Bacharelado em Administração - DEDC12
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- ItemEmpreendedorismo feminino: A invisibilidade das vendedoras de cosméticos de Palmas de Monte Alto, BA.(Uneb, 0002-12-24) Novais, Melissa Vitória Porto; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Chaves, Adller Moreira; Guimarães, Jane Kelly Nascimento PortoEste trabalho aborda o empreendedorismo feminino, focando na invisibilidade das vendedoras de cosméticos informais da cidade de Palmas de Monte Alto, BA. O objetivo é investigar os desafios enfrentados por mulheres que, devido a uma renda insuficiente, buscam uma fonte extra de recursos por meio da venda de cosméticos. O estudo explora como essas mulheres, muitas vezes donas de casa ou com empregos informais, se inserem no mercado de trabalho e quais obstáculos enfrentam nesse contexto. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, explicativa e de campo, com ênfase na compreensão das experiências e motivações dessas empreendedoras. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários online, enviados e respondidos aleatoriamente por 11 mulheres da cidade, com o intuito de captar informações sobre suas práticas empreendedoras e os desafios diários. A pesquisa também se apoiou em revisão bibliográfica para embasar teoricamente o estudo. Os resultados indicam que a falta de reconhecimento, apoio institucional e qualificação financeira são os principais obstáculos enfrentados pelas vendedoras de cosméticos. Além disso, a falta de uma estrutura formal para esses negócios limita o crescimento e a sustentabilidade dessas iniciativas. A pesquisa sugere a necessidade de políticas públicas e programas de apoio, como cursos de gestão financeira e empreendedorismo, para fortalecer as competências dessas mulheres e melhorar sua inserção no mercado. Por fim, o estudo destaca a importância de promover o empreendedorismo feminino na cidade, com ações que valorizem essas empreendedoras e incentivam a formalização de seus negócios, o que pode beneficiar tanto as participantes quanto a economia local como um todo.
- ItemUma análise no mercado de móveis da cidade de Tanque Novo – BA: um olhar na gestão de marketing(0006-12-24) Oliveira , Kassia Silva de; Sousa, Gabriela de; Sousa, Gabriela deO presente trabalho teve como objetivo de estudo analisar a gestão de marketing no mercado de móveis de Tanque Novo – BA, com foco de como identificar como ela impacta na visibilidade do negócio de móveis da cidade. Desta forma, os objetivos específicos foram verificar como a gestão de marketing impactava no mercado local e quais meios eram utilizados pelos empreendedores para evidenciarem os empreendimentos de móveis da localidade, analisar as ações de marketing adotadas pelas empresas para se destacarem e evidenciarem seus empreendimentos; identificar como as empresas se comunicam com seus clientes e quais técnicas de merchandising são utilizadas; por fim, demonstrar de que forma as estratégias de marketing utilizadas impactam os negócios perante o mercado local. A metodologia utilizada para o estudo foi bibliográfica, descritiva além da realização de pesquisa de campo, os métodos da coleta de dados utilizados foram aplicação de questionário e observação não participante com enfoque qualitativo. Assim, após estes levantamentos foi identificado que o marketing impacta no aumento do resultado das empresas estudadas, tendo como meio de comunicação e divulgação das mídias sociais (Instagram), WhatsApp e rádio. Ademais, como principais meios de evidenciação e estratégias de preços mais baixos, formas de pagamento mais acessíveis e melhor atendimento, como também parceria com a empresas de marketing. Portanto, os objetivos esperados deste estudo foram alcançados, pois foi constatado que as empresas utilizam métodos de gestão de marketing diferentes, porem as mesmas conseguem obter resultados positivos para a evidência dos negócios.
- ItemEmpreendedorismo: o empreendedor e as (des)vantagens do programa microempreendedor individual no município de Guanambi-Bahia(2011-10-07) Gonçalves, Eliz Regina De Carvalho Castro; Donato, Lecirene de Souza Lima; Silva, Suely Dias da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Fagundes, Marcus Vinícius CarvalhoO propósito dessa pesquisa é de fazer um estudo sobre o ambiente empreendedor no município de Guanambi, dando ênfase ao Microempreendedor Individual e a formalização através do programa do governo Federal Microempreendedor Individual - MEI. O estudo em questão parte do viés da informalidade para formalidade, através de uma discussão conceitual, entre dois empreendedores, formal e informal. Nessa linha proposta pela pesquisa, questiona se os benefícios e a redução da burocracia estipulada pela Lei 128/2008, são satisfatórios para a saída da informalidade, entre as vantagens e desvantagens da formalização. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva, sobretudo bibliográfica e combinada com a pesquisa de campo. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. A falta de dados e disponibilidades dos inqueridos foi um limitante do universo da pesquisa. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi-estruturado, obtendo informações valiosas na perspectiva do programa MEI-Guanambi. No sentido econômico, os benefícios são marginais, como ausência dos custos adicionais para cobertura previdênciaria, segurança jurídica, entre outros. A redução da burocracia é um passo importante, mas não suficiente para saída da informalidade, tendo em vistas outros desdobramentos para sustentabilidade do empreendimento formalizado. Questionam-se os limites de crédito, a assistência técnica, entre outros pormenores que facilitem a inserção do empreendedor no mercado formal, contudo algumas das vantagens estipuladas na lei, como a redução carga tributária, são uma razoável conquista do empreendedorismo brasileiro.
- ItemA responsabilidade social empresarial nas indústrias de cerâmicas de Guanambi – BA(2011-10-07) Rocha, Daiane Lobo; Fernandes, Marcus Vinícius Silva; Correia, Zeliane Ribeiro; Montalvão, Vânia; Leite, Carlos Fernando Faria; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério SantosO presente estudo aborda um tema de grande relevância, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que ganhou impulso no Brasil a partir da década de 90, através da crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e com a adoção de posturas éticas. A RSE apresenta-se como uma nova forma de gerir os negócios, através do compromisso contínuo com o mundo atual e das gerações futuras. As empresas buscam se adequar a esse novo modelo de gestão visando adquirir um diferencial competitivo, perante outras organizações, e o reconhecimento da sociedade. Tendo em vista tais prerrogativas, o presente trabalho consiste em identificar a percepção das indústrias de cerâmicas de Guanambi quanto à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com momentos quantitativos, sendo o estudo do tipo exploratóriodescritivo. A pesquisa bibliográfica fundamentou o trabalho, reunindo fontes acessíveis sobre a natureza do tema, sendo complementada por pesquisa de campo, onde os dados primários foram coletados através de questionário composto por 30 questões abertas e fechadas. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento acerca do tema e sua importância, bem como o confronto de teorias com a prática atual das empresas selecionadas para que as mesmas possam repensar suas atividades e processos na busca do desenvolvimento sustentável.
- ItemA importância da gestão ambiental nos cursos de administração: Um estudo de caso na UNEB de Guanambi-BA(2012) Almeida, Júlio César Lemos de; Vânia Montalvão; Leite, Carlos Fernando; Marques, Rogério Santos; Oliveira, Sayonara MirandaAtualmente a Gestão Ambiental (GA) está inserida na rotina das empresas e instituições, sendo essencial para o desenvolvimento econômico consciente de que é preciso preservar os recursos naturais. Este trabalho é um estudo realizado na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, com o objetivo de verificar a importância da Gestão Ambiental nos Cursos de Administração a partir da análise da grade curricular prevista na Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Educação de 13 de julho de 2005 e da análise do currículo do Curso de Administração do Campus XII. Neste trabalho foram discutidos os conceitos de GA, sua abrangência e a evolução do pensamento ambiental, a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a GA, e esta, como diferencial estratégico na carreira dos futuros administradores, para o desenvolvimento sustentável nas organizações que vierem a atuar. Foi adotado uma metodologia de pesquisa bibliográfica com mérito qualitativo, com ênfase no conceito de GA e sua importância como componente curricular nos cursos de administração, onde se observou que a educação ambiental, no âmbito dos cursos de Administração, ainda se encontra em fase de maturação, sendo sua abordagem muitas vezes resumida em uma única disciplina.
- ItemAdministração de recursos humanos: um estudo de caso das políticas e práticas de gestão de pessoas da empresa cerâmica alves em Candiba-BA.(2012-12-19) Moreira, Joteílson Fernandes; Silva, Serginaldo Veiga da; Oliveira, Sayonara Miranda; Marques, Rogério Santos; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando FariaO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemInfluência da mineração para o desenvolvimento local: um estudo a partir da INB S/A e BAMIN S/A da cidade de Caetité-BA(2012-12-19) Amorim, Anna Paula dos Santos; Malheiros, Regiane Junqueira Miranda; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando; Bittencourt, Euclides Santos; Costa, Marcelo NevesO presente estudo teve como objetivo identificar e discutir a influência das empresas de Mineração INB e BAMIN para o desenvolvimento da cidade de Caetité-BA. Para tanto, buscou-se descrever a atuação de tais empresas no município, verificar os indicadores socioeconômicos municipais após a implantação desses empreendimentos e verificar a percepção da população diante dos efeitos socioeconômicos advindos da atividade de mineração. Para atender aos objetivos desse estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e o questionário semiestruturado. As constatações da pesquisa evidenciaram que houve uma progressão significativa no PIB municipal entre os anos de 1999 a 2009 destacando-se o setor industrial ao apresentar a maior média de crescimento nesse período. A oferta de empregos no mercado de trabalho caetiteense durante o período de 2000 a 2010 também apresentou crescimento, diminuindo a taxa de desemprego em mais de 41%. Nesse sentido, destaca-se o setor de extrativa mineral que entre os anos de 2005 a 2008 apresentou um expressivo crescimento no número de pessoas ocupadas nesse setor. Contudo os indicadores de desenvolvimento econômico e social do município, o IDE e o IDS, apontaram que entre os anos de 1998 a 2006 a cidade de Caetité-BA pouco se desenvolveu. Quanto à percepção da população, verificou-se que as opiniões dos moradores da cidade convergem com os resultados apresentados pelos indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico e social. Apesar de grande parte dos entrevistados acreditarem que esses empreendimentos geram emprego e renda para a cidade e que eles são importantes para o crescimento do município, ficou evidente que a população ainda não consegue perceber mudanças importantes e necessárias para uma melhor qualidade de vida, uma vez que a educação, a saúde e a infraestrutura do município não apresentaram durante esses anos grandes progressos.
- ItemEstudo comparativo da poupança brasileira por meio dos relatórios do Banco Central no período 1995 ao 1º semestre de 2012(2012-12-19) Fernandes, Robson Dilinger Almeida; Pereira, Sandra Maria de Brito; Bitencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Farias; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro Júnior, AdirNa presente monografia, apresenta-se um estudo comparativo dos governos entre o período de 1995 a 2012 que culminaram com a adoção de novas regras para a caderneta de poupança brasileira, alterada principalmente pela redução da taxa SELIC no ano de 2012. Para a elaboração da mesma, foi realizada uma pesquisa exploratória e posteriormente descritiva no intuito de conhecer as principais razões que levaram a modificação do cálculo da poupança, perfil de investidores do mercado financeiro e poupador bem como as possíveis consequências das mudanças prudenciais ocorridas, tanto para os investidores, como para a economia brasileira como um todo. Os dados foram obtidos de fonte secundária através de análise documental e pesquisa bibliográfica. Primeiro foram estudados diversos fundos de investimento, focando em caderneta de poupança e mercado de ações. Além dos fundos, também foi explanado sobre consumo e realizado um comparativo entre poupança e mercado de ações. Posteriormente foi elaborada uma análise frisando nos resultados obtidos nos últimos três anos da poupança e um paralelo entre os dois fundos, mercado de ações e caderneta de poupança observando a tendência de migração de investidores entre esses os mesmo, abordando os impactos provenientes dessas migrações para a economia e equilíbrio das contas do governo. Por fim após a análise dos documentos pode-se chegar as considerações finais com as conclusões tomadas com base na leitura e no estudo realizado.
- ItemO plano de marketing como instrumento de melhoria organizacional: o caso de uma empresa do ramo do agronegócio em Guanambi-BA(2012-12-19) Nascimento, Ediane Neves Fernandes; Silva, Geórgia Vilas Boas da; Marques, Rogério; Leite, Carlos Fernando F.; Bittencourt, Euclides SantosInseridas num cenário extremamente dinâmico e competitivo, algumas empresas do ramo de agronegócio buscam cada vez mais estratégias que as diferenciem da concorrência para manter-se e sobressair-se no mercado. Nesse cenário, o Plano de Marketing apresenta-se como uma importante ferramenta de eficácia organizacional. Em função disso, este estudo teve como objetivo geral identificar e conhecer os impactos e benefícios do Plano de Marketing na orientação de mercado da empresa Alpha que atua no ramo do Agronegócio localizada na cidade de Guanambi - BA, com profissionais que atuam nas regiões produtoras de Hortifrúti da Bahia e Norte de Minas Gerais. A metodologia é caraterizada quanto aos fins como exploratória e descritiva e quanto aos meios como qualitativa a partir de um estudo de caso, tendo como problemática responder quais as influências da implantação do Plano de Marketing na orientação de mercado da empresa em estudo assim como os benefícios que este provocou aos clientes internos e externos da organização. Para responder aos objetivos e indagações inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica subsidiada pelos autores Philip Kotler; Las Casas; Marcos Cobra; Megido e Xavier e outros, para oferecer sustentação a pesquisa, como instrumento de coleta de dados foi utilizado entrevistas semiestruturadas com os clientes internos e externos da organização com o intuito de compreender os fenômenos referentes ao elemento de estudo. Após a revisão bibliográfica, pesquisa documental e trato das entrevistas, os dados permitiram concluir que a elaboração e implantação do Plano de Marketing refletiram numa vantagem competitiva para empresa Alpha e trouxe inúmeros benefícios para os colaboradores e clientes.
- ItemResponsabilidade social decifra-me ou te consumo: um estudo sobre as familias de antas e palmito.(2012-12-20) Silva, José Beniezio Eduardo de Carvalho da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando; Oliveira, Sayonara Miranda; Pinheiro Junior, AdirO presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a práxis dos projetos sociais propostos e/ou em execução pela empresa Bahia Mineração (Bamin) junto as comunidade de Antas e Palmito. Para materialização deste estudo realizamos aproximações com o método dialético com o objetivo de refletir, explicar e interpretar a realidade. Desenvolvendo neste sentido o estudo, interpretação e descrição das ações de responsabilidade social realizada pela Bamin, assim como as condicionantes colocadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para a mesma, com vista a proporcionar reparações às famílias atingidas diretamente; bem como a aplicação de entrevistas semi estruturada as famílias das comunidades com o objetivo de identificar a existência e situação das ações identificadas pela empresa como práticas de responsabilidade social. Tendo como instrumento para análise dos documentos pesquisados a análise de conteúdo, e a análise de discurso das entrevistas realizadas com as famílias. Pode constatar que a empresa desde o primeiro contato com as famílias não apresentou nenhuma atitude correspondente ao que deveria ser responsabilidade social, no sentido de agir com ética junto aos grupos sociais, com os quais as empresa relacionam. Destaca ainda, a insatisfação das famílias com os cursos propostos pela BAMIN os quais caracterizam apenas por ações de capacitação, mas sem uma perspectiva de envolvimento comunitário, assim como ausente de propostas de transformação e melhoria das condições de vida nas comunidades impactadas pelo empreendimento. Neste contexto, ficou evidente que a responsabilidade social pregada pela empresa, trata-se de uma estratégia empresarial, visando à melhoria da imagem pública da empresa; as ações responsabilidade social tem características de movimentações fragmentadas que não proporcionam superação e modificação das atuais condições de fragilidade social enfrentadas pelas famílias.
- ItemPerfil, atuação e oportunidades de trabalho do egresso dos cursos de administração de Guanambi - BA(2012-12-20) Pereira, Fabrícia Lopes; Campos, Wickley Benefrance Cardoso; Fagundes, Marcus Vinícius Carvalho; Costa, Marcelo Neves; Marques, Rogério SantosA globalização e as grandes mudanças no mercado mundial trouxeram novos desafios para os profissionais de administração. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o perfil, as áreas de atuação e a oportunidade de trabalho para os egressos dos cursos de administração de Guanambi, Bahia. Os métodos adotados para realização da pesquisa foram pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados. A população pesquisada foi constituída pelos egressos das instituições Alpha (pública) e Beta (privada), e os empresários de Guanambi. A coleta de dados foi realizada via email e in loco, sujeita ao critério de acessibilidade. Para análise dos resultados foram utilizadas técnicas qualitativas, utilizando para mensuração dos dados o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Conforme resultados obtidos, identificou-se os pontos de convergência e divergência entre os egressos das instituições de ensino superior público e privada. No que tange as convergências, percebe-se que os egressos das duas instituições na sua maioria são jovens com renda salarial entre 3 e 10 salários mínimos alocados nas instituições financeira, comercio varejista e serviços no qual ocupa cargo de gerência indo de encontro as suas habilidades. Em relação às divergências observa-se que na instituição Alpha a maioria e do gênero masculino e não possui registro no Conselho Regional Administração enquanto na instituição Beta a maioria e do gênero feminino com um número considerável de egressos registrados no Conselho Regional Administração. Nota-se que para os empresários/empregadores as questões como tempo de formação e tipo de instituição do formado são pontos irrelevantes na hora de contratar dos administradores, todavia o cargo de gerente de suas organizações precisa ser ocupado por profissional qualificado com graduação em administração, tendo habilidades e competências essenciais. No que diz respeito às oportunidades de trabalho os setores que se mostram mais propensos a absorver esses egressos são comércio, serviços e as instituições financeiras.
