Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 340
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade no relacionamento professor – aluno nas séries iniciais de 1ª a 4ª do ensino fundamental(UNEB, 2001) Bina, Jusemagna; Santos, Maria Aparecida Silva; Azevedo, Miranilva Almeida Alves; Nunes, Tatiana Costa; Matos, Isaú Hormino deA presente pesquisa aborda a afetividade no relacionamento professor-aluno de 1ª a 4ª série nas escolas Estaduais e Municipais do Município de Mundo Novo no Estado da Bahia. De início fez-se a revisão da literatura, em seguida a pesquisa de campo a qual foi realizada com base em 3 (três) entrevistas, sendo uma respondida por 6 (seis) professores, outro respondido por 27 (vinte e sete) alunos e a outra respondida por 5 (cinco) mães de aluno. As primeiras conclusões apontam que houve um equilíbrio entre a importância da relação afetiva entre professor-aluno na visão de alguns teóricos e à visão dos participantes. Constata-se que o relacionamento afetivo é de suma importância, para o desenvolvimento do ensino-aprendizado e para uma convivência saudável e harmoniosa. Ainda nas conclusões retrata-se que há necessidade da afetividade ser trabalhada com mais ênfase no âmbito escolar. Conclui-se que a falta de vínculo afetivo entre professor-aluno nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem apresentado resultados negativos na aprendizagem.
- ItemA amizade como obra de arte: um estilo de vida experimental e outros rumores na ficção de João Gilberto Noll(UNEB, 2008-03-06) García , Paulo César Souza; Souza, Pedro de; Leal, Bruno; Barcellos , José Carlos; Schmidt, Simone Pereira; Maluf, Sonia; Costa, Claudia LimaO lugar da homoafetividade constitui-se como marca de leitura na literatura brasileira. Ao falarsobre amizade e homoerotismo na ficção de João Gilberto Noll, o estudo permite expressar o sujeito diante das práticas de si e, em tomo das quais, giram no território dos experimentos com o sexo. O apelo à sexualidade é uma forte estratégia para visualizar como os personagens masculinos de Noll são engendrados, tendo em mente a forma que se subjetiva com os contatos homossexuais vivenciados em Suas relações de amizade. A raiz nômade se encontra na órbita do romance de Noll de acordo com certa necessidade de colocar o homem sobre a estrada e pôr seu olhar de testemunho daquilo que vê nas passagens, Assim, as narrativas postas sobre as estradas convidam a participar de relatos de amizades no movimento dos instantes do tempo e os primeiros on the road narrativos do autor são tecidos sobre o descortino de territórios em que a expansão dos manifestos de encontros, amparados, também, em seus outros romances, fala de relacionamentos entre e com homens. Trata-se de questionar com os relatos narrativos o cumprimento dos disparates homoeróticos com o papel de revelar não uma identidade, mas uma forma que se autoconstitui para ser sujeito de uma sexualidade. Deste modo, a amizade significa outro sentido diferencial; é vista, aqui, como forma de vida, eixo de existência e promessa de reconstituição de si no trajeto das derivas sexuais. Estas são questões norteantes e sobre as quais detém a análise, compreendendo a formação da narrativa literária de Noll e a textualidade filosófica do pensador Michel Foucault. Pensar o tema da amizade como experimento homoerótico é o fundamento maior da pesquisa que, dentro dessa linha, reflete-se o drama do homem com a liberdade, com o movimento de inventividade, de imprevisibilidade e de intensividade enviesados por esses constructos de discursos.
- ItemA avaliação e o desafio da aprendizagem no desenvolvimento humano(UNEB, 2008) Sousa, Suzana Sampaio; Gomes, Antenor Rita; Bezerra, Raquel Nery Lima; Sousa, Eduardo ReisEsta pesquisa tenta buscar respostas a respeito de como vem sendo tratado e utilizado o método avaliativo, em especial, na disciplina de Língua Portuguesa. Entendendo que o processo de avaliação tem que está diretamente ligado a todas as etapas educacionais envolvendo assim todos os sujeitos participantes dessa ação. Angustia-nos perceber, no entanto, que ainda hoje a avaliação vem sendo utilizada como instrumento de poder e punição, quando deveria servir de instrumento de aprendizagem e liberdade. Dessa forma, a presente pesquisa pretende investigar seu caminho nesta perspectiva de sistema aberto, pois ele é proposto e vem se transformando como resultado de constantes trocas. Assim, esse trabalho tem como objetivos perceber como alunos e professores vêem a avaliação, discutir as implicações que a avaliação causa na vida dos alunos, elencar e explicar as várias formas de avaliação aplicada na escola pesquisada.
