Bacharelado em Comunicação Social - Relações Públicas - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Relações Públicas é uma profissão da área da Comunicação que se ocupa do planejamento e da gestão de interfaces, interações e relações, entre as organizações e seus diferentes públicos. O profissional de Relações Públicas atua como um mediador e um porta-voz dos interesses, institucionais e mercadológicos, de pequenos, médios e grandes empreendimentos. Trata-se de uma atividade capaz de inserção nos mais diversos ambientes organizacionais – públicos, privados e da sociedade civil –, e que confere ao profissional da área uma capacidade de interlocução mais ampla, estando apto a propor e a coordenar as práticas comunicacionais de um vasto conjunto de organizações. Para este fim, utiliza-se de métodos, metodologias e pesquisas que buscam identificar, caracterizar e entender, os públicos de interesse e seus relacionamentos com a organização, bem como compreender o contexto socioeconômico em que se situam os esforços de comunicação.
Navegar
Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Relações Públicas - DCH1 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPesquisa de mercado e imagem para o Meat – cortes especiais e assados na brasa(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Oliveira,, Ane Milena Oliveira deO trabalho aqui proposto é a realização de uma pesquisa de imagem e de mercado para uma organização privada de pequeno porte. Diante desta situação, podemos tratar a comunicação como algo fundamental para a compreensão das organizações, sem a qual as mesmas não existiriam. Sabe-se que a comunicação dentro de uma empresa é um fenômeno bastante complexo, no entanto ela pode ser dividida em dois aspectos distintos: como um conjunto de estratégias de comunicação empregadas para a difusão de informações, ou simplesmente como processos comunicativos existentes nas relações sociais que constituem uma empresa.
- ItemPlanejamento de relações públicas cooperativa de rádio táxi dos motoristas autônomos de Salvador LTDA – ligue-táxi(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Santos, Thaís Silva Piaggio dos; Teodoro, LuísO Projeto Experimental para a Cooperativa de Rádio Táxi dos Motoristas Autônomos de Salvador LTDA - Ligue Táxi objetivou evidenciar a relevância das relações públicas, no desempenho da função estratégica, por meio do planejamento. Estas premissas incentivaram a busca de uma comunicação excelente e mais sintonizada com as exigências dos seus públicos de interesse. Para tal, foi aplicado, neste estudo, todo conhecimento teórico e prático aprendido durante a graduação na Universidade do Estado da Bahia, para a concepção de um Planejamento de Relações Públicas. A priori, foi realizado um estudo aprofundado da organização, visando identificar problemas e oportunidades relacionados com a comunicação e imagem institucional e avaliar o comportamento dos seus públicos. Em seguida, a realização de uma análise estratégica, tanto no seu ambiente interno, quanto externo, permitiu o desenvolvimento do diagnóstico dos dados adquiridos, para posterior construção do plano, o qual se valeu de técnicas e instrumentos de comunicação adequados para a promoção de relacionamentos efetivos. Foi premissa básica, propor estratégias comunicacionais condizentes com a realidade da Cooperativa.
- ItemCarnaval de Salvador: como a economia transformou a manifestação popular em produto da indústria cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio; Matos, Rita de Cássia AragãoO Brasil é um país tipicamente e tradicionalmente festivo. E foi na Bahia que tudo começou: desde o seu descobrimento até à entrada do carnaval. Carnaval de Salvador. Um fenômeno que se expressa por tantas cores, significados, sentidos e sons. Um espetáculo múltiplo e complexo da cultura, capaz de revelar – de forma real, provisória e efêmera – a própria vida da Bahia e seu povo, que experimenta e vive o carnaval de bairro, dos circuitos, dos bailes; todos estes repletos de música, dança, confraternização e batucadas elétricas.
