Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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O PPGIES visa contribuir para o desenvolvimento da competência acadêmica, científica e profissional dos mestrandos e egressos nas múltiplas áreas do conhecimento, de forma articulada e integrada, primando pela interdisciplinaridade, através da instrumentalização para a realização de intervenções educativas e sociais que contemplem os novos contextos de aprendizagens e as novas formas de subjetivação e organização comunitária em espaços do setor público e privado. A periodicidade da seleção do Mestrado em Intervenção Educativa e Social da UNEB Campus XI será anual, ofertando inicialmente 10 vagas (dez) vagas. A duração será no máximo de 24 (vinte e quatro meses); correspondendo a 4 (quatro) semestres letivos, durante os quais deverão ser integralizados 42 créditos.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) por Autor "Amorim, Ivonete Barreto de"
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- ItemAnais do II Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado Da Bahia, 2018-08-16) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO II seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Educação/Campus XI - Serrinha, organizado e executado por pesquisadores, estudantes e técnicos que compõem o grupo. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino e a extensão constitui-se em tripé fundante na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o II Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social visa disseminar pesquisas oriundas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações, Teses, Iniciação Científica e Resultados de Pesquisas vinculadas a grupos.
- ItemAnais do III Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado Da Bahia, 2019-09-27) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO III seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Educação/Campus XI - Serrinha, organizado e executado por pesquisadores, estudantes e técnicos que compõem o grupo. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino e a extensão constitui-se em tripé fundante na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o III Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social visa disseminar pesquisas oriundas de Conclusão de Curso (TCC, Dissertações, Teses), Iniciação Científica e resultados de pesquisas vinculados à Grupos de Pesquisa, PIBID, Experiência Profissional, Projeto de Extensão e de Ensino.
- ItemAnais do IV Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-09-24) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO IV Seminário Internacional Educação Políticas Públicas e Desenvolvimento Social é um evento internacional, bianual, promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Departamento de Educação/Campus XI – Serrinha Ba, organizado e executado pelas líderes, pesquisadoras, estudantes e técnicas que compõem o grupo em parceria com o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/CAMPUS XI). Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino, a extensão e a internacionalização constituem-se em pilares fundantes na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o IV Seminário Internacional EPODS visa disseminar pesquisas oriundas de Conclusão de Curso (TCC, Dissertações, Teses), Iniciação Científica e resultados de pesquisas vinculados a Grupos de Pesquisa, PIBID, Experiência Profissional, Projeto de Extensão de Ensino e de Pós-graduação stricto sensu da UNEB e de outras Instituições de Ensino Superior do âmbito regional, nacional e internacional. Destarte, os objetivos do IV Seminário Internacional EPODS visam socializar e debater pesquisas que ampliem os conhecimentos sobre a relação educação, políticas públicas e desenvolvimento social, com vistas a desvelar a complexidade de saberes e práticas educativas concernentes, bem como as interfaces que tangenciam a formação docente; oportunizar a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e internacionalização no DEDC Campus XI e na Universidade; fomentar a articulação de pesquisa em rede com outros grupos de pesquisas e universidades; e promover a divulgação e sistematização de trabalhos acadêmicos e científicos. Ademais, esperamos que esta IV edição do evento possa continuar com a nossa premissa de problematizar questões com base na Conferência de abertura, no canal Apontamento de Pesquisas no YouTube, “Direitos humanos e Interculturalidade: potencial transformador para uma sociedade sustentável”, com a Profª Drª Francisca Eugênia dos Santos (USACH); na Mesa Redonda Virtual, no canal Apontamento de Pesquisas no YouTube, “Impacto epidemiológico da COVID nas prisões: repercussões na saúde mental”, com a Profª Drª Cláudia Regina de O. Vaz Torres e o Profº Drº José Menezes e pelas sessões de comunicação oral.
- ItemAnais do V Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-15) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO V Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social é um evento internacional, bianual, promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Departamento de Educação/Campus XI – Serrinha BA, organizado e executado pelas líderes, pesquisadores/as, estudantes e técnicas que compõem o grupo em parceria com o Curso de Mestrado do Programa de Pós graduação Stricto Sensu Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB/CAMPUS XI). O evento tem por objetivo garantir um espaço destinado ao diálogo e à socialização das atividades dos/as pós-doutorandos/as, mestrandos/as, estudantes de Iniciação Científica e de graduação. Tais ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico estão articuladas com a Graduação, Pós-graduação, Redes de Pesquisas e a sociedade civil organizada a partir de interlocuções com os territórios baianos e as Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais. Destarte, é relevante destacar que essa edição é marcada pela comemoração dos 40 anos da UNEB, 35 anos no Campus XI, 9 anos do grupo EPODS e 5 anos do PPGIES. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino, a extensão e a internacionalização constituem-se em pilares fundantes na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o V Seminário Internacional EPODS visa disseminar pesquisas oriundas de Conclusão de Curso (TCC, Dissertações, Teses), Iniciação Científica e resultados de pesquisas vinculados a Grupos de Pesquisa, PIBID, Experiência Profissional, Projeto de Extensão, Projeto de Ensino e de Pós-graduação stricto sensu da UNEB e de outras Instituições de Ensino Superior do âmbito regional, nacional e internacional. Ademais, esperamos que esta quinta edição do evento possa continuar com a nossa premissa de problematizar questões com base na Conferência de Abertura intitulada “Pesquisa-ação no contexto da pós-graduação stricto sensu: desafios e potencialidades interventivas”, com o Profº Dr. Michel Thiollent, na sequência do evento teremos: Palestra 1 “Poéticas no curso dos rios da região Kongo”, com o Profº Dr. Nsimba Jose, a Palestra 2 intitulada “Novo Ensino Médio: Reformulação ou Revogação?”, com a Profº Me. Getúlio Marques Ferreira, assim como com os importantes debates nas sessões de comunicação oral e lançamento de livros.
- ItemCatálogo de produtos técnicos e tecnológicos(Universidade do Estado Da Bahia, 2024-12-18) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Torres, Cláudia Regina de Oliveira VazÉ com grande satisfação e honra que prefacio esta obra. A honra advém da deferência do convite, enquanto a satisfação deriva do prazer proporcionado pela leitura, graças à qualidade e adequação dos Produtos Educacionais e Técnico-Tecnológicos aqui desenvolvidos e apresentados. Estes produtos revelam uma profunda conexão com a realidade e demonstram uma busca constante por soluções criativas, inovadoras e efetivas para os desafios enfrentados pelas comunidades baianas nas quais o Programa de Pós-Graduação Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está inserido. Assumo a função de prefaciar esta obra na condição de quem apoia incondicionalmente a integração entre estudo teórico e pesquisa empírica aplicada a problemas públicos – questões reais e de relevância para a sociedade. Também valorizo a devolução dos resultados dessas pesquisas à sociedade, para que se concretizem como subsídios na formulação de políticas públicas. No caso específico deste programa profissional, tais pesquisas culminam em produtos técnico-tecnológicos que materializam soluções para problemas identificados pelos pesquisadores e profissionais formados pelo Mestrado. Destaco os atributos positivos e a elevada qualidade dos 55 produtos técnico-tecnológicos reunidos neste livro, todos focados em ações de intervenção educativa e social. Eles foram concebidos com o propósito de atender demandas concretas da sociedade, com ênfase na necessidade de elevar os níveis de cidadania, desenvolvimento humano e na redução das desigualdades sociais das comunidades baianas. Além disso, são soluções que, com ajustes mínimos, possuem potencial para serem replicadas em contextos de outras comunidades pelo Brasil. É digno de menção que os produtos foram desenvolvidos por turmas ingressantes entre 2019 e 2022, ou seja, por mestrandos – agora mestres – que enfrentaram as vicissitudes e desafios impostos pelo período mais crítico da pandemia de COVID-19 e pelo cenário do pós pandemia. Ainda assim, conseguiram produzir trabalhos de excelência, o que reflete a competência do Programa em formar profissionais capazes de construir saberes e realizar intervenções educativas e sociais com impacto positivo e transformador na vida de pessoas e comunidades.
- ItemEducação, políticas públicas e religião: diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Santos, Janeide Bispo dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Martins, Paulo Cézar Borges; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Castro, Selma Barros Daltro deTivemos como tarefa escrevinhar este texto, que é a apresentação do livro “Educação, Políticas Públicas e Religião: diálogos interventivos”, esse que envolve o I WEBSEMINTER, o I WEB COLEPODS, o I Colóquio Internacional do LEPEGE e o III Colóquio Internacional sobre diversidade religiosa no Brasil Contemporâneo. A presente obra está dividida em três partes: Parte I – Educação; Parte II – Políticas Públicas; e Parte III – Religião. É importante ressaltarmos, aqui, os diversos grupos de pesquisa envolvidos nesta construção. Iniciamos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional, que é a multicampia, uma característica interdepartamental, possuindo pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que ele foi criado e certificado pelo CNPq, em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/interdisciplinar. O Grupo é composto por 08 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Está ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tem como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde; 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem; 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país; através de apresentações de comunicações, proposições de Grupo de Trabalho e da Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo, evento pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização são ancoradas por meio de diálogo, proposição de pesquisa e publicações conjuntas com as seguintes IES estrangeiras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Continuamos agora com o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), que é integrante do Programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI. Tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes à análise da relação sociedade e natureza em suas interfaces com a Educação e a Geografia, considerando suas repercussões socioespaciais. Também visa produzir compreensões acerca dos projetos de sociedade em disputa, considerando suas correlações no âmbito dos paradigmas científicos, no arranjo socioespacial, nas teorias e práticas educacionais, bem como nas concepções de homem e de sociedade. Este grupo de pesquisa integrou as atividades do I Web Seminário Internacional Interdisciplinar: diálogos interventivos (I WEB SEMINTER), promovido pelo MPIES, através do seu I WEB Colóquio Internacional, cujo título foi Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia. Este colóquio teve o objetivo de contribuir com os debates acerca das políticas públicas, da educação e dos movimentos sociais, problematizando o papel do Estado no contexto da sociedade de classes, tendo em vista o trato dado à educação pública, sob o contexto das políticas neoliberais e analisando as suas repercussões socioespaciais no cenário da pandemia. Além disso, também foram evidenciados os enfrentamentos, as disputas, as resistências e as proposições que têm sido produzidas pelos movimentos sociais na defesa dos seus territórios sob uma perspectiva contra-hegemônica.
