Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
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- ItemDireito e literatura: reflexões sobre o feminicídio a partir do conto “Ana Davenga” de Conceição Evaristo(07-2022) Rocha, Elionete Barreto; Santos, Gabriella Barbosa; Miranda, Andrea Tourinho Pacheco de; Carvalho, Natália Silveira deA violência contra a mulher é um fenômeno histórico, fruto de um sistema de dominação subordinação que determina os papéis de cada sexo na sociedade. O feminicídio é uma modalidade de violência extrema chancelada por uma cultura machista e patriarcal que inferioriza o sexo feminino. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo tem como objetivo refletir acerca das questões jurídicas e sociais que envolvem a prática do feminicídio a partir do conto Ana Davenga (2015), da escritora Conceição Evaristo. Na narrativa em questão, podemos evidenciar diversos tipos de violência, desde a subjugação física e psicológica (que a personagem Ana é submetida) até a efetivação da morte, como é o caso da personagem Maria Agonia. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, procedida a partir dos conceitos de violência de gênero, patriarcado e dominação masculina que dialoga com o campo empírico para compor uma exposição dos institutos jurídicos de forma mais democrática, aliando a teoria com a percepção do contexto fático. Procurar compreender esse fenômeno a partir dos aspectos jurídicos normativos e socioculturais, perpassando por uma breve análise da Lei nº 13.104/2015, a qual insere o feminicídio no ordenamento jurídico brasileiro como qualificadora do crime de homicídio. Os dados analisados do Mapa da Violência de 2015 e do Anuário de Segurança Pública 2020 revelam que essa violência, mesmo após a criação do referido diploma legal ainda persiste, devendo despertar a atenção do poder público e da sociedade em geral. Por fim, o estudo concluiu que a educação pode contribuir para promover mudanças comportamentais na sociedade com vistas a eliminar costumes machistas e patriarcais, de forma a difundir uma cultura de respeito e equidade de gênero.
- ItemRessignificando a geografia nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso da cartografia escolar: experiências na Rede Municipal de Ensino de Serrolândia-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 0026-04-24) Mota, Luane Rios dos Santos; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Santos, Ivaneide Silva dos; Miranda, Helga Porto; Araújo, Joseane Gomes deA Cartografia Escolar é de grande importância para o Ensino de Geografia, uma vez que facilita a compreensão da representação de fenômenos que acontecem no espaço geográfico. Assim, é fundamental que o professor conheça a linguagem cartográfica e utilize noções cartográficas no processo de ensino e aprendizagem dos diversos conteúdos da Geografia. Visando contribuir com o ensino de Geografia a partir da Cartografia com a formação continuada de professores do município de Serrolândia-Bahia, apresento as seguintes questões norteadoras: Como vem acontecendo o ensino da Geografia com o uso da Cartografia Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Serrolândia-Bahia? E, como a formação continuada de professores da rede municipal de ensino pode potencializar o ensino da Geografia a partir de práticas com a Cartografia Escolar enquanto uma linguagem de ensino? Com o propósito de responder essas questões norteadoras apresento como Objetivo Geral: Compreender como vem ocorrendo o ensino de Geografia a partir da Cartografia Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Serrolândia-BA. E como os Objetivos Específicos: Identificar a partir das entrevistas os desafios encontrados pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar com a Geografia a partir da Cartografia Escolar; Desenvolver oficinas pedagógicas como uma formação continuada de professores do município de Serrolândia que trabalham com a Geografia nos Anos Iniciais do Fundamental, visando auxiliar os mesmos na utilização de metodologias que facilitem a compreensão dos conteúdos da Geografia, a partir dos dados das entrevistas; Construir de forma colaborativa com os professores atividades para trabalhar a Geografia nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Cartografia Escolar com intuito de facilitar o ensino, mostrando a diversidade de possibilidades de se trabalhar; Avaliar o processo de desenvolvimento e