Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Orientador "Carvalho, Maria Cezarela Oliveira"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA prática pedagógica inclusiva na disciplina história desenvolvida em uma classe do ensino fundamental ii na escola municipal dr. João De Oliveira Campos – Riachão Do Jacuípe, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Jesus , Indaiá Catiane Alves Bispo de; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Boas , Antônio Vilas; Cardoso, JusceliO presente trabalho visa refletir como a escola Municipal Dr. João de Oliveira Campos, e os professores de história atuam para propiciar aprendizagens inclusivas para estudantes que possuem necessidades especiais de déficit intelectual e condição motora. Para tanto, a pesquisa analisou a evolução e as dificuldades que persistem dentro da escola que ainda se caracterizam como entraves para que a inclusão aconteça. Baseamos nos dispositivos legais da Declaração de Salamanca, Conferência da Tailândia, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apresentando seu histórico e as leis que regulamentam a política nacional de inclusão. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando observações e entrevistas com professores da escola. Sendo detectado que embora a instituição possua algumas práticas inclusivas em sua estrutura ainda existe um certo distanciamento entre teoria e prática, além disso, observa- se também que existe uma carência em relação a profissionais que atendam as especificidades dos alunos em questão.
- ItemApontamentos históricos da associação de pais e amigos dos excepcionais – apae no municipio de santaluz – bahia: os desafios da implementação de políticas de inclusão da fundação aos dias atuais(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Milson Marcolino; Carvalho, Maria Cezarela OliveiraEsse trabalho de conclusão de curso tem como temática a implementação da APAE de Santa Luz da fundação aos dias atuais. Tendo como problema norteador: como foram edificadas as perspectivas de compreensão dos processos educativos das pessoas com deficiências para a promoção da educação inclusiva. Este estudo traz como justificativa evidenciar ao leitor a própria história da educação especial no Brasil, enfocando em certo momento, a emergência da APAE – Santa Luz, provocando um debate sobre inclusão e integração. Objetivamos a compreensão do percurso histórico político do movimento de luta pelo processo de promoção de políticas públicas para a Educação Inclusiva no Brasil. Para construção dos fundamento teóricos dialogamos com: Maria Teresa Egler Mantoan (2015) e Rosana Glat (2004), dentre outros que discutem sobre os núcleos conceituais básicos tratados pela pesquisa que desenvolvemos: Quanto aos aspectos metodológicos a abordagem é qualitativa, pois, consideramos que tal perspectiva é a mais adequada para tratar do objeto de estudo: as contribuições da APAE em seu percurso histórico para a educação inclusiva no município de Santaluz. Concluímos que mesmo com tantas dificuldades, barreiras, tendo poucos recursos financeiros a Apae de Santaluz não desiste de buscar os direitos das pessoas com deficiência, em consonância com uma Educação Inclusiva
- ItemDesafios contemporâneos da política de implantação do ensino fundamental em tempo integral no Município de Valente.(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos , Weslei Igor Silva Oliveira; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Carvalho, José Ernane de; Santos, DanielaO trabalho de conclusão de curso ora apresentado traz como tema os desafios da politica de implantação do ensino fundamental em tempo integral no município de Valente-BA. Tendo como objetivo geral compreender os desafios contemporâneos enfrentados pela política de implantação do ensino fundamental em tempo integral no município de Valente, especificamente no Centro Municipal de Educação Cecília Meireles. Os objetivos específicos são: refletir abordagens filosóficas referentes à proposta de educação em tempo integral; problematizar a pauta à luz dos desafios atuais do cenário brasileiro; localizar a execução da política educativa em tempo integral no Centro Municipal de Educação Cecília Meireles em Valente-BA; Para a edificação da fundamentação teórica dialogamos com: MOLL (2010), CAVALIERE (2010), BARTOLINI; NUNES (2018), CHAVES (2002). Quanto aos aspectos metodológicos a abordagem é qualitativa, pois, consideramos que tal perspectiva é a mais adequada para tratar do objeto de estudo: os desafios da educação em tempo integral no CEM Cecilia Meireles. Concluímos que mesmo com tantas dificuldades os desafios de implementar a educação fundamental em tempo integral é um dos caminhos para uma sociedade justa e democrática.
- ItemDeslocando o aluno do lugar de ouvinte passivo, para o de participante nas aulas de história: experiência das práticas extensionistas.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Mendes, Ana Clara do Vale; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Boas, Antonio Vilas; Cardoso, Jusceli Maria Oliveira de CarvalhoO objetivo geral deste trabalho é o de apresentar os resultados das oficinas pedagógicas realizadas nas aulas de História, do 6º ano, da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe-Bahia. Constitui-se como um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e de natureza exploratória. É fruto de do Projeto de Extensão (RE) PENSANDO AS ENSINAGENS EM HISTÓRIA ATRAVES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: UM EXERCÍCIO TEÓRICO PRÁTICO, desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, Ensino Fundamental II, no município de Riachão do Jacuípe-Bahia. Como fontes para discutirmos os efeitos das oficinas pedagógicas no ensino de História, utilizamo-nos dos relatórios de extensão, das observações durante as práticas das atividades e dos diálogos com os/as alunos/as. Ainda acessamos os bancos de dados do Google Acadêmico e Catálogo de Teses e Dissertações Capes. Dentre os autores utilizados nessa pesquisa destaco: Elza Nadai, Circe Bittencourt, Flávia Caimi e Paulo Freire. Concluímos afirmando que com práticas simples, podemos deslocar o aluno, nas aulas de História, do lugar de ouvinte para o de participante.
- ItemFormação inicial e continuada do professor de história: contribuições do pibid e programa de residência pedagógica no âmbito da uneb – conceição do coité-ba(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Klaus Coutinho Da; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Boas, Antônio Vilas; Silva, Marinélia Sousa daEsse trabalho busca através de uma pesquisa qualitativa semi estruturada aplicada com alunos de história do DEDC campus XIV da UNEB de Conceição do Coité. Analisar como, os programas federais oferecidos aos discentes no processo de graduação, programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) e Programa de residência pedagógica (PRP)contribuem para formação dos futuros profissionais docentes formados no curso de licenciatura em história do campus XIV da Universidade do Estado da Bahia, em conceição do coité, a partir dos sub projetos “O aluno de hoje, suas historicidades e os dilemas no ensino de História.”(PIBID) e “Pedagogia da complexidade: a multidimensionalidade afetiva, cognitiva, social, ética e artística no âmbito do ensino de história.” (PRP) sob a coordenaçãodos professores Me. Antônio Vilas Boas e Prof. Dr. José Ernane C. Carvalho Filho. A metodologia adotada baseia-se em entrevistas orais e analises dos relatórios desenvolvidos pelos bolsistas, analise de dados Lei federais e Relatórios federais disponibilizados pelo MEC. Nessa pesquisa detalharei desde o Edital de ambos os programas a organização e atuação dos discentes nas escolas. Partindo do conceito de que ambos os programas podem ser benéficos para os estudantes, futuros professores, coordenadores e professores formadores, trabalho com os conceitos de formação inicial e formação continuada para professores, discentes e coordenadores e as problemáticas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Baseando nas contribuições de Antônio Novo a, Bernadete Gatti, Jorge Larrosa e Paulo Freire, perpassando também pelos conceitos de professor pesquisador do Prof. Pedro Demo, analiso de maneira sus cinta a lei de diretrizes e bases da educação (LDB), além de fazer uma revisão histórica sobre as políticas federais de incentivo a formação docente. Assim será possível compreender como ambos os programas cumprem seus papeis.
- ItemLivro didático de História e a formação da consciência cidadã: limites e (im) possibilidades(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-10) Almeida, Jackson de Araújo; Carvalho, Maria Cezarela OliveiraO presente trabalho busca construir uma análise acerca do livro didático, partindo do pressuposto que este material, se constitui, como um dos principais instrumentos no ensino de História, mais precisamente na rede pública de ensino. Desse modo, discorre sobre a utilização do mesmo em sala de aula por alunos e professores, traçando o perfil deste recurso e refletindo suas contribuições para a formação da consciência cidadã, pelos sujeitos partícipes do processo de ensino e aprendizagem. Para realizar esta investida, foram pesquisados documentos de natureza pedagógica, como Projeto Político Pedagógico da escola, planos de curso e de aula dos professores que lecionam História no Ensino Fundamental II e principalmente o livro didático: História em documento: imagem e texto. Foi realizada também observação in loco e a aplicação de questionário, tanto para professores, quanto para alunos, do nível de ensino supracitado acima. A partir do diálogo com essas fontes, foi possível perceber como se dá o processo de ensino-aprendizagem e a formação da consciência cidadã, tendo como mote o livro didático. Além disso, foi exequível também, propor algumas metodologias que vão para além do livro didático, na tentativa de indicar novas formas de explorar os conteúdos e com isso novas descobertas de apropriação do recurso didático.
- ItemOs impactos da nova ldb no ensino médio de barrocas - bahia, de 1990 aos dias atuais(Universidade do Estado da Bahia, ) Lima, Gean Carlos Da Silva; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Carvalho, José Ernane; Santos, DanielaO presente trabalho científico referendado no campo das politicas educacionais é caracterizado como um importante instrumento no processo de formação de professores de história na contemporaneidade. A pesquisa que tem como titulo “Os Impactos da nova LDB no Ensino Médio de Barrocas – Bahia, de 1990 aos dias atuais” tem como objetivo geral refletir o processo histórico da LDB no Brasil envolvendo a década de 30 a 1996 situando o ensino médio do município de Barrocas em sua estrutura curricular operacional no cenário desenhado pela LDB atual. Apresentando como objetivos específicos refletir historicamente o processo de consolidação das LDBs no Brasil; apresentar um debate cientifico referendado pelas contribuições de Pedro Demo e Demerval Saviani; socializar e analisar dados referentes ao ensino médio de Barrocas no que concerne as suas mudanças curriculares provenientes do advento da LDB de 1996. Para a edificação da fundamentação teórica dialogamos com: SAVIANI (2008), DEMO (2012), MONTALVÃO (2010), MARTINS (2009). Concluímos através deste estudo que o ensino médio contemporâneo em Barrocas – BA corresponde a um desafio politico de implementação de politicas de cidadania e qualificação na ultima etapa da educação básica.
- ItemOs impactos da nova LDB no ensino médio de Barrocas - Bahia, de 1990 aos dias atuais.(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Lima , Gean Carlos da Silva; Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Carvalho, José Ernane; Santos, DanielaO presente trabalho científico referendado no campo das politicas educacionais é caracterizado como um importante instrumento no processo de formação de professores de história na contemporaneidade. A pesquisa que tem como titulo “Os Impactos da nova LDB no Ensino Médio de Barrocas – Bahia, de 1990 aos dias atuais” tem como objetivo geral refletir o processo histórico da LDB no Brasil envolvendo a década de 30 a 1996 situando o ensino médio do município de Barrocas em sua estrutura curricular operacional no cenário desenhado pela LDB atual. Apresentando como objetivos específicos refletir historicamente o processo de consolidação das LDBs no Brasil; apresentar um debate cientifico referendado pelas contribuições de Pedro Demo e Demerval Saviani; socializar e analisar dados referentes ao ensino médio de Barrocas no que concerne as suas mudanças curriculares provenientes do advento da LDB de 1996. Para a edificação da fundamentação teórica dialogamos com: SAVIANI (2008), DEMO (2012), MONTALVÃO (2010), MARTINS (2009). Concluímos através deste estudo que o ensino médio contemporâneo em Barrocas – BA corresponde a um desafio politico de implementação de politicas de cidadania e qualificação na ultima etapa da educação básica.