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Navegando Graduação por Orientador "Coelho Neto, Agripino Souza"
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- ItemA conformação das duas centralidades na capital baiana: área central do comércio e do iguatemi(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-23) Ribeiro Júnior, Manoel da Cruz; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Rios, Ricardo BahiaA área do Comércio, na Cidade Baixa, funcionava como principal centro financeiro, comercial e de serviços na cidade do Salvador. A partir da década de 1970, através de um planejamento político e com o início do funcionamento do Shopping Iguatemi – atual Shopping da Bahia – o bairro do Comércio, na perspectiva de centralidade urbana, passa a compartilhar essa atribuição com outra área: uma nova configuração espacial para a capital baiana forma-se no entorno do Iguatemi. O presente artigo aborda a conjuntura e os fatores que levaram o surgimento da nova centralidade. Para tanto privilegiou-se as seguintes formas de pesquisa: de campo, para levantamento de dados; revisão de literatura, empírica e histórica. No que diz respeito ao crescimento da cidade e ao desenvolvimento metropolitano ocasionado aos longos dos anos na cidade do Salvador, a abordagem deste artigo buscou compreender – na produção do espaço urbano – as suas centralidades.
- ItemAvaliação da qualidade do transporte público: estudo de caso do bairro de Cajazeiras X(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Oliveira, Joeliton dos Anjos; Coelho Neto, Agripino SouzaO presente trabalho tem como objetivo central apresentar uma análise da qualidade do serviço de transporte público oferecido à população periférica do bairro de Cajazeiras X da cidade do Salvador, levando em consideração a discussão da relação centro-periferização. Buscou-se discutir que a questão do transporte público oferecido a populações periféricas, muitas vezes é reflexo da produção desigual do espaço urbano, cujo agentes hegemônicos prevalecem em detrimento de outros hegemonizados. No primeiro capítulo, empreende-se o esforço de elaborar uma discussão sobre a produção do espaço urbano, e de que forma esta reverbera no contexto da cidade capitalista atrelada ao processo de periferização. No segundo capítulo, realizou-se a exposição dos atores, e as variáveis que entende-se como indicadores determinantes na avaliação da qualidade do serviço de transporte público. No terceiro capítulo, buscou-se demonstrar por meio do estudo de caso, atrelado a pesquisa de campo os resultados alcançados, tendo como avaliação os questionários quantitativos, para a partir destes dados, compreender e demonstrar a real situação do transporte público no bairro de Cajazeiras X.
- ItemAvaliação dos moradores sobre a qualidade do serviço de transporte coletivo no bairro do Cabula VI(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Silva, Ruiran Pereira; Coelho Neto, Agripino Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Jorima Valoz dosO presente trabalho tem como objeto apresentar uma análise da qualidade do serviço de transporte coletivo, no bairro do Cabula VI, identificando as condições da acessibilidade da sua população aos espaços soteropolitanos. Busca-se discutir e identificar os componentes que compõem os indicadores de qualidade do serviço do transporte público, investigar as condições de acessibilidade da população do Cabula VI à cidade de Salvador e avaliar a qualidade do serviço e a infraestrutura do transporte público no bairro. No primeiro capítulo realizou-se um breve histórico sobre os transportes, análise da qualidade e uma contextualização a respeito do conceito de mobilidade e acessibilidade, tendo como foco o deslocamento da população do bairro aos diversos destinos da cidade. No segundo capítulo, empreende-se uma busca histórica da delimitação do bairro em questão. No terceiro capítulo, buscou-se compreender através de pesquisa, quais foram os resultados alcançados, tendo como avaliação os questionários quantitativos, para a partir destes dados, entender a realidade do serviço de transporte coletivo, fornecido aos moradores do Cabula VI.
