Bacharelado em Educação Física - DCH4

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    A importância da educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
    (UNEB, 2001-12-12) Santana , Betânia Vieira; Fernandes, Janoel; Rodrigues, Lenivalda Izabel; Franco, Lucivan Souza; Pitanga, Francisco José Gondim
    Esse estudo é de fundamental importância para que a comunidade tome conhecimento da atual situação que vivem nossos alunos na área de Educação Física e junto coma escola, ter a missão de criar mecanismos alternativos que levem os educandos a perceberem a importância de se adotar um estilo de vida saudável, fazendo com que a prática de atividades físicas torne-se componente obrigatório no cotidiano das pessoas, buscando na relação ensino-aprendizagem motivação para que esta tarefa seja apresentada com responsabilidade e que os mesmos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene, alimentação, ter espírito crítico em relação a imposição de padrões de saúde, beleza e estética, conhecendo seus limites e possibilidades.
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    Imagem corporal de universitários no contexto da pandemia da COVID-19
    (UNEB, 2024) Carvalho, Igor Silva de; Cavalcante Neto , Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Oliveira, Carlos Rafaell Correira de
    A pandemia da COVID-19 provocou diversas mudanças no comportamento de estudantes universitários, interferindo em aspectos da saúde física e mental desses indivíduos. Dentre esses aspectos, cabe destaque a imagem corporal, pois lida com percepções individuais sobre a imagem de um corpo real e um corpo ideal. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção da imagem corporal de universitários no contexto da pandemia da COVID-19, considerando-se a percepção de corpo real e corpo ideal antes e durante o período pandêmico. Trata-se de estudo transversal realizado com 252 universitários da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), de ambos os sexos (194 mulheres), com idade média de 25,22 (±6,73) anos. A percepção de imagem corporal foi avaliada via Google forms com Escalas de silhueta masculina e feminina. Observou-se insatisfação corporal pequena em 64% dos participantes, e satisfação com a silhueta atual em 29% dos participantes no período pandêmico. Contudo, ao reportarem a percepção antes do período pandêmico, 70% dos participantes estavam satisfeitos com suas silhuetas atuais. Os achados, portanto, revelam o impacto negativo da pandemia na percepção de imagem corporal dos universitários participantes. Programas de intervenção com abordagem biopsicossocial que auxiliem esses jovens a lidarem com questões relacionados ao corpo no contexto universitário são recomendadas.
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    Análise de ações tático-técnicas das equipes de futebol finalistas da UEFA champions league da temporada 2020/2021: relação da saída de bola e progressão ao gol
    (UNEB, 2023-12-12) Sousa, Felipe Ribeiro de; Ramos , Michael Daian Pacheco; Nunes, Lizandra da Silva; Maturino, Elmo
    É sabido que o futebol passou as ser mais disputado desde sua criação, recorrendo a altas capacidades físicas, já que uma partida de futebol profissional é disputada com alta intensidade entre 90 minutos ou mais, alinhando a tática realizada por equipes além das capacidades técnicas individuais, os jogadores precisam ser capazes de resolver situações em poucos segundos, além de ter uma leitura do jogo dentro dos aspectos organizacionais tratados pelos treinadores, para que possuam ter a capacidade de executar as ações mais coerentes a partir do sistema de jogo proposto e assim obterem resultados positivos para as suas equipes. Diante disso, a necessidade de estudos relacionados a prática futebolística vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro da ciência esportiva. Trate-se de uma pesquisa documental, que, com os dados obtidos a partir das análises realizadas dos jogos que foram transmitidos pela UEFA e que estão armazenados no acervo pessoal do pesquisador, foi possível analisar e assim compreender como ocorrem as saídas de bola das equipes finalistas da competição, além de compreender as atitudes, padrões, qualidades e possíveis lacunas a partir do objetivo central da pesquisa. Utilizou-se como auxílio de pesquisa e para melhor entendimento acerca do jogo, o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT) (Teoldo et al., 2011), o que forneceu fundamentação teórica sobre a tática no futebol. Através das análises, obteve-se resultados satisfatórios quanto ao retrospecto das equipes estudadas, tendo como características, principalmente da equipe M, números que faz jus a característica de jogo praticada durante a competição. Na variável posse de bola, foi encontrado um tempo de 2 minutos e 7 segundos de posse contra apenas 42 segundos máximo da equipe C que também realizava as jogadas com passes rápidos, porém, procuravam finalizar as jogadas com mais rapidez, diferente da equipe M que sua característica principal no estilo de jogo era envolver a equipe adversaria até encontrar lacunas. Diante disso, a análise de desempenho de jogadores de futebol e clubes profissionais é necessária e deve acompanhar a constante evolução do futebol profissional na área do treinamento esportivo, juntamente com as grandes exigências apresentadas no jogo de alto rendimento. Por isso, cada partida de futebol se torna única, com novos “problemas” a serem resolvidos diante de adversários distintos e com novas tomadas de decisão durante os jogos, tornando assim esse esporte como imprevisível, já que, cada partida se torna única a frente dos objetivos mostrados e que devem ser resolvidos para que os resultados tornem sempre positivos ou o mais favorável possível.
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    A ressignificação da dor em bailarinas clássicas da cidade de Jacobina - BA
    (UNEB, 2024-07-12) Oliveira, Raiany Ribeiro de; Sousa, Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges de; Lino, Eluanne Dias Quinto
    Objetivo - Investigar o significado do Ballet Clássico associado com o processo de dor para as Bailarinas Clássicas durante e após a sua prática. Além de preencher uma lacuna na pesquisa sobre ballet, o estudo visa destacar sua importância cultural e física, expandindo o conhecimento acadêmico sobre dança. Método – A pesquisa foi realizada através de um questionário semiestruturado pelo Google Forms, com 6 bailarinas, utilizando o método qualitativo com análise de conteúdo. Resultados – Os resultados mostram que 50% (n=3) apresentaram lesão ou dor durante e após as aulas visto que a média de hora aula foram de 4 horas por dia. Conclusão – Foi apresentado que apesar da presença da dor, as bailarinas a veem como passageira ou natural, para se alcançar os seus objetivos.
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    Condições de infraestrutura das escolas públicas de educação básica do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: um olhar sob os municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia.
    (2023-01-08) Neto, Jeovana Sousa ; Ramos, Michael Daian Pacheco
    Com o objetivo de estabelecermos relações entre as condições de trabalho e a escola de educação básica, este projeto de pesquisa analisa a configuração da infraestrutura das escolas públicas do Território de Identidade Piemonte da Diamantina-Bahia, em particular nos municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia. Utilizamos a base de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021 que possibilitou verificar a existência ou não de desigualdades entre as características da infraestrutura das escolas do Território investigado. É notório a quantidade expressiva da oferta educacional em estabelecimentos públicos no estado da Bahia, em especial nestes municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, demarcando a importância de estudos sobre a configuração da educação que é ofertada nessas localidades. As produções acadêmicas (SÁ; WERLE, 2017; SATYRO; SOARES, 2007; SOARES; SATYRO, 2007) revelam a necessidade de ampliar as discussões sobre a infraestrutura escolar, bem como os impactos que ela pode proporcionar no desempenho dos estudantes. No Brasil, as condições de oferta educacional são marcadamente diferentes de acordo com a localização da escola, da etapa de atendimento, conforme seja ela rural ou urbana. Diferentes estudos, revelam diferenças significativas entre a infraestrutura das escolas urbanas e rurais, apontando um maior precariedade e insuficiência nos estabelecimentos de ensino em contextos rurais, alertando para a ausência de diferentes insumos como: salas de aula, sala de professores, banheiros, bibliotecas, área de recreação, cozinha, equipamentos didáticos, serviços básicos dentre outros. (NETO et al, 2013a, 2013b; SOUZA et al, 2017a, 2017b; PACHECO, PEREIRA JUNIOR, OLIVEIRA, 2018; RAMOS, OLIVEIRA, COELHO, 2018; UNESCO, 2019; RAMOS, 2020). Compreendemos que a infraestrutura escolar tem potencial para influenciar significativamente a qualidade da educação. Prédios e instalações adequadas e acessíveis, existência de biblioteca e salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios, acesso a livros didáticos e materiais pedagógicos, por exemplo, possivelmente podem melhorar o desempenho dos alunos.