Licenciatura em História - DEDC2
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- ItemAmor e delírio na Salvado contracultural: O romance confetes de Iracema Villalba (1978/1982)(Universidade do Estado da Bahia, 0007-08-25) Santos, Keila Manuelle Silva dos; Drummond, Washington Luíz Lima; Lima, Thiago Machado de; Santos, Alex Sandrelanio dosEsta pesquisa propõe uma análise crítica da contracultura brasileira nas décadas de 1970 e 1980 a partir da obra Confetes, da autora baiana Iracema Villalba. O estudo investiga como literatura, feminismo, juventude e o movimento do desbunde se articulam como formas de resistência subjetiva e política diante do autoritarismo da Ditadura Militar. A partir de uma abordagem interdisciplinar entre história cultural, estudos de gênero e análise literária, busca-se compreender como a narrativa de Confetes expressa uma vivência contracultural situada em Salvador, marcada por experimentações estéticas, liberdade sexual, uso de drogas e crítica às normas sociais. Além do romance, a pesquisa também se apoia na revista Metanóia, fonte alternativa da época, e em referenciais teóricos que discutem a juventude, a marginalidade, o tropicalismo e a estética da curtição. Ao destacar Iracema Villalba como uma voz relevante no cenário da literatura alternativa baiana, o trabalho contribui para o preenchimento de lacunas historiográficas sobre a contracultura no Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.
- ItemTrajetória educacional de mulheres quilombolas do Catuzinho(Universidade do Estado da Bahia, 0007-08-25) Santos, Daniela; Silva , Eliane Brito; Silva, Célia Santana; Santos , Marilécia OliveiraEsta pesquisa apresenta a trajetória educacional das mulheres negras quilombolas da comunidade do Catuzinho, localizada em Alagoinhas, BA. O estudo teve início a partir do contato com uma moradora local Mailda, que se destaca por sua atuação nas lutas por melhorias para a comunidade. Procuramos compreender as dificuldades enfrentadas por mulheres negras e quilombolas no acesso à educação, e analisar as mudanças ocorridas no percurso educacional. Para isso, entrevistamos cinco mulheres da comunidade, que compartilharam suas experiências e desafios vividos ao longo dos anos. A metodologia adotada foi a história oral, com cada participante sendo entrevistada individualmente, a fim de preservar a singularidade de suas narrativas e proporcionar uma escuta sensível.
- ItemHistória e cinema: Madame Satã e suas facetas em flutuar entre gêneros e sexualidades(2022-09-21) Rêgo, Dyogo Hudson Lima; Santos, Marilécia Oliveira; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Akinruli, Luana Carla Martins CamposO filme Madame Satã, teve sua estreia nacional no ano de 2002, e foi dirigido por Karim Aïnouz, um diretor gay que deu certo choque no mundo cinematográfico. O filme tem um gênero de drama biográfico e entrou no ano de 2015, mês de novembro na lista da (Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine) como um dos melhores 100 filmes brasileiros de todos os tempos. O enredo do filme é passado no século XX e retrata a cultura marginal da época. O personagem desse drama é João Francisco dos Santos, um malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual e etc. Que num momento de sua vida passou a ser conhecido como “Madame Satã” uma frequentadora de um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, a Lapa. A presente pesquisa dar enfoque à identidade discursiva da personagem, levando em consideração a qualificação de João Francisco dos Santos pelo modo que se posiciona discursivamente e, também, pelas (re)nomeações que demarcam suas atuações no campo da vida afetiva e pessoal.
