Bacharelado em Psicologia - DEDC1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Psicologia - DEDC1 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUso da terapia cognitiva baseada em mindfulness na prevenção de recaída para pacientes com depressão: uma revisão sistemática(2015-11-18) Rizzuti, Micael Santana; Siquara, Gustavo Marcelino; Lima, Cássio dos Santos; Nunes, Ludimila MotaO trabalho de conclusão de curso a seguir teve como objetivo analisar a eficácia da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness na prevenção de recaída em pacientes com remissão de episódio depressivo maior. Realizou-se uma revisão de 9 artigos publicados encontrado nos periódicos SciELO, Pubmed e LILACS. Os resultados dos artigos selecionados foram divididos em tópicos envolvendo participantes, instrumentos utilizados, eficácia na depressão, ideação suicida, ruminação e benefícios da MBCT. Os artigos revisados apresentaram resultados efetivos diante de seus objetivos a partir do uso da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness com prevenção de recaída e melhora dos sintomas residuais em pacientes com depressão. Nos resultados mais modestos, com o uso da MBCT, foi pelo menos tão efetivo quanto uso de antidepressivos em comparação a outros tratamentos. Sendo assim, a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness se apresenta como uma alternativa efetiva na prevenção de recaídas para pacientes com depressão maior reincidente e diminuição dos sintomas depressivos residuais. Além disso, apresentou diversos benefícios para vida do sujeito envolvendo melhora na qualidade de vida, humor e diminuição de risco de suicídio sem os efeitos colaterais dos medicamentos antidepressivos.
- ItemVII Café Científico: o saber fazer com a Psicologia(2021-05-31) Rodrigues, Abraão Carneiro do Carmo; Meneses, Anne Caroline Vilasboas; Sampaio, Betânia Maria da Silva; Carneiro, Bianca dos Santos; Ribeiro, Cauê do Nascimento; Santos, Daiana Nascimento dos; Araújo, Janaína Veiga; Bernardo, Kátia Jane Chaves; Boaventura, Lenon Silva; Santos, Priscila Sena dos; Trindade, Rafaele Andrade; Oliveira, Sadi Borges Lopes deO VII Café Científico - O saber-fazer com a Psicologia – encontro de trabalho de natureza seriada e renovada a cada ano pela Coordenação do Serviço de Psicologia, conta com o apoio do Departamento de Educação do Campus I, Colegiado do Curso, Serviço de Psicologia e Comissão Discente Organizadora e vem fomentando, entre os discentes e os egressos do Curso de Psicologia da UNEB, o compartilhamento de experiência das modalidades de produção científica/acadêmica a exemplo de Trabalhos Acadêmicos orientados, Relatos de TCC já concluídos, Relatos de Estágio Supervisionado I e III, Relatos de Experiências no Mercado de Trabalho em Psicologia, Trabalhos de Pesquisa e Trabalhos vinculados às Ações Extensionistas em atividade no Serviço de Psicologia. O evento foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, através da plataforma Teams, tendo como público alvo discentes e professores do curso de psicologia da UNEB e demais interessados pelos temas. A programação incluiu mesas-redondas com o intuito de promover a troca de experiências entre os participantes do evento: discentes que apresentaram seus trabalhos, docentes mediadores e estudantes presentes como ouvintes.
- ItemVIII Café Cientifico,2021(2021-11-25) Rodrigues, Abraão Carneiro do Carmo; Carneiro, Bianca dos Santos; Santos, Elizabeth de Jesus; Silva, Jamile de Souza Carvalho da; Bernardo, Kátia Jane Chaves; Santos, Priscila Sena dos; Oliveira, Sadi Borges Lopes deO VIII Café Científico é projeto de extensão coordenado pelo serviço de psicologia da UNEB com o apoio do Departamento de Educação do Campus I, Colegiado do Curso, Serviço de Psicologia e Comissão Discente Organizadora. Oferecido anualmente, no segundo semestre letivo, tem como principal objetivo o compartilhamento entre os discentes e os egressos do Curso de Psicologia da UNEB, as produções cientificas/acadêmicas produzidas ao longo dos semestres, a exemplo de Trabalhos Acadêmicos orientados, Relatos de TCC já concluídos, Relatos de Estágios Supervisionados, Relatos de Experiências no Mercado de Trabalho em Psicologia, Trabalhos de Pesquisa e Trabalhos vinculados às Ações Extensionistas em atividade no Serviço de Psicologia.
