Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "Cruz, Amália Catharina Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação de professores de educação física e a educação do campo: realidade e possibilidades no trato com o conhecimento lazer.(2015) Santos, Cristovão da Cruz; Cruz, Amália Catharina SantosO presente estudo pretende contribuir com o debate sobre a formação de professores de Educação Física para intervirem de forma qualificada na Educação do Campo, especialmente no conhecimento sobre o Lazer. Este trabalho tem base no materialismo histórico-dialético, na perspectiva Marxista. A nossa questão norteadora foi a seguinte: como está sendo desenvolvido o debate sobre a formação de professores de Educação Física na Educação do Campo, a partir do conhecimento do lazer? O objetivo deste trabalho foi analisar como vem sendo feita a formação dos professores de Educação Física para atuarem no campo, considerando o conhecimento sobre o Lazer. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica exploratória, GIL (2007) pesquisa bibliográfica fazendo levantamento de referências teóricas, e publicadas por meio escritos e eletrônicos. Para tanto, nos baseamos na análise de conteúdo de Bardin (2006), quanto a natureza dos dados a pesquisa se classifica como qualitativa, segundo MINAYO (2001). A análise dos dados foi feita seguindo a organização de Bardin (2006), em três fases: 1) pró-análise. 2) exploração do material 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Foi observado nas análises dos dados que uma formação de professores de Educação Física para cidade e campo poderá contribuir para quebrar a polarização cidade-campo. Foi verificado que a Educação Física está materializada em diferentes práticas, em diversos contextos institucionais, profissionais, acadêmicos podendo, portanto, ser também identificada por variados objetos de conhecimento, que se apresentam como campos em disputa. Quanto ao lazer, foi observado o quanto estamos perdendo cada vez mais ou deixando de exigir o que é nosso por direito. Espera-se que a partir de outras produções, esse tipo de temática continue sendo pesquisado, buscando assim, qualificar a formação de professores de Educação Física, devido também ao grau de relevância do tema aqui pesquisado.
- ItemFormação de professores em educação física: um balanço do debate atual.(2016) Ribeiro Neto, Agenor José Ribeiro; Cruz, Amália Catharina Santos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto daO presente estudo tem como tema a Formação de professores de Educação Física, cujo o objetivo foi compreender o debate sobre a Formação de professores de Educação Física a partir da fragmentação da profissão entre Licenciatura-Bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho. Para tal, levantamos a seguinte indagação: Como está sendo desenvolvido o atual debate sobre formação profissional na Educação Física, a partir da fragmentação da profissão, entre licenciatura-bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho? Tratou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Foi investigado o ordenamento legal no período de 2004 a 2015. Ainda, discutiu-se o embate de projetos no âmbito da Educação Física, tendo correlação com o mundo do trabalho. De um lado, o sistema CONFEF/CREF defendendo a fragmentação da profissão, do outro lado, os movimentos de luta social contra a regulamentação da profissão: MEEF e MNCR, por exemplo. Pôde ser observado que as investidas do CONFEF precarizam a profissão, e que a regulamentação não beneficia em nada aos trabalhadores. Dessa forma, os movimentos de luta social, lutam contra tais investidas, buscando, a regulamentação do mundo do trabalho por melhores condições de vida. Para tal, aparece nesse cenário, a Licenciatura plena de caráter ampliado, como uma possível solução para este entrave.
- ItemPolíticas públicas de lazer: uma análise da Lei Orgânica do Município de São Gabriel/BA.(2015-11-12) Silva, Jerri Éden Rocha da; Cruz, Amália Catharina Santos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto daEste estudo teve como tema o lazer no âmbito das Políticas Públicas, cujo objetivo foi analisar as políticas públicas de Lazer do município de São Gabriel/BA, a partir da Lei Orgânica de 2006, na gestão municipal 2009 – 2012. Nosso problema de pesquisa foi o seguinte: Como foram desenvolvidas as políticas públicas de Lazer existentes no município de São Gabriel/BA, considerando a Lei Orgânica de 2006, na gestão Municipal 2009 - 2012? Esta foi uma pesquisa qualitativa, onde foi feita uma análise documental e bibliográfica que analisou documentos oriundos da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, do Município de São Gabriel/BA e a Lei Orgânica do município, como principal documento. O referido documento que tem em sua totalidade 58 páginas, das quais pouco mais de meia página encontrada no Título VII, Capitulo III, seção III é dedicada a Esporte, Lazer e Turismo e em apenas um artigo com quatro parágrafos faz alusão ao lazer de maneira indireta, extremamente superficial e desentendida do que seja realmente o lazer. Podemos observar que para o entendimento dos responsáveis pelo documento, o lazer vem ser uma “recreação sadia” falam de recreação e lazer como sinônimos, ou seja, como não sabem diferenciar os termos, empregam mal os seus usos. Cabe ressaltar, que o que é exposto na Lei Organica não condiz com a realidade encontrada mesmo o que é transcrito de maneira equivocada foi realizado de acordo com a pesquisa, pois o que foi encontrado na Lei é uma alusão ao que seja realmente o lazer, já na prática não foi encontrada nenhum documento, ação ou projeto feito para benecifio da população. Concluímos que há falta de conhecimento por parte dos responsaveis para o que seja o lazer. Desta maneira, torna-se limitada o acesso aos projetos voltados ao tema para beneficio da população, a partir do momento em que os próprios gestores não compreendem o trato com o conhecimento científico sobre o sentido do lazer.