- ItemEntre casulo e asa: compartilhando a trajetória de uma orientadora no contexto de um mestrado profissional interdisciplinar(Universidade do Estado Da Bahia, 2023) Amorim, Ivonete Barreto deEste livro intitulado Entre casulo e asa: compartilhando a trajetória de uma orientadora no contexto de um mestrado profissional interdisciplinar advêm de uma necessidade latente de compartilhar o pouco que aprendi e o muito que ainda tenho e desejo aprender no âmbito da minha atuação como professora-pesquisadora do ensino superior de uma universidade pública estadual multicampi, a qual tem potencializado as minhas estratégias de aprendências sobre o ato de orientar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que adentraram o Mestrado Profissional (MP) na Área Interdisciplinar e estiveram ou estão dialogando com o meu jeito de orientá-los/as. Outrossim, no percurso deste livro reitero que seu conteúdo está vincado em uma narrativa experiencial. Neste contexto, é imprescindível destacar que a experiência ora narrada teceu-se por meio do processo de orientação no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES), vinculado à Universidade do Estado da Bahia/UNEB/Campus XI, Serrinha-BA, na Modalidade Profissional na Área Interdisciplinar, o qual, por sua vez, não ocorreu de forma abrupta, ele, na verdade, foi construído durante todo o meu processo de docência (da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e curso de Magistério), com forte interrelação com a atuação como coordenadora pedagógica e em diálogo com os/as colaboradores/as de pesquisas que por mim passaram durante os cursos de graduação em Pedagogia, de pós-graduação lato sensu e nos últimos 6 anos atuando como docente, pesquisadora e vice-coordenadora do referido Programa, pois nenhuma construção de um processo de mediação pedagógica ocorre desvinculado das experiências vividas, sentidas, compartilhadas consigo e com o/a outro/a. Por isso, sinto-me entre Casulo e Asa, sempre! Pois quando adentrei no PPGIES voltei ao meu casulo (através de leituras, busquei nas minhas experiências o que eu tinha de mais próximo para respeitar as intervenções de um processo de pesquisa e para construir COM e não apenas PARA o/a outro/a) e, para alcançar esse olhar panorâmico sobre a orientação encampada nesse contexto, tive que me apropriar necessariamente de outras leituras e normativas de um Programa da área 45 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ou seja, da Área Interdisciplinar, com vistas alcançar ASAS! Essas ASAS que me alcançaram e têm alcançado meus orientandos e minhas orientandas nas suas trajetórias de pesquisa, as quais têm ultrapassado os muros das salas de aula da universidade. Na verdade, não tinha a intenção de escrever um livro para narrar essa história, talvez eu nem precisasse registrar em formato de livro, simplesmente eu poderia ter escrito um artigo ou compartilhado através de palestras, como sempre tenho feito nas minhas narrativas em diferentes espaços e no próprio Mestrado Profissional (MP). Contudo, como professora tenho sido indagada sobre como orientar no MP e questionada sobre o que difere da orientação em um MP de uma orientação em um Mestrado Acadêmico. Na verdade, tem uma palavra que eu tenho perseguido durante esse meu processo de apropriação como professora e pesquisadora/orientadora no MP Interdisciplinar: a palavra de ordem é DESCONSTRUÇÃO em seu sentido mais amplo, pois continuo valorizando a pesquisa básica (tão necessária e valorizada nos Mestrados Acadêmicos), mas tenho como ponto central ultrapassá-la, incorporando perspectiva vincada em duas naturezas na investigação, a pesquisa de natureza prática e/ou a pesquisa de natureza aplicada, e realmente essa tarefa exige um olhar praxiológico1 sobre a própria orientação em colaboração com o/a orientando/a e os problemas historicamente situados em uma realidade institucional e outros contextos. Destarte, “[...] tanto a pesquisa acadêmica quanto a “engajada” exige planejamento, controle e sistematização, pois sem rigor teórico-metodológico não há pesquisa” (André, 2016, p.40). Ademais, é relevante destacar que as pesquisas quanto à natureza se designam pelo tipo de conhecimento que produz. Dessa forma, no âmbito do MP, dialogamos tanto com a produção do conhecimento oriundo da pesquisa básica2 quanto da aplicada.
- ItemI Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado Da Bahia, 2017-09-20) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Educação/Campus XI - Serrinha, organizado e executado por pesquisadores, estudantes e técnicos que compõem o grupo. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino e a extensão constitui-se em tripé fundante na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o I Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social visa disseminar pesquisas oriundas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações, Teses, Iniciação Científica e Resultados de Pesquisas vinculadas a grupos.