Bacharelado em Educação Física - DCH4

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    Uma análise do jogo na pratica pedagógica dos professores no Ensino Fundamental I: “pró, hoje você brinca com a gente?”
    (Universidade do Estado da Bahia, 2013) Costa, Juliete Barbosa da; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cassia R.F.B. de; Miranda, Vamberto
    Esta pesquisa monográfica teve como objetivo central a análise dos fatores que contribuem para a prática cu exclusão do jogo na prática pedagógica de professoras do ensino Fundamental i, em uma escola pública do município de Quixabeira - BA Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, onde os Instrumentos de coleta de dados foram efetivados através de: Questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados as professoras em pesquisa, As respostas foram interpretadas através de uma análise dialética de conteúdo, fundamentada principalmente na teoria Histórico Cultural, desenvolvida por Lev Vigotski e outros estudiosos e aproximações do Materialismo Histórico Dialético, epistemologia criada por Karl Marx no período de Revolução Russa. Observou-se que, embora todas as professoras afirmassem a importância do jogo no desenvolvimento Infantil, de modo geral o mesmo ocorre esporadicamente em sua pratica pedagógica Conctulmes que esta fragmentação possui vestigios de uma visão tradicionalista de ensino, que influência no entendimento do professor come senhor do jogo, ou seja, aquele qua direciona suas regras e estrutura de uma forma imperativa e autoritarista, resistindo ao seu caráter flexivel e espontâneo. Além desta questão, se observou que outros fatores excludenten do jogo estão relacionados certa insuficiência académica quanto ao mesmo e sua fragmentação no planejamento pedagógios Coma possibilidade de atuação nessa problemática foi sugenda, para estas professoras, uma proposta de formação continuada pautada no estudo sobre a importância e trata metodológico do Jogo na prática pedagógica de professores/as no Ensino Fundamental I
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    Programa de formação esportivo escolar na perspectiva teórico-metodológica das abordagens críticas da Educação Física brasileira
    (Universidade do Estado da Bahia, 2014) Batista, Tarcísio Moreira; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva e; Baratz, Jaime
    Este trabalho analisa os princípios do Programa de Formação Esportiva Escolar – Atleta na Escola - à luz da perspectiva teórico metodológica das abordagens críticas da Educação Física brasileira, referentes ao esporte escolar. Os objetivos deste trabalho são: Conhecer a documentação que fala sobre a criação do programa Atleta na Escola e suas características; identificar as perspectivas teóricas e metodológicas que nortearam a elaboração do programa Atleta na Escola; conhecer as abordagens críticas da Educação Física brasileira acerca do Esporte Escolar; discutir orientações das abordagens teórico - metodológicas críticas da Educação Física brasileiras referentes ao esporte escolar; e realizar a análise do Programa de Formação Esportiva Escolar de acordo com as concepções críticas da Educação Física brasileira. Para o levantamento dos dados, utilizou-se a pesquisa documental através da análise de conteúdo com uma abordagem qualitativa na busca de uma melhor compreensão e organização dos dados. Ao final da análise foi identificado que o Programa Atleta na Escola está filiado teoricamente às concepções tradicionais do esporte e focado em conceitos como competição, rendimento, talento esportivo, ou seja, o esporte é trabalhado numa perspectiva que exclui a maioria, enquanto as concepções críticas trabalham com os conceitos de cooperação, reflexão crítica e ênfase no movimento, o que faz com que essa veja o Programa como algo que deveria estar mais focado na visão da escola hoje e trabalhado de uma outra maneira, que considerasse todos os sujeitos da escola e respeitasse o projeto político pedagógico de cada uma delas.
