Bacharelado em Comunicação Social - Relações Públicas - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 12
- ItemGênero e a representação do feminino no programa de rádio: “aí vêm elas”(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Manuela Ramos; Aguiar, RuyGênero e representação do feminino no programa de rádio “Aí Vêm Elas” é o tema do presente trabalho de pesquisa (quantitativa e descritiva). Através de um estudo de gênero para melhor compreender as relações sociais entre os homens e as mulheres nos dias de hoje, levando em consideração a construção cultural desses modelos sociais foi feita uma análise do programa. O programa apresentado exclusivamente por mulheres – como indica o próprio nome – traz temas para discussões entre os ouvintes. Os assuntos geralmente giram em torno de relacionamento e sexualidade, por isso temas como: identidade, representação social, sexualidade, entre outros, também foram lavados em conta. Para uma melhor precisão e compreensão do seu conteúdo os programas do período analisado foram gravados. A primeira análise do programa buscou perceber como ele funciona, e o perfil das apresentadoras. Como se trata de um programa de participação dos ouvintes, foram feitas analises sobre as participações. A interpretação dos resultados obtidos revelou que a maioria de ouvintes anônimos é do sexo feminino, porque os homens se sentem mais à vontade em expor suas opiniões do que as mulheres. Uma terceira análise foi feita em seguida, com base nos programas transcritos. As falas das apresentadoras, bem como a dos ouvintes, foram levadas em consideração. Os temas mais recorrentes e especialmente a questão do gênero foram escolhidos para esta análise, a fim de compreender melhor as visões e as opiniões presentes naquele cenário, além de tentar encontrar respostas para algumas questões. Finalmente, com base em todo material produzido e no perfil de cada uma das três apresentadoras (devidamente traçado), foi feita uma análise ética dos valores utilizados por cada uma delas. A partir dessa análise, foi possível decodificar a representação que cada uma possuía da mulher, de acordo com suas falas.
- ItemMídia e direito penal: articulação e influência na conformação da imagem(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mota, Rejane Francisca Dos Santos; Aragão, RitaDentre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, não há dúvida de que a mídia é um elemento fundamental, seja na manutenção do regime democrático, seja ao exercer seu papel de fiscalizador das instituições ou no papel de informar. Estes papéis sociais são expressos. Assim, levando-se em consideração os papéis que são exercidos implicitamente, como a formação de representações sociais e a formação da opinião pública, observa-se que a relevância social da mídia é muito mais vultosa.
- ItemA lei Maria da Penha e a comunicação social: por um encontro promissor(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Farias, Maria Auxiliadora De Oliveira; Cordeiro, TâniaSancionada há dois anos (07 de agosto de 2006), a Lei de número 11.340/2006, divulgada com o nome de Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. É uma resposta jurídica a um problema social, que perpassa a dimensão de valores como a liberdade e a igualdade entre os homens, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de sexo.
- ItemTrote telefônico: sua diversão pode custar uma vida!(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Maria Isabel de Oliveira; Paim, ZildaOs trotes telefônicos direcionados ao Corpo de Bombeiros, realizados na sua maioria por crianças e adolescentes, trazem problemas tanto para a sociedade quanto para a instituição, como a ocupação das linhas telefônicas, que impede o contato de quem tenta solicitar socorro, causa demora no atendimento, deslocamentos desnecessários de viaturas e consequente gasto de combustível, utilização de um efetivo maior de atendentes para suprir a demanda, e estresse nos bombeiros que trabalham no call center e nas viaturas. Através de uma campanha de conscientização, este planejamento visa diminuir o quantitativo de ligações indevidas para o número 193, atenuando assim, o tempo de espera das vítimas até a chegada dos profissionais do fogo.
- ItemCarnaval de Salvador: como a economia transformou a manifestação popular em produto da indústria cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio; Matos, Rita de Cássia AragãoO Brasil é um país tipicamente e tradicionalmente festivo. E foi na Bahia que tudo começou: desde o seu descobrimento até à entrada do carnaval. Carnaval de Salvador. Um fenômeno que se expressa por tantas cores, significados, sentidos e sons. Um espetáculo múltiplo e complexo da cultura, capaz de revelar – de forma real, provisória e efêmera – a própria vida da Bahia e seu povo, que experimenta e vive o carnaval de bairro, dos circuitos, dos bailes; todos estes repletos de música, dança, confraternização e batucadas elétricas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »