Bacharelado em Psicologia - DEDC1
URI Permanente para esta coleção
O curso de Psicologia da UNEB em Salvador foi criado para atender à crescente demanda por profissionais comprometidos com a realidade social baiana. Desde sua implantação, estruturou-se em uma perspectiva crítica, integrando formação técnica, ética e humanística. Ao longo dos anos, ampliou seus campos de estágio, fortalecendo a atuação em saúde pública, educação, assistência social e contextos comunitários. A consolidação de projetos de extensão e iniciativas de pesquisa contribuiu para sua inserção social. Com um corpo docente qualificado e foco em práticas contextualizadas, o curso tornou-se referência na formação de psicólogos sensíveis às desigualdades e à diversidade. Hoje, segue formando profissionais aptos a intervir de maneira ética, plural e transformadora.
Autorizado pela resolução 782/10 do CONSU publicada em 27 de Julho de 2010.
Navegar
Navegando Bacharelado em Psicologia - DEDC1 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 51
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ansiedade enquanto recurso de mudança: um estudo de caso gestáltico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-14) Pinto, Kirtana Jaya dos Reis; Nunes, Ludimila Mota; Silva, José Diego Santos; Pérsico, Milena de OliveiraEste trabalho surge com o intuito de investigar e compreender a ansiedade, seus desdobramentos nas relações contemporâneas e como através da visão e do manejo clínico Gestáltico, podemos pensar em formas de criar um diálogo mais saudável com a ansiedade. Foi utilizado o estudo de caso descritivo realizado com base nos atendimentos psicoterápicos individuais de Hydria (pseudônimo), uma mulher adulta que possuía queixas de ansiedade e dificuldade na relação com o outro. Este sentimento mesmo que pela dor, lhe convidou a olhar para si e serviu de porta voz para um corpo que buscava mudanças, e através do acolhimento e do diálogo com a ansiedade proporcionado pela clínica gestáltica, foi capaz de fluir no ciclo de contato e fechar suas gestalten. O trabalho se faz pertinente na possibilidade de pensar a ansiedade de forma mais integrativa e saudável frente a necessidade de lidar com cada vez mais casos de sofrimentos e transtornos de ansiedade na sociedade contemporânea.
- ItemA assistência ao paciente com transtorno mental no hospital geral por parte dos profissionais da equipe multidisciplinar: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Costa, Ana carolina Santos; Lopes, Josiane Mota; Jesus, Érica Sena de; Bernardo, Katia Jane ChavesPara uma assistência integrada, busca-se atender de maneira abrangente as diversas dimensões de cuidado, incluindo as necessidades físicas, psicológicas e sociais do indivíduo. No atendimento ao paciente com transtorno mental, é essencial considerar tanto as necessidades orgânicas quanto psíquicas para garantir uma assistência completa. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal, levantar, a partir do que é apontado na literatura, como os profissionais que atuam em equipe multidisciplinar de hospitais gerais percebem a assistência ao paciente com transtorno mental internado devido a adoecimento clínico-cirúrgico. Constituiu-se como uma revisão integrativa, de abordagem qualitativa que reuniu 8 produções para análise. Observou-se que a falta de preparo, comunicação deficiente, falta de tempo e infraestrutura inadequada são obstáculos para os profissionais da equipe multiprofissional em hospitais gerais no atendimento a pacientes com transtornos mentais, bem como, o impacto negativo de preconceitos no cuidado prestado. Destacou-se o papel da psicologia no suporte e na orientação da equipe nesses casos. Além disso, percebeu-se que o indivíduo com transtorno mental não é visto como um paciente para o hospital geral, contrastando com o que é previsto pela Reforma Psiquiátrica. Por fim, o estudo apontou a carência de pesquisas sobre o tema, principalmente, sobre a atuação da psicologia nesse contexto. Evidenciou-se a necessidade de reformulação nas matrizes curriculares das especialidades pertinentes à atenção terciária, apoio institucional e uma abordagem integrada para uma assistência ética e abrangente e que o cuidado deve considerar não apenas a saúde física, mas também as dimensões psicossociais do paciente.
- ItemA atuação de psicólogas(os) em meio fechado na cidade de Salvador - BA: o trabalho socioeducativo possível(UNEB, 2024-03-08) Pereira, Pedrina da Conceição; Checa, Meire Pereira; Medrado, Clarissa Iris Rocha Leite; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoA presente pesquisa objetivou investigar a atuação dos psicólogos dentro das instituições socioeducativas em meio fechado no município de Salvador -BA. O aporte teórico que sustenta esse trabalho está baseado em Irene Rizzini e Irma Rizzini (2004; 2011), Pereira Junior (2018), Oliveira et al (2015), Patto (1984), entre outros teóricos, bem como nos documentos que regulamentam a política socioeducativa do Estado e da categoria de Psicologia que orienta a prática profissional. Os objetivos específicos estabelecidos compreendem: identificar as atividades dos profissionais de psicologia no atendimento a adolescentes dentro das unidades socioeducativas de internação; compreender os desafios enfrentados na atuação dos profissionais de psicologia; analisar as possibilidades na atuação desses profissionais de psicologia no atendimento dos internos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de método exploratório e interseccional, trazendo as (os) psicólogas(os) que atuam com medidas socioeducativas em unidades de meio fechado. Utilizou-se como instrumento para coleta das informações uma entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo respalda a interpretação das informações obtidas, apoiando-se, sobretudo, no aporte teórico deste trabalho. Os resultados revelam a atuação do psicólogo nesse espaço e as condições de trabalho possíveis com adolescentes internos em conflito com a lei.
- ItemA construção da afetividade da mulher negra na monogamia(UNEB, 2023-12-14) Araujo, Ana Carolina Fernandes Santos; Checa, Meire Pereira; Lopes, Josiane Mota; Amparo Sobrinho, José Bonifácio doEsta monografia se debruça em pesquisar o processo de construção da afetividade de mulheres negras brasileiras dentro da monogamia. O embasamento teórico pautou as mudanças do papel da mulher dentro da família com a constituição do modelo monogâmico, incluindo a abordagem do papel da mulher negra no Brasil a partir da perspectiva interseccional. Também, foram consultados dados demográficos para a compreensão de conceitos e fenômenos essenciais, bem como, fontes complementares a temática referente ao tema em tela. O objetivo geral delineado é compreender como a monogamia afetou(a) a construção da afetividade da mulher negra e para isso foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Identificar como a mulher negra vivencia sua afetividade; entender a concepção do que é a monogamia para essas mulheres; analisar como esse processo impacta a vida afetiva de mulheres negras em relacionamentos conjugais. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, optando pelo método exploratório e interseccional. Foi utilizada enquanto instrumento uma entrevista semiestruturada. O público que participou da pesquisa foram cinco mulheres negras aleatórias de cinco gerações diferentes. Como resultado, observou-se que as participantes demonstram afeto através do cuidado por meio do servir e possuem dificuldade em reconhecer outras formas de afeto. Além disso, elas também identificam tanto na família quanto na religião uma constante manutenção da submissão feminina. Em contraponto, a formação acadêmica surge como ferramenta significativa para retomada da autonomia feminina. Esperamos que a contribuição desta pesquisa venha promover cuidados dentro da psicologia referentes à construção da afetividade nas mulheres negras.
- ItemA construção da afetividade da mulher negra na monogamia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Araújo, Ana Carolina Fernandes Santos; Checa, Meire Pereira; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Lopes, Josiane MotaEsta monografia se debruça em pesquisar o processo de construção da afetividade de mulheres negras brasileiras dentro da monogamia. O embasamento teórico pautou as mudanças do papel da mulher dentro da família com a constituição do modelo monogâmico a partir da perspectiva interseccional. Também, foram consultados dados demográficos para a compreensão de conceitos e fenômenos essenciais, bem como, fontes complementares a temática referente ao tema em tela. O objetivo geral delineado é compreender como a monogamia afetou(a) a construção da afetividade do público mencionado e para isso foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Identificar como a mulher negra vivencia sua afetividade; entender a concepção do que é a monogamia para as participantes deste estudo; analisar como esse processo impacta a vida afetiva de mulheres negras em relacionamentos conjugais. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, optando pelo método exploratório e interseccional. Foi utilizada enquanto instrumento uma entrevista semiestruturada. O público que participou da pesquisa foram cinco mulheres negras aleatórias de cinco gerações diferentes. Como resultado, observou se que as participantes demonstram afeto através do cuidado por meio do servir e possuem dificuldade em reconhecer outras formas de afeto. Além disso, elas também identificam tanto na família quanto na religião uma constante manutenção da submissão feminina. Em contraponto, a formação acadêmica surge como ferramenta significativa para retomada da autonomia feminina. Esperamos que a contribuição desta pesquisa venha promover cuidados dentro da psicologia referentes à construção da afetividade nas mulheres negras.
- ItemA criança em processo de hospitalização prolongada: estratégias de enfrentamento(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Bião, Bruna Lima; Cerqueira, Aline Viana Mascarenhas; Reis, Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos; Ferreira, Janeide MedradoA criança ao enfrentar um processo de hospitalização prolongada experimenta grandes mudanças e desafios, que têm repercussões em seu estado emocional. Nesse contexto, é necessário pensar em estratégias de enfrentamento para atenuar os possíveis impactos dessa experiência. O presente consiste em uma revisão integrativa das estratégias utilizadas por crianças no processo de hospitalização prolongada, com o propósito de fomentar uma discussão sobre a importância da adaptação do trabalho da equipe de saúde no atendimento às crianças hospitalizadas. A análise baseia-se em 11 artigos publicados entre 2015 e 2023. Os resultados obtidos evidenciam, principalmente, as mudanças decorrentes das normas estabelecidas pelas instituições hospitalares. Sentimentos como medo, culpa, tristeza, ansiedade, estresse são identificados entre as crianças internadas. Nesse sentido, enfatiza-se a relevância das atividades lúdicas como ferramenta de enfrentamento dessa experiência. Entretanto, é perceptível que essa questão carece de contribuições e sistematizações que abordem de maneira contínua a atuação dos profissionais da saúde no acolhimento a crianças hospitalizadas.
- ItemA escrita de si na juventude e seus impactos na formação da identidade negra(Universidadade do Estado da Bahia, 0014-01-25) Santos, Selma Carolaine Assunção dos; Nunes, Ludmilla Mota; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Nicolin, Janice de SenaEste estudo explora a escrita de si como ferramenta fundamental na formação da identidade negra de jovens brasileiros. Através de uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, esta pesquisa autobiográfica analisa a relação entre escrita e identidade, considerando autores como Carolina de Jesus, Conceição Evaristo e Michel Foucault. Os resultados demonstram que a escrita de si contribui significativamente para a construção e a afirmação da identidade negra, evidenciando aspectos históricos, culturais e subjetivos. Destaque-se a importância da escrevivência para jovens negros, pois promove subjetividade, autoconhecimento e empoderamento.
- ItemAnálise epidemiológica das pessoas vítimas de suicídio no município de Salvador (BA) de 2015 à 2021.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Azevedo, Luana Neves Caribé de; Bonfim, Camila Barreto; Rios, Mino Correia; Garrido, Edleusa Nery; Galvão, Nila Mara SmithO suicídio é visto como um fenômeno multifacetado, plural e complexo. Embora no mundo, o número de suicídios tem diminuído, no Brasil as taxas vêm aumentando, especialmente em regiões do Nordeste como o município de Salvador. Desse modo, se faz necessário explorar o tema em solo soteropolitano para melhor prevenir e manejar esse problema de saúde pública. Realizar uma análise epidemiológica das notificações de suicídio no município de Salvador (BA) durante o período de 2015 a 2021. Trata se de um estudo epidemiológico de série temporal, com dados do DataSUS que incluíram as categorias sexo, cor/raça, estado civil, faixa etária e categorias relacionadas ao suicídio. Resultados e discussão: ocorreram 571 óbitos por suicídio com picos nos anos 2016 e 2021. O perfil sociodemográfico predominante foi sexo masculino, pardo, adulto e solteiro. Pessoas solteiras negras foram mais vulneráveis ao suicídio assim como homens negros. Além disso, homens pretos e pardos foram vítimas de suicídio em faixa etária mais jovem quando comparada com homens brancos. O número de mortes por suicídio na região aumentou no período estudado, especialmente nos anos em que houve crises econômicas políticas e/ou de saúde, como a pandemia de COVID-19. Esses dados podem auxiliar no planejamento da prevenção ao suicídio, principalmente para a população mais vulnerável.
