Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) por Autor "Amorim, Ivonete Barreto de"
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- ItemA compreensão dos impactos do estresse no trabalho docente e os modos de enfrentamento no contexto do Ensino Fundamental(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-03) Silva, Marinalva de Souza Teixeira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Amorim, Ivonete Barreto de; Costa, Gustavo Nunes de OliveiraA sociedade vem passando por diversas transformações sócio-políticas, econômicas e culturais que influenciam diretamente na qualidade de vida do ser humano. Atrelados aos avanços tecnológicos, à competitividade, à produtividade, às jornadas elevadas de trabalho, às exigências da atualidade e às necessidades subjetivas dos seres humanos, são produzidos sintomas prejudiciais à saúde mental e que repercutem no âmbito pessoal e profissional. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar os impactos dos fatores associados ao adoecimento psíquico e às estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas pelos docentes no contexto escolar do Ensino Fundamental I no município de Guanambi-BA, vistas à construção de uma revista em quadrinhos. Para isso, as questões norteadoras foram: de que forma as pressões do ambiente de trabalho que podem levar às diferentes modalidades de estresses? Como se dá a interferência desses comportamentos na qualidade do trabalho docente? De que forma as condições de trabalho podem levar ao que denominamos de estresse? Quais as variáveis mais frequentes são associadas ao adoecimento do docente? Para o desenvolvimento desta pesquisa, dialogamos com os seguintes autores no que se refere à temática do estresse e da profissão docente, a saber: Arantes (2002), Lipp (1990, 2001, 2004, 2009, Codo (1999), Dejours (1992, 2005), Esteve (1999), Meleiro (2002). Sobre estressores ambientais e impactos na saúde mental do docente, analisamos à luz de Frigotto (1993 1996, 2003), Ramos (2002) Reinhold (1996), Zabalza, (2004). Gasparini, S. M.; Barreto (2005), Saviani (2002), Gentili (1998) Libâneo (2004), Bauman (2001). Com relação à exaustão emocional e às estratégias de enfrentamento do estresse docente, a discussão foi fundamentada em Limongi-França, a. c.; Rodrigues (2014), Benevides-Pereira (2002), Carlotto (2008), Zanelli, J. C. (2010), Tamayo, M. R., & Tróccoli, B. T. (2002), Rossi, (2008), Fontenelle (2001) Goulart júnior; Lipp (2008, 2015). A pesquisa é de natureza qualiquantitativa, com abordagem técnica bibliográfica e de campo. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como descritiva e exploratória. Após o estudo teórico, fica evidente que o estresse pode provocar mal-estar nos professores, não apenas à sua prática educativa, mas, igualmente, à sua saúde. O estudo apontou ainda a complexidade que é entender o ser humano e o processo saúde\doença, do prazer e do sofrimento; sobretudo, quando esse trabalho constitui a sua única fonte de sobrevivência. Desse modo, no atual contexto social do trabalho, é imprescindível pensar na qualidade de vida do profissional docente. Ao cuidar do bem-estar desses profissionais, previne-se, portanto, consequências que o estresse excessivo pode acarretar.
- ItemA construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá em Conceição do Coité-BA: olhares insurgentes no processo de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Araújo, Raiane Cordeiro de; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Santos, Francisca Eugenia dosEsta pesquisa, intitulada “A construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá em Conceição do Coité-BA: olhares insurgentes no processo de ensino e de aprendizagem”, teve como locus a Escola Municipal Maria Rita Marcelina Silva, situada no Quilombo do Maracujá, localizado em Conceição do Coité, interior da Bahia, no Território do Sisal. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Quais potencialidades de ensino e de aprendizagem podem ser desenvolvidas ao longo da construção dialógica de um paradidático na Comunidade Quilombola do Maracujá para alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender as potencialidades de ensino e de aprendizagem proporcionadas ao longo da construção dialógica de um paradidático como documento de identidade e emancipação na Comunidade Quilombola do Maracujá. Os objetivos específicos foram: contextualizar o percurso histórico e o processo de reconhecimento da Comunidade Quilombola do Maracujá, em Conceição do Coité-BA, tendo como base a transmissão oral dessas histórias através dos anciões/ãs e do referencial teórico pesquisado; discutir a incorporação das culturas referendadas pertencentes ao âmbito do processo de ensino aprendizagem da escola da Comunidade Quilombola do Maracujá; e construir de forma dialogada um paradidático, tendo como base as vivências e representações em comunidade, que ecoam nos desenhos das crianças do 4° e 5° ano (turma multisseriada) do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. A fundamentação teórica ancorou-se em Amorim (2014), Candau e Moreira (2008), Escobar (2005), Freire (2013), Gadoti (2012), Gomes (2003; 2005; 2012; 2017), Jovchelovitch e Bauer (2002), Laguna (2001), Lopes e Macedo (2011), Menezes (2001), Munanga (2001; 2014), Quijano (2005), Ribeiro (2017; 2019), Sacavino (2020), Sacristán (2013), Santos (2007; 2012; 2019), entre outros autores/as que subsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas narrativas com três anciãs, três lideranças e duas professoras da escola; os Círculos de Cultura, inspirado em Paulo Freire, e a observação das crianças durante a realização das oficinas de reconto de histórias e desenhos sobre a comunidade e com análise de conteúdos ancorada em Bardin (2016). A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização 4.396.939. Os resultados evidenciaram que o produto da pesquisa, o paradidático intitulado “A riqueza do lugar: história da Comunidade Quilombola do Maracujá”, consistiu em uma opção de material didático-pedagógico para as escolas públicas municipais da cidade de Conceição do Coité, com possibilidade de alcance de outras cidades e como documento de identidade, emancipação, reconhecimento e luta, tornando a comunidade conhecida pelo máximo de pessoas possível, servindo como material de apoio e como uma opção lúdica e responsável para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- ItemContribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-18) Lima, Vanessa Goes; Amorim, Ivonete Barreto de; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Pires, Vilara Maria Mesquita MendesEsta pesquisa intitulada “Contribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional” foi fruto de inquietações acerca da formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas egressas do Mestrado Profissional Interdisciplinar, especificamente o MPIES, sobre as reverberações dos seus desenvolvimentos profissionais. Nesse contexto, formulou-se o seguinte questionamento: De que maneira a formação continuada, a partir do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), tem contribuído para o desenvolvimento profissional de coordenadoras pedagógicas? Com isso, teve como objetivo geral: Analisar as contribuições do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) na formação continuada de coordenadoras pedagógicas e como os processos interventivos reverberaram no desenvolvimento profissional. Nesse sentido, elencou-se os objetivos específicos: Historicizar como o mestrado profissional interdisciplinar contribui para a formação identitária de coordenadoras pedagógicas; identificar a importância do MPIES no percurso formativo de coordenadoras pedagógicas para o desenvolvimento das suas atribuições legais e, compartilhar, através de um livro impresso, as reflexões reveladas nos Círculos de Cultura pelas coordenadoras pedagógicas sobre desenvolvimento profissional através das contribuições do MPIES. A base teórica acornou-se nos pensamentos de Amorim (2021); Day (2001); Freire (1976; 1979; 1987); Gatti E Barreto (2009); Ibiapina (2008; 2016); Imbernón (2010); Libâneo (2004); Nóvoa (2009); Pereira (2019); Placco; Almeida E Souza (2011; 2012); Ramalho; Nuñes; Guathier (2004); Vasconcellos (2006; 2007; 2010); Tardif (2002), dentre outros. Desse modo, a pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa, no contexto da pesquisa colaborativa, aprovada pelo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do parecer consubstanciado de número 5.618.526, tendo como colaboradoras quatro coordenadoras pedagógicas egressas do MPIES. O produto da pesquisa, aqui compreendido como processo, foi um livro impresso com artigos narrativos autorais das colaboradoras da pesquisa, que emergiram através das etapas desenvolvidas no projeto de intervenção, com as entrevistas semiestruturadas e os círculos de culturas, com pertinentes reflexões. Portanto, os resultados da pesquisa fortaleceram e evidenciaram a importância da formação continuada em serviço dentro de um mestrado profissional interdisciplinar, a partir das suas intervenções, fazendo transformações na vida das colaboradas da pesquisa.
- ItemCoordenação pedagógica e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no território do sisal: diálogos, formação e implementação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-08-11) Oliveira, Geovana Marcia Carneiro; Amorim, Ivonete Barreto de; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; França, Elisete Santana da CruzA presente pesquisa, intitulada “Coordenação pedagógica e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal: diálogos, formação e implementação”, foi desenvolvida no campo profissional da pesquisadora que atua na função de coordenadora pedagógica no colégio em referência. Sendo a construção ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico – PPP uma de suas atribuições constantes no Estatuto do Magistério da rede estadual de ensino da Bahia, teve a seguinte questão de pesquisa: Como a coordenação pedagógica do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal pode mediar orientações políticas e pedagógicas para educação contextualizada e identitária no PPP, com vistas a torná-lo instrumento orientador das práticas educativas? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi compreender a importância da mediação da coordenação pedagógica na reconstrução do PPP, na perspectiva contextualizada e identitária, do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal, com vistas a implementar um processo dialógico e formativo. Os objetivos específicos foram: refletir sobre a contribuição do PPP no contexto da escola pública estadual do campo; identificar, nas bases legais, orientações organizacionais e pedagógicas acerca do PPP; analisar os sentidos revelados pelos professores, gestores, estudantes e comunidade sobre a educação contextualizada e identitária no contexto escolar; e implementar processos dialógicos, colaborativos e formativos, de reconstrução de conhecimentos sobre o PPP, resultante de reflexões e compreensões do coletivo da escola. As discussões desenvolvidas na pesquisa foram ancoradas em Vasconcellos (2000, 2006), Veiga (2000), Gandin (1986), Freire (1983, 2001, 2003), Minayo (2015), Thiollent (1986), Libâneo (1984), Hora (2012), Arroyo e Fernandes (1999), Caldart (2012), Baptista e Baptista (2003), entre outros autores que subsidiaram as discussões e as análises, além dos aportes legais da Constituição Federal (1988), LDB nº 9.394 (1996), Regimento Escolar Unificado-BA (2011), Resolução CEE-BA nº 26 (2016) e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013). O percurso metodológico foi embasado na pesquisa qualitativa, e o método adotado foi o da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os círculos de cultura (sete), desenvolvidos com os seis membros titulares do Colegiado Escolar, representantes dos segmentos de direção, professores, estudantes, pais, funcionários e comunidade local. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, parecer nº 5.727.322. Os resultados evidenciaram que a reconstrução do PPP do Colégio Estadual do Campo Rio Branco, produto da investigação, foi mediada pela coordenação pedagógica de maneira coletiva, reflexiva e democrática pela implementação de processos dialógicos, colaborativos e formativos no âmbito escolar, considerando sua identidade e o contexto da educação do campo. Para isso, o engajamento profissional da pesquisadora no lócus da pesquisa e o comprometimento dos membros do Colegiado Escolar foram de fundamental importância para a escuta e o estímulo à participação da comunidade escolar, o que garantiu que o PPP reconstruído fosse qualificado como democrático e identitário.
- ItemEducação, políticas públicas e religião: diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Santos, Janeide Bispo dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Martins, Paulo Cézar Borges; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Castro, Selma Barros Daltro deTivemos como tarefa escrevinhar este texto, que é a apresentação do livro “Educação, Políticas Públicas e Religião: diálogos interventivos”, esse que envolve o I WEBSEMINTER, o I WEB COLEPODS, o I Colóquio Internacional do LEPEGE e o III Colóquio Internacional sobre diversidade religiosa no Brasil Contemporâneo. A presente obra está dividida em três partes: Parte I – Educação; Parte II – Políticas Públicas; e Parte III – Religião. É importante ressaltarmos, aqui, os diversos grupos de pesquisa envolvidos nesta construção. Iniciamos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional, que é a multicampia, uma característica interdepartamental, possuindo pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que ele foi criado e certificado pelo CNPq, em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/interdisciplinar. O Grupo é composto por 08 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Está ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tem como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde; 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem; 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país; através de apresentações de comunicações, proposições de Grupo de Trabalho e da Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo, evento pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização são ancoradas por meio de diálogo, proposição de pesquisa e publicações conjuntas com as seguintes IES estrangeiras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Continuamos agora com o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), que é integrante do Programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI. Tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes à análise da relação sociedade e natureza em suas interfaces com a Educação e a Geografia, considerando suas repercussões socioespaciais. Também visa produzir compreensões acerca dos projetos de sociedade em disputa, considerando suas correlações no âmbito dos paradigmas científicos, no arranjo socioespacial, nas teorias e práticas educacionais, bem como nas concepções de homem e de sociedade. Este grupo de pesquisa integrou as atividades do I Web Seminário Internacional Interdisciplinar: diálogos interventivos (I WEB SEMINTER), promovido pelo MPIES, através do seu I WEB Colóquio Internacional, cujo título foi Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia. Este colóquio teve o objetivo de contribuir com os debates acerca das políticas públicas, da educação e dos movimentos sociais, problematizando o papel do Estado no contexto da sociedade de classes, tendo em vista o trato dado à educação pública, sob o contexto das políticas neoliberais e analisando as suas repercussões socioespaciais no cenário da pandemia. Além disso, também foram evidenciados os enfrentamentos, as disputas, as resistências e as proposições que têm sido produzidas pelos movimentos sociais na defesa dos seus territórios sob uma perspectiva contra-hegemônica.
- ItemEducação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Calabria, Maria Lúcia de Fátima Melo Alves; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Pinheiro, Danielle Ventura de LimaEsta pesquisa intitulada “Educação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco” teve como cenário o Vale do Submédio São Francisco que está localizado na região sertaneja, no semiárido do Nordeste do Brasil, a oeste do estado de Pernambuco e norte do estado da Bahia, especificamente, o município de Petrolina-PE. A biodiversidade do semiárido, em especial com relação à da caatinga, um bioma genuinamente brasileiro, pela riqueza dos seus recursos naturais, mas também pela “cultura da seca”, entrelaçados com outros fatores geopolíticos, históricos e socioeconômicos são inspirações na mão do artista e do artesão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Como ocorrem os enfrentamentos do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação implementadas através do artesanato? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as possibilidades de enfretamento do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação através do artesanato. Os objetivos específicos foram: estabelecer uma relação dialógica entre educação/formação através do artesanato; compreender as possibilidades de educação/formação encontradas pelo grupo de artesãos tendo como base o artesanato; analisar os principais enfrentamentos dos artesãos, tendo como âncora o processo de formação/atuação no artesanato local; Implantar um processo de formação através de oficinas, tendo como base a história oral dos artesãos. A fundamentação teórica ancorou-se em Dussel (2016); Freire (2000; 2014), Gadotti (2012), Gohn (2009; 2014), Geertz (2008), Haguette (2010), Libâneo (2005); Quijano (2005), Santos (2009), Cascudo (1983), Bardin (2000), dentre outros autores que subsidiaram as discussões e análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo história oral temática, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas, história oral, questionário diagnóstico e observação/avaliação das oficinas efetivadas com 6 artesãos colaboradores da pesquisa aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 3.937.949. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto da educação/formação implementado através das oficinas dialógicas e possibilitaram que cada artesão do grupo, olhasse para si e para o outro reconhecendo que juntos são mais fortes e capazes de enfrentar as adversidades, como o isolamento social, ao desenvolver outras possibilidades de sobrevivência, a citar: efetivação de feiras virtuais, divulgação das peças através do Instagram, interações uns com ou outros através de plataformas virtuais, sem com isso, perder a perspectiva do estar junto mesmo respeitando as diretrizes de distanciamento. Foi relevante receber da comunidade do submédio São Francisco o reconhecimento de ações efetivadas na oficina “Mãos solidárias que fazem e doam máscaras”, assim como o comprometimento do grupo Feira na Vila pela continuidade dessas ações com periodicidade anual diante da intervenção educativa social efetivada.
- ItemEducação/formação na Filarmônica 30 de Junho: O lugar da música na vida de cidadãos no Território do Sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-08-09) Silva, John Wolter Oliveira; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Venas, Ronaldo FigueiredoEsta pesquisa, intitulada “Educação/formação na Filarmônica 30 de Junho: O lugar da música na vida de cidadãos no Território do Sisal”, teve como objetivo analisar as perspectivas de cidadãos e cidadãs da Filarmônica 30 de Junho no processo de educação/formação implementado através da música e na construção dialógica de um blog educativo; tendo a seguinte questão norteadora: Quais as perspectivas de cidadãos da Filarmônica 30 de Junho diante de um processo de educação/formação implementado através da música? Para tanto, utilizou-se como referencial teórico os trabalhos de Aguiar e Aguiar (2020), Caliman (2010), Canclini (1987), Cazaes (2012), Cruvinel (2003 e 2009); Escobar (2005); Farah (2018); Freire (2020), Frémont (1980), Gadotti (2012), Gohn (2009 e 2014), Harvey (2012); Heinen (2020), Paiva (2011), Silva (2019), Souza (2006); Tuan (2018), dentre outros. Os aspectos metodológicos se constituíram a partir da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2016) e da pesquisa interventiva (PEREIRA, 2019), tendo como método a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e como estratégias de levantamento de dados a pesquisa documental (PÁDUA, 2012) com documentos físicos e digitais sobre a Filarmônica 30 de Junho; as entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2016; LÜDKE e ANDRÉ, 2020) com sete colaboradores: um membro da diretoria, um maestro, dois educadores e três educandos; a intervenção a realização do círculo de cultura (FREIRE, 2020) com os colaboradores para construção dialógica de um blog de Educação Musical; e análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos materiais produzidos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com parecer consubstanciado sob o nº 4.789.652. O produto da pesquisa foi o blog, intitulado “#Educar30 - Blog de Educação Musical da Filarmônica 30 de Junho”. Portanto, concluiu-se que o blog configurou como mais uma opção de educação/formação possibilitada pela Filarmônica 30 de Junho, articulando as modalidades virtual e presencial, além de ser um potencial instrumento de formação de novos escritores e de novas leitores.
- ItemEnsino de língua inglesa através de um minicurso para alunos do 5° ano de uma escola pública municipal da região sisaleira de Valente: letramento e multiletramento do planejamento à ação Interventiva(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-13) Nascimento, Tanísia Ferreira; Vitorino, César Costa; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, José Ricardo Carvalho daO presente estudo discorreu sobre os percalços existentes no ensino de inglês em escolas públicas, além de ter abordado possíveis contribuições do letramento e do multiletramento como meio de tornar as aulas de inglês mais significativas. Nessa ótica, elaboramos a seguintequestão de pesquisa: De que maneira um minicurso de Língua Inglesa, ministrado de forma remota, fora da matriz curricular, amparado pelo Letramento e Multiletramento, poderá contribuir para uma aprendizagem significativa de alunos do 5° ano de uma escola pública do município de Valente - Bahia? Para tentar responder a pergunta problematizadora elencamos alguns objetivos. O objetivo geral traçado foi: compreender as possibilidades de planejamentoe ação interventiva de um minicurso de Língua Inglesa (LI) em uma escola pública do município de Valente - Bahia e, como objetivos específicos, a) motivar alunos para aprendizagem de LI por meio de práticas sociais fora da matriz curricular, mediante um curso com duração de 20 horas para alunos iniciantes; b) investigar em que medida o curso propostopode auxiliar no processo formativo do aprendiz de uma LI; c) analisar as múltiplas perspectivas dos alunos participantes sobre a intervenção construída. No referencial teórico dissertando a respeito do status e da chegada da LI no Brasil nos embasamos nas concepções de Crystal (2003); Leffa (2001); Paiva (2003); Ortiz (2000). No que diz respeito ao conceitode aulas remotas nos amparamos em Moreira, Schlemmer (2020); Paiva (2020); Oliveira (2019 2021). No que concerne a aprendizagem de inglês para crianças seguimos as premissas de Piaget (1991, 1996); Vygotsky (1991, 1993, 1998, 2001); Lennenberg (1967). No aporte teórico sobre os gêneros textuais, letramentos e multiletramentos nos apoiamos em Bakhtin (1997. 2003, 2010, 2014); Marcuschi (2003, 2008, 2015); NLG (1996); Kleiman (1995, 2005); Kress (1998); Soares (1998, 2004); Cope, Kalantzis (2000, 2009, 2012); Rojo (2012). A pesquisa foi de inspiração netnográfica, do tipo qualitativa. Seguimos também uma metodologia híbrida, pois utilizamos o pressuposto Let’see (LANKSHEAR E KNOBEL, 2013) e as ferramentas computacionais da Linguística de Corpus. Como instrumentos de pesquisa utilizamos: entrevista semiestruturada, formulário e narrativas, mediação via ferramentas digitais, específicas para cada ação (whatsapp, Google meet). Planejamos diante da aprovação do parecer consubstanciado pelo Código de Ética e Pesquisa (CEP), número 40464720.6.0000.0057. Nossa proposta interventiva foi ministrar um minicurso de 20 horas, fora da matriz curricular, para alunos do 5° ano de uma escola pública de Valente - BA. Nosso produto final foi a elaboração de um e-book com atividades de inglês para professores. Acreditamos que o objeto (e-book) que pode servir como uma guia para auxiliar professores de inglês. A (a versão final) do e-book e ficará disponível no formato digital e também impresso.
- ItemFormação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas do Território do Sisal: contribuições de um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-09-01) Santiago, Regiane da Mota Queiroz; Amorim, Ivonete Barreto de; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Venas, Ronaldo FigueiredoA pesquisa intitulada “Formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas do Território do Sisal: contribuições de um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário” foi fruto de algumas inquietações acerca da fragilidade das políticas de formação e da inexistência de diretrizes que pudessem fomentar o trabalho articulado entre coordenadores/as pedagógicos/as. Diante disso, formulou-se o seguinte questionamento: Como implementar um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário formado por coordenadoras pedagógicas da rede pública estadual de ensino do Território do Sisal de modo a contribuir para a formação continuada em serviço dessas profissionais? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral compreender como um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário com coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas públicas da rede estadual de ensino do Território do Sisal pode oportunizar a formação continuada em serviço segundo demandas da atuação profissional. Nessa perspectiva, elencou-se como objetivos específicos: refletir criticamente sobre o contexto formativo, o papel e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a, discorrendo sobre a construção da profissionalidade no âmbito escolar; analisar os desafios e potencialidades da formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas a partir do enfoque colaborativo e autogestionário; e implementar de maneira autogestionária a formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas vincada em demandas da atuação profissional. A base teórica adotada ancorou-se nas ideias de Freire (1987, 2001, 2003, 2013), Roldão (2005), Lima e Santos (2007), Vasconcellos (2006), Damiani (2008), Ibernón (2009), Almeida e Placco (2011), Gatti, Sá Barreto e André (2011, 2016) e Nóvoa (2019), entre outros/as. O referido trabalho configurou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, no contexto da pesquisa-ação, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do parecer consubstanciado de número 4.913.771, tendo como colaboradoras oito coordenadoras pedagógicas. O produto da pesquisa, a formação continuada em serviço com enfoque colaborativo e autogestionário, ancorada nas demandas que emergiram no contexto de atuação destas profissionais, demonstrou a importância do entrelaçamento entre formação e prática profissional pelo exercício da ação-reflexão-ação.
- ItemFormação continuada em serviço: perspectiva interdisciplinar no âmbito de uma escola do campo no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-10) Pereira, Luciana Oliveira Simões; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Mônica Moreira de OliveiraEsta pesquisa, intitulada “Formação Continuada em Serviço: Perspectiva Interdisciplinar no Âmbito de uma Escola do Campo no Território do Sisal”, teve como cenário o Território do Sisal, que está localizado no sertão baiano, no semiárido do Nordeste do Brasil, especificamente, no município de Lamarão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: De que forma acontecem o processo de formação em serviço e as práticas docentes, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar como acontecem as práticas docentes e o processo de formação de professores em serviço, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares. Os objetivos específicos foram: conhecer o processo de formação continuada em serviço de professores da escola do campo e as necessidades para atuarem de acordo com a proposta pedagógica da escola; compreender as concepções de educação, interdisciplinaridade e formação continuada em serviço, bem como contextualizar a Escola do campo e as práticas docentes; e implementar com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, um processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. A fundamentação teórica ancorou se em Arroyo (2009), Caldart (2004), Damiani (2013), Gatti (2009; 2011; 2012), Gohn (2008; 2009), Freire (2009; 2013; 2014), Frigotto (2009), Minayo (2001) e Nóvoa (2001; 2002; 2012; 2017), entre outros autores quesubsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, engajada com a prática da pesquisadora, que implementou processos de formação continuada em serviço com sete professores de uma escola sobre essa articulação interdisciplinar, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e os Círculos de Cultura (seis). Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 4.563.847. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho docente, no âmbito brasileiro, apresenta desafios e necessidades específicas no ambiente campesino e faz com que esse lócus cultural se realize na intimidade da escola, na experiência dos professores/as e nas políticas de educação básica. A investigação teve como produto a implementação com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. Estas repercutem diretamente sobre a formação docente, como condições de trabalho e apoio às formas de ensinar, demonstradas pelas práticas e experiências pessoais, tendo como produtos a construção com diálogo que fomente discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço e que considere a capacidade de decisão do docente, sua autonomia como ser que sente, pensa e age. Todavia, para a realização de um ensino, pensar de forma interdisciplinar possibilita o alcance de uma postura mais crítica diante dos fatos da realidade, compreendendo-a melhor, indo além dos componentes curriculares quando interagimos em busca de objetivos comuns. Além disso, contribui para que o aluno amplie o seu campo de conhecimento, aprendendo a olhar um mesmo objeto sob diversos ângulos.
- ItemInserção e identidade profissional dos residentes egressos do Campus XI: uso do blog como uma proposta de acompanhamento(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-17) Novais, Diná Santana de; Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Renk, Valquíria ElitaEntre as questões que são demandadas à universidade, a residência estudantil é um programa de grande importância na assistência universitária. O impacto da vivência acadêmica para os estudantes universitários, em particular para os residentes, mostra-se como um importante foco de investigação e enorme relevância social para entender e intervir na melhoria dessa realidade. Com efeito, este trabalho nasceu da intenção de compreender como a experiência dos estudantes na condição de residentes interferiu na construção da identidade desses residentes egressos, bem como construir um blog de acompanhamento dos egressos no Departamento de Educação de Serrinha. Para tanto, foi levantada a seguinte interrogativa: Como a construção da identidade dos residentes reverbera na sua formação profissional, considerando que as residências estudantis podem se constituir como espaços de formação e de fomentação de ideias? O objetivo geral desse estudo foi analisar as relações estabelecidas entre residência estudantil, construção de identidade e inserção profissional de egressos do ensino superior. Como objetivos específicos: compreender a relação existente entre residência estudantil e construção da identidade; estabelecer a relação entre construção de identidade e inserção profissional; e implementar a criação de um ambiente eletrônico específico (blog), interativo, que possibilite a manutenção de um diálogo permanente com os residentes egressos do Campus XI. O referencial teórico ancorou-se nas ideias de Bauman (2001, 2005) e Hall (2019), quando analisam a questão identitária e como a construção dessa identidade impacta na modernidade. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, interventiva, fazendo uso dos seguintes instrumentos na coleta e produção de dados: análise documental, questionário semiaberto e entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa foi constituído por 19 residentes, egressos dos cursos de Pedagogia (10), Geografia (07) e Administração (02), e dois gestores que representaram o DEDC XI em períodos distintos e atuaram na comissão local de assistência estudantil. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 4.574.747, de 05 de março de 2021. Esse estudo viabilizou o acompanhamento da inserção dos residentes egressos no mundo do trabalho e possibilitou a observação das mudanças em suas trajetórias, contribuindo para políticas voltadas para a juventude, gerando informações sobre os residentes egressos para a UNEB, em especial para o DEDC XI, uma vez que as informações referentes aos residentes que foram obtidas anteriormente, no período de seleção, não indicavam a realidade atual desses estudantes, havendo necessidade de uma retroalimentação constante para obtenção de dados reais. Sendo assim, os resultados geraram como produto um blog como instrumento importante e possível para o acompanhamento dos estudantes residentes egressos dos cursos de graduação do Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha.
- ItemLetramento científico no contexto da BNCC: desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-08) Costa, Josaline Chaves da; Vitorino, César Costa; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzO presente estudo problematizou sobre o letramento científico no contexto da BNCC. Apresentou-se desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi. Teve como objetivo analisar a formação docente em Ciências Biológicas no contexto das exigências do letramento científico dentro das demandas da BNCC, tendo como base os desafios e proposições da práxis pedagógica. Partiu-se da seguinte questão problematizadora: De que forma o letramento científico estabelecido pela BNCC pode dialogar com os desafios e proposições na formação de professores de ciências biológicas de uma universidade pública multicampi? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa e método análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Esperou-se qualificar as impressões dos sujeitos sobre BNCC, letramento científico e formação do professor de biologia norteadas pelo paradigma da pesquisa-ação, apoiando-se na concepção de Gatti (2013). Dessa forma, a pesquisa foi estruturada em duas fases, a primeira correspondente a etapa de construção dos dados (aplicação de entrevistas, observação participante e grupo focal) e a segunda fase relativa ao processo de intervenção, que teve como produto oficinas formativas, alicerçada no letramento científico. Ancorou-se nos documentos oficiais. No Brasil mencionamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Alicerçadas teoricamente nos estudos sobre letramentos (SOARES, 2020; STREET, 2014); universidade multicampi (FIALHO,2005), currículo (SACRISTÁN, 2013). O parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 40501020.2.0000.0057, número do Parecer: 4.665.919. Cada fase da pesquisa foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que o letramento científico se figurara como gênero discursivo central para a ampliação da criticidade dos discentes.
- ItemLiderança de mulheres no espaço religioso: interlocução da organização Mensageiras do Rei no território do sertão produtivo baiano(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-10-07) Azevedo, Rafaela de Carvalho; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Josias Benevides da; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Marinilson Barbosa daTodos os seres humanos passam pelo processo educacional, pois desde o nascimento são instruídos pelo ambiente familiar, escolas e igrejas. A educação está em todos os ambientes, ocorrendo pela troca de conhecimento, experiências de vida e diversos saberes. Pensando nisso, diversos espaços de educação não formal surgem, atendendo diferentes grupos sociais. Um desses espaços é o ambiente religioso, que, ao longo do tempo, vem desenvolvendo ações de formação de crianças, jovens, homens e mulheres. O cristianismo, ao longo dos anos, vem desenvolvendo diversos trabalhos em espaços de educação não formal, realizando uma função social a ser analisada. Assim, surgiu a seguinte questão de pesquisa: Como ocorre a liderança de mulheres na organização Mensageiras do Rei no espaço religioso da Igreja Batista no Sertão Produtivo Baiano e qual a interlocução por ela desempenhada? Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar a liderança de mulheres na organização Mensageiras do Rei no espaço religioso da Igreja Batista no Sertão Produtivo Baiano e propor interlocução capaz de produzir uma plataforma educacional. Diante disso, teve como objeto de estudo as mulheres líderes da organização Mensageiras do Rei. Para chegar ao objetivo proposto, foram utilizadas revisão de literatura, pesquisa documental, pesquisa de intervenção e o método História de Vida para a coleta do campo empírico. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Foi uma ação direta com quatro mulheres líderes da organização Mensageiras do Rei, pertencentes à Associação Batista Serra Vale (ASSBASEV), membros das igrejas Batistas do Sertão Produtivo Baiano. Tendo as narrativas como referência, foi possível concluir que existe um movimento de liderança organizacional pautado no conhecimento teológico e social. Como produto final, foi produzida de forma coletiva uma plataforma educacional on line com materiais formativos para auxiliar as líderes no trabalho pedagógico (https://mrassbasev.blogspot.com/). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob parecer favorável CAAE nº 48878921.3.0000.0057, incentivado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
- ItemNovo ensino médio na Bahia: contribuições do componente projeto de vida para/na formação de jovens de uma escola pública do semiárido nordeste II(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-08) Medeiros, Rosa Maria de Oliveira; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzEsta pesquisa apresenta como objeto de estudo as contribuições do componente Projeto de Vida ofertado no currículo do Novo Ensino Médio, no contexto da formação de jovens do 2º ano, de uma escola pública do Semiárido Nordeste II. Apresenta como problema a questão: De que forma o componente Projeto de Vida implementado no Currículo do Novo Ensino Médio contribui para/na formação contextualizada de jovens estudantes de uma escola pública no Semiárido Nordeste II? O objetivo geral visa compreender e analisar como o componente Projeto de Vida no currículo do Novo Ensino Médio contribui para/na formação contextualizada de jovens de uma escola pública do Semiárido Nordeste II. Buscando oportunizar o seu desenvolvimento elencamos os seguintes objetivos específicos: a)Historicizar a trajetória do Ensino Médio na Educação Básica e suas concepções de currículo; b) Refletir sobre o currículo do Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil; c) Identificar demandas formativas de estudantes tendo em vista a elaboração coletiva de Agenda Temática para o componente Projeto de Vida no currículo do Ensino Médio; d) Implementar oficinas formativas com professores e estudantes do Ensino Médio e construir de forma dialogada a Agenda Temática para o componente Projeto de Vida. A pesquisa é de cunho qualitativo, que visa compreender algumas ideias, sentidos produzidos pelos sujeitos e se configurou também como aplicada, através de coletas de dados provenientes de uma entrevista semiestruturada realizada através de questionários os quais fundamentaram o planejamento e vivência de cinco oficinas pedagógicas. As oficinas fomentaram exploração de temáticas e novas demandas formativas com a participação dos sujeitos da pesquisa: oito estudantes e dois professores que lecionam o componente Projeto de Vida. A análise e a interpretação das informações, foram feitas a partir da análise de conteúdo. A Pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 5.431.391. Com o estudo, reconhecemos o potencial pedagógico do produto final desta pesquisa, a Agenda temática, visto que apresenta aspectos didáticos, pedagógicos, ideias propositivas para o estudo do componente Projeto de Vida, respeitando as especificidades territoriais, culturais e identitárias dos estudantes do 2º ano do ensino médio, envolvidos na pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da participação dos estudantes na definição das temáticas que configurarão o planejamento dos componentes projeto de vida indicando a relevância do mesmo para a formação e elaboração de projetos de futuro dos estudantes. Indica ainda ser fundamental conceber o currículo do novo ensino médio de forma contextualizado e elaborado coletivamente, se configurando, portanto como espaço de construção de conhecimento pelos sujeitos que dele participam. Destaca ainda a além da importância da Educação Integral no Ensino Médio, que requer participação dos estudantes na proposição de um currículo contextualizado, atento às demandas da juventude e que contribua para o protagonismo juvenil na formação e na construção de projetos de vida.
- ItemOrganização comunitária feminina em um curtume da região sisaleira: proposições educativas, socioambientais e culturais(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-10-15) Alencar, Carla Giselle Pereira Mascarenhas de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Amorim, Ivonete Barreto de; Aguiar, Itamar Pereira deA região sisaleira faz parte dos 27 territórios do Estado da Bahia e em sua área encontram-se instaladas comunidades diversas sobrevivendo a partir de diferentes culturas. Na cidade de Tucano encontra-se instalada uma associação comunitária vinculada a um curtume. Por conta de questões ambientais, o curtume foi autuado em 2016 pelo Ministério Público do Estado da Bahia e a ameaça de fechamento colocou a cultura do couro em situação de risco. As mulheres pertencentes a essa associação comunitária, objeto de estudo desta pesquisa, possuem iniciativas que permitem a interação e o respeito à natureza como forma de preservar a sua cultura, atitudes essas associadas ao gênero feminino ao longo da história. Mesmo assim, encontram dificuldades para superar os problemas socioambientais e, consequentemente, transmitir a sua cultura. A presente dissertação trouxe como questão de pesquisa: como (in)formar as mulheres vinculadas uma associação comunitária de um curtume da região do sisal sobre o processo de preservação e transmissão da cultural local dentro de um contexto educativo e socioambiental? O objetivo geral do estudo foi constituir e avaliar um processo de (in)formação sobre as contribuições educativas e socioambientais com e para as mulheres pertencentes a uma organização comunitária constituída a partir de um curtume da região sisaleira no processo de preservação e manutenção da cultura local. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e documental. No campo empírico, aplicou-se a entrevista narrativa através da história de vida junto às cinco colaboradoras pertencentes a uma associação comunitária criada a partir de um curtume da região do sisal após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa, parecer de número 4.428.014 e CAAE nº 39796720.6.0000.0057. A análise dos dados foi feita através do Discurso do Sujeito Coletivo, ancorado em Lefèvre e Lefèvre, (2005). As mulheres provenientes das comunidades surgem como facilitadoras no resgaste de vínculos, à medida que unem a sua cultura com os conhecimentos adquiridos no espaço escolar levando para práticas concretas que podem fazer a diferença neste processo de formação voltada às questões socioambientais e culturais. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto construído a partir das oficinas formativas possibilitou uma educação voltada para a melhoria das relações com o meio ambiente, estimulando o desenvolvimento sustentável e possibilitando mudanças de atitudes sistematicamente. A relevância deste estudo está na formação de mulheres sobre a importância de se preservar sua cultura a partir de práticas educativas e socioambientais, constituindo saberes que serão transmitidos aos descendentes.
- ItemPlanejamento familiar de trabalhadoras da educação pública mestrandas no território do sisal: uma atuação interventiva e dialógica de educação em saúde(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-08) Jesus, Lídia Maria Santana Bispo de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Prado, Ivanete Fernandes do; Amorim, Ivonete Barreto de; Gomes, Antonio Marcos TosoliO planejamento familiar se configura como um direito garantido pela Constituição Federal sendo reafirmado a partir de políticas públicas que visam assegurar o acesso de todo cidadão independente do gênero, grau de escolaridade e classe social de forma eficaz, a fim de que possam usufruir do direito por exercer de forma livre e consciente a decisão pela concepção ou não da maneira que o quiserem. Diante disso, o objeto de estudo foi o planejamento familiar das mestrandas trabalhadoras efetivas da educação pública, partindo da questão de pesquisa: De que maneira o pertencimento há um programa de pós-graduação Stricto Sensu interfere no planejamento familiar das mestrandas trabalhadoras da educação pública e como se dá uma atuação interventiva e dialógica de educação em saúde? Com isso, essa pesquisa objetivou analisar de que maneira o pertencimento há um programa de pós-graduação interfere no planejamento familiar das mestrandas trabalhadoras da educação pública e construir uma ação interventiva e dialógica de educação em saúde. Na fundamentação teórica, emergiram os conceitos de gênero, planejamento familiar, educação em saúde a partir de alguns autores, Leis, Portarias e Programas de saúde a saber: Scott (1995), Louro (1997), Silva (2020), Brasil (1984), Brasil (2013), Farah (2018), Lei Federal (1996), Brasil (2013), e a Portaria nº 2.761 (2013). Como subsídio para discussões propostas pela pesquisa tivemos alguns autores que discutiam concepção e contracepção e mestrado profissional: Sanches et. al (2018), Silva (2011) e Amorim et. al (2020). Tratou-se de uma pesquisa de campo empírica, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, caráter exploratório e interventiva. A população da pesquisa foi composta por 05 (cinco) trabalhadoras efetivas da educação pública e mestrandas de um programa de pós-graduação Stricto Sensu no Território do Sisal, localizado no município de Serrinha-BA. Todos os cuidados éticos foram contemplados e a pesquisa foi aprovada por meio do Comitê de Ética em Pesquisa da UNEB com parecer nº 5.080.640. Para o diagnóstico/seleção das participantes utilizou-se um questionário virtual e posteriormente para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada por meio de ferramentas remotas de comunicação, devido cenário epidemiológico pandêmico da Covid-19, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde e Universidade do Estado da Bahia. A análise e processamento do material qualitativo foi através do conteúdo de Bardin (2019). A intervenção da pesquisa que constituía em as oficinas (in) formativas bem como a confecção de folheto digital, baseou-se em Pereira (2019). Os resultados da pesquisa foram apresentados através de relatório técnico científico em formato de uma dissertação e o produto proposto para socialização sobre planejamento familiar, se deu por meio da confecção e distribuição da 1ª edição de folheto (in) formativo digital intitulado: “Planejar- Folheto (In) Formativo Digital” direcionado às trabalhadoras da educação pública mestrandas do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social. Como desdobramentos do estudo apontamos, a sensibilização e educação em saúde das participantes, além das discussões sobre o planejamento familiar e gênero levantadas durante o estudo. Este estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB.
- ItemPráticas de avaliação da aprendizagem: perspectiva dialógica e interventiva no âmbito da educação profissional integrada ao ensino médio de uma escola pública no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Silva, Gisélia Lima da; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Cláudia Regina de Oliveira VazCompreendendo-se que a formação de jovens estudantes numa escola de educação profissional deve ir além de uma formação técnico-instrumental, isto é, deve visar o desenvolvimento do ser integral por intermédio de uma educação emancipatória, as práticas de avaliação da aprendizagem precisam se configurar num itinerário dialógico-formativo contextualizado e significativo para os envolvidos no processo. Nessa perspectiva, procurou-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio de uma escola pública no Território do Sisal podem ser realizadas na perspectiva dialógica e interventiva? Desse modo, como objetivo geral, buscou-se analisar os resultados das avaliações de aprendizagens e as possibilidades de intervenção no processo avaliativo de uma escola de Educação Profissional no Território do Sisal, através da ressignificação das práticas avaliativas dos professores dessa instituição. Quanto à fundamentação teórica, as análises ancoraram-se nos estudos de Esteban (2001; 2002), Hoffmann (1998; 2005; 2010), Luckesi (2005; 2006; 2011; 2013), Silva, Hoffmann e Esteban (2003), Romão (2011), Vasconcellos (2008), Ciavatta (2005), Frigotto e Ciavatta (2006), PiollI e Salla (2021), Saviani (2007), Ramos (2008), Freire (1987;1988; 2000; 2001; 2003) e Sacristán (2000), dentre outros teóricos que subsidiaram as discussões, assim como documentos norteadores acerca da Educação Profissional do estado da Bahia. Já a metodologia adotada para esta pesquisa (aprovada pelo Comitê de Ética, sob o CEP – Autorização nº 4.388.788) baseou-se numa abordagem qualitativa com pressupostos metodológicos dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (HENZ; FREITAS, 2015), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e o questionário diagnóstico, conforme proposições de Bardin (2011). As narrativas das colaboradoras da pesquisa revelaram que na escola há uma predominância de práticas avaliativas com fins classificatórios, fomentadas por concepções técnico-instrumentalistas de ensino, mas revelaram também perspectivas e disposição para a transformação dessas práticas a partir de um engajamento coletivo. Assim, foi implementada a formação continuada em serviço através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, processo que será renovado anualmente, de modo progressivo, com temáticas contextualizadas e oriundas da escuta sensível aos docentes.
- ItemProfessores itinerantes na educação básica: implementação de formação continuada em serviço nas atividades complementares de uma escola estadual do território do sertão produtivo - Bahia(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-08-31) Teixeira, Patrícia Magalhães; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; França, Elisete Santana da CruzA pesquisa intitulada “Professores itinerantes na educação básica: implementação de formação continuada em serviço nas atividades complementares de uma escola estadual do território do sertão produtivo Bahia” propôs ações interventivas para potencializar as Atividades Complementares (ACs) com momentos fecundos de formação continuada em serviço, visto que os professores são itinerantes e ficam inviabilizados por questões de tempo para a realização de cursos de formação institucionais. Assim, ficou evidenciado a urgente efetivação de uma formação continuada em serviço, especificamente nos momentos de Atividades complementares (ACs), que pudessem propiciar a discussão de textos científicos e a reflexão contextualizada com a realidade local. Com efeito, emergiu a seguinte questão de pesquisa: Como efetivar nas ACs momentos fecundos de formação continuada em serviço com professores itinerantes em uma escola pública de pequeno porte localizada no Território do Sertão Produtivo – Bahia? Para tanto, o objetivo geral do estudo consistiu em implementar uma Formação continuada em serviço nos momentos de ACs, com professores itinerantes que atuam em uma escola estadual do Território do Sertão Produtivo – Bahia. Para isso, destacou-se os objetivos específicos: Historicizar os princípios conceituais da formação continuada em serviço; Conhecer as possibilidades formativas nos encontros das ACs; Avaliar as necessidades formativas de professores intinerantes que atuam em uma escola estadual no território do sertão produtivo, e Implementar um processo de formação continuada em serviço de forma problematizadora e diálogica. O referencial teórico esteve embasado nas contribuições de Gatti (2009, 2011, 2012) e Nóvoa (2012, 2019); Freire (2002), Vasconcellos (2011) entre outros. A metodologia foi ancorada nas contribuições de Pereira (2019), Minayo (2009), Thiollent (1986) e Bardin (2016) por se tratar de uma pesquisa interventiva com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, cujas estratégias utilizadas para a coleta das informações foram a entrevista semiestruturada, os círculos de cultura e o questionário para feedback dos encontros. A investigação foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 4.855.131. O produto dessa pesquisa consistiu na formação continuada em serviço efetivada por meio da realização de círculos de cultura, os quais buscaram contextualizar lacunas da formação inicial, oportunizar a troca de saberes e experiências e refletir sobre a prática embasada em textos científicos, potencializando os momentos de ACs. A intervenção revelou as necessidades formativas sentidas pelos docentes em virtude das mudanças que estão ocorrendo no campo curricular educacional, reverberou, também, no fortalecimento dos vínculos interpessoais, na troca das experiências dos docentes com mais tempo de serviço e suas expertises, e na potencialização dos encontros de ACs com a implementação da formação continuada em serviço.
- ItemSaúde mental: uma discussão sobre o processo de adoecimento de professoras da rede municipal de Bom Jesus da Lapa(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-18) Batista, Janara Aparecida Teixeira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade Estadual do Estado da Bahia – UNEB – Campus XI Serrinha Bahia, teve como objetivo geral avaliar os fatores internos e externos que levam ao processo de adoecimento mental de professores em exercício da docência no ensino público e como objetivos específicos: identificar características comportamentais e sociais que possam estar associadas no processo de adoecimento de docentes; mapear número de professores em fase de adoecimento mental na rede pública de ensino; Analisar os impactos do adoecimento mental nas relações profissionais do docente e as interferências na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O estudo propõe a criação de um calendário fixo voltado para o cuidado da saúde do trabalhador docente, através de oficinas terapêuticas, de articulação com a classe docente quanto ao processo de prevenção e esclarecimento quanto ao adoecimento mental. É um estudo qualitativo de natureza exploratória por meio de grupo focal reflexivo, entrevistas, diagnóstico organizacional e questionário sócio-demográfico, profissional e de saúde com 17 professoras da rede municipal de ensino do município de Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia. A pesquisa ação é de forte relevância social, de maneira a contribuir para políticas relacionadas à saúde mental do trabalhador e, aqui, em especial à saúde mental dos trabalhadores docentes. A pesquisa é fundamentada em uma abordagem empírica do trabalho do professor, na busca do entendimento acerca da dinâmica saúde/sofrimento mental. Foi submetida ao comitê de ética com parecer favorável número 3.935.234. Como contributos teóricos na discussão sobre saúde mental, a pesquisa fundamentou-se em Amarante (2001), Dalgalarrondo(2008), Dejours (1986,1987, 1992,1994), Pinel (2007) e Rosa (2012), sobre a docência e sua relação de trabalho Bauman (2001), Evangelista (2002), Freire (2005, 2009), Mendes (1991,2004, 2007), Nóvoa (1996,1997, 2002), Pimenta (2002), Santos (2012), Tardif(2002,2005, 2014), Wünsch Filho (2014). Os resultados apontam que fatores como clima organizacional, condições de saúde, condições financeiras, condições emocionais, as relações no ambiente de trabalho e as suas interferências, emergem então, os desafios da prática pautada na “gestão” e na organização do trabalho que, pelas narrativas, estão interferindo na saúde emocional dos trabalhadores docentes. Podemos considerar que a produção completa de saúde exige um pensar e um agir, não apenas individual mas, também, coletivo. É importante reconhecer que existe a necessidade de mudança do paradigma da atenção dada ao adoecimento mental na sociedade, como também, nas condições de saúde de forma geral, uma vez que os determinantes sociais da profissão docente influenciam diretamente na ocorrência de problemas de saúde mental.
- ItemO uso do smartphone na sala de aula: tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do território do sisal(2022-06-17) Lima, Manoel da Cruz; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Araújo, Helisângela Acris Borges de; Amorim, Ivonete Barreto deEsta dissertação teve como objeto de estudo as tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do Território do Sisal, à medida que discutiu sobre as possibilidades do uso do smartphone na mediação pedagógica por professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática na terceira série do ensino médio no contexto supracitado. A pesquisa teve como geradora de reflexões a seguinte problemática: “Como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA)?”. Diante da necessidade de resposta para esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa foi: compreender como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA). E para viabilizar seu desenvolvimento traçamos os seguintes objetivos específicos, a saber: a) historicizar a importância da relação tecnologia e educação b) contextualizar o uso pedagógico da tecnologia digital móvel na educação; c)analisar concepções e usos das tecnologias móveis na sala de aula; d) implementar oficinas formativas com os professores sobre o uso pedagógico do smartphone; e) elaborar de forma coletiva s proposta de mediação pedagógica de uso smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente. Assim sendo, a pesquisa se consistiu de caráter exploratório, cujo percurso metodológico foi de uma pesquisa qualitativa e que foi realizada em uma escola pública do município de Valente/BA, com a participação de quatro professores colaboradores. Os dispositivos de coleta de informações foram: questionário on-line; entrevista semiestruturada e oficinas pedagógicas. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. Também foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 4.551.677. Diante dessas questões, a pesquisa obteve como produto uma proposta de mediação pedagógica de uso do smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Com o estudo, inferimos ser possível utilizar o smartphone na mediação pedagógica como um artefato capaz de colaborar para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. As discussões e reflexões revelaram, ainda, ser imprescindível o papel do professor como agente mediador do processo de aprendizagem e que tenha formação voltada para a mediação tecnológica.