Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14 por Palavras-chave "aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA autonomia na aprendizagem de lingua inglesa: relações com a motivação e as práticas pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Maia, Leidiane Souza; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEste trabalho tem por objetivo investigar como o desenvolvimento da autonomia do aprendiz pode possibilitar um processo de aprendizagem de LI mais motivador e eficaz. Investiga, também, sua relação com as práticas pedagógicas e discute como as mesmas podem ser capazes de levar os aprendizes a se tornarem sujeitos de sua própria aprendizagem. A pesquisa é qualitativa de base etnográfica, pois se configura como uma metodologia eficiente de abordagem ao problema. Os dados foram obtidos através de observações indiretas e de questionários distribuídos entre os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado na cidade de Conceição do Coité – Ba. Os resultados revelam que muitos dos aprendizes sentem-se desmotivados para aprender a língua inglesa e que algumas práticas e/ou atividades utilizada pelos professores não os incentiva a ter atitudes mais autônomas em relação a aprendizagem de Inglês.
- ItemA plataforma youtube como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa na região sisaleira- ba: contribuições possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Silva, Ludimilia Souza da; Silva, Ludimilia Souza da; Ferraz, Débora Araújo da Silva; Almeida , Rafaela dos SantosEsta pesquisa pretende discutir e explorar as potencialidades da ferramenta YouTube para a aprendizagem de Língua Inglesa, a partir de experiências de aprendizagem com materiais disponíveis na plataforma. A pesquisa envolvida neste estudo é qualitativa e de base etnográfica, e os dados obtidos foram oriundos de dois instrumentos de pesquisa, o questionário e a entrevista, ambos destinados aos alunos do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas do Campus XIV. Ela tem como base teórica, autores como Burgess e Green (2009), Moran (1995), Caiado e Leffa (2017), Monte Mór (2010) e Ferraz (2018), além de outros que discutem a aprendizagem de línguas estrangeiras centrada em recursos tecnológicos, e com ênfase na linguagem multimodal. Os resultados obtidos nos mostram que a plataforma para o aprendizado da língua inglesa é satisfatória, e é capaz de despertar o interesse por parte do aprendiz, incentivando-o para uma aprendizagem autônoma da língua alvo. A utilidade deste estudo centra-se na possibilidade que ele abre para o incentivo ao desenvolvimento e aprimoramento de habilidades linguísticas da Língua Inglesa, expansão de vocabulário, e prática gramatical, de forma interativa e independente.
- ItemA tecnologia móvel na aprendizagem de LI: O uso do celular nas escolas públicas do município de Coité(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Silva, Yngrid dos Santos; Maia, Marilene; Melo, Líbia Gertrudes; Ferreira, Verner RafaelEste trabalho objetiva investigar a inserção de uma tecnologia móvel em aulas de Língua Inglesa (LI), no caso o aparelho celular com o auxílio do fone de ouvido como ferramenta pedagógica na aprendizagem de LI, com o intuito de desenvolver habilidades de listening comprehension -tão importantes para a compreensão da língua-. Acredita-se que com advento da internet e da mobilidade dos telefones celulares a questão do ensino de LI estar atrelado a laboratórios de línguas ou laboratórios multimídias, já não faz mais tanto sentido quando se é considerado a expansão das redes de internet sem fio (wi-fi) e do grande alcance da telefonia no Brasil. E neste cenário de aproximação e facilidade que a tecnologia móvel permite, foi procurado investigar as maneiras pelas quais o aparelho celular pode ser integrado as práticas de aprendizagem e de reforço para o desenvolvimento da LI. Quanto ao contexto educacional de ensino/aprendizagem de LI nas escolas públicas de Coité partiu dos princípios pedagógicos da Pedagogia dos Multiletramentos que é um conjunto de estudo referente aos estudos sobre Multiplos letramentos, principalmente, advindos dos espaços digitais e tecnologias de comunicação.
- ItemAprendendo a ensinar: contribuição da perspectiva intercultural na aprendizagem- ensino de língua inglesa de professores em formação.(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Costa, Naiane Oliveira Araujo; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Sodré, Fernando da Conceição; Cruz, Letícia Telles daO presente trabalho busca apresentar uma forma de aprender uma outra língua, nesse caso a língua inglesa a partir da perspectiva intercultural. Essa pesquisa demonstra a possibilidade de aprender essa língua outra tendo como base a contribuição da interculturalidade em sala de aula. Trabalhar através dessa perspectiva no contexto do aprendiz, amplia o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento de sua criticidade e compreensão da língua outra. Desse modo, busco relatar a importância de trabalhar segundo esse viés, pois os sujeitos terão a possibilidade de conhecer a si mesmos e ao outro. A partir do momento que vivências e costumes são trazidos para a sala de língua estrangeira, os aprendizes começam a se sentir mais à vontade. Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de aprender a língua estrangeira fazendo o uso dos aspectos culturais. Esse trabalho tem como base a pesquisa auto/etnográfica e busca refletir sobre a perspectiva intercultural como colaboradora no processo de aprendizagem/ensino de língua inglesa de professores em formação da Universidade do Estado da Bahia- Campus XIV (UNEB).
