Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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- ItemA representação feminina nas tiras de Hagar e Helga(UNEB, 2011) Barreto, Sandra Mota Valois; Coutinho, Suzete Gonçalves Lima; Gomes, Antenor RitaEste trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e interpretativa sobre as formas de representação feminina nas tiras de Hagar e Helga. Neste trabalho propomos iniciar o processo de desconstrução dos estereótipos sobre a mulher presentes nas tirinhas do cartunista Dik Browne. Para isso recorremos a alguns teóricos os quais nos deram subsídios para o desenvolvimento do trabalho. Na Analise das tiras levamos em consideração os dois tipos de discursos nelas presentes (o verbal e o imagético e/ou imagético-verbal). Também buscamos identificar dentro das mesmas as formas como as mulheres são vistas e representadas, os espaços sociais reservados a elas, alguns dos vários tipos de abusos sofridos como diferença salarial e imposição da supremacia masculina sobre a feminina além de mostrar a visão do homem a respeito da mulher relacionando com os dias atuais. Com a finalidade identificar os tipos de preconceitos e estereótipos atribuídos às mulheres ao longo da história tais como submissão, passividade, a que está sempre à espera, a do lar, a que não pode participar da conversa de homens, não possui voz ativa e vive no anonimato, abordamos alguns conceitos sobre, tiras/quadrinhos, representação, mulher, família, gênero, preconceito e imagem.
- ItemV for Vendetta: um diálogo entre quadrinhos e cinema(UNEB, 2016-04-18) Oliveira, Cássio de Cerqueira; Azerêdo, Genilda; Agra , Anacã Rupert; Magalhães , Luiz Antônio MousinhoEsta dissertação de mestrado visa fazer uma análise comparativa das duas versões de V for Vendetta (quadrinhos e cinema), dando enfoque à forma e às estratégias de composição narrativa utilizadas pelos autores do romance gráfico, Alan Moore e David Lloyd; e, às estratégias de reestruturação desta narrativa em outra mídia, usadas por James McTeigue na adaptação para o cinema, em 2006. Para alcançar tal objetivo, primeiramente analisamos como alguns romances gráficos de Alan Moore têm sido transpostos para o cinema desde o início deste século, visando posicionar, dentre os textos adaptados e as adaptações, o objeto de estudo deste trabalho. Em um segundo momento, fizemos uso de teorias discutidas por autores como Linda Hutcheon (2011) e Robert Stam (2000, 2008), que trabalham com os conceitos de adaptação, principalmente no que diz respeito à transposição de outras mídias (literatura, quadrinhos, etc) para o cinema, como aporte teórico para embasar esta pesquisa. Por fim, descrevemos como a versão impressa utiliza os recursos dos quadrinhos (imagens e palavras) para compor a narrativa de Vfor Vendetta (1988-1989), e como o filme homônimo de James McTeigue (2006) recria efeitos estéticos semelhantes, ao mesmo tempo em que é influenciado pela especificidade midiática e pela tradição hollywoodiana da qual o filme faz parte.
- ItemO professor alfabetizador e a prática da leitura e escrita no 1°ano do Ensino Fundamental em Jacobina(UNEB, 2002-07-27) Silva, Luzineide de Oliveira Carneiro; Silva, Maria de Fátima Batista da; Carvalho, Maria Lúcia Batista de; Alves, Nilcéia Maria; Rios, Jane Adriana V.P; Gomes, Antenor Rita; Carvalho, Denise Dias deO presente estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre a prática pedagógica do professor alfabetizador com relação às dificuldades encontradas pelos alunos do 1o ano do Ensino Fundamental em ler e escrever significativamente. Os professores em análise efetivam suas práticas na Escola Municipal José Prado Alves, em "Lages do Batata", na cidade de Jacobina-Ba. Esta pesquisa realizou-se através de um estudo teórico sobre alfabetização e prática docente, assim como uma pesquisa qualitativa delineada em observações, entrevistas e questionário. Na análise identificaram-se algumas causas que dificultam o processo de aquisição da escrita e da leitura, muitas destas análises apontaram uma prática pedagógica equivocada e descontextualizada, tornando a aprendizagem passiva e mecânica pautada no ensino simplório da codificação e decodificação do sistema linguístico. Aponta-se também neste estudo a importância de uma alfabetização que se paute nas concepções construtivistas, onde o aprendizado se constrói e não se decora e para tanto deve ser primordial nas práticas pedagógicas docentes, ações que possibilitem a construção e inferência dos conhecimentos. A leitura e a escrita devem ser concebidas na escola sob uma metodologia analítica, partindo de uma realidade concreta, para pequenas unidades significativas. A intenção não é apontar meios para resolver os problemas encontrados, mas propor uma reflexão da prática docente, para que possamos formar cidadãos responsáveis nas suas atividades leitoras e escritoras.
- ItemO item linguístico "onde" na comunidade de fala de João Pessoa-PB: uma abordagem funcionalista(UNEB, 2009-02-16) Andrade, Tadeu Luciano Siqueira; Christiano, Maria Elizabeth Afonso; Martins, Iara F. Melo; Silva, Camilo RosaEsta pesquisa trata de uma análise do comportamento do item linguístico onde nas entrevistas que compõem o Projeto de Variação Linguística no Estado da Paraíba (VALPB), focalizando a comunidade de João Pessoa - PB. Este item apresenta diversas funções no discurso implementadas pela gramática. Fundamentando-se no quadro teórico do funcionalismo norte-americano e apresentando uma abordagem pancrônica, a pesquisa descreve sumariamente as funções de onde do português arcaico ao contemporâneo. No que se refere ao comportamento multifuncional desse item, consideraram-se dois princípios que norteiam esse fenômeno: a gramaticalização e a iconicidade. Os resultados obtidos atestam que a multifuncionalidade de onde é decorrente das pressões de uso, da cognição e das necessidades comunicativas e discursivas do falante. Defende-se, portanto, que esse item esteja sofrendo um processo contínuo de abstratizarão de sua função prototípica, influenciado pela gramaticalização.
- ItemO estudo do meio e as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental I do município de Jacobina – Bahia(UNEB, 2009) Gomes, Elivânia Reis; Coelho, Helayne de Castro Ribeiro; Duarte, Luciene Lima; Santos, Patrícia Lima; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins S.; Leal, Ione Oliveira JatobáEsta monografia apresenta uma análise sobre estudo do meio que foi realizado com os professores do ensino fundamental I da sede de Jacobina Ba. Teve como objetivo analisar e compreender as práticas pedagógicas desses docentes e se as mesmas contemplam o estudo do meio conforme estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada foi desenvolvida através de pesquisa de campo em que foram realizadas entrevistas focalizando aspectos que revelassem uma maior reflexão, sobre a práxis aplicada em sala de aula. Os resultados dos estudos demonstraram que as questões ambientais trabalhadas pelos professores não contemplam a proposta trazidas nos PCN's. A partir da pesquisa realizada foi constatada a necessidade da formação continuada desses profissionais e maiores investimentos voltados para a educação ambiental.