- ItemTrote telefônico: sua diversão pode custar uma vida!(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Maria Isabel de Oliveira; Paim, ZildaOs trotes telefônicos direcionados ao Corpo de Bombeiros, realizados na sua maioria por crianças e adolescentes, trazem problemas tanto para a sociedade quanto para a instituição, como a ocupação das linhas telefônicas, que impede o contato de quem tenta solicitar socorro, causa demora no atendimento, deslocamentos desnecessários de viaturas e consequente gasto de combustível, utilização de um efetivo maior de atendentes para suprir a demanda, e estresse nos bombeiros que trabalham no call center e nas viaturas. Através de uma campanha de conscientização, este planejamento visa diminuir o quantitativo de ligações indevidas para o número 193, atenuando assim, o tempo de espera das vítimas até a chegada dos profissionais do fogo.
- ItemA lei Maria da Penha e a comunicação social: por um encontro promissor(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Farias, Maria Auxiliadora De Oliveira; Cordeiro, TâniaSancionada há dois anos (07 de agosto de 2006), a Lei de número 11.340/2006, divulgada com o nome de Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. É uma resposta jurídica a um problema social, que perpassa a dimensão de valores como a liberdade e a igualdade entre os homens, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de sexo.
- ItemMídia e direito penal: articulação e influência na conformação da imagem(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mota, Rejane Francisca Dos Santos; Aragão, RitaDentre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, não há dúvida de que a mídia é um elemento fundamental, seja na manutenção do regime democrático, seja ao exercer seu papel de fiscalizador das instituições ou no papel de informar. Estes papéis sociais são expressos. Assim, levando-se em consideração os papéis que são exercidos implicitamente, como a formação de representações sociais e a formação da opinião pública, observa-se que a relevância social da mídia é muito mais vultosa.
- ItemVagas para relações públicas do perfil profissional e da profissão nos concursos públicos(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Costa,, Diego Roberto Barreto; Cordeiro, Tânia Regina FernandesA inserção no mercado de trabalho relaciona-se com um processo de identificação dos profissionais e da importância de sua função. Em se tratando das Relações Públicas, profissão marcada por um frágil reconhecimento social, instaura-se a dúvida a respeito dos contornos adotados nas solicitações do mercado para a identificação deste agente. A presente monografia, então, se inscreve nesta discussão buscando entender o perfil do profissional de Relações Públicas configurado nas seleções para o mercado, especificamente nos concursos com vagas para empresas públicas. Tendo como metodologia a Análise de Discurso, tomaram-se as provas específicas de Relações Públicas como objeto, de modo a enxergar as características que definem a representação deste profissional. Como resultado, percebeu-se um profissional “genérico”, composto por uma multiplicidade de atributos operacionais. O requisito básico exigido para a admissão deste agente é a habilidade de organizar e executar eventos. A observação desta representação fez ver, por outro lado, o papel da profissão na construção do perfil. O próprio campo profissional estabelece os contornos do perfil encontrado e o adota como estratégia para a inserção no contexto das organizações.
- ItemDireitos autorais: a práticas das editoras universitárias de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Camacam, Dorothy Requião; Ferraz,, Maria Aparecida Viviani
- ItemGênero e a representação do feminino no programa de rádio: “aí vêm elas”(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Manuela Ramos; Aguiar, RuyGênero e representação do feminino no programa de rádio “Aí Vêm Elas” é o tema do presente trabalho de pesquisa (quantitativa e descritiva). Através de um estudo de gênero para melhor compreender as relações sociais entre os homens e as mulheres nos dias de hoje, levando em consideração a construção cultural desses modelos sociais foi feita uma análise do programa. O programa apresentado exclusivamente por mulheres – como indica o próprio nome – traz temas para discussões entre os ouvintes. Os assuntos geralmente giram em torno de relacionamento e sexualidade, por isso temas como: identidade, representação social, sexualidade, entre outros, também foram lavados em conta. Para uma melhor precisão e compreensão do seu conteúdo os programas do período analisado foram gravados. A primeira análise do programa buscou perceber como ele funciona, e o perfil das apresentadoras. Como se trata de um programa de participação dos ouvintes, foram feitas analises sobre as participações. A interpretação dos resultados obtidos revelou que a maioria de ouvintes anônimos é do sexo feminino, porque os homens se sentem mais à vontade em expor suas opiniões do que as mulheres. Uma terceira análise foi feita em seguida, com base nos programas transcritos. As falas das apresentadoras, bem como a dos ouvintes, foram levadas em consideração. Os temas mais recorrentes e especialmente a questão do gênero foram escolhidos para esta análise, a fim de compreender melhor as visões e as opiniões presentes naquele cenário, além de tentar encontrar respostas para algumas questões. Finalmente, com base em todo material produzido e no perfil de cada uma das três apresentadoras (devidamente traçado), foi feita uma análise ética dos valores utilizados por cada uma delas. A partir dessa análise, foi possível decodificar a representação que cada uma possuía da mulher, de acordo com suas falas.
