Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 155
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemA evasão escolar na Escola Municipal de Vila Medrado Andorinha- BA(UNEB, 2002-12) Silva, Cleonildes Alves da; Reis , José Antonio de Souza; Oliveira, José Carlos Rodrigues de; Reis, Sandra Luzia Araújo; Machado, Paulo BatistaUm dos mais graves problemas do sistema escolar brasileiro é o fracasso escolar, principalmente das crianças mais pobres. O fracasso escolar se evidencia pelo grande número de reprovações nas séries iniciais do ensino de primeiro grau, insuficiente alfabetização, exclusão da escola ao longo dos anos, dificuldades escolares comprometedoras que impedem o progresso dos alunos nos estudos, levando-os a desistência. O conteúdo do trabalho surgiu através de observações em vários contextos, pesquisas e entrevistas formais e informais com todos envolvidos no processo educativo que se desenrola numa escola pública de primeiro grau: Escola Municipal de Vila Medrado. O que se pretende nesse trabalho, é proporcionar conhecimentos teóricos e mostrar dados estatísticos atuais que possibilitem aos professores do município de Andorinha fazerem um diagnóstico compreensível do problema e definirem conscientemente meios adequados para superarem essa "doença".
- ItemA importância das atividades lúdicas na séries iniciais e ensino fundamental(UNEB, 2001) Santos, Iêda Matos; Oliveira, Paula Déa Santos; Santos, Valdelice Ferreira dos; Moreira, Vanusa Lima; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deA presente pesquisa se propôs a analisar a importância da brincadeira para a vida dos seres humanos, tanto crianças, como adolescentes e adultos, dando maior ênfase as brincadeiras do cotidiano, pois, através do brincar, o homem, mais especificamente, a criança, adquire relação de afetividade com o mundo, com os objetos, desperta sua imaginação, favorecendo assim seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, foi desenvolvida a construção teórica sobre a atividade lúdica, aspectos sobre sua importância e a relação com o desenvolvimento da criança. Foram realizadas observações com crianças, jovens e adultos sobre as brincadeiras que eles vivenciavam fora da escola. Os dados levantados para a realização da pesquisa foram coletados por meio de observações dos próprios professores, que eram pesquisadores deste estudo e trabalhavam nas séries iniciais durante o ano letivo 2001. As observações foram realizadas com roteiro preestabelecido. Os dados foram reunidos e analisados através de referências teóricas e das práticas realizadas. Os resultados obtidos revelaram que as observações tentavam desenvolver um trabalho eficiente e inovador com relação a utilização das atividades lúdicas, sugerindo assim que outros professores refletissem sobre a utilização mais frequente desses recursos lúdicos em seus cotidianos escolares.
- ItemA influência da família no comportamento dos adolescentes agressivos(UNEB, 2001) Alves, Dalize de Souza Carvalho; Araújo , Delma Angélica de Souza; Silva, Vanúzia Vieira da; Matos, Isaú Hormino deO presente trabalho propõe ponderar nas relações existentes entre pais e filhos, e no comportamento agressivo do adolescente. Analisando-se o resultado da entrevista, e do desenho respondidos pelos próprios sujeitos, conheceu-se melhor o problema para descobrir uma maneira eficaz de amenizar esses conflitos que afetam adolescentes e adultos.
- ItemA literatura pós-colonial caribenha e a produção musical brasileira(UNEB, 2008-06) Silva, Marta de Oliveira; Félix, José CarlosO trabalho proposto traz um estudo comparativo entre o poema "Wings of a Dove" do autor caribenho Edward Kamau Brathwaite e a música "Meus Direitos" do cantor brasileiro de reggae Edson Gomes a fim de identificar os elementos comuns às duas obras citadas, bem como os aspectos históricos e culturais relacionados ao processo histórico pós-colonialismo.
- ItemA prática da literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Lima, Evanilce Barbosa; Souza, Ledna Oliveira de; Araújo, Maria Aparecida Gomes; Lima, Solange Marcelina; Saldanha, Zezilda Marcelina; Freitas, Zilda de OliveiraEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelo grupo nas Escolas: Antônio Carlios Magalhães, Antônio Pinto Sobrinho, Dr. Walter Brandão da Silva, Firmino Ferreira Sampaio Neto, Prof Mariinha, Oficina Gleidecelma Santos Lima e Salvador Liberato Moreira, na região, com professores e alunos, cujas entrevistas estão em anexos. Além disso, foram realizadas consultas bibliográficas em diversos livros teóricos, literários e periódicos (revistas, jornais...). As pesquisas realizadas nas escolas comprovam que a realidade da sala de aula precisa ser conhecida, discutida e analisada pelos educadores, para que venha a sustentar um desejo profundo de mudança. Essa mudança deve acontecer a partir do trabalho do professor. Ể O professor que deve ter o prazer de ler, antes de desenvolver o seu trabalho nas séries iniciais do ensino fundamental.
- ItemA presença da cultura digital no impresso: a promoção dos letramentos digitais no livro didático do Ensino Médio(UNEB, 2023-07-17) Souza, Natiane de Paula; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Márcia Regina Mendes; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzNessa era tecnológica em que vivemos cercados de nativos digitais, impõe-se o dilema de estar sempre se atualizando, utilizando mais artefatos digitais, bem como ter certo grau de conhecimento para lidar com essas inovações, seja para compreender suas funcionalidades, ou reconhecer de forma crítica a posição dessas tecnologias no seu cotidiano. Nesse sentido, a escola passa a assumir um papel fundamental na vida dos sujeitos, facilitando o acesso a esse conhecimento de uma cultura digital, e o livro didático é um instrumento importante nessa mediação. Diante disso, o presente trabalho busca analisar, na perspectiva da análise documental, de caráter quali-quantitativo, como o Livro Didático adotado pelas escolas públicas de Ensino Médio Integral da cidade de Jacobina-Ba, contribui para a promoção do letramento digital dos alunos. Tendo como suporte teórico autores como Circe Bittencourt (1993, 2016) para retomar a historicidade do livro didático, bem como discutir os conceitos acerca dos letramentos e letramentos digitais com Magda Soares (2003), Roxane Rojo (2009), Angela Kleiman (2004), Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli (2014), Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum (2016), dentre outros. Do que foi investigado, constatou-se a presença de atividades correspondentes à cultura digital, consoante os pressupostos da BNCC, as quais promovem, mesmo que em menor parcela, o letramento digital dos alunos.
- ItemA presença de Eros e Tanatos em A descoberta do mundo e Como água para chocolate(UNEB, 2004-01) Lima, Josiane Bispo da Cruz; Freitas, Zilda de OliveiraEsse estudo enfatiza a escrita feminina e, principalmente, a presença constante e simbólica do amor e da morte em A Descoberta do Mundo, de Clarice Lispector e Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, sendo essa análise imprescindível para a compreensão da subjetividade da escrita feminina.
- ItemA questão da produção textual entre alunos do CBAI e 2ª série nas escolas: Joaquim Sampaio Neto - Edgar Pereira e Oficina profª Gleidecelma Santos(UNEB, 2001-11) Santana, Ana Paula Silva; Santos , Ednólia Almeida; Almeida, Noélia Alves; Barreto, Taciana Gomes Vilela; Freitas, Zilda de OliveiraEste trabalho tem como objetivo principal promover reflexões e discussões com técnicos, professores, equipes pedagógicas, bem como pais, responsáveis e funcionários das escolas: Joaquim Sampaio Neto, Edgard Pereira e Oficina Prof.ª Gleidecelma Santos Lima, sobre a produção e a interpretação da linguagem escrita e oral na 2 série e no Ciclo Básico de Aprendizagem (CBAI- 1ª e 2° série). Com a finalidade de solucionar os grandes problemas enfrentados na produção textual, buscando assim através dos critérios avaliativos melhorar a qualidade do ensino fundamental, na parte gramatical e oral das referentes unidades escolares do nosso país, estado e até mesmo do nosso município.
- ItemA representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita(UNEB, 2001) Xavier , Dinorá Neri; Xavier , Aline Neri; Freitas , Zilda de OliveiraEsta pesquisa teve objetivo principal realizar um estudo sobre a representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita. A proposta da monografia não era encontrar respostas para os possíveis questionamentos e sim saber como anda o relacionamento escolar e familiar no cotidiano do aluno em relação à leitura e escrita.
- ItemA simbologia apaixonante e fantástica em Contos de Amor Rasgados(UNEB, 2004-01) Veloso, Ana Paula Souza; Freitas, Zilda OliveiraVeremos aqui, todo o processo de desenvolvimento da escrita feminina, desde os movimentos feministas até os dias de hoje, com a simbologia fantástica e apaixonante de Marina Colasanti em sua obra Contos de Amor Rasgados.
- ItemAlfabetização nas séries iniciais da Escola Araguacy Gonçalves no município de Antônio Gonçalves-BA(UNEB, 2002) Matos, Isadora; Silva, Eliane; Matos, Maria Iramar; Ribeiro , Ana Paula; Melo , Patrícia Viviane; Garcia, Paulo CésarEsta pesquisa pretende sondar as séries iniciais, como vem sendo formado o indivíduo, reflexões teóricas e práticas relacionadas às dificuldades no processo de alfabetização.