- ItemA Tuberculose no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX: a criação da Liga Bahiana Contra a Tuberculose(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-16) Fernandes, Marivalda Alves; Silva, Maria Elisa Lemos Nunes da; Almeida, Kátia Lorena Novais; Pedreira, Lúcia ÁlvaresEste artigo tem como objetivo acompanhara atuação da Liga Bahiana Contra a Tuberculose. Esta instituição foi criada em1900, na cidade de Salvador, a partir da iniciativa de médicos ligados à Faculdade de Medicina da Bahia. A tuberculose é uma doença com alta incidência e mortalidade em diversas cidades do Brasil e do mundo. Na Bahia, assim como em outras localidades do país, não foram tomadas medidas importantes para o enfrentamento dessa moléstia. O modelo liberal e federalista, instituído pela Constituição de 1891, não previa uma política de saúde nacional, direcionando suas ações principalmente para o enfrentamento das doenças que se manifestavam de forma epidêmica, como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, entre outras. Coube às Ligas contra a tuberculose, o desenvolvimento das primeiras ações. Nesse sentido, mesmo que funcionando de forma precária, a criação da Liga Bahiana foi uma iniciativa que propôs as primeiras medidas direcionadas à tuberculose no estado. Na construção deste trabalho, além da bibliografia consultada, foram utilizadas como fontes o Estatuto da Liga Bahiana, matérias do jornal Diário da Bahia, da Gazeta Médica da Bahia e a Lei 213, de 23 de agosto de 1897, que estabeleceu a obrigatoriedade da notificação compulsória das doenças transmissíveis.
- ItemCaminhos do ensino de História no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes (1997-2001)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Paixão, Carlos Mateus Santos; Silva, Eliane Brito; Silva, Célia SantanaEsta pesquisa tem como objetivo analisar a história ensinada no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes, no período que corresponde os anos de 1997 a 2001. A escola encerrou suas atividades no ano de 2009, mas sua extinção ocorreu no ano de 2010. Esta pesquisa se orienta pela necessidade de compreender aspectos da cultura escolar, com ênfase no ensino de História, considerando a historicidade das práticas escolares. Nesse contexto, esse período foi marcado por mudanças significativas nas políticas educacionais que afetaram a estrutura do currículo escolar, criando uma dinâmica para a escola e para o conteúdo histórico ensinado, influenciado pelas desigualdades educacionais e pela participação crescente do setor privado na educação.
- Item“Raul Seixas na década de 1970: vida, obra e abordagem filosófica dentro do contexto sociopolítico brasileiro."(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Carvalho, Josinel Souza de; Drummond, Washington Luíz Lima; Silva, Célia Santana daEsta pesquisa tem como propósito, fazer uma análise da vida e obra do cantor e compositor Raul Seixas, destacando especialmente sua trajetória na década de 1970 e sua abordagem filosófica única. Ao longo deste estudo, serão exploradas suas principais influências e colaboradores que moldaram a criação de músicas que perduram até os dias atuais. Um enfoque especial será dado às canções que se destacaram em cada álbum, com uma análise dos elementos como; letra, arranjo, harmonia e ritmo. Além disso, este trabalho contextualiza o cenário dos anos 70, examinando a influência direta da situação social na vida e no pensamento do artista. Será considerada a realidade da sociedade brasileira nesse período, buscando compreender como esses elementos se entrelaçaram e refletiram nas criações artísticas do cantor. A pesquisa visa lançar luz sobre a interseção entre a expressão artística e o contexto sociopolítico, proporcionando uma visão abrangente e enriquecedora da sua contribuição para a música brasileira. Assim, o trabalho busca explorar a importância da sua obra, não apenas como um reflexo sonoro do período, mas como um desafio direto à opressão política. Ao mergulharmos nas intricadas camadas de suas músicas e na interseção entre sua expressão artística e o contexto social da época, buscamos compreender como o “Maluco Beleza” se tornou uma figura icônica que transcendeu as barreiras musicais, oferecendo uma voz única e corajosa em meio à turbulência social e política do Brasil.
- ItemMemórias de Ruanda: Uma disputa presente na série Black Earth Rising.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Ferreira Junior, Nilton César Silva; Lima, Ivaldo Marciano de França; Ngoma, João DomingosA série Black Earth Rising, disponível na plataforma de streaming Netflix, dispõe de uma narrativa sobre os contextos ocorridos no processo pós genocídio ruandês de 1994. Nos seus muitos episódios é apresentada uma versão que sugere uma leitura contemporânea dos acontecimentos da história ruandesa, especialmente aquela que diz respeito aos engendramentos e articulações advindas do processo posterior ao genocídio já citado. Este trabalho objetivou, a partir de uma análise crítica da história, discutir aspectos da história contemporânea ruandesa a partir da série Black Earth Rising, indicando os problemas existentes no campo História da África, ao qual Ruanda está inserida, no Brasil. Para este trabalho foi utilizado revisão bibliográfica específica, além da análise dos episódios da série já indicada.
