Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 333
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEvasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Souza, Augustinho de Jesus; Jesus, Creusa Presilina de; Cortes , Dinalucy Kelly Amaral; Soares, Evanice Oliveira; Rêgo , Manoel Reinaldo Silva; Feitosa, Débora AlvesEste estudo trata sobre evasão escolar em classes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Macaúbas, cidade do interior baiano. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de coleta de dados, questionários, entrevista, pesquisa documental nos arquivos da Secretaria da Educação do município de Macaúbas, dados da nossa própria sala de aula. A partir de uma reflexão percebemos que o problema da evasão escolar não está focalizado somente numa causa; são várias as situações responsáveis por este problema educacional.
- ItemReligiosidade popular: Gruta da Boa Esperança Morro do Chapéu-BA(UNEB, 2001) Ribeiro, Célia Regina Souza; Silva , Maria Angélica Gomes da; Brito, Marlon Bernardo de; Silva, Veralúcia Pimentel da; Miranda, Carmélia Aparecida SilvaO referente projeto tem como objetivo conhecer as razões que causaram a tragédia que ocorreu na Gruta da Boa Esperança - Morro do Chapéu, em 1968. A cidade de Morro do Chapéu atraiu integrantes de diferentes misticismos, e em alguns casos, o messianismo fazem parte do dia-a-dia, escolheu-se como base para reflexões sobre esse assunto, principalmente suas influências no comportamento, hábitos e costumes do povo morrense. [...]
- ItemOrientação sexual na escola: necessidade e desafio(UNEB, 2001) Lima, Eliete Alves; Mendes, Maria Lucélia Andrade de Fontes; Oliveira, Maria Rios de; Araújo, Maria Quitéria Maia da Cruz; Matos, Isaú Hormonio deEste estudo é uma discussão sobre a Orientação Sexual nas escolas de Várzea de Roça, um pequeno município do interior da Bahia, a partir da instituição familiar, a fim de se verificar o tratamento que está sendo dado ao tema da pesquisa por estas duas instituições. Ressalta-se a necessidade das crianças e adolescentes serem orientadas sobre a sexualidade, e para esta tarefa é fundamental a cooperação entre a escola e família as fontes utilizadas para realização desta pesquisa foram entrevistas. questionários e observação direta em sala de aula. Pode-se constatar pelos resultados desse estudo, que mesmo estando em pleno século XXI tratar de Orientação Sexual, tanto na escola quanto na família ainda é um grande desafio, pelo fato da sociedade se encontrar despreparada para falar de sua própria gênese. Buscou-se, explicar as possíveis contribuições dessa abordagem na construção de indivíduos bens integrados ao seu meio social.
- ItemDificuldades de leitura(UNEB, 2001) Jesus, Dailma Soares de; Santana, Josefa Rosa de; Santos, Risolete Maciel dos; Pereira, Rosenir Nascimento; Martins, Jorge dos SantosO presente trabalho de conclusão de curso mostra as dificuldades encontradas no processo de leitura na escola. O presenta trabalho está dividido em: conceito de leitura; concepção escolar; dificuldades encontradas na escola; proposta para possíveis soluções; sugestões de atividades no processo da leitura e análise de dados.
- ItemEscola pública e comunidade: uma interação necessária(UNEB, 2001) Pacheco , Ademilson da Cruz; Araújo, Marcelo Nunes; Oliveira Filho, Milton Almeida de; Vitorino, César CostaEste estudo se propõe a discutir quais são as causas que leva a comunidade a se distanciar da escola pública, do Povoado de Várzea do Meio, Município de Várzea da Roça, interior da Bahia. Discute, à luz de muitos autores renomados, a concepção de escola pública, no contexto histórico brasileiro, e a qualidade do ensino oferecido por esta escola à classe popular. Avalia a concepção de avaliação na escola, a implantação de novos métodos e sua função no processo educativo. Discute a implantação do processo de promoção automática nas escolas públicas, com a meta governamental de reduzir os altos índices de repetência e evasão presentes nestas escolas. A escola aparece na visão simplória dos pais, como instituição que visa ensinar ler e escrever, sendo por conta dessa função, importante na vida dos seus filhos. Analisa a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, dentro e fora dessa instituição educativa, apontando as causas que os levam a se distanciar da escola. As fontes utilizadas se constituem centralmente de entrevistas com pais e alunos da Escola José Carneiro de Oliveira, no ano de 2001.
- ItemInfluência do ensino religioso no comportamento da criança(UNEB, 2001) Leão, Celeste Modesto; Rocha, Claudiana de Souza; Alves, Maria Alvanira Oliveira; Cardoso, Risonilde Ribeiro; Miranda, Carmélia Aparecida SilvaEste trabalho pode contribuir para um repensar referente ao Ensino Religioso nas escolas de Morro do Chapéu de forma ativa e que as discussões não se prendam apenas as orações, mas as questões que dizem respeito ao cotidiano e as vivências dos alunos. Que as autoridades municipais, a Igreja reflita sobre essa questão.
- ItemO processo da construção da leitura e da escrita na séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Gonçalves, Dinaide Valois Pereira; Pereira, Dinalva Soares da Silva; Barbosa, Edvânia da Conceição Boaventura; Reis, Elita Alves dos; Martins, Jorge dos Santos; Andrade, Benedita Pereira deEste trabalho busca compreender o processo da leitura e da escrita de uma forma geral a leitura é entendida como construção singular de cada sujeito, potencialidade com o objetivo claro de entender o texto. Assim, ler é uma prática básica, essencial para aprender, porém nem sempre é um ato agradável, prazeroso para as crianças porque encontram obstáculos na aprendizagem da leitura como: reconhecimento dos sinais gráficos, relacionamento de som/letra, na formação da palavra e na interpretação do texto. Embora as escolas disponham de alguns recursos audiovisuais, percebe-se que ainda não são suficientes para despertar o interesse pela leitura e superar essas dificuldades encontradas no cotidiano da sala de aula, e esta deficiência evidencia que instrumento algum substitui a leitura . É necessário que as crianças percebam que suas produções coletivas ou individuais, podem ser registradas e transformadas em momentos de produção escrita. Diante disso para aprender a escrever é preciso que o aluno tenha acesso a uma variedade de textos, como: narrativo, literário, informativo, de instrução, publicitário, gráfico, dissertativo e poético. Destarte a criança pode ser incentivada constantemente a se expressar na língua escrita, ainda que não domine totalmente o código convencional, pois ao escrever irá adquirindo maiores conhecimentos sobre a língua. Diante do exposto, percebemos a importância da leitura e da escrita nas séries Iniciais do Ensino Fundamental, através de pesquisa realizada em sala de aula
- ItemGravidez na adolescência(UNEB, 2001) Ribeiro, Audinéia Carneiro; Gomes, Maria José Januário; Silva, Rita de Cássia Santana da; Andrade, Benedita Pereira deA nossa intenção é compreender as causas que levam uma menina que ainda não se tornou mulher a engravidar precocemente e como esta gravidez influenciará no seu desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Para tanto recorremos aos comentários da autora Marta Suplicy (1995), que aponta várias causas que ocasionam uma gravidez indesejada na adolescência e suas consequências, como: falta de informação, uso de um método com pouca eficácia, atingir a família, segurar o namorado, estar apaixonada, uso de álcool ou outro tipo de drogas, falta de diálogo com os pais, entre outros. Uma das maiores consequências da gravidez não planejada é o aborto premeditado que pode trazer sequelas para os fetos e as mães.
- ItemA importância da formação do professor alfabetizador(UNEB, 2001) Vasconcelos, Célia Regina Oliveira; Oliveira, Daianny Ferreira; Brito, Maria Das Graças Amorim; Santos, Maria Marta Soares dos; Oliveira, Lucinete Chaves deÉ fundamental na formação continuada do professor alfabetizador que ele reflita a relação entre sua teoria e prática, orientando melhor a ação pedagógica. Nesse sentido, é imprescindível que ele compreenda a importância da sua formação para a aquisição do conhecimento da criança, ou seja, qual o caminho que o educador deverá percorrer, qual o seu papel para a construção desse conhecimento .este trabalho de pesquisa estrutura-se através do desenvolvimento de reflexões sobre a importância da formação continuada do professor alfabetizador, em especial, aquele que atua na sede do município de Morro do Chapéu.
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.
- ItemEscola pública e comunidade: uma interação necessária(Uneb, 2001) Pacheco, Ademilson da Cruz; Araújo, Marcelo Nunes; Oliveira Filho, Milton Almeida de; Vitorino , César CostaEste estudo se propõe a discutir quais são as causas que leva a comunidade a se distanciar da escola pública, do Povoado de Várzea do Meio, Município de Várzea da Roça, interior da Bahia. Discute, à luz de muitos autores renomados, a concepção de escola pública, no contexto histórico brasileiro, e a qualidade do ensino oferecido por esta escola à classe popular. Avalia a concepção de avaliação na escola, a implantação de novos métodos e sua função no processo educativo. Discute a implantação do processo de promoção automática nas escolas públicas, com a meta governamental de reduzir os altos índices de repetência e evasão presentes nestas escolas. A escola aparece na visão simplória dos pais, como instituição que visa ensinar ler e escrever, sendo por conta dessa função, importante na vida dos seus filhos. Analisa a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, dentro e fora dessa instituição educativa, apontando as causas que os levam a se distanciar da escola. As fontes utilizadas se constituem centralmente de entrevistas com pais e alunos da Escola José Carneiro de Oliveira, no ano de 2001.
- ItemProjeto político pedagógico(UNEB, 2001) Oliveira, Gismário Pereira de; Cardoso, José Nilton Bispo; Cardoso, Sandra Regina Bispo; Santana, Tamara Mirna Oliveira; Sena Júnior, Carlos Zacarias F. deA Proposta desse trabalho é analisar as condições em que se dá a elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico nas Escolas Municipais Andradina Montenegro e Manoel Figueiredo localizadas, respectivamente nos Povoados de Tamboril e Santa Mônica. Entendendo que na elaboração de um Projeto Político Pedagógico o que se requer é o domínio de visão em que se situam os problemas da escola e da comunidade, procuramos identificar, ao longo da pesquisa, o nível conceitual dos envolvidos na elaboração do referido projeto com o intuito de detectar potencialidades e fragilidades das Unidades Escolares em estudo. Para repensar as questões do ensino e da educação, é preciso que o planejamento esteja coerente com a realidade de cada escola e de cada região. Nessa perspectiva, o Projeto Político Pedagógico, deve ser de extrema relevância, cabendo ao professor e à comunidade escolar entrarem num consenso para que, ao longo de todo o trabalho, não tomem atitudes contraditórias. Sendo assim buscaremos o diálogo teoria/prática que serve de esteira para uma prática de ensino construtivo e desafiador.
- ItemEducação inclusiva nas séries iniciais(UNEB, 2001) Coutinho , Margareth de Valois; Silva , Maria José; Garcia, Risomar de Oliveira Paiva; Silva , Simone Carneiro; Oliveira , Lucinete Chaves deEste trabalho volta-se para Inclusão Educativa, buscando aprofundar conhecimentos sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiências, no processo de ensino-aprendizagem. É relevante o estudo da problemática, pois é um desafio para grande parte dos profissionais da educação, devido as dificuldades que a escola brasileira apresenta para cumprir a sua função.
- ItemEducação de jovens e adultos -"AJA Bahia"- no município de Piritiba(2001) Vilela, Alaize Guimarães; Gonçalves, Edivane Lima; Ramos, Erivaldo Vilela da Silva; Lima, Merian Miranda; Aggio, Lucinete Chaves de OliveiraApresentamos neste texto uma pesquisa sobre educação de jovens e adultos baseados no Programa AJA BAHIA que foi implantado na Bahia com o objetivo de minimizar o alto índice de analfabetos no Estado.Com este trabalho levamos ao conhecimento do público baiano a importância deste programa, conscientizando a população da necessidade de participação do mesmo a fim de facilitar aos cidadãos baianos o acesso ao mundo letrado.
- ItemNovas alternativas para o ensino de matemática nas séries iniciais da zona rural(UNEB, 2001) Rodrigues, Edvânia; Silva, Eufrasio Gomes da; Araújo, Mateus da Silva; Silva, Sheila Cristina Duque da; Martins, JorgeA constante busca da melhoria de qualidade na educação nas comunidades rurais pressupõe propostas que veiculem e articulem ações pedagógicas mais fecundas. Para tanto, tornou-se imprescindível identificar os principais fatores que contribuem para a deficiência no ensino dessas comunidades, o que nos levou a constatar que a matemática ensinada nas escolas pouco ou nada serve para solucionar situações-problema no cotidiano dos indivíduos e apesar de serem revestidos de um caráter de exatidão os objetivos do seu ensino são alcançados por aproximação. Há quem acredite e dogmaticamente sustente que a capacidade para matemática é inata, supondo que aprender matemática é aprender a pensar matematicamente. Essa ideia tem trazido para a escola ações excludentes.
- ItemA matemática e o pensamento relacional(UNEB, 2001) Mendes, Ana Nery Souza Araújo; Lima, Judeilza Porfìrio dos Santos; Macedo , Maria do Carmo Fonseca; Silva, Valdilene Maria Souza Leone da; Leal , Maria de Fátima CostaNa nossa experiência vivenciada ao longo de vários anos em sala de aula, temos observados os conteúdos matemático oferecidos pelos livros didáticos e isto tem provocado multa inquietação em nossa prática pedagógica, por constatarmos que apresentam situações-problema muito distantes da realidade da criança percebemos que a aprendizagem realizada é de forma isolada e "mecânice", onde tudo não parece ter o menor sentido, através desta pesquisa pretendemos observer como està acontecendo o ensino-aprendizagem da Matemática nas 3º e 4º séries do Ensino Fundamental das escolas do municipio de Mundo Novo para que possamos confrontar com o Projeto Matemática Fora da Escola, pretendemos através deste confronto acrescentar o aprendizado às nossas práticas pedagógicas.
- ItemA identidade da mulher professora no município de Várzea da Roça(UNEB, 2001) Bandeira, Jacira Branco da Silva; Batista, Maria Telma Lima; Oliveira, Maria Neuza de São João; Souza, Sirleide Mendes de; Sena Júnior, Carlos Zacarias F. deEssa pesquisa se propõe discutir e analisar a visão da identidade da mulher professora da comunidade de Várzea da Roça, a partir dos anos 70, com o surgimento das lutas da mulher para conquistar o seu espaço e o respeito como profissional, mãe e esposa. As fontes utilizadas são: observações diretas, questionários, livros de registro com números oficiais de professores que atuam no município, entrevistas e pesquisas bibliográficas. Destaca-se com ênfase o número de mulheres professoras em relação aos homens, na comunidade varzeana. A investigação das lutas das mulheres para conquistar a sua igualdade profissional ainda não atingiu o clímax que realmente se espera, para que esta seja aceita socialmente. Numa sociedade em que os padrões sociais machista predominam. Os efeitos obtidos da pesquisa ressaltam de maneira crucial a identidade da mulher varzeana como professora para a sua valorização e reconhecimento, onde nos dias atuais ainda prevalece essa desigualdade nas definições dos papeis entre o sexo.
- ItemA prática da literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Lima, Evanilce Barbosa; Souza, Ledna Oliveira de; Araújo, Maria Aparecida Gomes; Lima, Solange Marcelina; Saldanha, Zezilda Marcelina; Freitas, Zilda de OliveiraEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelo grupo nas Escolas: Antônio Carlios Magalhães, Antônio Pinto Sobrinho, Dr. Walter Brandão da Silva, Firmino Ferreira Sampaio Neto, Prof Mariinha, Oficina Gleidecelma Santos Lima e Salvador Liberato Moreira, na região, com professores e alunos, cujas entrevistas estão em anexos. Além disso, foram realizadas consultas bibliográficas em diversos livros teóricos, literários e periódicos (revistas, jornais...). As pesquisas realizadas nas escolas comprovam que a realidade da sala de aula precisa ser conhecida, discutida e analisada pelos educadores, para que venha a sustentar um desejo profundo de mudança. Essa mudança deve acontecer a partir do trabalho do professor. Ể O professor que deve ter o prazer de ler, antes de desenvolver o seu trabalho nas séries iniciais do ensino fundamental.
- ItemAvaliação como prática escolar(UNEB, 2001) Guimarães, Moema Pereira; Lima , Rozianeide Paixão; Souza, Vanúzia Lima de; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deNa presente pesquisa abordou-se o tema Avaliação como prática escolar na qual foram utilizados como fonte de pesquisa: questionários com os professores e análise das provas escritas realizadas pelos mesmos. O referencial teórico abordou as funções da avaliação na escola. Este trabalho foi realizado com a ajuda de professores da rede pública de ensino de 1º a 4º séries do povoado de Umbuzeiro e do distrito de Alto Bonito Bahia. E, através das provas emprestadas pelas professoras concluiu-se que, apesar das mesmas alegarem que utilizam instrumentos variados para avaliar os alunos, seus instrumentos ainda estão centrados em avaliações tradicionais que não possibilitam que eles possam expressar suas emoções, seus sentimentos e seu próprio conhecimento de uma forma criativa em relação aos conteúdos trabalhados.
- ItemCrianças sem chapéu no Morro do Chapéu: estudo sobre crianças na rua em Morro do Chapéu-BA(UNEB, 2001) Barbosa, Maria Madalena Santos; Rocha, Maria Virgínia Guimarães; Guimarães, Nelzita Oliveira; Silva, Zilcélia Souza; Moreira, Vicente DeoclecianoEste trabalho tem o objetivo de mostrar as crianças na rua de Morro do Chapéu - Bahia , a freqüencia, com maior ou menor regularidade na escola. E, apesar de serem provenientes de famílias pobres e viverem sob precárias e desumanas condições de habitação, saneamento básico, moram em lares formados pela mãe (ou madrasta), pai (ou padrasto) e irmãos. O que motiva, incentiva, então, essas crianças e jovens a permanecer no desabrigo da rua, sem "chapéu, no turno oposto ao da escola, a pedir esmolas, engraxar sapatos, fazer pequenos serviços ou simplesmente brincar? São esses questionamentos que o texto discorrerá à medida da leitura.