Bacharelado em Educação Física - DCH4
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- ItemA importância da educação física nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001-12-12) Santana , Betânia Vieira; Fernandes, Janoel; Rodrigues, Lenivalda Izabel; Franco, Lucivan Souza; Pitanga, Francisco José GondimEsse estudo é de fundamental importância para que a comunidade tome conhecimento da atual situação que vivem nossos alunos na área de Educação Física e junto coma escola, ter a missão de criar mecanismos alternativos que levem os educandos a perceberem a importância de se adotar um estilo de vida saudável, fazendo com que a prática de atividades físicas torne-se componente obrigatório no cotidiano das pessoas, buscando na relação ensino-aprendizagem motivação para que esta tarefa seja apresentada com responsabilidade e que os mesmos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene, alimentação, ter espírito crítico em relação a imposição de padrões de saúde, beleza e estética, conhecendo seus limites e possibilidades.
- ItemDança e educação física: passos e diálogos possíveis.(2010) Rios, Rita de Cássia Alves; Motta, Margarida Seixas Trotte; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Amorim, Ângelo Maurício deEste trabalho apresenta um estudo a respeito de uma aproximação plausível entre as disciplinas dança e educação física, destacando os passos e diálogos possíveis para a construção de reflexões e pensamentos críticos relacionados à temática abordada. Envolve inquietações e questionamentos a esse respeito caracterizandose enquanto uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de mostrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas dança e educação física escolar, certificando os benefícios que a mesma proporciona ao desenvolvimento da criança e as possibilidades de trabalho com este componente, para que assim possa entendê-la dentro do processo de ensino aprendizagem desenvolvido pela educação física. A presente investigação desenvolve-se na perspectiva de estudo bibliográfico por meio de leituras de livros, artigos, produções acadêmicas, revistas e textos os quais foram o referencial teórico de minha pesquisa, dando-me subsídios e autoridade para dialogar sobre o assunto. Este estudo partiu da hipótese de que a dança enquanto disciplina abordada nas aulas de educação física viabilizaria um trabalho mais rico e dinâmico para o professor, possibilitando o mesmo a sair da esportivização e ampliando seu leque de atividades, portanto, capacitando os professores, estes descobririam novas possibilidades e recursos a serem ministrados nas aulas de educação física, e teve como problema o despreparo dos professores de educação física para ministrar aulas baseadas na interdisciplinaridade das disciplinas dança e educação física, deixando assim de trabalhar elementos específicos oferecidos pela disciplina dança. As análises e reflexões contempladas neste trabalho estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre dança e educação física, a relação existente entre essas duas disciplinas e os limites e possibilidades que norteiam a prática pedagógica dos professores que se dedicam a trabalhar essa temática em sala de aula, entre eles estão: Nanni, D. (1995); Coletivo de autores (1992); Oliveira, V. M. de. (1990); Marques, I. A. (2007); Gaspari, T. C. (2005).
- ItemA eficiência do uso do exercício físico associado à dieta com o objetivo de prevenção do crescimento da população obesa.(2010) Silveira, Daniela Mendes Miranda da; Carvalho, Luciano Mello de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Lima Júnior, Normando RaimundoA obesidade trata-se de um distúrbio nutricional caracterizado pelo acúmulo de gordura no corpo em razão do balanço energético positivo e pode ser resultado da interação de diversos fatores internos e externos. Uma das maiores preocupações em relação a este problema é que diversos estudos comprovam que a obesidade não é apenas uma doença isolada, mas que traz consigo co-morbidades como a diabetes, a hipertensão, coronariopatias em geral, e é um dos fatores preponderantes para o desenvolvimento de vários tipos de cânceres. Sendo a obesidade um problema de crescimento em escala mundial, se tornou necessária um maior nível de conhecimento por parte da população sobre os riscos que este distúrbio oferece e principalmente sobre as formas possíveis de tratamento e prevenção de forma segura para que se possa superá-la com a devida segurança em relação a saúde do individuo. Embora um considerável número de estudos tenham sido feitos para investigar a eficácia do exercício físico em relação a obesidade, suas conclusões ainda são controversas, baseado no seguinte problema: Que tipo de contribuição o exercício físico dá para a prevenção e o tratamento da obesidade? Esta pesquisa bibliográfica envolve um estudo sobre o uso do exercício físico na prevenção e tratamento deste distúrbio, utilizando como base autores que tratam do assunto desde a sua forma geral como ABDELHAMID (2003), MAUGHAN et al. (2000), McARDLE et al. (2008), POWERS e HOWLEY (2005) e WILMORE e COSTILL (2001), até referências mais específicas como BOUCHARD (2003), DÂMASO (2003), SILVA et al. (2007) e TROMBETTA e SUZUKI (2005). Traz dados estatísticos que comprovam o seu crescimento dentre as populações mundiais e as prováveis causas deste crescimento. Em seguida temos informações relevantes sobre o assunto, os tipos de exercícios que surtem efeito com uma discussão sobre a eficácia do treinamento aeróbico, e o treinamento específico de força. Após esta discussão se faz necessária a adição de algumas informações a respeito do que acontece ao nosso corpo enquanto nos exercitamos, bem como a ação hormonal, os fatores que influenciam na utilização das fontes de energia durante a atividade, e o metabolismo durante a ação dos exercícios físico incluindo os benefícios que ele traz para a saúde do paciente, seja ele obeso ou não.
- ItemJogos cooperativos no ensino da educação física: por uma proposta mais reflexiva e transformadora.(2010) Silva, Lucineide Oliveira; Soares, Ilma Maria Fernandes; Amorim, Ângelo Mauricio; Costa, Salomão Cleomenes LimaO estudo da Educação Física escolar respaldado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, tem assumido a responsabilidade de desvelar ações que proporcione a análise crítica dos conteúdos para o Ensino Fundamental II. A elaboração de propostas para a valorização do conhecimento dessa disciplina de forma crítica e reflexiva, se deu através do método de pesquisa bibliográfica. Esse trabalho propõe amenizar os efeitos negativos causados sobre o homem, pela competitividade exagerada e pelo descaso dos valores na educação, ao mesmo tempo em que estimula as relações de integração. Inicialmente, faremos uma explanação sobre a história das sociedades pautada no trabalho industrial e estimulada a seguir os ditames do capitalismo e que nos levou a reservar uma pequena parte desse estudo às patologias sociais, mencionadas como doenças próprias do homem moderno em conseqüência à sua alta capacidade em competir. Realizamos um estudo que levasse em consideração o ser social, na figura do aluno do Ensino Fundamental II, para compreendermos os seus anseios e sinalizando para as necessidades de buscar novas formas de aprendizagem na área da Educação Física. Apresentamos este trabalho dividido em quatro capítulos: Um breve histórico da Educação Física; Patologias sociais e competição na sociedade moderna; Jogo, Jogos Cooperativos e competição; Aluno do Ensino Fundamental II. Dessa forma, a pesquisa aponta que os Jogos Cooperativos podem contribuir para a construção de uma Educação Física mais cidadã, conquistando os educados para uma vivência mais saudável, solidária e participativa.
- ItemA contribuição da caminhada orientada por profissionais da área de educação física na perspectiva de redução da obesidade.(2010-05-15) Jesus, José Kleber Andrade Lopes de; Lima Junior, Nomando Raimundo de; Costa, Salomão Cleomenes LimaO século XX trouxe dois problemas de saúde pública até então sem significado maior: O sedentarismo e a obesidade (Matsudo & Matsudo, 2007). Planejamentos no sentido de mudar hábitos de vida de um povo, podem ocasionar uma melhora significante na saúde e na qualidade de vida das pessoas. E a caminhada orientada, se enquadra perfeitamente dentro deste contexto. Partindo deste princípio, venho através deste estudo agregar uma proposta metodológica para a atenção à saúde, a interdisciplinaridade e a humanização. Este trabalho tem como objetivo Comprovar que somente um programa de exercícios físico, sistematizado e organizado com as condições necessárias de segurança apropriada, com o devido acompanhamento do professor de Educação Física graduado na área, pode efetivamente atingir uma meta desejada de redução de gordura corporal, em detrimento a atividades conduzidas de forma aleatória indicada normalmente para paciente obesos e hipertensos, por profissionais da área de saúde não formados em Educação Física.