- ItemOcupação e conflitos de fronteiras nas concessões de sesmarias na capitania da Bahia (1650-1679)(UNEB, 2024-12-10) Dias, Hiquel Moreira; Conceição, Hélida Santos; Magalhães, Pablo; Cancela, FranciscoEsta pesquisa investiga os conflitos e a dinamização das fronteiras nos sertões da Capitania da Bahia entre 1650 e 1679, por meio da análise das cartas de concessão de sesmarias. Nesse período, a partir da observação da ampliação no número de sesmarias que houve na década de 1670, observa-se o processo de interiorização do território, impulsionado pelas expedições aos sertões. A pesquisa destaca como os conflitos fundiários estavam diretamente ligados à expansão das fronteiras e à formação de redes clientelares em torno do poder estatal. A guerra aos bárbaros, agenciada pelo Estado, e a utilização desta pelos sertanistas como expedientes para busca de prestígio social, culmina em uma discrepância significativa entre a legislação sesmarial e a prática da posse da terra. Por fim, ao constituir um território cada vez mais disputado, a década de 1670 apresenta ainda uma fiscalização maior da administração da Provedoria da Fazenda e da Secretaria de Estado sob as concessões de terras nos sertões do território baiano, refletindo tensões e adaptações que moldaram a aplicação das normas sesmariais na capitania.
- Item"Ornamentos da sociedade": as visualidades da elite baiana no mensário ilustrado Única (1929)(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-19) Santos, Jéssica Dara Bispos dos; Santos, Marilécia Oliveira; Lins, Leonice de Lima Mançur; Erbereli Júnior, OtávioO presente trabalho tem por objetivo analisar as representações dos modelos de gênero na configuração da elite baiana, por meio das fontes imagéticas contidas nas primeiras edições da revista ilustrada Unica (1929). Durante o século XIX, construiu-se convenções de gênero baseadas no sexo, pelos quais limitava os modos/papéis femininos ao ambiente doméstico. O homem, em contrapartida, foi notabilizado em seu caráter racional, a quem foram designados os espaços públicos, os direitos políticos e conquistas econômicas. Nos anos iniciais do século XX, essas estruturas sociais foram utilizadas para apresentar a nova elite soteropolitana e alagoinhense, formada pela mulher moderna, que ampliava seus espaços de ocupação, embora com ressalvas aplicadas pelo público masculino, à nova mulher cabiam os espaços de consumo e a educação, enquanto o homem moderno mantinha sua característica “nata” de assumir as funções utilitárias e dirigentes. A imprensa ilustrada do período utilizada enquanto espaço de organização, “venda de imagem”, construtora de modos, modas, hierarquias e representações, foi uma ferramenta de propaganda desses grupos para a exibição de suas famílias: em uniformidade com os ideais instituídos pela modernização e “progresso” adotados com o advento da República, e inspirados pelos ditames do cinema hollywoodiano. Assim, nos propomos a analisar, através dos materiais iconográficos contidos no magazine, os papéis de gênero ali expressos.
- ItemHumor, guerra, relações de poder e de gênero nas charges de Belmonte (1935-1943)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Santos, Juciele da Silva; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Santos, Marilécia Oliveira; Júnior, Otávio ErbereliO presente trabalho objetiva discutir algumas das charges políticas elaboradas pelo caricaturista Benedito Carneiro Bastos Barreto (1896-1947), mais conhecido como Belmonte, produzidas entre os anos de 1935 e 1943, destacando a relevância dos materiais em apreço como expressão de crítica social e política de acontecimentos e processos registrados na primeira metade do século XX, com especial atenção para os eventos relacionados à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Assim, a pesquisa investiga algumas das estratégias utilizadas pelo artista no uso do humor gráfico para subverter as impressões dos leitores acerca de personagens e símbolos de poder, representando estadistas como Adolf Hitler (1899-1945) e Neville Chamberlain (1869-1940) de forma satírica, expondo as suas fragilidades e contradições. Ademais, o trabalho problematiza o modo como Belmonte abordou as relações de gênero, utilizando-se de estereótipos do feminino nas suas ilustrações, na perspectiva da crítica às lideranças e às estruturas políticas da época. A pesquisa tomou como corpus as ilustrações presentes na obra Caricatura dos tempos (1948), um compilado de desenhos de Belmonte, no qual o artista tematizou fatos ocorridos na arena das relações internacionais entre os anos de 1936 e 1946 (a exemplo da marcha de agressões do nazismo, a política de apaziguamento britânica e a neutralidade inicial dos EUA no conflito bélico). Finalmente, o trabalho evidencia a relevância da charge como registro histórico e suporte para interpretação de contextos históricos diversos, além de enfatizar a importância do humor gráfico, abordado como instrumento de reflexão e denúncia, capaz de provocar risos e, simultaneamente, ensejar novos olhares acerca de questões sociais e políticas de um determinado período.
