Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemViolência escolar: o que a Educação Física tem com isso?(UNEB, 2010-03-16) Peixinho, Deyse Souza; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Amorim, Angelo Maurício de; Nunes, Fábio SantanaEste estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, apresentada em forma de trabalho monográfico de conclusão de curso, possuindo como tema norteador "Violência Escolar: o que a Educação Física tem com isso?". Neste trabalho procurou-se identificar quais são as contribuições da Educação Física, enquanto componente curricular, na amenização da incidência do quadro de violência escolar; analisando a ação pedagógica em Educação Física, focando os aspectos estruturais e comportamentais da violência escolar, partindo da hipótese levantada de que uma ação pedagógica da Educação Física que desconsidera o reducionismo das práticas esportivas enquanto conteúdo primordial das aulas, pautada em: jogos e brincadeiras, práticas esportivas cooperativas, lutas, danças e ginástica, contribuirá de forma efetiva para a diminuição da violência e colaborará positivamente na melhoria da relação entre alunos e comunidade escolar. Este trabalho está fundamentado em autores considerados referência no trato com a organização e violência escolar e a prática pedagógica da Educação Física, tais como: Abramovay (2002); Candau (2008); Darido (2008); Coletivo de Autores (1992); B. Freire (1993); Kunz (2006) entre outros. Encontra-se dividido em três capítulos: A Escola, Violência Escolar e O que a Educação Física tem com isso?. Esse estudo demonstrou que não cabe somente ao professor de Educação Física buscar soluções para os problemas enfrentados pela sociedade e conseqüentemente pela escola, porém deve propor aos seus alunos uma prática diferente da encontrada durante esses anos, pensando em possibilidades que diminuam e amenizem os problemas que são geradores de violência, já que não existem fórmulas prontas para conseguirmos superar a violência escolar.
- ItemO processo de esportivização do boleado nos jogos estudantis da rede pública no Estado da Bahia(UNEB, 2014) Santos, Antônio Carlos dos; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar; Sousa, Rita RoxaneO presente trabalho é um estudo de caso etnográfico que buscou identificar quais as implicações sociais da esportivização do Boleado nos JERP na cidade de Jacobina-Ba, para isso foi preciso realizar observação participante fazendo uso da técnica da coleta de dados através do levantamento de documentos e observação com registro de imagens em câmera digital para atender aos objetivos da pesquisa. Baseando-se nos estudos de Marli André, Valter Bracht, Jocimar Daólio dentre outros, teve como objetivo compreender como o boleado ganhou dimensões esportivas nas escolas de Jacobina focando os jogos finais do JERP. Após análise dos dados podemos concluir, que a socialização, a comunicação e o prazer da pratica do Boleado agem beneficamente na formação do ser cidadão.
- ItemPropostas pedagógicas na Educação Física escolar e saúde: um importante desenrolar histórico(UNEB, 2013) Jesus, Elaine Freitas de; Mussi , Ricardo Franklin de Freitas; Amorim, Angelo Maurício de; Estrela, Rafael Leal DantasA compreensão das características evolutivas das concepções pedagógicas da Educação Física no campo da Saúde pode representar forte aliada no contexto educacional na proteção e desenvolvimento das comunidades. Então, este estudo objetiva discutir as questões fundamentais das abordagens pedagógicas da saúde na EF escolar, incluindo debate quanto a base conceitual das questões fundamentais da AF e Saúde. Para este fim foi realizada pesquisa bibliográfica (GIL, 2002). Desta maneira, observou-se que a atuação profissional com o enfoque na saúde, requer do profissional uma abordagem que contemple a saúde e a qualidade de vida, para isso a inserção da educação em saúde é apontada como a concepção pedagógica que de fato corrobora para mudanças significativas aos hábitos sedentários, propiciando assim a busca da saúde e qualidade de vida. Sendo assim, é necessário repensar como estas concepções têm sido interpretadas sobre o enfoque de promoção da saúde no âmbito escolar.
- ItemEducação Física em Campo Formoso - Bahia: memórias da Ditadura Militar(UNEB, 2010-03-16) Costa, Joice Naiane de Sousa; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Amorim, Angelo Maurício de; Nunes, Fábio SantanaNeste trabalho apresentam-se os resultados da pesquisa de conclusão de curso que teve como propósito demonstrar como era desenvolvida a Educação Física Escolar em Campo Formoso - Bahia durante a Ditadura Militar no Brasil. A pesquisa abrangeu investigações que foram desde um levantamento das produções historiográficas que tratam de Brasil, Educação e Educação Física no período em questão, passando pelos depoimentos dos professores, alunos e pessoas da comunidade que vivenciaram ou mesmo presenciaram os fatos e acontecimentos, até uma análise de documentos e fotografias encontradas. O mesmo encontra-se subdivido em quatro capítulos dispostos numa sequencia que tratam de um contexto mais geral ao específico. Partindo do pressuposto de que as generalizações podem ofuscar detalhes e de que as abstrações desvalorizam particularidades concretas, e considerando o processo histórico como sendo constituído por rupturas e continuidades, afirmo que o desenvolvimento das aulas de Educação Física em Campo Formoso - BA foram sim influenciadas no sentido de atender ao que almejava o modelo de sociedade autoritária que se firmou no país entre os anos de 1964 a 1985.
- ItemDança e Educação Física: passos e diálogos possíveis(UNEB, 2010) Rios, Rita de Cássia Alves; Motta, Margarida Seixas Trotte; Costa , Salomão Cleomenes Lima; Amorim, Ângelo Maurício deEste trabalho apresenta um estudo a respeito de uma aproximação plausível entre as disciplinas dança e educação física, destacando os passos e diálogos possíveis para a construção de reflexões e pensamentos críticos relacionados à temática abordada. Envolve inquietações e questionamentos a esse respeito caracterizando- se enquanto uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de mostrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas dança e educação física escolar, certificando os benefícios que a mesma proporciona ao desenvolvimento da criança e as possibilidades de trabalho com este componente, para que assim possa entendê-la dentro do processo de ensino aprendizagem desenvolvido pela educação física. A presente investigação desenvolve-se na perspectiva de estudo bibliográfico por meio de leituras de livros, artigos, produções acadêmicas, revistas e textos os quais foram o referencial teórico de minha pesquisa, dando-me subsidios e autoridade para dialogar sobre o assunto. Este estudo partiu da hipótese de que a dança enquanto disciplina abordada nas aulas de educação física viabilizaria um trabalho mais rico e dinâmico para o professor, possibilitando o mesmo a sair da esportivização e ampliando seu leque de atividades, portanto, capacitando os professores, estes descobririam novas possibilidades e recursos a serem ministrados nas aulas de educação física, e teve como problema o despreparo dos professores de educação física para ministrar aulas baseadas na interdisciplinaridade das disciplinas dança e educação física, deixando assim de trabalhar elementos específicos oferecidos pela disciplina dança. As análises e reflexões contempladas neste trabalho estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre dança e educação física, a relação existente entre essas duas disciplinas e os limites e possibilidades que norteiam a prática pedagógica dos professores que se dedicam a trabalhar essa temática em sala de aula, entre eles estão: Nanni, D. (1995); Coletivo de autores (1992); Oliveira, V. M. de. (1990); Marques, I. A. (2007); Gaspari, T. C. (2005).