewinedwin B.O objetivo desse estudo é reconstituir a história do pequeno produtor no distrito de Caatinga do Moura, Jacobina, afim de entender a organização sócio econômica, cultural e política de um grupo de meeiros e pequenos proprietários que tradicionalmente, vem se mantendo nessas categorias. Entretanto, o objetivo maior é detectar os mecanismos utilizados ´por esses pequenos produtores para permanecerem como meeiros e pequenos proprietários dos mesmos pedaços de terra através de gerações.
- ItemRepensar a sala de aula da educação superior(1997) Silva, Jerônimo Jorge CavalcanteO objetivo deste trabalho é mostrar os resultados de um estudo de caso, onde os alunos do 2° semestre acadêmico da turma de Geografia, ano de 1996, da Faculdade de Formação de Professores de Jacobina - Universidade Estadual da Bahia, tentaram exercitar o conteúdo programático da disciplina Introdução a Economia, de forma temática e contextualizada com a realidade local, regional e nacional. O marco referencial tem como suporte o paradigma critico construcionista, o qual entende a realidade como uma construção de sujeitos, com suas contradições, contextualidade, complexidade e multirreferencialidade. Utilizou-se alguns pressupostos teóricos dos métodos qualitativos. Com recursos metodológicos da participação observante, estudo de caso e a entrevista - para a compreensão e interpretação do objeto de estudo. Observou-se que a contextualização. dos temas relacionados ao conteúdo programático da disciplina Economia - envolvendo pesquisa teórica e prática não apresentou maiores entraves para o professor e alunos no desenvolvimento das atividades. Foi na produção do ensaio monográfico por parte dos discentes, um dos pontos mais difíceis de ser trabalhado. Indica-se algumas alternativas de solução, não se centrando apenas em uma disciplina específica e, insistindo que não devemos jamais deixar de despertar e provocar um ensino pesquisa, como um desafio constante; pois assim poderemos exercitar o "aprender a aprender ‘e o saber pensar, para possibilitar elaboração própria de um conhecimento contextualizado e relacional.
- ItemAs influências da Viação Férrea Federal Leste Brasileira na comunidade calmonense(UNEB, 1998-07) Santos, Madyr Louise Miranda; Lima, Josias Ageu de; Farias, Sara OliveiraA pesquisa que originou esta monografia iniciou-se em meados de 1977, com uma investigação para o projeto de Pesquisa sobre influências das estradas de Ferro no Município de Miguel Calmon, no período de 1923-1973. A preocupação inicial do projeto era justificar a valiza cronológica, correspondente ao ano (1923) em que foi construída a Via Férrea e esta passou a beneficiar a cidade, escoando as mercadorias que eram exportadas, e sua inúmeras contribuições para a sociedade calmonense, se prolongando até 1973, quando o ramal da via férrea é interrompido em virtude do discurso de desnecessidade, já que as rodovias e também por influências políticas que impossibilitou a passagem dos trens para que privilegiasse outras cidades.
- ItemA festa do Divino Espírito Santo em Jacobina no século XX: “Religiosidade como garantia de prestígio”(UNEB, 1998-07) Moura, Dayane Cordeiro de; Silva, Marfísia Pereira da; Farias, Sara OliveiraA análise apresentada neste trabalho sobre a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina vai além do contexto bíblico e se insere na comunidade nos fazendo perceber elementos políticos, relações sociais, o controle da Igreja e o aparecimento de novas figuras no cenário da festa, dando maior ênfase ao seu verdadeiro significado. Trabalhando com fontes orais, e sabendo que a mesma vem permeada de sentimentos e característica própria de cada indivíduo percebemos a necessidade de consultarmos bibliografias que trabalham com festas religiosas, que foram fundamentais para o desfecho do nosso trabalho. Apesar da bibliografia consultada, entrevistas e todo material utilizado para a nossa pesquisa, nos reservamos a uma discussão especial: É a fé cristã o único objetivo dessa festa? A riqueza encontrada na festa e aliado a isso a presença constante de nomes da sociedade jacobinense para os cargos de maior prestígio da festa como o de Imperador e Alferes nos faz refletir o porquê da presença "necessária" dessas pessoas de maior poder aquisitivo no cenário da festa. Diante disso, será a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina uma festa elitizada?
