Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Eluf, Cristina Arcuri"
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- ItemA linguística de corpus como “alternativa” para o ensino e aprendizagem de inglês em escolas estaduais de Conceição do Coité (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Carneiro, Olívia Pereira; Eluf, Cristina ArcuriEsse trabalho descreve uma pesquisa de cunho etnográfico e qualitativo sobre o uso de novas tecnologias como alternativas para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI). Objetivamos apresentar a Linguística de Corpus doravante (LC) como alternativa para ensino/aprendizagem de Língua Inglesa e, por meio desta pesquisa, investigar até que ponto a LC. Pode representar, uma alternativa para praticas pedagógicas em nossa comunidade de pratica de modo coerente com as mudanças da contemporaneidade. Discorreu-se, brevemente quais perspectivas teóricas nortearam a pesquisa; constatou-se, primeiramente, uma breve história sobre a Linguística de Corpus, e a relevância de suas ferramentas para a aprendizagem de LI para beneficiar no aprendizado de línguas, localmente. Em nossas comunidades de pratica, em nossa sociedade com a pesquisa em dados de escolas públicas do interior da Bahia na cidade de Conceição do Coité. Instigou-se reflexões ás possibilidades de inserção de recursos tecnológicos para o contexto educacional e também para o ensino de línguas. Partimos de um pressuposto sobre como ensinar e aprender na atualidade, pelo espaço cibernético. E as novas tecnologias do mundo globalizado. Desenvolveu-se uma pesquisa pautada nas necessidades de uma pedagogia pluralista que sustentasse as diversas formas de aprender LI. Consequentemente também optamos por realizar a coleta de corpus por meio de diferentes formas adotados pelo pesquisador com um suporte da Linguística de Corpus e também de acordo com minhas experiências vividas no estágio supervisionado. Os instrumentos utilizados na coleta de dados, possibilitaram a comprovação da importância dos recursos tecnológicos na aprendizagem de LI, foi também possível investigar e refletir sobre a amostragem dos alunos da escola pública na qual a pesquisa foi realizada.
- ItemDesmistificando o aprendizado de língua inglesa nas escolas da região sisaleira da Bahia: o inglês como ele é.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Salles , Thales Marcel Evangelista; Eluf, Cristina Arcuri; Sodré, Fernando da Conceição; Oliveira, Amarilson Gordiano deEssa pesquisa tem como finalidade estudar as dificuldades vivenciadas pelos estudantes na disciplina de Língua Inglesa da região do sisal, mais especificamente nas cidades de Queimadas e Conceição do Coité, na Bahia. A pesquisa é focada no que os próprios estudantes têm a dizer a respeito do que eles entendem que causam suas dificuldades. Norteado por teorias e abordagens que visam abrir a mente do aluno para novos horizontes, em destaque o Letramento Crítico. Os capítulos teórico e metodológico abrangem uma gama de conteúdos que podem ser de grande valia para facilitar o aprendizado e o entendimento da Língua Inglesa nas escolas públicas e privadas da região acima citada. Com a ajuda da Linguística de Corpus foi possível “mapear” e identificar todas as nuances da narrativa construída pelos estudantes de forma que se faz possível a partir disso, intervir com o objetivo de ajudar os estudantes com suas dificuldades, agora já conhecidas.
- ItemFanfics como gênero literário para produção de texto em língua inglesa: reflexões sob as perspectivas da pedagogia dos multiletramentos(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Mendes, Gabriela Ribeiro; Eluf, Cristina ArcuriEsse trabalho tem como objetivo analisar como o gênero literário fanfiction pode auxiliar no aprendizado de Língua Inglesa, por meio de plataformas digitais, no ambiente escolar, utilizando a Pedagogia dos Multiletramentos como base teórica.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico. Apresenta uma grande relevância para o contexto educacional atual, pois com o desenvolvimento das tecnologias e principalmente em tempo de pandemia, o mundo digital está cada vez mais presente em nossas vidas. Os gêneros digitais têm ampliado a multiplicidade de produção textual dentro e fora dos muros da escola. No entanto, constatou-se que não há muitos estudos sobre Fanfics no aprendizado de Língua Inglesa em nossas comunidades de prática no interior da Bahia. Nesse sentido, objetivamos colaborar para construir práticas multiletradas para as aulas de LI
- ItemMobile learning: o uso do smartphone como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de língua inglesa na comunidade de Conceição do Coité – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Sacramento, Douglas Santos do; Eluf, Cristina Arcuri; Eneas, Brisa; Gertrude, LíbiaO presente trabalho propôs-se apontar como a utilização das TIC’s(tecnologias da informação e comunicação) nesta pesquisa especificamente o uso do aparelho celular smartphone que pode auxiliar os estudantes de Língua Inglesa (LI) a alcançarem um nível maior de autonomia utilizando-se dos recursos de maneira autônoma. Foi analisado quais as potencialidades do smartphone como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento da autonomia da LI por estudantes graduandos do Curso de Letra/Inglês da UNEB – Departamento de Educação –Campus XIV , que faziam utilização do aparelho, bem como as questões relativas a aprendizagem de LI no contexto universitário e fora dele com o auxílio desse gadget. A escolha do tema que norteia a pesquisa desse trabalho, surgiu em virtude da relevância que esses aparelhos estão adquirindo na vida das pessoas, dos estudantes em geral, no âmbito acadêmico, neste sentido procuramos investigar as maneiras pelas quais o estudante de LI pode utilizar o aparelho para aumentar a autonomia na aprendizagem, para assim poder aperfeiçoar as quatro habilidades presentes no processo de ensino/aprendizagem da LI: speaking, listening, writing e reading. Objetivamos, assim demonstrar como aprendizes de LI podem inserir essa tecnologia (Smartphone) em sua “rotina” de aprendizado da LI de modo mais efetivo e eficaz, fazendo uso dessa tecnologia a seu favor na aquisição da LI. Tornar-se mais independente e autônomo em seus estudos e não somente utilizar o aparelho como meio de comunicação. Isto posto vale salientar que o uso das tecnologias para o aprendizado não “elimina”, ou descarta a necessidade de um professor presencial.
- ItemO Facebook e a aprendizagem da língua inglesa: uma reflexão sobre as potencialidades dessa ferramenta em Conceição do Coité (BA).(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Silva, João Glauber Maia da; Eluf, Cristina Arcuri; Silva, LudmiliaO objetivo desta monografia foi identificar as potencialidades do Facebook para o ensino da Língua Inglesa (LI), além de identificar que ferramentas essa rede social disponibiliza ao professor para o ensino da LI. Com os principais teóricos como Paiva e Eluf, essa pesquisa com base na Metodologia de Multiletramentos teve como finalidade demonstrar como o Facebook pode estar integrado na rotina do Professor e do Aluno, sendo uma rede social e também um método inovador ao apresentar uma alternativa para práticas pedagógicas que somam interesses de ambos na obtenção de melhores resultados, tais descobertas foram através de uma pesquisa de cunho etnográfico.
- ItemPress start: uma análise sobre os benefícios do uso de jogos digitais e da gamificação em salas de aula de língua inglesa na região sisaleira(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Nascimento; Eluf, Cristina Arcuri; Sodré, Fernando da Conceição; Almeida, Rafaela dos SantosA tecnologia digital tem transformado a sociedade atual em uma velocidade cada vez maior. Este fato faz com que a educação tenha que se adequar a esta nova realidade afim de conseguir atingir as novas gerações de alunos nas escolas. A Língua Inglesa está cada vez mais atrelada às mudanças na sociedade, em contrapartida, o ensino de LI em escolas públicas não acompanha essas mudanças, o que torna cada vez mais difícil o desenvolvimento de uma identificação por parte dos jovens alunos com a língua. Pensando nisso, o presente trabalho buscou investigar a possibilidade de estimular o engajamento de alunos do ensino fundamental 2 em salas de aula de Língua Inglesa através do uso de jogos digitais e da gamificação, considerando o poder de identificação provocado pelos jogos, e a sua proximidade com o mundo digital. O que faz da gamificação uma forte aliada na construção de uma relação de proximidade com os chamados “nativos digitais” por ser uma metodologia baseada nos aspectos engajadores dos jogos
- ItemReflexões acerca da Multimodalidade em Designs Linguístico-Imagéticos dos Pôsteres Veiculadores de mensagens da segunda guerra mundial: Um estudo baseado em corpus.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Tanisia Ferreira; Eluf, Cristina ArcuriO objetivo deste trabalho é revisar teoricamente acontecimentos relativos á Segunda Guerra Mundial no que se refere ao idealismo norte americano em campanhas publicitárias durante a Segunda guerra. Como principais fundamentações teóricas para análise das campanhas das guerras seguiram postulados de Kress e Van Leween (2006) sobre multimodalidade para uma releitura de textos linguístico imagéticos nos pôsteres que influenciaram a população americana. Objetivamos principalmente analisar imagens pela ótica dos Multiletramentos críticos na formação do professor de LI em uma comunidade de prática Conceição do Coité Bahia como corpus de pesquisa compilamos pôsteres a partir de uma análise baseada na Linguística de corpus com a utilização do Corpus of Contemporary American English com a finalidade de se obter análises e construções textuais atuais sobre as mesmas. Formadas por collocations utilizadas em práxis em aulas de LI no EM. As atividades construídas a partir dos Multiletramentos e as narrativas dos alunos foram compiladas a partir dos princípios da Linguística de Corpus (LC). A LC é utilizada nesta pesquisa como aporte metodológico para analise semântico-interpretativa das narrativas, a partir de investigações do pesquisador e auxilio de ferramentas computacionais.