Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 340
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA intensificação no português: o intensificador e sua expressão(UNEB, 1992) Lopes, Carlos Alberto Gonçalves; Martins, Nilce Sant'AnnaA pesquisa teve por objetivo, dentre outros, oferecer uma visão panorâmica, sistemática, coerente e a mais ampla possível sobre os marcadores de intensidade da língua portuguesa, incluindo dentre eles o grau após estabelecer os limites entre a intensificação e a quantificação, sem deixar de apreciar os valores estilísticos de tais marcadores.
- ItemPeriferização sócio-espacial em Salvador: análise do Cabula, uma área representativa(UNEB, 1992) Fernandes, Rosali Braga; Silva, Sylvio Carlos Bandeira de Mello eA dissertação aborda o processo de periferização sócio-espacial urbana, com foco na cidade de Salvador. A periferização é um fenômeno que resulta na expulsão dos pobres, citadinos ou imigrantes, dos centros urbanos para áreas distantes, nas grandes cidades do chamado "mundo subdesenvolvido". Esse processo reflete a concentração da renda e da apropriação do solo urbano nas mãos de uma minoria privilegiada, enquanto a maioria de baixa renda é forçada a buscar soluções habitacionais em regiões periféricas, carentes de infraestrutura e serviços. No caso de Salvador, a expansão horizontal da cidade a partir de 1950 foi impulsionada por melhorias nos meios de transporte e pelo desenvolvimento do centro, entre outros fatores.
- ItemA fragmentação romanesco-existencial em As horas nuas de Lygia Fagundes Telles(UNEB, 1994-12-19) Magalhães, Carlos Augusto; Mello, Ana Maria Lisboa de; Patriota, Margarida de Aguiar; Serra, Tania Rebelo Costa; Lôbo, Danilo PintoEsta dissertação desenvolve algumas reflexões sobre o romance As horas nuas de Lygia Fagundes Telles. Analisam-se as personagens, o foco narrativo, o espaço/tempo, a estrutura textual e a linguagem, elementos básicos para o processo de recriação da realidade, por meio da arte literária. Observa-se que estes elementos romanescos aparecem de forma inusitada, como indício da desestabilização e da fragmentação da vida moderna. O romance expõe, principalmente por intermédio da protagonista, as dificuldades de interação do ser com o espaço, com a sociedade e com a problemática existencial do tempo.
- ItemA cidade do olhar: a expressão viva em A cidade sitiada de Clarice Lispector(UNEB, 1999) García, Paulo César; Joachim, SébastienA cidade é vista como uma rede semiótica especular, pressupondo uma teia de signos, que a enforma através do olhar. Pronta para determinar argumentos e valores instigantes ou quem sabe, matéria viva, expressiva. O ato de espiar é incessante na cidade-texto de Clarice Lispector, pois corresponde à expressão do ver, do sentir, do ouvir, do perceber, do imaginar. As coisas expressam qualidades traduzidas por sensações que emergem através do contato do sujeito com o espaço. Desse modo, a aparência constitui uma provação e o imaginário uma provocação. Ambos são resgatados no deparar do grande com o pequeno. O acaso e os instintos são proporcionados na textura da cidade com o intuito de promover a presença do ser que se destaca, pinta e borda pelas margens do texto. O espaço do espiar se apresenta nos sentidos aparentes que se desdobram nos cantos da casa e da cidade. O signo assume uma forma em que sombra, luz, som, olhar se colocam na fronteira do imaginário e da percepção. Do dentro e do fora. De modo que, por todos os lados, o ser inscreve o olhar e se inscreve com o argumento de sitiar a cidade. O ato de ver constitui uma tentativa, e atingir a cidade passa pelo instante arguto do olhar. da palavra que ecoa no moldar do espaço. Assim, percepção e imaginação imbricam-se no gesto impetuoso de ritmar o real frente ao seu enigma e na feição descritiva/subjetiva em relação ao mundo enunciado.
- ItemBalanço social da escola E.B. 2,3 de Freixo de espada à Cinta e indicadores de economia e de eficácia(UNEB, 2000) Silva, Jeronimo Jorge Cavalcante; Nunes, PedroA escola como organização que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento e afirmação da personalidade dos seus alunos e, bem assim, estimular e incentivar aprendizagens mais específicas com base nos currículos definidos, não poderá negligenciar a avaliação dos seus processos e resultados. Pretende-se com esse trabalho analisar o balanço social da escola E. B. 2, 3 de Freixo de Espada à Cinta e apresentar alguns indicadores de eficiência e de eficácia.
- ItemArtes visuais nas series iniciais da zona rural(UNEB, 2001) Brito , Lucineide Maria; Brito, Maria Terezinha de; Brito , Moisés Bernardo; Soares, Luís Firmino NetoNeste trabalho, pretendemos mostrar a importância das Artes Plásticas nas series iniciais das escolas da Zona Rural, no município de Morro do Chapéu, mais precisamente na região de Ouricuri II, Queimada Nova e Velame, visando o desenvolvimento integral dos alunos, bem como o rendimento de aprendizagem, conforme a proposta geral dos parâmetros curriculares nacionais de arte.
- ItemA representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita(UNEB, 2001) Xavier , Dinorá Neri; Xavier , Aline Neri; Freitas , Zilda de OliveiraEsta pesquisa teve objetivo principal realizar um estudo sobre a representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita. A proposta da monografia não era encontrar respostas para os possíveis questionamentos e sim saber como anda o relacionamento escolar e familiar no cotidiano do aluno em relação à leitura e escrita.
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemIndisciplina na sala de aula do ensino fundamental de 1º a 4º série(UNEB, 2001) Invenção , Gleidy Araújo da Silva; Silva, Luzuleide Ferreira da; Dantas, Maria Lucinete Dourado; Moreira, Osvaldina Pamponet; Matos, Isaú HorminoO presente trabalho propõe uma reflexão teórica e prática acerca do que ocorre na escola, especificamente no que se refere à indisciplina. Através da análise dos questionários respondidos por sujeitos da comunidade escolar, procurou-se conhecer a questão indisciplinar na escola. Esta reflexão teórica é conduzida a partir do material bibliográfico e dos questionários que foram previamente elaborados para detectar as causas e as alternativas para diminuir a indisciplina em sala de aula. Aspetos teóricos e metodológicos são analisados, principalmente tendo em vista da indisciplina que ocorre na escola envolvendo alunos, professores, pais e diretores.
- ItemEvasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Souza, Augustinho de Jesus; Jesus, Creusa Presilina de; Cortes , Dinalucy Kelly Amaral; Soares, Evanice Oliveira; Rêgo , Manoel Reinaldo Silva; Feitosa, Débora AlvesEste estudo trata sobre evasão escolar em classes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Macaúbas, cidade do interior baiano. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de coleta de dados, questionários, entrevista, pesquisa documental nos arquivos da Secretaria da Educação do município de Macaúbas, dados da nossa própria sala de aula. A partir de uma reflexão percebemos que o problema da evasão escolar não está focalizado somente numa causa; são várias as situações responsáveis por este problema educacional.
- ItemEducação inclusiva nas séries iniciais(UNEB, 2001) Coutinho , Margareth de Valois; Silva , Maria José; Garcia, Risomar de Oliveira Paiva; Silva , Simone Carneiro; Oliveira , Lucinete Chaves deEste trabalho volta-se para Inclusão Educativa, buscando aprofundar conhecimentos sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiências, no processo de ensino-aprendizagem. É relevante o estudo da problemática, pois é um desafio para grande parte dos profissionais da educação, devido as dificuldades que a escola brasileira apresenta para cumprir a sua função.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemAs artes Visuais nas séries iniciais(UNEB, 2001) Silva, Cristiana Duque; Coutinho, Cristiane Rocha; Alcantra, Silvia Rosane Matos de Oliveira Fedulo; Santos, Vera Lúcia Gomes dos; Soares, Luiz Firmino NetoSem pretensão de construir um modelo perfeito de um trabalho voltado para as Artes Visuais, o presente estudo propõe utilizar as diversidades visuais como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contexto públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação, bem como, a criação e a construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional) o reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas.
- ItemO sentido da escola: um estudo sobre as representações da escola, na perspectiva de alunos de escolas rurais(UNEB, 2001) Silva, Hélio Pires; Santos, Maria de Jesus dos; Oliveira, Maria Luêde Santos de; Alves, Tania Oliveira; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deEsta pesquisa teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as representações que alunos de escolas rurais da Bahia, possuíam sobre o sentido da escola. A proposta da monografia, não era encontrar respostas para possíveis questionamentos e sim pensar sobre o cotidiano escolar e fatores sócio- econômicos que interferem ou influenciam no desempenho escolar dos alunos e no papel que a escola exerce em suas vidas.
- ItemO uso da televisão no processo ensino-aprendizagem(UNEB, 2001) Sousa, Águeda Cardoso de; Nascimento, Cleuzete Bispo; Reis, Elza Cruz dos; Almeida, Maricelma Nascimento; Drummond , Washigton Luis LimaO trabalho objetiva observar de que maneira as práticas pedagógicas relacionadas ao uso da televisão estão sendo utilizadas pelos educadores, procuraremos analisar as influências geradas pela televisão dentro do cotidiano das crianças da pré-escola, bem como o papel dessa instituição composta tanto por crianças quanto por pais e professores na formação à recepção desse meio de comunicação. Para tanto, enfocamos as crianças do pré I e II e da alfabetização da Escola Francisco Marques de Oliveira de Várzea da Roça.
- ItemGestão participativa na educação: gestão participativa na Escola de 1º Grau Yêda Barradas Carneiro(UNEB, 2001) Silva, Ana Paula Soares da; Silva, Ednei Souza Félix da; Maia, Zélia Rosa; Santana, Zilma Oliveira Pinto de; Oliveira, Lucinete Chaves deO presente trabalho monográfico aborda o desenvolvimento da prática gestionária integrada, enquanto meio de sensibilização dos profissionais da educação. Esta tem o intuito de descrever sobre o papel dos segmentos envolvidos na educação, bem como, o estudo de caso da Escola de 1° Grau Yêda Barradas Carneiro, situada à rua Faustino Lopes, município de Morro do Chapéu-Bahia. A reflexão feita a partir de estudos sobre a Gestão participativa democrática dá subsídios para a elaboração do referencial teórico, que objetiva efetivar o trabalho coletivo na escola, promovendo assim, um ensino de qualidade. Apresenta-se como propostas para os profissionais da educação, uma linha de trabalho interacionista, proporcionando o melhor desenvolvimento dos processos educativos, centrados na formação intelectual e social do educando.
- ItemA influência da família no comportamento dos adolescentes agressivos(UNEB, 2001) Alves, Dalize de Souza Carvalho; Araújo , Delma Angélica de Souza; Silva, Vanúzia Vieira da; Matos, Isaú Hormino deO presente trabalho propõe ponderar nas relações existentes entre pais e filhos, e no comportamento agressivo do adolescente. Analisando-se o resultado da entrevista, e do desenho respondidos pelos próprios sujeitos, conheceu-se melhor o problema para descobrir uma maneira eficaz de amenizar esses conflitos que afetam adolescentes e adultos.
- ItemProcesso de alfabetização leitura e escrita(UNEB, 2001) Lessa , Joanita Marques de Souza; Silva, Neiva Carvalho Pimentel; Oliveira, Selma Rocha de; Rosa, Sílvia Regina Pereira; Oliveira, Lucinete Chaves deEste trabalho tem por finalidade aprofundar nossos estudos, compreender como ocorre a apropriação do conhecimento, através da leitura e da escrita no processo de alfabetização e nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de: Lagoa Nova, Tio Lauro, Tia Almerinda e Fidelina Rocha César.
- ItemAs experiências dos educadores na primeira campanha de alfabetização de adultos em Várzea da Roça (1970-1980)(UNEB, 2001) Oliveira, Iolanda dos Santos; Almeida, Josiane Fernandes de; Oliveira, Katiane Rios; Oliveira, Maria Lúcia Santana; Blume, Luiz Henrique dos SantosEste é um estudo sobre a história e experiência dos educadores e alunos que participaram da Primeira Campanha de Alfabetização de Adultos em um pequeno povoado do interior da Bahia. O desenvolvimento deste trabalho se propõe explicar como e para que grupo esses educadores ensinavam, em que condição espacial ocorria o ensino/aprendizagem, qual era sua situação profissional. Ao mesmo tempo isso significa entender o que era ser educador e aluno em um universo rural, bem como, saber que razões os impulsionaram a realizar esse trabalho. O ensino aparece como resultado de um processo educacional desprovido de um conteúdo critico-reflexivo, que atendeu aos interesses políticos dos governantes implantados no país, entre 1964-1985. A investigação dos comportamentos dos educadores expressam a situação social que os condicionavam. A importância dessa Campanha de Alfabetização elucida desejo que boa parte da população iletrada de Várzea da Roça sentia em ser alfabetizado, uma vez que, viam seu crescimento pessoal e profissional limitado pelo fato de se encontrar na qualidade de "analfabeto". As fontes utilizadas se constituem de entrevistas, com eis educadores, ex-alunos e pessoas da comunidade que estavam inseridos nessa campanha no período em estudo, além de documentos históricos como fotos, diplomas, caderno dos ex-alunos, certificado de cursos dos educadores.
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.