- ItemConsciência, racismo e análise do comportamento(2021-12-16) Silva, Alan Gabriel Ribeiro da; Amorim, Ângelo Maurício de; Cavalcanti, Diogo Esmeraldo; Copque, Helen Lucia FreitasO racismo se constitui no nosso país de maneira estrutural, tendo sido um dos pilares da construção das nossas relações e se mantendo determinante até hoje na desigualdade social, econômica e na saúde mental da população negra. Parte do racismo à brasileira consiste na constante negação do racismo, mesmo frente às iniquidades inegáveis ao compararmos a situação social de negros e brancos. Sob a ótica da Análise do Comportamento, o conceito de consciência é tomado enquanto uma capacidade de compreensão do mundo e do próprio comportamento, e são refletidas neste trabalho as implicações de uma concepção da consciência como um produto social no contexto das relações raciais brasileiras. O objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre a consciência racial a partir da corrente da Análise do Comportamento. O presente estudo se constitui enquanto uma Revisão Narrativa de abordagem qualitativa, no qual foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, referência técnica do Conselho Federal de Psicologia, textos de portais e base de dados do governo federal. Diferentes tipos de racismo foram elencados para exprimir a complexidade do fenômeno e sua disseminação nos mais diversos âmbitos. Foram descritas mudanças em decorrência do desenvolvimento de uma consciência acerca da discriminação racial, cuidados a serem tomados por parte de profissionais da Psicologia e contribuições Analítico Comportamentais no enfrentamento do racismo. Foram observadas mudanças benéficas e prejudiciais a partir da consciência racial, sendo necessárias mais pesquisas a fim de produzir tecnologias e conhecimentos que sejam mais adequados à realidade brasileira.
- ItemA construção da afetividade da mulher negra na monogamia(UNEB, 2023-12-14) Araujo, Ana Carolina Fernandes Santos; Checa, Meire Pereira; Lopes, Josiane Mota; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoEsta monografia se debruça em pesquisar o processo de construção da afetividade de mulheres negras brasileiras dentro da monogamia. O embasamento teórico pautou as mudanças do papel da mulher dentro da família com a constituição do modelo monogâmico, incluindo a abordagem do papel da mulher negra no Brasil a partir da perspectiva interseccional. Também, foram consultados dados demográficos para a compreensão de conceitos e fenômenos essenciais, bem como, fontes complementares a temática referente ao tema em tela. O objetivo geral delineado é compreender como a monogamia afetou(a) a construção da afetividade da mulher negra e para isso foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Identificar como a mulher negra vivencia sua afetividade; entender a concepção do que é a monogamia para essas mulheres; analisar como esse processo impacta a vida afetiva de mulheres negras em relacionamentos conjugais. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, optando pelo método exploratório e interseccional. Foi utilizada enquanto instrumento uma entrevista semiestruturada. O público que participou da pesquisa foram cinco mulheres negras aleatórias de cinco gerações diferentes. Como resultado, observou-se que as participantes demonstram afeto através do cuidado por meio do servir e possuem dificuldade em reconhecer outras formas de afeto. Além disso, elas também identificam tanto na família quanto na religião uma constante manutenção da submissão feminina. Em contraponto, a formação acadêmica surge como ferramenta significativa para retomada da autonomia feminina. Esperamos que a contribuição desta pesquisa venha promover cuidados dentro da psicologia referentes à construção da afetividade nas mulheres negras.
- ItemAnálise epidemiológica das pessoas vítimas de suicídio no município de Salvador (BA) de 2015 à 2021.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Azevedo, Luana Neves Caribé de; Bonfim, Camila Barreto; Rios, Mino Correia; Garrido, Edleusa Nery; Galvão, Nila Mara SmithO suicídio é visto como um fenômeno multifacetado, plural e complexo. Embora no mundo, o número de suicídios tem diminuído, no Brasil as taxas vêm aumentando, especialmente em regiões do Nordeste como o município de Salvador. Desse modo, se faz necessário explorar o tema em solo soteropolitano para melhor prevenir e manejar esse problema de saúde pública. Realizar uma análise epidemiológica das notificações de suicídio no município de Salvador (BA) durante o período de 2015 a 2021. Trata se de um estudo epidemiológico de série temporal, com dados do DataSUS que incluíram as categorias sexo, cor/raça, estado civil, faixa etária e categorias relacionadas ao suicídio. Resultados e discussão: ocorreram 571 óbitos por suicídio com picos nos anos 2016 e 2021. O perfil sociodemográfico predominante foi sexo masculino, pardo, adulto e solteiro. Pessoas solteiras negras foram mais vulneráveis ao suicídio assim como homens negros. Além disso, homens pretos e pardos foram vítimas de suicídio em faixa etária mais jovem quando comparada com homens brancos. O número de mortes por suicídio na região aumentou no período estudado, especialmente nos anos em que houve crises econômicas políticas e/ou de saúde, como a pandemia de COVID-19. Esses dados podem auxiliar no planejamento da prevenção ao suicídio, principalmente para a população mais vulnerável.
- ItemA atuação de psicólogas(os) em meio fechado na cidade de Salvador - BA: o trabalho socioeducativo possível(UNEB, 2024-03-08) Pereira, Pedrina da Conceição; Checa, Meire Pereira; Medrado, Clarissa Iris Rocha Leite; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoA presente pesquisa objetivou investigar a atuação dos psicólogos dentro das instituições socioeducativas em meio fechado no município de Salvador -BA. O aporte teórico que sustenta esse trabalho está baseado em Irene Rizzini e Irma Rizzini (2004; 2011), Pereira Junior (2018), Oliveira et al (2015), Patto (1984), entre outros teóricos, bem como nos documentos que regulamentam a política socioeducativa do Estado e da categoria de Psicologia que orienta a prática profissional. Os objetivos específicos estabelecidos compreendem: identificar as atividades dos profissionais de psicologia no atendimento a adolescentes dentro das unidades socioeducativas de internação; compreender os desafios enfrentados na atuação dos profissionais de psicologia; analisar as possibilidades na atuação desses profissionais de psicologia no atendimento dos internos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de método exploratório e interseccional, trazendo as (os) psicólogas(os) que atuam com medidas socioeducativas em unidades de meio fechado. Utilizou-se como instrumento para coleta das informações uma entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo respalda a interpretação das informações obtidas, apoiando-se, sobretudo, no aporte teórico deste trabalho. Os resultados revelam a atuação do psicólogo nesse espaço e as condições de trabalho possíveis com adolescentes internos em conflito com a lei.
- ItemRepercussões da dança afro na formação de identidade cultural de pessoas negras: tornar-se negr@ a partir da experiência dançante(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Cruz, Laura Sergio da; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Santos, Carla Liane Nascimento; Santos, Taíse dos Anjos; Rebouças, Ágatha Simas SouzaO processo de formação identitária de cada pessoa perpassa por diversos âmbitos, internos e externos a ela, e a dança afro é um elemento que pode possuir um papel significativo na formação da identidade cultural das pessoas negras. Este trabalho é fruto das investigações minuciosas que busca responder à seguinte pergunta: “Como a prática da dança afro repercute na formação da identidade cultural de pessoas negras?”. Com o objetivo geral de investigar as repercussões da dança afro na formação da identidade cultural de pessoas negras, os objetivos específicos estabelecidos foram: investigar as experiências de inserção das pessoas negras na prática de dança afro, investigar as repercussões simbólicas e culturais da prática de dança afro no repertório identitário de pessoas negras e investigar as repercussões sociais da prática de dança afro na vida cotidiana. A abordagem metodológica utilizada foi a metodologia qualitativa de netnografia com a realização de análise de conteúdo, com base na teoria fundamentada, a partir dos dados obtidos com a transcrição de duas lives com a temática: “Formando Identidades: tornar-se negr@ a partir da experiência dançante”, disponibilizadas na plataforma, on-line e pública, do YouTube no canal Epopeias e Filosofias Negras Uneb e analisados no software Atlas.ti. Assim, este trabalho visa contribuir para o campo social e da psicologia, investigando a importância da prática da dança afro para a construção da identidade cultural negra, sua relevância na luta contra o racismo e o compromisso ético, social e político do profissional da psicologia para a construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e oportuna para aqueles que foram marginalizados por tanto tempo.