- ItemO professor de educação física na estratégia de saúde da família: novas perspectivas para a saúde pública(2010-11-10) Pires, Marijunio Rocha; Costa, Laura Emmanuela Lima; Nunes, Fabio Santana; Lima Junior, Normando Raimundo deOs objetivos desta pesquisa foram identificar o papel do professor de Educação Física dentro da Estratégia de Saúde da Família, analisar suas contribuições para a população e suas formas de inserção na Equipe de Saúde da Família. Partindo do pressuposto de que a Educação Física possibilita uma melhoria na vida das pessoas e que a falta de incentivo por parte dos gestores públicos dificulta a entrada de forma mais abrangente deste profissional no sistema publico de saúde, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura em publicações ocorridas entre os anos de 2005 e 2009. Foram analisados 24 trabalhos, sendo eles: artigos, monografia, dissertações e teses; o local de busca foi nos bancos de teses de Universidades e revistas eletrônicas indexadas. Os resultados mostraram que o trabalho do professor de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família se dá através de orientação de práticas corporais, conscientização de estilo de vida saudável, educação em saúde e conscientização política; já sua contribuição para a população ocorre em auxiliar no tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, entre outras, além de despertar a consciência política e cidadania das pessoas assistidas em seus projetos. As considerações finais demonstram que a inserção do professor de Educação Física na Saúde Pública ocorre, na maioria das vezes, através de cargos comissionados e em condições precárias, pois são poucos os concursos públicos efetivos que lhes oferecem vagas. Até o momento o meio de sua entrada neste sistema é através do NASF, que não gera o número adequado de vagas. Sugerimos que a inserção do professor de Educação Física no sistema público de saúde ocorra através de concurso público com um número de vagas adequado à população a ser atendida, buscando maior proximidade com a comunidade, conhecendo seus problemas e procurando formas de solucioná-los.
- ItemO "corpo na escola" e o "corpo da escola": uma análise à luz da educação física.(2010-11-10) Maia, Alan Linhares Silva; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Nunes, Fábio Santana; Amorim, Ângelo Maurício deO corpo sempre foi uma construção cultural, representando diferentes papéis e significados, sendo, muitas vezes, utilizado como instrumento de poder e de veiculação de ideologias dominantes. É na Idade Antiga que se configura uma das primeiras maneiras de conhecer e tratar o corpo. Mantê-lo em harmonia com a natureza ou o cosmo era condição primordial para sua educação. É também nesse período histórico que tem início a visão dicotômica corpo-alma, com o lento processo de ocultamento do corpo, de sua depreciação e negação. Para Platão, o corpo era prisão e veículo da alma, simbolizando o mal. Aristóteles acreditava que a alma era a forma e o corpo a matéria na constituição da natureza humana. Alguns séculos mais tarde, mais precisamente nos séculos I e II, a institucionalização do dualismo entre corpo e alma preparou o terreno para as concepções Cristãs. Para Descartes, é somente ao espírito e não ao composto de espírito e corpo, que compete conhecer a verdade das coisas. Esta visão dicotômica não é algo restrito aos séculos passados, pois o vemos ainda nos dias de hoje, é uma lógica de funcionamento escolar orientada pelo pressuposto de que “Penso, logo existo”, inspirando e definindo propostas pedagógicas e roteiros escolares, supervalorizando o intelecto e desprezando o corpo. Vivemos em uma sociedade em que a aparência física se tornou a chave para o sucesso. A escola se constituiu tendo uma de suas tarefas, disciplinar mentes e corpos, moralizando e padronizando comportamentos. Atualmente a escola brasileira é uma instituição totalmente destituída de corpo. Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar como o corpo vem sendo utilizado como objeto de intervenção para reproduzir, na escola, os interesses das classes dominantes e, como problema, como a Educação Física, no espaço escolar, vem contribuindo para (des)construir o projeto de corpo estereotipado em nossa sociedade? Para chegar ao nosso objetivo foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica, pois como diz Gil (2002, p. 44), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla que aquela que poderia pesquisar diretamente. A escola, e principalmente a Educação Física, vem contribuindo para a formação de pessoas sem autonomia, que desconhecem seus próprios corpos, suas possibilidades e seus limites.
- ItemA importância da inserção da educação física no currículo das séries iniciais do ensino fundamental I: uma perspectiva lúdica.(2010-11-11) Leme, Caroline Pereira dos Santos; Soares, Ilma Maria Fernandes; Nunes, Fábio Santana; Costa, Salomão Cleomênes LimaEsta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico a respeito da inserção da Educação Física nas séries inicias. Objetiva analisar a importância e contribuições da Educação Física para essa etapa do ensino. Fundamenta-se em autores como Ayoub (2001), Freire (1997), Kishimoto (1997), Coletivo de Autores (1992) e dentre outros. As perguntas que norteiam esse estudo foram: qual a importância de trabalhar a educação física nas séries do ensino fundamental I? De que forma deverá ser trabalhada a Educação Física nessa etapa de ensino? A pesquisa esta dividida em três capítulos: 1-A Educação Física e seus documentos oficiais: o respaldo legal para a sua presença nas séries iniciais, discutindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica – LDB, documentos oficiais e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs;2-Educação Física como componente curricular integrada ao Projeto Político Pedagógico da escola, analisando diferentes concepções de currículo e a integração da Ed. Física ao Projeto Político Pedagógico da escola e 3-Como trabalhar a Educação Física nas séries iniciais: perspectiva lúdica, demonstrando que as atividades lúdicas presentes nas aulas de Educação Física das séries iniciais podem contribuir tanto no desenvolvimento motor como no ensino-aprendizagem. A partir desse estudo certifica os benefícios que a Educação Física proporciona ao desenvolvimento da criança e as possibilidades de trabalho com este componente na escola, para que assim possa entendê-la dentro do processo de ensino aprendizagem. A inserção curricular na esfera das séries iniciais significa um grande avanço para o ensino da Educação Física, pois a partir dessa inclusão pode ser visto que as crianças começarão a buscar uma compreensão do que está acontecendo a sua volta e consigo mesma, tornando-as pessoas mais críticas dentro do âmbito escolar e fora, na sociedade em que estão inseridas. Considerando que a Educação Física nas séries iniciais deverá ser trabalhada com caráter lúdico, pois se sabe que nessa etapa de ensino, as crianças quando envolvidas pelas atividades lúdicas nas aulas sentem-se mais livres para criticar, argumentar e criar no meio que estão inseridas.
- ItemMovimento na educação infantil: real ou "faz de conta"?(2010-11-12) Sá, Paola dos Santos; Soares, Ilma Maria F.; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Sales, FranciscoO movimento esta presente na vida do ser humano desde o período intra-uterino. Ele se torna elemento fundamental como forma de expressão e comunicação da criança de 0 a 05 anos de idade, etapa que ela se encontra presente na Educação Infantil na qual suas ações ganham sentido através do corpo em movimento. Desta forma, esta pesquisa visa identificar a presença do movimento na prática pedagógica da Educação Infantil e suas contribuições no desenvolvimento integral da criança, seja no aspecto cognitivo, motor e socio-afetivo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo que teve como lócus da mesma uma creche municipal da cidade de Jacobina/BA. Utilizou-se como recursos metodológicos a observação, a aplicação de questionário com perguntas abertas, registro fotográfico e análise documental. Com o intuito de conhecer as bases teóricas acerca do tema, o primeiro capítulo faz uma abordagem sobre a história e as leis que permeiam a Educação Infantil; discorre sobre o desenvolvimento da criança na perspectiva de Piaget, Wallon e Wygotsky, e finaliza com a discussão sobre a importância do movimento e a inserção do professor de Educação Física nessa etapa. No capítulo seguinte os caminhos metodológicos utilizados para a realização desta pesquisa e no terceiro a análise e interpretação dos dados coletados. Por fim, conclui-se que o movimento é importante para o desenvolvimento da criança. O movimento, inserido na perspectiva do brincar, na Educação Infantil não deve ser compreendido como instrumento recreacionista sem uma intencionalidade com intuito apenas de lazer. O movimento vai além da concepção mecanicista, é através dele que a criança dialoga com o mundo e interage com outras crianças e adultos. Para tanto, a Educação Física inserida nesse espaço de forma integrada com as demais áreas do conhecimento contribuem para a formação do individuo autônomo, consciente de si e do mundo que o cerca.
- ItemBarreiras para a prática de atividade física no Centro de Referência da Assistência Social de Jacobina - BA.(2011) DOURADO, Vanessa GuirraA presente pesquisa busca discutir a importância da atividade física e do professor de educação física nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a partir da pesquisa das barreiras encontradas para a prática de atividade física do público do CRAS de Jacobina-Ba, já que a instituição visa o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida por meio do serviço de proteção básica oferecido. Objetivou-se demonstrar a sociedade, aos estudantes e profissionais da área, como o professor de Educação Física é necessário junto à rede da assistência social no auxílio do processo do atendimento social a partir da superação de barreiras para uma vida fisicamente ativa; atrelado a esse os objetivos específicos da pesquisa são: A) Identificar as barreiras mais percebidas pelo público do CRAS para a prática regular de atividade física; B) Verificar se o público do CRAS reconhece atividade física como importante fator promotor de saúde; C) Demonstrar a importância da atividade física na melhoria da qualidade de vida dos usuários do CRAS. Este estudo é classificado como transversal, descritivo, baseado na abordagem quantitativa e no método dedutivo. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário de barreiras para atividade física, aplicado aos usuários do CRAS. Os resultados alcançados mostraram que todos os participantes encontram pelo menos uma barreira para não praticarem atividade física, a análise do resultado leva ao entendimento de que estas barreiras estão muito mais ligadas a questões sociais do que ao interesse em ter um estilo de vida fisicamente ativo. Dessa forma, conclui-se que, a atuação do profissional de educação física junto ao CRAS, pode causar grande impacto na superação de barreiras para atividade física e assim promover uma melhoria na qualidade de vida e no bem-estar dos indivíduos.
- ItemImportância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos.(2011) Santos, Técia Teixeira Mesquita; Amorim, Angelo Mauricio de; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Nunes, Fábio SantanaA natação, assim como as demais atividades físicas, vem se desenvolvendo e atraindo mais adeptos de diversos segmentos da sociedade. Dentro desse contexto, a natação para bebês vem ganhando mais espaço não só na sociedade, mas dentro de clubes e academias, diante desta situação torna-se necessário, estudos mais aprofundados visando melhorar a qualidade de conhecimento e atendimento das eventuais necessidades tanto dos pais quanto dos próprios bebês. Este estudo sobre a natação para bebês tem como objetivo compreender qual a importância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos, já que na água, o bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida proporciona momentos prazerosos entre pais e filho, favorece a saúde além de possibilitar novas descobertas para os bebês. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visto que esta é desenvolvida com base em material pré-elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, buscando encontrar informações sobre a natação para bebês de zero a dois anos e o processo de ensino e aprendizagem para esta mesma faixa etária, baseando-se nos estudos de Edson Luiz de Lima(2003), Célia Regina Fernandes Corrêa (2007), e Jean Piaget (1978), entre outros estudiosos da área, visando aprofundar a discussão em torno das perspectivas do problema em questão. Em suma, a natação para bebês se mostra bastante benéfica em todos os aspectos do desenvolvimento e merecem mais oportunidade de prática para essa faixa etária nesse meio além de disponibilizar maiores estudos sobre o assunto.
- ItemDois pesos, duas medidas: relação trabalho e lazer na saúde dos docentes universitários.(2011) Mascarenhas, Samara Coelho; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Soares, Ilma Maria Fernandes; Costa, Salomão Cleomenes LimaEste estudo apresentado como trabalho monográfico de conclusão de curso, consiste numa pesquisa de campo cuja temática é “A relação trabalho e lazer na saúde do docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV”. Teve por objetivo refletir de que forma o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer interferem na saúde dos professores investigados. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. O público alvo consistiu em nove professores do quadro docente da UNEB Campus IV, Departamento de Ciências Humanas da cidade de Jacobina. Procurou-se contemplar, por meio da entrevista semi-estruturada, as atividades desenvolvidas pelos professores no seu tempo livre das obrigações profissionais; os problemas de saúde atuais ou passados relacionados com a prática de trabalho; as atividades e freqüência do lazer desenvolvido pelos professores; o porquê de escolherem a docência universitária como profissão etc. Este estudo demonstrou que a relação do trabalho e lazer do docente da UNEB Campus IV interfere negativa e/ou positivamente na sua saúde. Os professores pesquisados, levando em consideração a relação trabalho e lazer na saúde, podem ser distinguidos em três grupos, um em que o professor atua sem pensar tanto nas conseqüências que, possivelmente, acometerão sua saúde. Nesse grupo a busca pela qualidade do trabalho é mais intensa e avassaladora. O segundo grupo é o período em que surgem os conflitos decorrentes do estágio anterior, as conseqüências das ansiedades, das muitas disciplinas ministradas, das muitas tarefas a serem desenvolvidas, influenciando assim, na saúde e na atuação profissional. No terceiro grupo se vive o período de decisões sobre a atuação profissional, é o período do equilíbrio entre as tarefas, trabalho e lazer que são desenvolvidos em tempos bem definidos. Todos os pesquisados demonstraram afetivamente que foram vocacionados a serem professores. A docência para eles é, portanto, uma paixão.
- ItemReflexões sobre avaliação da aprendizagem: um estudo em educação física escolar.(2011) Silva, Kátia Núbia Souza da; Soares, Ilma Maria Fernandes; Maturino, Elmo; Nunes, Fábio SantanaPensar a educação física a partir de sua relação com o processo de ensinoaprendizagem e avaliação é uma das maiores necessidades no âmbito da educação física escolar. A avaliação se constitui, por si só, um processo dinâmico e altamente complexo; afinal, é sob a nomenclatura escolar de aprovado e reprovado que se veem o sucesso e o fracasso de nossos estudantes. Refletir sobre a avaliação é um desafio na educação brasileira, pois falta na prática de muitos professores, a presença de um conhecimento pedagógico e crítico a respeito do objetivo do processo avaliativo e de como, através desta, a escola reproduz a estrutura da sociedade vigente perpetuando valores das elites dominantes numa dada sociedade e, de posse dos meios de produção, veicula e produz uma cultura para todas as camadas sociais e a proclama como o símbolo da verdade. O processo avaliativo adotado na grande maioria das instituições ainda está ligado à aferição de valores, prevalecendo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos, o que ocasiona inquietações nas pessoas. Essas inquietações ocorrem, especialmente, naqueles que carregam consigo os estigmas decorrentes de atitudes inadequadas da prática avaliativa.. O objetivo deste trabalho foi verificar através de pesquisas bibliográficas de que forma o professor conduz a avaliação da aprendizagem na disciplina educação física, procurando identificar quais concepções estão por trás dessa prática e como aparecem na metodologia do professor e no processo de ensinoaprendizagem. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica realizada livros e artigos acadêmicos de sites de universidades e revistas digitais que discutem sobre o tema em questão. Por meio desta pesquisa foi possível verificar que a prática avaliativa na educação física ainda apresenta deficiências, pois, muitos professores ainda utilizam a prática de selecionar e classificar seus alunos, alguns ainda consideram os aspectos motores como fatores que devem ser priorizados nas aulas que dizem respeito a esta disciplina. Constatamos por meio dos teóricos pesquisados, que existem dificuldades no ato de avaliar, nas diferentes disciplinas, e que em educação física essas dificuldades se acentuam.
- ItemEsporte e educação física escolar no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro(2011) Menezes, Maria Luciney Modesto Nascimento; Amorim, Ângelo MauricioEsta pesquisa tem como objetivo delinear a trajetória do esporte dentro e fora do Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), em Jacobina, tanto como prática quanto como conteúdo presente no ensino. Busca-se, através dela, compreender as influências históricas do conteúdo nas aulas de Educação Física escolar e qual o cenário apresentado nas aulas do colégio em estudo. Traçando os caminhos percorridos pelo esporte desde a Antiguidade e chegando ao esporte da Era Moderna, tem-se a discussão sobre as dimensões alcançadas pelo esporte e sua relevância social. Trata-se, ainda, de buscar conhecer a chegada da Educação Física escolar no Brasil, a ascensão do esporte como componente curricular no período Militar e quais os caminhos após a crise de identidade enfrentada pela Educação Física com a redemocratização do país. Conclui-se o resultado da pesquisa traçando, por professores e alunos, o atual cenário da educação física no referido colégio.
- ItemPercepção de corpo dos alunos do ensino médio profissionalizante na cidade de Saúde: incursões no universo da corporeidade.(2011) Moreira, Milena Silva; Araújo, Francisco de Sales; Ferreira Filho, Vamberto Miranda; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Sousa, Itamar Alves deO presente estudo tem por objetivo identificar a percepção de corpo de alunos do Ensino Médio profissionalizante, analisando as relações entre corpo, escola e currículo sob o olhar discente, a partir de um enfoque fenomenológico; articulando o conhecimento produzido pelos alunos ao referencial presente na área de Educação Física, no campo de pesquisas voltado à educação numa perspectiva fenomenológica.
- ItemA educação física no ensino médio: valorização, reflexões e práticas docentes(2011) Amorim, Andréa dos Santos; Nunes, Fábio Santana; Maturino, Elmo; Soares, Ilma Maria FernandesEsta pesquisa teve como objetivos refletir sobre a ausência da valorização do professor de Educação Física e para a marginalização deste componente frente aos demais, tentamos descobrir os percalços que atravancam o ensino da dessa disciplina no Ensino Médio frente à especificidades próprias deste público, como a perspectiva de um vestibular ou de entrada no mercado de trabalho, buscamos descobrir os motivos dessa desvalorização e procuramos mostrar a importância que a Educação Física tem no desenvolvimento do aluno e que atitudes podem ser tomadas para que os alunos se interessem e valorizem essa disciplina, para que haja uma mudança nessa situação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base leituras de autores que discutem a Educação Física no contexto geral da Educação e principalmente na formação dos jovens. Nosso trabalho contará com três capítulos: Histórico da Educação Física Escolar, Adolescência e Ensino médio: Como os alunos estão inseridos nesse contexto e Motivos da Desvalorização da Disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao longo das nossas leituras, chegamos à conclusão que apesar da Educação Física ainda sofrer muita discriminação, principalmente no Ensino Médio, visto como dispensável, e muitas vezes, até excluída dos projetos políticos de algumas escolas, avançamos muito com relação à valorização da mesma, podemos sentir que aos poucos ela vem conseguindo ganhar seu espaço, e para mudarmos realmente essa situação, é preciso que a escola repense a prática da Educação Física e o professor reveja sua postura e tenha uma dedicação maior à disciplina, tanto na sua prática pedagógica, quanto em lutar para que as leis que amparam a disciplina possam ser cumpridas, para dessa forma, ter reconhecido seu papel como sendo uma disciplina essencial no aprendizado e na formação dos alunos.
- ItemConcepções e perspectivas sobre a extensão universitária do curso de Educação Física Campus IV (2005-2011).(2011) Araújo, Janiele Ribeiro de; Sousa, ItamarO presente estudo tem por objetivo analisar as concepções de extensão universitária que orientam os projetos do curso de Licenciatura em Educação Física, da UNEB, campus IV – Jacobina, na perspectiva de contribuir para um repensar da maneira de planejar as “ações extensionistas” no curso. O estudo buscou aproximações com a estratégia metodológica da “pesquisa documental”. Este estudo foi de natureza essencialmente qualitativa. O estudo buscou também aproximações com a estratégia metodológica da “pesquisa documental”. As fontes utilizadas foram os projetos de extensão, arquivados desde a implantação do curso de Licenciatura em Educação Física até o ano de 2011. A análise dos dados foi realizada através da técnica de “análise de conteúdo”. A conclusão foi que o curso de Educação Física tem delineado suas práticas a partir da “concepção acadêmica” de extensão, buscando, numa relação dialética, transformar a sociedade; mas ainda é possível encontrar alguns projetos que desenvolvem suas práticas enraizadas na “concepção assistencialista”, que está atrelada as atividades e eventos organizados de modo a atender as necessidades emergenciais da sociedade.
- ItemA hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade.(2011-09-06) Mota, Cleber Pereira da; Maturino, Elmo; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Nunes, Fábio SantanaO Presente estudo tem como tema a hidroginástica na terceira idade, que teve como principal objetivo identificar a importância da hidroginástica, como fator de socialização para população da terceira idade, e objetivos específicos de considerar as contribuições para a saúde e o bem-estar físico-mental do idoso. Procuramos compreender e caracterizar teoricamente sobre: a hidroginástica e seu histórico, a hidroginástica e suas vantagens e as propriedades físicas da água. Em se tratando da parte específica do nosso trabalho, partimos para o problema que fala sobre a socialização em termos gerais, e a relação da prática da hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, cujo principal instrumento na coleta de dados foi à revisão de literatura e dados informatizados. A análise dos dados mostrou que a hidroginástica na terceira idade desempenha um papel importantíssimo, proporcionando a socialização, tirando o idoso de uma condição de excluído, inserindo-o de volta na sociedade, resgatando as relações sociais e melhorando consideravelmente sua aptidão-física.
- ItemMusculação e o uso de esteróides anabolizantes: uma análise sobre o contexto de jovens praticantes de musculação da cidade de Jacobina-Bahia.(2011-09-22) Luiz, Assis dos Santos; Souza, Itamar Silva de; Souza, Itamar Silva e; Amorim, Angelo Maurício de; Maturino, ElmoNa sociedade atual o corpo tem sido, cada vez mais, considerado um objeto passível de modelagem. São diversas as formas que se têm para modelar, reparar, diminuir ou aumentar proporções, modificando-se a estética natural. Dentre as ferramentas para efetivar estas transformações, temos os esteróides anabolizantes que de maneira crescente e preocupante se multiplica em meio ao público jovem que deseja obter um modelo de corpo ideal. Contudo, pouco se conhece sobre sua utilização por frequentadores de academias. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar quais as razões que levam jovens da cidade de Jacobina com idade que variam de 18 a 34 anos, praticantes de musculação, ao uso de Esteróides Anabolizantes. Para tanto, se fez uso estudo investigativo de caráter explicativo e descritivo, que utilizou metodologia qualitativa. Os resultados obtidos apontam para facilidade do uso e da grande disponibilidade de obtenção, o que ressalta para a necessidade de ações preventivas e educativas junto à população jovem.
- ItemA dança na educação escolar do 2º ao 5º ano do ensino fundamental do ginásio municipal Antônio Simões Valadares (Itiúba-BA): por uma prática educativa desafiadora.(2011-09-22) Souza, Nadja Nara Santos de Oliveira; Sousa, Itamar Silva de; Costa, Salomão Cleomenes L.; Sousa, Itamar Silva deO presente estudo aborda como temática a dança no espaço escolar, tem por objetivos descobrir a relevância da dança na prática pedagógica das professoras do Ensino Fundamental que atuam do 2º ao 5º ano no Ginásio Municipal Antônio Simões Valadares em Itiúba – BA. Esse estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário como instrumento de coleta de dados, e as categorias de análise para melhor interpretar os dados. Após a análise e discussão dos resultados foi possível verificar que essas professora não tem consciência do papel da dança no espaço escolar.