- ItemAspectos psicossociais e terapêuticos da participação em grupos de ajuda mútua A.A. e N.A(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Marinho, Bruna Góes; Martins, Daniela Maria Barreto; Moraes, Paulo Wenderson Teixeira; Messeder, Marcos Luciano LopesEste estudo investigou os aspectos psicossociais e terapêuticos dos grupos de ajuda mútua Alcoólicos Anônimos (A.A.) e Narcóticos Anônimos (N.A.) relacionados à saúde mental dos dependentes químicos. Na introdução, foi exposto o histórico de consumo de substâncias psicoativas e a relevância social do tema. Essa monografia tem como objetivo geral apresentar uma análise crítica e detalhada sobre os aspectos psicossociais e terapêuticos em grupos de ajuda mútua A.A. e NA. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão narrativa de caráter exploratório-descritivo. No primeiro capítulo, discutiu-se sobre os conceitos de “Droga” e de “Dependência Química”, abordando suas definições e consequências. No segundo capítulo, discutiu-se o funcionamento e relevância sociopsicológica dos grupos de ajuda mútua A.A. e NA. No terceiro capítulo, foi exposto os desafios e limitações desses grupos. Os resultados da pesquisa indicam que tanto o A.A. quanto o NA desempenham um papel significativo no apoio aos membros em sua jornada de recuperação, oferecendo um ambiente de apoio emocional e permitindo que os participantes compartilhem experiências, desafios e conquistas relacionados à abstinência. Na conclusão, é ressaltado que, apesar da relevância sociopsicológica desses grupos, também é importante o reconhecimento de que o controle da dependência química não se limita à abstinência do consumo de substâncias, mas é o resultado de um processo complexo que envolve o encontro do indivíduo consigo mesmo, seus valores e crenças.
- ItemAtuação clínica e a saúde mental de psicólogos: um estudo exploratório(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Gusmão, Raquel Souza; Vasconcelos, Ísis Gosmes; Moraes, Paulo Wenderson Teixeira de; Rios, Mino CorreiaEssa pesquisa tem por objetivo contribuir com a compreensão acerca dos impactos psicológicos do trabalho clínico para os psicólogos. Nota-se a relevância teórica do tema a partir da falta de discussões sobre a psicoterapia enquanto uma atividade de trabalho e seus impactos sobre a saúde mental dos profissionais atuantes na clínica. O objetivo deste trabalho foi compreender a experiência dos psicoterapeutas acerca do trabalho clínico, examinando os sentimentos e percepções em relação ao trabalho e a saúde mental, compreendendo possíveis relações entre esses elementos. A metodologia utilizada foi a qualitativa de caráter exploratório por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com uma amostra por conveniência de seis psicólogos que atuam exclusivamente com atendimento psicoterápico há pelo menos dois anos, de qualquer abordagem psicoterápica. A análise dos dados foi realizada por meio do procedimento de análise temática de Bardin. Observou-se que a maioria dos entrevistados definiram a saúde mental como boa. No entanto, foi relatado sentimentos de insegurança, medo, solidão e insatisfação financeira em relação ao trabalho. A supervisão e a psicoterapia pessoal foram apontadas como as principais estratégias utilizadas para lidar com as questões do trabalho.
- ItemAvaliação neuropsicológica e terapia cognitivo comportamental: contribuições no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Desidério, Ellen Santos; Cerqueira, Aline Viana Mascarenhas; Ferreira, Maria Janeide Medrado; Cerqueira, Gustavo Luís CaribéO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) emerge como uma preocupação prevalente na saúde infantil, impondo prejuízos funcionais significativos e custos públicos. Este estudo objetivou compreender as interfaces entre avaliação neuropsicológica e Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) no tratamento dessa psicopatologia, destacando o impacto das técnicas dessa abordagem nas funções executivas. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a partir de 4 artigos e 7 capítulos de livros datados de 2011 a 2023 buscando uma amostra representativa para a análise. Os resultados indicaram que a avaliação neuropsicológica apoia o planejamento, a personalização, o monitoramento e a validação das intervenções, ao proporcionar dados aprofundados sobre o perfil cognitivo do paciente. Contudo, são necessários novos estudos interdisciplinares para abordar de forma mais específica os desafios e benefícios dessa prática clínica integrada.
- ItemBurnout materno no contexto pandêmico: a percepção de profissionais de psicologia sob o viés de gênero e outras interseccionalidades(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-14) Araújo, Janaína Veiga; Martins , Daniela Maria Barreto; Bonfim, Camila Barreto; Vidal, Sandra Maria Barreto MartinsA crise sanitária causada pelo novo Coronavírus trouxe consigo diversas mudanças na vida domiciliar das famílias brasileiras. A divisão de trabalho doméstico e do cuidado de filhos, que já era desigual no mundo pré-covid 19, passou a contribuir ainda mais para o adoecimento psíquico de mães no contexto pandêmico e de isolamento social. Esse trabalho busca compreender de que maneira as (os) psicólogas (os) percebem e lidam com a assistências à saúde mental e emocional de mães esgotadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na cidade de Salvador, Bahia, além de ampliar os estudos sobre a condição materna na pandemia e analisar como os (as) profissionais realizam o acolhimento com essas mães exaustas. Trata-se de uma pesquisa empírica, com caráter exploratório-descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturados com seis profissionais de psicologia que trabalham em UBS. As psicólogas entrevistadas evidenciam a existência de um quadro indicativo de burnout materno presente na população usuária da atenção básica soteropolitana, e retratam que desigualdades de gênero, raça e classe são fatores de risco para o desenvolvimento dessa síndrome, entretanto, há uma lacuna no tocante às políticas públicas para esse segmento da população. O burnout materno é um fenômeno presente em qualquer país que tenha em vigência uma cultura patriarcal e o Brasil faz parte desses países. Com a pandemia do COVID-19, a percepção do esgotamento materno se intensificou de acordo com as profissionais entrevistadas, na cidade de Salvador-Ba. O isolamento social, a maternidade solo, insegurança financeira e violência de raça e classe foram os principais fatores para essa intensificação. Os panoramas trazidos pelas psicólogas ainda trazem à tona a importância de políticas públicas voltadas para a mulher-mãe que vão além de sua gestação e puerpério.
- ItemConsciência, racismo e análise do comportamento(2021-12-16) Silva, Alan Gabriel Ribeiro da; Amorim, Ângelo Maurício de; Cavalcanti, Diogo Esmeraldo; Copque, Helen Lucia FreitasO racismo se constitui no nosso país de maneira estrutural, tendo sido um dos pilares da construção das nossas relações e se mantendo determinante até hoje na desigualdade social, econômica e na saúde mental da população negra. Parte do racismo à brasileira consiste na constante negação do racismo, mesmo frente às iniquidades inegáveis ao compararmos a situação social de negros e brancos. Sob a ótica da Análise do Comportamento, o conceito de consciência é tomado enquanto uma capacidade de compreensão do mundo e do próprio comportamento, e são refletidas neste trabalho as implicações de uma concepção da consciência como um produto social no contexto das relações raciais brasileiras. O objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre a consciência racial a partir da corrente da Análise do Comportamento. O presente estudo se constitui enquanto uma Revisão Narrativa de abordagem qualitativa, no qual foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, referência técnica do Conselho Federal de Psicologia, textos de portais e base de dados do governo federal. Diferentes tipos de racismo foram elencados para exprimir a complexidade do fenômeno e sua disseminação nos mais diversos âmbitos. Foram descritas mudanças em decorrência do desenvolvimento de uma consciência acerca da discriminação racial, cuidados a serem tomados por parte de profissionais da Psicologia e contribuições Analítico Comportamentais no enfrentamento do racismo. Foram observadas mudanças benéficas e prejudiciais a partir da consciência racial, sendo necessárias mais pesquisas a fim de produzir tecnologias e conhecimentos que sejam mais adequados à realidade brasileira.