- ItemAlice no País das Maravilhas e Branca de Neve: as meninas-mocinhas e os estereótipos femininos nos clássicos contos de fadas(2016) Silva, Adenice dos Santos; Silva, Leicidalva de Oliveira; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Miranda, Helga PortoA Literatura é um bem cultural e, acima de tudo, arte e linguagem. Sua contribuição para a formação intelectual, estética, linguística e cognitiva dos sujeitos ocorre, porque é uma experiência que possibilita gozar de uma fantasia, presentificada de forma peculiar nos livros de Literatura, dado aos aspectos do maravilhoso, do fantástico e do realismo que estimulam a criatividade e a imaginação, promovendo também o desenvolvimento da reflexão crítica, ampliação de saberes, compreensão crítica do mundo e da condição humana ou simplesmente despertam diferentes emoções. O hábito de ouvir, ler e de contar histórias está presente na nossa cultura, porém, em alguns ambientes é menos frequente do que em outros. Tratando-se da Literatura Infantil, tema do nosso trabalho monográfico, consideramos ler histórias ou contálas como uma prática cultural não natural, quer dizer, não é algo aprendido naturalmente, pois as pessoas precisam ser expostas a essa experiência para poderem cultivá-la. À medida que participam da cultura do escrito e são expostas à Literatura, as crianças cultivam esse gosto e aderem a essa prática cultural. No sentido de contribuir com os estudos alusivos às narrativas literárias, especificamente, os contos de fada, este estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como uma investigação construída a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise das narrativa literárias de “Branca de Neve e os sete anões” na versão dos irmãos Grimm e “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Elencamos como objetivo geral compreender a figura feminina e seus estereótipos nas narrativas literárias supracitadas. Quanto aos objetivos específicos, optamos por ler, descrever e analisar como são construídas as personagens femininas, as meninas mocinhas, em tais narrativas. Entre os principais autores que dão suporte à construção da moldura teórica desta pesquisa, destacam-se Nelly Novaes Coelho, Zappone, Colomer, Gutner Kress e Van Leuween entre outros. Os estudos nos mostraram que o perfil feminino tanto nos contos de fadas analisados, quando na vida real, apresentam traços que fogem ao fenômeno do maniqueísmo, porque assumimos ora um comportamento de princesa clássica, virtuosa e dócil a exemplo de Branca de Neve; ora contrariamos esse perfil sendo mais ousadas e curiosas e ‘ardemos’ de curiosidade pelo novo e, nos reportamos a Alice. Ora exercitamos também nosso momento bruxa. Consideramos, pois, que perfil feminino é constituído dessa tessitura de sentimentos e comportamentos que são inerentes à nossa complexa condição de humanos.
- ItemAmbiguidade no corpo do texto e das personagens de Tarântula e a Pele Que Habito(2017-12-15) Silva, Felipe Santos da; Felix, José Carlos; Salvador, Juliana Cristina; Oliveira, Cássio CerqueiraEste trabalho tem como objetivo analisar duas cenas do romance Tarântula (Mygale, 1984), de Thierry Jonquet e a adaptação fílmica de Pedro Almodóvar intitulada A pele que habito [La piel que habito, Espanha, 2011]. Assim, analisaremos de que modo a relação de amor e ódio pelo corpo refletida por Adorno e Horkheimer (2006) circunscrevem as personagens do romance e, em parte, da adaptação fílmica. Ademais, investigaremos no romance como são construídas as personagens, tendo como foco o antagonismo encenado por elas e buscando elucidar as possíveis interpretações desse antagonismo ser modulado na adaptação fílmica. Por fim, será cotejado os objetos com foco no desfecho destinado às personagens, sobretudo Vera, numa promessa de redenção e salvação para esta, segundo o diretor. Também reinterpretaremos essa nota de agradecimento expressa nos créditos finais, bem como, outras passagens cênicas que tentam chancelar o filme almodoviano, este dotado de refinamento estético, opondo-o ao cinema hollywoodiano. Análogo, Tarântula, tenta se desvencilhar das reminiscências do Romance na sua gênese, mas, assim como A pele que habito, recai em desfecho tênue dos quais ambos se propõem afastar.
- ItemAnálise das ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda(2012) Bezerra, Sara Jane Matos; Andrade, Luciano Siqueira; Santos, Thaís Nascimento Santana; Silva, Geysa Andrade daEste trabalho pretende considerar, à luz dos estudos sobre a semântica lexical, as ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda, para compreender como o implícito atende à necessidade do autor do gênero em análise. Também, observa como este fenômeno vem sendo utilizado nos vestibulares, exames nacionais e livros didáticos: se acionam o posicionamento crítico dos estudantes ou se, simplesmente, os limita à assimilação de conteúdos linguísticos. Procura propor uma nova abordagem de ensino da língua materna, uma que vise, no contato com este gênero textual, abordar os diferentes aspectos discursivos presentes no mesmo.
- ItemO apagamento da dental vozeada oral /d/ nas formas em gerúndio na comunidade de fala de Jacobina-BA: análise variacionista(2013) Miranda, Sueli Pereira da Silva; Andrade, Tadeu Luciano Siqueira; Rocha, Arnon Alves; Divino, Ludinalva Santos do AmorEste trabalho descreve o comportamento das formas de gerúndio no Português falado da cidade de Jacobina. Em tais formas, é possível verificar o fenômeno de apagamento do /d/ do morfema de gerúndio /ndo/, que passa a ser realizado como [no] na língua falada. A descrição do fenômeno, neste trabalho, é embasada nas teorias Sociolinguística Variacionista de Labov (1972,1994). O corpus desta pesquisa é formado por dados de fala espontânea extraídos de informantes da comunidade de fala. Compõem a amostra da pesquisa dez entrevistas de narrativas de experiências de informantes do gênero feminino e masculino, pertencentes às três faixas etárias (17 a 25 anos, 26 a 35 anos, 36 anos ou mais) e a três níveis de escolaridade (Ensino fundamental II, Ensino Médio e Ensino superior). Para a análise variacionista das ocorrências, consideramos, além das três variáveis sociais (faixa etária, escolaridade e gênero), variáveis linguísticas (extensão do vocabulário: dissílabo, trissílabo e polissílabo). Por meio da análise variacionista, verificamos que, do total de 94 ocorrências de gerúndio analisadas, 66 delas apresentaram apagamento do /d, o que evidencia que os falantes produzem mais a forma nãopadrão, „fala [no]‟. As variáveis selecionadas como relevantes para a aplicação do apagamento foram: gênero, escolaridade, faixa etária e extensão do vocabulário. A análise variacionista revelou que a frequência da aplicação da regra é alta na variedade estudada, sendo recorrente na fala dos homens e dos mais jovens. Esses resultados assinalam um quadro típico de forma inovadora e estigmatizada.
- ItemO apócope no falar de habitantes de Jacobina – Bahia(2021) Farias, Cassia Barbosa; Santos, Jucicleia Xavier dos; Santos, Leandro Almeida dos; Sobral, Lícia Silva; Pereira, Thaís DultraEste trabalho tem como objetivo identificar a maneira que ocorre o fenômeno apócope no falar de habitantes da cidade de Jacobina-Bahia. O apócope é um tipo de fenômeno linguístico o qual suprime o último fonema em um vocábulo. Entende-se que a Língua Portuguesa sofreu e vêm sofrendo alterações e mudanças constantemente, à medida que seus falantes usam. Ao estudar a língua e a maneira que ela é empregada, faz-se necessário desenvolver pesquisas sobre a língua em seu uso social. Os estudos teóricos para construir essa pesquisa foram baseados na Sociolinguística Variacionista. O corpus da referida pesquisa é construído com base em dados extraídos das entrevistas gravadas com autorização dos informantes, utilizando um questionário composto por 20 questões. Tivemos a colaboração de 12 informantes da cidade de Jacobina-Ba, com faixa etária I: 18 a 38 anos, e II: 45 a 65 anos, com níveis de escolaridade diferenciados entre: Ensino fundamental, Ensino médio e Ensino superior, de ambos os sexos, masculino e feminino. Todas as entrevistas foram gravadas por um aparelho celular e, em seguida, analisadas, transcrita grafematicamente e foneticamente. De acordo com os resultados, percebemos que o fenômeno apócope encontra-se no falar de habitantes da cidade de Jacobina-Ba, constatou-se também que o perfil social que apresenta a maior inclinação para uso do fenômeno foi do sexo masculino, da faixa etária jovem e do Ensino fundamental.
- ItemArtes visuais nas series iniciais da zona rural(UNEB, 2001) Brito , Lucineide Maria; Brito, Maria Terezinha de; Brito , Moisés Bernardo; Soares, Luís Firmino NetoNeste trabalho, pretendemos mostrar a importância das Artes Plásticas nas series iniciais das escolas da Zona Rural, no município de Morro do Chapéu, mais precisamente na região de Ouricuri II, Queimada Nova e Velame, visando o desenvolvimento integral dos alunos, bem como o rendimento de aprendizagem, conforme a proposta geral dos parâmetros curriculares nacionais de arte.
- ItemAs artes Visuais nas séries iniciais(UNEB, 2001) Silva, Cristiana Duque; Coutinho, Cristiane Rocha; Alcantra, Silvia Rosane Matos de Oliveira Fedulo; Santos, Vera Lúcia Gomes dos; Soares, Luiz Firmino NetoSem pretensão de construir um modelo perfeito de um trabalho voltado para as Artes Visuais, o presente estudo propõe utilizar as diversidades visuais como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contexto públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação, bem como, a criação e a construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional) o reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas.