Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 173
- ItemAnálise de ações tático-técnicas das equipes de futebol finalistas da UEFA champions league da temporada 2020/2021: relação da saída de bola e progressão ao gol(UNEB, 2023-12-12) Sousa, Felipe Ribeiro de; Ramos , Michael Daian Pacheco; Nunes, Lizandra da Silva; Maturino, ElmoÉ sabido que o futebol passou as ser mais disputado desde sua criação, recorrendo a altas capacidades físicas, já que uma partida de futebol profissional é disputada com alta intensidade entre 90 minutos ou mais, alinhando a tática realizada por equipes além das capacidades técnicas individuais, os jogadores precisam ser capazes de resolver situações em poucos segundos, além de ter uma leitura do jogo dentro dos aspectos organizacionais tratados pelos treinadores, para que possuam ter a capacidade de executar as ações mais coerentes a partir do sistema de jogo proposto e assim obterem resultados positivos para as suas equipes. Diante disso, a necessidade de estudos relacionados a prática futebolística vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro da ciência esportiva. Trate-se de uma pesquisa documental, que, com os dados obtidos a partir das análises realizadas dos jogos que foram transmitidos pela UEFA e que estão armazenados no acervo pessoal do pesquisador, foi possível analisar e assim compreender como ocorrem as saídas de bola das equipes finalistas da competição, além de compreender as atitudes, padrões, qualidades e possíveis lacunas a partir do objetivo central da pesquisa. Utilizou-se como auxílio de pesquisa e para melhor entendimento acerca do jogo, o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT) (Teoldo et al., 2011), o que forneceu fundamentação teórica sobre a tática no futebol. Através das análises, obteve-se resultados satisfatórios quanto ao retrospecto das equipes estudadas, tendo como características, principalmente da equipe M, números que faz jus a característica de jogo praticada durante a competição. Na variável posse de bola, foi encontrado um tempo de 2 minutos e 7 segundos de posse contra apenas 42 segundos máximo da equipe C que também realizava as jogadas com passes rápidos, porém, procuravam finalizar as jogadas com mais rapidez, diferente da equipe M que sua característica principal no estilo de jogo era envolver a equipe adversaria até encontrar lacunas. Diante disso, a análise de desempenho de jogadores de futebol e clubes profissionais é necessária e deve acompanhar a constante evolução do futebol profissional na área do treinamento esportivo, juntamente com as grandes exigências apresentadas no jogo de alto rendimento. Por isso, cada partida de futebol se torna única, com novos “problemas” a serem resolvidos diante de adversários distintos e com novas tomadas de decisão durante os jogos, tornando assim esse esporte como imprevisível, já que, cada partida se torna única a frente dos objetivos mostrados e que devem ser resolvidos para que os resultados tornem sempre positivos ou o mais favorável possível.
- ItemA ressignificação da dor em bailarinas clássicas da cidade de Jacobina - BA(UNEB, 2024-07-12) Oliveira, Raiany Ribeiro de; Sousa, Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges de; Lino, Eluanne Dias QuintoObjetivo - Investigar o significado do Ballet Clássico associado com o processo de dor para as Bailarinas Clássicas durante e após a sua prática. Além de preencher uma lacuna na pesquisa sobre ballet, o estudo visa destacar sua importância cultural e física, expandindo o conhecimento acadêmico sobre dança. Método – A pesquisa foi realizada através de um questionário semiestruturado pelo Google Forms, com 6 bailarinas, utilizando o método qualitativo com análise de conteúdo. Resultados – Os resultados mostram que 50% (n=3) apresentaram lesão ou dor durante e após as aulas visto que a média de hora aula foram de 4 horas por dia. Conclusão – Foi apresentado que apesar da presença da dor, as bailarinas a veem como passageira ou natural, para se alcançar os seus objetivos.
- ItemCondições de infraestrutura das escolas públicas de educação básica do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: um olhar sob os municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia.(2023-01-08) Neto, Jeovana Sousa ; Ramos, Michael Daian PachecoCom o objetivo de estabelecermos relações entre as condições de trabalho e a escola de educação básica, este projeto de pesquisa analisa a configuração da infraestrutura das escolas públicas do Território de Identidade Piemonte da Diamantina-Bahia, em particular nos municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia. Utilizamos a base de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021 que possibilitou verificar a existência ou não de desigualdades entre as características da infraestrutura das escolas do Território investigado. É notório a quantidade expressiva da oferta educacional em estabelecimentos públicos no estado da Bahia, em especial nestes municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, demarcando a importância de estudos sobre a configuração da educação que é ofertada nessas localidades. As produções acadêmicas (SÁ; WERLE, 2017; SATYRO; SOARES, 2007; SOARES; SATYRO, 2007) revelam a necessidade de ampliar as discussões sobre a infraestrutura escolar, bem como os impactos que ela pode proporcionar no desempenho dos estudantes. No Brasil, as condições de oferta educacional são marcadamente diferentes de acordo com a localização da escola, da etapa de atendimento, conforme seja ela rural ou urbana. Diferentes estudos, revelam diferenças significativas entre a infraestrutura das escolas urbanas e rurais, apontando um maior precariedade e insuficiência nos estabelecimentos de ensino em contextos rurais, alertando para a ausência de diferentes insumos como: salas de aula, sala de professores, banheiros, bibliotecas, área de recreação, cozinha, equipamentos didáticos, serviços básicos dentre outros. (NETO et al, 2013a, 2013b; SOUZA et al, 2017a, 2017b; PACHECO, PEREIRA JUNIOR, OLIVEIRA, 2018; RAMOS, OLIVEIRA, COELHO, 2018; UNESCO, 2019; RAMOS, 2020). Compreendemos que a infraestrutura escolar tem potencial para influenciar significativamente a qualidade da educação. Prédios e instalações adequadas e acessíveis, existência de biblioteca e salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios, acesso a livros didáticos e materiais pedagógicos, por exemplo, possivelmente podem melhorar o desempenho dos alunos.
- ItemA educação das escolas rurais do território de identidade do Piemonte da Diamantina no contexto da pandemia.(UNEB, 2023-01-05) Valois, Milena Silva ; Ramos, Michael Daian PachecoEsta pesquisa teve como principal objetivo analisar as estratégias que foram utilizadas pelas escolas rurais dos municípios do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina no contexto da Pandemia de Covid-19. Posteriormente foi realizado um estudo documental da Sinopse Estatística da Pesquisa Resposta Educacional a Pandemia de Covid-19, publicado em 2022, disponível no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Esta pesquisa apresenta resultados referentes as estratégias adotadas em 118 escolas rurais e os nossos principais achados foram: a) todas as escolas tiveram aulas suspensas devido a medidas protetivas contra o vírus da Covid-19; b) a maioria das escolas tiveram aulas suspensas no mês de março de 2020 e retorno após o mês de abril de 2021; c) as principais estratégias utilizadas pelas escolas junto aos professores foram a realização de reuniões virtuais de planejamento, coordenação e monitoramento das atividades; d) o WhatsApp, o Zoom e Youtube, foram as ferramentas digitais mais utilizadas, e) todos os municípios, menos Caém, apontaram a disponibilização de matérias de ensino-aprendizagem impressos para retirada na escola e/ou entrega em domicílio, como estratégia mais utilizada pelas escolas rurais do Território do Piemonte da Diamantina.
- ItemEducação física e as práticas corporais de aventura na natureza: uma análise da base nacional comum curricular.(UNEB, 2023-01-04) Matos, Anélia Rodrigues da Silva ; Ramos, Michael Daian PachecoAs configurações dadas às Práticas Corporais de Aventura na Natureza-PCANs são de que elas são realizadas pelo indivíduo por meio do movimento e atrelado a isso encontram-se as eventualidades como os imprevistos e os riscos, tendo a natureza e seus encantos como centro da referida prática. Ressalta-se ainda, que no Brasil, estas tem ganhado notoriedade, bem como novos adeptos, e diferentes expressões destas manifestações corporais, podendo contribuir significativamente na construção de saberes, além de despertar sentimentos como emoção e medo. Nesse sentido, o artigo tem como propósito analisar como a Base Nacional Comum Curricular-BNCC tem abordado o trato com as Práticas Corporais de Aventura na Natureza-PCANs, bem como, mapear conteúdos que relacionam tais práticas presentes na BNCC e refletir sobre o trato com o conhecimento das PCANs nas aulas de Educação Física Escolar. A partir de uma pesquisa documental, de caráter descritiva e explicativa e de abordagem qualitativa, tendo como alicerce a fonte primária, o documento da BNCC em sua mais recente versão, e alguns estudos bibliográficos para elucidar as informações. O artigo aponta que, embora as instituições educacionais sigam as recomendações da normativa que guia o sistema de ensino básico do país, existem fatores, como o desconhecimento PCANs por parte dos professores e a infraestrutura escolar inadequada, que implicam no trabalho de realização de tais práticas nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, essas circunstâncias são um cenário comum na educação brasileira. É imprescindível o nascimento de mais pesquisas e uma reflexão crítica que articulem e lancem novas formas de proporcionar e fazer com que as Práticas Corporais de Aventura na Natureza cheguem aos alunos com a mesma intensidade que as demais práticas corporais tradicionais são expandidas.