- ItemContribuições da terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de compulsão alimentar: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-14) Seixas, Ana Luísa Cardoso; Bonfim, Camila Barreto; Silva, Silvia Maria Barreto da; Souza, Marta Vanessa Oliveira deO Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) é um Transtorno Alimentar marcado, principalmente, por frequentes episódios de compulsão alimentar. Dentre as diversas modalidades de tratamento para esse quadro, destaca-se a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), abordagem psicoterápica amplamente estudada devido ao somatório de evidências sobre a sua eficácia. O presente trabalho é uma revisão integrativa que visou investigar as possíveis contribuições da TCC no tratamento do TCA, bem como a descrição do modelo cognitivo dos pacientes com este transtorno e as principais técnicas utilizadas como intervenção. Foi realizada uma busca na base de dados Pubmed a fim de encontrar artigos, teses, e dissertações, com os seguintes critérios de inclusão: publicações entre 2014 a 2022 e em português ou inglês acerca do tratamento da TCC Beckiana para o TCA. Foram encontrados 16 artigos em resposta aos critérios previstos, que foram ordenados em um quadro síntese e, desse modo, foi possível delinear as principais características dos indivíduos com esse diagnóstico, como baixa autoestima, crenças disfuncionais e comportamentos disfuncionais em relação à alimentação, além das técnicas comumente utilizadas, como a psicoeducação, conceituação cognitiva e prevenção de recaída. Como conclusão do trabalho, foi notado que o tratamento da TCC mostrou-se eficaz na melhora de sintomas e recuperação do quadro, podendo ser combinado ou não com outras intervenções, como Dietoterapia e uso do Exercício Físico.
- ItemCorpos em potência: o afeto como meio de transformação psicossocial e política na comunidade LGBTIA+(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Rebouças, Janaína Câmara; Ressureição, Sueli Barros da; Simões, Claúdia Regina Sobral; Medrado, Clarissa Iris Rocha Leite; Ferreira, Camila DaltroA sociedade permeada por uma lógica binária e cisheteronormativa de controle e estigmatização à comunidade LGBTIA+, reserva a ela o contexto de exclusão social, injustiça e discriminação. Essa realidade não apenas paralisa, mas também exerce um impacto significativo psicológico, subjetivo e político sobre os indivíduos que compõem essa comunidade. Ao pensar na dimensão da afetividade no campo político das exclusões sociais, é possível levar em consideração a construção de contradiscursos que retirem o sujeito do lugar de subalternidade e atuação secundária. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é investigar o impacto da construção de redes de afetos na transformação psicossocial e política de sujeitos da comunidade LGBTIA+ frente a situações de injustiça social no contexto brasileiro, no período compreendido entre 2013 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo realizado através de revisão integrativa de literatura, a partir dos resultados achados nas bases de dados CAPES, LILACS e Repositório PUC-SP, sendo então discutidos à luz da Psicologia Social Crítica. Os resultados apontam para as potencialidades dos espaços de socialização como meios de enfrentamento às adversidades da exclusão social, sendo a representatividade, a arte e o compartilhamento de espaços coletivos também uma forma de afirmação identitária ao grupo. Desse modo, entende-se a importância da construção de redes de afeto como meio de transformação à realidade de pessoas LGBTIA+, colocando a humanidade no centro dessa necessidade. Além disso, faz-se importante a continuidade de outras pesquisas que conversem sobre a temática.