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemA cidade do olhar: a expressão viva em A cidade sitiada de Clarice Lispector(UNEB, 1999) García, Paulo César; Joachim, SébastienA cidade é vista como uma rede semiótica especular, pressupondo uma teia de signos, que a enforma através do olhar. Pronta para determinar argumentos e valores instigantes ou quem sabe, matéria viva, expressiva. O ato de espiar é incessante na cidade-texto de Clarice Lispector, pois corresponde à expressão do ver, do sentir, do ouvir, do perceber, do imaginar. As coisas expressam qualidades traduzidas por sensações que emergem através do contato do sujeito com o espaço. Desse modo, a aparência constitui uma provação e o imaginário uma provocação. Ambos são resgatados no deparar do grande com o pequeno. O acaso e os instintos são proporcionados na textura da cidade com o intuito de promover a presença do ser que se destaca, pinta e borda pelas margens do texto. O espaço do espiar se apresenta nos sentidos aparentes que se desdobram nos cantos da casa e da cidade. O signo assume uma forma em que sombra, luz, som, olhar se colocam na fronteira do imaginário e da percepção. Do dentro e do fora. De modo que, por todos os lados, o ser inscreve o olhar e se inscreve com o argumento de sitiar a cidade. O ato de ver constitui uma tentativa, e atingir a cidade passa pelo instante arguto do olhar. da palavra que ecoa no moldar do espaço. Assim, percepção e imaginação imbricam-se no gesto impetuoso de ritmar o real frente ao seu enigma e na feição descritiva/subjetiva em relação ao mundo enunciado.
- ItemA comunicação interna da empresa: qualidade e interpretação de textos escritos(UNEB, 2004-07) Santos Neto, José Umbilino dos; Ramos, Ricardo TupiniquimAlcançar os objetivos de identificar a qualidade da comunicação por meio de textos escritos e analisar a capacidade dos funcionários em interpretar esses textos, somente seria possível através de um instrumento de medição desse "quantum". O instrumento que se prestaria a tal feito se constituiu num questionário semi-aberto com três textos de naturezas diversas. A implementação de uma pesquisa de campo certamente nos traria subsídios para identificar como o correm os processos comunicativos na empresa a partir do texto escrito oriundo de diversas fontes. Assim, o questionário foi aplicado num universo de 20 profissionais da ECT, representando 6% do efetivo total de funcionários lotados na área de atendimento dos Correios em Salvador.
- ItemA concepção construtivista na alfabetização(UNEB, 2001-12-12) Santos, Euleide Nascimento Lima; Pedreira, Gerolina Souza; Ribeiro, Lindeci Macedo dos Santos; Barboza, Valdênia Souza; Oliveira, Lucinete Chaves deEste estudo consta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores que atuam em classes de Alfabetização e refletir sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita dos alunos nas referidas classes. De início, apresenta-se a metodologia adotada, caracterizada pela pesquisa bibliográfica do tema em questão. Toda teoria só adquire significado, quando passa a ser vivenciada na prática. O construtivismo, enquanto teoria, só será verdadeiramente compreendido se posto em prática, após a sistematização do saber. Nunca se falou tanto nesta teoria como agora, justificando-se aqui, o aprofundamento do tema, para definir o referencial teórico do trabalho e delimitar o problema a ser estudado: Construtivismo e Alfabetização.
- ItemA construção da competência aplicada do professor de LE: um diálogo entre reflexão e ação(UNEB, 2010-05-21) Rocha, Arnon Alves; Santos, Edleise Mendes Oliveira; Almeida Filho, José Carlos Paes de; Siqueira, Domingos Sávio PimentelAs pesquisas sobre formação de professores de línguas com atuação no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras têm mostrado que há falhas no que concerne ao desempenho desses professores em sala de aula. No contexto da maioria das faculdades e institutos de formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil, o que se percebe são docentes bastante desarticulados quando o foco é a relação teoria e prática, sem saber o que fazer para a melhoria de sua prática pedagógica, já que não se tem uma proposta teórica mais adequada para a sua formação, que promova esse necessário diálogo. Muitas vezes, os professores se valem de experiências de ensinar/aprender LE, já adquiridas no seu próprio exercício, mas não se dão conta de sistematizá-las. O modelo de competência aplicada de Almeida Filho (2005b) capacita o professor a ensinar de acordo com o que sabe conscientemente, e lhe dá a condição de explicitar por que ensina da maneira que ensina e por que obtém os resultados que obtém. Dessa forma, esse pensamento se assemelha à ideia do senso de plausibilidade de Prahbu (1990), através do qual o professor precisa teorizar o que faz em sala de aula, a partir do desenvolvimento de suas próprias experiências. Nesse sentido, esta pesquisa analisa o que fazem os três professores de inglês pesquisados, ao longo do desenvolvimento de suas práticas docentes, e como explicam esse fazer. A partir de reflexões do trabalho de investigação realizado com os professores participantes do estudo, verificamos quais são e de onde advêm os elementos que constituem a prática desses professores e como eventualmente eles a modificam. Após analisarmos os dados gerados a partir de observações e gravações de aulas, notas de campo, entrevista semiestruturada e questionário estruturado, traçamos um perfil da competência aplicada dos professores com vistas a contribuir para o processo de formação docente. Os dados revelaram que, de forma diferenciada, as inovações mais marcantes, presentes nas práticas dos professores, surgiram desde a mudança curricular do curso de letras/inglês, a qual lhes proporcionou um novo percurso formativo apoiado num aprendizado contínuo, sistemático e reflexivo na ação. Com isso, os professores diversificaram suas modalidades de aulas, incluindo o aluno e suas atitudes como elementos constituintes de sua abordagem de ensinar, tornaram-se mais conscientes e explicitadores de suas ações, e essas mudanças se evidenciam com mais potencialidade na relação entre o ensino que realizam e a aprendizagem correspondente. Dessa forma, os professores saem de um paradigma de ensino/aprendizagem rígido e universal para interagirem nas novas concepções de língua/linguagem, no processo de ensinar e aprender LE, mais focadas no Contexto sociocultural dos alunos.
- ItemA construção da competência aplicada do professor de LE: um diálogo entre reflexão e ação(UNEB, 2010-05-21) Rocha, Arnon Alves; Santos, Edleise Mendes Oliveira; Lima , Luciano Rodrigues; Almeida Filho, Carlos Paes de; Siqueira , Domingos Sávio PimentalAs pesquisas sobre formação de professores de línguas com atuação no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras têm mostrado que há falhas no que concerne ao desempenho desses professores em sala de aula. No contexto da maioria das faculdades e institutos de formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil, o que se percebe são docentes bastante desarticulados quando o foco é a relação teoria e prática, sem saber o que fazer para a melhoria de sua prática pedagógica, já que não se tem uma proposta teórica mais adequada para a sua formação, que promova esse necessário diálogo. Muitas vezes, os professores se valem de experiências de ensinar/aprender LE, já adquiridas no seu próprio exercício, mas não se dão conta de sistematizá-las. O modelo de competência aplicada de Almeida Filho (2005b) capacita o professor a ensinar de acordo com o que sabe conscientemente, e he dá a condição de explicitar por que ensina da maneira que ensina e por que obtém os resultados que obtém. Dessa forma, esse pensamento se assemelha à ideia do senso de plausibilidade de Prahbu (1990), através do qual o professor precisa teorizar o que faz em sala de aula, a partir do desenvolvimento de suas próprias experiências. Nesse sentido, esta pesquisa analisa o que fazem os três professores de inglês pesquisados, ao longo do desenvolvimento de suas práticas docentes, e como explicam esse fazer. A partir de reflexões do trabalho de investigação realizado com os professores participantes do estudo, verificamos quais são e de onde advêm os elementos que constituem a prática desses professores e como eventualmente eles a modificam. Após analisarmos os dados gerados a partir de observações e gravações de aulas, notas de campo, entrevista semiestruturada e questionário estruturado, tráçamos um perfil da competência aplicada dos professores com vistas a contribuir para o processo de formação docente. Os dados revelaram que, de forma diferenciada, as inovações mais marcantes, presentes nas práticas dos professores, surgiram desde a mudança curricular do curso de letras/inglês, a qual Ihes proporcionou um novo percurso formativo apoiado num aprendizado contínuo, sistemático e reflexivo na ação. Com isso, os professores diversificaram suas modalidades de aulas, incluindo o aluno e suas atitudes como elementos constituintes de sua abordagem de ensinar, tornaram-se mais conscientes e explicitadores de Suas ações, e essas mudanças se evidenciam com mais potencialidade na relação entre o ensino que realizam e a aprendizagem correspondente. Dessa forma, os professores saem de um paradigma de ensino/aprendizagem rígido e universal para interagirem nas novas concepções de língua/linguagem, no processo de ensinar e aprender LE, mais focadas no contexto sociocultural dos alunos.