- ItemEmbaixo dos caracóis de @cachoscarter: estudo sobre as estratégias de apresentação de si utilizadas por influenciadora digital consolidada no nicho lifestyle no Instagram(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Santos, Vívia de Santana; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Oliveira , Mariana; Neves, AnaA atual tendência do comportamento social em compartilhar experiências pessoais no Instagram, juntamente com a forma como as influenciadoras digitais se posicionam nessa plataforma, é um fenômeno significativo nas interações sociais contemporâneas. Este estudo de caso focou em uma influenciadora digital consolidada do nicho lifestyle, visando analisar suas estratégias de apresentação no Instagram. O objetivo foi mapear sua performance e investigar como ela utiliza os recursos da plataforma. Utilizando uma abordagem metodológica abdutiva, dados foram coletados e analisados a partir de uma análise etnográfica do perfil da influenciadora no Instagram. A pesquisa mostrou que a apresentação de uma influenciadora no Instagram é um processo complexo e dinâmico. Isso inclui a escolha de um tema central, o desenvolvimento de uma identidade coerente, e também aprender a interagir e utilizar as ferramentas da plataforma de forma eficaz. A presença constante na plataforma, juntamente com a análise e adaptação do conteúdo de acordo com as métricas disponibilizadas pela rede social digital, emerge como uma estratégia crucial na construção e manutenção da influência digital.
- ItemInclusão escolar de crianças com Síndrome de Down: o papel do acompanhante terapêutico(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Álvares, Mariana Freaza; Bittelbrunn, Edna; Ferreira, Janeide Medrado; Farias, Larissa Soares Ornellas; Gonçalves, Andréa Tenório DinizO presente trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar as interfaces entre o papel do acompanhante terapêutico e a inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. O acompanhamento terapêutico se configura como uma atuação possível a psicologia em diferentes contextos, e a práxis desse profissional com estudantes que possuem a trissomia do cromossomo 21 deve objetivar contribuir na formação de cidadãos protagonistas na sua trajetória de vida. Nessa produção, a escola considerada inclusiva é aquela na qual todos os indivíduos são vistos e acolhidos nas suas singularidades. Assim, a revisão de literatura aqui desenvolvida registrou a distinção entre inclusão e integração na escola, identificou singularidades que podem ser apresentadas nas crianças com Síndrome de Down e explicitou a função do A.T. no processo de inclusão escolar a partir do diálogo entre diferentes referências do campo da psicologia e educação, bem como experiências da autora enquanto acompanhante terapêutica. Diante disso, concluiu-se que as instituições de ensino que se afastam da lógica da integração e sustentam a inclusão efetiva, propiciam espaços de escuta e pertencimento às crianças com Síndrome de Down.
- ItemDesafios do acompanhamento terapêutico escolar: Uma revisão integrativa sobre a percepção de ATEs sobre as relações com a instituição escolar(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2024-07-03) Viana, Marília Cairo; Vasconcelos, Ísis Gomes; Rios, Mino Correia; Carvalho, Izabel Cristina Vale deO presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão integrativa de trabalhos acadêmicos que contém relatos de acompanhantes terapêuticos escolares (ATEs), com enfoque na análise da percepção das relações desses profissionais com as instituições escolares que os recebem. Para tal, foi feita uma breve contextualização do histórico do acompanhamento terapêutico. O método contempla duas etapas da pesquisa: a revisão integrativa com extração dos dados e a análise qualitativa dos trechos de relatos de ATEs. Para a análise de dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ, que permite a quantificação e a aplicação de cálculos estatísticos às variáveis qualitativas presentes nos textos analisados. Foram selecionados, inicialmente, 47 trabalhos, dentro do recorte temporal de 2015 (ano da instituição da Lei Brasileira de Inclusão - LBI) a 2023. A partir dessa amostra, após o processo de leitura e análise, foram escolhidos 8 textos, que trouxeram um total de 117 trechos abordando a relação do ATE com o ambiente escolar. A análise do dendrograma gerado, sua análise fatorial e análise de similitude trouxe resultados que mostram como a relação com as professoras envolve, principalmente, questões acerca de permanência em sala de aula, e como é importante o diálogo para que a rotina da criança acompanhada seja o mais próximo da promoção de inclusão possível, gerando o melhor aproveitamento para o estudante. As atividades propostas devem ter o objetivo de integrar o estudante ao grupo, e muitas vezes o ATE surge como um ponto de apoio entre a relação do estudante com os colegas e a professora, porém visto como um profissional “solo”. A partir dessa visão, e dos resultados obtidos, percebe-se que os ATEs não sentem muito suporte partindo das instituições, muitas vezes realizando tarefas de responsabilidade de outros profissionais da escola.