- ItemA filarmônica São José em Pojuca - BA (1959 - 2024): tragetória e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Nascimento, Ancelmo Santos do; Santos, Marilécia Oliveira; Lins, Leonice de Lima Mançur; Moreira, Raimundo Nonato PereiraEste trabalho discute alguns aspectos da Filarmônica São José, observando sua importância para a vida dos músicos que a compõem e para o município de Pojuca – BA, localizado à 70km da capital baiana, Salvador. Analisamos o processo de criação da Filarmônica,procurando compreender como ela se manteve ativa ao longo do tempo da sua existência (1959 – 2024) participando das apresentações em eventos locais e mesmo em outros municípios. Buscamos conhecer o histórico da sua formação e evolução,refletindo como se deu o processo de aquisição dos instrumentos e a forma de inserção dos alunos/músicos nesta Sociedade Beneficente. A metodologia utilizada para realizar este trabalho está baseada no uso das fontes documentais e orais.
- ItemA Filarmônica São José em Pojuca – BA (1959 – 2024): tragetória e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Nascimento, Ancelmo Santos do; Santos, Marilécia Oliveira; Lins, Leonice de Lima Mançur; Moreira, Raimundo Nonato PereiraEste trabalho discute alguns aspectos da Filarmônica São José, observando sua importância para a vida dos músicos que a compõem e para o município de Pojuca – BA, localizado à 70km da capital baiana, Salvador. Analisamos o processo de criação da Filarmônica,procurando compreender como ela se manteve ativa ao longo do tempo da sua existência (1959 – 2024) participando das apresentações em eventos locais e mesmo em outros municípios. Buscamos conhecer o histórico da sua formação e evolução,refletindo como se deu o processo de aquisição dos instrumentos e a forma de inserção dos alunos/músicos nesta Sociedade Beneficente. A metodologia utilizada para realizar este trabalho está baseada no uso das fontes documentais e orais.
- ItemApartheid: África do Sul de 1980 a 1994(UNEB, 2025-01-17) Assunção, Diego; Lima, Ivaldo Marciano de França ; Drummond, Washington; Carneiro, EvértonEste trabalho teve como objetivo analisar o Apartheid através de veículos escritos da imprensa brasileira, cotejando-a com revisão bibliográfica específica. A estes, foram acrescidas as análises de duas narrativas fílmicas como forma de perceber os discursos que foram enunciados na sociedade brasileira, de maneira a compreender os modos como o Apartheid foi divulgado e difundido. Em relação aos veículos de imprensa foram utilizados a Revista Veja e o Jornal A Tarde, devido ao fato de terem sido os mais importantes e lidos no período abordado por este trabalho. No que tange aos filmes, utilizamos o mesmo critério, no caso, daqueles que tiveram maior número de público, como forma de poder perceber as ideias dispostas nestes e que foram objeto de maior divulgação. As narrativas fílmicas escolhidas, neste sentido, foram Invictus; Repórteres em Guerra; e Mandela: longo caminho para felicidade. Com base na análise das notícias divulgadas, bem como o confronto com a bibliografia e os filmes questão, conclui-se que houve a difusão de uma percepção fortemente enviesada do Apartheid. Este evento, conforme notícias dos jornais, foi divulgado como tendo sido uma disputa entre negros agrupados de um lado, contra brancos de outro. A este aspecto há também a ideia de que os homens e mulheres se reconheciam pela cor da pele, desconhecendo as filiações culturais relacionadas com a língua, associada aos costumes e práticas.
- ItemOlhares dos professores de história sobre a formação continuada(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Santos, Joselita Leal dos; Silva, Eliane Brito; Silva, Célia Santana; Santos, Maricélia OliveiraO presente trabalho estuda a formação continuada de professores de História do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito. Participaram da pesquisa sete professoresque atuam na educação básica. Procuramos compreender como os professores avaliam os cursos de formação continuada no trabalho docente e que impacto esses cursos produzem em suas práticas pedagógicas. Os cursos de formação continuada atendem as suas necessidades? Que leitura faz dos programas de formação continuada que lhes são oferecidos e por que vemos tão poucas mudanças nas práticas de ensino? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, visando compreender as experiências e percepções dos professores acerca da formação continuada. O estudo revela a necessidade de reconfigurar os programas de formação, tornando-os mais contextualizados, reflexivos e alinhados às demandas reais dos docentes e de suas escolas.
- ItemNas páginas no jornal Nêgo: O MNU e a luta contra o racismo e por direitos sociais no Brasil da redemocratização (década 1980)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Jesus, Viviane Sena; Lima, Thiago Machado de; Alves, Arivaldo de Lima; Moreira, Raimundo Nonato PereiraO presente trabalho objetiva analisar como eram feitas as denúncias de racismo, violência policial e lutas por direitos sociais nas publicações do jornal Nêgo do Movimento Negro Unificado (MNU), especificamente no ano de 1988. A pesquisa buscou compreender como o jornal se posicionava diante das experiências de discriminação, racismo e opressão enfrentadas pelos negros, convertendo-as em questões políticas e sociais urgentes no cenário da redemocratização do Brasil. Ao investigar as edições de abril e novembro de 1988, buscamos compreender as táticas e narrativas empregadas pelo jornal no combate às injustiças sociais sofridas pela população negra em face do racismo estrutural. Além disso, a pesquisa se debruça acerca das reivindicações por políticas públicas apresentadas pelo movimento para a superação das desigualdades históricas e pela justiça social. O trabalho destaca a relevância do jornal Nêgo como um instrumento de conscientização, mobilização e resistência na luta contra o racismo e os direitos dos negros.
- ItemReformas urbanas e disputas de memoria no centro de Alagoinhas (2013-2018): Transformações espaciais, resistências sociais e reconfiguração do lugar(Universidade Estadual da Bahia, 2025-08-08) Leite, Rogério Veloso; Lima, Ivaldo Marciano de França; Drummond, Washington Luís Lima; Chiquete, Celestino Máquina; Lima, Ivaldo Marciano de FrançaEste trabalho investigou as reformas urbanas realizadas no centro da cidade de Alagoinhas-BA, entre os anos de 2013 e 2018, com foco nas disputas simbólicas e materiais em torno da memória urbana, dos usos do território e dos sentidos de pertencimento local. O objetivo principal foi compreender como as intervenções promovidas pelas gestões de Paulo César Simões e Joaquim Neto alteraram a dinâmica espacial e impactaram os modos de vida da população local, principalmente dos moradores e trabalhadores do centro. A metodologia adotada procurou articular pesquisa bibliográfica, análise documental, fontes orais e o uso da auto etnografia como instrumento de análise crítica e posicionada. Os resultados evidenciam que as reformas, embora justificadas por discursos de modernização e revitalização, promoveram a descaracterização de espaços simbólicos, o deslocamento de sujeitos históricos e a construção de uma nova imagem urbana desvinculada das práticas culturais populares. A análise dialoga com autores como Milton Santos, Marc Augé, Henri Lefebvre, David Harvey e Marilena Chauí, contribuindo para a compreensão das políticas urbanas enquanto mecanismos de controle simbólico e reorganização do espaço, segundo interesses políticos e econômicos. Conclui-se que os processos de transformação urbana em Alagoinhas-BA não se limitaram à alteração física do território, mas atuaram diretamente sobre a memória coletiva e os modos de existência dos sujeitos, evidenciando a importância da resistência social e da valorização das histórias locais na construção de cidades mais justas e inclusivas.