aplicação das oficinas pedagógicas na construção do Caderno de Práticas Pedagógicas, e avaliação da formação continuada. O contexto onde foi desenvolvida a pesquisa foi no município de Serrolândia-Bahia. Os participantes da pesquisa foram docentes que ministram o componente curricular Geografia na rede pública municipal. A metodologia desta pesquisa foi qualitativa, na área de conhecimento da Ciências Humanas e teve como propósito desenvolver uma pesquisa voltada para a construção de conhecimentos, na perspectiva da aplicação, com o tipo Pesquisa-ação participativa, que vem sendo compreendida como um método de pesquisa, levando em consideração os participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: entrevista semiestruturada com docentes que trabalham com a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oficinas pedagógicas com os docentes que se habilitaram a participar da pesquisa e aplicação de formulários a cada oficina para avaliar o desenvolvimento das mesmas seguido da produção colaborativa de um Caderno de Práticas Pedagógicas com os docentes que se dispuseram a participar das oficinas pedagógicas de formação de docentes para ser apresentado como produto final da pesquisa. Nesse sentido, espero que o presente trabalho promova mudanças significativas para o ensino de Geografia com a utilização da Cartografia Escolar, tendo a formação docente para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como um caminho para valorização e significação dos conhecimentos de Geografia fortalecendo o pensamento crítico e reflexivo.
- ItemLucas Evangelista: o Lucas da Feira estudo sobre a rebeldia escrava em feira de Santana 1807-1849(UNEB, 1990) Lima, Zélia Jesus de; Senna, Ronaldo Salles deA questão central de nosso trabalho prende-se as razões que levaram o escravo Lucas Evangelista dos Santos a separar-se do domínio dos seus três senhores e a formar um bando de salteadores, bem como ao motivo de ter-se mitificado tanto esse personagem, quando outros escravos, na mesma época e região, praticaram atos semelhantes.
- ItemA fragmentação romanesco-existencial em As horas nuas de Lygia Fagundes Telles(UNEB, 1994-12-19) Magalhães, Carlos Augusto; Mello, Ana Maria Lisboa de; Patriota, Margarida de Aguiar; Serra, Tania Rebelo Costa; Lôbo, Danilo PintoEsta dissertação desenvolve algumas reflexões sobre o romance As horas nuas de Lygia Fagundes Telles. Analisam-se as personagens, o foco narrativo, o espaço/tempo, a estrutura textual e a linguagem, elementos básicos para o processo de recriação da realidade, por meio da arte literária. Observa-se que estes elementos romanescos aparecem de forma inusitada, como indício da desestabilização e da fragmentação da vida moderna. O romance expõe, principalmente por intermédio da protagonista, as dificuldades de interação do ser com o espaço, com a sociedade e com a problemática existencial do tempo.
- ItemTrabalho, alienação e estranhamento em marx: uma contribuição à educação.(UNEB, 1996) Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Moraes, Maria Célia Marcondes de; Duayer, Mário; Auras, Marli; Vieira, Pedro AntônioEste estudo tem por objetivo acompanhar alguns aspectos do pensamento do filósofo alemão Karl Marx, com a contribuição de intérpretes de sua obra, como Lukács, Mészáros, Rubin, Bedeschi e Duayer. Os aspectos aqui privilegiados são as categorias "trabalho", "alienação" e "estranhamento". Com este estudo temos o propósito de compreender o papel da educação formal na superação (Aufhebung) do estranhamento. Na primeira parte da pesquisa analisamos o conteúdo ontológico do trabalho, buscando apreender sua função para realizaçāo da especificidade do ser humano. Aqui descobrimos o estatuto de categoria fundante do ser social que Marx atribui ao trabalho, uma vez que seu caráter é de natureza teleológica. Na segunda parte analisamos o conteúdo do trabalho no modo de produção capitalista, tanto sob a ótica da divisão social do trabalho, como no processo de produção de mercadorias. Aqui, por ser alienado, o trabalho não promove a realização do humano, mas sim, o estranhamento do ser social. Na terceira parte analisamos o processo da alienação capitalista, buscando não só explicitar a sua gênese, mas também os pressupostos básicos para sua superação (Aufhebung), tais como a abolição do trabalho alienado e, assim, da propriedade privada e do salário; como também da construção de uma práxis social humanizante.
- ItemReconstituindo a história do camponês em Caatinga do Moura.(UNEB, 1996) Carvalho, Marize Souza; Maia, Sylvia Maria dos Reis; Câmara, Antonio; Reesink, Ewinedwin B.O objetivo desse estudo é reconstituir a história do pequeno produtor no distrito de Caatinga do Moura, Jacobina, afim de entender a organização sócio econômica, cultural e política de um grupo de meeiros e pequenos proprietários que tradicionalmente, vem se mantendo nessas categorias. Entretanto, o objetivo maior é detectar os mecanismos utilizados ´por esses pequenos produtores para permanecerem como meeiros e pequenos proprietários dos mesmos pedaços de terra através de gerações.
- ItemRepensar a sala de aula da educação superior(1997) Silva, Jerônimo Jorge CavalcanteO objetivo deste trabalho é mostrar os resultados de um estudo de caso, onde os alunos do 2° semestre acadêmico da turma de Geografia, ano de 1996, da Faculdade de Formação de Professores de Jacobina - Universidade Estadual da Bahia, tentaram exercitar o conteúdo programático da disciplina Introdução a Economia, de forma temática e contextualizada com a realidade local, regional e nacional. O marco referencial tem como suporte o paradigma critico construcionista, o qual entende a realidade como uma construção de sujeitos, com suas contradições, contextualidade, complexidade e multirreferencialidade. Utilizou-se alguns pressupostos teóricos dos métodos qualitativos. Com recursos metodológicos da participação observante, estudo de caso e a entrevista - para a compreensão e interpretação do objeto de estudo. Observou-se que a contextualização. dos temas relacionados ao conteúdo programático da disciplina Economia - envolvendo pesquisa teórica e prática não apresentou maiores entraves para o professor e alunos no desenvolvimento das atividades. Foi na produção do ensaio monográfico por parte dos discentes, um dos pontos mais difíceis de ser trabalhado. Indica-se algumas alternativas de solução, não se centrando apenas em uma disciplina específica e, insistindo que não devemos jamais deixar de despertar e provocar um ensino pesquisa, como um desafio constante; pois assim poderemos exercitar o "aprender a aprender ‘e o saber pensar, para possibilitar elaboração própria de um conhecimento contextualizado e relacional.
- ItemAs influências da Viação Férrea Federal Leste Brasileira na comunidade calmonense(UNEB, 1998-07) Santos, Madyr Louise Miranda; Lima, Josias Ageu de; Farias, Sara OliveiraA pesquisa que originou esta monografia iniciou-se em meados de 1977, com uma investigação para o projeto de Pesquisa sobre influências das estradas de Ferro no Município de Miguel Calmon, no período de 1923-1973. A preocupação inicial do projeto era justificar a valiza cronológica, correspondente ao ano (1923) em que foi construída a Via Férrea e esta passou a beneficiar a cidade, escoando as mercadorias que eram exportadas, e sua inúmeras contribuições para a sociedade calmonense, se prolongando até 1973, quando o ramal da via férrea é interrompido em virtude do discurso de desnecessidade, já que as rodovias e também por influências políticas que impossibilitou a passagem dos trens para que privilegiasse outras cidades.
- ItemA festa do Divino Espírito Santo em Jacobina no século XX: “Religiosidade como garantia de prestígio”(UNEB, 1998-07) Moura, Dayane Cordeiro de; Silva, Marfísia Pereira da; Farias, Sara OliveiraA análise apresentada neste trabalho sobre a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina vai além do contexto bíblico e se insere na comunidade nos fazendo perceber elementos políticos, relações sociais, o controle da Igreja e o aparecimento de novas figuras no cenário da festa, dando maior ênfase ao seu verdadeiro significado. Trabalhando com fontes orais, e sabendo que a mesma vem permeada de sentimentos e característica própria de cada indivíduo percebemos a necessidade de consultarmos bibliografias que trabalham com festas religiosas, que foram fundamentais para o desfecho do nosso trabalho. Apesar da bibliografia consultada, entrevistas e todo material utilizado para a nossa pesquisa, nos reservamos a uma discussão especial: É a fé cristã o único objetivo dessa festa? A riqueza encontrada na festa e aliado a isso a presença constante de nomes da sociedade jacobinense para os cargos de maior prestígio da festa como o de Imperador e Alferes nos faz refletir o porquê da presença "necessária" dessas pessoas de maior poder aquisitivo no cenário da festa. Diante disso, será a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina uma festa elitizada?
- ItemAs transformações sócio-econômicas da agropecuária no município de Feira de Santana-Bahia.(UNEB, 1999-08) Gomes, Francisca Ferreira; Andrade, Benedita Pereira de; França, Vera Lúcia Alves; Germani , Guiomar InezFeira de Santana caracterizou-se historicamente como um centro de expressão no comércio, com destaque para os produtos agropecuários. O Município possui o segundo adensamento populacional do Estado e uma razoável estrutura econômica, beneficiada pela localização geográfica estratégica de entroncamento rodoviário que possibilita bons níveis de integração com as demais regiões do Pais. Nos anos 70, a política de incentivos fiscais, coordenada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste — SUDENE, juntamente com a ação do governo do Estado e do Município, reforçam o papel comercial da cidade, através da implantação do Centro Industrial do Subaé. O CIS assumiu uma posição importante na economia feirense. integrando-a à dinâmica do desenvolvimento econômico nacional. A tecnologia então implantada refletiu-se na expansão das atividades agropecuárias, com o surgimento de indústrias de beneficiamento das matérias-primas agrícolas e no emprego maciço de equipamentos e insumos modernos que Incentivaram, principalmente, a pecuária e recentemente a produção hortifrutigranjeira. Por outro lado, a modernização agrícola em Feira de Santana contribuiu, para expropriar os camponeses por causa da intensa valorização das terras. Essas mudanças comprometem os pequenos produtores, parceiros e arrendatários na condição de reproduzir-se socialmente, devido à progressiva redução do espaço dos cultivos de subsinência. Esta situação força-os a recorrer ao assalariamento fora da unidade produtiva. Dessa forma, o estudo se propõe a analisar as transformações sócio econômicas espaciais, ocorridas na agropecuária, entre 1960 e 1996, decorrentes do processo de modernização. Esse processo representa o domínio do capital no campo e foi fortalecido pelos incentivos dirigidos pela política agrícola do governo.
- ItemA dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus- Bahia(UNEB, 1999-09) Santos, Miguel Cerqueira dos; Vasconcelos, Pedro de Almeida; Silva, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e; Sampaio, Antonio Heliodório LimaCom o objetivo de analisar a dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus, esta dissertação consta de três capítulos básicos. O primeiro versa sobre a análise e perspectiva do Recôncavo Baiano, por entender que as concepções teóricas e metodológicas que envolvem a dinamização do espaço urbano de Santo Antônio de Jesus fundamentam-se no entendimento das questões regionais nas quais a cidade se insere. O segundo capítulo refere-se à dinâmica urbana de Santo Antônio de Jesus tendo como abordagem principal o setor terciário em função da importância observada após os anos 70. No terceiro capítulo terão ênfase as relações internas e externas que influenciam no espaço intra-urbano, onde, dentre os outros aspectos que serão abordados, encontra-se o breve histórico da cidade.
- ItemArtes visuais nas series iniciais da zona rural(UNEB, 2001) Brito , Lucineide Maria; Brito, Maria Terezinha de; Brito , Moisés Bernardo; Soares, Luís Firmino NetoNeste trabalho, pretendemos mostrar a importância das Artes Plásticas nas series iniciais das escolas da Zona Rural, no município de Morro do Chapéu, mais precisamente na região de Ouricuri II, Queimada Nova e Velame, visando o desenvolvimento integral dos alunos, bem como o rendimento de aprendizagem, conforme a proposta geral dos parâmetros curriculares nacionais de arte.
- ItemA representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita(UNEB, 2001) Xavier , Dinorá Neri; Xavier , Aline Neri; Freitas , Zilda de OliveiraEsta pesquisa teve objetivo principal realizar um estudo sobre a representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita. A proposta da monografia não era encontrar respostas para os possíveis questionamentos e sim saber como anda o relacionamento escolar e familiar no cotidiano do aluno em relação à leitura e escrita.
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemIndisciplina na sala de aula do ensino fundamental de 1º a 4º série(UNEB, 2001) Invenção , Gleidy Araújo da Silva; Silva, Luzuleide Ferreira da; Dantas, Maria Lucinete Dourado; Moreira, Osvaldina Pamponet; Matos, Isaú HorminoO presente trabalho propõe uma reflexão teórica e prática acerca do que ocorre na escola, especificamente no que se refere à indisciplina. Através da análise dos questionários respondidos por sujeitos da comunidade escolar, procurou-se conhecer a questão indisciplinar na escola. Esta reflexão teórica é conduzida a partir do material bibliográfico e dos questionários que foram previamente elaborados para detectar as causas e as alternativas para diminuir a indisciplina em sala de aula. Aspetos teóricos e metodológicos são analisados, principalmente tendo em vista da indisciplina que ocorre na escola envolvendo alunos, professores, pais e diretores.
- ItemEvasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Souza, Augustinho de Jesus; Jesus, Creusa Presilina de; Cortes , Dinalucy Kelly Amaral; Soares, Evanice Oliveira; Rêgo , Manoel Reinaldo Silva; Feitosa, Débora AlvesEste estudo trata sobre evasão escolar em classes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Macaúbas, cidade do interior baiano. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de coleta de dados, questionários, entrevista, pesquisa documental nos arquivos da Secretaria da Educação do município de Macaúbas, dados da nossa própria sala de aula. A partir de uma reflexão percebemos que o problema da evasão escolar não está focalizado somente numa causa; são várias as situações responsáveis por este problema educacional.
- ItemEducação inclusiva nas séries iniciais(UNEB, 2001) Coutinho , Margareth de Valois; Silva , Maria José; Garcia, Risomar de Oliveira Paiva; Silva , Simone Carneiro; Oliveira , Lucinete Chaves deEste trabalho volta-se para Inclusão Educativa, buscando aprofundar conhecimentos sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiências, no processo de ensino-aprendizagem. É relevante o estudo da problemática, pois é um desafio para grande parte dos profissionais da educação, devido as dificuldades que a escola brasileira apresenta para cumprir a sua função.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemO perfil do visitante à Jacobina e suas motivações para a viagem(UNEB, 2001) Gama, Marlene Alves de Oliveira; Farias, SaraEsse artigo é resultado de uma pesquisa voltada para a análise do perfil do visitante à Jacobina e as motivações que o levaram a escolher esta localidade como destino. Tem como objetivo principal identificar a demanda turística do local, que recentemente foi inserido no roteiro turístico da Bahia.
- ItemAs artes Visuais nas séries iniciais(UNEB, 2001) Silva, Cristiana Duque; Coutinho, Cristiane Rocha; Alcantra, Silvia Rosane Matos de Oliveira Fedulo; Santos, Vera Lúcia Gomes dos; Soares, Luiz Firmino NetoSem pretensão de construir um modelo perfeito de um trabalho voltado para as Artes Visuais, o presente estudo propõe utilizar as diversidades visuais como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contexto públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação, bem como, a criação e a construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional) o reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas.