Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 333
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade no relacionamento professor – aluno nas séries iniciais de 1ª a 4ª do ensino fundamental(UNEB, 2001) Bina, Jusemagna; Santos, Maria Aparecida Silva; Azevedo, Miranilva Almeida Alves; Nunes, Tatiana Costa; Matos, Isaú Hormino deA presente pesquisa aborda a afetividade no relacionamento professor-aluno de 1ª a 4ª série nas escolas Estaduais e Municipais do Município de Mundo Novo no Estado da Bahia. De início fez-se a revisão da literatura, em seguida a pesquisa de campo a qual foi realizada com base em 3 (três) entrevistas, sendo uma respondida por 6 (seis) professores, outro respondido por 27 (vinte e sete) alunos e a outra respondida por 5 (cinco) mães de aluno. As primeiras conclusões apontam que houve um equilíbrio entre a importância da relação afetiva entre professor-aluno na visão de alguns teóricos e à visão dos participantes. Constata-se que o relacionamento afetivo é de suma importância, para o desenvolvimento do ensino-aprendizado e para uma convivência saudável e harmoniosa. Ainda nas conclusões retrata-se que há necessidade da afetividade ser trabalhada com mais ênfase no âmbito escolar. Conclui-se que a falta de vínculo afetivo entre professor-aluno nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem apresentado resultados negativos na aprendizagem.
- ItemA avaliação e o desafio da aprendizagem no desenvolvimento humano(UNEB, 2008) Sousa, Suzana Sampaio; Gomes, Antenor Rita; Bezerra, Raquel Nery Lima; Sousa, Eduardo ReisEsta pesquisa tenta buscar respostas a respeito de como vem sendo tratado e utilizado o método avaliativo, em especial, na disciplina de Língua Portuguesa. Entendendo que o processo de avaliação tem que está diretamente ligado a todas as etapas educacionais envolvendo assim todos os sujeitos participantes dessa ação. Angustia-nos perceber, no entanto, que ainda hoje a avaliação vem sendo utilizada como instrumento de poder e punição, quando deveria servir de instrumento de aprendizagem e liberdade. Dessa forma, a presente pesquisa pretende investigar seu caminho nesta perspectiva de sistema aberto, pois ele é proposto e vem se transformando como resultado de constantes trocas. Assim, esse trabalho tem como objetivos perceber como alunos e professores vêem a avaliação, discutir as implicações que a avaliação causa na vida dos alunos, elencar e explicar as várias formas de avaliação aplicada na escola pesquisada.
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemA comunicação interna da empresa: qualidade e interpretação de textos escritos(UNEB, 2004-07) Santos Neto, José Umbilino dos; Ramos, Ricardo TupiniquimAlcançar os objetivos de identificar a qualidade da comunicação por meio de textos escritos e analisar a capacidade dos funcionários em interpretar esses textos, somente seria possível através de um instrumento de medição desse "quantum". O instrumento que se prestaria a tal feito se constituiu num questionário semi-aberto com três textos de naturezas diversas. A implementação de uma pesquisa de campo certamente nos traria subsídios para identificar como o correm os processos comunicativos na empresa a partir do texto escrito oriundo de diversas fontes. Assim, o questionário foi aplicado num universo de 20 profissionais da ECT, representando 6% do efetivo total de funcionários lotados na área de atendimento dos Correios em Salvador.
- ItemA concepção construtivista na alfabetização(UNEB, 2001-12-12) Santos, Euleide Nascimento Lima; Pedreira, Gerolina Souza; Ribeiro, Lindeci Macedo dos Santos; Barboza, Valdênia Souza; Oliveira, Lucinete Chaves deEste estudo consta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores que atuam em classes de Alfabetização e refletir sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita dos alunos nas referidas classes. De início, apresenta-se a metodologia adotada, caracterizada pela pesquisa bibliográfica do tema em questão. Toda teoria só adquire significado, quando passa a ser vivenciada na prática. O construtivismo, enquanto teoria, só será verdadeiramente compreendido se posto em prática, após a sistematização do saber. Nunca se falou tanto nesta teoria como agora, justificando-se aqui, o aprofundamento do tema, para definir o referencial teórico do trabalho e delimitar o problema a ser estudado: Construtivismo e Alfabetização.
