Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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- ItemVárzea da Roça e a Escola rural: uma história em nossas mãos(UNEB, 2008-01-18) Pacheco, Dilma Margarida Fernandes de Almeida; Oliveira, Roseli Almeida de; Pacheco , Orlando Almeida; Reis , Cristiane Caires; Araújo, José Alfredo de; Gomes, Antenor RitaEsta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de urbanização e suas implicações no município de Morro do Chapéu estado da Bahia, nas décadas de oitenta e noventa. As transformações ocorridas, a modificação do espaço utilizado, as ocorrências de ocupações ilegais no perímetro urbano da cidade, de forma gradual, mas que mudou a paisagem da cidade. Em meio às mudanças a ausência de políticas públicas para o processo de urbanização da cidade, acompanhado de fatores que levaram a cidade a não se propagar em seu desenho original, quais implicações explicam tais fatores, quais motivos ocorreram para tal, são objetos em questão desse trabalho de pesquisa.
- ItemTrabalho infantil e Escola: uma reflexão a partir da visão de alunos e famílias da zona rural de Várzea da Roça, Bahia(UNEB, 2008-01-21) Santos, Alcione Oliveira dos; Paixão , Arlete Pereira; Sales, Glauciano Cerqueira; Santos, Normeide Jesus dos; Lopes, Adriana LourençoEste trabalho partiu de nossas experiências e vivências como professores em escolas da zona rural do município de Várzea da Roça - Bahia, de situações em que presenciamos a ausência/retorno de crianças e adolescentes das aulas para o trabalho em períodos de plantio e colheita junto com suas famílias. Na perspectiva de conhecermos mais sobre a relação entre trabalho infantil e vida escolar, buscamos responder as seguintes questões: Quais as causas que fazem os alunos se distanciarem da escola na época do plantio e da colheita? Quais as relações entre trabalho infantil e aprendizagem escolar? Qual a concepção das crianças e de seus pais acerca do trabalho infantil e da escola? Contamos com a participação de duas famílias e seus filhos residentes na zona rural, no povoado de Várzea do Meio. Realizamos visitas e entrevistas com pais e seus filhos, intencionando levantarmos suas opiniões sobre a temática. Também fizemos um levantamento bibliográfico sobre a história do trabalho, a legislação acerca dos direitos das crianças e adolescentes, estatísticas a respeito de trabalho infantil e desempenho escolar, além de levantarmos algumas alternativas para a erradicação do trabalho infantil já existentes em nosso país. Ao final, sugerimos ações que a escola, juntamente com as famílias, sociedade e poder público deveriam realizar para realmente erradicar o trabalho infantil e promover e garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
- ItemTelevisão e escola: a criança e o desenho televisivo(UNEB, 2001) Bomfim, Edinéia Alves do; Nery, Gildaci Pereira Lemos; Ramos, Hilara Pereira dos Santos; Santos, Iraní de Jesus; Drummond, Washington Luís LimaAtualmente, vivemos num mundo cada vez mais marcado por uma circulação generalizada e constante de informações que vêm desempenhando um papel fundamental dentro das sociedades. A produção e a troca de informações, incluindo aqui os diversos símbolos que as compõem ou as acompanham (gestos, ações, expressões lingüísticas, etc.), tem promovido mudanças radicais nessas sociedades ao longo do tempo em que foram aparecendo, impulsionaram a vida social para uma nova era onde os acontecimentos e as informações se dão num curto espaço de tempo atingindo lugares antes, inimagináveis. A transmissão dessas informações, que antes era privilégio de algumas instituições - em particular da escola - passou a ser função, dos meios técnicos que surgiram em decorrência das transformações ocorridas no mundo. Esses meios passaram a exercer o papel de reprodução e circulação das informações e fatos que poderiam ou não estar ocorrendo no mundo.
