Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) por Autor "Araújo, Raiane Cordeiro de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá em Conceição do Coité-BA: olhares insurgentes no processo de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Araújo, Raiane Cordeiro de; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Santos, Francisca Eugenia dosEsta pesquisa, intitulada “A construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá em Conceição do Coité-BA: olhares insurgentes no processo de ensino e de aprendizagem”, teve como locus a Escola Municipal Maria Rita Marcelina Silva, situada no Quilombo do Maracujá, localizado em Conceição do Coité, interior da Bahia, no Território do Sisal. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Quais potencialidades de ensino e de aprendizagem podem ser desenvolvidas ao longo da construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá para alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender as potencialidades de ensino e de aprendizagem proporcionadas ao longo da construção dialógica de um paradidático como documento de identidade e emancipação na Comunidade Quilombola do Maracujá. Os objetivos específicos foram: contextualizar o percurso histórico e o processo de reconhecimento da Comunidade Quilombola do Maracujá, em Conceição do Coité-BA, tendo como base a transmissão oral dessas histórias através dos anciões/ãs e do referencial teórico pesquisado; discutir a incorporação das culturas referendadas pertencentes ao âmbito do processo de ensino aprendizagem da escola da Comunidade Quilombola do Maracujá; e construir de forma dialogada um paradidático, tendo como base as vivências e representações em comunidade, que ecoam nos desenhos das crianças do 4° e 5° ano (turma multisseriada) do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. A fundamentação teórica ancorou-se em Amorim (2014), Candau e Moreira (2008), Escobar (2005), Freire (2013), Gadoti (2012), Gomes (2003; 2005; 2012; 2017), Jovchelovitch e Bauer (2002), Laguna (2001), Lopes e Macedo (2011), Menezes (2001), Munanga (2001; 2014), Quijano (2005), Ribeiro (2017; 2019), Sacavino (2020), Sacristán (2013), Santos (2007; 2012; 2019), entre outros autores/as que subsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas narrativas com três anciãs, três lideranças e duas professoras da escola; os Círculos de Cultura, inspirado em Paulo Freire, e a observação das crianças durante a realização das oficinas de reconto de histórias e desenhos sobre a comunidade e com análise de conteúdos ancorada em Bardin (2016). A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização 4.396.939. Os resultados evidenciaram que o produto da pesquisa, o paradidático intitulado “A riqueza do lugar: história da Comunidade Quilombola do Maracujá”, consistiu em uma opção de material didático-pedagógico para as escolas públicas municipais da cidade de Conceição do Coité, com possibilidade de alcance de outras cidades e como documento de identidade, emancipação, reconhecimento e luta, tornando a comunidade conhecida pelo máximo de pessoas possível, servindo como material de apoio e como uma opção lúdica e responsável para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- ItemEducação, políticas públicas e religião - diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Araújo, Raiane Cordeiro de; Lopes, Ana Paula AraújoDe caráter interdisciplinar, esta coletânea intitulada “EDUCAÇÃO, Políticas Públicas e Religião: Diálogos interventivos” é organizada a partir de pesquisas e práticas apresentadas no II WebSeminário Internacional Interdisciplinar: Diálogos Interventivos (WEBSEMINTER), o qual transcorreu no período entre 26 e 29 de outubro de 2022. Assim, este livro é um esforço de vários autores e autoras, participantes do II WebSeminário, que em sua segunda edição se constitui uma atividade proposta para ser realizada bianual pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB-DEDC XI), conjuntamente com os Grupos de Pesquisas: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS). Nessa perspectiva, o Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB-DEDC XI), se caracteriza pelo seu caráter multi, inter, transdisciplinar, inovador e com identidade própria, no contexto do Território do Sisal, assumindo uma postura investigativa e corroborando para o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas, por meio da integração entre a geração do conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e inovações. Tendo como objetivo garantir um espaço destinado à socialização das atividades e ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico, o II Web Seminário tem