- ItemA construção da escrita(UNEB, 2004-08) Silva, Ivanuza Rosa da; Gomes, Antenor RitaNa escola, os professores de língua materna estão sempre empenhados a intervir na aquisição da escrita de seus alunos. Apesar disso, as produções escritas, realizadas em situação escolar, evidenciam grande deficiência de tal habilidade. Assim, buscando uma alternativa de ação, que nos possibilite formar escritores competentes, é que este estudo acerca do processo de construção da escrita pelos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partiu de um lugar de observação que buscou detectar através das práticas de sala de aula, os caminhos pelos quais o professor percorre para conduzir o aluno à aquisição da escrita, bem como o desempenho deste durante essa caminhada que se constitui apenas em mais um passo que o conduzirá ao alcance da cidadania.
- ItemA construção do imaginário fantástico em MAD Maria de Márcio Souza(UNEB, 2009) Chagas, Jessiane de Deus Oliveira; Menezes, AdrianoO presente trabalho busca apresentar como ocorre a construção do imaginário fantástico em MAD Maria de Márcio Souza, um estudo que através do realismo fantástico que a literatura latino-americana ganhou uma maior representatividade, tornando-se um referencial na literatura mundial. A partir desse contexto, o amazonense Márcio Souza escreveu MAD Maria, transformando a história real da construção da ferrovia Madeira Mamoré em ficção, levando o leitor a percorrer os recônditos das matas brasileiras e a contemplar as desventuras dos trabalhadores e organizadores do projeto “MAD Maria”.
- ItemA descentralização do sujeito na contemporaneidade, revelada em “A fúria do corpo”, narrativa de João Gilberto Noll(UNEB, 2002) Maia, José Roberto Linhares; Menezes, AdrianoNo século XX, ocorreu processualmente uma mudança nas formas de se relacionar socialmente. Os indivíduos, que antes se sentiam 'tranquilos' em seus mundos, com identidades "fixas', foram descentrados. Novos padrões identitários, plurais, cambiantes, permearam todos os estamentos sociais; maneiras pluridimensionais de enxergar-se e aos outros são postas em cena, o mundo perde o eixo. Na contemporaneidade os 'eus' vagam 'livremente' no turbilhão vertiginoso das transformações da globalização. 'Achar-se' é algo ingente. Esta sensação de 'inexistência', de deslizamento é refletida nas artes em geral. Na literatura, João Gilberto Noll, constrói em 'A Fúria do Corpo', o arrebatamento erótico da procura por um sentido no 'caos', por um paraiso perdido. As personagens revelam que o centro já não existe, somente a ansia, o desejo, a busca.
- ItemA difícil relação entre a escola e a família(UNEB, 2001) Souza, Francisca Mercêdes Ponciano; Cruz, Noelma Oliveira da; Bastos, Rosameire Rios; Oliveira, Zenailde Cruz de; Matos, Isaú Hormino deEste estudo se propõe a discutir as relações entre a escola e a família, na visão de professores, diretores, pais e alunos da instituição Odilon Sena Cerqueira localizada em Várzea da Roça, uma pequena cidade do interior da Bahia. Analisa o relacionamento desenvolvido na escola, enfocando a participação da família na educação formal, as iniciativas da escola para estabelecer um bom relacionamento com a família, a concepção de escola na visão dos pais, a necessidade de interação entre a família e a escola e o papel da mesma na visão dos alunos. As fontes utilizadas no corpo do relatório, que serviram para enriquecer as discussões foram provenientes das observações em sala de aula e dos questionários. Os resultados do estudo revelam o distanciamento existente entre a escola e as famílias, evidenciando a necessidade de serem implantados programas, no sentido de mudar essa situação, transpondo o bonito discurso de integração para a prática.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemA escola e o trabalho infantil: um estudo de caso no município de Piritiba(UNEB, 2001-11) Nunes, Leuza Lima; Brandão, Maria da Gloria Francisca; Oliveira, Maria Madalena Silva de; Cunha, Rosilda Gomes; Sena Júnior, Carlos Zacarias F. deA ideia desse projeto surgiu a partir da constatação de um fato - o trabalho infantil - identificado como questão que se tem observado constantemente e que pode ser o fator responsável por sérios problemas educacionais como falta de frequência, baixo rendimento, reprovação, evasão escolar, etc, a permanência do trabalho infantil ! em determinadas sociedades tem gerado uma população iletrada e ou repleta de analfabetos funcionais. Constituindo-se um processo de reprodução do ciclo da pobreza, pois a maior parte das criança que trabalham prejudicam seu desenvolvimento, por não estudarem em condições adequadas, o que ocasiona um baixo rendimento na escola, o trabalho infantil porque indivíduos pouco qualificados ou absolutamente desqualificados Ainda mais pobres, estes jovens trabalhadores perdem as chances de concorrerem a uma colocação digna no mercado de trabalho quando adulto.