- ItemDesafios do acompanhamento terapêutico escolar: Uma revisão integrativa sobre a percepção de ATEs sobre as relações com a instituição escolar(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2024-07-03) Viana, Marília Cairo; Vasconcelos, Ísis Gomes; Rios, Mino Correia; Carvalho, Izabel Cristina Vale deO presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão integrativa de trabalhos acadêmicos que contém relatos de acompanhantes terapêuticos escolares (ATEs), com enfoque na análise da percepção das relações desses profissionais com as instituições escolares que os recebem. Para tal, foi feita uma breve contextualização do histórico do acompanhamento terapêutico. O método contempla duas etapas da pesquisa: a revisão integrativa com extração dos dados e a análise qualitativa dos trechos de relatos de ATEs. Para a análise de dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ, que permite a quantificação e a aplicação de cálculos estatísticos às variáveis qualitativas presentes nos textos analisados. Foram selecionados, inicialmente, 47 trabalhos, dentro do recorte temporal de 2015 (ano da instituição da Lei Brasileira de Inclusão - LBI) a 2023. A partir dessa amostra, após o processo de leitura e análise, foram escolhidos 8 textos, que trouxeram um total de 117 trechos abordando a relação do ATE com o ambiente escolar. A análise do dendrograma gerado, sua análise fatorial e análise de similitude trouxe resultados que mostram como a relação com as professoras envolve, principalmente, questões acerca de permanência em sala de aula, e como é importante o diálogo para que a rotina da criança acompanhada seja o mais próximo da promoção de inclusão possível, gerando o melhor aproveitamento para o estudante. As atividades propostas devem ter o objetivo de integrar o estudante ao grupo, e muitas vezes o ATE surge como um ponto de apoio entre a relação do estudante com os colegas e a professora, porém visto como um profissional “solo”. A partir dessa visão, e dos resultados obtidos, percebe-se que os ATEs não sentem muito suporte partindo das instituições, muitas vezes realizando tarefas de responsabilidade de outros profissionais da escola.
- ItemDesafios do acompanhamento terapêutico escolar: uma revisão integrativa sobre a percepção de ATES sobre as relações com a instituição escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Viana, Marília Cairo; Vasconcelos, Ísis Gomes; Rios, Mino Correia; Carvalho, Izabel Cristina Vale deO presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão integrativa de trabalhos acadêmicos que contém relatos de acompanhantes terapêuticos escolares (ATEs), com enfoque na análise da percepção das relações desses profissionais com as instituições escolares que os recebem. Para tal, foi feita uma breve contextualização do histórico do acompanhamento terapêutico. O método contempla duas etapas da pesquisa: a revisão integrativa com extração dos dados e a análise qualitativa dos trechos de relatos de ATEs. Para a análise de dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ, que permite a quantificação e a aplicação de cálculos estatísticos às variáveis qualitativas presentes nos textos analisados. Foram selecionados, inicialmente, 47 trabalhos, dentro do recorte temporal de 2015 (ano da instituição da Lei Brasileira de Inclusão- LBI) a 2023. A partir dessa amostra, após o processo de leitura e análise, foram escolhidos 8 textos, que trouxeram um total de 117 trechos abordando a relação do ATE com o ambiente escolar. A análise do dendrograma gerado, sua análise fatorial e análise de similitude trouxe resultados que mostram como a relação com as professoras envolve, principalmente, questões acerca de permanência em sala de aula, e como é importante o diálogo para que a rotina da criança acompanhada seja o mais próximo da promoção de inclusão possível, gerando o melhor aproveitamento para o estudante. As atividades propostas devem ter o objetivo de integrar o estudante ao grupo, e muitas vezes o ATE surge como um ponto de apoio entre a relação do estudante com os colegas e a professora, porém visto como um profissional “solo”. A partir dessa visão, e dos resultados obtidos, percebe-se que os ATE’s não sentem muito suporte partindo das instituições, muitas vezes realizando tarefas de responsabilidade de outros profissionais da escola.
