Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 175
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da educação física nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001-12-12) Santana , Betânia Vieira; Fernandes, Janoel; Rodrigues, Lenivalda Izabel; Franco, Lucivan Souza; Pitanga, Francisco José GondimEsse estudo é de fundamental importância para que a comunidade tome conhecimento da atual situação que vivem nossos alunos na área de Educação Física e junto coma escola, ter a missão de criar mecanismos alternativos que levem os educandos a perceberem a importância de se adotar um estilo de vida saudável, fazendo com que a prática de atividades físicas torne-se componente obrigatório no cotidiano das pessoas, buscando na relação ensino-aprendizagem motivação para que esta tarefa seja apresentada com responsabilidade e que os mesmos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene, alimentação, ter espírito crítico em relação a imposição de padrões de saúde, beleza e estética, conhecendo seus limites e possibilidades.
- ItemA ressignificação da dor em bailarinas clássicas da cidade de Jacobina - BA(UNEB, 2024-07-12) Oliveira, Raiany Ribeiro de; Sousa, Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges de; Lino, Eluanne Dias QuintoObjetivo - Investigar o significado do Ballet Clássico associado com o processo de dor para as Bailarinas Clássicas durante e após a sua prática. Além de preencher uma lacuna na pesquisa sobre ballet, o estudo visa destacar sua importância cultural e física, expandindo o conhecimento acadêmico sobre dança. Método – A pesquisa foi realizada através de um questionário semiestruturado pelo Google Forms, com 6 bailarinas, utilizando o método qualitativo com análise de conteúdo. Resultados – Os resultados mostram que 50% (n=3) apresentaram lesão ou dor durante e após as aulas visto que a média de hora aula foram de 4 horas por dia. Conclusão – Foi apresentado que apesar da presença da dor, as bailarinas a veem como passageira ou natural, para se alcançar os seus objetivos.
- ItemAnálise da aptidão física de crianças com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação: uma revisão sistemática.(2022-12-01) Silva, Lucinete Sena de Oliveira; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Fernandes, Denise VasconcelosEmbora a literatura indique que crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) possam apresentar menor aptidão física do que crianças com desenvolvimento típico (DT), as evidências ainda são escassas. O objetivo deste estudo é sintetizar evidências sobre os níveis de aptidão física em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) em comparação com crianças com desenvolvimento típico (DT). Quatro bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science e PsycINFO) foram pesquisadas para selecionar estudos transversais, caso-controle e coorte comparando a aptidão física entre crianças com e sem TDC. A qualidade metodológica foi avaliada por meio da Escala de Newcastle-Ottawa (NOS). O tamanho do efeito d de Cohen foi calculado para fornecer evidências clínicas para dados de capacidade aeróbica, capacidade anaeróbica, força muscular, composição corporal e flexibilidade. As buscas iniciais identificaram 3.828 estudos e 27 estudos foram incluídos na síntese qualitativa após a aplicação dos critérios de elegibilidade. Todos os estudos foram classificados como de qualidade moderada a alta. Os tamanhos de efeito foram grandes para capacidade aeróbica (d = 1,26), capacidade anaeróbica (d = 0,93) e força muscular (d = 0,83) e pequenos para composição corporal (d = 0,48) e flexibilidade (d = 0,21) resultados em favor de controles. Crianças com TDC apresentam aptidão física significativamente menor do que seus pares com desenvolvimento típico, principalmente nos componentes de capacidade aeróbica e anaeróbica e força muscular.
- ItemAnálise da influência da mídia na construção dos padrões de beleza corporal dos adolescentes do ensino médio de escola pública e particular de Jacobina-BA(2012) Novaes, Dhiany de Melo; Sousa, Itamar Silva de; Nunes, Fábio Santana; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO corpo relacionado a aparência física tem gerado uma das maiores preocupações nos indivíduos, isso porque existe um estereótipo de beleza criado e transmitido principalmente pela mídia televisiva, que expõem o corpo caracterizado como belo durante suas programações, propagandas, novelas, passando a mensagem de que essas pessoas possuem o padrão de beleza ideal, assim o desejo por conquistar uma corpo parecido com tal tem despertado o interesse de muitos. A mídia televisiva tem o poder de incentivar as pessoas na construção de um corpo estereotipado como belo, ao repetir inúmeras vezes esse tipo de corpo e na forma como seus telespectadores recebem essas informações. Com os adolescentes não é diferente essa preocupação, pois estes buscam encaixa-se nesse padrão para não serem exclusos socialmente. A pesquisa foi realizada com adolescentes de um colégio público e de um colégio particular de Jacobina-Ba, através de um questionário, com questões abertas e fechadas, onde fica evidente a influência da mídia na construção de padrões de beleza desses adolescentes quando descrevem o corpo belo como as mesmas características do corpo exposto pela televisão. Esta é uma pesquisa de campo de natureza qualitativa.
- ItemAnálise de ações tático-técnicas das equipes de futebol finalistas da UEFA champions league da temporada 2020/2021: relação da saída de bola e progressão ao gol(UNEB, 2023-12-12) Sousa, Felipe Ribeiro de; Ramos , Michael Daian Pacheco; Nunes, Lizandra da Silva; Maturino, ElmoÉ sabido que o futebol passou as ser mais disputado desde sua criação, recorrendo a altas capacidades físicas, já que uma partida de futebol profissional é disputada com alta intensidade entre 90 minutos ou mais, alinhando a tática realizada por equipes além das capacidades técnicas individuais, os jogadores precisam ser capazes de resolver situações em poucos segundos, além de ter uma leitura do jogo dentro dos aspectos organizacionais tratados pelos treinadores, para que possuam ter a capacidade de executar as ações mais coerentes a partir do sistema de jogo proposto e assim obterem resultados positivos para as suas equipes. Diante disso, a necessidade de estudos relacionados a prática futebolística vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro da ciência esportiva. Trate-se de uma pesquisa documental, que, com os dados obtidos a partir das análises realizadas dos jogos que foram transmitidos pela UEFA e que estão armazenados no acervo pessoal do pesquisador, foi possível analisar e assim compreender como ocorrem as saídas de bola das equipes finalistas da competição, além de compreender as atitudes, padrões, qualidades e possíveis lacunas a partir do objetivo central da pesquisa. Utilizou-se como auxílio de pesquisa e para melhor entendimento acerca do jogo, o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT) (Teoldo et al., 2011), o que forneceu fundamentação teórica sobre a tática no futebol. Através das análises, obteve-se resultados satisfatórios quanto ao retrospecto das equipes estudadas, tendo como características, principalmente da equipe M, números que faz jus a característica de jogo praticada durante a competição. Na variável posse de bola, foi encontrado um tempo de 2 minutos e 7 segundos de posse contra apenas 42 segundos máximo da equipe C que também realizava as jogadas com passes rápidos, porém, procuravam finalizar as jogadas com mais rapidez, diferente da equipe M que sua característica principal no estilo de jogo era envolver a equipe adversaria até encontrar lacunas. Diante disso, a análise de desempenho de jogadores de futebol e clubes profissionais é necessária e deve acompanhar a constante evolução do futebol profissional na área do treinamento esportivo, juntamente com as grandes exigências apresentadas no jogo de alto rendimento. Por isso, cada partida de futebol se torna única, com novos “problemas” a serem resolvidos diante de adversários distintos e com novas tomadas de decisão durante os jogos, tornando assim esse esporte como imprevisível, já que, cada partida se torna única a frente dos objetivos mostrados e que devem ser resolvidos para que os resultados tornem sempre positivos ou o mais favorável possível.
- ItemUma análise do jogo na prática pedagógica dos professores no ensino fundamental I: "Pró, hoje você brinca com a gente?"(2013) Costa, Juliete Barbosa da; Sousa, Itamar de; Sousa, Rita de Cássia R.F.B; Miranda, VambertoEsta pesquisa monográfica teve como objetivo central a análise dos fatores que contribuem para a prática ou exclusão do jogo na prática pedagógica de professoras do ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Quixabeira - BA. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, onde os instrumentos de coleta de dados foram efetivados através de: Questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados as professoras em pesquisa. As respostas foram interpretadas através de uma análise dialética de conteúdo, fundamentada principalmente na teoria Histórico\Cultural, desenvolvida por Lev Vigotski e outros estudiosos e aproximações do Materialismo Histórico Dialético, epistemologia criada por Karl Marx no período de Revolução Russa. Observou-se que, embora todas as professoras afirmassem a importância do jogo no desenvolvimento infantil, de modo geral o mesmo ocorre esporadicamente em sua prática pedagógica. Concluímos que esta fragmentação possui vestígios de uma visão tradicionalista de ensino, que influência no entendimento do professor como senhor do jogo, ou seja, aquele que direciona suas regras e estrutura de uma forma imperativa e autoritarista, resistindo ao seu caráter flexível e espontâneo. Além desta questão, se observou que outros fatores excludentes do jogo estão relacionados certa insuficiência acadêmica quanto ao mesmo e sua fragmentação no planejamento pedagógico. Como possibilidade de atuação nessa problemática foi sugerida, para estas professoras, uma proposta de formação continuada pautada no estudo sobre a importância e trato metodológico do Jogo na prática pedagógica de professores/as no Ensino Fundamental I.
- ItemAnálise dos anais do grupo de trabalho temático (GTT) Escola do Conbrace 2009-2013: um estudo sobre a educação física na educação infantil.(2015) Pinto, Luciene Pereira da Costa; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cruz, Amália Catharina SantosO presente trabalho analisa a forma como vem se apresentando as orientações teóricas e metodológicas no trato da Educação Física na Educação Infantil presentes na produção de trabalhos do Grupo de Trabalho Temático Escola nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) entre os anos de 2009, 2011 e 2013. Nosso problema de pesquisa foi: quais as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013? O objetivo geral foi analisar as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013. Nossa metodologia foi baseada no materialismo histórico-dialético, e quanto a sua natureza realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Nossa coleta de dados baseou-se em 8 (oito) artigos que correspondiam a temática: Educação Física e Educação Infantil. Encontramos os seguintes resultados: 1) Observamos um déficit na produção científica dos trabalhos apresentados nos anos (2009, 2011 e 2013) sobre a Educação Física na Educação Infantil; 2) As orientações teóricas e metodológicas propostas pelos artigos analisados para a Educação Física na Educação Infantil: ocorrem em oposição a visão tecnicista, esportivista e biologista. 3) Debatem o "método" e o "saber pedagógico; 4) Os autores dos artigos compreendem a importância da Educação Física na Educação Infantil; 5) Refletem a urgência em novas pesquisas que ampliem e promovam novas discussões sobre a temática.
- ItemAnálise dos projetos públicos de inclusão das pessoas com deficiência em uma cidade do interior do Brasil, 1985 a 2016.(2016) Costa, Rodrigo de OliveiraO presente estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na cidade de Capim Grosso/BA entre os anos de 1985 a 2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental, sendo coletados documentos como leis, requerimentos, indicações, portarias, quadros orçamentários e documentos do NAEPI - Núcleo de Apoio a Educação na Perspectiva da Inclusão. Foi feita a análise e discussão dos resultados encontrados com base no referencial estudado. Concluímos que é grande a carência para inclusão no município, com pouco executado durante 30 anos de emancipação política, sendo encontrados apenas pequenos avanços, assim como a dificuldade de encontrar documentos mais antigos para a análise. Mas notamos que nos últimos anos a mobilização dos poderes do município tem aumentado na área estudada.
- ItemAspectos motivacionais na educação física escolar como tema da produção científica: uma análise bibliométrica.(2017-07-15) Santos, Eulalia Barros Rios dos; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Matutino, Elmo; Cunha, Rúbia Mara LapaA presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica que versam sobre “Aspectos Motivacionais na Educação Física Escolar” publicada em periódicos nacionais da Educação Física nos anos de 2000 a 2014. Para a realização desta pesquisa surgiu a seguinte problemática: Quais as características das publicações científicas que tratam sobre os “aspectos motivacionais na Educação Física Escolar” e como esta temática vem sendo discutida nos periódicos nacionais da Educação Física? A metodologia adotada foi uma técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico (Bibliométrica). A análise quantitativa, bem como outros fatores, aponta a existência de uma pequena quantidade de artigos publicados sobre o tema no período analisado, neste caso apenas seis (06) artigos se enquadraram na proposta.
- ItemAssociação entre atividade física e depressão em idosos: o que diz a literatura.(2013) Ouro, Emille Nascimento do; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Maturino, Elmo; Amorim, Angelo Maurício deA partir do aumento da presença de pessoas mais velhas nas mais diversas populações, cresce o interesse e a necessidade do desenvolvimento de estudos que busquem compreender os comportamentos e interações da saúde nesse grupo. O presente estudo pretende descrever os perfis da produção científica que associa “Atividade Física” e “Depressão” em idosos, presente nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico, buscando especificamente identificar nos artigos aceitos os tipos de estudo; conferir as modalidades utilizadas no estudo, e descrever a ocorrência da associação investigada. Metodologicamente foram levantados 134 artigos por pesquisa booleana utilizando os descritores “Idoso” “Atividade Física” (Exercício Físico ou Exercício) “Saúde Mental” e “Depressão”, tendo sido 8 artigos no SCIELO e 126 textos no Google Acadêmico, considerando a exclusão de fontes replicadas que totalizaram oito, após refino foram aceitos 12 artigos para compor esta revisão. Identificou-se equilíbrio entre estudos de intervenção e estudos transversais, todos utilizaram aplicação de questionário para avaliação dos níveis de atividade física e depressão. Dentre as modalidades relatadas (naqueles artigos em que foram citadas) os exercícios aeróbios prevaleceram. Quanto a relação entre Atividade Física e Depressão em idosos, foi identificado marcante relação inversa, quanto maiores o níveis de atividade física, menores os escores para depressão. Resultado observado tanto em estudos de intervenção quanto nos transversais. Apenas 25% dos estudos não relataram significância estatística. Aponta-se a necessidade de desenvolvimento de pesquisas de intervenção, com grupos amostrais maiores, modalidades bem definidas, e estudos controlados.
- ItemAtividade física na Estratégia de Saúde da Família: apresentando a realidade de Uibaí - BA.(2014-11-12) Machado, Francisco Silva; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Ramos, Michael Daian PachecoO objetivo deste trabalho é compreender a atuação do professor de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família – ESF, no município de Uibaí-Ba. Para isso, realizou-se estudo qualitativo e descritivo com dois professores que atuam com atividade física e/ou práticas corporais no município, através de entrevista parcialmente estruturada e observações diretas extensivas de sua atuação, objetivando ainda compreender a relação do professor de Educação Física (EF) com os demais profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da ESF, conhecer as limitações e potencialidades em sua atuação na ESF, bem como seu grau de formação inicial e continuada. A organização dos dados foi feita conforme a ferramenta metodológica Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa atende às exigências éticas e científicas fundamentais previstas pela resolução Nº 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde que aprova pesquisas envolvendo seres humanos. A pesquisa revela que o professor de EF tem grande importância na saúde pública desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da prática de atividade física orientada, diminuindo o sedentarismo e oferecendo uma melhor qualidade de vida para seus usuários. Mantém uma boa relação com os demais profissionais da equipe multidisciplinar da ESF, com ajuda mútua baseada no apoio e na proposição de ideias para um melhor desenvolvimento do trabalho. Possui limitações e dificuldades como falta de informações e conhecimento sobre o papel da equipe multidisciplinar pelas equipes das UBS, pela sua recente implantação no município e grande demanda das UBS.
- ItemO atletismo nas aulas de educação física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA(2014) Sampaio, Allanthêvson de Sá; Silva, Osni Oliveira Noberto daEste trabalho monográfico é motivado a partir da questão de como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA? Está dividido em cinco capítulos, na seguinte ordem, introdução, referencial teórico, metodologia, análise dos dados e conclusão. No estudo desenvolvido, há o desejo por compreender o trabalho pedagógico do professor, assim será capaz de visualizar acertos e equívocos na construção de novas ideias. Teve como objetivo geral: compreender como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia – BA, tendo como objetivos específicos à busca por: 1. Verificar se nas aulas de Educação Física, das escolas públicas da sede do município de Serrolândia – BA está sendo ofertado aos discentes o conteúdo pedagógico referente à modalidade esportiva, Atletismo. 2. Identificar quais as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores quando ensinam o conteúdo Atletismo. O referencial teórico foi dividido em três eixos temáticos: 1. O atletismo enquanto elemento cultural. 2. O atletismo na formação do profissional de Educação Física. 3. O ensino do atletismo na escola. Para chegar aos objetivos, desta pesquisa utilizou-se da metodologia qualitativa, a pesquisas foi classificada como exploratória e, estudo de campo, tendo como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado. Analisou os dados e chegou à conclusão de que mesmo, com as dificuldades o atletismo vem sendo trabalhado como conteúdo pedagógico, embora os professores deixem claro que possuem muitas limitações quanto à estrutura e materiais pedagógicos. Conclui-se também, que os professores utilizam em suas atividades pedagógicas, metodologias de cunho esportivo e de certa forma voltada para os procedimentos técnicos esportivos. Neste momento, é importante salientar que esta pesquisa não tem intuito de julgar a prática do professor. Esta pesquisa vem para elucidar e, entender quais as formas de trabalho metodológico são desenvolvidas nas escolas da cidade de Serrolândia.
- ItemAvaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática(2014-07-22) Soares, Angélica Miguel; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Ramos, Michael Daian Pacheco; Cavalcante Neto, Jorge LopesO comportamento motor é um processo contínuo ao longo da vida dos indivíduos, influenciado por fatores individuais e ambientais. Existem diversos instrumentos para avaliação de tais comportamentos em diferentes públicos. Contudo, ainda são escassos os instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo na literatura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar por meio de revisão sistemática da literatura evidências de pesquisas que apresentem instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura, sendo uma revisão sistemática. Foram adotados como critérios: apenas artigos originais, do tipo pesquisa de campo, sem determinação cronológica. As buscas foram feitas nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando-se dos seguintes descritores: Transtorno autístico, Atividade Motora, Educação Física e Teste. Dessas buscas realizadas nas bases de dados foi encontrado um total de 3.164 artigos na busca inicial, no qual foram analisados minunciosamente, inicialmente os títulos, resumos, e os textos na integra, assim foram selecionados 06 artigos que preencheram os critérios estabelecidos. Observou-se que as publicações relacionadas aos instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo ainda é bastante limitada, uma vez que ficou evidente a necessidade de instrumentos que sejam específicos para avaliação do comportamento motor em tal público, já que crianças com transtorno do espectro do autismo podem apresentar dificuldade no que diz respeito ao comportamento motor. Referente à credibilidade dos instrumentos encontrados nos estudos, ficou claro a preocupação dos autores com instrumentos que sejam adequados à população, apesar de existir uma limitação no que tange à construção e validação de instrumentos que se detenham exclusivamente à avaliação do comportamento motor desses indivíduos, visto que são crianças que tem as funções de desenvolvimento afetadas e sua etiologia ainda é pouco conhecida. Nesse sentido ficou evidente a necessidade de estudos que venham abordar instrumentos com tais características e que através das análises e resultados dos mesmos, possam existir maneiras para intervir com tal público, melhorando os déficits existentes nas mesmas.
- ItemBarreiras para a prática de atividade física no Centro de Referência da Assistência Social de Jacobina - BA.(2011) DOURADO, Vanessa GuirraA presente pesquisa busca discutir a importância da atividade física e do professor de educação física nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a partir da pesquisa das barreiras encontradas para a prática de atividade física do público do CRAS de Jacobina-Ba, já que a instituição visa o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida por meio do serviço de proteção básica oferecido. Objetivou-se demonstrar a sociedade, aos estudantes e profissionais da área, como o professor de Educação Física é necessário junto à rede da assistência social no auxílio do processo do atendimento social a partir da superação de barreiras para uma vida fisicamente ativa; atrelado a esse os objetivos específicos da pesquisa são: A) Identificar as barreiras mais percebidas pelo público do CRAS para a prática regular de atividade física; B) Verificar se o público do CRAS reconhece atividade física como importante fator promotor de saúde; C) Demonstrar a importância da atividade física na melhoria da qualidade de vida dos usuários do CRAS. Este estudo é classificado como transversal, descritivo, baseado na abordagem quantitativa e no método dedutivo. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário de barreiras para atividade física, aplicado aos usuários do CRAS. Os resultados alcançados mostraram que todos os participantes encontram pelo menos uma barreira para não praticarem atividade física, a análise do resultado leva ao entendimento de que estas barreiras estão muito mais ligadas a questões sociais do que ao interesse em ter um estilo de vida fisicamente ativo. Dessa forma, conclui-se que, a atuação do profissional de educação física junto ao CRAS, pode causar grande impacto na superação de barreiras para atividade física e assim promover uma melhoria na qualidade de vida e no bem-estar dos indivíduos.
- ItemBase triangular: capoeira, educação física e ensino fundamental I(2014) Trindade, Taise Reis da; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno; Amorim, Ângelo Maurício de; Costa, Salomão Clêomenes LimaEsta pesquisa trata-se de um estudo a respeito do conhecimento da capoeira e suas implicações na Educação Física e no contexto escolar. Tem como objetivo analisar as contribuições do conhecimento capoeira na prática pedagógica nas aulas de educação física do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritivo e os procedimentos para levantamento de dados ocorreu por meio de artigos científicos, monografias e dissertações digitalizadas. Efetivou-se com este estudo um apanhado de autores com abordagens pedagogicamente distintas, que discorrem sobre o tema proposto, com argumentos, ideias, colocações, como as de Campos (2001) e Brasil (2014), com atuação de maneira direta e indireta sobre todos os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, procurando alcançar uma resposta ao problema colocado na pesquisa. Priorizou-se na investigação algumas conexões entre Educação Física, Ensino Fundamental I e a Capoeira; o que desencadeou numa amostragem das contribuições da capoeira, como conteúdo pedagógico na educação física, por meio de uma discussão embasada nos objetivos e conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Concluiu-se que o conhecimento da capoeira sendo analisada e contextualizada de maneira (teórica e prática) e de forma continuada, pode contribuir significativamente como recursos pedagógicos com elementos corporais, rítmicos, musicais, históricos e culturais.
- ItemBenjamin, os brinquedos eletrônicos e a infância contemporânea.(2013) Sousa, Italva Moreira de; Miranda Filho, Vamberto; Sousa, Itamar; Sousa, Rita Roxane deA referente monografia é fruto de uma pesquisa bibliográfica, que traz reflexões acerca da história cultural do brinquedo, a importância do brinquedo na vida da criança e o brincar na formação social e cultural do ser humano. Aborda-se também sobre os jogos eletrônicos na infância contemporânea, tendo por base as contribuições do sociólogo alemão Walter Benjamin em seus escritos sobre os brinquedos. Este trabalho tem como objetivo, analisar se os brinquedos eletrônicos limitam e potencializam o desenvolvimento social e cultural das crianças na contemporaneidade. Tem como problema de pesquisa a seguinte indagação: quais as limitações e potencialidades da interação social e cultural a partir da inclusão dos brinquedos eletrônicos no cotidiano infantil? Ao final do trabalho percebeu-se que com a inclusão dos brinquedos e jogos eletrônicos os limites culturais e sociais são bem menores do que as potencialidades, pois as crianças já nascem rodeadas de avanços tecnológicos, adaptando ao mundo que irá fazer parte, essas duas características podem até mudar, porém, nunca deixará de existir, mesmo sendo transformada esteticamente e culturalmente.
- ItemO brincar e o se movimentar na educação (física) Infantil: um estudo de campo.(2017-12-15) Souza, Raissa Heliodorio de Carvalho; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Maturino, Elmo; Silva, Crismilla dos SantosA expressão brincar e se-movimentar refere-se às atividades com as quais as crianças realmente se envolvem nos primeiros anos de vida. Através do brincar a criança dialoga com o mundo e consigo mesma, esta é muito mais do que uma simples atividade, ela é fundamental na vida da criança tendo que ser respeitada e permitida, deve ser priorizado nas aulas da Educação Infantil, principalmente quando se relaciona a aula de Educação Física para esse seguimento, pois através do brincar a criança é capaz de desenvolver suas habilidades de forma integral. O objetivo deste estudo é investigar a relação do brincar e do se movimentar entre as práticas de ensino-aprendizagem na educação (física) infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Adonel Morreira Freitas em Jacobina-BA. A metodologia empregada é a qualitativa do tipo descritiva, caracterizada como um estudo de campo, a coleta de dados foi realizada através observações livres com anotações em diário de campo. Também foi aplicado um questionário com algumas professoras da escola. De acordo com os dados coletados nesta pesquisa é possível concluir que o brincar e se-movimentar é importante para vida da criança, e que os professores estão cientes dessa importância no ambiente escolar. Desta maneira as crianças aprendem, expressa seus sentimentos, desenvolve a fantasia e a imaginação, refletindo diretamente no processo de socialização.
- ItemO brincar nas aulas de educação física escolar na educação infantil: uma revisão sistemática.(2019-02) Oliveira, Vera Lucia Pedreira Santos; Santos, Claudemir Araujo; Lacerda, Gleiciane da Silva; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraA presente pesquisa, buscou por meio de um estudo de revisão sistemática de cunho qualitativo descritiva exploratória, compreender o BRINCAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Partindo do seguinte problema: qual a implicação do brincar nas aulas de Educação Física Escolar para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Tendo como objetivo geral analisar a produção acadêmica referente ao brincar nas aulas de Educação Física Escolar na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem da criança e como objetivos específicos: 1) refletir sobre a Educação Infantil, o brincar e a Educação Física Escolar; 2) compreender a perspectiva do brincar na Educação Infantil; 3) analisar a relevância da Educação Física Escolar na Educação Infantil. Houveram restrição nos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos. Para os critérios de inclusão foram utilizados base de dados da Scielo e do Lilacs, somente artigos de idiomas nacionais, pesquisas publicadas nos últimos cinco (05) anos, pesquisas envolvendo crianças, textos completos e disponíveis gratuitamente e para os critérios de exclusão foram utilizados a aplicação de filtros base de dados, monografias, teses, texto de qualquer idioma que não fosse nacional, ano de publicação e duplicidade de artigos. A busca foi realizada no mês de setembro de 2018. O resultado da análise do conteúdo dos quatros (04) artigos evidenciam que o brincar tem ampla relevância na Educação Física Escolar por ser promotora do desenvolvimento e da aprendizagem da criança na Educação Infantil, no entanto, constatou-se que ainda existe fragmentação no ensino pedagógico na Educação Infantil.
- ItemA capoeira nas aulas de educação física: negação ou inclusão enquanto conteúdo de ensino-aprendizagem no fundamental II no Colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires em Paraíso Jacobina-BA(2013) Matos, Lucas Santos de; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cássia R.F.B; Miranda, VambertoA capoeira no decorrer da sua história, desde o período da escravidão do Brasil passou por muitas transformações e ressignificações, utilizada como arma pelos negros no século XVII e VXIII que lutavam por liberdade, período da marginalidade, proibição em 1888, a liberação em 1932, a criação da capoeira regional na década de 30, a capoeira-esporte. O presente estudo tem o objetivo de, investigar se os professores de Educação Física do colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires abordam o conteúdo da capoeira em suas aulas do ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, no início, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a história da capoeira, depois se estabeleceu as prováveis relações entre capoeira e educação física, em seguida, foi aplicada um questionário, para cada uma das duas professoras do ensino fundamental II, da escola municipal de Paraíso-jacobina-Ba. A análise dos dados baseou-se no materialismo histórico dialético, enfatizando as categorias realidade e possibilidade. Notou-se que a capoeira na escola é abordada com os objetivos de contribuir para a formação dos alunos como cidadão, desenvolvendo o caráter, além de aspectos físicos e cognitivos, como também proporcionando a vivência da capoeira estimulando a cooperação, solidariedade, participação, tolerância, respeito mutuo e o convívio em grupo e as metodologias usadas pelos professores são: a abordagem desenvolvimentista, abordagem crítico-superadora e abordagem dos jogos cooperativos.
- ItemCaracterísticas motoras de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática.(2022-12-16) Lima, Uiliam dos Santos; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Santos, Klaus Araújo; Fernandes, Denise VasconcelosO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes de comunicação social e presença de padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesse ou atividades. Essas características estão presentes desde os períodos iniciais do desenvolvimento e provocam prejuízos significativos no funcionamento social, acadêmico e atividades da vida diária. Apesar de não estarem presentes nas características primárias, os aspectos motores parecem impactar significativamente na rotina de crianças com TEA. O objetivo deste estudo foi analisar como se apresentam as características motoras de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) quando comparadas a seus pares com desenvolvimento típico. Trata-se de revisão sistemática da literatura. As buscas foram feitas nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Scopus e Web of Science, e os duplicados checados coma ferramenta RAYYAN. Posteriormente, a seleção dos estudos foi realizada por meio da leitura dos títulos, dos resumos, e leitura na íntegra dos artigos. Foram incluídos estudos originais que avaliaram as características motoras de crianças com diagnóstico clínico do TEA em comparação a seus pares com desenvolvimento típico, com idades de 3 a 12 anos; estudos com desenhos transversais, caso-controle ou coorte, que avaliaram características motoras das crianças, que tenham sido avaliadas por meio de técnicas ou instrumentos específicos, comparando os resultados entre os grupos. Foram identificados 3.571 estudos na busca inicial nas bases de dados, e após checagem dos duplicados totalizaram 2.225. Após a leitura dos títulos e resumos, 13 artigos foram lidos em texto completo após a leitura completa ficaram 6 estudos para a amostra final que por apresentarem os critérios de elegibilidade elencados no estudo. A presente revisão evidenciou que crianças com TEA tiveram suas características motoras significativamente inferiores aos seus para o desenvolvimento típico.