- ItemA construção da escrita(UNEB, 2004-08) Silva, Ivanuza Rosa da; Gomes, Antenor RitaNa escola, os professores de língua materna estão sempre empenhados a intervir na aquisição da escrita de seus alunos. Apesar disso, as produções escritas, realizadas em situação escolar, evidenciam grande deficiência de tal habilidade. Assim, buscando uma alternativa de ação, que nos possibilite formar escritores competentes, é que este estudo acerca do processo de construção da escrita pelos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partiu de um lugar de observação que buscou detectar através das práticas de sala de aula, os caminhos pelos quais o professor percorre para conduzir o aluno à aquisição da escrita, bem como o desempenho deste durante essa caminhada que se constitui apenas em mais um passo que o conduzirá ao alcance da cidadania.
- ItemA construção do imaginário fantástico em MAD Maria de Márcio Souza(UNEB, 2009) Chagas, Jessiane de Deus Oliveira; Menezes, AdrianoO presente trabalho busca apresentar como ocorre a construção do imaginário fantástico em MAD Maria de Márcio Souza, um estudo que através do realismo fantástico que a literatura latino-americana ganhou uma maior representatividade, tornando-se um referencial na literatura mundial. A partir desse contexto, o amazonense Márcio Souza escreveu MAD Maria, transformando a história real da construção da ferrovia Madeira Mamoré em ficção, levando o leitor a percorrer os recônditos das matas brasileiras e a contemplar as desventuras dos trabalhadores e organizadores do projeto “MAD Maria”.
- ItemA contribuição da Iniciação Científica na formação do aluno de graduação numa Universidade Estadual(UNEB, 2002-03-01) Pires , Regina Celi Machado; Verthine, Robert Evan; Serpa, Luiz Felippe Perret; Fialho, Nadia HageO presente estudo tem por objetivo verificar a contribuição dos programas de iniciação científica (IC) como mecanismo de formação do aluno de graduação. Está fundamentado na pesquisa bibliográfica, documental e empírica, cujo campo de trabalho é a UNEB e cuja unidade de investigação são os programas PIBIC/CNPq, PICIN/UNEB e PET/CAPES. A coleta de dados foi realizada por questionários e entrevistas semi-estruturadas. O paralelo entre as falas de alunos e professores integrantes destes programas e dos não-participantes permitiu evidenciar a existência de duas culturas no ensino de graduação da universidade: uma com pesquisa e outra sem pesquisa. A situação predominante é a do ensino sem pesquisa, que caracteriza o processo informativo e oculta o lado educativo da pesquisa. Os resultados mostram que a grande contribuição da IC se revela na quebra do mito do ato de pesquisar, proporcionando outros benefícios que vão caracterizar o processo formativo de seus participantes. A atividade orientada por um professor qualificado contribui para a aproximação da relação professor/aluno, deslocando o argumento da autoridade do professor para o diálogo e permitindo ao bolsista desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, aperfeiçoar o espírito crítico, capacitar-se na utilização e busca dos meios para compor o conhecimento novo e elevar a probabilidade de seu ingresso numa pós-graduação. Sob o ponto de vista institucional, os programas de IC aparecem como uma oportunidade para a Universidade institucionalizar a pesquisa na graduação, estimular a produção e a publicação acadêmico-científica e fomentar seus grupos de pesquisa.