- ItemA evasão escolar na educação de Jovens e Adultos – EJA no CEDBC(UNEB, ) Silva, Ângela Maria de Almeida; Piauhy, Iara de Oliveira; Reis, Magnólia Ribeiro do Ouro; Rodrigues, Maria do Socorro Barbosa; Fontes, Isaura; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel deO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem sobre o tema Evasão Escolar, analisando-a no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, localizado em Jacobina- BA. As maiores causas da evasão escolar apontadas pelos alunos, nesta instituição, são a necessidade de trabalhar para a sobrevivência, cansaço, baixos salários, desemprego, distância da escola, já que muitos residem na zona rural, gravidez precoce, desmotivação e baixa autoestima dos alunos que acham que a escola resolve o problema do emprego, o que constatam que nem sempre é suficiente. Para chegar a esses dados, a metodologia aplicada foi a de pesquisas, através das quais foi possível identificar a realidade de um contexto mais amplo. Além disso, foram aplicadas entrevistas a alunos e professores da referida escola, de modo a identificar, neste contexto, as questões referentes à evasão dos indivíduos do processo de educação formal.
- ItemA evasão escolar na Escola Municipal de Vila Medrado Andorinha- BA(UNEB, 2002-12) Silva, Cleonildes Alves da; Reis , José Antonio de Souza; Oliveira, José Carlos Rodrigues de; Reis, Sandra Luzia Araújo; Machado, Paulo BatistaUm dos mais graves problemas do sistema escolar brasileiro é o fracasso escolar, principalmente das crianças mais pobres. O fracasso escolar se evidencia pelo grande número de reprovações nas séries iniciais do ensino de primeiro grau, insuficiente alfabetização, exclusão da escola ao longo dos anos, dificuldades escolares comprometedoras que impedem o progresso dos alunos nos estudos, levando-os a desistência. O conteúdo do trabalho surgiu através de observações em vários contextos, pesquisas e entrevistas formais e informais com todos envolvidos no processo educativo que se desenrola numa escola pública de primeiro grau: Escola Municipal de Vila Medrado. O que se pretende nesse trabalho, é proporcionar conhecimentos teóricos e mostrar dados estatísticos atuais que possibilitem aos professores do município de Andorinha fazerem um diagnóstico compreensível do problema e definirem conscientemente meios adequados para superarem essa "doença".
- ItemA evasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental: o problema da Escola Aloysio Cedraz do Distrito do França - Piritiba Bahia(UNEB, 2001-12) Ribeiro , Ana Zenaide Alves; Vilela, Elisângela Nunes; Ribeiro , Kátia Cristina Alves; Silva, Sandra Maria Ferreira da; Oliveira, Lucinete Chaves deO presente trabalho monográfico trata da problemática da evasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Aloysio Cedraz, no Distrito do França, no município de Piritiba - BA. Seu objetivo é apresentar o quadro fidedigno da atual realidade dessa escola e aprofundar questões relativas ao fenômeno em questão, como por exemplo, as causas do insucesso escolar: falta de qualificação do quadro docente, má remuneração e trabalho infantil. Além disso, o que se pretende demonstrar é a origem da questão que tem determinado a desistência dos alunos na escola. Foi feito um trabalho de campo, com duração de um mês, na escola, com os alunos e seus pais, através de registros de questionários, críticas e sugestões. A evasão na escola acontece por causa de fatores, tais como: o trabalho infantil, a repetência, idade avançada de alguns alunos e a falta de uma prática pedagógica de combate à evasão na escola. Em face ao que foi exposto, conclui-se que, para que a evasão seja diminuída na Escola Aloysio Cedraz, torna-se necessário que sejam criados programas educacionais que visem minimizar tais fatores descritos anteriormente.