- ItemCadastro dos Pólos Geradores de Operações de Carga e Descarga (PGOCD) como ferramenta ao planejamento de transportes: estudo de caso da cidade do Salvador (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Meirelles, Matheus Santana de; Coelho Neto, Agripino Souza; Franco, Gustavo Barreto; Rios, Ricardo BahiaOs Polos Geradores de Operações de Carga e Descarga (PGOCD) são uma classificação dada aos Polos Geradores de Tráfego (PGT) definidos segundo a Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS) de 2012 de Salvador (BA). Esta classificação trata especificamente dos polos capazes de atrair movimentação de carga e descarga de mercadorias. Tendo em vista o cadastro técnico como um instrumento de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana, esta é uma ferramenta que pode auxiliar ao planejamento de uma cidade por conter informações setoriais sobre temas específicos, os quais, a partir da inter-relação de dados, é possível ter uma visão mais ampla dos problemas urbanos. Desta forma, o seguinte trabalho tem como objetivo investigar a utilização do cadastro técnico dos PGOCD como uma ferramenta ao planejamento de transportes na cidade do Salvador, auxiliando assim a uma melhor e mais eficiente gestão urbana municipal. O cadastro foi feito a partir da ferramenta Quantum Gis (QGIS) versão 3.4.12, subdivido em 4 fases, e a partir disto produzidos mapas dos PGOCD e suas respectivas análises. A partir das análises, foi possível ter uma visão mais ampla do funcionamento do transporte de carga em Salvador, além da importância de se planejar a instalação dos PGOCD, buscando prevenir futuros impactos sobre a circulação viária na cidade. Por fim, foi proposto medidas para auxiliar numa melhor gestão do transporte de carga e do processo de carga e descarga na cidade.
- ItemCondições de caminhabilidade no entorno das estações Brotas e Imbuí do metrô de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Gabriele Nascimento Borges dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Araújo, Edmilson NatividadeEm Salvador, o modo a pé é fator essencial para conseguir o acesso às estações de metrô. Por questão de ordens topográficas, a maioria das estações foi implantada seguindo o eixo viário das avenidas de vale da cidade, opção que acarreta dificuldade de acesso aos usuários do sistema. As longas caminhadas que são feitas para acessar o modal, a sensação de insegurança e as condições físicas das calçadas são fatos que desestimulam a população na utilização do metrô na cidade de Salvador. Diante desse contexto, a presente monografia se propõe a contribuir para a compreensão do problema da mobilidade urbana e da caminhabilidade, investigando os deslocamentos a pé no entorno das estações Brotas e Imbuí do metrô de Salvador e tem como objetivo avaliar as condições de caminhabilidade no entorno dessas estações, considerando três critérios principais: acessibilidade, conforto e segurança. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo envolvendo observação através de registros escritos e fotográficos e aplicação de questionários para uma amostra de 60 usuários das estações de metrô estudadas, com objetivo de observar as opiniões e percepções desses usuários e aproximação com o que pensam acerca da caminhabilidade no entorno das estações. Desta forma, o trabalho tem como primeira parte uma breve contextualização da mobilidade em Salvador e da implantação do modo metroviário na cidade. Na segunda, um levantamento teórico-conceitual sobre mobilidade urbana, acessibilidade e caminhabilidade analisando suas principais características. Na terceira parte foi feita uma pesquisa de campo envolvendo observação através de registros escritos e fotográficos e aplicação de questionários e, por fim, foram feitas as considerações finais do estudo.
- ItemDinâmica da feira livre de Simões Filho e o circuito inferior da economia urbana(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-29) Ferreira, Joelma Gomes; Coelho Neto, Agripino Souza; Machado, Jessé Anderson Pinto; Oliveira, Anderson Gomes deA feira livre é identificada como elemento importante para estrutura social no meio urbano, pois é formada por uma dinâmica especifica de ocupação ou apropriação do espaço e constitui um fenômeno econômico, político, social e cultural. Na maioria das cidades considera-se que a feira é o principal centro de abastecimento alimentar e exerce papel fundamental para o desenvolvimento de importantes funções comerciais. Em Simões Filho ela acontece no mercado municipal, mas anteriormente ocupou dois espaços diferentes: primeiro, a Praça Noêmia Meirelles (antiga praça da bandeira; segundo, a Praça da Bíblia. Em ambos provocou mudanças na organização socioespacial da sede do município. Este trabalho acadêmico analisa a feira livre que ocorre neste município integrante da Região Metropolitana de Salvador (RMS) quanto à influência que exerce na dinâmica do espaço urbano, como atividade econômica inserida no circuito inferior da economia. A teoria central desta pesquisa é a economia urbana: que é constituída por dois circuitos: Circuito Superior, em que prevalecem as grandes empresas e a modernização tecnológica e o Circuito Inferior, formado por atividades de pequena dimensão e interessado às populações pobres. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter participante, cuja estrutura analítica foi subsidiada por levantamentos bibliográfico e etnográfico
- ItemInfraestruturas dos pontos de parada de ônibus e entorno imediato: um estudo comparativo entre a estrada da liberdade e a avenida Manoel Dias da Silva – Salvador (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Cruz, Luana Magalhães de Castro; Coelho Neto, Agripino SouzaA demanda pela utilização do transporte público por ônibus ainda é grande em Salvador. No entanto, a diferenciação por bairros dos equipamentos do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus acaba dificultando o acesso a ele. Dessa forma, a pesquisa visa diagnosticar e comparar os pontos de ônibus existentes na Estrada da Liberdade, na Liberdade e da Avenida Manoel Dias, na Pituba. Inicialmente realizou-se uma revisão de literatura para discussão dos conceitos fundamentais da pesquisa. Desenvolveu-se também, uma análise de conteúdo de documentos institucionais para delineamento dos aspectos legais e jurídicos que envolvem o transporte público. Em seguida, foram realizadas as visitas à campo para a realização da observação sistemática e aplicação dos questionários aos usuários do transporte público da Estrada da Liberdade e da Avenida Manoel Dias. Os resultados mostraram que os pontos de ônibus encontrados ao longo da Estrada da Liberdade possuem características distintas dos encontrados na Avenida Manoel Dias, tanto em forma, quanto em presença de equipamentos e infraestrutura essenciais a utilização do serviço de transporte público coletivo, conferindo a Manoel Dias, melhores condições de circulação e utilização do transporte coletivo por ônibus. Dessa maneira, faz-se necessário políticas públicas que visem a equidade dos espaços e não busquem promover distinções ainda maiores, ampliando as questões de segregação socioespacial, consequentemente, contribuindo para oferta de serviços inferiores em determinados bairros e localidades.
- ItemMobilidade, acessibilidade universal e integração espacial: o caso da estação da Lapa, Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-23) Argolo, Luciana Souza; Coelho Neto, Agripino Souza; Rios, Ricardo Bahia; Delgado, Juan Pedro MorenoA Estação da Lapa em Salvador, Bahia, é um lugar de passagem de grande parte da população de Salvador que utiliza o sistema de transporte público da cidade. Esse terminal rodoviário recebe mais de 86 linhas de ônibus urbanos, 21 do transporte metropolitano e cerca de 460 mil passageiros por dia, com um fluxo médio de 325 coletivos por hora, tendo, assim, linhas para quase todos os bairros e para algumas cidades vizinhas da capital baiana, representando assim uma das mais importantes estações de transbordo da cidade. Ela também concentra uma considerável parcela de atividades formais e informais no seu entorno. Este estudo tem como objetivo analisar a mobilidade, a acessibilidade e a integração na Estação da Lapa em Salvador, Bahia. Desta forma, o trabalho tem como primeira parte, um levantamento teórico sobre mobilidade, acessibilidade e integração analisando suas principais características. Na segunda é avaliada a problemática da mobilidade, acessibilidade e da integração na Estação da Lapa. Na terceira foi feitas as considerações finais do estudo, indicando as possíveis melhoras na mobilidade, acessibilidade e integração da Estação da Lapa.
- ItemO modal ferroviário no transporte de pessoas em Salvador e a intermodalidade(UNEB, 2017) Fetal, Tauã de Matos; Coelho Neto, Agripino SouzaO modal ferroviário de Salvador é um importante meio de transporte para os moradores do subúrbio terem acesso a outras áreas da cidade, sendo importante no cotidiano desses usuários que utilizam o trem para diversas finalidades, principalmente, para chegar ao trabalho. Entretanto, devido a sua limitação espacial, atende o trecho de Paripe até Calçada, precisa existir a integração com outro modal para a melhoria da eficiência do sistema, sendo o ônibus o mais utilizado pelos usuários do trem. Assim, essa pesquisa, tem como principal objetivo analisar a dinâmica da mobilidade dos usuários do transporte ferroviário de Salvador. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados levantamentos e analises bibliográficas, além da pesquisa de campo, cuja a metodologia utilizada foi a da observação assistemática, espontânea e não participante, com aplicação de um questionário. A pesquisa tem como principal propósito identificar as destinações finais dos passageiros, além de mencionar o perfil dos usuários, verificar a relação que existe entre o subúrbio e as centralidades da cidade e também avaliar as alternativas de integração intermodal. O bairro da Calçada, foi o destino mais procurado pelos entrevistados, isso reforça a característica de subcentralidade deste bairro e de lugar de referência para a população suburbana, principalmente devido ao forte comércio na área.
- ItemPolítica de trânsito em Salvador – BA: impactos nos sinistros – 2011 a 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Ivana Nolasco dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Santos, Elton Andrade dosPara os órgãos nacionais de transporte, sinistros de trânsito é todo acontecimento pernicioso envolvendo veículos, vias, pessoas e/ou animais para o qual dois desses coeficientes devem estar presentes para serem caracterizados. O objetivo geral desta monografia é avaliar os impactos da política de fiscalização e sinalização da Superintendência de Trânsito de Salvador (TranSalvador) sobre a redução dos sinistros de trânsito em Salvador – BA. Como objetivos específicos procurou-se caracterizar as políticas de fiscalização e sinalização da TranSalvador de 2011 a 2021; identificar as mudanças e ações implementadas pela TranSalvador; e caracterizar os tipos de sinistros de trânsito, comparando os números de ocorrências no período de tempo estabelecido. A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso. A TranSalvador vem tomando medidas de precaução para minimizar os acidentes nestas avenidas, como exemplo, a manutenção permanente de sinalização horizontal e vertical, promoção da educação e blitz de alcoolemia. E apesar dos esforços da Superintendência, devido às características geométricas das quatro avenidas objeto desta pesquisa nas quais possuem muitos trechos em aclives e declives, com trechos retos, intercalados com curvas suaves e longas, o que favorece com facilidade a pratica de infrações, acima da velocidade regulamentar. Por esses motivos, o controle eletrônico é um dos meios mais utilizados como medida para reduzir os sinistros de trânsito nas avenidas de Salvador. A cidade deu um grande passo na redução do número de acidentes de trânsito. A implementação rigorosa de novas políticas públicas de segurança, fiscalização, e educação trouxe excelentes resultados. No entanto, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para melhorar a segurança viária na cidade. Novas tecnologias podem ser implementadas para ajudar a otimizar a circulação e reduzir ainda mais os acidentes.
- ItemRuralidades no urbano: estudo de caso da cidade de Paramirim-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Trindade, Laura Gabriela da Cruz; Coelho Neto, Agripino SouzaLevando em consideração o pressuposto da existência das ruralidades no espaço no urbano, a monografia tem como objetivo analisar os conteúdos rurais no município de Paramirim e, como esses aspectos influenciam em sua dinâmica socioespacial. Para alcançar este objetivo, foram utilizados como instrumento de análise as contribuições da literatura acadêmica, em especial, a geografia agrária, a geografia humana, sociologia rural e urbana, acerca dos conceitos das pequenas cidades, a relação campo-cidade, as atividades rurais desenvolvidas no espaço urbano da cidade de Paramirim-BA. Além disso, para subsidiar a caracterização do município, foram coletados os dados secundários do IBGE (2010) e SEI (2014). Assim, na aplicação dos questionários, feitos com a população residente da cidade de Paramirim, investigou-se o papel das ruralidades na construção da relação campo/cidade dentro do município de Paramirim. Por fim, para análise do material coletado a campo, chegamos ao perfil socioeconômico da população, definição e compreensão da rede urbana em que o município se inseri, as relação entre o campo e a cidade e, em última análise, a presença das ruralidades no espaço urbano e como tais influenciam na dinâmica socioespacial do município de Paramirim.
- ItemTransporte alternativo de passageiros: um estudo da rota Salvador-Feira de Santana(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-27) Nunes, Evelin Santos; Coelho Neto, Agripino Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Rios, Ricardo BahiaEste trabalho tem como finalidade analisar o fenômeno do transporte alternativo intermunicipal de passageiros, que atende a rota Salvador – Feira de Santana – Salvador, e é ofertado no entorno da Estação Rodoviária de Salvador. Para compreender o fenômeno, foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema, o resultado mostrou que se trata de um campo ainda não explorado, visto que a grande maioria dos estudos encontrados concentravam seus temas no serviço de transporte alternativo intraurbano, ou seja, dentro das cidades, deixando de lado a existência de um serviço de transporte intermunicipal, que serve de ligação entre as grandes metrópoles e os municípios vizinhos. Para melhor entender o funcionamento do serviço de transporte alternativo e os fatores que motivam os usuários a lhe darem preferência, foram realizadas visitas de observação e aplicação de questionários, com os ofertadores e com os usuários do mencionado serviço. Além de buscar entender como as autoridades competentes lidam com a existência deste serviço, por meio de depoimentos de funcionários da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (AGERBA).