- ItemAs contribuições do lúdico na aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II em escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Carneiro Neto, João da Silva; Bastos, Juliana; Santana, Neila Maria Oliveira; Sodré, FernandoEsta monografia trata da utilização do lúdico como contribuinte para a aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II em escolas públicas com o objetivo de mostrar que atividades dinâmicas de cunho lúdico ligadas à realidade do aprendiz contribuem para o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção dos alunos bem como desenvolver neles o gosto pelas aulas de Inglês, uma vez que, as atividades lúdicas integram as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Como atividade física e mental que mobiliza as funções e operações, a ludicidade aciona as esferas motora e cognitiva, e à medida que gera envolvimento emocional, apela para a esfera afetiva. Assim sendo, vê-se que a atividade lúdica se assemelha à atividade artística, como um elemento integrador dos vários aspectos da personalidade. Dando ao professor pesquisador preocupado com a aprendizagem dos seus educando encontra no lúdico uma arma forte no combate ao desinteresse, mesmice, e tradicionalismo das aulas de Língua Inglesa.
- ItemEnsinar e aprender LI em escola pública: implicações das crenças nas atitudes de uma professora e seus aprendizes do ensino fundamental II.(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Oliveira, Margot da Silva; Cruz, Letícia Telles da; Oliveira, Irenilza Oliveira e; Santana, Neila Maria OliveiraEste trabalho teve como objetivo avaliar em que proporção as abordagens de ensinar e aprender dos sujeitos envolvidos na pesquisa dialogam, com base na influência de suas próprias crenças. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão problema: qual a influência das crenças na abordagem de ensinar e de aprender de uma professora e seus alunos do ensino fundamental II respectivamente, em uma sala de aula de língua inglesa, em uma escola pública de Conceição do Coité? Este estudo foi norteado pelas ideias de teóricos como: Almeida Filho (1997, 2010), Barcelos (2004, 2006), Campos (2010), Cruz (2013), Conceição (2004), Oliveira (1995), Vygotsky (2010), entre outros. Apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II e uma professora. Fez-se necessário a utilização de procedimentos/ instrumentos para a geração de dados, tais como questionários e observações das aulas. Os resultados revelaram incongruências entre a abordagem de ensinar da professora e abordagem de aprender dos alunos.
- ItemLíngua inglesa no ensino fundamental: a relação aprendizagem e fatores desmotivacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Maia, Maria Licia de Souza; Sodré, Fernando da Conceição; Santana, Neila Maria Oliveira; Figueiredo Neto, Raulino BatistaO presente trabalho tem como objetivo verificar o processo de ensino aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas de rede pública do ensino fundamental: a relação entre aprendizagem e fatores desmotivacionais e analisar o comportamento e as atitudes dos estudantes diante do aprendizado da língua estrangeira, em escolas públicas de Conceição do Coité, Bahia. Com este também, pretende-se relatar algumas teorias que comprovam a relevância do aprendizado de outro idioma, nesse caso o inglês, com suas motivações e crenças. Na metodologia deste trabalho foi feita uma pesquisa de campo com aplicação de questionários para professores de três escolas da rede pública da cidade de Conceição de Coité. Esperamos, com este trabalho, a partir dos dados colhidos e identificados nos gráficos, dar uma contribuição de forma positiva para pesquisas futuras na área ensino de língua estrangeira nas escolas públicas, principalmente, no que se refere a aprendizagem de língua Inglesa.
- ItemNo compasso do afeto: o papel da afetividade no processo de aprendizagem de LI(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Santos, Valéria Batista dos; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Santana, Neila Maria Oliveira; Eluf, Cristina ArcuriO presente trabalho tem por objetivo discutir como a afetividade influencia de modo positivo no desenvolvimento da aprendizagem de Língua Inglesa a partir das relações interpessoal professor X aluno. Tais relações tendem a promover um ensino significativo no qual a aprendizagem é centrada no aluno, pois o envolve como um todo e leva em consideração osaspectos cognitivos e afetivos. Essa postura proporciona uma aprendizagem contínua, pois prepara os estudantes para aprender como aprender. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas observações e, posteriormente, um estudo bibliográfico no qual tivemos como base teórica os seguintes estudiosos: Fernández (1990), Almeida (1999), Zimring (2010), Piaget (1976-1993), Wallon (1969), La Taille et al (1992). Essas contribuições resultaram em uma pesquisa de campo intervencionista e na aplicação da mesma por meio da construção e realização da oficina intitulada “O Papel da Afetividade no Processo de Ensino Aprendizagem de LI”. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação da referida oficina e um questionário. Após a conclusão do percurso metodológico, podemos inferir que, para ter sentido, a aprendizagem muito mais do que apenas os aspectos cognitivos, deve estar voltada para o desenvolvimento das habilidades dos alunos por meio de um ensino-aprendizagem que vê o aluno em sua totalidade e, principalmente, engloba os aspectos afetivos e cognitivos. Pormeio das análises foi possível notar a importância de posturas afetivas para um aprendizado significativo e valoroso de língua inglesa.
- ItemO EAD como uma das ferramentas para o desenvolvimento da língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2018-06-15) Oliveira, Jéssi Karoline Freitas de; Bastos, Juliana Figueredo; Kindermann, Cristina Arcuri Eluf; Telles, LetíciaEsse trabalho se propõe a analisar a utilização do uso da tecnologia em uma escola pública de Conceição do Coité tendo como objetivo principal investigar e refletir sobre o aprendizado, utilizando o EAD como complemento da prática pedagógica, e propondo assim perguntas reflexivas sobre o uso de aplicativos online, mais especificamente o Duolingo, que ajude no desenvolvimento da LI. Alguns teóricos ressaltam a importância do uso da tecnologia para um melhor aprendizado, além das múltiplas plataformas existentes que facilitam ainda mais no avanço da aprendizagem. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios pelo fato de um dos professores entrevistados fazer uso de tecnologias frequentemente em suas aulas. Por outro lado foi observado que ainda há professores que preferem o método “tradicional” de ensino, preferindo (termo repetido anteriormente) focar na gramática exposta no quadro da sala ao invés de promover o desenvolvimento da língua em uma aula prática ou utilizando a tecnologia
- ItemO ensino de língua estrangeira para adultos da terceira idade: um estudo de caso com o projeto UATI do Campus XIV da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Santos, Andreia da Silva; Telles, Letícia; TellesEsse trabalho aborda o ensino de LE para adultos da terceira idade, a partir de reflexões sobre os benefícios e dificuldades que os alunos da terceira idade têm ao aprender uma LI; o lugar do letramento na vida do idoso e o ensino de LI dentro do Projeto UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) da UNEB, Campus XIV, Conceição do Coité. Diferentemente do objetivo de formar profissionais das Letras, o programa da UATI não tem por objetivo profissionalizar o idoso e sim levá-lo a uma maior e melhor qualidade de vida por meio de novas práticas de letramento. Os resultados mostraram que esses aprendizes são tão bons quanto os mais jovens, se respeitadas as suas necessidades e características. Assim, a sala de LI da UATI se configura como mais um espaço de letramento na vida dos idosos, promovendo a socialização e contribuindo com a qualidade de vida dessas pessoas.
- ItemWhen, through games, a speaker is born: aprendendo inglês com MMORPG(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Mota, Henrique Cedraz; Silva, Ludimilia Souza da; Eluf, Cristina Arcuri; Figueiredo Neto, Raulino BatistaOs jogos de videogame, mesmo tendo conquistado maiores espaços nos diversos ambientes sociais, ainda é pouco aceito no que se refere ao seu uso como ferramenta pedagógica para o ensino de Língua Inglesa (LI). Como alguém que aprendeu inglês através dos jogos digitais, percebia que, em meio as discussões realizadas sobre ensino e aprendizagem de LI, que me fiz presente, pouco se discutia sobre o jogo de videogame como ferramenta para a aquisição e desenvolvimento de LI. Tendo em vista essa situação, motivado por essa trajetória pessoal de aprendizagem de LI através de jogos do gênero MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game) esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar como jogos online (multiplayer) podem contribuir para a aprendizagem autônoma da LI por um jogador não falante do idioma. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo etnográfico; mais precisamente, trata-se de uma pesquisa autoetnográfica. Deste modo, também serei um dos sujeitos da pesquisa; nela trarei para análise relatos próprios e de outros sujeitos participantes sobre as experiências vividas no processo de aprendizado de LI como Língua Estrangeira (LE) utilizando jogos digitais (videogames e MMORPG), também abordando sobre fatores como autonomia e motivação na aprendizagem de língua. Para embasar as discussões, trago autores como James Paul Gee, Rankin et al, Pettersson, Alice Chik, Leffa et al, Nunan, Little, dentre outros. Ao final da pesquisa, baseado nos relatos analisados em contraste com as constatações do referencial teórico, pôde ser observado que os jogos de videogame (multiplayer) são capazes de estimular processos de autonomia e motivação no aprendizado de LI; eles são capazes de engajar seus usuários em interações em LI tanto dentro quanto fora do jogo, comunidades de prática, possibilitando uma aquisição contextualizada de LI e com significado para o aprendiz.