Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) por Orientador "Purificação, Marcelo Máximo"
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- ItemEducação religiosa em debate: por uma práxis educativa pelo respeito à diversidade étnico-religiosa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Bom Jesus da Lapa – BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-11-24) Teixeira, Eberson Luís Mota; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaEste trabalho sob título: EDUCAÇÃO RELIGIOSA EM DEBATE: Por uma práxis educativa pelo respeito à diversidade étnico-religiosa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba tem como fulcro investigar a práxis racista contra a diversidade étnico-religiosa, assim como abrir espaços de compreensão frente aos conceitos de intolerância religiosa sob a perspectiva de uma abordagem inclusiva ao ressignificar a intolerância religiosa em um racismo religioso por Nogueira (2020), posto que expressa um modus operandi (modo de agir) excludente revelado na estrutura institucional da civilização hodierna (Almeida, 2019), a qual se manifesta num modus vivendi (modo vivencial) da herança atávica da sociedade patriarcal, discriminativa e colonialista brasileira (William, 2019). Destarte, o escopo tem como justificativas as trajetórias pessoais (do pesquisador), no que se refere ao arcabouço necessário para o aprofundamento da discussão sobre o combate antirracista e a intolerância religiosa diante das demandas do racismo pessoal, institucional e estrutural no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba. Por conseguinte, apresenta-se como uma problemática: como desenvolver uma práxis educativa de inclusão e respeito à diversidade religiosa? Essa adversidade foi observada após embates, chistes e críticas às religiões de matrizes africanas como um processo sistemático de violência simbólica (Bourdieu, 1989). Não obstante, foram analisados as causas e os efeitos deste racismo e intolerância perante as religiões de matrizes étnico-religiosas (africanas e indígenas) sob a óptica da abordagem qualitativa em Minayo (2007). Nesta empreitada utilizamos a linha da pesquisa bibliográfica e documental em (Gil, 2002 e Marconi e Lakatos, 2003). A metodologia utilizada para a análise dos dados, foi obtida através de observações (Gil, 1994 e Freire, 1986), questionário (Lankshear e Knobel, 2008) tendo como fiel a análise de conteúdo (Bardin, 1977; 1979). Como referenciais teóricos capitais da escrita dos três artigos interrelacionados serão utilizados Nogueira (2020) e Fanon (2008) para intolerância religiosa e decolonialidade, Adichie (2019) e 1hooks (1995) ao ensinar a transgredir contra uma historicidade única e Almeida (2019) e Kilomba (2019) com histórias educativas e participativas contra o racismo estrutural e a favor da decolonialidade. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o entendimento e desvelamento desta construção histórica racista, que implica no desrespeito religioso à tradição sagrada de matriz africana e indígena, sendo uma constante ingerência no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa - Ba e seu entorno (à cidade de Bom Jesus da Lapa – capital baiana da fé católica), visto que o possível cerne destas práticas de racismo religioso estarão atreladas a uma cultura judaico-cristã instada num projeto colonial de poder (das elites) sob o viés monoteísta judaico–cristão (excludentes), à medida em que explicita um epistemicídio (Santos, 2010) percebido na crueza da escravidão e do tráfico de pessoas do continente africano e ameríndio desde a colonização portuguesa (Gilroy, 2001). Sem embargo, o trabalho final apresentou um produto proveniente do processo de observação, pesquisa e intervenção, que foi fruto de diálogos com os integrantes tendo a sequência didática, o projeto de intervenção e um artigo abordando an passant (de passagem) os resultados da aplicação nesta instituição de ensino (IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa) para abarcar os fenômenos objetivos e subjetivos dos participantes perante à temática investigada.
- ItemAs Metodologias Ativas mediadas por tecnologias digitais e processos de aprendizagens: uma proposta colaborativa para formação de licenciandos de uma universidade pública estadual no Território do Sisal.(2022-05-25) Oliveira, Pedro Márcio Pinto de; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaA educação do mundo atual exige dos professores habilidades condizentes com a era digital, que os cursos de licenciatura, fornece muito pouco ou nenhuma formação nesse sentido. Os aportes metodológicos necessário a prática docente no cenário da era digital, precisam serem desenvolvidas pelos professores no seu processo de formação, visto que, a sala de aula do século XXI são ocupadas pelos nativos digitais, jovens que nasceram após a virada do século e não conhece o mundo a analógico, eles são sendo turbinados de informações e precisam aprender a transformar informação em conhecimento, a escola precisa ensinar os estudantes a aprender a aprender, os jovens atuais são sujeitos ativos e dinâmicos, querem ser sujeitos da sua própria aprendizagem, desejam uma educação em que eles sejam os protagonistas e os professores os mediadores no processo ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Interversão Educativa e Social, Linha: Novas formas de subjetivação e organização comunitária do Departamento de Educação – Campus XI, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, teve como objetivo principal compreender como as Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais contribui para criação de aulas inovadoras e interativas, que busque o protagonismo do aluno, a fim de que este seja agente ativo da sua própria aprendizagem. Para atingir tal objetivo produzimos, como produto dessa pesquisa, um curso de extensão sobre o uso das Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais para os estudantes dos cursos de licenciatura do Departamento de Educação – Campus XIV da UNEB, lócus da nossa pesquisa, que possibilite esses futuros docentes a criação de ideias de aulas inovadoras e interativas que permitam aos alunos construir conhecimentos a partir das metodologias ativas com o auxílio das tecnologias digitais, e compartilhar em rede, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da geração da mudança. O curso em questão, vem contribuir de forma significativa com o processo de formação desses licenciandos, munindo-os com ferramentas que os permitam transformar suas aulas em momentos de aprendizagens que conecte os jovens, engajando-os através do trabalho com Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais, promovendo assim a aprendizagem significativa, apresentando aos professores em formação ferramentas que permita a aprendizagem em rede; propondo aos mesmos metodologias de ensino que permitam capacitação e autonomia para o aprendizado ativo e dinâmico; criando assim condições para o desenvolvimento de atividades a serem desenvolvida como um trabalho compartilhado em rede (fora da sala de aula); mostrando as possibilidades a partir do uso das tecnologias digitais para auxílio de práticas pedagógicas em sala de aula e “fora dos muros da escola” que objetive “prática continuada”.
- ItemRacismo institucional: o combate em rede no Baixo Sul Baiano(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-03-13) Santana, Lousana de Jesus; Purificação, Marcelo Máximo; Carneiro, Everton Nery; Santana, Maria Luzia da SilvaEste trabalho intitulado Racismo institucional: o combate no Baixo Sul Baiano tem como objetivo potencializar espaços de compreensão dos aspectos do racismo institucional a partir das perspectivas do Baixo Sul em Rede no Combate ao Racismo Institucional (BSRCRI). O trabalho tem como justificativas trajetórias pessoais da pesquisadora, fomento da pesquisa científica, acúmulo para o BSRCRI no que se refere ao arcabouço necessário para o alargamento e aprofundamento da discussão e o combate praxiológico a esse tipo de racismo. Diante das demandas da rede (BSRCRI), apresenta-se como problemática: como solucionar o desconhecimento sobre o racismo institucional no baixo sul baiano? Essa problemática foi levantada após um processo de pesquisa junto ao grupo com o método zopp (baseia-se num processo de planejamento participativo sendo desenvolvidos passo a passo em equipes que contam com a participação dos indivíduos ou grupos afetados pelo projeto). A metodologia utilizada para a análise dos dados, obtidos através de observações e questionários, foi utilizada a análise de conteúdo. Diante do processo de pesquisa e desenvolvimento da temática, constata-se que o racismo institucional é uma constante presente no baixo sul baiano e eixo central para a prática das demais formas de racismo naquele território. Ao final, o trabalho apresenta-se um produto proveniente do processo de pesquisa, que é fruto de diálogo com os integrantes do BSRCRI em formato de cartilha de formação/ informação.
- ItemRe)existência e empoderamento da identidade negra: prática docente e estudos decoloniais no centro municipal de educação de Valilândia /Valente (Ba)(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-13) Lourenço, Josilene Andrade Lima; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Leyva, Pedro AcostaA dissertação em foco discutiu sobre as práticas docentes embasadas em uma abordagem teórico-prática decolonial, visando o empoderamento da identidade negra dos discentes no Centro Municipal de Educação de Valilândia (BA). Isso porque, sabe-se que a escola tem papel fundamental na construção do diálogo sobre as diferenças, já que é um espaço marcado por elas e que por isso pode contribuir em um processo fluido, dinâmico e menos discriminatório no tocante às identificações étnico-raciais dos sujeitos que nela habitam. Nesse sentido, a presente pesquisa questiona: “Como ocorrem os debates sobre as questões raciais e a percepção da identidade negra para os discentes, e quais as estruturas de poder que subjazem as questões raciais e identitárias nas práticas curriculares dos docentes do ensino fundamental II do Centro Municipal de Educação de Valilândia, sob a perspectiva dos estudos decoloniais?”. Com base nessa indagação, objetivou-se colaborar com as discussões sobre as questões étnico-raciais e identitária dos discentes, e as práticas curriculares dos professores do ensino fundamental II deste mesmo locus, avigorando uma educação decolonial de (re)existência e empoderamento da identidade negra no âmbito educacional e social. Frente a isso, os enlaces teóricos deste trabalho tomaram como base as categorias de identidade (HALL, 2003, 2014), decolonialidade (COSTA, 2000), (MUNANGA, 2009, 2016), (QUIJANO, 2005) e (FANON, 2020), além de considerar a relação de educação e currículo na perspectiva dos estudos decoloniais (GOMES, 2003, 2017), (FREIRE, 2019) e (ARROYO, 2011). Nesse contexto, a metodologia ancorou se na abordagem qualitativa (BOGDAN & BIKLEN,1994), por meio do estudo de caso e da pesquisa etnográfica (ANDRÉ, 2011; LUDKE, 2028), utilizando a observação participante e a entrevista intensiva como técnicas de produção de dados, tendo, posteriormente, a análise de dados mediante à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi a partir da concretização dessas proposições que o projeto de intervenção se desenvolveu, à medida que foram realizadas as oficinas pedagógicas no Centro Municipal de Educação de Valilândia (BA) (locus de pesquisa) com os docentes e os discentes dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental II – participantes da pesquisa. Tendo em vista esse movimento, intentou-se a construção de um caderno temático com proposições didático-pedagógicas a fim de colaborar na construção identitária a partir de uma educação decolonial e antirracista. Diante dessas questões, ficou compreensível, portanto, que este trabalho corroborou na desconstrução da imagem racializada e negativa dos povos que sofreram a diáspora africana e dos negros escravizados, além de ter criado alternativas para que as questões étnico-raciais ganhem cada vez mais espaço no contexto escolar.
- ItemUso das tecnologias na EJA no território do sisal: uma proposta interventiva pedagógica de inclusão digital e social(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-09-22) Santos, Elcione Carvalho; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaEsta pesquisa teve como propósito analisar a utilização de ferramentas digitais, informacionais e comunicacionais com discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio das etapas formativas finais VI e VII. Foi conduzida na cidade de Araci-Ba, especificamente no Colégio Estadual Imaculada Conceição, localizado no centro da cidade. A motivação para esta pesquisa surgiu das reflexões, experiências e inquietações no trabalho com esse público, tanto na rede municipal, como docente há 25 anos, quanto como Coordenadora Pedagógica desde 2018 na rede estadual. Teve como objetivo geral, investigar como a utilização dos recursos digitais e tecnológicos poderá contribuir para inclusão digital e social dos estudantes da EJA do Ensino Médio, etapas VII e VII, de forma criativa e participativa, por meio de uma proposta de intervenção. Como objetivos específicos: Contextualizar a Educação de Jovens e Adultos, perpassando pela visão nacional, estadual e local; Compreender a incorporação das tecnologias na educação, na modalidade EJA, identificando recursos tecnológicos, digitais, criativos e acessíveis como meio de inclusão digital e social; e Desenvolver com estudantes do Ensino Médio da EJA, etapas VI e VII, oficinas de ensino utilizando recursos didáticos, tecnológicos e digitais, registrando seu processo de modo a construir um site educativo como produto final para divulgação e interação. Os teóricos que embasaram esta pesquisa foram Freire (1986),Lévy (2007), Gadotti (2014), Arroyo (2017), Moran (2013) e Kenski (2008) e Pretto (2014), os quais abordaram a Educação de Jovens e Adultos, a aprendizagem com os meios tecnológicos, bem como seu impacto no mundo e o papel da escola nesse contexto. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, uma pesquisa do tipo prática, pois teve uma aplicação interventiva, foi exploratória e explicativa no intuito de descobrir, explicar fatos e dados. Desenvolveu-se com uma aproximação da pesquisa-ação por se tratar de uma proposta de intervenção em que houve uma construção colaborativa de oficinas de ensino e um site educativo com a síntese das oficinas, os textos, os documentos e os livros utilizados no percurso da pesquisa seguindo as normas do Conselho de Ética e Pesquisa (CEP). Os instrumentos de coleta de dados foram o levantamento bibliográfico, documental e intervenção com oficinas temáticas, tendo o diário de campo como suporte para registro e o grupo focal com a intenção de manter uma organização e levantar informações para as oficinas. A análise de dados foi realizada tendo por base a análise do conteúdo da Bardin (1977), que visa à descrição dos materiais coletados e organizados em categorias. Por fim, espera-se, com essa pesquisa de intervenção, proporcionar reflexão, descobertas e atuação dos indivíduos da EJA, permitindo-lhes maior participação como estudantes, cidadãos críticos e aprendentes.