- ItemPlanejamento de relações públicas Forte São Marcelo(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Trindade, Samia; Aragão, CláudiaEste trabalho de conclusão de curso foi construído para a disciplina Projeto Experimental, ministrada no oitavo semestre, como pré-requisito para a obtenção do diploma de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia -UNEB. A categoria escolhida foi o Planejamento de Relações Públicas para a organização Forte São Marcelo com o objetivo de aperfeiçoar, através da comunicação, o relacionamento da organização analisada com os seus públicos de interesse.
- ItemNUGSEX - Diadorim planejamento de comunicação(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-04) Santana, Márcio Antônio; Carvalho, Ana Lúcia Borges deEste Planejamento de Comunicação com ênfase em Plano de Mídia busca oferecer instrumentos que possibilitem uma maior visibilidade ao Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGSEX Diadorim), da Universidade do Estado da Bahia, perante os integrantes da Universidade. O planejamento abarca como público-alvo principalmente os professores e alunos da Universidade, que, em sua maioria, não conhecem o Diadorim e, muitas vezes, pensando que não existe uma instituição na Universidade que trabalhe os temas de gênero e sexualidade, desistem de realizar estudos neste campo. Mostrar a cobertura e subsidio que o Diadorim pode conceder a esses estudantes é benéfico tanto para os interessados nas pesquisas quanto para o exercício das atividades do Núcleo, e, até mesmo, para a imagem da Universidade como um todo. Para atingir tais objetivos, é esperado o apoio dos diversos setores da Universidade. Ao perceber que o NUGSEX não é conhecido por grande parte da Universidade da qual faz parte, viu-se a necessidade de divulgá-lo para, desta maneira, estimular o seu desenvolvimento através do despertar de interesses sobre as áreas temáticas do Núcleo. No decorrer do trabalho também são traçados o histórico e a situação atual do NUGSEX, com suas conquistas, atividades e problemas. Para compreender a necessidade de um Núcleo como o Diadorim em uma Universidade, é preciso ter noção da importância social da discussão das questões de gênero e sexualidade e, para tanto, este Planejamento também traz esta visão reflexiva, através de um referencial teórico. As estratégias e táticas do Planejamento são embasadas em pesquisas de opinião realizadas para colher sugestões de componentes da UNEB e do NUGSEX Diadorim, e reuniões com os integrantes do Núcleo e a docente orientadora. Um dos maiores desafios enfrentados por este planejamento é tornar o NUGSEX visível na UNEB com o menor custo financeiro possível. O planejamento está dividido em duas partes, no primeiro momento são catalogadas informações como a descrição, a trajetória, a estrutura e a funcionalidade do Núcleo Diadorim, assim como potencialidades e fragilidades e o referencial teórico sobre gênero e sexualidade e, na segunda parte, as estratégias e táticas levantadas para fazer com que o NUGSEX Diadorim se torne mais conhecido entre os componentes da Universidade do Estado da Bahia, assim como o Plano de Mídia propriamente dito, onde são apresentadas as ações necessárias para efetivação as mudanças cogentes, assim como outros elementos do referido Plano.
