Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Orientador "Reis, Joseni Pereira Meira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistória é o espelho que reflete a memória: a alfabetização na escola Getúlio Vargas no município de Guanambi-BA na década de 1970(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Novaes, Sabrina Maria da Silva; Lima, Rebeca Oliveira da Silva; Reis, Joseni Pereira Meira; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Teixeira, Sirlene Prates CostaEsta monografia tem como objetivo analisar o processo histórico da alfabetização na Escola Getúlio Vargas, no município de Guanambi-BA, na década de 1970. Trata-se de uma pesquisa histórica na área da educação, que investiga a história da alfabetização a partir de um recorte local. A abordagem adotada é qualitativa, sendo utilizados, para a coleta de dados, documentos do acervo escolar, como ata de inauguração, diários de classe e fotografias, bem como entrevistas com professoras alfabetizadoras que atuaram nesse período. A pesquisa buscou, de forma geral, discutir o cenário educacional da alfabetização no Brasil na década de 1970; conhecer os modos de alfabetização e as práticas educativas que aconteciam na escola; e identificar os recursos e materiais utilizados no processo de alfabetização por meio das entrevistas com as professoras. O estudo articula memória e história para compreender os modos de alfabetizar. Os resultados demonstram que a prática alfabetizadora na década de 1970 era marcada pelo uso de métodos tradicionais, conteúdos cívicos e morais, e recursos como cartilhas e mimeógrafos. Além disso, revelam o protagonismo das professoras na busca por formação e por estratégias para lidar com os desafios de ensinar a ler e escrever. Por fim, a pesquisa destaca a importância da valorização das memórias locais e das experiências docentes na construção da historiografia da educação brasileira.
- ItemPercurso formativo e atuação profisssional de Nice Amaral no Alto Sertão Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Trindade, Betânia Pereira; Reis, Joseni Pereira Meira; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Josias Benevides daA monografia investigou os modos de participação e atuação de Nice Amaral nas instâncias escolares e culturais, a partir das instâncias formativas (família, igreja e escola) e profissionais que contribuíram com a sua trajetória, na delimitação temporal 1928 a 2020, que compreendia a idade de nascimento e falecimento da educadora. Partiu de uma abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa histórica, cujo dados foram gerados por meio de documentos de cunho pessoal e profissional de Nice Amaral que se encontram presentes no acervo de algumas das instituições de ensino em que atuou, a exemplo da Escola Municipal Getúlio Vargas e do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. Além de fitas cassetes provenientes do Centro de Estudos e Pesquisa em Memória da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII, livros de memorialistas locais, entre outros documentos. As fontes orais utilizadas foram provenientes das entrevistas semiestruturadas com pessoas que conviveram com a professora, como o relato da filha e seis ex-alunos/as. Do ponto de vista teórico e metodológico, a investigação baseou-se nos preceitos da História da Educação, História Cultural e História Oral, as quais possibilitaram discutir sobre o itinerário individual de uma agente social da história e a utilização das fontes orais. Tais fontes apontaram como Nice Amaral era conhecida por aqueles/as que vivenciaram sua prática educativa e como era estimada tanto como profissional quanto como pessoa, pois ela era uma defensora da preservação da história local, o que culminou com a criação da Fundação Joaquim Dias Guimarães. Os resultados da pesquisa possibilitaram a compreensão de uma educadora condicionada pelos habitus familiar, religioso e professoral inerentes ao contexto social e político da época. A professora construiu, sobretudo, um percurso profissional de destaque na história da educação do município de Guanambi-BA. O estudo tem relevância para a profissão docente por problematizar e compartilhar as experiências sociais, culturais e educacionais experienciadas por Nice Amaral durante a sua trajetória, principalmente, enquanto normalista, bem como promover uma reflexão sobre a importância de um projeto de educação pública, gratuita e democrática, destacando a formação de professoras no século XX no Alto Sertão Baiano.