- ItemMarketing de relacionamento e CRM: um estudo de caso no Banco do Brasil de Guanambi-BA(2012-12-20) Souza, Deibbe Dadiane Mendes; Ladeia, Roberta Alves Reis; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Oliveira, Sayonara Miranda; Costa, Marcelo NevesEste estudo tem por objetivo verificar a aplicação do software CRM – Customer Relationship Management no Banco da Brasil agência de Guanambi-BA, analisando os benefícios que este proporciona no ambiente organizacional financeiro , afim de reter e satisfazer os clientes. Neste mesmo âmbito, também foi desenvolvido um estudo da visão dos funcionários em relação ao uso e adaptação do novo sistema no seu ambiente de trabalho. O CRM é visto com um dos métodos mais sofisticados e eficientes, que transformam a maneira como as empresas podem aumentar a rentabilidade dos clientes atuais, além de ajudar na conquista de novos. A pesquisa foi aplicada com fins exploratórios e descritivos, mediante estratégia de um estudo de caso. Utilizou-se de técnicas de pesquisas documentais e entrevista. Foram aplicados dois questionários. O primeiro deles foi realizado com os clientes, indo de questões que visam informar o perfil dos consultados a questões que buscam diagnosticar a sua satisfação frente ao atendimento oferecido pela agência. O segundo realizou-se com os funcionários, também caracterizando o perfil dos entrevistados e diagnosticando os benefícios do software frente ao uso da tecnologia no dia a dia de trabalho. A entrevista foi feita com o gerente geral da agência a fim de conhecer qual foi a proposta do CRM para a instituição estudada. Os resultados elucidam que a implantação do CRM trouxe pontos positivos quanto ao feedback no atendimento ao cliente, tornando este mais satisfeito, além de promover o desenvolvimento do trabalho dos seus colaboradores. Revelou-se também que a implantação do novo software esta em fase de transição obtendo melhoria contínua quanto aos objetivos proposto pelo sistema.
- ItemSistemas de informação na gestão de empresas de materiais de construção em Guanambi-BA(2012-12-20) Pardinho, Edilson Pereira; Souza, Giovani Hebert Silva; Fagundes, Marcus Vinicius C.; Cardoso, Rogério Marques; Oliveira, Sayonara MirandaOs Sistemas de Informação são recursos fundamentais para as empresas que têm em seus objetivos se adaptarem e ampliarem os seus negócios de forma que consigam obter vantagens frente aos obstáculos impostos pelo mercado. Recursos esses que podem ser caracterizados por pessoas, tecnologias de informação – computadores, impressoras, bancos de dados, redes – internet, extranet, entre outros. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de sistemas de informação e de tecnologias da informação para a gestão das empresas de materiais de construção em Guanambi, município localizado no estado da Bahia. Ao mesmo tempo, apresenta os principais tipos de sistemas de informação existentes, que podem ser aplicados nos processos operacionais da organização para as tomadas de decisões e apoio gerencial, como forma de melhorar todas as atividades de rotina, maximizando o seu potencial diante do competitivo mercado de trabalho. As características e a estrutura dos sistemas foram pontos relevantes a serem demonstrados, para que se pudesse conhecê-las melhor e saber se estas empresas estão realmente aptas a inserirem-se no mercado e se estas vêm acompanhando as tendências propostas por esse segmento, visto que a cidade de Guanambi se tornou polo do comércio regional, atendendo as demais cidades circunvizinhas, mostrando assim o seu potencial na região. Assim sendo, o desenvolvimento desse estudo se mostra como um suporte para o mercado de Guanambi, pois o mesmo trará benefícios para a economia local e regional como um todo.
- ItemGestão de políticas públicas: um estudo exploratório sobre o programa bolsa família na cidade de Guanambi-BA.(2012-12-20) Xavier, Juscelia Santos; Prado, Luciana Moreira; Costa, Marcelo Neves; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro Júnior, AdirEste trabalho monográfico traz como tema Gestão de Políticas Públicas: um estudo exploratório sobre o Programa Bolsa Família na cidade de Guanambi - BA dentro de uma perspectiva metodológica de caráter exploratório que buscou com uma análise qualitativa dos dados investigar os impactos do Programa Bolsa Família sobre a mudança de vida junto às famílias beneficiadas no município de Guanambi, tentando identificar de que forma os recursos do Programa estão sendo utilizados pelos beneficiários e verificando as percepções dos mesmos sobre a melhoria das condições de vida depois da adesão ao programa. O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política pública que visa melhorar a qualidade de vida da população pertencente à parcela classificada como extremamente pobre, em troca da assistência prestada, os beneficiários precisam de uma contrapartida – ações que irão proporcionar às famílias beneficiadas, uma melhora significativa na sua qualidade de vida reduzindo os efeitos e o índice de pobreza. A pesquisa foi realizada através da aplicação do questionário a 50 beneficiários, tendo como objetivo analisar se as famílias que recebem o subsídio federal apresentaram melhoras na qualidade de vida após o início do programa. Como resultado, foi possível identificar que o Programa Bolsa Família vem surtindo efeito para a população pobre, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o índice de pobreza das famílias pesquisadas desde a implantação do programa.
- ItemEmpreendedor individual: um estudo do perfil econômico de palmas de Monte Alto-BA(2012-12-21) Rodrigues, Ana Maria Cardoso; Araujo, Aronilson dos Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Farias; Costa, Marcelo Neves; Fagundes, Marcus ViníciusEste trabalho tem como principal razão o estudo do Empreendedor Individual, instituído pela Lei Complementar nº 128/2008, que surge com o advento de um beneficio e esperada alteração nos meios legais que regem as relações econômicas de produção e distribuição de bens e serviços no Brasil. O presente estudo objetivou identificar e comparar o perfil econômico dos empreendedores individuais formais da cidade de Palmas de Monte Alto-Ba, bem como evidenciar a percepção dos mesmos quanto sua formalização e comparar tais informações com dados de pesquisa a nível nacional. Pretendeu-se, ainda, analisar o conceito do empreendedorismo, o perfil do empreendedor, e suas características. Para consolidação deste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva atrelada a um levantamento bibliográfico. Como resultado da pesquisa observou-se que o perfil dos empreendedores individuais montealtenses quando comparado aos empreendedores individuais a nível estadual e nacional, os mesmos possuem características similares, visto que sua maioria se formalizou objetivando obter um registro formal acoplado aos benefícios oriundos desta. Com este estudo foi possível mostrar a importância do empreendedor individual no cenário econômico local e nacional, bem como entender o comportamento dos mesmos para a viabilidade de futuras políticas públicas de fomento e desenvolvimento.
- ItemA prática da logística reversa: um estudo comparativo em duas empresas industriais de Guanambi/BA.(2013-01-01) Lôbo, Melca da Mata; Teixeira, Vanuzia Oliveira Matos; Costa, Marcelo Neves; Leite, Carlos Fernando Faria; Fagundes, Marcos Vinicius Carvalho; Marques, Rogério SantosNo mundo atual, a competitividade obriga as empresas a aderirem às inovações impostas pelos novos conceitos de gestão. Embora seja questionada a sua aplicação em alguns setores da economia, a Logística Reversa (LR) precisa ser mais vivenciada e explorada, para que a mesma esteja de acordo com as exigências sociais, ambientais e legais, na tentativa de serem mais sustentáveis e competitivas. Com o aumento do consumo exacerbado devido a acessibilidade as tecnologias que estão em constantes mudanças, e que ocasionam consequentemente, um elevado índice de descarte indevido, fazendo com que as organizações busquem um equilíbrio entre os aspectos econômicos e desenvolvimento sustentável, satisfazendo às demandas de consumidores cada vez mais conscientes e preocupados com as futuras gerações. Assim, áreas como a logística reversa de pós-consumo vem ganhando destaque e o envolvimento de todos na cadeia de suprimentos é essencial para que essa prática se torne uma viável ferramenta de gestão. O intuito desse trabalho é diagnosticar as limitações e oportunidades presentes nas práticas de Logística Reversa, fazendo uma comparação entre duas indústrias de diferentes setores da economia. Para isso foram escolhidos dois setores: o de produtos químicos – Di química LTDA, e o de fabricação de móveis para instalações comerciais – Serrameg. O propósito é comparar duas situações divergentes sobre a ótica da cadeia produtiva. O primeiro caso tem como foco os materiais e embalagens utilizados pela empresa que regressam, ou não, ao ciclo produtivo. No segundo, a pesquisa estuda se a empresa direciona ações em relação ao retorno e descartes de produtos de pós-consumo. O método utilizado foi o estudo comparativo com realização de entrevistas com os gestores, e os dados foram descritos através de quadro comparativo, finalizando com considerações e perspectivas referentes ao assunto. Os principais resultados apontam que as práticas da logística reversa ainda precisam ser mais incentivadas pelas políticas públicas quanto ao descarte adequado dos resíduos geradas pela cadeia produtiva, e que as empresas precisam se conscientizar e adequar seus processos a essa prática gerencial.
- ItemLiderança: o papel do líder na motivação da sua equipe.(2013-01-09) Leite, Ney José Trindade; Leite, Thales Vinicius dos Reis; Carvalho, Youre Jivago Lima de; Montalvão, Vânia; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro Junior, Adir; Oliveira, Sayonara Miranda deAs organizações têm passado por uma serie de mudanças e transformações, em que a competitividade passou a ser cada vez maior, nesse ambiente o capital humano passa a ser um diferencial. Sendo assim, o presente trabalho monográfico teve por objetivo identificar o papel do líder no processo de motivação de sua equipe, verificando os fatores que levam a exercer tal influência e também analisar os estilos de liderança dos gestores perante suas equipes. Em seu embasamento teórico será abordado alguns conceitos de motivação e liderança, alem das teorias mais utilizadas na literatura que tratam desse assunto. A analise metodológica caracterizada por um estudo de caso de natureza qualitativa com aspectos quantitativos realizado na empresa (DISBEL) – Distribuidora De Bebidas Sertaneja Ltda teve como foco a analise do nível de motivação e aceitação da liderança dentro da organização, para tanto fez-se necessário a coleta de dados mediante questionários semi-estruturados de questões objetivas com a equipe de colaboradores das áreas administrativa, operacional e vendas. Com este estudo, buscou-se, ainda, identificar quais fatores interferem na motivação da equipe da empresa em destaque além de verificar como o estilo de liderança intervém na satisfação do funcionário. Foram identificados através das analises dos dados pesquisados fatores como: espírito de equipe, coerência da liderança e preocupação do gestor com a vida pessoal e profissional dos funcionários, bem como reconhecimento pelos resultados obtidos, os quais influenciam diretamente na motivação do colaborador e, conseqüentemente, na produtividade da equipe.
- ItemComportamento estratégico de empresas: um caso comparativo das empresas do município de Guanambi-BA(2013-01-13) Souza, Douglas Santos; Gomes, Priscila Fernanda Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro Júnior, Adir; Costa, Marcelo NevesO ambiente empresarial está cada vez mais complexo e dinâmico e somente organizações com profissionais que possuem ferramentas e capacitação adequada conseguem se destacar em meio à concorrência acirrada. Além disso, a utilização de mecanismos do planejamento estratégico eventualmente costuma ser dificultada, por ser um processo abrangente e que exige também, capacitação dos gestores para ter sucesso na empresa. Considerando a dinâmica do mercado local e a sua importância no comércio da nossa microrregião, o presente trabalho buscou, por intermédio de um estudo comparativo entre três empresas de ramos de atividade distintos, conhecer o posicionamento das empresas de Guanambi – BA em termos do comportamento e planejamento estratégico. As pesquisas detalharam que dentre as empresas investigadas existe um conhecimento prévio no que diz respeito ao planejamento estratégico, mesmo que este não seja aplicado de forma adequada em sua maioria. O resultado deste estudo é uma descrição sucinta da realidade do planejamento estratégico e como este gera consequências relevantes quando não é aplicado de forma ideal.
- ItemDe olhos abertos lhe direi: as contribuições do projeto de sementes crioulas desenvolvido pelo movimento de mulheres camponesas no municipio de Pindaí - Bahia(2013-02-22) Silva, Jarbas Vieira da; Neves, Marcelo; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando FariaTem-se como problema a ser investigado no presente estudo, as contribuições do projeto de sementes crioulas, realizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) na comunidade Pedra Grande no município de Pindaí, Bahia. Tendo como objetivo central identificar e compreender a problemática. Assim, iremos identificar a centralidade do trabalho para o desenvolvimento do campo e da cidade e, por conseguinte a sociedade em sua totalidade, e a oposição existente entre rural e urbano. Outro ponto a ser investigado são os dois projetos de desenvolvimento agrícola que estão em disputa na sociedade brasileira – Gestão do Agronegócio e Agroecologia. Identificar o surgimento dos movimentos sociais no Brasil (prioritariamente no campo) e a necessidade do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). Inferir sobre as contribuições econômicas e sociais do projeto de sementes crioulas realizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas, na comunidade de Pedra Grande municípios de Pindaí, Bahia. Dessa forma, o estudo pauta-se na dialética enquanto método científico, sendo a pesquisa de caráter exploratório e explicativa, apoiando-se em uma revisão bibliográfica. Assim, os dados foram coletados a partir de observação simples e entrevista semi-estruturada com alguns moradores da comunidade Pedra Grande. Utilizamos a análise de discurso para poder compreender e interpretar o discurso dos entrevistados sobre as contribuições existentes do projeto de sementes crioulas na comunidade que contribui para uma visão mais ampla e complexa, que se caracteriza com o aspecto dialético. Assim, afirmamos a necessidade de um desenvolvimento para o campo brasileiro que não seja pautado no agronegócio, tendo em vista que o mesmo não contribuiu para o desenvolvimento do conjunto dos camponeses e por conseqüência a população brasileira, e assim contribuirá com o modelo agrícola antagônico ao que está posto no país.
- ItemJogos de empresa: um estudo de caso comparativo do desafio Sebrae na UNEB-DEDC-Campus XII, nos anos de 2008 e 2012(2013-07-25) Silva, Alberto Ferreira; Silva, Jairo Aparecido Vieira da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo NevesO presente trabalho tem o objetivo de disseminar as contribuições do Desafio SEBRAE para os discentes participantes das edições de 2008 e 2012 da Uneb Campus XII. O estudo foi definido a partir do posicionamento estratégico, que é uma das atribuições do administrador, analisado através das percepções dos jogadores nos referidos anos. Para tais fins foi realizado um corte transversal considerando os participantes no ano de 2008 e 2012. A amostra escolhida para investigação foram os participantes da primeira e ultima edição do jogo na instituição, com o intuito de comparar as percepções estratégicas. Para consolidar o estudo foi adotado o método descritivo com o auxilio da pesquisa de campo, uma vez que, existia carência de dados (informações) devido à dispersão do público alvo (discentes) de 2008, que já tinham sido graduados, no entanto recorremos à estratégia de aplicação de questionário fechado, semi-estruturado, por meio de mala-direta, estes foram aplicados aos participantes de 2008 e 2012 que corroboraram as expectativas da pesquisa. O Desafio SEBRAE representa uma grande possibilidade para os discentes aplicarem de modo pragmático as técnicas de estratégias táticas e operacionais. Os resultados indicam a importância desse evento para os discentes amadurecerem no dia a dia de uma empresa, seja de pequeno ou grande porte. Em quatro anos de participação do Desafio SEBRAE os discentes do bacharelado em administração da UNEB DEDC Campus XII vêm aproveitando e desenvolvendo habilidades e competências que fortalecem a relação teoria e prática, ficando evidenciado na pesquisa que as técnicas aplicadas no Desafio SEBRAE serão utilizadas fora da academia, consolidando o instrumento Jogos de Empresa como uma excelente ferramenta didática.