Bacharelado em Administração - DEDC12
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- ItemA importância da padronização de processos gerenciais nas micro e pequenas empresas.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-14) de Souza, Tulio dos Santos; Porto Guimarães, Jane Kelly Nascimento; Guimarães da Silva, João Wilker Aparecido; Sant Anna Xara, Gustavo MamedeEste estudo examina a importância da padronização de processos gerenciais em micro e pequenas empresas, destacando sua relevância para a eficiência e sobrevivência dessas organizações. Tem como objetivo analisar a relevância da padronização de processos gerenciais, considerando sua contribuição para a eficiência operacional, redução de custos e aumento da competitividade nas micro e pequenas empresas. A pesquisa evidencia que, apesar da significativa contribuição econômica desse segmento, muitos desses negócios enfrentam desafios operacionais decorrentes da falta de uma gestão estruturada e de procedimentos padronizados. A padronização é apontada como uma estratégia crucial para a redução de erros, aumento da produtividade e otimização dos recursos disponíveis. Além disso, o estudo sublinha a necessidade de integrar o planejamento estratégico à padronização de processos, permitindo maior adaptabilidade e competitividade no mercado. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, estruturada em três etapas principais. Primeiro, foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados acadêmicas e bibliotecas digitais para coletar materiais relevantes sobre o tema. Em seguida, ocorreu a seleção e análise das fontes, considerando a adequação ao tema da padronização de processos gerenciais em micro e pequenas empresas. Por fim, as informações foram organizadas e discutidas, proporcionando uma análise qualitativa dos impactos da padronização na gestão e no desempenho dessas organizações. A ausência de processos gerenciais definidos é identificada como uma das principais causas de falhas empresariais, o que torna fundamental a adoção dessa prática para assegurar a longevidade dos negócios. Portanto, conclui-se que, além da padronização, políticas públicas voltadas à capacitação dos gestores são essenciais para o fortalecimento e crescimento das micro e pequenas empresas no cenário econômico brasileiro.
- ItemGestão de Pessoas na Construção Civil: um estudo sobre produtividade, qualificação e rotatividade de mão de obra em uma construtora baiana(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Silva, Celia Pereira; Chaves, Adller Moreira; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Oliveira, Cláudio Roberto Meira deO presente trabalho apresentou uma pesquisa voltada para a Gestão de Pessoas no setor da Construção Civil. Com isso, o artigo teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas em uma construtora no interior da Bahia, com foco na rotatividade, produtividade e qualificação de mão de obra. Neste sentido, investigou-se, por meio de um estudo de caso, as práticas e estratégias adotadas pela empresa para lidar com os problemas citados, bem como os impactos que estes empecilhos acarretam à construtora. Os resultados da pesquisa destacam a importância de implementar planos de cargos e salários, feedbacks bem estruturados e investimento em capacitação de mão de obra, buscando promover maior satisfação, retenção e eficiência dos colaboradores, mitigando os desafios e melhorando os resultados. Portanto, a pesquisa evidencia e contribui para o entendimento e aprimoramento das práticas de Gestão de Pessoas no setor da Construção Civil.
- ItemQualidade de vida no trabalho docente: reflexões e perspectivas no ensino fundamental I da rede pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Dias, Thaís Rosa; Guimarães , Jane Kelly Nascimento Porto; Marques, Rogério Santos; Helfenstein , Lara AmorimA qualidade de vida é um aspecto importante a ser considerado na promoção de saúde dos professores, sobre os quais são atribuídas diversas funções no cotidiano de suas atividades de trabalho. Este estudo tem por objetivo analisar as condições de trabalho e os fatores que influenciam a qualidade de vida dos professores no Ensino Fundamental I da Rede Pública. A partir da revisão de pesquisas de diferentes autores, relacionadas ao assunto, são discutidos aspectos como as condições de trabalho nas escolas, infraestrutura inadequada, sobrecarga de tarefas, falta de recursos pedagógicos e o impacto da jornada de trabalho nas vidas dos docentes. O estudo também aborda a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar, a necessidade de formação continuada, o apoio psicológico e as políticas públicas de valorização profissional. Este estudo possui caráter qualitativo, onde a metodologia adotada foi baseada em uma revisão bibliográfica, sendo ainda uma revisão integrativa. A pesquisa considerou o levantamento de artigos científicos, em bases de dados eletrônicas. Os critérios de inclusão considerados foram: artigos publicados nos últimos 10 anos, sendo do ano de 2014 a 2024. Com efeito, esse estudo identificou que as condições de trabalho, especialmente a carga horária excessiva e a falta de recursos, estão entre os fatores mais críticos que afetam negativamente a qualidade de vida dos professores, gerando estresse, cansaço e até sintomas de burnout. Além disso, a falta de políticas educacionais eficazes e de suporte adequado nas escolas prejudica o bem-estar dos docentes. O estudo sugere que é fundamental a implementação de estratégias integradas, incluindo melhores condições de trabalho, programas de capacitação, apoio emocional e reconhecimento profissional, para promover uma melhoria significativa na qualidade de vida no trabalho docente. Portanto, conclui-se que, para a promoção de um ambiente escolar mais saudável e motivador, é essencial uma abordagem multidimensional que envolva tanto os gestores educacionais quanto o apoio institucional adequado.
- ItemLIDERANDO COM EMOÇÕES: A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA LIDERANÇA(2024-11-13) SANTOS, Caike Santana; PEREIRA, Flávia Fernandes Costa; Cardoso Moreira, Rayanny; Cardoso Moreira, Rayanny; Santos Marques, Rogério; Roberto Meira de Oliveira , CláudioA pesquisa em Inteligência Emocional tem ganhado crescente relevância ao longo dos anos, especialmente diante de um cenário empresarial em constante mutação. À medida que as relações interpessoais se tornam cada vez mais cruciais para o entendimento e o sucesso das organizações, compreender os aspectos emocionais dos colaboradores torna-se fundamental. Isso vai além do mero intelecto, pois envolve uma compreensão mais profunda das emoções individuais presentes no ambiente organizacional. Essa pesquisa investiga a relação entre inteligência emocional e liderança. Inicialmente, explora-se o conceito de inteligência emocional e sua importância no contexto organizacional, destacando seu papel no desenvolvimento de líderes eficazes e na promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Ela analisa as características da inteligência emocional e como a atuação dos líderes impactam o desempenho e a eficácia da empresa, identificando correlações significativas entre esses aspectos. Os resultados apresentam indicios que através da inteligência emocional líderes podem conduzir situações de forma que influencie mentalidades e comportamentos de seus colaboradores.
- ItemGestão de compras: um enfoque nas empresas de pequeno porte de varejo supermercadista em Guanambi-BA(Universidade Estadual da Bahia, 2024-12-16) Pinto, Gabriel Martins; Marinho, Felipe Santos; Bomfim, Antônio Ribeiro; Bomfim, Antônio Ribeiro; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães daNos últimos anos, a gestão de compras tem se destacado como uma área fundamental para o sucesso e a competitividade das empresas, especialmente no setor de varejo supermercadista. O objetivo deste trabalho foi compreender como as empresas supermercadistas em Guanambi gerenciam seus processos de compra e relacionamentos com fornecedores. Mais especificamente, buscamos entender a importância da Função de Compras para as empresas de varejo supermercadista de Guanambi; conhecer as características das empresas varejistas de Guanambi e verificar o uso das tecnologias da informação nos processos de compras. A abordagem utilizada para na realização desse trabalho foi uma pesquisa qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e exploratória, aplicada através de pesquisa de campo com utilização de formulários em 11 empresas de pequeno porte de varejo supermercadista de Guanambi-BA. Os resultados obtidos, demonstraram que a maioria das empresas não possui o setor de compras bem definido, a escolha dos fornecedores tem forte ligação com os quesitos de preço praticados e qualidades dos produtos e os principais desafios são a negociação com fornecedores e adequação ao uso de sistemas de informações.