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- ItemTurismo em Salvador: a produção de dois espaços(Universidade do Estado da Bahia, 2001) Santos, Jacileda Cerqueira; Dias, Clímaco César SiqueiraCom o findar do Século XX, surgem novos caminhos para o desenvolvimento capitalista, moldados pelo fenômeno da Globalização. Este fenômeno tende a definir novas relações: uma nova divisão territorial do trabalho fundamentada na especialização das localidades, que o atual contexto político-econômico determina. Desta forma, o Turismo é apontado como vocação de algumas localidades – dentre elas Salvador – justificando-se a opção pela atividade como fundamental para algumas economias, por fatores que vão desde o acelerado desenvolvimento tecnológico que se deu a partir de fins do Século XIX, até questões como localização em relação aos grandes centros industriais, passando pelos atributos físicos, históricos e culturais das cidades. Todavia, para se ter um lugar turístico, é preciso produzi-lo, criando espaços de lazer, implantando infra-estrutura qualificada e que suporte o fluxo de turistas numa dada cidade. Assim, o poder público começa a fazer investimentos, e a conceder incentivos à iniciativa privada, de forma a tornar a cidade atraente para quem quer praticar uma atividade de lazer. No caso de Salvador, encara-se o Turismo como uma estratégia de desenvolvimento urbano, capaz de implementar melhorias em sua estrutura social e econômica, passando-se, a partir de 1991, a implementá-la. Deve-se questionar, portanto, a eficácia da estratégia turística em Salvador, avaliando sua capacidade para elevar o nível de desenvolvimento da Cidade, em termos sociais, e não apenas favorecer melhorias em sua imagem.
- ItemIdeais de civilização na cidade do Salvador no período do primeiro governo de José Joaquim Seabra, 1912-1916(Universidade do Estado da Bahia, 2002) Ribeiro, Joyce Kelly Mendes; Santos, André Luís Cardoso; Palácios, Maria das Graças Lima de Souza; Belas, Ângela OliveiraAs idéias de modernização podem ser reconhecidas no Brasil desde o século XIX. Suas primeiras manifestações ocorreram no império, com os investimentos na construção de ferrovias, no sistema portuário, com o aparecimento incipiente de indústrias e com a lenta urbanização de algumas cidades, que receberam melhorias em termos de transporte, iluminação, abastecimento de água (COSTA, [s/d], p. 214-215). Porém o contexto mais propício ao empreendimento das reformas modernizadoras das cidades foi aquele que se teve logo após a instalação da República, dado que o novo regime permitiu a articulação direta, e sem a intermediação federal, das elites dirigentes regionais com as instituições de crédito e financiamento estrangeiro. Desta forma, nas décadas iniciais do século XX, a urbanização e os melhoramentos materiais, enquanto aspirações modernizadoras, alastraram-se por diversas capitais do país, entre elas Recife, Belém, Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo (PINHEIRO, 1992, p. 1).
- ItemOs impactos do sistema metropolitano de transporte coletivo público por ônibus de passageiros na qualidade de vida de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Machado Neto, Pedro Inácio Nascimento Silva; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Pinto, Ilce Marília Dantas; Moreno, Juan PedroEste trabalho tem por objetivo avaliar os impactos que o transporte metropolitano coletivo público de passageiros causa na qualidade de vida dos habitantes da cidade do Salvador. Verificam-se as conseqüências na vida dos cidadãos causadas por um conjunto de fatores que não previram essa situação. Foram feitas pesquisas bibliográficas, levantamento de dados estatísticos e entrevistas com responsáveis pela gestão do serviço de transporte dentro da Região Metropolitana de Salvador para que se pudesse primeiro, estabelecer a situação exata dos problemas, entender as variáveis da discussão e finalmente poder encontrar respostas que solucionasse ou atenuasse os impactos na qualidade de vida de Salvador. O trabalho conclui apontando soluções para o problema e entendendo ser de fato a sociedade atual, que preza o uso incondicional do veículo particular como meio imediato de transporte, a grande geradora dos impactos negativos causados nos sistemas de transporte nela presentes.
- ItemAtuação da ONG AVSI no ambiente urbano de Novos Alagados - Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Castro, Daiane Manuela Leal de; Fernandes, Rosali BragaO presente trabalho analisa a atuação recente das organizações – não – governamentais em intervenções públicas no espaço urbano, em parceria com o poder público, destacando de que maneira a atuação dessas organizações pode introduzir mudanças qualitativas no processo de gestão urbana. Como exemplo, foi escolhido o trabalho desenvolvido pela ONG AVSI (Associação Voluntários para o Serviço Internacional) na comunidade de Novos Alagados, em Salvador – BA. O trabalho divide-se em três capítulos. O primeiro, de uma forma geral, trata da origem, dos conceitos e características das ONG’s, focalizando a formação dessas organizações na América latina. Em seguida, são apresentados algumas visões críticas sobre o tema, e o relacionamento com a cooperação internacional e o Estado. O segundo, refere-se ao perfil de Novos Alagados, à sua formação urbana, e às suas características – sócio-econômicas, principais problemas, etc. O terceiro e último capítulo faz uma abordagem sobre o histórico, os agentes financeiros e a metodologia da ONG AVSI, descreve as suas principais intervenções realizadas no Brasil e finalmente apresenta a sua atuação em Novos Alagados e a análise dos resultados desta intervenção.
- ItemProcesso de urbanização em Praia do Forte – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Teixeira, Ana Cláudia Muricy; Gomes Sobrinho, Lirandina; Souza, Luis Antônio deO presente estudo tem como objetivo analisar o processo de urbanização na Praia do Forte – BA., situada no município de Mata de São João, com ênfase nos fatos ocorridos a partir da década de setenta até os dias atuais. Esse processo nos leva a identificar os principais fatores e agentes que influenciaram, e influenciam, nas transformações da estrutura sócio-espacial da localidade.
- ItemA produção do espaço pelo estado em Salvador: o caso da Pituba(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Oliveira, Mariana Almeida de; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Dias, Clímaco César Siqueira; Nery, PedroEsse estudo nasce a partir da observação da presença massiva de obras de requalificação na região da Pituba. Percebe-se o crescimento da cidade dentro de uma dinâmica globalizada que envolve todos os setores da economia e conseqüentemente o espaço urbano. Para a realização do trabalho foi utilizado o método de pesquisa hipotético-dedutivo a fim de analisar os dados bibliográficos e documentais. O objetivo desejado é analisar as intervenções urbanísticas ocorridas nos últimos cinco anos na região da Pituba e verificar quais os impactos das mesmas no processo de formação do espaço como um todo. Ou seja, deseja-se verificar como essas intervenções atuam no espaço que estão inseridas e qual a importância delas do ponto de vista do discurso de revitalização do espaço urbano pelo poder público.
- ItemA Política de Desenvolvimento Urbano do Estado: o papel da CONDER na promoção do desenvolvimento dos municípios baianos.(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Santos, Gilbert Souza; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Menezes, Eline Viana; Cavalcanti, SaraO processo de urbanização brasileiro, passou a ser mais agressivo quando da revolução industrial ocorrida no país nas décadas de 40 e 50, fato esse que favoreceu uma grande fuga da população para os grandes centros da época e que com isso passaram a sofrer com o aumento de seus problemas urbanos, com atenção especial para o déficit habitacional cada vez maior e agressivo, sem falar na falta de saneamento e área de lazer, ou seja, uma falta de infra-estrutura urbana cujo o Poder Público em suas três esferas governamentais (União, Estado e Município) não tem condições de sanar em sua totalidade, e com isso tornar meio urbano cada vez mais humano, oferecendo uma melhor qualidade de vida para sua população. No Estado da Bahia, temos o Poder Público Estadual atuando de forma expressiva no ambiente urbano nos municípios, aplicando sua Política de Desenvolvimento Urbano através da CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado, uma empresa criada nos anos 70, para atender as necessidades da RMS – Região Metropolitana de Salvador, e que com o passar dos anos, apesar de em certos períodos ter perdido um pouco de sua importância, se reergueu nos anos 90, quando passou a coordenar a implantação de aterros sanitários em diversos municípios baianos e quando em 1998 assumiu o papel da URBIS – Habitação e Urbanização S/A. Com a incorporação da URBIS, a CONDER passa a desenvolver programas e projetos nos nas cidades do interior do estado, deixando com isso de atuar somente na RMS. Coordenando e executando a Política de Desenvolvimento Urbano do Estado, levando ao interior baiano, melhorias habitacionais, esgotamento sanitário, abastecimento de água e pavimentação, ou seja, uma infra-estrutura uma que favorece a implantação de uma melhor qualidade ambiental e urbana para a população, uma vez que em sua maioria os programas desenvolvidos visam a recuperação ambiental de áreas degradadas por ocupações irregulares, iniciadas em sua maioria pela população migrante no início do processo de desenvolvimento urbano e industrial do país.
- ItemDa invasão à Reurbanização” O caso da comunidade Parque Residencial Bela Vista do Aeroporto São Cristóvão – Salvador/ BA(2003) Bispo, Vania da Silva; Nunes, Débora; Magalhães, Ângela; Santo, Teresa EspíritoEste trabalho acadêmico tem como propósito fazer um estudo sobre a temática da invasão, ou ocupação ilegal de terreno pertencente a outrem para fins de moradia, e que posteriormente foi beneficiado com obras de melhoria urbana e infra-estrutural efetuado pelo Governo do Estado, ou seja, reurbanizado. A localidade escolhida para fazer esta análise foi a comunidade denominada Parque Residencial Bela Vista do Aeroporto, situada no bairro de São Cristóvão em Salvador/Ba. Este estudo de caso permitirá averiguar as condições de habitação e habitabilidade vivido pelos moradores que recorreram à prática do “movimento invasor”, com o intuito de garantir uma parcela do solo urbano para se abrigar e acabou por ver este espaço saindo da condição de clandestino e precário para a de bairro reurbanizado, apresentando melhorias para a reprodução de uma forma mais digna da vida cotidiana de seus habitantes.
- ItemExpansão urbana e a degradação do meio ambiente o caso do Loteamento Parque da Lagoa(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Oliveira, Marta Aparecida Rodrigues de; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Dias, Clímaco César Siqueira; Nascimento, Jorge GlaucoEste estudo busca compreender o processo de expansão da cidade de Salvador, bem como a produção formal do espaço urbano, no caso específico do Loteamento Parque da Lagoa no Costa Azul, identificando os agentes envolvidos e a ação de cada um nesse processo. Busca também, investigar a degradação das dunas e lagoas, causada pela expansão urbana nessa área da cidade, analisando o papel do poder público em relação à questão ambiental. A escolha do tema surgiu após a observação de construções em área de dunas, nas proximidades do Centro de Convenções no Costa Azul, e às denúncias feitas na imprensa sobre as agressões ambientais causadas às Lagoas dos Frades e do Urubu, desde a aprovação do Loteamento Parque da Lagoa. A crescente expansão imobiliária nessa área da cidade tem causado a degradação de dunas e lagoas levando à extinção de espécies vegetais e animais, pondo em risco o equilíbrio do meio ambiente e conseqüentemente a qualidade de vida na cidade.
- ItemA gestão dos recursos hídricos e o problema do esgoto sanitário em Inhambupe (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Santos, Maria de Fátima Souza dos; Menezes, Eline Viana; Pereira, Maria Margarida Moraes Alves; Dias, Clímaco César SiqueiraEste estudo faz parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do grau de Bacharel em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Ele foi orientado pela profa. MSc. Eline Viana Menezes. O trabalho buscou a compreensão do “porquê” da ausência de prioridades para a oferta de serviços de esgotamento sanitário, no Município de Inhambupe (Ba). O trabalho foi estruturado em cinco capítulos. No primeiro capítulo delimitou-se o problema e descreveu-se a estratégia metodológica. Foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso. Em relação à coleta e análise de dados, utilizou-se a observação direta em campo, registro fotográfico, pesquisa documental e o método da análise das explicações de seu conteúdo. No segundo capítulo, fez-se uma revisão da literatura nacional e estadual da gestão dos recursos hídricos e dos serviços de saneamento. O capítulo três caracterizou-se a Bacia Hidrográfica do Rio Inhambupe e a situação do município. Neste capítulo, além dos dados físicos, econômicos e sociais, também se realizou um diagnóstico da qualidade da água do Rio, identificando-se as principais atividades causadoras desta modificação. No capítulo quatro, procurou-se analisar o problema da falta de prioridades para o serviço de esgotamento sanitário. No último capítulo sintetizou-se as principais conclusões que nos levam a novas reflexões sobre a prestação estatal do serviço de saneamento, baseada no modelo de Companhias Estaduais (CESBs).
- ItemA circulação viária e seu impacto para a qualidade de vida urbana: o caso da Rua Amazonas(Universidade do Estado da Bahia, 2003-03-03) Camiña, Álvaro Cruz Rios; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Moura, Jorge; Marília, IlceEste trabalho tem como objetivo analisar as alterações na circulação viária ocorrida na Rua Amazonas, situada no bairro da Pituba, Salvador, e os reflexos causados na qualidade de vida da população local. Esta mudança culminou em outras intervenções físicas com o acréscimo de rotatórias, semáforos e adequação no sentido do tráfego. Relata-se sobre a cidade de Salvador, um pouco da sua história, da evolução do seu planejamento e as principais propostas para o seu sistema viário, conjuntamente ao desenvolvimento de suas principais vias além de tratar da evolução do “novo centro”, e do bairro da Pituba. Aborda-se o histórico do bairro, seu histórico, sua evolução urbana e viária sua importância adquirida ao longo do tempo para a cidade de Salvador, os problemas surgidos no que tange ao tráfego veicular e a circulação urbana, o que provocou modificações na sua estrutura e lógica viária.
- ItemA questão habitacional e a estrutura fundiária da Cidade do Salvador 1549-1970(Universidade do Estado da Bahia, 2003-08-05) Bochicchio, Silvia; Fernandes, Rosali Braga; Souza, Luiz Antônio de; Mello e Silva, Sylvio Carlos Bandeira deDesde o início da colonização européia no século XVI, as terras no Brasil eram concedidas através dos Forais sob o regime de enfiteuse, instrumento jurídico oriundo da legislação de Portugal e que aqui perdurou durante séculos. Tal modo de regular a posse de terras suscitou discussões desde a primeira metade do século XIX, devido à confusão e dificuldade em definir propriedades e também por causa da reestruturação do Código de Terras no Brasil, que estava atrelado à integração das províncias e à consolidação do Estado Brasileiro. Na cidade do Salvador, grande parte das terras permaneceu por muito tempo, e algumas ainda permanecem, sob o regime de enfiteuse, sendo aforadas e arrendadas a outros, formando inúmeras pequenas glebas. Na época entre o final do século XIX e o início do século XX, é que começam a tomar corpo os problemas ligados à falta de acesso aos terrenos por grande parte da população, gerando, conseqüentemente, problemas relacionados à moradia. A partir de então, as ocupações fora das normas urbanísticas e ilegais em relação à questão jurídica dos terrenos, foram se proliferando sem controle ou ações por parte do poder público. As diferentes administrações da cidade não tomaram iniciativas eficazes e nem foi prioridade em seus planos urbanísticos ou políticas urbanas a questão da regularização fundiária e a questão habitacional. A cidade permaneceu, assim, à mercê dos interesses do mercado de especulação da terra e da moradia como produto, o que, por sua vez, acabou reforçando os contrastes sociais e espaciais e a exclusão de uma imensa parcela dos habitantes. Em 1970, a população de Salvador estava em torno de um milhão de habitantes. Destes, uma grande parte vivia, e ainda hoje vive, em ocupações ilegais nos seus diferentes tipos, com condições precárias de moradia, evidenciando a influência da questão da propriedade de terras sobre a questão habitacional e o contraste que há entre a cidade legal e a cidade que existe fora dos limites dessas normas e padrões e que é a cidade que predomina.
- ItemA acessibilidade de portadores de deficiência física motora ao longo da Avenida Manoel Dias da Silva após a reforma de 2002(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Dourado, Diego Velázquez Mattos da Costa; Santos, André Luís Cardoso; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Pinto, Ilce Marília DantasA percepção do urbanista deve ir além de olhar as formas e estruturas urbanas e concebe-las ou criticá-las visando somente o físico, esquecendo da razão as quais existam, os homens. Devemos ser um portador de deficiência para buscar os direitos que cabem a qualquer cidadão? Será que não incomoda poder transpor com destreza e habilidade os obstáculos de uma cidade que evoluiu em função do automóvel e deixar para trás aqueles que possuem diferenças? Este estudo vem a contribuir neste sentido, já que pretende verificar e analisar as condições de acessibilidade do portador de deficiência física motora ambulatorial total ao espaço e ao mobiliário urbano ao longo da Avenida Manoel Dias da Silva em observação ao princípio da autonomia, observando a adequação da citada avenida a NBR 9050/1994.
- ItemA evolução da política habitacional de 1964 a 2000 e seu reflexo em Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Aragão, Tarcila Melo Silva; Silva, Liliane Ferreira Mariano daO presente trabalho traz a análise da política habitacional no período de 1964 a 2000, tendo como marcos a atuação do Banco Nacional da Habitação (BNH) desde sua fundação até sua extinção em 1986, e a nova política que surgiu com o processo de redemocratização. Nesta segunda fase destaca-se o Programa do governo do estado, o Viver Melhor implementado em Salvador. Assim, a pesquisa inicia-se com um breve histórico da política habitacional do regime militar, suas características, premissas, diretrizes, objetivos e contexto político, social e econômico, para então, analisar como este modelo foi implementado em Salvador e quais os resultados quantitativos e qualitativos. Esta análise segue até 1986 quando o BNH foi extinto e continua com o estudo da política que se formulou a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso em 1996.
- ItemNovas (re)configurações do espaço urbano: uma análise das teorias de localização e das economias de aglomeração(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2004-05-15) Castro, Márcio Murilo Oliveira de; Fernandes, Rosali Braga; Mello e Silva, Sylvio Carlos Bandeira de; Lima, Carmem Lúcia CastroNo entendimento sobre o processo de ordenamento espacial da cidade evidencia-se uma grande complexidade posto que este não se dá exclusivamente em virtude dos processos econômicos ou sociais ou políticos apenas, as variáveis são muitas e estão imbricadas. Em si tratando do enfoque econômico em particular, há de se observar que as reestruturações econômicas exigem novas estratégias não apenas de investimentos, mas também de localização espacial. Desta forma, torna-se evidente a formação de novas lógicas territoriais, que configuram e (re)configuram o espaço urbano em particular, palco principal do modelo de desenvolvimento urbano-industrial no qual se desenrolam as tramas inerentes ao sistema capitalista de produção. Neste sentido, despontam duas lógicas de compreensão deste fenômeno. De um lado, tem-se a vertente analítica que prioriza os fatores endógenos aos processos. De outro, contempla-se as reestruturações espaciais, a partir do estudo dos fatores exógenos às dinâmicas. Necessário frisar que o estudo não tem a intenção de contemplar a dinâmica de localização apenas, mas fundamentalmente ressaltar a importância que seu entendimento representa ao urbanista, em sua função maior de planejador urbano. É nesta perspectiva em particular, que o presente estudo repousa, buscando nas Teorias de Localização e nas Economias de Aglomeração o referencial teórico para a compreensão das dinâmicas de configuração e (re)configuração do espaço urbano. Assim, o estudo procura evidenciar o caráter de integração entre as duas vertentes analíticas, que não são, portanto, excludentes e sim, complementares.
- ItemO cluster de entretenimento, cultura e turismo da Bahia na esteira da requalificação urbana de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2004-05-15) Souza, Fábio Antônio Moura Costa de; Gomes, Lirandina; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Santos, Telma Maria Sousa dosEste trabalho de conclusão de curso ora apresentado representa o conteúdo escrito entregue ao colegiado do curso de Bacharelado em Urbanismo para que, juntamente com a sua apresentação oral, sirva de subsídios para uma avaliação a ser efetuada pela banca examinadora. Visto que o Urbanismo é multidisciplinar por natureza, procurou-se neste trabalho preservar tal característica. Por isso, o tema da formação de um cluster de entretenimento com finalidades turísticas para Salvador é tratado de uma forma que o abstrai do meio do qual foi originado para que, assim, seja levado à dimensão urbana da Cidade, no contexto da reorganização espacial pela qual a Cidade vem passando e que, ainda, não demonstra sinais de se ter esgotado. Fazendo isto pôde-se interpretá-lo levando-se em consideração fatos e dados da realidade de outros setores que fazem parte da sua dinâmica, como os setores da Economia e Gestão Urbana, Cultura, Lazer e da Administração Pública, além do próprio Turismo. Evidentemente que não se tenta esgotar o assunto, pelo contrário. Somente que, a partir da ótica do Urbanismo se torna possível perceber os desdobramentos destes setores envolvidos na elaboração desta estratégia para Salvador. E, por conseguinte, direcionar estudos mais específicos a respeito das implicações deste cluster na Cidade.
- ItemEmancipação municipal e suas implicações na oferta de serviços públicos à população da Ilha de Itaparica(Universidade do Estado da Bahia, 2004-05-15) Pacheco, Luís Alberto de Almeida; Brito, Cristovão de Cássio da Trindade de; Castro, Jânio Roque Barros de; Azevedo, Lorisa Maria PintoA presente monografia procurou discutir o processo que levou à emancipação dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, localizados na Ilha de Itaparica, identificando os principais fatores que levaram à separação desses municípios em 1962. Com esse estudo buscou-se analisar o papel dessas emancipações no aumento da oferta de serviços urbanos à população da Ilha de Itaparica, pois, como em muitos casos de emancipação, uma das principais razões alegadas pela população dos distritos que lutam por autonomia política e administrativa é a busca pela melhoria de suas condições de vida. Portanto, esta pesquisa surgiu com a proposta de verificar como esses novos municípios vêm atendendo às demandas sociais e também infra-estruturais de suas comunidades, buscando relacionar esse processo de emancipação com a urbanização local, por meio da oferta de equipamentos de uso coletivo a exemplo dos sistemas de educação e saúde, utilizados como indicadores do nível de desenvolvimento urbano local. Após a realização de uma análise comparativa da oferta desses serviços no período anterior e posterior às emancipações, revelou-se, no caso em estudo, uma estreita ligação entre emancipação e urbanização, sendo comprovado, também, que certos aspectos externos às duas municipalidades, como o processo de metropolização exercido por Salvador sobre a Ilha, o desenvolvimento do turismo na Bahia e a implantação do sistema Ferry-Boat, foram fundamentais para o crescimento da oferta desses serviços.
- ItemInvestimentos do município de Salvador em infra-estrutura urbana no período de 1997-2000(Universidade do Estado da Bahia, 2004-05-27) Santos, Anderson Oliveira; Lopes, Vitor César Ribeiro; Gomes, Almerinda Andréa Pontes Silva; Sampaio, Elias de OliveiraEste trabalho é um estudo sobre os Investimentos do Município de Salvador em Infra-estrutura Urbana no período de 1997 a 2000, onde foi feita uma análise da distribuição espacial desses investimentos no território, com base em dados empíricos da Cidade do Salvador, com o objetivo de testar uma hipótese observada na literatura sobre a produção do espaço urbano, de que os investimentos públicos em sua maioria são direcionados e concentrados, principalmente nos locais onde residem às camadas de mais alta renda da população, e que geralmente são as áreas mais centrais da cidade. A pesquisa foi desenvolvida basicamente em fontes secundárias, consultando os Diários Oficiais do Município (DOM) dia a dia no período de análise e nos Relatórios Anuais de Atividades da Secretaria Municipal do Saneamento e Infra Estrutura Urbana (Semin). Foram confrontados os níveis de renda com o montante total dos investimentos em infra-estrutura urbana realizados em cada Região Administrativa (RA), uma divisão oficial do território adotada no Município desde 1986. Os resultados da pesquisa demonstraram que seis RAs juntas (I- Centro, V- Brotas, VI- Barra, VII- Rio Vermelho, VIII- Pituba e IX- Boca do Rio) participavam em média com 65,2% da renda dos chefes de família do Município, e foram também esses os locais da cidade que receberam o maior volume dos investimentos no período de análise, um total de aproximadamente 56% dos investimentos, ratificando assim, a hipótese levantada no trabalho, com base nos dados da Cidade do Salvador.
- ItemA questão habitacional na estratégia de implantação do CIA: o caso de Simões Filho(Universidade do Estado da Bahia , 2004-05-27) Santos, Sueli Barreto dos; Souza, Luiz Antônio de; Nunes, Débora; Franco, ÂngelaEste estudo monográfico buscou analisar o projeto dos dois núcleos habitacionais, implantados pelo Centro Industrial de Aratu (CIA) no município de Simões Filho –Núcleos CIA I e CIA II. O estudo também se propôs a identificar se os primeiros moradores dos Núcleos estavam vinculados ao Centro Industrial e, por fim, buscou identificar os efeitos da implementação desses núcleos no município de Simões Filho. O primeiro Núcleo (CIA I) foi implantado em 1970, ainda na fase de implantação do Centro Industrial, enquanto que, o segundo (CIA II) foi implantado em 1982, quando já se tinha passado mais de uma década da instalação do CIA e seus objetivos já estavam sendo reformulados. A dinâmica dos conjuntos habitacionais do CIA, localizados em Simões Filho também se deu de forma diferenciada, houve um atraso significativo no seu programa habitacional, podendo-se detectar diversas diferenças entre os dois conjuntos. Esse diferencial deve-se, em parte, a maior ênfase atribuída pelo Poder Público à infra-estruturação econômica para as indústrias, em detrimento da infra-estrutura urbano-social. O que se configurou acabou não atendendo as expectativas do projeto, onde deveria se conciliar o planejamento físico com o econômico. Além disso, os Núcleos habitacionais, pensados para os diversos tipos de operários, abriga os trabalhadores menos qualificados, enquanto a mão-de-obra mais qualificada acabou residindo principalmente em Salvador. A integração urbano-industrial pretendida para o CIA não foi atingida plenamente, sendo assim, o Plano do CIA em sua consolidação, não conseguiu atingir os objetivos desejados de se criar uma “cidade industrial” para Aratu, com núcleos habitacionais próximo às fábricas, com o objetivo de fixar os trabalhadores nas proximidades das empresas, conforme a lógica de que a produtividade aumentaria com a menor distância e facilidades de acesso ao emprego. Por outro lado, esses Núcleos e o próprio Centro Industrial de Aratu exerceu influências sobre o espaço urbano do município de Simões Filho, acarretando um crescimento populacional expressivo para o município.
- ItemPrestação privada de mobiliário urbano em Salvador(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2004-06-11) Ávila, Roberto Pacheco; Menezes, Eline Viana; Dias, Camila Carneiro; Baqueiro, Luiz Cezar MesquitaEste estudo faz parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do grau de Bacharel em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Ele foi orientado pela profa. MSc. Eline Viana Menezes. O trabalho teve como objetivo analisar a nova forma de gestão do mobiliário urbano da cidade de Salvador. Em relação à coleta e análise de dados, utilizou-se a observação direta em campo, registro fotográfico, pesquisa documental e o método da análise das explicações de seu conteúdo. O trabalho foi estruturado em quatro seções. Na primeira seção, analisou-se o papel do mobiliário urbano na paisagem urbana A seção dois, os antecedentes da nova organização e provisão do serviço, Na seção três, procurou-se analisar a mudança na forma de organização do serviço. Esta seção se desdobrou em sub-seções a fim de contemplar os seguintes aspectos: a mudança da organização do serviço de mobiliário urbano da esfera municipal para privada; o contexto político econômico, que delineou essa nova forma de gestão; a noção de parceria público-privada, como solução para a prestação do serviço; os aspectos relativos à organização privada de mobiliário urbano em Salvador; o processo de licitação e o contrato de concessão. Esta seção nos proporciona um quadro analítico geral dos aspectos relevantes referentes a prestação do serviço de oferta de mobiliário urbano em Salvador. Por fim, analisou-se os limites da organização privada na oferta desses serviços.