Bacharelado em Administração - DEDC12

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 81
  • Item
    Qualidade de vida no trabalho docente: reflexões e perspectivas no ensino fundamental I da rede pública
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Dias, Thaís Rosa; Guimarães , Jane Kelly Nascimento Porto; Marques, Rogério Santos; Helfenstein , Lara Amorim
    A qualidade de vida é um aspecto importante a ser considerado na promoção de saúde dos professores, sobre os quais são atribuídas diversas funções no cotidiano de suas atividades de trabalho. Este estudo tem por objetivo analisar as condições de trabalho e os fatores que influenciam a qualidade de vida dos professores no Ensino Fundamental I da Rede Pública. A partir da revisão de pesquisas de diferentes autores, relacionadas ao assunto, são discutidos aspectos como as condições de trabalho nas escolas, infraestrutura inadequada, sobrecarga de tarefas, falta de recursos pedagógicos e o impacto da jornada de trabalho nas vidas dos docentes. O estudo também aborda a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar, a necessidade de formação continuada, o apoio psicológico e as políticas públicas de valorização profissional. Este estudo possui caráter qualitativo, onde a metodologia adotada foi baseada em uma revisão bibliográfica, sendo ainda uma revisão integrativa. A pesquisa considerou o levantamento de artigos científicos, em bases de dados eletrônicas. Os critérios de inclusão considerados foram: artigos publicados nos últimos 10 anos, sendo do ano de 2014 a 2024. Com efeito, esse estudo identificou que as condições de trabalho, especialmente a carga horária excessiva e a falta de recursos, estão entre os fatores mais críticos que afetam negativamente a qualidade de vida dos professores, gerando estresse, cansaço e até sintomas de burnout. Além disso, a falta de políticas educacionais eficazes e de suporte adequado nas escolas prejudica o bem-estar dos docentes. O estudo sugere que é fundamental a implementação de estratégias integradas, incluindo melhores condições de trabalho, programas de capacitação, apoio emocional e reconhecimento profissional, para promover uma melhoria significativa na qualidade de vida no trabalho docente. Portanto, conclui-se que, para a promoção de um ambiente escolar mais saudável e motivador, é essencial uma abordagem multidimensional que envolva tanto os gestores educacionais quanto o apoio institucional adequado.
  • Item
    LIDERANDO COM EMOÇÕES: A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA LIDERANÇA
    (2024-11-13) SANTOS, Caike Santana; PEREIRA, Flávia Fernandes Costa; Cardoso Moreira, Rayanny; Cardoso Moreira, Rayanny; Santos Marques, Rogério; Roberto Meira de Oliveira , Cláudio
    A pesquisa em Inteligência Emocional tem ganhado crescente relevância ao longo dos anos, especialmente diante de um cenário empresarial em constante mutação. À medida que as relações interpessoais se tornam cada vez mais cruciais para o entendimento e o sucesso das organizações, compreender os aspectos emocionais dos colaboradores torna-se fundamental. Isso vai além do mero intelecto, pois envolve uma compreensão mais profunda das emoções individuais presentes no ambiente organizacional. Essa pesquisa investiga a relação entre inteligência emocional e liderança. Inicialmente, explora-se o conceito de inteligência emocional e sua importância no contexto organizacional, destacando seu papel no desenvolvimento de líderes eficazes e na promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Ela analisa as características da inteligência emocional e como a atuação dos líderes impactam o desempenho e a eficácia da empresa, identificando correlações significativas entre esses aspectos. Os resultados apresentam indicios que através da inteligência emocional líderes podem conduzir situações de forma que influencie mentalidades e comportamentos de seus colaboradores.
  • Item
    Gestão de compras: um enfoque nas empresas de pequeno porte de varejo supermercadista em Guanambi-BA
    (Universidade Estadual da Bahia, 2024-12-16) Pinto, Gabriel Martins; Marinho, Felipe Santos; Bomfim, Antônio Ribeiro; Bomfim, Antônio Ribeiro; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da
    Nos últimos anos, a gestão de compras tem se destacado como uma área fundamental para o sucesso e a competitividade das empresas, especialmente no setor de varejo supermercadista. O objetivo deste trabalho foi compreender como as empresas supermercadistas em Guanambi gerenciam seus processos de compra e relacionamentos com fornecedores. Mais especificamente, buscamos entender a importância da Função de Compras para as empresas de varejo supermercadista de Guanambi; conhecer as características das empresas varejistas de Guanambi e verificar o uso das tecnologias da informação nos processos de compras. A abordagem utilizada para na realização desse trabalho foi uma pesquisa qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e exploratória, aplicada através de pesquisa de campo com utilização de formulários em 11 empresas de pequeno porte de varejo supermercadista de Guanambi-BA. Os resultados obtidos, demonstraram que a maioria das empresas não possui o setor de compras bem definido, a escolha dos fornecedores tem forte ligação com os quesitos de preço praticados e qualidades dos produtos e os principais desafios são a negociação com fornecedores e adequação ao uso de sistemas de informações.
  • Item
    Uma análise no mercado de móveis da cidade de Tanque Novo – BA: um olhar na gestão de marketing
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-06) Sousa, Gabriela de; Oliveira , Kassia Silva de; Helfenstein , Lara Amorim; Oliveira , Cláudio Roberto Meira; Marques , Rogério Santos
    O presente trabalho teve como objetivo de estudo analisar a gestão de marketing no mercado de móveis de Tanque Novo – BA, com foco de como identificar como ela impacta na visibilidade do negócio de móveis da cidade. Desta forma, os objetivos específicos foram verificar como a gestão de marketing impactava no mercado local e quais meios eram utilizados pelos empreendedores para evidenciarem os empreendimentos de móveis da localidade, analisar as ações de marketing adotadas pelas empresas para se destacarem e evidenciarem seus empreendimentos; identificar como as empresas se comunicam com seus clientes e quais técnicas de merchandising são utilizadas; por fim, demonstrar de que forma as estratégias de marketing utilizadas impactam os negócios perante o mercado local. A metodologia utilizada para o estudo foi bibliográfica, descritiva além da realização de pesquisa de campo, os métodos da coleta de dados utilizados foram aplicação de questionário e observação não participante com enfoque qualitativo. Assim, após estes levantamentos foi identificado que o marketing impacta no aumento do resultado das empresas estudadas, tendo como meio de comunicação e divulgação das mídias sociais (Instagram), WhatsApp e rádio. Ademais, como principais meios de evidenciação e estratégias de preços mais baixos, formas de pagamento mais acessíveis e melhor atendimento, como também parceria com a empresas de marketing. Portanto, os objetivos esperados deste estudo foram alcançados, pois foi constatado que as empresas utilizam métodos de gestão de marketing diferentes, porem as mesmas conseguem obter resultados positivos para a evidência dos negócios.
  • Item
    Uma análise no mercado de móveis da cidade de Tanque Novo – BA: um olhar na gestão de marketing
    (0006-12-24) Oliveira , Kassia Silva de; Sousa, Gabriela de; Sousa, Gabriela de
    O presente trabalho teve como objetivo de estudo analisar a gestão de marketing no mercado de móveis de Tanque Novo – BA, com foco de como identificar como ela impacta na visibilidade do negócio de móveis da cidade. Desta forma, os objetivos específicos foram verificar como a gestão de marketing impactava no mercado local e quais meios eram utilizados pelos empreendedores para evidenciarem os empreendimentos de móveis da localidade, analisar as ações de marketing adotadas pelas empresas para se destacarem e evidenciarem seus empreendimentos; identificar como as empresas se comunicam com seus clientes e quais técnicas de merchandising são utilizadas; por fim, demonstrar de que forma as estratégias de marketing utilizadas impactam os negócios perante o mercado local. A metodologia utilizada para o estudo foi bibliográfica, descritiva além da realização de pesquisa de campo, os métodos da coleta de dados utilizados foram aplicação de questionário e observação não participante com enfoque qualitativo. Assim, após estes levantamentos foi identificado que o marketing impacta no aumento do resultado das empresas estudadas, tendo como meio de comunicação e divulgação das mídias sociais (Instagram), WhatsApp e rádio. Ademais, como principais meios de evidenciação e estratégias de preços mais baixos, formas de pagamento mais acessíveis e melhor atendimento, como também parceria com a empresas de marketing. Portanto, os objetivos esperados deste estudo foram alcançados, pois foi constatado que as empresas utilizam métodos de gestão de marketing diferentes, porem as mesmas conseguem obter resultados positivos para a evidência dos negócios.