- ItemSe der a gente brica: crenças das professoras sobre ludicidade e atividades lúdicas(UNEB, 2005) Soares, Ilma Maria Fernandes; Porto, Bernadete da SilvaEsse estudo analisa as crenças de quatro professoras das séries inicias do Ensino Fundamental público, do Município de Salvador-BA, no ano de 2004, sobre a ludicidade e as atividades lúdicas. Tem a pesquisa qualitativa como opção metodológica e a observação, a entrevista e a (auto)biografia como instrumentos investigativos. A questão básica que norteou esse trabalho foi: quais as crenças que os professores têm elaborado sobre a ludicidade e as manifestações lúdicas? Diante da compreensão de que as crenças compõem um sistema que se organiza de forma a sustentar e justificar as demais, tornou-se necessário, também, analisar algumas convicções sobre educação, escola, aluno e trabalho docente, de forma a compreender onde as convicções sobre ludicidade e atividades lúdicas se alicerçam. Ainda em relação às crenças, opta-se por utilizar os vocábulos convicções e "certezas" com o mesmo sentido, diante do seu credo intenso, mesmo sem um conhecimento mais sistematizado do sujeito que crê. O conceito de ludicidade que permeia este trabalho baseia-se nos estudos de Cipriano Luckesi, que a entende como a vivência de uma experiência plena. Em relação às atividades lúdicas, buscou-se perceber com que perspectivas se encontravam presentes os jogos e brincadeiras no processo pedagógico. A partir da análise das convicções sistematizadas, conclui-se ser importante conhecer e efetivar um trabalho em relação às crenças das professoras, se quisermos que a dialogicidade, o prazer, a alegria, a inteireza, a espontaneidade, a formulação de vínculos significativos perpassem o processo educativo. Constata-se, ainda, que a incorporação do elemento lúdico na escola requer que se mexa em várias convicções sobre a função da escola, o papel exercido por professores/as e alunos, o que de alguma forma, justifica a resistência desses/as profissionais a um trabalho pautado na ludicidade. Diante dessa resistência, secundariza-se o papel da ludicidade e das atividades lúdicas e, quando esses aspectos se encontram presentes, trazem o caráter de reforço ou avaliação de conteúdos. O fato de a escola pesquisada ser voltada para a formação das crianças das camadas populares também é um aspecto que, a partir das convicções das professoras, limita ou inviabiliza a vivência lúdica nesse espaço educativo. No estudo das crenças de professores, esse trabalho contribui ao acrescentar três características relacionadas às convicções: a inter-relação dos aspectos pessoais e profissionais; o seu caráter de generalização e a sua influência na criação de estereótipos.
- ItemResistência ao aluno portador de necessidade especial: preconceito ou falta de formação profissional?(UNEB, 2008) Almeida, Maria Helena Oliveira; Cunha, Mariana Almeida; Santos, Maricélia Oliveira; Oliveira, Verusa Cruz de; Araújo, José Alfredo deA pesquisa apresenta uma discussão sobre as dificuldades dos educadores em atender alunos com necessidades educacionais especiais. O desenvolvimento desse trabalho propôs descobrir se a resistência ao aluno portador de necessidade especial, parte da falta de formação profissional ou do preconceito. A inclusão de pessoas com deficiência no sistema regular de ensino ainda não é um fato concreto, pois o sistema educacional até então não conseguiu desenvolver um currículo que favorecesse a transição desses alunos para sala de aula regular. Isso ocorre devido a pouca informação da sociedade com relação aos direitos daqueles sujeitos com necessidades especiais, além das escolas apresentarem uma precariedade na infra- estrutura, como também a falta de investimento do poder público e principalmente a falta de formação dos profissionais da educação. As fontes utilizadas se constituem de questionários com professores que estão atuando na Escola Centro Educacional Manoel Martiniano de Almeida da Rede Pública de Ensino no município de Várzea da Roça - BA, consultas bibliográficas, fotos e dados estatísticos.