- ItemEvas e Marias em Serrolândia: representações da mulher numa cidade do interior 1960-1990(Uneb, 1999) Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Bellini, LígiaEste estudo se propõe a discutir concepções da mulher numa pequena cidade do interior da Bahia. Analisa o ser mulher em Serrolândia dos anos sessenta aos oitenta, enfocando a sexualidade, o casamento e a familia, além das formas de repressão e resistência. Trata dos estereótipos femininos "moça de familia", "moça falada" e "puta", apontando os resquicios da misoginia da Idade Média, que fundamentou as dicotomias Eva /Maria e prostituta/santa. As fontes utilizadas são processos judiciais, livros de registro de casamentos, entrevistas e alguns materiais dos entrevistados, como cadernos de confidências, cartas de amor e outros. A importância da virgindade aparece como questão fundamental nas relações de gênero, nessa sociedade. A investigação dos padrões de comportamento impostos à mulher, para que esta fosse bem aceita socialmente, e das alternativas por ela encontradas para burlar esse controle, demonstra a existência de "poderes" femininos numa sociedade em que os valores machistas são predominantes. Os resultados do estudo revelam a importância do casamento na sociedade serrolandense, para a determinação dos papéis sociais do homem e da mulher. Indicam ainda que, dos anos sessenta aos oitenta, ocorreram mudanças na definição desses papéis, principalmente relativas à questão sexual, como fruto da influência dos movimentos de juventude ocorridos nos anos setenta no Brasil.
- ItemHistória da lira dos artistas de Rio de Contas(UNEB, 2000-06) Luz, Marcos Luís Trindade; Farias, Sara OliveiraEste trabalho de conclusão de curso pauta-se na história da lira, instrumento musical, dos artistas do Rio de Contas. O trabalho divide-se em: A história das bandas de música; Organização Administrativa; Vida e econômica e a presença da Lira dos artistas na sociedade Riocontense.
- ItemEvasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Souza, Augustinho de Jesus; Jesus, Creusa Presilina de; Cortes , Dinalucy Kelly Amaral; Soares, Evanice Oliveira; Rêgo , Manoel Reinaldo Silva; Feitosa, Débora AlvesEste estudo trata sobre evasão escolar em classes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Macaúbas, cidade do interior baiano. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de coleta de dados, questionários, entrevista, pesquisa documental nos arquivos da Secretaria da Educação do município de Macaúbas, dados da nossa própria sala de aula. A partir de uma reflexão percebemos que o problema da evasão escolar não está focalizado somente numa causa; são várias as situações responsáveis por este problema educacional.
- ItemReligiosidade popular: Gruta da Boa Esperança Morro do Chapéu-BA(UNEB, 2001) Ribeiro, Célia Regina Souza; Silva , Maria Angélica Gomes da; Brito, Marlon Bernardo de; Silva, Veralúcia Pimentel da; Miranda, Carmélia Aparecida SilvaO referente projeto tem como objetivo conhecer as razões que causaram a tragédia que ocorreu na Gruta da Boa Esperança - Morro do Chapéu, em 1968. A cidade de Morro do Chapéu atraiu integrantes de diferentes misticismos, e em alguns casos, o messianismo fazem parte do dia-a-dia, escolheu-se como base para reflexões sobre esse assunto, principalmente suas influências no comportamento, hábitos e costumes do povo morrense. [...]
- ItemTurismo e ecoturismo: o caso de Jacobina/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2001) Santos, Alcifrêde Silva dos; Andrade, Benedita Pereira deO Ecoturismo é um assunto extremamente polêmico. Os conservacionistas consideram que pode beneficiar as áreas protegidas, mas preocupam-se com o impacto ambiental advindo da exploração econômica dos recursos naturais. As agências de turismo sabem que o ecoturismo tem a preferência dos consumidores, mas questionam sua rentabilidade. Já as autoridades governamentais consideram o ecoturismo como importante fonte de divisas, mas dispõem de estudos econômicos insuficientes para respaldar essa afirmação. Os especialistas na área de turismo e ecoturismo reconhecem que a atividade ecoturística pode gerar empregos, mas demonstram preocupação quanto aos impactos negativos passíveis de serem gerados sobre culturas nativas e sobre a sustentabilidade. O ecoturista, consumidor do produto, que impulsiona o movimento, aceitam a atividade ecoturística como uma forma sadia de viajar. Nas palavras do presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho (Isto É, no 1.681, 13/12/2001), o Turismo: "É, em termos mundiais, a indústria que processa recursos naturais, culturais e humanos sem desgastá-los, de forma articulada, planejada, procurando realizar o sonho do turista e promover o desenvolvimento sustentado local", e assim deveria ser, mas não vem sendo desenvolvido desta forma, em especial no interior brasileiro.Este estudo pretende ser mais uma ferramenta que possibilite uma discussão mais detalhada do ecoturismo como estratégia para a conservação das áreas naturais do município de Jacobina, Bahia, com respectivo aproveitamento sócio-econômico da atividade pela população nativa, em particular. Busca também considerar a questão do desenvolvimento sustentável, no município, como importante condição para um ecoturismo bem planejado e com resultados práticos num tipo de economia que por si só é inédita na microrregião.