como base norteadora a articulação entre a graduação, Pós-graduação, Redes de Pesquisas, sociedade civil organizada e movimentos sociais, a partir de interlocuções com os territórios baianos e Instituições de Educação superior (IES) de caráter nacionais e internacionais, numa perspectiva de fortalecimento e consolidação do tripé: ensino-pesquisa-extensão. Nessa dimensão, partindo dos diálogos interventivos, o II WEBSEMINTER caracteriza-se pela interdisciplinaridade e diversidades dos atores e atrizes sociais envolvidos no contexto da pesquisa, construção e socialização do conhecimento e dos múltiplos saberes. A programação II WEBSEMINTER contou com uma pluralidade de sub-evento, a saber: II WEB COLEPODS - Colóquio Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; II COLEPEGE - Políticas públicas, educação e movimentos sociais na pandemia, o I Colóquio Internacional Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) e o II Encontro dos Estudantes/ Egressos da Pós-Graduação do Território do Sisal (EEPGTS). Nessa dimensão, o II WEBSEMINTER incorporou uma metodologia dinâmica e diversa, sendo composta pelas seguintes atividades: Conferências, Palestras, Roda de Conversa, Grupo de Trabalho, Sarau, Lançamento de Livros. Devido a continuidade da questão sanitária mundial, advinda da Pandemia da COVID 19, foi adotado o formato virtual com uso das seguintes ferramentas: Canal YOUTUBE – Apontamento de Pesquisas e a sala do Microsoft Teams. O conjunto de publicações do II WEBSEMINTER contido nesta coletânea está concebido de forma a proporcionar diferentes acessos aos diversos temas e reflexões abordados durante processo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, cada publicação tem sua especificidade. Os textos possibilitam uma apresentação sistemática do pensamento dos autores e versam sobre os debates traçados durante o seminário. Na trilha dessa proposição, o livro coleciona trinta e cinco árticos e se articula em três grandes Eixos. A primeira parte, intitulada de Novos contextos de aprendizagem (Linha 1 do MPIES); a segunda parte, Novas Formas de Subjetivação e Organização Comunitária (Linha 1 do MPIES) e a terceira parte, MPIES e outras pesquisas. A tessitura de temas que compõem este livro abrange aspectos voltados para questões antigas e atuais que atravessam as relações sociais, educacionais, culturais, políticas e econômicas. No primeiro momento, no Eixo 1, reunimos escritos voltados para: Metodologias ativa; formação de professores; coordenação pedagógica; educação inclusiva para surdos; jogos e brincadeiras; alfabetização e letramento; educação antirracista; avaliação institucional; gestão escolar; mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos (EJA); juventudes e inclusão digital; dificuldades de aprendizagens; currículo; círculos de cultura; planejamento estratégico e literatura. No segundo momento, no Eixo 2, lançamos novas perspectivas com temas que abordam importantes reflexões sobre: Mulheres e participação social; EJA e cultura; currículo e diversidade; religiosidade; educação em tempo integral; educação antirracista; ensino religioso e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); História e Quadrinhos (HQ’s) e Educação Ambiental; Reformas educacionais neoliberais e o ensino de geografia; Ensino da LIBRAS na formação de psicólogos bilíngues; dependência química; produções acadêmicas sobre audiodescrição. Já no terceiro momento, no Eixo 3,reunimos escritos e abordagens fecundas sobre: Cultura organizacional; Produção acadêmica nos programas de pós graduação da Bahia; Alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional; História da educação; Gestão de projetos em empresa do ramo alimentício; Cibercultura; Espaço virtual (BLOG) e currículo do campo. Neste livro estão escritoras, políticas, cientistas, artistas e muitos outros pesquisadores que apresentam novos pensamentos, novas atitudes, novas definições, novas prioridades, novas regras, novas percepções, antes e agora. Esta publicação, portanto, encerra os trabalhos do II WEBSEMINTER. O MPIES, e especialmente a equipe organizadora do II WebSeminário, espera que este trabalho coletivo se constitua em instrumento de debate social e educacional na atualidade brasileira no que tange às referências básicas para a formação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Diante desta breve apresentação, convido você leitor a navegar nas páginas deste livro na busca de descobertas que possam contribuir na construção de saberes no campo da economia solidária. Espero que seja uma leitura acessível, instigante e que os estudos possam permitir a sua aplicação em outros contextos. Desejo uma ótima leitura!