Bacharelado em Administração - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração - DEDC12 por Orientador "Bittencourt, Euclides Santos"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise do comportamento do capital de giro de uma MPE, dada à crise de 2008: o ativo circulante da empresa ômega, Guanambi/BA(2013-07-25) Bezerra, Janeide de Araújo; Nascimento, Marcelo Felipe Cardoso; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro, AdyrEsta pesquisa faz uma discussão sobre a influência causada pela a crise mundial de 2008 no comportamento do capital de giro empresarial de empresas de pequeno porte, dando ênfase no ativo circulante. O estudo faz um paralelo do cenário internacional e nacional com o cenário no âmbito municipal, tendo como objeto de estudo uma empresa do setor de implementos agrícolas que esta situada na cidade de Guanambi – BA. Para a coleta dos dados foi utilizado à análise documental (fonte secundária). O balanço patrimonial foi à fonte de informações, tendo como recorte temporal o período de 2007, 2008 e 2009. O ano de 2007 não foi avaliado, mas serviu como referencial, ou ano base para que fossem avaliados os anos de 2008 e 2009. A partir dos dados coletados na empresa foi possível confrontar com informações extraídas de fontes secundárias de instituições, como SEBRAE, TCU, entre outras. Os resultados foram obtidos através de análise percentual, relativizando as contas do ativo circulante que foi divido em: caixa, bancos contas movimento, aplicações financeiras, duplicatas a receber e outros créditos e despesas de exercícios futuros. Utilizando ferramentas estatísticas, tais como índice numérico foi possível analisar as variáveis que melhor caracterizavam o problema. A verificação da hipótese, que a crise mundial teve reflexos no capital de giro de uma empresa de pequeno porte, no município de Guanambi/Ba foi ratificada, contudo apesar da relevância pontual, sugere-se ampliação do ensaio, uma vez que as empresas de pequeno porte não estão munidas de ferramental analítico conjuntural sobre as externalidades. Elas estão susceptíveis a sofrerem com momentos de instabilidade devido às incertezas da economia devido à inflação.
- ItemComportamento estratégico de empresas: um caso comparativo das empresas do município de Guanambi-BA(2013-01-13) Souza, Douglas Santos; Gomes, Priscila Fernanda Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro Júnior, Adir; Costa, Marcelo NevesO ambiente empresarial está cada vez mais complexo e dinâmico e somente organizações com profissionais que possuem ferramentas e capacitação adequada conseguem se destacar em meio à concorrência acirrada. Além disso, a utilização de mecanismos do planejamento estratégico eventualmente costuma ser dificultada, por ser um processo abrangente e que exige também, capacitação dos gestores para ter sucesso na empresa. Considerando a dinâmica do mercado local e a sua importância no comércio da nossa microrregião, o presente trabalho buscou, por intermédio de um estudo comparativo entre três empresas de ramos de atividade distintos, conhecer o posicionamento das empresas de Guanambi – BA em termos do comportamento e planejamento estratégico. As pesquisas detalharam que dentre as empresas investigadas existe um conhecimento prévio no que diz respeito ao planejamento estratégico, mesmo que este não seja aplicado de forma adequada em sua maioria. O resultado deste estudo é uma descrição sucinta da realidade do planejamento estratégico e como este gera consequências relevantes quando não é aplicado de forma ideal.
- ItemEmpreendedor individual: um estudo do perfil econômico de palmas de Monte Alto-BA(2012-12-21) Rodrigues, Ana Maria Cardoso; Araujo, Aronilson dos Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Farias; Costa, Marcelo Neves; Fagundes, Marcus ViníciusEste trabalho tem como principal razão o estudo do Empreendedor Individual, instituído pela Lei Complementar nº 128/2008, que surge com o advento de um beneficio e esperada alteração nos meios legais que regem as relações econômicas de produção e distribuição de bens e serviços no Brasil. O presente estudo objetivou identificar e comparar o perfil econômico dos empreendedores individuais formais da cidade de Palmas de Monte Alto-Ba, bem como evidenciar a percepção dos mesmos quanto sua formalização e comparar tais informações com dados de pesquisa a nível nacional. Pretendeu-se, ainda, analisar o conceito do empreendedorismo, o perfil do empreendedor, e suas características. Para consolidação deste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva atrelada a um levantamento bibliográfico. Como resultado da pesquisa observou-se que o perfil dos empreendedores individuais montealtenses quando comparado aos empreendedores individuais a nível estadual e nacional, os mesmos possuem características similares, visto que sua maioria se formalizou objetivando obter um registro formal acoplado aos benefícios oriundos desta. Com este estudo foi possível mostrar a importância do empreendedor individual no cenário econômico local e nacional, bem como entender o comportamento dos mesmos para a viabilidade de futuras políticas públicas de fomento e desenvolvimento.
- ItemEmpreendedorismo: o empreendedor e as (des)vantagens do programa microempreendedor individual no município de Guanambi-Bahia(2011-10-07) Gonçalves, Eliz Regina De Carvalho Castro; Donato, Lecirene de Souza Lima; Silva, Suely Dias da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Fagundes, Marcus Vinícius CarvalhoO propósito dessa pesquisa é de fazer um estudo sobre o ambiente empreendedor no município de Guanambi, dando ênfase ao Microempreendedor Individual e a formalização através do programa do governo Federal Microempreendedor Individual - MEI. O estudo em questão parte do viés da informalidade para formalidade, através de uma discussão conceitual, entre dois empreendedores, formal e informal. Nessa linha proposta pela pesquisa, questiona se os benefícios e a redução da burocracia estipulada pela Lei 128/2008, são satisfatórios para a saída da informalidade, entre as vantagens e desvantagens da formalização. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva, sobretudo bibliográfica e combinada com a pesquisa de campo. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. A falta de dados e disponibilidades dos inqueridos foi um limitante do universo da pesquisa. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi-estruturado, obtendo informações valiosas na perspectiva do programa MEI-Guanambi. No sentido econômico, os benefícios são marginais, como ausência dos custos adicionais para cobertura previdênciaria, segurança jurídica, entre outros. A redução da burocracia é um passo importante, mas não suficiente para saída da informalidade, tendo em vistas outros desdobramentos para sustentabilidade do empreendimento formalizado. Questionam-se os limites de crédito, a assistência técnica, entre outros pormenores que facilitem a inserção do empreendedor no mercado formal, contudo algumas das vantagens estipuladas na lei, como a redução carga tributária, são uma razoável conquista do empreendedorismo brasileiro.
- ItemUma estratégia de competitividade e sobrevivência para pequenas e médias empresas do município de Guanambi-BA.(2013-07-25) Santos, Michelle Moreira; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Lago, Suely; Costa, Marcelo NevesO presente estudo tem o propósito de levantar as ações estratégicas da rede de cooperação de 10 empresas do município de Guanambi-Ba, dando ênfase na competitividade e sobrevivência. O estudo em questão parte do viés da estruturação formal das empresas após serem inseridas em rede de cooperação. Através dessas alianças as empresas atuam de forma associada na busca de novos aliados e na difusão de seus serviços ou produtos. Justifica-se este trabalho na abordagem dos fatores importantes que além de gerar desenvolvimento econômico e social proporcionam benefícios e ganhos competitivos de forma conjunta. O compartilhamento de ideias, a troca e ajuda mútua concretizam o crescimento das pequenas e médias empresas “PME’s”. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi estruturado, obtendo informações satisfatórias para analise dos dados levantados. Na análise foi perceptível identificar que as empresas se organizaram para, superarem dificuldades impostas pelo mercado, o que resultou em aumento do conhecimento dos empreendedores sobre gestão empresarial, planejamento estratégico, comercialização e mercado. Reforçando o conceito de colaboração mútua a fim de que as empresas possam sobreviver e se manterem no mercado competitivo. Os resultados encontrados apontam que as empresas possuem o ambiente organizacional estruturado, desenvolvem planejamento estratégico, houve aumento nos ganhos competitivos após associar-se e participam efetivamente no processo de ações estratégicas da associação.
- ItemA gestão da produção na perspectiva da programação linear: o caso da empresa Campanella Alimentos LTDA.(2013-12-20) Fernandes, Elismar Costa; Cardoso, Juliana Nascimento; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Rodrigues, Fabrício Lopes; Marques, Rogério SantosA pesquisa pretendeu evidenciar a importância do planejamento e gerenciamento da produção através de um estudo de caso no Laticínios Campanella Alimentos Ltda., tendo como referência a tipologia do sistema de programação. A pesquisa fundamentou-se na necessidade de se discutir os benefícios adicionados à indústria quando se utiliza de técnicas de apoio a tomada de decisão para o direcionamento e os resultados de seus objetivos. Justificando o anseio em pesquisar tema tão fundamental e ao mesmo tempo pouco trabalhado, como a Gestão da Produção e a Programação Linear. Através de uma pesquisa bibliográfica, sendo posteriormente realizada uma confirmação entre o referencial teórico construído e a realidade do sistema de produção da empresa, para tal fez se necessário uma visita, ou seja, uma pesquisa de campo, observacional, do tipo descritiva e exploratória, na qual se utilizou entrevista semiestruturada que serviram de suporte para se chegar aos resultados obtidos. O desconhecimento em relação ao uso ou a existência de algumas técnicas de Programação e Controle da Produção - PCP faz com quer a empresa não as utilize, o que poderia melhorar o sistema produtivo e gerência da empresa. A não utilização de planejamento estratégico e plano de produção de longo prazo torna a organização de certa forma susceptível às mudanças econômicas e de mercado. Quanto à aplicação da Programação Linear nos dois principais produtos da Campanella, queijo Reino e Prato Lanche, proporcionou a simulação de uma produção ótima considerando as restrições impostas ao processo otimizando tanto os lucros quanto a produção de cada queijo estudado. Com o uso da Programação Linear como instrumento de otimização de resultados, a produção atual passa a ter um aumento na produtividade de 8,1% para o queijo Reino e de 5,7% para o queijo Prato Lanche. Referente aos resultados relacionados aos lucros oriundos da produção dos queijos a um volume de 2000 l de leite, percebe-se que com o apoio da ferramenta esse valor tem um aumento na lucratividade de 8,1% para o queijo Reino e de 5,8% para o Prato Lanche para uma produção baseada na Programação Linear. O lucro máximo obtido através da programação corresponde a um aumento de 6,8% no total dos lucros. A pesquisa pretende evidenciar a importância do planejamento e gerenciamento da produção através de um estudo de caso no Laticínios Campanella.
- ItemGestão de resíduos sólidos urbanos da construção civil no município de Guanambi-Bahia(2014-08-08) Costa, Diego Emerson Silva; Ferreira, Klausten Lima; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério Santos; Cardoso, Vanderlei MarquesAtualmente, a construção civil encontra-se em posição de destaque no que tange o desenvolvimento econômico e social, tanto a nível nacional, quanto mundial. O aumento do número de edificações é resultado da crescente demanda do mercado imobiliário, que busca suprir as altas densidades demográficas nos grandes centros urbanos. Em contrapartida, nos deparamos com a crescente produção e disposição dos Resíduos da Construção e Demolição - RCD na Construção Civil, que é tratado muitas vezes de forma desordenada, que vão desde a sua geração e manejo até a disposição final. A fim de conduzir essa atividade produtiva desta magnitude a um desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente, a Lei 12.305/2010 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos regula o manejo ambientalmente correto dos resíduos sólidos e implementa metas de redução, reutilização, reciclagem no intuito de reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos para destinação final e reduzir também o consumo desenfreado de recursos naturais. O presente trabalho é de caráter documental e propõe-se a avaliar a política de gestão de resíduos da construção civil do município de Guanambi, a fim de propor melhorias enquanto ao sistema utilizado para a gestão destes resíduos além de contribuir massivamente com a resolução de problemáticas que venham a acarretar impactos tanto no meio ambiente quanto na qualidade de vida da sociedade.
- ItemJogos de empresa: um estudo de caso comparativo do desafio Sebrae na UNEB-DEDC-Campus XII, nos anos de 2008 e 2012(2013-07-25) Silva, Alberto Ferreira; Silva, Jairo Aparecido Vieira da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo NevesO presente trabalho tem o objetivo de disseminar as contribuições do Desafio SEBRAE para os discentes participantes das edições de 2008 e 2012 da Uneb Campus XII. O estudo foi definido a partir do posicionamento estratégico, que é uma das atribuições do administrador, analisado através das percepções dos jogadores nos referidos anos. Para tais fins foi realizado um corte transversal considerando os participantes no ano de 2008 e 2012. A amostra escolhida para investigação foram os participantes da primeira e ultima edição do jogo na instituição, com o intuito de comparar as percepções estratégicas. Para consolidar o estudo foi adotado o método descritivo com o auxilio da pesquisa de campo, uma vez que, existia carência de dados (informações) devido à dispersão do público alvo (discentes) de 2008, que já tinham sido graduados, no entanto recorremos à estratégia de aplicação de questionário fechado, semi-estruturado, por meio de mala-direta, estes foram aplicados aos participantes de 2008 e 2012 que corroboraram as expectativas da pesquisa. O Desafio SEBRAE representa uma grande possibilidade para os discentes aplicarem de modo pragmático as técnicas de estratégias táticas e operacionais. Os resultados indicam a importância desse evento para os discentes amadurecerem no dia a dia de uma empresa, seja de pequeno ou grande porte. Em quatro anos de participação do Desafio SEBRAE os discentes do bacharelado em administração da UNEB DEDC Campus XII vêm aproveitando e desenvolvendo habilidades e competências que fortalecem a relação teoria e prática, ficando evidenciado na pesquisa que as técnicas aplicadas no Desafio SEBRAE serão utilizadas fora da academia, consolidando o instrumento Jogos de Empresa como uma excelente ferramenta didática.
- ItemLogística reversa – uma estratégia para sustentabilidade: um estudo comparativo a partir das empresas agropecuária silva e a plantbem nas cidades de Caetité e Guanambi-BA(2013-08-08) Teixeira, Leide Daiane Souza; Teixeira, Maria Alice Alves; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando; Marques, Rogério Santos; Pinheiro Júnior, AdyrO presente estudo teve como objetivo entender se o uso da Logística Reversa por parte das organizações é feito a partir da nova perspectiva voltada à sustentabilidade ambiental. Para tal façanha foram estudados a fundo os assuntos que subsidiaram a pesquisa. Para validar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e estudo de campo comparativo, visando evidenciar as formas como as empresas Agropecuária Silva e a Plantbem gerem a sustentabilidade. Além disso, como é feito a Logística Reversa das embalagens vazias de agrotóxicos. Para a coleta de informações foram feitas entrevistas com os agentes mencionados acima. Depois de colhidos os dados foram verificados e comparados, para entender como ambas se comportam em relação a este processo da Logística Reversa e da gestão da sustentabilidade. As constatações da pesquisa mostraram que contrariamente, as empresas implantaram a LRPC mesmo sem o conhecimento específico, notadamente, elas foram induzidas a ter a metodologia que desconhece para atender a legislação específica. Elas não sabem mensurar qualitativamente aos benefícios ou prejuízos percebidos ao adotar essa nova postura. Isso também se revela nas dificuldades na implementação do sistema, as empresas pesquisadas alegam falhas do processo quanto às penalidades para o agricultor em devolver as embalagens, e também a estrutura física de uma das cooperativas. Todas as queixas explanadas pelos gestores a respeito da LRPC demonstram que eles não sabem analisar formas de melhorar o processo ou não procuram maiores informações, ou seja, eles fazem apenas a parte que lhes cabe, de acordo seu conhecimento. No que tange as questões ambientais, as empresas não exercem nenhum tipo de práticas ambientais, a prática dos 3R‟s não existe e não são vistas como benefícios para a organização e nem como algo para ser discutido no futuro. Nenhuma das duas utiliza a logística reversa para outras embalagens, analisando esses dados fica visível que sustentabilidade ecológica ainda é vista como um obstáculo, apesar de seus discursos ecologicamente correto, paradoxos esses que só enriquecem o trabalho.
- ItemProdução mais limpa: eficiência ambiental na produção das indústrias de cerâmica vermelha em Guanambi – Bahia(2014-08-08) Silva, Quézia Moreira; Azevedo, Raiane de Carvalho; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério SantosA busca constante das organizações por melhorias em seu processo organizacional tem gerado uma concorrência acirrada entre empresas das mais diversas categorias. O planejamento empresarial é imprescindível para o sucesso nos procedimentos realizados internamente, principalmente no que se refere ao processo produtivo, o qual deve estar ligado diretamente às questões ambientais. A produção mais limpa visa uma produção eficiente reduzindo ao máximo os desperdícios, os resíduos gerados durante o processo produtivo e os impactos causados ao meio ambiente. Baseando-se na importância do comércio local na microrregião de Guanambi – BA, o presente trabalho buscou por meio de um estudo comparativo entre três empresas do ramo de cerâmica vermelha, conhecer o seu processo produtivo e os meios adotados pelas empresas, para a produzirem de forma limpa. As pesquisas especificaram que nas empresas investigadas existe conhecimento sobre algumas técnicas de produção mais limpa, mas devido a diversos fatores não são colocadas em prática. O resultado desde estudo é uma explicação sucinta da metodologia da produção mais limpa no processo produtivo e as consequentes melhorias geradas por esse método.
- ItemResponsabilidade social decifra-me ou te consumo: um estudo sobre as familias de antas e palmito.(2012-12-20) Silva, José Beniezio Eduardo de Carvalho da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando; Oliveira, Sayonara Miranda; Pinheiro Junior, AdirO presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a práxis dos projetos sociais propostos e/ou em execução pela empresa Bahia Mineração (Bamin) junto as comunidade de Antas e Palmito. Para materialização deste estudo realizamos aproximações com o método dialético com o objetivo de refletir, explicar e interpretar a realidade. Desenvolvendo neste sentido o estudo, interpretação e descrição das ações de responsabilidade social realizada pela Bamin, assim como as condicionantes colocadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para a mesma, com vista a proporcionar reparações às famílias atingidas diretamente; bem como a aplicação de entrevistas semi estruturada as famílias das comunidades com o objetivo de identificar a existência e situação das ações identificadas pela empresa como práticas de responsabilidade social. Tendo como instrumento para análise dos documentos pesquisados a análise de conteúdo, e a análise de discurso das entrevistas realizadas com as famílias. Pode constatar que a empresa desde o primeiro contato com as famílias não apresentou nenhuma atitude correspondente ao que deveria ser responsabilidade social, no sentido de agir com ética junto aos grupos sociais, com os quais as empresa relacionam. Destaca ainda, a insatisfação das famílias com os cursos propostos pela BAMIN os quais caracterizam apenas por ações de capacitação, mas sem uma perspectiva de envolvimento comunitário, assim como ausente de propostas de transformação e melhoria das condições de vida nas comunidades impactadas pelo empreendimento. Neste contexto, ficou evidente que a responsabilidade social pregada pela empresa, trata-se de uma estratégia empresarial, visando à melhoria da imagem pública da empresa; as ações responsabilidade social tem características de movimentações fragmentadas que não proporcionam superação e modificação das atuais condições de fragilidade social enfrentadas pelas famílias.
- ItemResponsabilidade social: um estudo de caso na empresa renova energia(2013-12-20) Santos, Crislane Pereira dos; Soares, Ednéia de Souza; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Lago, Suely; Marques, Rogério SantosO Objetivo da pesquisa visa discutir de maneira singular a lógica da responsabilidade social empresarial na perspectiva descritiva e crítica nas regiões circunvizinhas que têm projetos sociais desenvolvidos pela empresa. No contexto econômico em que as empresas estão inseridas atualmente, a responsabilidade social surge como um diferencial competitivo. Este tipo de ação envolve e favorece a sociedade com os projetos desenvolvidos. O presente trabalho apresenta o resultado do estudo sobre as ações de Responsabilidade Social da empresa Renova Energia, e se essas beneficiam de fato os grupos de interesse pesquisados. Buscase em um primeiro momento avaliar através de entrevistas semiestruturadas junto ao gerente da Renova Energia e também pela aplicação de questionário com o quadro corporativo e terceirizado, e comunidade beneficiada, composta pela população de Guanambi e Caetité quais são os projetos praticados pela empresa e como este beneficiam o público envolvido. Após a análise criteriosa dos dados obtidos em campo foi constatado que de fato a Responsabilidade Social é praticada pela empresa e que esta vislumbra o bem estar de seus funcionários e consumidores, o que contribui para a satisfação dos seus stakeholders.
- ItemTurnover: a sazonalidade de mão de obra em um empreendimento de grande porte(2014-08-07) Costa, Fabiana Rodrigues; Guimaraes, Palloma Souza; Bittencourt, Euclides Santos; Cardoso, Vanderlei Marques; Rodrigues, Fabrício LopesO presente estudo tem como objetivo analisar qualitativamente a sazonalidade do fluxo de mão de obra de um empreendimento de grande porte, o Consórcio MGT, no período de 2012 a 2014. Para isso, fez-se necessário realizar levantamento bibliográfico e análise documental, onde foi possível observar o comportamento do turnover em um período de 16 meses e identificar os fenômenos que influenciam na rotatividade do pessoal e suas consequências. A pesquisa engloba toda contingência da mobilização e desmobilização, evidenciando os fatores internos e externos que determinam estas oscilações, apresentando os resultados obtidos via gráficos e tabelas, proporcionando melhor identificação dos períodos com mais sazonalidade do fluxo do pessoal, explanando assim, a evolução da obra em sua produtividade e as decorrentes necessidades em admissões e demissões. Estes critérios fundamentam-se em proporcionar ao leitor o estudo do turnover em uma obra de característica de construção civil, pré-projetada, demonstrando como este fenômeno se comporta desde seu estagio inicial, desenvolvimento, até sua finalização, promovendo assim um estudo crítico da sazonalidade no empreendimento.