- ItemDesejo latente: a experiência de uma mulher negra em busca de lugares de destaque(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-18) Vieira , Crislaine Libório; Morais, Paulo Wenderson Teixeira; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Gutierrez, Suzana Pilar Lopes Cardoso SantosO presente estudo tem como objetivo investigar as experiências de pessoas negras em negociações para ascensão a espaços de destaque. Utilizou-se a Análise de Conteúdo como metodologia de pesquisa qualitativa, que permite analisar e interpretar conteúdos não mensuráveis e subjetivos. O material analisado foi um relato autobiográfico do autor, visando examinar correspondências entre a trajetória pessoal e as discussões sobre identidade racial, ascensão social e econômica da população negra, além do sofrimento psíquico na busca por reconhecimento. Para a análise do relato autobiográfico, utilizou-se a plataforma de inteligência artificial Atlas TI, que em sua análise inicial identificou quatro eixos temáticos principais: autoconhecimento, identidade, desigualdade e superação de desafios, dos quais continham categorias que foram revisadas e reformuladas para melhor atender ao objetivo deste estudo. Para embasar a discussão dos resultados, foram utilizadas referências de diferentes áreas de conhecimento como a psicologia, sociologia e filosofia, destacando autores como Frantz Fanon, Carla Akotirene, Silvio Almeida, W.E.B. Du Bois e Neusa Santos Souza. Conclui-se que a experiência de uma pessoa negra em busca de destaque, espaços de poder e prestígio é geralmente atravessada pelo racismo estrutural, resultando em impactos sociais, econômicos, emocionais e psicológicos significativos que impactam diretamente na trajetória do sujeito, influenciando os comportamentos, ideologias e crenças que o norteiam.
- Item“E eu não sou uma mulher?”: a escuta de mulheres negras em situação de rua sobre a psicologia e o cuidado nos consultórios na rua (CNAR) de Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Souza, Maria Luiza Cysne de; Bernardo, Kátia Jane Chaves; Leite, ClarissaA invisibilidade da população em situação de rua, tão presente na sua vivência diária, apresenta nuances quando recortes de raça e gênero são feitos dentro da heterogeneidade que a compõe. Os preconceitos que circundam a vivência de mulheres negras, já marcadas por tantos estigmas, se acentuam no contexto da situação de rua. E as dores físicas e emocionais dessa existência denunciam a importância e necessidade de acesso aos cuidados da atenção básica, bem como a profissionais de psicologia que enxerguem e levem em conta as particularidades dessas mulheres. O presente trabalho objetiva compreender a percepção das mulheres negras em situação de rua acerca do cuidado ofertado por psicólogas(os) nos Consultórios na Rua da Cidade de Salvador - BA. A abordagem do estudo em questão foi quantitativa descritiva, utilizando-se de questionários para a coleta de dados e posterior utilização da plataforma de software Statistical Package for the Social Science (SPSS) para analisar os dados. Observou-se que o cuidado da psicologia nos Consultórios na Rua possui muitas potencialidades segundo a percepção das mulheres negras em situação de rua. Dessa forma, pensar nas percepções das usuárias acerca desse cuidado é abrir possibilidade de escuta de sujeitos marcados pela invisibilidade, além de estabelecer e fomentar discussões sobre um tema ainda pouco explorado pela literatura, bem como problematizar a atuação da Psicologia nesses espaços de exclusão e sofrimento psíquico.
- ItemEfeitos da estimulação cognitiva através da música em pessoas com demência: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Martins, Cristiane Ferreira; Lima, Amanda Avelar; Bonfim, Camila BarretoEsta pesquisa visa identificar o impacto da música na estimulação cognitiva de pessoas com demência, através de uma revisão integrativa de literatura dos últimos 10 anos na área da saúde. Foram incluídos 6 estudos usando o fluxograma PRISMA. Os estudos selecionados advieram da Austrália, Brasil, Colômbia, China, Holanda e Portugal, disponíveis em português, inglês e espanhol, utilizando os descritores: música, estimulação cognitiva e demência, nas bases Lilacs, Pubmed, Medline, CAPES e IBECS. Notou-se que a estimulação cognitiva através da música pode evocar memórias autobiográficas, expressões emocionais e potencializar habilidades sociais em pessoas com demência, especialmente em sessões musicais em grupo. Divergências teóricas foram encontradas na análise da qualidade de vida, de modo que o prejuízo mnemônico da população pode comprometer as respostas dos questionários de auto-relato. Conclui-se que intervenções musicais podem estimular áreas preservadas do cérebro, melhorando habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Mais pesquisas são necessárias para ampliar as investigações empíricas sobre o assunto.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »