Licenciatura em História - DEDC2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em História - DEDC2 por Título
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Tuberculose no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX: a criação da Liga Bahiana Contra a Tuberculose(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-16) Fernandes, Marivalda Alves; Silva, Maria Elisa Lemos Nunes da; Almeida, Kátia Lorena Novais; Pedreira, Lúcia ÁlvaresEste artigo tem como objetivo acompanhara atuação da Liga Bahiana Contra a Tuberculose. Esta instituição foi criada em1900, na cidade de Salvador, a partir da iniciativa de médicos ligados à Faculdade de Medicina da Bahia. A tuberculose é uma doença com alta incidência e mortalidade em diversas cidades do Brasil e do mundo. Na Bahia, assim como em outras localidades do país, não foram tomadas medidas importantes para o enfrentamento dessa moléstia. O modelo liberal e federalista, instituído pela Constituição de 1891, não previa uma política de saúde nacional, direcionando suas ações principalmente para o enfrentamento das doenças que se manifestavam de forma epidêmica, como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, entre outras. Coube às Ligas contra a tuberculose, o desenvolvimento das primeiras ações. Nesse sentido, mesmo que funcionando de forma precária, a criação da Liga Bahiana foi uma iniciativa que propôs as primeiras medidas direcionadas à tuberculose no estado. Na construção deste trabalho, além da bibliografia consultada, foram utilizadas como fontes o Estatuto da Liga Bahiana, matérias do jornal Diário da Bahia, da Gazeta Médica da Bahia e a Lei 213, de 23 de agosto de 1897, que estabeleceu a obrigatoriedade da notificação compulsória das doenças transmissíveis.
- ItemCaminhos do ensino de História no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes (1997-2001)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Paixão, Carlos Mateus Santos; Silva, Eliane Brito; Silva, Célia SantanaEsta pesquisa tem como objetivo analisar a história ensinada no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes, no período que corresponde os anos de 1997 a 2001. A escola encerrou suas atividades no ano de 2009, mas sua extinção ocorreu no ano de 2010. Esta pesquisa se orienta pela necessidade de compreender aspectos da cultura escolar, com ênfase no ensino de História, considerando a historicidade das práticas escolares. Nesse contexto, esse período foi marcado por mudanças significativas nas políticas educacionais que afetaram a estrutura do currículo escolar, criando uma dinâmica para a escola e para o conteúdo histórico ensinado, influenciado pelas desigualdades educacionais e pela participação crescente do setor privado na educação.
- ItemHistória e cinema: Madame Satã e suas facetas em flutuar entre gêneros e sexualidades(2022-09-21) Rêgo, Dyogo Hudson LimaO filme Madame Satã, teve sua estreia nacional no ano de 2002, e foi dirigido por Karim Aïnouz, um diretor gay que deu certo choque no mundo cinematográfico. O filme tem um gênero de drama biográfico e entrou no ano de 2015, mês de novembro na lista da (Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine) como um dos melhores 100 filmes brasileiros de todos os tempos. O enredo do filme é passado no século XX e retrata a cultura marginal da época. O personagem desse drama é João Francisco dos Santos, um malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual e etc. Que num momento de sua vida passou a ser conhecido como “Madame Satã” uma frequentadora de um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, a Lapa. A presente pesquisa dar enfoque à identidade discursiva da personagem, levando em consideração a qualificação de João Francisco dos Santos pelo modo que se posiciona discursivamente e, também, pelas (re)nomeações que demarcam suas atuações no campo da vida afetiva e pessoal.
- ItemMemórias de Ruanda: Uma disputa presente na série Black Earth Rising.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Ferreira Junior, Nilton César Silva; Lima, Ivaldo Marciano de França; Ngoma, João DomingosA série Black Earth Rising, disponível na plataforma de streaming Netflix, dispõe de uma narrativa sobre os contextos ocorridos no processo pós genocídio ruandês de 1994. Nos seus muitos episódios é apresentada uma versão que sugere uma leitura contemporânea dos acontecimentos da história ruandesa, especialmente aquela que diz respeito aos engendramentos e articulações advindas do processo posterior ao genocídio já citado. Este trabalho objetivou, a partir de uma análise crítica da história, discutir aspectos da história contemporânea ruandesa a partir da série Black Earth Rising, indicando os problemas existentes no campo História da África, ao qual Ruanda está inserida, no Brasil. Para este trabalho foi utilizado revisão bibliográfica específica, além da análise dos episódios da série já indicada.
- ItemOcupação e conflitos de fronteiras nas concessões de sesmarias na capitania da Bahia (1650-1679)(UNEB, 2024-12-10) Dias, Hiquel Moreira, Hiquel; Conceição, Hélida Santos, Hélida; Magalhães, Pablo; Cancela, FranciscoEsta pesquisa investiga os conflitos e a dinamização das fronteiras nos sertões da Capitania da Bahia entre 1650 e 1679, por meio da análise das cartas de concessão de sesmarias. Nesse período, a partir da observação da ampliação no número de sesmarias que houve na década de 1670, observa-se o processo de interiorização do território, impulsionado pelas expedições aos sertões. A pesquisa destaca como os conflitos fundiários estavam diretamente ligados à expansão das fronteiras e à formação de redes clientelares em torno do poder estatal. A guerra aos bárbaros, agenciada pelo Estado, e a utilização desta pelos sertanistas como expedientes para busca de prestígio social, culmina em uma discrepância significativa entre a legislação sesmarial e a prática da posse da terra. Por fim, ao constituir um território cada vez mais disputado, a década de 1670 apresenta ainda uma fiscalização maior da administração da Provedoria da Fazenda e da Secretaria de Estado sob as concessões de terras nos sertões do território baiano, refletindo tensões e adaptações que moldaram a aplicação das normas sesmariais na capitania.
- Item“Raul Seixas na década de 1970: vida, obra e abordagem filosófica dentro do contexto sociopolítico brasileiro."(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Carvalho, Josinel Souza de; Drumond, Washington; Santana da Silva, CéliaEsta pesquisa tem como propósito, fazer uma análise da vida e obra do cantor e compositor Raul Seixas, destacando especialmente sua trajetória na década de 1970 e sua abordagem filosófica única. Ao longo deste estudo, serão exploradas suas principais influências e colaboradores que moldaram a criação de músicas que perduram até os dias atuais. Um enfoque especial será dado às canções que se destacaram em cada álbum, com uma análise dos elementos como; letra, arranjo, harmonia e ritmo. Além disso, este trabalho contextualiza o cenário dos anos 70, examinando a influência direta da situação social na vida e no pensamento do artista. Será considerada a realidade da sociedade brasileira nesse período, buscando compreender como esses elementos se entrelaçaram e refletiram nas criações artísticas do cantor. A pesquisa visa lançar luz sobre a interseção entre a expressão artística e o contexto sociopolítico, proporcionando uma visão abrangente e enriquecedora da sua contribuição para a música brasileira. Assim, o trabalho busca explorar a importância da sua obra, não apenas como um reflexo sonoro do período, mas como um desafio direto à opressão política. Ao mergulharmos nas intricadas camadas de suas músicas e na interseção entre sua expressão artística e o contexto social da época, buscamos compreender como o “Maluco Beleza” se tornou uma figura icônica que transcendeu as barreiras musicais, oferecendo uma voz única e corajosa em meio à turbulência social e política do Brasil.