- ItemMergulho em si: um olhar da Gestalt-terapia para as transformações pessoais vividas com a ingestão do Chá de Ayahuasca.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Cruz, Yago dos Santos; Nunes, Ludimila Mota; Barbosa, Paulo Cesar Ribeiro; Fontoura, ClarissaA ingestão do chá de Ayahuasca é uma pratica de povos da região amazônica que se espalhou e vem crescendo no Brasil, América, Europa e fora do ocidente. Embora crescente, aqui no Brasil, é somente legalizada para fins religiosos e proibida em muitos países devido seus efeitos adversos desconhecidos. Os diversos relatos de praticantes ayahuasqueiros de centros e igrejas legalizadas apontam para quadros de mudanças comportamentais e atitudes benéficas em suas vidas após a ingestão do chá com certa frequência e até mesmo após uma única dose. Esta pesquisa de natureza qualitativa exploratória indutiva, objetiva investigar e compreender, na perspectiva da Gestalt-terapia, possíveis transformações e autoconhecimento de pessoas que experienciaram beber o chá de ayahuasca há mais de 2 anos em centros ayahuasqueiros oficializados. Após revisão bibliográfica dos temas centrais, o pesquisador entrevistou 4 participantes em idade legal de centros ayahuasqueiros através de entrevista semiestruturada com auxílio de um questionário-roteiro. O conteúdo da entrevista foi gravado em áudio mediante o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) assinado pelos participantes. Posteriormente, foi analisado pela técnica de análise de conteúdo temática de Bardin (AC) e, por fim, a pesquisa discute a proximidade dos significados dentro dos relatos dos participantes com conceitos explicativos da Gestalt-Terapia.
- ItemA ansiedade enquanto recurso de mudança: um estudo de caso gestáltico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-14) Pinto, Kirtana Jaya dos Reis; Nunes, Ludimila Mota; Silva, José Diego Santos; Pérsico, Milena de OliveiraEste trabalho surge com o intuito de investigar e compreender a ansiedade, seus desdobramentos nas relações contemporâneas e como através da visão e do manejo clínico Gestáltico, podemos pensar em formas de criar um diálogo mais saudável com a ansiedade. Foi utilizado o estudo de caso descritivo realizado com base nos atendimentos psicoterápicos individuais de Hydria (pseudônimo), uma mulher adulta que possuía queixas de ansiedade e dificuldade na relação com o outro. Este sentimento mesmo que pela dor, lhe convidou a olhar para si e serviu de porta voz para um corpo que buscava mudanças, e através do acolhimento e do diálogo com a ansiedade proporcionado pela clínica gestáltica, foi capaz de fluir no ciclo de contato e fechar suas gestalten. O trabalho se faz pertinente na possibilidade de pensar a ansiedade de forma mais integrativa e saudável frente a necessidade de lidar com cada vez mais casos de sofrimentos e transtornos de ansiedade na sociedade contemporânea.
- ItemRepercussões do racismo institucional na saúde mental de negros universitários(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos Filho, Adelmo dos; Bonfim, Camila Barreto; Tavares, Jeane Saskya Campos; Lacerda , Roberto dos SantosFalar sobre as repercussões do racismo institucional na saúde mental de negros universitários é expor as marcas sociais que o corpo negro carrega, e como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser espaços propensos a potencializar essas violências. Este estudo foi pensado para provocar reflexões e a partir delas identificar como o racismo institucional pode repercutir na saúde mental dos negros universitários, considerando identificar situações de violência racial nesse ambiente; compreender como essas experiências podem apresentar indicadores de alteração na saúde mental e; levantar estratégias de enfrentamento frente às situações apresentadas. Para o processo de produção de dados foi realizado um encontro em formato de grupo focal com oito estudantes da Universidade do Estado da Bahia - Campus I, de diferentes cursos, semestres e turnos. A pesquisa parte de uma análise interpretativa pensada pela hermenêutica-dialética, tendo como base a compreensão do lugar social que o sujeito da pesquisa ocupa, assim como o investigador-intérprete, referindo-se à raça, gênero, classe e sexualidade enquanto elementos estruturais. Com isto, foi possível perceber como o racismo institucional afeta os negros universitários, reproduzindo violências raciais que são estruturais, causando alterações na saúde mental destes estudantes, em seus desempenhos acadêmicos e na forma como percebem os seus corpos. Contudo, ainda que vivenciando essas agressões sistemáticas, os estudantes conseguem montar estratégias de resistência e enfrentamento para permanecer na Instituição de ensino.