Bacharelado em Administração - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração - DCH1 por Orientador "Sampaio, Reinaldo de Andrade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFortalecendo mercadinhos de bairro através do controle financeiro: uma análise colaborativa entre contadores e proprietários(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-28) Pereira , Elione dos Santos; Sampaio, Reinaldo de Andrade; Sampaio, Márcio S.; Silva, Rosana Cruz Marques daEsta monografia investiga a relação entre a gestão contábil e a profissionalização dos mercadinhos de bairro, contextualizando a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) no cenário econômico brasileiro, destacando suas singularidades e desafios. A relevância do controle financeiro para a sustentabilidade das MPEs é explorada, incluindo conceitos e funções do controle financeiro e as ferramentas e métodos adequados para mercadinhos de bairro. Utilizando questionários aplicados a microempreendedores e contadores os resultados coletados fornecem uma visão abrangente sobre a capacidade de gestão financeira dos microempreendedores, revelando tanto suas práticas atuais quanto as dificuldades enfrentadas na interpretação e utilização de dados contábeis para a tomada de decisões estratégicas. A pesquisa realizada nesta monografia comprova a relação entre a gestão contábil e a profissionalização dos mercadinhos de bairro, fornecendo evidências empíricas que sustentam essa relação, demonstrando uma relação positiva e significativa entre a gestão contábil eficaz e a profissionalização dos mercadinhos de bairro. A implementação de práticas contábeis adequadas contribui para o desenvolvimento sustentável e competitivo desses negócios.
- ItemPlano de negócios: estudo de viabilidade da expansão de uma loja de utilidades em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-13) Marins, Mércia Oliveira da Hora; Sampaio, Reinaldo de Andrade; Santos, Tula Ornellas Farias; Gomes, Almerinda Andrea Pontes SilvaO plano de negócios é uma ferramenta de extrema importância para indicar a viabilidade de um projeto, orientar a execução das atividades, além de analisar a saúde financeira empresarial atual e projetada, objetivando minimizar os riscos. Este trabalho aborda a elaboração de um plano de negócios com foco na viabilidade econômico-financeira de um projeto de expansão para uma loja de utilidades, brinquedos e papelaria situada em um bairro popular de Salvador/BA. A pesquisa é justificada pela importância das micro e pequenas empresas no cenário econômico brasileiro e pela necessidade de aprimorar a gestão financeira e mercadológica dessas organizações. O objetivo geral do estudo foi elaborar um plano de negócios para a expansão do empreendimento, identificando oportunidades de melhoria financeira e estratégias para aumentar a rentabilidade e sustentabilidade da loja. Para tanto, a metodologia adotada foi uma abordagem qualiquantitativa, combinando análise documental, pesquisa bibliográfica e estudo de dados financeiros históricos da empresa, com a aplicação de ferramentas como VPL, TIR e fluxo de caixa projetado. A partir disso, a análise dos resultados indicou que o projeto de expansão é viável, com indicadores econômicos e financeiros dentro da média do setor, com uma TIR de 14,8%, VPL de R$193.133,00, payback descontado de 8 anos e 8 meses, lucratividade a 12,4%, produtividade do ativo de 3,3 vezes e ponto de equilíbrio de 70,38%. Para evoluir ainda mais positivamente os indicadores, foram apontadas áreas com sugestões de melhoria, como a otimização de custos e o aumento da visibilidade da loja por meio de estratégias de marketing. Conclui-se que o plano de negócios proposto contribuirá para o crescimento sustentável da empresa e sua adaptação ao cenário competitivo atual.