Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Anecleto, Úrsula Cunha"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento da compreensão leitora dos alunos a partir de atividades do livro didático de português(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-03) Lima, Rosana do Carmo; Anecleto, Úrsula Cunha; Souza, Janine Fontes de; Silva, Jureia Maria Ferreira daA leitura é um meio pelo qual se amplia conhecimentos e deve ser vista como base para maior compreensão e interação entre os indivíduos e seu meio social. É notória a grande relevância da leitura para que o aluno possa entender o mundo no qual está inserido. No entanto, é preciso que ele compreenda as diversas formas de linguagem que o cerca. Para isso, evidencia-se que a escola é o lugar onde o aluno tem maior acesso à diversidade de textos, tendo como objetivo formar leitores que leiam e compreendam o que estão lendo. A partir dessas considerações, esta pesquisa teve como objetivo analisar se atividades do livro didático de língua portuguesa Singular & Plural: Leitura, Produção e estudos de linguagem, do 6° ano do Ensino Fundamental II, contribuem para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos dessa fase de escolarização, através de questões que ampliam competências de leitura discentes. Como embasamento teórico, dialogou-se com Koch; Elias (2006), Antunes (2010), Marcuschi (2002), Rojo (2003), Kleiman (1989), Solé (1998). Metodologicamente, partiu-se de uma pesquisa de base qualitativa e método documental. Os dados da investigação permitiram verificar que algumas atividades apresentadas no documento pesquisado contribuem, mesmo que de forma parcial, com o desenvolvimento de habilidades leitoras dos sujeitos, cabendo ao professor potencializar essas atividades em sala de aula.
- ItemLetramento científico e o livro didático de língua portuguesa: ampliando possibilidades de ensino da língua materna(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Miranda , Josimara Divino Oliveira; Anecleto, Úrsula Cunha; Souza, Janine Fontes de; Silva, Obdália Santana FerrazConhecimentos científicos fazem parte do cotidiano das pessoas, de forma tão natural, e interferem direta e indiretamente em suas vidas. Ao realizar diversas atividades, a exemplo de leituras feitas em panfletos sobre doenças sexualmente transmissíveis ou sobre a febre amarela, informações sobre o tempo, como também apresentar argumentos ou escrever um texto dissertativo sobre a transmissão da dengue ou produção de alimentos, é possível notar que o sujeito transita entre o conhecimento cotidiano e as experimentações científicas. Nessa perspectiva, nota se que os discentes chegam à escola com diversas informações sobre assuntos atrelados a esse tipo de conhecimento. Sendo assim, a escola torna-se uma agência necessária para a ampliação do grau de letramento científico dos sujeitos e, assim, desenvolver conhecimentos atrelados ao texto de divulgação científica. Nessa perspectiva, esta pesquisa investiga contribuições que práticas de leitura e de escrita, propostas pelo Livro de Didático de Língua Portuguesa, do 3ª ano do Ensino Médio, trazem para a ampliação do Letramento Científico discente. Teoricamente, esta pesquisa tem como embasamento os estudos dos novos letramentos (ROJO, 2009; KLEIMAN, 2005); letramento científico (GOMES, 2015); gênero de divulgação (DELANI, 2009); livro didático de língua portuguesa (ABAURRE; ABAURRE; PONTARA, 2013). Metodologicamente, constituiu-se em uma pesquisa de base qualitativa e método documental. Como resultado da análise de dados, a investigação apontou que o Livro Didático de Língua Portuguesa analisado constitui se em um dos meios que contribuem para que o aluno tenha contato com o gênero de divulgação científica, ampliando, assim, as possibilidades de leitura, análise e compreensão de aspectos relativos às ciências. Sendo o Livro Didático um meio um elemento para desenvolver tais competências para o individuo e em sala de aula pouco é explorado o tema estudado me despertou o interesse e pesquisei sobre o os letramentos dando ênfase ao Letramento Científico.Diante desses estudos surgiu a seguinte questão de pesquisa: Como atividades do Livro Didático de Língua Portuguesa, através do gênero de divulgação científica, contribuem para o desenvolvimento do Letramento Cientifico de alunos do terceiro ano do Ensino Médio?
- ItemO Blog Como Espaço Multimodal Para O Desenvolvimento Da Escrita Em Língua Portuguesa, No Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-03) Oliveira, Milena De Andrade; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes, JanineNa sociedade contemporânea, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm modificado a vida das pessoas em relação ao modo de agir, pensar, comunicar-se, possibilitando mudanças em várias instâncias sociais. Assim, tornou-se importante que as unidades escolares, consideradas agências sistematizadoras de ensino, percebam o papel dessas tecnologias na vida de seus alunos e as integrem através de práticas significativas no seu fazer pedagógico. Levando-se tudo isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo investigar como as TIC contribuem para práticas significativas de escrita, no Ensino Fundamental II, a partir da utilização de sequências didáticas como ação pedagógica. Para tanto, essa investigação centrou-se no estudo do Blog como meio para o desenvolvimento de práticas de ensino que levem em conta a ampliação de competências de escrita desses alunos, também em ambientes virtuais. Para embasar teoricamente esta monografia, dialogou-se com estudos sobre TIC (MORAN, 2003; KOMESU, 2005; CUNHA, 2012); escrita em meios digitais (MARCUSCHI, 2004; CAMPOS, 2013; XAVIER, 2002); sequências didáticas (OLIVEIRA, 2013; LEAL, 2016; LEAL; BRANDÃO, 2012); gênero emergente blog (PINHEIRO, 2013). Metodologicamente, constituiu-se em uma pesquisa de base qualitativa e de campo. Como resultado da análise de dados, a investigação apontou para a necessidade de as escolas ampliarem o trabalho com os gêneros emergentes e proporcionarem aos alunos práticas de escrita contextualizadas, vivas e enriquecedoras, a fim de formar sujeitos capazes de atuar em seu meio social e refletir sobre ele.