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    Contribuições das aulas de Educação Física no desenvolvimento motor em crianças com síndrome de down uma revisão sistemática
    (Universidade do Estado da Bahia, 2017) Araujo, Maieli Oliveira de; Costa, Laura Emmanuela Lima
    OBJETIVO: Analisar as contribuições das aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor em crianças com Síndrome de Down. MÉTODO:Tratou-se de uma revisão sistemática, tendo como critérios de inclusão: artigos originais, disponíveis na íntegra e de forma gratuita, teses e dissertações, que fossem na língua inglesa ou portuguesa e que estabelecessem relação com crianças, desenvolvimento motor e síndrome de Down. As buscas foram feitas no Scielo e Capes, utilizando-se os descritores: Síndrome de Down, Desenvolvimento Motor, e Intervenção. Encontrou-se 3.194 artigos na busca inicial, excluíram-se pesquisas experimentais com animais e outros estudos de revisão sistemática e artigos pagos, selecionando-se 10 que preencheram os critérios estabelecidos. RESULTADOS: Observou-se uma grande quantidade de benefícios decorrentes da estimulação precoce para o desenvolvimento motor em crianças com Síndrome de Down, tanto por professores de Educação Física, quanto por outros profissionais. Entretanto os autores ressaltam a importância das intervenções serem feitas pelo professor licenciado em Educação Física no ambiente escolar. CONCLUSÃO: Dos estudos encontrados com intervenções do professor de Educação Física para crianças com Síndrome de Down, os instrumentos utilizados e as intervenções, como capoeira e dança, assim como os estudos comparativos são utilizados em várias outras Síndromes e condições motoras. Todos contribuíram de forma inequívoca no desenvolvimento motor. Faz-se necessário melhor abordagem de estudos com o Professor de Educação Física visto que este profissional, utilizando o esporte, lutas, dança e ginástica pode promover o crescimento e desenvolvimento de tal público, possibilitando funcionalidade e qualidade de vida.
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    PIBID na capoeira: uma discussão de gênero
    (Universidade do Estado da Bahia, 2015) Muricy, Jalicia Lima Santos; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cássia R. F. B. de
    Esta pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso de graduação, que teve a Capoeira e as relações de Gênero como objeto de estudo. A mesma se deu a partir das atividades de um projeto de intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de Educação Física, intitulado PIBID na Capoeira. O grupo de estudo foi composto por 12 pessoas, dentre as quais eram alunos/as do Ensino Médio da Escola parceira do Subprojeto na cidade de Jacobina – BA e outros/as participantes advindas da comunidade externa. A Capoeira foi ministrada como um dos elementos da Cultura Corporal, pautada na abordagem Crítico-Superadora, da Educação Física, com respaldo na pedagogia HistóricoCrítica da Educação e teve aproximação com o referencial materialista histórico e dialético. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender de que maneira a abordagem metodológica do projeto PIBID na Capoeira contribuiu para conscientizar os participantes sobre como tem ocorrido às relações de gênero estabelecidas historicamente, na Capoeira. Como delineamento metodológico, utilizamos a pesquisa-ação. O projeto foi desenvolvido no período de setembro de 2014 a janeiro de 2015. Concluímos que as pessoas envolvidas no projeto tiveram a oportunidade de entender como se dá as relações de gênero em sociedade, o porquê da existência do machismo, e como a hierarquia de gênero e a divisão sexual do trabalho contribuem para manutenção das desigualdades e dos vários tipos de opressão e exploração da classe trabalhadora, em detrimento da classe que possuí o poder econômico e político, e qual a relação dessas questões com a Capoeira.
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    Educação física e os alunos concluintes do ensino médio em Mirangaba-BA: um olhar direcionado ao significado da educação física
    (Universidade do Estado da Bahia, 2014) Silva, Daniela dos Santos Cajueiro; Costa, Salomão Cleômenes Lima; Maturino, Elmo; Sousa, Francisco Sales Araujo
    O presente trabalho traz um direcionamento de olhares ao significado da Educação Física para os alunos concluintes do Ensino Médio, do Centro Educacional Sóror Joana Angélica, da cidade de Mirangaba-BA. Justifica-se, a opção pelos alunos concluintes do Ensino Médio, o fato de estarem na etapa final da educação básica, cuja trajetória permite inferir melhor sobre as impressões e conhecimentos adquiridos ao longo do processo educacional básico, possibilitando um maior entendimento no que diz respeito à construção dos significados. O objetivo é investigar o significado da Educação Física, para assim compreender a interferência do modo como o componente curricular se insere na Educação Básica sobre a construção desse significado. A metodologia pautou-se no levantamento da literatura acerca da introdução e atuação da Educação Física no contexto educacional brasileiro; em fatores inerentes à construção dos significados, no tocante ao contexto histórico, ao meio sociocultural, às influências midiáticas, com ênfase na inserção do componente curricular na educação; e nas leis que foram sancionadas e regem a Educação Física Escolar e o Ensino Médio. Para e efetivação do trabalho foi feita a pesquisa de campo, apresentando como instrumento o questionário, com questões relevantes às perspectivas dos objetivos. O diálogo com a literatura junto à análise das informações da pesquisa de campo, leva ao entendimento de que, o público alvo da pesquisa atribui importância ao componente curricular, porém o seu significado está sintetizado, para a maioria, na prática do movimento e seus propósitos na dimensão biofisiológica. Infere-se ainda que, a configuração como o componente curricular é inserido no ambiente escolar é imprescindível ao pensamento do aluno, sucessivamente à construção do significado.