Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4

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    Reflexões sobre indisciplina: contribuições teóricas e depoimentos de professores de ensino fundamental de Várzea da Roça-Bahia
    (UNEB, 2008-01-21) Oliveira, Gecivaldo Marques de; Nunes, Glaconei dos Santos; Aquino, Jailton Oliveira de; Almeida, Jeovane Pacheco; Lopes, Adriana Lourenço; Benevides, Lourdisnete Silva
    Este trabalho tem como objetivos caracterizar o fenômeno da indisciplina escolar a partir da visão de diferentes teóricos da área educacional, articular as concepções desses teóricos com depoimentos de professores que atuam no Ensino Fundamental em uma escola municipal de Várzea da Roça- Bahia e levantar indicativos que possam auxiliar futuras discussões acerca da indisciplina em sala de aula, visando desmistificar essa problemática. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica acerca de autores que tratam da indisciplina escolar e da coleta de depoimentos de sete professores que lecionam em turmas de Ensino Fundamental. Concluímos que não há um conceito único para definirmos indisciplina, assim como, não podemos atribuir esse problema a uma única causa, mas sim a um conjunto de fatores interligados e interdependentes, pois tanto os teóricos quanto os participantes não são unânimes quando a questão é o que caracteriza o ato indisciplinar.
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    Literatura infantil e letramento
    (UNEB, 2008) Santos, Joanice da Silva; Silva, Márcia Maria Santos da; Santos, Valdeni Soares Rios; Cerqueira, Zenilda Souza; Gomes, Antenor Rita
    A pesquisa na qual este trabalho foi construído, apresenta uma análise de como a literatura infantil contribui no processo de letramento das crianças desde a alfabetização à 4a série do Ensino Fundamental. Este estudo foi realizado tendo como parâmetro a pesquisa qualitativa, pois utilizamos o método de observação e de entrevista com os alunos e professores das escolas Heraldo Rocha, Raio do Sol e Colégio Estadual Governador António Carlos Magalhães, objetivando compreender e relatar como a literatura infantil interfere no processo ensino-aprendizagem, para melhorar o desenvolvimento na alfabetização e tornar-se letrado. Durante a pesquisa constatamos que o trabalho com a literatura infantil pode ajudar num método de alfabetização e de letramento mais significativo e diferenciado frente às novas perspectivas da educação, que exigem uma mudança na forma de ensinar, onde o processo de alfabetização fosse além das atividades descontextualizadas da vida dos alunos, porque ela vem de encontro a essa nova prática pedagógica, pois a literatura constitui um fator de impulso à aprendizagem, apresentando como uma ferramenta indispensável ao desenvolvimento dos educandos, por possibilitar o imaginário, a fantasia, o encontro de subsídio para responder dúvidas, encontrar novas idéias para solucionar problemas e também, vem fazer com que os alunos tornem-se mais críticos frente à realidade em que vive.
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    Um olhar sobre a leitura: história de vida/ história de leitura
    (UNEB, 2007) Oliveira, Maria Celeste Lopes de Araújo; Silva, Maria Ilza dos Santos; Santos, Maricelma da Cruz Gomes; Silva, Miranilde Rios da; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José Alfredo de
    O acesso ao aprendizado da leitura se apresenta como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como os mais valorizados e exigido pela sociedade. No presente trabalho, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que eles possam evidenciar a idéia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. O trabalho traz uma reflexão sobre as causas que levam os alunos a gostarem ou não de lê, além de relatar histórias de leituras e de vidas em formação, permitindo fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos.
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    Leitura: obrigatoriedade e /ou prazer?
    (UNEB, 2008-01-18) Mota, Cristiane Oliveira; Rios, Elisabete Silva; Barbosa, Mirian Celeste Silva; Rios, Wanessa Silva; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José Alfredo de
    Atualmente, um dos grandes desafios da educação brasileira, é efetivar nas escolas a prática da leitura, ação básica para a construção do saber e da cidadania. A leitura configura-se como um fator preponderante para desencadear processos de aprendizagem e é nesse sentido que procuramos mitificar a leitura como Obrigação e/ou Prazer no contexto das Escolas Centro de Educação Municipal de Lagoa Danta, Centro de Educação Manoel Martiniano de Almeida e Centro de Educação Padre João Farias, uma vez que, sentimo-nos instigadas em adentrar no mundo dos alunos das 4a séries do Ensino Fundamental, para analisar suas concepções em torno da leitura em suas vidas, de como a compreendem e a utilizam, especialmente no meio escolar. Considerando que a leitura se efetiva em um processo analítico, construtivo e estratégico, aprofundamos diferentes abordagens e concepções da leitura, da perspectiva estruturalista à visão da leitura crítica. Analisamos ainda aspectos relevantes da compreensão leitora e sua importância na vida do indivíduo. Os dados foram coletados em momentos de interação e diálogo, através de encontros "conversas sobre leitura" que favorecem identificar nos discursos dos alunos se concebem a leitura como um ato de prazer ou simplesmente como um dever a cumprir, uma determinação do professor, os grupos pesquisados consideram relevante, o papel da leitura em suas vidas, porém a enfatiza sobre o aspecto de lhes possibilitar a aquisição de conhecimentos. Certamente o ato da leitura corriqueira, sem maiores aprofundamentos, objetivos bem definidos, e a falta de uma metodologia mais dinâmica e motivadora tem dificultado o avanço do aluno no processo de interação com a leitura, favorecendo a compreensão da palavra à compreensão do mundo. É necessário, pois, o compromisso dos profissionais da educação, no sentido de refletir sobre a prática da leitura na escola e encontrar caminhos para torná-la um ato de busca e descoberta, do prazer de ler por ler.
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    Gestão participativa: um desafio para a sua concretização
    (UNEB, 2001-12) Campos, Alda Almeida; Aragão, Ana Gorete Leite Ferreira; Brito, Cardênia Cordeiro Martins; Trindade, Cristiane Oliveira; Oliveira, Lucinete Chaves de
    A referida monografia discorre sobre o tema Gestão Participativa: um desafio para sua concretização, pois além de se tratar de um assunto novo no sistema de ensino de algumas escolas do nosso município, é um tema que para tornar-se real implica o envolvimento de toda a comunidade escolar no desenrolar do processo ensino-aprendizagem. Após observações feitas ao Colegiado e à Caixa Escolar implantados na escola estadual Edgard Pereira no Município de Piritiba, ficou constatado que os membros que compõem estes órgãos pouco sabem (e alguns deles nada sabem) a respeito de suas atribuições, competências, enfim sobre as devidas funções a serem cumpridas para que a Gestão Participativa aconteça de forma real na busca dos objetivos propostos desde a sua implantação.