- ItemOrientação sexual na escola: necessidade e desafio(UNEB, 2001) Lima, Eliete Alves; Mendes, Maria Lucélia Andrade de Fontes; Oliveira, Maria Rios de; Araújo, Maria Quitéria Maia da Cruz; Matos, Isaú Hormonio deEste estudo é uma discussão sobre a Orientação Sexual nas escolas de Várzea de Roça, um pequeno município do interior da Bahia, a partir da instituição familiar, a fim de se verificar o tratamento que está sendo dado ao tema da pesquisa por estas duas instituições. Ressalta-se a necessidade das crianças e adolescentes serem orientadas sobre a sexualidade, e para esta tarefa é fundamental a cooperação entre a escola e família as fontes utilizadas para realização desta pesquisa foram entrevistas. questionários e observação direta em sala de aula. Pode-se constatar pelos resultados desse estudo, que mesmo estando em pleno século XXI tratar de Orientação Sexual, tanto na escola quanto na família ainda é um grande desafio, pelo fato da sociedade se encontrar despreparada para falar de sua própria gênese. Buscou-se, explicar as possíveis contribuições dessa abordagem na construção de indivíduos bens integrados ao seu meio social.
- ItemDificuldades de leitura(UNEB, 2001) Jesus, Dailma Soares de; Santana, Josefa Rosa de; Santos, Risolete Maciel dos; Pereira, Rosenir Nascimento; Martins, Jorge dos SantosO presente trabalho de conclusão de curso mostra as dificuldades encontradas no processo de leitura na escola. O presenta trabalho está dividido em: conceito de leitura; concepção escolar; dificuldades encontradas na escola; proposta para possíveis soluções; sugestões de atividades no processo da leitura e análise de dados.
- ItemEscola pública e comunidade: uma interação necessária(UNEB, 2001) Pacheco , Ademilson da Cruz; Araújo, Marcelo Nunes; Oliveira Filho, Milton Almeida de; Vitorino, César CostaEste estudo se propõe a discutir quais são as causas que leva a comunidade a se distanciar da escola pública, do Povoado de Várzea do Meio, Município de Várzea da Roça, interior da Bahia. Discute, à luz de muitos autores renomados, a concepção de escola pública, no contexto histórico brasileiro, e a qualidade do ensino oferecido por esta escola à classe popular. Avalia a concepção de avaliação na escola, a implantação de novos métodos e sua função no processo educativo. Discute a implantação do processo de promoção automática nas escolas públicas, com a meta governamental de reduzir os altos índices de repetência e evasão presentes nestas escolas. A escola aparece na visão simplória dos pais, como instituição que visa ensinar ler e escrever, sendo por conta dessa função, importante na vida dos seus filhos. Analisa a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, dentro e fora dessa instituição educativa, apontando as causas que os levam a se distanciar da escola. As fontes utilizadas se constituem centralmente de entrevistas com pais e alunos da Escola José Carneiro de Oliveira, no ano de 2001.
- ItemInfluência do ensino religioso no comportamento da criança(UNEB, 2001) Leão, Celeste Modesto; Rocha, Claudiana de Souza; Alves, Maria Alvanira Oliveira; Cardoso, Risonilde Ribeiro; Miranda, Carmélia Aparecida SilvaEste trabalho pode contribuir para um repensar referente ao Ensino Religioso nas escolas de Morro do Chapéu de forma ativa e que as discussões não se prendam apenas as orações, mas as questões que dizem respeito ao cotidiano e as vivências dos alunos. Que as autoridades municipais, a Igreja reflita sobre essa questão.
