Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4

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    A presença da cultura digital no impresso: a promoção dos letramentos digitais no livro didático do Ensino Médio
    (UNEB, 2023-07-17) Souza, Natiane de Paula; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Márcia Regina Mendes; Subrinho, Abinálio Ubiratan da Cruz
    Nessa era tecnológica em que vivemos cercados de nativos digitais, impõe-se o dilema de estar sempre se atualizando, utilizando mais artefatos digitais, bem como ter certo grau de conhecimento para lidar com essas inovações, seja para compreender suas funcionalidades, ou reconhecer de forma crítica a posição dessas tecnologias no seu cotidiano. Nesse sentido, a escola passa a assumir um papel fundamental na vida dos sujeitos, facilitando o acesso a esse conhecimento de uma cultura digital, e o livro didático é um instrumento importante nessa mediação. Diante disso, o presente trabalho busca analisar, na perspectiva da análise documental, de caráter quali-quantitativo, como o Livro Didático adotado pelas escolas públicas de Ensino Médio Integral da cidade de Jacobina-Ba, contribui para a promoção do letramento digital dos alunos. Tendo como suporte teórico autores como Circe Bittencourt (1993, 2016) para retomar a historicidade do livro didático, bem como discutir os conceitos acerca dos letramentos e letramentos digitais com Magda Soares (2003), Roxane Rojo (2009), Angela Kleiman (2004), Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli (2014), Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum (2016), dentre outros. Do que foi investigado, constatou-se a presença de atividades correspondentes à cultura digital, consoante os pressupostos da BNCC, as quais promovem, mesmo que em menor parcela, o letramento digital dos alunos.
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    Do delírio à sensatez: a diversidade de subgêneros da Chick Lit na série Shopaholic, de Sophie Kinsella
    (UNEB, 2023-12-15) Silva, Caroline Souza Marques da; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Subrinho, Abinálio Ubiratan da Cruz
    Este Trabalho de Conclusão de Curso situa-se na área de Literatura, especificamente, da Literatura cor-de-rosa contemporânea, com ênfase no estudo da representação da identidade feminina da protagonista da série Shopaholic, de Shophie Kinsella, a partir da diversidade de subgêneros Chick lit, considerando o contexto social, histórico, cultural e ideológico. Para tanto, pretende-se analisar os elementos narrativos da supracitada série a partir da identificação dos subgêneros (tema, enredo e configuração identitária das protagonistas femininas), de modo a compreender as tradições e rupturas do gênero Chick lit. O aporte teórico traz à baila os conceitos de literatura cor-de-rosa e contemporânea, subgêneros da Chick lit, estrutura narrativa, representação e identidade feminina à luz das ideias de Denise Sousa (2014), Bárbara Wieller (2015), Julianna Steffens (2010), Tzvetan Todorov (2006), Yves Reuter (2002), Roger Chartier (1991) e Stuart Hall (2000) respectivamente. A metodologia utilizada pautou-se na análise literária, com base na revisão sistemática de literatura e no mapeamento de obras Chick lit, em especial das 9 (nove) obras da série Shopaholic, de Sophie Kinsella, numa perspectiva qualitativa dos subgêneros da literatura cor-derosa contemporânea e de elementos narrativos (enredo e características físicas e psicológicas da personagem feminina Becky Bloom). Constatou-se que a literatura Chick lit, apesar de suas raízes nas tradições da literatura cor-de-rosa, apresenta uma representação da identidade feminina mais empoderada e autônoma, a qual se mostra móvel, por questões ideológicas, sociais, culturais e históricas, e plural, por sua incompletude e multiplicidade de identificações possíveis. Trata-se de narrativas contemporâneas que rompem com estereótipos na estrutura do texto e no discurso de seus personagens, ao disponibilizar contextos femininos distintos, refletidos na diversidade de temas, enredos e subgêneros. Ou seja, apesar das histórias Chick lits serem vendidas numa perspectiva de leveza, humor e entretenimento, a começar pelas capas coloridas, nem todos os livros do gênero contam narrativas cujas mulheres têm “vontade de casar” ou estão à espera do “príncipe encantado”. Muitos trazem questões mais complexas, a exemplo do vício de Becky Bloom por compras desde a infância, em que essa personagem passa por processos de negação e superação do consumismo, bem como da supervalorização da imagem.
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    Inventário e mapeamento dos bairros da cidade de Jacobina: estágio supervisionado em espaços escolares e não escolares como mergulho na experiência
    (UNEB, 2023) Silva, Ana Lúcia Gomes; Xavier, Luciano dos Santos; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa
    Parte-se da premissa de que a prática formativa de todo e qualquer sujeito se estabelece num constante e contínuo movimento de imersão em si e na relação com o outro, com os espaços e suas multiplicidades e modos distintos de “ser e estar” no mundo com movimentos que vão referendar as ações construídas e vivenciadas entre os pares em rede colaborativa. É nesse sentido que a formação de professores deve se concentrar em entender que o conhecimento se constrói numa relação dialógica e rizomática, na qual a escola configura-se como um dos locus de estímulo e produção de conhecimentos, mas não o único, tampouco de modo unívoco e verticalizado. Face a isso, a proposta de educação que aqui tensionamos é aquela que se constrói também em outras esferas sociais, não institucionalizadas ou governamentalizadas, onde os sujeitos, em suas práticas comunitárias e cotidianas, tecem as redes de comunicação e sociabilização, a partir de suas experiências individuais e coletivas com vistas a um processo de inventividade que se manifesta ativo na criação de situações didático/pedagógicas que irão corroborar em projectar sujeitos sociais com perspectivas de vida de enfrentamentos e afetamentos como dispositivos de aprendizagens não autorizadas, e com consciência e legitimação de estar naquele lugar de (form)ação enquanto projeto de vida.
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    A monotongação na fala dos feirantes de Jacobina - Ba
    (2021) Ribeiro, Carla Gislene Oliveira ; Puglisel, Simone Luz da Silva; Santos, Leandro Almeida dos; Lemos, Dayane Moreira; Silva, Amanda dos Reis
    Este trabalho visa a analisar o fenômeno da monotongação na fala dos trabalhadores da feira de Jacobina. A monotongação constitui-se como a representação de um fenômeno linguístico em que ocorre a simplificação de um ditongo através da supressão da semivogal, sobrando apenas o som da vogal. Dessa forma, entendendo que a Língua Portuguesa sofreu e sofre variações e mudanças, à medida que é utilizada por seus falantes, faz-se necessário desenvolver pesquisas na área de variação linguística, visando uma abordagem científica do tema. A abordagem teórica para a construção dessa pesquisa segue a perspectiva da Sociolinguística Variacionista. O corpus desta pesquisa é constituído a partir de dados retirados das entrevistas gravadas com autorização dos informantes, com um questionário composto por 14 perguntas, para documentar a ocorrência ou não do fenômeno da monotongação, como por exemplo, a questão do Questionário Fonético Fonológico (QFF) 01, “Quando se compra uma televisão, um ventilador, um sapato, ele vem da loja dentro de quê?” “caixa”, bem como a questão QFF 11, “Jacobina é conhecida como a cidade de quê? “ouro”, e também a questão QFF 07, “O que é que se pesca nos rios, no mar?” “peixe”. Sendo estes 12 informantes entrevistados feirantes da cidade de Jacobina, com faixa etária I: (18 a 30 anos) e II (40 a 65 anos), escolaridade (Ensino Fundamental incompleto, completo e Ensino Médio) sexo (masculino e feminino). As entrevistas foram transcritas grafematicamente e, também, foneticamente. Os resultados obtidos mostraram que o fenômeno da monotongação está presente na fala dos feirantes de Jacobina - BA, em que os fatores sociais apresentaram maior relevância do que os fatores linguísticos, como a variável sexo, destacando o sexo feminino, uma vez que o maior número de ocorrências está presente na fala das feirantes, bem como a variável escolaridade, visto que as porcentagens maiores das ocorrências encontradas estão presentes nas respostas dos informantes com menos escolarização.
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    O apócope no falar de habitantes de Jacobina – Bahia
    (2021) Farias, Cassia Barbosa; Santos, Jucicleia Xavier dos; Santos, Leandro Almeida dos; Sobral, Lícia Silva; Pereira, Thaís Dultra
    Este trabalho tem como objetivo identificar a maneira que ocorre o fenômeno apócope no falar de habitantes da cidade de Jacobina-Bahia. O apócope é um tipo de fenômeno linguístico o qual suprime o último fonema em um vocábulo. Entende-se que a Língua Portuguesa sofreu e vêm sofrendo alterações e mudanças constantemente, à medida que seus falantes usam. Ao estudar a língua e a maneira que ela é empregada, faz-se necessário desenvolver pesquisas sobre a língua em seu uso social. Os estudos teóricos para construir essa pesquisa foram baseados na Sociolinguística Variacionista. O corpus da referida pesquisa é construído com base em dados extraídos das entrevistas gravadas com autorização dos informantes, utilizando um questionário composto por 20 questões. Tivemos a colaboração de 12 informantes da cidade de Jacobina-Ba, com faixa etária I: 18 a 38 anos, e II: 45 a 65 anos, com níveis de escolaridade diferenciados entre: Ensino fundamental, Ensino médio e Ensino superior, de ambos os sexos, masculino e feminino. Todas as entrevistas foram gravadas por um aparelho celular e, em seguida, analisadas, transcrita grafematicamente e foneticamente. De acordo com os resultados, percebemos que o fenômeno apócope encontra-se no falar de habitantes da cidade de Jacobina-Ba, constatou-se também que o perfil social que apresenta a maior inclinação para uso do fenômeno foi do sexo masculino, da faixa etária jovem e do Ensino fundamental.