- ItemPlanejamento de relações públicas da biblioteca prof. Edivaldo Machado Boaventura(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Argôlo, Yasmin Santos de; Aguiar, RuyO projeto aqui exposto trata-se de um Planejamento de Relações Públicas realizado para a Biblioteca Prof. Edivaldo Machado Boaventura, biblioteca universitária central da Universidade do Estado da Bahia. Constitui-se portanto no relato e análise dos contextos externos e internos onde a Biblioteca se insere, revelando as diversas variantes que interferem na organização – políticas, sócio econômicas, demográficas, tecnológicas e culturais – como também seus aspectos administrativos, físicos, processuais e comportamentais, cujas informações foram adquiridas através de pesquisa bibliográfica, observação diária e constantes entrevistas. O projeto conclui-se com a utilização destas informações para a construção de um diagnóstico, reconhecendo as potencialidades e fragilidades da organização, e a sugestão de estratégias que reforcem as relações da Biblioteca Central com seus públicos, aumentando sua valorização e representatividade social.
- ItemO mercado e a formação em Relações Públicas: percepções de egressos do curso de RP da Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Borges, Ailla Regina Santos; Soares, Rodrigo Maurício Freire; Paim, Zilda Fátima da Silva; Aragão, Cláudia Regina DantasO presente trabalho propõe uma análise do mercado das Relações Públicas, partindo do ponto de vista dos egressos do curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia formados entre 2019 e 2024. O objetivo é buscar conhecer quais demandas atravessam vivência desses novos profissionais e entender em que medida a formação oferecida pela UNEB contribui para a inserção e o desempenho no cenário contemporâneo da profissão. Trata-se de uma pesquisa empírica, baseada na aplicação de questionário junto a uma amostragem representativa dos egressos, complementada por uma revisão bibliográfica cujo enfoque são autores e conceitos fundamentais e estruturantes da área de Relações Públicas. Como principais resultados da pesquisa, destacam-se o entendimento do mercado atual, dado ao nível de empregabilidade dos respondentes, e a reflexão sobre a percepção dos egressos sobre os aspectos do curso no período em que estiveram como alunos.
- ItemEntre posts e comunicação pública: uma análise do Instagram da Prefeitura de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Damasceno, Ada Ellen Martins dos Santos; Soares, Rodrigo Maurício Freire; Oliveira, Janine Pereira Falcão de; Morais , Kátia Santos deEsta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de comunicação pública governamental utilizada pela Prefeitura de Salvador, com o foco nas estratégias do uso das mídias sociais, especificamente o Instagram. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo das postagens do feed do perfil oficial da Prefeitura de Salvador no Instagram durante o ano de 2024. A pesquisa tem o objetivo geral de examinar os conteúdos analisados, investigando como são produzidas as práticas da comunicação pública em um espaço digital. A metodologia adotada é de natureza quantitativa e qualitativa, tratando-se de uma análise de conteúdo que inclui procedimentos de coleta e de tratamento dos dados abordagem a partir de critérios de inclusão/exclusão de postagens que integram o corpus. A partir dos resultados obtidos, podemos observar que o Instagram oficial da prefeitura, @prefsalvador, possui um grande alcance em termos de interação e engajamento, se propõe a realizar a função de comunicação pública com o uso das mídias digitais e tornar acessível às informações que são de interesse coletivo, consolidando uma lógica de entretenimento e informação que tem a administração pública como emissor.
- ItemLaboratório Vozes: Descomplicando a comunicação para artistas independentes do rap e trap(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Cruz, Maria Luísa Oliveira dos Santos; Fontes, Ramon Victor Belmonte; Freitas, Ricardo Oliveira de; Ferreira, Luana Larissa de CarvalhoO Laboratório Vozes é uma técnica de comunicação aplicada que se destina a construção do projeto piloto de um produto audiovisual em formato de curso online assíncrono. A iniciativa tem como o principal objetivo montar um curso didático e acessível a partir do diagnóstico e estratégias voltadas para o cenário musical independente, seu propósito é ouvir e compreender as demandas comunicacionais dos artistas independentes da cena do rap/trap/hip hop soteropolitana. Além de mapear estratégias para auxílio da comunicação das carreiras dos artistas independentes e, por fim, contribuir para a democratização do acesso às técnicas de comunicação para artistas independentes do rap/trap, de Salvador. Foi aplicada uma pesquisa para entender as demandas do cenário artístico musical, como resultado foram criadas quatro aulas com duração de até 15 minutos e um vídeo introdutório, dinâmico e linguagem de fácil compreensão. Foram disponibilizados através do site laboratoriovozes.com.br, junto com apostilas para cada tema.
- ItemVídeo institucional RP & TAL: perfis de atuação do profissional de Relações Públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Santana, Rayssa dos Santos Figuerêdo; Morais, Kátia; Paim, Zilda; Barros, Qhele JemimaO vídeo institucional “RP & Tal: Perfis de Atuação do Profissional de Relações Públicas” tem como propósito ampliar a compreensão e valorizar a diversidade de práticas que compõem o campo das Relações Públicas, destacando sua importância estratégica no cenário contemporâneo da Comunicação. O projeto busca, especificamente, identificar os principais segmentos de atuação, apresentar ao público geral o que caracteriza a profissão e compreender os desafios e dinâmicas que compõem a rotina dos profissionais. O audiovisual reúne experiências e percepções de RPs que atuam nas áreas de Eventos, Gestão de Redes Sociais e Gestão de Imagem e Marca, oferecendo um recorte representativo dessas áreas. A partir dessa abordagem, o vídeo se consolida como uma ferramenta estratégica de posicionamento, contribuindo para a visibilidade e o reconhecimento da profissão.
- ItemSemiose da bandeira nacional: uma análise das reivindicações simbólicas que representam identidades dissidentes de “Brasis”(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-12) Oliveira, Mariana Gomes de; Pinheiro, Lidiane Santos de Lima; Carvalho, Claudiane de Oliveira; Soares, Rodrigo Maurício FreireAo longo dos anos, símbolos brasileiros têm sido questionados, reinventados e apropriados. A bandeira nacional, objeto de estudo da pesquisa, e as cores verde e amarelo foram âncoras para as manifestações da extrema direita e de movimentos partidários, sobretudo, na última década. Em oposição à apropriação da bandeira por grupos antidemocráticos e ao lema “Ordem e Progresso”, grupos marginalizados estetizaram e ressignificaram o principal símbolo da pátria,inserindo nele signos, cores e palavras com caráter de reivindicações, para resgatar o senso de pertencimento à nação. Alguns exemplos de enunciados indicadores de disputas de sentido em tal cenário: “Por um novo nascimento”, “Democracia para sempre”, “KilomboAldeya”, “A ordem é samba”, “Proteja seus amigos” e “Amor, luta e resistência”. Sob essa perspectiva, surge o questionamento: De quais formas grupos sociais marginalizados reivindicam simbolicamente identidades dissidentes de “Brasis” ao criarem variações estético-visuais da bandeira nacional? Para respondê-lo, o corpora da pesquisa foi constituído por bandeiras produzidas, em diferentes materialidades, no recorte temporal entre os anos de 2014 e 2024. A metodologia da pesquisa ocorreu em três etapas: no primeiro momento, foi realizada a revisão de literatura sobre identidades e história do Brasil, com obras dos autores José Murilo de Carvalho, Luis Barbato e José Fiorin; em seguida, ocorreram as coletas de bandeiras estetizadas partir de registros da autora, exposições, sites e nos perfis do Instagram @colecao_bandeira e @colecao_bandeira_2, para então, estabelecer categorias que contemplam os temas abordados nas manifestações visuais; e, por fim, a partir das contribuições de Lucia Santaella e Charles Sanders Peirce para a reflexão sobre semiótica, mídia e imagem, foi realizada a análise de três bandeiras predominantes nas categorias. Como resultados da pesquisa, foram evidenciados os contextos de criação das obras e investigados os modos de representar culturas, ativismos e reivindicações simbólicas das identidades dissidentes de “Brasis” que perfazem a nação, analisando a produção de sentidos e as formações discursivas presentes nas variações estético-visuais da bandeira do Brasil.
- ItemGlobeleza: O Corpo Feminino Negro como Palco das Relações Interdiscursivas de Produção e Disputas de Sentidos na Mídia Brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-12) Souza, Lídia Sacramento de; Paim, Zilda Fátima Silva; Pinheiro, Lidiane Santos de Lima; Xavier, Raimundo Cláudio SilvaA presente pesquisa consiste em uma monografia que tem como objetivo entender a construção do ethos discursivo da marca Globeleza, desenvolvida pela Rede Globo de televisão em 1991 para representar a transmissão dos carnavais da emissora, e compreender a relação interdiscursiva com a mídia brasileira em processos contemporâneos de produção e disputas de sentidos sobre o corpo feminino negro. Como objetivos específicos pretende-se compreender como a marca Globeleza foi construída, bem como observar a evolução das vinhetas da marca desde 1990 até 2024; Discutir sobre o conceito de marca, imagem e identidade organizacional para perceber como o ethos discursivo da Globo é constituído em relação à marca Globeleza; problematizar sobre a representação da mulher negra na mídia brasileira, discutindo acerca das questões de gênero e raça que envolvem a representação da marca a partir do corpo feminino negro; e Identificar quais são os discursos criados na mídia sobre a marca Globeleza para entender como estes discursos contribuem para os processos contemporâneos de produção e disputas de sentidos sobre o corpo feminino negro. A análise é de cunho qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica e dos pressupostos teórico metodológicos propostos por Baldissera (2008; 2009; 2023) e Maingueneau (2008), em diálogo com outros autores. Ao final da pesquisa, é possível perceber as disputas de sentidos acerca das questões de gênero e raça que envolvem a figura da Globeleza, entendendo-a como um dispositivo midiático que reforça, tensiona e ressignifica representações sociais historicamente construídas.
- ItemA Bahia é Bahêa: um estudo das práticas e discursos para fidelizar e ampliar a base de torcedores(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-12) Jesus, Yuri Conceição de; Soares, Rodrigo Maurício Freire; Pinheiro, Lidiane Santos de Lima; Oliveira, Janine Pereira Falcão deO presente trabalho analisa a identidade de marca e as estratégias de engajamento do Esporte Clube Bahia junto aos torcedores a partir da aquisição pelo Grupo City (City Football Group – CFG) e o lançamento da campanha “A Bahia é Bahêa”. O objetivo geral busca compreender como o clube, sob a administração do CFG, adapta sua marca e desenvolve estratégias de comunicação para o público do interior do estado. A pesquisa aplica uma abordagem qualitativa, focando na compreensão de fenômenos sociais e comunicacionais em profundidade, e utiliza a Análise do Discurso como percurso metodológico, investigando as estratégias de enunciação e o ethos projetado nos vídeos institucionais da campanha, produzidos pela TV Bahêa, além de uma entrevista semiestruturada com a gestão do projeto, a fim de validar a estratégia. Os resultados da análise demonstraram que o clube projeta um ethos que articula a modernização global da gestão SAF/CFG com a tradição popular e o pertencimento territorial. A campanha “A Bahia é Bahêa” manifestou-se como uma jornada de reaproximação e uma estratégia de expansão territorial de longo prazo, visando tornar o Bahia a principal paixão do futebol em todo o estado. O discurso da campanha buscou ativamente reforçar o sentimento de pertencimento entre os torcedores distantes de Salvador, acionando o imaginário do “time-povo” e do “Bahia do interior”. Os achados indicam que o sucesso do projeto não se limitou às métricas tradicionais, pois o foco principal residiu no engajamento emocional e na conexão afetiva, embora tenha gerado resultados comerciais concretos, como a adesão de mais de 600 novos sócios-torcedores e a troca de mais de 1.200 camisas de outros clubes. Somado a isso, observa-se a protagonização da ação presencial e física em um contexto onde as resoluções e o engajamento de marca frequentemente migram para o digital, considerando o contato sensorial e afetivo como fator proveitoso para fidelização. A conclusão principal do trabalho sustenta que a estratégia do clube gerencia com sucesso a tensão Global X Local, utilizando o fervor popular e o vínculo afetivo como um motor semiótico para legitimar a nova gestão e alcançar metas corporativas. O trabalho conclui que a campanha reafirma o senso de identidade e de comunidade, transformando o risco de descaracterização em valor de marca e fortalecimento do pertencimento, reiterando a filosofia de que o Bahia existe para o torcedor.