- ItemA formação política dos professores no programa Rede UNEB 2000(UNEB, 2005) Jesus, Joselito Manoel de; Nascimento, Antonio DiasEste estudo busca compreender o problema da formação política do professor das séries iniciais do ensino fundamental no Programa Rede UNEB 2000, Programa intensivo de licenciatura em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Partindo da Palavra enquanto unidade fundamental da politicidade intrinseca do ser humano, analiso as entrevistas concedidas no intuito de identificar que tipo de professor o Programa Rede UNEB está formando: o Agente Social ou o Tecnólogo do Ensino, tipos criados pela educadora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Apoio-me nas concepções de Aristóteles e Paulo Freire, sobre as dimensões que a Palavra assume nos diferentes contextos históricos no processo de humanização e desumanização dos professores-alunos e das professoras-alunas em seu processo de formação. Na Palavra e no Diálogo encontramos elementos fundantes de uma formação que respeite as diferenças, que estimule a criatividade, que fortaleça as identidades locais e propicie a democracia e a emancipação humana nos diversos processos educativos que se estabeleçam. Com a Palavra, os professores-alunos e as professoras-alunas do Programa Rede UNEB 2000.
- ItemA identidade da mulher professora no município de Várzea da Roça(UNEB, 2001) Bandeira, Jacira Branco da Silva; Batista, Maria Telma Lima; Oliveira, Maria Neuza de São João; Souza, Sirleide Mendes de; Sena Júnior, Carlos Zacarias F. deEssa pesquisa se propõe discutir e analisar a visão da identidade da mulher professora da comunidade de Várzea da Roça, a partir dos anos 70, com o surgimento das lutas da mulher para conquistar o seu espaço e o respeito como profissional, mãe e esposa. As fontes utilizadas são: observações diretas, questionários, livros de registro com números oficiais de professores que atuam no município, entrevistas e pesquisas bibliográficas. Destaca-se com ênfase o número de mulheres professoras em relação aos homens, na comunidade varzeana. A investigação das lutas das mulheres para conquistar a sua igualdade profissional ainda não atingiu o clímax que realmente se espera, para que esta seja aceita socialmente. Numa sociedade em que os padrões sociais machista predominam. Os efeitos obtidos da pesquisa ressaltam de maneira crucial a identidade da mulher varzeana como professora para a sua valorização e reconhecimento, onde nos dias atuais ainda prevalece essa desigualdade nas definições dos papeis entre o sexo.
- ItemA imagem e o sentido: o potencial interpretativo dos sentidos históricos, ideológicos nas imagens fotográficas(UNEB, 2004-08) Penha, Gracielia Novaes da; Gomes, Antenor RitaO presente trabalho intitulado A Imagem e o Sentido: o potencial interpretativo dos se histórico ideológico nas imagens fotográficas realiza a leitura interpretativa nas fotografias de Sebastião Salgado, evidenciando o caráter atemporal dessas imagens, além da rede se sentidos e significados sócio-históricos que configuram as narrativas reveladas em cada imagem. Esse processo de leitura interpretativa de texto imagético é concebido numa perspectiva em que a relação entre espectador e obra, acontece de forma dialógica; estabelecendo uma integração, uma espécie de conexão, no que a imagem mostra, o que ela realmente representa, suas implicações sociais, seus sentidos potencializados. Dessa forma, é possível ler a imagem como um todo e não apenas sua parte estética. Nessa possibilidade de construção de sentido, é que as imagens fotográficas representam uma ampla fonte de leitura. Assim, através de um dispositivo metodológico em forma de oficina de leitura de imagens fotográficas de Sebastião Salgado para docentes do Ensino Fundamental; tais sentidos foram explorados e ressignificados. Ao longo de todo processo de elaboração e aplicação do dispositivo em questão, enfim de toda pesquisa as bases teóricas-metodológicas foram fundamentadas na Hermenêutica e na Etnopesquisa, como meio de viabilizar a relevância pedagógica e social do referido trabalho.
- ItemA importância da formação do professor alfabetizador(UNEB, 2001) Vasconcelos, Célia Regina Oliveira; Oliveira, Daianny Ferreira; Brito, Maria Das Graças Amorim; Santos, Maria Marta Soares dos; Oliveira, Lucinete Chaves deÉ fundamental na formação continuada do professor alfabetizador que ele reflita a relação entre sua teoria e prática, orientando melhor a ação pedagógica. Nesse sentido, é imprescindível que ele compreenda a importância da sua formação para a aquisição do conhecimento da criança, ou seja, qual o caminho que o educador deverá percorrer, qual o seu papel para a construção desse conhecimento .este trabalho de pesquisa estrutura-se através do desenvolvimento de reflexões sobre a importância da formação continuada do professor alfabetizador, em especial, aquele que atua na sede do município de Morro do Chapéu.
- ItemA importância das atividades lúdicas na séries iniciais e ensino fundamental(UNEB, 2001) Santos, Iêda Matos; Oliveira, Paula Déa Santos; Santos, Valdelice Ferreira dos; Moreira, Vanusa Lima; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deA presente pesquisa se propôs a analisar a importância da brincadeira para a vida dos seres humanos, tanto crianças, como adolescentes e adultos, dando maior ênfase as brincadeiras do cotidiano, pois, através do brincar, o homem, mais especificamente, a criança, adquire relação de afetividade com o mundo, com os objetos, desperta sua imaginação, favorecendo assim seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, foi desenvolvida a construção teórica sobre a atividade lúdica, aspectos sobre sua importância e a relação com o desenvolvimento da criança. Foram realizadas observações com crianças, jovens e adultos sobre as brincadeiras que eles vivenciavam fora da escola. Os dados levantados para a realização da pesquisa foram coletados por meio de observações dos próprios professores, que eram pesquisadores deste estudo e trabalhavam nas séries iniciais durante o ano letivo 2001. As observações foram realizadas com roteiro preestabelecido. Os dados foram reunidos e analisados através de referências teóricas e das práticas realizadas. Os resultados obtidos revelaram que as observações tentavam desenvolver um trabalho eficiente e inovador com relação a utilização das atividades lúdicas, sugerindo assim que outros professores refletissem sobre a utilização mais frequente desses recursos lúdicos em seus cotidianos escolares.
- ItemA indisciplina dos alunos na visão de professores de escolas municipais de Várzea da Roça - Bahia(UNEB, 2008) Soares, Jeovana Freitas; Silva, José Fernandes da; Silva, Liege Santana da; Almeida, Marizete Nascimento; Lopes, Adriana Lourenço; Benevides, Lourdisnete SilvaConsiderando a indisciplina como um fenômeno recorrente em salas de aula de diversas escolas e seu enfrentamento uma tarefa desafiadora à todos os envolvidos com o ato educativo, esta pesquisa partiu da necessidade de refletir sobre a indisciplina na visão dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Teve como objetivos identificar e analisar qual a visão dos professores em relação à indisciplina dos alunos em sala de aula e quais as estratégias de enfrentamento que adotaram. Foi aplicado um questionário com 20 professores de duas escolas municipais de Várzea da Roça - Bahia e analisado suas respostas, as quais foram confrontadas com a literatura sobre a temática. Os resultados e análise dos dados demonstram que as atitudes consideradas indisciplinadas mais freqüente são o uso de palavrões e conversas paralelas. Também indicam que a indisciplina está interligada a diversos fatores, sendo os principais: a desestruturação familiar e a existência de escolas e professores despreparados. Enfim, verificou-se a necessidade de trabalho em conjunto entre órgãos oficiais/secretaria da educação/escola/família/comunidade a fim de promover o desenvolvimento e aprendizagem de todos os alunos de forma integral.