- ItemA descentralização do sujeito na contemporaneidade, revelada em “A fúria do corpo”, narrativa de João Gilberto Noll(UNEB, 2002) Maia, José Roberto Linhares; Menezes, AdrianoNo século XX, ocorreu processualmente uma mudança nas formas de se relacionar socialmente. Os indivíduos, que antes se sentiam 'tranquilos' em seus mundos, com identidades "fixas', foram descentrados. Novos padrões identitários, plurais, cambiantes, permearam todos os estamentos sociais; maneiras pluridimensionais de enxergar-se e aos outros são postas em cena, o mundo perde o eixo. Na contemporaneidade os 'eus' vagam 'livremente' no turbilhão vertiginoso das transformações da globalização. 'Achar-se' é algo ingente. Esta sensação de 'inexistência', de deslizamento é refletida nas artes em geral. Na literatura, João Gilberto Noll, constrói em 'A Fúria do Corpo', o arrebatamento erótico da procura por um sentido no 'caos', por um paraiso perdido. As personagens revelam que o centro já não existe, somente a ansia, o desejo, a busca.
- ItemA difícil relação entre a escola e a família(UNEB, 2001) Souza, Francisca Mercêdes Ponciano; Cruz, Noelma Oliveira da; Bastos, Rosameire Rios; Oliveira, Zenailde Cruz de; Matos, Isaú Hormino deEste estudo se propõe a discutir as relações entre a escola e a família, na visão de professores, diretores, pais e alunos da instituição Odilon Sena Cerqueira localizada em Várzea da Roça, uma pequena cidade do interior da Bahia. Analisa o relacionamento desenvolvido na escola, enfocando a participação da família na educação formal, as iniciativas da escola para estabelecer um bom relacionamento com a família, a concepção de escola na visão dos pais, a necessidade de interação entre a família e a escola e o papel da mesma na visão dos alunos. As fontes utilizadas no corpo do relatório, que serviram para enriquecer as discussões foram provenientes das observações em sala de aula e dos questionários. Os resultados do estudo revelam o distanciamento existente entre a escola e as famílias, evidenciando a necessidade de serem implantados programas, no sentido de mudar essa situação, transpondo o bonito discurso de integração para a prática.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemA escola e o trabalho infantil: um estudo de caso no município de Piritiba(UNEB, 2001-11) Nunes, Leuza Lima; Brandão, Maria da Gloria Francisca; Oliveira, Maria Madalena Silva de; Cunha, Rosilda Gomes; Sena Júnior, Carlos Zacarias F. deA ideia desse projeto surgiu a partir da constatação de um fato - o trabalho infantil - identificado como questão que se tem observado constantemente e que pode ser o fator responsável por sérios problemas educacionais como falta de frequência, baixo rendimento, reprovação, evasão escolar, etc, a permanência do trabalho infantil ! em determinadas sociedades tem gerado uma população iletrada e ou repleta de analfabetos funcionais. Constituindo-se um processo de reprodução do ciclo da pobreza, pois a maior parte das criança que trabalham prejudicam seu desenvolvimento, por não estudarem em condições adequadas, o que ocasiona um baixo rendimento na escola, o trabalho infantil porque indivíduos pouco qualificados ou absolutamente desqualificados Ainda mais pobres, estes jovens trabalhadores perdem as chances de concorrerem a uma colocação digna no mercado de trabalho quando adulto.
- ItemA evasão escolar na educação de Jovens e Adultos – EJA no CEDBC(UNEB, ) Silva, Ângela Maria de Almeida; Piauhy, Iara de Oliveira; Reis, Magnólia Ribeiro do Ouro; Rodrigues, Maria do Socorro Barbosa; Fontes, Isaura; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel deO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem sobre o tema Evasão Escolar, analisando-a no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, localizado em Jacobina- BA. As maiores causas da evasão escolar apontadas pelos alunos, nesta instituição, são a necessidade de trabalhar para a sobrevivência, cansaço, baixos salários, desemprego, distância da escola, já que muitos residem na zona rural, gravidez precoce, desmotivação e baixa autoestima dos alunos que acham que a escola resolve o problema do emprego, o que constatam que nem sempre é suficiente. Para chegar a esses dados, a metodologia aplicada foi a de pesquisas, através das quais foi possível identificar a realidade de um contexto mais amplo. Além disso, foram aplicadas entrevistas a alunos e professores da referida escola, de modo a identificar, neste contexto, as questões referentes à evasão dos indivíduos do processo de educação formal.
- ItemA evasão escolar na Escola Municipal de Vila Medrado Andorinha- BA(UNEB, 2002-12) Silva, Cleonildes Alves da; Reis , José Antonio de Souza; Oliveira, José Carlos Rodrigues de; Reis, Sandra Luzia Araújo; Machado, Paulo BatistaUm dos mais graves problemas do sistema escolar brasileiro é o fracasso escolar, principalmente das crianças mais pobres. O fracasso escolar se evidencia pelo grande número de reprovações nas séries iniciais do ensino de primeiro grau, insuficiente alfabetização, exclusão da escola ao longo dos anos, dificuldades escolares comprometedoras que impedem o progresso dos alunos nos estudos, levando-os a desistência. O conteúdo do trabalho surgiu através de observações em vários contextos, pesquisas e entrevistas formais e informais com todos envolvidos no processo educativo que se desenrola numa escola pública de primeiro grau: Escola Municipal de Vila Medrado. O que se pretende nesse trabalho, é proporcionar conhecimentos teóricos e mostrar dados estatísticos atuais que possibilitem aos professores do município de Andorinha fazerem um diagnóstico compreensível do problema e definirem conscientemente meios adequados para superarem essa "doença".
- ItemA evasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental: o problema da Escola Aloysio Cedraz do Distrito do França - Piritiba Bahia(UNEB, 2001-12) Ribeiro , Ana Zenaide Alves; Vilela, Elisângela Nunes; Ribeiro , Kátia Cristina Alves; Silva, Sandra Maria Ferreira da; Oliveira, Lucinete Chaves deO presente trabalho monográfico trata da problemática da evasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Aloysio Cedraz, no Distrito do França, no município de Piritiba - BA. Seu objetivo é apresentar o quadro fidedigno da atual realidade dessa escola e aprofundar questões relativas ao fenômeno em questão, como por exemplo, as causas do insucesso escolar: falta de qualificação do quadro docente, má remuneração e trabalho infantil. Além disso, o que se pretende demonstrar é a origem da questão que tem determinado a desistência dos alunos na escola. Foi feito um trabalho de campo, com duração de um mês, na escola, com os alunos e seus pais, através de registros de questionários, críticas e sugestões. A evasão na escola acontece por causa de fatores, tais como: o trabalho infantil, a repetência, idade avançada de alguns alunos e a falta de uma prática pedagógica de combate à evasão na escola. Em face ao que foi exposto, conclui-se que, para que a evasão seja diminuída na Escola Aloysio Cedraz, torna-se necessário que sejam criados programas educacionais que visem minimizar tais fatores descritos anteriormente.
- ItemA formação política dos professores no programa Rede UNEB 2000(UNEB, 2005) Jesus, Joselito Manoel de; Nascimento, Antonio DiasEste estudo busca compreender o problema da formação política do professor das séries iniciais do ensino fundamental no Programa Rede UNEB 2000, Programa intensivo de licenciatura em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Partindo da Palavra enquanto unidade fundamental da politicidade intrinseca do ser humano, analiso as entrevistas concedidas no intuito de identificar que tipo de professor o Programa Rede UNEB está formando: o Agente Social ou o Tecnólogo do Ensino, tipos criados pela educadora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Apoio-me nas concepções de Aristóteles e Paulo Freire, sobre as dimensões que a Palavra assume nos diferentes contextos históricos no processo de humanização e desumanização dos professores-alunos e das professoras-alunas em seu processo de formação. Na Palavra e no Diálogo encontramos elementos fundantes de uma formação que respeite as diferenças, que estimule a criatividade, que fortaleça as identidades locais e propicie a democracia e a emancipação humana nos diversos processos educativos que se estabeleçam. Com a Palavra, os professores-alunos e as professoras-alunas do Programa Rede UNEB 2000.