- ItemEstrela Dalva e o Samba de Roda: tradição, identidade e patrimonialização(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2025-08-08) Rabelo, Kátia Cilene Santana; Lima, Ivaldo Marciano de França; Lima, Ivaldo Marciano de França; Drummond, Washington Luís Lima; Chiquete, Celestino M.Este trabalho tem como objeto de estudo o grupo cultural Estrela Dalva, atuante no município de Catu-Ba, e das relações tecidas com a tradição do Samba de Roda, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade. A pesquisa propõe-se a compreender como se estruturam a história, a organização comunitária e os processos de patrimonialização dessa prática cultural no contexto local. A escolha do tema justifica-se pela importância de registrar, compreender e valorizar as memórias culturais de um patrimônio vivo, que corre o risco de ser esquecido pelas novas gerações. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa pautada numa abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, observação participante e entrevistas com integrantes do grupo. Os resultados apontam que o Samba de Roda, por meio do Estrela Dalva, permanece vivo na comunidade por sua forte ligação com a memória, o pertencimento e a identidade local, embora enfrente desafios relacionados à sua continuidade diante das transformações socioculturais contemporâneas. Conclui-se que o reconhecimento institucional como patrimônio, embora relevante, não garante por si só a preservação da prática, sendo essencial a atuação ativa da comunidade na valorização e transmissão de seus saberes e fazeres tradicionais.
- ItemA representação da história da África em coleções didáticas do ensino médio na Bahia: um estudo crítico das narrativas e imagens à luz da lei nº 10.639/03(Universidade Estadual da Bahia, 2025-08-08) Santos, Valter Alves; Lima, Ivaldo Marciano de França; Drummond, Washington Luís Lima; Chiquete, Celestino MáquinaRESUMO: A presente pesquisa analisa criticamente as representações da África e dos povos indígenas em livros didáticos de História, em face da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatória a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" no currículo oficial. O estudo problematiza como os materiais didáticos, historicamente moldados por uma perspectiva estereotipada, representam a diversidade e a complexidade histórica desses povos, e como esses vieses podem afetar a compreensão dos estudantes. O objetivo geral consistiu em analisar criticamente as representações da África e dos povos indígenas em livros didáticos, à luz de referenciais teóricos que abordam a desconstrução de estereótipos e a superação de vieses de toda a ordem. A metodologia, de natureza qualitativa e caráter descritivo, pautou-se na análise documental do livro "Minha África Brasileira e Povos Indígenas" e da coleção "História Sociedade & Cidadania" de Alfredo Boulos Júnior, e na análise bibliográfica de obras de Kwame Anthony Appiah e Ivaldo Marciano de França Lima. As análises revelaram que, embora a Lei nº 10.639/03 seja um marco legal significativo para a superação de lacunas históricas, sua efetivação nos materiais didáticos ainda se apresenta como um desafio complexo. O estudo aprofundou o conceito da "invenção da África" e das "ilusões de raça" de Kwame Anthony Appiah, demonstrando como a ideia de uma África homogênea é uma construção histórica que minimiza a vasta diversidade do continente e tem sido instrumental na justificação da exploração. A perspectiva de Ivaldo Marciano de França Lima foi fundamental para analisar a construção de representações e a identificação de estereótipos, permitindo verificar como um livro didático pode tanto reforçar o senso comum quanto atuar na desarticulação de discursos distorcidos. O livro "Minha África Brasileira e Povos Indígenas" destaca-se por sua proposta pedagógica explicitamente crítica, que busca ativamente confrontar narrativas hegemônicas. A obra utiliza estratégias visuais de confronto, como a justaposição de imagens contrastantes, para desestabilizar a visão de uma África marcada apenas pela miséria e pelo atraso, além de contextualizar historicamente as origens das imagens negativas por meio da instrumentalização da religião e das teorias raciais. Adicionalmente, integra estudos genômicos para reforçar a herança africana na formação da população brasileira, atuando como ferramenta antirracista. A coleção "História Sociedade & Cidadania" , de Alfredo Boulos Júnior, embora represente um avanço na inclusão de conteúdos sobre a história africana, com capítulos dedicados a civilizações como Egito, Núbia, Gana e Mali, e valorizando diferentes fontes, apresenta pontos de atenção. Sob a ótica de Ivaldo Marciano de França Lima, percebe-se o risco de uma fusão epistemológica entre a História da África e a História Afro-Brasileira, o que pode reforçar a ideia de uma África estática. A estrutura do livro, por vezes, segue uma cronologia atrelada ao tráfico atlântico, e a utilização anacrônica de termos como "negros" enfraquece a proposta de desracialização. Dialogando com Appiah, a coleção pode permanecer atrelada a categorias raciais sem desconstruir a "raça" como uma construção social, alinhando-se às "ilusões de raça". Em conclusão, a pesquisa reafirma a importância de uma abordagem crítica no uso dos materiais didáticos, evidenciando que a superação de visões estereotipadas é um processo complexo. O professor, como mediador do conhecimento, emerge como figura fundamental para contextualizar, problematizar e complementar os conteúdos, garantindo que o ensino de História da África e dos povos indígenas promova a inclusão e o respeito à diversidade, combatendo o racismo e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados em uma sociedade mais justa e equitativa.
- ItemReflexões sobre o romance " As meninas” da escritora Lygia Fagundes Telles(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Cardoso, Carla Ruth Santos; Santos , Marilécia Oliveira Santos; Lins, Leonice de Lima Mançur; Silva , Eliane BritoO presente artigo se dedica a fazer uma reflexão sobre a obra As Meninas (1973), da autora Lygia Fagundes Telles, abordando temas como cotidiano social e político, problemas psicológicos, violência sexual, religião, racismo, desigualdade social, aborto e dependência química. O romance que tem como protagonistas três amigas, Lorena Vaz Leme, Lia de Melo Schultz e Ana Clara Conceição, jovens universitárias que residem num pensionato de freiras durante o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). Cada uma das meninas tem uma história particular, que dialoga com as demais, proporcionando visibilidade a outros personagens e suas experiências. São vários os assuntos abordados durante o romance como: política, silenciamento, racismo, drogas, aborto, problemas psicológicos, assédio sexual, doutrina religiosa e entre outros. A escolha do tema ocorreu a partir do interesse em estudar o romance partindo do ponto que ele foi escrito por uma mulher, dando visibilidade a outras mulheres. O objetivo do artigo não é analisar estritamente a Ditadura civil-militar (1964 1985), mas sim, como a literatura ao atuar como fonte histórica permite compreender as vivencias das mulheres neste período, enquanto os documentos oficiais as silenciam.
- ItemAlguns aspectos da vida de João Alves de Torres ou Joãozinho da Goméia (1946 - 1971)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Borges, Thiago Felipe Santana; Santos, Marilécia Oliveira; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Lima, Thiago Machado deEste artigo analisa alguns aspectos da trajetória de João Alves de Torres Filho, conhecido como Joãozinho da Goméia (1914–1971) que foi uma das figuras mais emblemáticas do Candomblé no Brasil do século XX. A pesquisa tem como objetivo compreender como sua atuação religiosa, pública e midiática contribuiu para a visibilidade, reinvenção e afirmação das religiões afro-brasileiras em um contexto marcado por racismo estrutural, marginalização cultural e normatividade de gênero e sexualidade. Utilizando uma metodologia qualitativa, que integra análise documental, fontes orais e reportagens icônicas veiculadas em revistas como O Cruzeiro e Manchete, o estudo se organiza em torno de três eixos: a sua iniciação religiosa em meio a disputas simbólicas no Candomblé baiano; suas inovações rituais e estéticas, incluindo o culto a caboclos e a afirmação de sua identidade homoafetiva; e sua projeção pública no Rio de Janeiro, onde fundou o terreiro da Goméia e atuou intensamente nos meios de comunicação e na cultura popular. A análise fundamenta-se em diálogo com autores que destacaram seu papel estratégico da mídia na construção de sua imagem pública. Joãozinho utilizou os circuitos midiáticos para ampliar o reconhecimento do Candomblé, tensionando fronteiras entre o sagrado e o profano, o tradicional e o moderno. O artigo conclui que sua trajetória revela importantes estratégias de resistência e visibilidade adotadas por lideranças negras, contribuindo para os debates contemporâneos sobre identidade, diversidade e representatividade religiosa no Brasil.