- ItemO processo da construção da leitura e da escrita na séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Gonçalves, Dinaide Valois Pereira; Pereira, Dinalva Soares da Silva; Barbosa, Edvânia da Conceição Boaventura; Reis, Elita Alves dos; Martins, Jorge dos Santos; Andrade, Benedita Pereira deEste trabalho busca compreender o processo da leitura e da escrita de uma forma geral a leitura é entendida como construção singular de cada sujeito, potencialidade com o objetivo claro de entender o texto. Assim, ler é uma prática básica, essencial para aprender, porém nem sempre é um ato agradável, prazeroso para as crianças porque encontram obstáculos na aprendizagem da leitura como: reconhecimento dos sinais gráficos, relacionamento de som/letra, na formação da palavra e na interpretação do texto. Embora as escolas disponham de alguns recursos audiovisuais, percebe-se que ainda não são suficientes para despertar o interesse pela leitura e superar essas dificuldades encontradas no cotidiano da sala de aula, e esta deficiência evidencia que instrumento algum substitui a leitura . É necessário que as crianças percebam que suas produções coletivas ou individuais, podem ser registradas e transformadas em momentos de produção escrita. Diante disso para aprender a escrever é preciso que o aluno tenha acesso a uma variedade de textos, como: narrativo, literário, informativo, de instrução, publicitário, gráfico, dissertativo e poético. Destarte a criança pode ser incentivada constantemente a se expressar na língua escrita, ainda que não domine totalmente o código convencional, pois ao escrever irá adquirindo maiores conhecimentos sobre a língua. Diante do exposto, percebemos a importância da leitura e da escrita nas séries Iniciais do Ensino Fundamental, através de pesquisa realizada em sala de aula
- ItemGravidez na adolescência(UNEB, 2001) Ribeiro, Audinéia Carneiro; Gomes, Maria José Januário; Silva, Rita de Cássia Santana da; Andrade, Benedita Pereira deA nossa intenção é compreender as causas que levam uma menina que ainda não se tornou mulher a engravidar precocemente e como esta gravidez influenciará no seu desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Para tanto recorremos aos comentários da autora Marta Suplicy (1995), que aponta várias causas que ocasionam uma gravidez indesejada na adolescência e suas consequências, como: falta de informação, uso de um método com pouca eficácia, atingir a família, segurar o namorado, estar apaixonada, uso de álcool ou outro tipo de drogas, falta de diálogo com os pais, entre outros. Uma das maiores consequências da gravidez não planejada é o aborto premeditado que pode trazer sequelas para os fetos e as mães.
- ItemA contribuição do licuri para o turismo e sustentabilidade de Serrolândia - BA(Universidade do Estado da Baiha, 2001) Oliveira, Irene Rodrigues deO município de Serrolândia caracteriza-se por uma agricultura baseada na trilogia alimentar, feijão, milho, mandioca. Embora não se constitua um cultivo, o extrativismo vegetal do licuri está diretamente ligado a economia agrícola local. Produto típico da região, consiste numa palmácea nativa, cujos coquilhos dão grande produção de óleo doméstico e industrial. Nesta região, o licuri é coletado de forma rudimentar, e a atividade subsiste em condições extremamente adversas. Os coletadores muitas vezes são explorados pelos comerciantes locais que comandam a atividade extrativa na área. O povo serrolandesse usa os subprodutos do licuri na gastronomia regional, no artesanato, na comercialização das amêndoas e como ornamentação nos eventos da comunidade (festas dos santos padroeiros e juninos). Por outro lado, o uso das plantas nestes eventos e na agropecuária é uma das ameaças ao vegetal, devido aos constantes desmatamentos. Nos anos 90, a Prefeitura Municipal, juntamente com os órgãos estaduais como BAHIATURSA e FAZCULTURA, reforçaram a economia da cidade, através da realização do "Arraiá du Licuri" , no sentido de diversificar a produção e valorizar a cultura popular como atividade turística. Dessa forma o estudo propõe-se a apresentar uma contribuição para o turismo a sustentabilidade local e a manutenção e conservação do licuri.
- ItemA importância da formação do professor alfabetizador(UNEB, 2001) Vasconcelos, Célia Regina Oliveira; Oliveira, Daianny Ferreira; Brito, Maria Das Graças Amorim; Santos, Maria Marta Soares dos; Oliveira, Lucinete Chaves deÉ fundamental na formação continuada do professor alfabetizador que ele reflita a relação entre sua teoria e prática, orientando melhor a ação pedagógica. Nesse sentido, é imprescindível que ele compreenda a importância da sua formação para a aquisição do conhecimento da criança, ou seja, qual o caminho que o educador deverá percorrer, qual o seu papel para a construção desse conhecimento .este trabalho de pesquisa estrutura-se através do desenvolvimento de reflexões sobre a importância da formação continuada do professor alfabetizador, em especial, aquele que atua na sede do município de Morro do Chapéu.
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.