Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Orientador "Ferreira, Maria da Conceição Alves"
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- ItemApp-learning na EJA em socioeducação: possibilidades e ressonâncias do app banco de aulas zuppa do saber na formação continuada das professoras(2020-12-15) Souza, Eliane Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Edméa Oliveira dos; Lago, Ana Cristina Castro doTrata-se da dissertação resultante de uma experiência de pesquisa e formação construída com professoras da Educação de Jovens e Adultos que atuam na socioeducação em contexto de privação de liberdade em uma escola da Rede Municipal da Educação de Salvador, Bahia. A experiência propiciou o entrelaçamento entre teoria e prática em um estudo sobre a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos envolvendo dispositivos digitais móveis na construção de experiências formacionais próprias da cibercultura. A pesquisa envolvendo App-learning, um novo processo de aprendizagem que envolve aplicativos para dispositivos digitais móveis, foi mobilizada pela seguinte questão: Como o uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber ressoa na formação continuada dos docentes da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade? O objetivo principal da pesquisa foi compreender as possibilidades e ressonâncias do uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade. Os objetivos específicos foram: discutir o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos, a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos na socioeducação com privação de liberdade e os cenários de formação na cibercultura; experimentar, através da Etnopesquisa Crítica/Formação, um processo formacional envolvendo o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; apresentar as compreensões construídas a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos participantes do processo de pesquisa envolvendo App-learning com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; e, como produto do mestrado profissional, criar diretrizes para a construção de percursos de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no referencial epistemológico da multirreferencialidade e efetivada com a Etnopesquisa Crítica/formação, envolvendo como dispositivos: oficinas formativas, diário reflexivo online e questionários online para feedback referente ao processo formacional. O corpus da análise foi constituído pelo conjunto de informações produzidas com as professoras participantes da pesquisa e as compreensões foram elaboradas com base nos princípios da análise interpretativa. Com as experiências construídas com a pesquisa é possível compreender que na articulação da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com App-learning cada participante pode transformar-se e construir os seus processos de autorização em coautoria com seus pares, em um complexo processo de interação e alteração. O App Banco de Aula Zuppa do Saber revela-se como um dispositivo carregado de potencialidades que reflete no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, oportunizando a mobilização de interatividade e construção de autoria, bem como oportunizando a construção de uma dinâmica hipertextual no processo formacional. O resultado apresentado é uma obra aberta que pretende colaborar com o diálogo acerca de App-learning na formação continuada de professores e, especialmente, despertar interesses para a elaboração de outras experiências formativas.
- ItemAvaliação do ensino médio a distância na educação de jovens e adultos do SESI Bahia(2017-04-18) Freitas, Gisele Marcia de Oliveira; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Amorim, Antonio; Santos, José Jackson Reis dos; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa objetivou-se a analisar a proposta de ensino médio a distância na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Bahia. A questão principal da pesquisa foi sobre a análise dos resultados dos egressos do ensino médio da educação de jovens e adultos a distância do Sesi Bahia e suas contribuições para a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs a: verificar se a EJA a distância possibilitou a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana e seus dependentes e se o programa possibilitou o acesso dos alunos a outros níveis de formação. Para a análise das informações, adotou-se a análise compreensiva-interpretativa das narrativas proposta por Souza (2014) e os princípios da análise contrastiva proposta por Froes (2002). Como caráter autoral, apresenta-se o conceito da 6ª geração da educação a distância, categorizada como geração conectivista, uma vez que possui o conectivismo como base teórica da aprendizagem, tecnologicamente utiliza-se a nuvem e as plataformas digitais e como linguagem privilegia a narrativa transmídia. Os resultados da pesquisa apontaram que os egressos do ensino médio, são, em sua maioria, pessoas sem vínculo empregatício com a indústria, numa proporção de 55% sem vínculo com a indústria e 45% de trabalhadores e dependentes da indústria; sobre os indicadores de resultados de efetividade do ensino médio, os dados apontaram uma taxa de sucesso de 71% de aprovação contra 29% de evasão, dados que revelam que o programa de EJA a distância possui impacto positivo; sobre as possibilidades dos egressos darem continuidade aos estudos, as informações apontaram que 27% dos egressos conseguiram acessar a outros graus de formação em cursos de nível superior e/ou técnico. As (in) conclusões desse trabalho indicaram pontos de melhoria que necessitam ser empreendidos no programa tendo em vista a qualidade do ensino. A pesquisa demonstra melhorias necessárias para o processo de tutoria on-line, traz à tona a necessidade de maior interação aluno-tutor, aluno-aluno, como também sugere a ampliação de recursos educacionais e estratégias de atividades interativas que possibilitem a colaboração e interação on-line entre os alunos.
- ItemA diversidade e o multiculturalismo na educação de jovens e adultos: reflexões sobre a prática pedagógica de professores e professoras(2020-07-20) Peixoto, Fabio; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Costa, Patricia Lessa SantosO presente estudo traz reflexões sobre a prática pedagógica de professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos no tocante aos temas: diversidade e multiculturalismo. Partimos do princípio de que a educação é um processo que acontece não somente na escola, mas também na família e na sociedade e por isso, deve ser vista como um processo de socialização mais amplo, englobando valores e uma visão de mundo onde circundam práticas sociais. Adotamos a concepção de multiculturalismo como um princípio da pluralidade de identidades culturais, que tem a heterogeneidade como marca de cada grupo em oposição à padronização e uniformização definidas pelos grupos dominantes. A pesquisa permitiu tecer reflexões sobre a prática pedagógica de professores e professoras no tocante as discussões sobre a diversidade e o multiculturalismo em turmas da Educação de Jovens e Adultos. Nesse interim buscamos compreender como a prática pedagógica de professores e professoras pode potencializar o debate sobre a diversidade e o multiculturalismo na Educação de Jovens e Adultos. Tal objetivo busca responder à questão de pesquisa: Como a prática pedagógica de professores e professoras pode potencializar a discussão sobre a diversidade e o multiculturalismo em turmas da Educação de Jovens e Adultos? Por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos entrevistas semiestruturada e aplicamos um questionário para coleta de informações, que nos permitiu investigar, problematizar e levantar reflexões. Uma breve análise dos resultados alcançados deixa evidente que é fundamental à existência de um ambiente que permita o diálogo e a reflexão sobre os temas recorrentes. No que concerne a discursão sobre diversidade e o multiculturalismo no contexto de sala de aula da EJA, ficou evidente, ser imprescindível que professores e professoras desenvolvam a atividade pedagógica de forma flexível, sempre dando atenção aos acontecimentos, interações e possíveis atitudes preconceituosas que possam se manifestar. Em detrimento disso, jamais se omitir ou ignorar tais manifestações, pelo contrário, deve promover o debate sobre o tema, assim que ele surgir, interrompendo o curso da aula e (re)planejando as próximas, se necessário.
- ItemEducação de jovens e adultos: sentidos da formação a partir da interface do blog(2018-05-17) Almeida, Lucimeire Lobo de Oliveira; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Brito, Talamira Taila Rodrigues; Santos, Jocenildes ZacariasA presente pesquisa, intitulada Educação de Jovens e Adultos: Sentidos da formação a partir da interface do blog, teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao processo formativo, a partir da implementação do projeto de investigação / formação Narrativas de si: Construindo Sentidos à formação. O referido trabalho de dissertação teve o blog como interface pedagógica, mediado por estratégias pedagógicas, as quais possibilitaram aos educandos da pesquisa resgatarem na memória trajetórias de formação escolar, a partir de um olhar retrospectivo e prospectivo, construindo uma visão mais consciente sobre si e sobre o processo de formação em que estão inseridos. Pensando na necessidade de dar visibilidade às vozes dos educandos, através das suas narrativas autobiográficas, esta pesquisa partiu do seguinte questionamento: Quais os sentidos atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de formação escolar vivenciado por eles? O estudo foi realizado em uma escola estadual, localizada no Município de Feira de Santana, com uma abordagem qualitativa, ancorado na pesquisa autobiográfica, tendo como dispositivos de produção de informações as sessões dialogadas e as narrativas escritas no blog. As informações produzidas foram investigadas através da análise interpretativa / compreensiva e os colaboradores da pesquisa foram nove educandos, inseridos na Educação de Jovens e Adultos, no curso Tempo Formativo III: Aprender a fazer, os quais se encontram na faixa etária entre 19 e 40 anos. Tendo em vista compreender os sentidos atribuídos pelos educandos ao processo formativo, esta pesquisa teve como objetivos específicos: analisar a trajetória de formação escolar dos jovens e adultos inseridos no curso Tempo Formativo III: Aprender a fazer; interpretar/compreender, a partir das narrativas autobiográficas dos educandos, os projetos de vida desses após a conclusão do Ensino Médio; e, implementar um projeto de investigação/formação mediado por estratégias pedagógicas que fazem uso do blog como interface pedagógico na construção das narrativas autobiográficas dos educandos. A pertinência da pesquisa ancora-se na possibilidade de investigar o processo formativo desses jovens e adultos a partir da sua concepção, dando visibilidade às vozes dos educandos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A partir da análise das informações produzidas foi possível evidenciar que os jovens e adultos colaboradores da pesquisa apresentam uma trajetória de formação escolar descontínua, sendo que eles atribuem como sentidos para o processo formativo em que estão inseridos: concluir o Ensino Médio; inserir-se no mundo do trabalho; conseguir um emprego melhor; buscar seus direitos; e, ampliar seus conhecimentos para assim mudar sua posição na hierarquia social. Após a conclusão do curso, pretendem se inserir em novos processos formativos e no mundo do trabalho, permitindo-lhes, dessa forma, buscar uma melhor qualidade de vida.
- ItemEducação matemática e o uso da tecnologia da informação e comunicação: possibilidades de resolução de problemas matemáticos na educação de jovens e adultos(2019-12-19) Reis, Naiane de Carvalho; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alves, Érica Valéria; Souza, Lanara Guimarães deEste estudo trata da Educação Matemática e o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como possibilidades de resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como problema da pesquisa apresentou a seguinte questão: Como o uso das TIC pode potencializar a resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos? Em consonância com a problemática o objetivo geral da pesquisa propôs analisar o uso das TIC na resolução de problemas matemáticos na EJA. Os objetivos específicos têm como propósito: Investigar as contribuições da Educação Matemática na resolução de problemas na EJA; Identificar as dificuldades que os estudantes da EJA enfrentam ao utilizar as TIC no processo de ensino aprendizagem. Além disso, apontar propostas pedagógicas em matemática associadas às tecnologias da informação e comunicação. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa e optamos pelo procedimento técnico da pesquisa-ação. A produção de informações da maneira como foi elaborada e executada nos possibilitou a realização de uma análise dos resultados. Para esta análise utilizamos observações, análise documental, oficinas e questionários para posterior tabulação de dados. A pesquisa apresenta resultados satisfatórios em relação a Educação Matemática e uso das TIC: Possibilidades de Resolução de Problemas Matemáticos na EJA e revela-se como importante dispositivo para pesquisas posteriores. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); Freire (1983; 1987; 1994; 1997); Gadotti (2007); Haddad e Pierro (2000); Oliveira (2007) e Paiva (1987). Para conceituar Educação Matemática e Resolução de Problemas: Borges (2010); Borba (1999; 2007); Dante (1995); D´Ambrósio (2005); Fonseca (2005); Onuchic (1999) Silveira (2009); Smole (2001). Conceituaremos tecnologia, saberes e TIC: Bonilha (2012); Brum e Moleri (2010); Kenski (2007); Lévy (1993, 1994, 1999 e 2004); Moran (2009); Soares (2002) Tedesco ( 2004; 2014) e outros. A segunda etapa estabeleceu análise das informações a partir dos planos de ensino, Regimento Escolar e projetos. A última etapa foi a implementação de oficinas para Intervenção sobre o tema Educação Matemática e o uso das TIC: Uma possibilidade de resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Em seguida a análise das relações entre os conhecimentos que foram buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações retornarmos a questão principal como o uso das TIC pode potencializar a resolução de problemas matemáticos na EJA, verificamos o quanto o aplicativo potencializou aos estudantes na resolução dos problemas matemáticos encorajando-os a ver a matemática de maneira lúdica e prazerosa. Possibilitaram também um repensar sobre as TIC e os diversos usos e o MATHWAY motivando-os com um novo olhar sobre a matemática. Sugerimos à escola repensar sobre a aplicação de problemas matemáticos e como o uso das TIC e especificamente o aplicativo MATHWAY podem favorecer práticas inovadoras. Ainda, como resultado obtido foi desenvolvido uma cartilha autoexplicativa para facilitar o uso e possibilitar aos sujeitos da EJA novas formas de utilizar as TIC com participação ativa dos sujeitos tendo a interação, a produção de conhecimento, o acesso e o sucesso desses sujeitos no ambiente escolar.
- ItemA formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: potencialidades para a construção da autoria e produção de recursos educacionais abertos(2019-08) Teixeira, Miriam Santana; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Edméa Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva daCom o advento da cibercultura e da web 2.0, a educação se depara com novos desafios, mas também com potencialidades para que professores e estudantes se percebam como “ciberautorcidadãos”, através da produção colaborativa e difusão de conhecimentos em rede. Neste sentido, esta pesquisa busca resposta para as seguintes questões: como a formação continuada de docentes da educação de jovens e adultos, em Recursos Educacionais Abertos, pode possibilitar a produção/difusão do conhecimento em rede num processo de coaprendizagem e coautoria, para docentes e discentes da EJA? Assim, apresentamos como objetivo geral: compreender as potencialidades da formação continuada de professores da EJA para a produção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos. Os objetivos específicos desta pesquisa são: analisar como os Recursos Educacionais Abertos podem potencializar a produção/difusão do conhecimento em rede em coaprendizagem e coautoria; identificar os saberes docentes para a produção/difusão de conhecimentos em rede; propor a realização de um curso de formação continuada, em serviço, visando que os professores da EJA conheçam as potencialidades das tecnologias para a construção Recursos Educacionais Abertos. A pesquisa adota os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-formação (MACEDO, 2012; SANTOS, E., 2014) multirreferencial (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2004; 2009; FERREIRA, 2019)), considerando o paradigma da complexidade (MORIN, 1996), numa abordagem qualitativa, tendo como estratégias investigativas os grupos dialogais (DOMINGUES. 2006) e as oficinas. O desenho didático e a mediação docente valeram-se dos aplicativos do Google Suíte Educacional e Whatsapp. Seus resultados revelam que a formação continuada em serviço de professores, poderá potencializar a construção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos se for capaz de considerar as especificidades, saberes/fazeres de docentes e discentes da EJA e propiciar uma imersão nas práticas e fenômenos de produção colaborativa da cibercultura.
- ItemGestores escolares: a construção de sentidos da inclusão escolar de jovens e adultos na rede municipal de Salvador(2018-11-29) Rocha, Julimar Santiago; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Correia, Patrícia Carla da Hora; Santos, Jocenildes Zacarias; Nunes, Claúdio PintoEste estudo parte da concepção da educação como direito de todos os seres humanos e promove reflexões e discussões a respeito da inclusão de jovens e adultos deficientes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Justifica-se pela relevância na perspectiva de compreender o entendimento de gestores escolares sobre a política de inclusão escolar na rede municipal de ensino. O problema a investigar resume-se em: Quais os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Municipais de Salvador situadas na GRE Cabula que atendem alunos com deficiência? Desta forma, o objetivo geral consiste em compreender os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Municipais de Salvador situadas na GRE Cabula, que atendem alunos com deficiência. Os objetivos específicos procuram identificar as publicações legais que respaldam a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Municipais de Salvador; analisar as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede e as implicações da política de inclusão escolar para a EJA; analisar os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar das pessoas com deficiência na EJA. Os sujeitos que contribuíram para construção desta pesquisa foram vinte e dois gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores) que atuam na Secretaria Municipal de Educação e nas escolas da Gerência Regional de Ensino do Cabula. A abordagem metodológica de pesquisa adotada foi a qualitativa, pautada na pesquisa participante, que envolve seus beneficiários na produção de conhecimentos visando a transformação da realidade. As informações produzidas através de entrevistas, grupo focal, e do projeto de intervenção na forma de encontros dialogais formativos foram interpretadas através da análise interpretativa proposta por Severino (2007). As reflexões apresentadas juntamente com a participação dos sujeitos nos encontros formativos propostos serviram de base para a compreensão dos sentidos que os gestores atribuem à política de inclusão na rede municipal de Salvador. Os achados da pesquisa apontam para sentidos atribuídos à inclusão escolar como um direito, um pertencimento e como fatores essenciais para embasar a formação dos gestores escolares. Já os sentidos relacionados à deficiência revelam conceitos ainda pautados na ótica médica, o que precisa ser repensado. Constituem-se em importante contribuição para reorganização dos sistemas municipais de ensino acerca dos documentos norteadores para a inclusão do jovem e adulto com deficiência nas classes regulares, de forma a propiciar ações contínuas e eficazes para a consolidação de uma escola inclusiva e também incentiva novos estudos voltados para a interface entre EJA, inclusão e políticas públicas.
- ItemJogos educativos online: possibilidades e desafios para a aprendizagem dos estudantes da EJA(2021) Pereira, Rose Santos de Jesus; Ferreira, Maria da Conceição AlvesApresentedissertaçãoabordao tema jogosdigitaiseEJAetempor títuloJogos EducativosOnline:possibilidadesedesafiosparaaaprendizagemdosestudantesda EJA. Ela possibilitará análises e reflexões sobre a utilização de estratégias envolvendo jogoseducativosonlineematividadespedagógicasrealizadasnasaulas etema finalidadedeverificaroseguinteproblema:Comoosjogoseducativosonline podem potencializarasaprendizagensdosestudantesdaEJA?Ematendimentoa essa propostadetrabalho,oobjetivogeral serácompreendercomoos jogoseducativos onlinepodempotencializaraaprendizagemdosestudantesdaEJA.Empregamosa Etnopesquisa Crítica/Formação enquanto abordagemmetodológica da pesquisa, sendo intermediada por uma perspectiva qualitativa, emqueopesquisador tem contatodiretocomoscolaboradores/participantesda investigação imersosemseu ambiente,nãoosolhandodefora,massim,envolvendo-osnoestudo, favorecendo com que se tornemcoparticipes do processo. Os apanhados dessa pesquisa revelaramqueosjogoseducativosonline,quandoutilizadosdeformaadequada,se constituemenquantomecanismos quepodemfavorecer oprocessodeensinoe aprendizagemdosestudantesdaEJA,contribuindoparaaformaçãodopensamento crítico.Eles têmpotencial paracooperarcomodesenvolvimentodosreferidoshaja vistaque fomentamaconstruçãocoletivadesaberes,desenvolvemacriatividade, possibilitamoprocessodeautoriaecolaboração tantodeestudantesquantode professores.Oacessoaoconhecimentodemaneiracontextualizada,participativae crítica, possibilita que os sujeitos da EJA possamavançar emseus estudos, desenvolvendoascapacidadesnecessáriasaoseudesenvolvimentocontínuoeisso está intrinsecamente relacionadoaoprocessode formação inicial econtinuadade professores,queseconstitui emcondição importanteparaaocorrênciadepráticas pedagógicasdemaisqualidadeequeatendamàsnecessidadesdossujeitosdaEJA. Identificamos carências e fragilidades na oferta e desenvolvimento do processo formativo de professores, sobretudo, para aEJA, pois oque vislumbramos são formações aligeiradas, descontextualizada e com baixaoferta. Do mesmo modo, percebemos ausência e/ou insuficiência na preparaçãode professores para a utilização dos jogos digitais como estratégias pedagógicasnas salas de aula. Propusemos como produto final a formação em serviçodos docentes que atuam na escola, nas turmas de EJA, a fim de que possam desenvolveraulas que tenham como estratégia metodológica, o uso dos jogos educativosonline. Apresentedissertaçãoabordao tema jogosdigitaiseEJAetempor títuloJogos EducativosOnline:possibilidadesedesafiosparaaaprendizagemdosestudantesda EJA. Ela possibilitará análises e reflexões sobre a utilização de estratégias envolvendo jogoseducativosonlineematividadespedagógicasrealizadasnasaulas etema finalidadedeverificaroseguinteproblema:Comoosjogoseducativosonline podem potencializarasaprendizagensdosestudantesdaEJA?Ematendimentoa essa propostadetrabalho,oobjetivogeral serácompreendercomoos jogoseducativos onlinepodempotencializaraaprendizagemdosestudantesdaEJA.Empregamosa Etnopesquisa Crítica/Formação enquanto abordagemmetodológica da pesquisa, sendo intermediada por uma perspectiva qualitativa, emqueopesquisador tem contatodiretocomoscolaboradores/participantesda investigação imersosemseu ambiente,nãoosolhandodefora,massim,envolvendo-osnoestudo, favorecendo com que se tornemcoparticipes do processo. Os apanhados dessa pesquisa revelaramqueosjogoseducativosonline,quandoutilizadosdeformaadequada,se constituemenquantomecanismos quepodemfavorecer oprocessodeensinoe aprendizagemdosestudantesdaEJA,contribuindoparaaformaçãodopensamento crítico.Eles têmpotencial paracooperarcomodesenvolvimentodosreferidoshaja vistaque fomentamaconstruçãocoletivadesaberes,desenvolvemacriatividade, possibilitamoprocessodeautoriaecolaboração tantodeestudantesquantode professores.Oacessoaoconhecimentodemaneiracontextualizada,participativae crítica, possibilita que os sujeitos da EJA possamavançar emseus estudos, desenvolvendoascapacidadesnecessáriasaoseudesenvolvimentocontínuoeisso está intrinsecamente relacionadoaoprocessode formação inicial econtinuadade professores,queseconstitui emcondição importanteparaaocorrênciadepráticas pedagógicasdemaisqualidadeequeatendamàsnecessidadesdossujeitosdaEJA. Identificamos carências e fragilidades na oferta e desenvolvimento do processo formativo de professores, sobretudo, para aEJA, pois oque vislumbramos são formações aligeiradas, descontextualizada e com baixaoferta. Do mesmo modo, percebemos ausência e/ou insuficiência na preparaçãode professores para a utilização dos jogos digitais como estratégias pedagógicasnas salas de aula. Propusemos como produto final a formação em serviçodos docentes que atuam na escola, nas turmas de EJA, a fim de que possam desenvolveraulas que tenham como estratégia metodológica, o uso dos jogos educativosonline.
- ItemLetramento digital na educação de jovens e adultos: Colégio Estadual Daniel Lisboa – Salvador, Bahia(2020) Carneiro, Rany de Fátima Saldanha; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Edmea Oliveira; Santos, Jocenildes ZacariasA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação que foi criada para promover possibilidades para aqueles que em algum momento de seu itinerário escolar não tiveram seus direitos respeitados pela situação de desigualdade social que vivemos. O educando da EJA necessita expandir seus horizontes, dentro da dinâmica educacional, voltando-se para a inclusão digital, que o fortalecerá para situações que possa vir a enfrentar além dos muros da escola, proporcionando a inclusão social. Na perspectiva do letramento digital, essa tendência pode ser potencializada no processo da aprendizagem a partir das necessidades tecnológicas da contemporaneidade. No entanto, apesar de existirem dispositivos tecnológicos, a exemplo dos Chromebooks e da Sala de Aula Virtual no lócus desta pesquisa, no Colégio Estadual Daniel Lisboa, tais dispositivos não estão sendo utilizadas por discentes e docentes como meios de fortalecimento e estruturação da aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho foi investigar quais as possibilidades das práticas e eventos de letramento digital para a formação dos educandos da EJA. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar as práticas e eventos de letramento digital da EJA e propor alterações no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar a partir da pesquisa. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, sendo que, como procedimento técnico, utilizou-se a pesquisa-formação. Foram estruturados dois momentos de análises. No momento 1, fez-se um período de observação e reconhecimento dos educandos no ambiente digital, ou seja, no acesso ao e-mail institucional (e-nova); no momento 2, realizou-se oficinas para formação dos educandos visando o uso do dispositivo Sala de Aula Virtual, um aplicativo da Google. A pesquisa fez emergir a necessidade de promover práticas de letramento digital para os discentes da EJA e a efetiva utilização do email institucional, além dos aplicativos nele existentes, bem como a não utilização por boa parte dos docentes. A partir deste estudo foi apresentado como produto final uma alteração no Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, lócus da pesquisa, tendo como sugestão iniciar o ano letivo utilizando o e-mail e-nova, o ambiente virtual, bem como estabelecer que o projeto do primeiro trimestre fosse trabalhado neste mesmo ambiente para que proporcione a utilização daqueles dispositivos (Chromebooks) e aplicativos. Aliado a isso, sugere-se que o PPP venha orientar os docentes nas práticas e eventos de letramento digital a fim de que possam promover a efetiva utilização dos pressupostos acima a todos os discentes matriculados na escola.
- ItemLetramento digital: contribuições para potencializar a aprendizagem em leitura e escrita na EJA(2016-12-15) Gonçalves, Paulo César da Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Oliveira, Maria Olivia Matos; Silva, Obdália Santana FerrazNesta pesquisa intitulada Letramento digital: contribuições para potencializar a aprendizagem em leitura e escrita na EJA, partimos da concepção da Educação Online como potencializadora de aprendizagens, com ênfase na modalidade Semipresencial, tomando como parâmetro as atividades educacionais fomentadas nos encontros presenciais e online com discentes da EJA. Como objetivo geral, buscamos compreender como os conhecimentos relativos à leitura e à escrita, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle, em atividades semipresenciais, potencializaram a aprendizagem na EJA. Como objetivos específicos, procuramos investigar, através das práticas de leitura e da escrita, no ambiente virtual de aprendizagem, se os alunos da EJA, constroem autonomia leitora; também identificar ações colaborativas e interativas, nas atividades de leitura e de escrita desenvolvidas no AVA, pelos alunos da EJA; apresentar, por meio de uma pesquisa aplicada, o quanto a aprendizagem pode significar transformação coconstruída, a partir de novos desafios, a exemplo de atividades no AVA. Ademais, criar ações pedagógicas que possam resultar em aprendizagens, por meio da interatividade proporcionada pelas interfaces de conteúdo e de comunicação do AVA. A questão-problema desta pesquisa foi: como os conhecimentos relativos à leitura e à escrita, através Moodle, potencializam a aprendizagem na EJA? Os capítulos foram fomentados e construídos acerca de concepções de Educação Online, modalidade semipresencial, práticas de letramentos, história da EJA, suas implicações e possibilidades de mudanças através de práticas pedagógicas engajadas como políticas públicas no viés do autor Paulo Freire. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, em Lauro de Freitas, Bahia. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e seis alunos da turma III, do 3º Tempo Formativo, Eixo 6, do Ensino Médio, da área do conhecimento em Humanas. A abordagem metodológica de pesquisa contemplou as análises qualitativa e quantitativa, pela instrumentalização do estudo de caso. Como base teórica, exploramos e entrecruzamos vários caminhos, a saber: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online, (FERREIRA, 2008); possibilidades de leitura e produção textual nos cenários digitais (SILVA, 2006); perfil cognitivo do leitor imersivo (SANTAELLA, 2004); cenário, formação e questões didático-metodológicos da Educação Online (SILVA, PESCE & ZUIN, 2010); interatividade em sala de aula (SILVA, 2014); inclusão digital (BONILLA e PRETTO, 2011); letramentos sociais (STREET, 2014); multiletramentos e TIC na escola (ROJO, 2013); hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos (ROJO & BARBOSA, 2015), entre outros. Como resultado, percebemos que as categorias Educação online, interatividade, cocriação, inteligência coletiva, intratextos e hipertextos foram fundantes para a potencialização da leitura e escrita no AVA pelos estudantes da EJA. Ratificamos, também, que as práticas e os eventos dos multiletramentos escolares e não escolares são imprescindíveis à formação daqueles sujeitos. Notamos, ainda, que os discentes desenvolveram autonomia na coletividade, ao construírem, no AVA, textos com unidade em diversas interfaces, a exemplo do wiki, do fórum e do chat. Além disso, vimos que as aulas dialógicas, com ênfase no bidirecionamento emissor/receptor, são empoderadoras. Ademais, percebemos que os sujeitos, desta pesquisa, tiveram voz em todos em espaços comunicativos, descortinando, assim, a teoria de comunicação funcionalista que postula a comunicação como via de mão única.
- ItemPermanência Escolar: desafios na educação de pessoas jovens e adultas(2018-03-02) Oliveira, Isaura Francisco de; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dosA presente dissertação intitulada “Permanência Escolar: desafios na educação de pessoas jovens e adultas.” possibilitou reflexões sobre a educação de pessoas jovens e adultas e a permanência, na escola. Escrita no âmbito das pesquisas (auto) biográficas apresenta como questão inicial da pesquisa quais os desafios da permanência na escola na educação de pessoas jovens e adultas? O objetivo geral constituiu em compreender os desafios da permanência na escola na educação de pessoas jovens e adultas. Os objetivos específicos da pesquisa buscaram: identificar as singularidades dos sujeitos da EJA, na escola pesquisada, no Município de Riacho de Santana; Compreender o que dizem os colaboradores da pesquisa sobre as implicações da permanência nessa modalidade educativa; Identificar os motivos pelos quais os sujeitos da Epja permanecem na escola; Identificar as perspectivas desses sujeitos em relação à escola; Identificar, que aspectos podem contribuir para a permanência nessa modalidade educativa. Os colaboradores são doze estudantes da Epja, sendo nove jovens e três adultos, com mais de três anos de escolarização na Epja. Teoricamente, o trabalho apoiou-se em estudos que abordam categorias como educação de jovens e adultos, permanência, pesquisa (auto) biográfica e projetos de vida. O trabalho apoiou-se ainda, nas teorias sociais, abordando brevemente o capital social e cultural. Metodologicamente o estudo ancora-se na pesquisa qualitativa com a utilização da abordagem (auto) biográfica, priorizando as oficinas formativas interpretativas, inspiradas nos ateliês biográficos de pesquisa, para produção das informações. As oficinas possibilitaram emergir algumas noções subsunçoras, que foram agrupadas em três unidades temáticas: a referência da família e contextos familiares; a relação com a escola e o ingresso na educação de pessoas jovens e adultas; Saberes construídos na escola, no cotidiano de jovens e adultos. Para fundamentar o processo de produção e análise das informações, utilizei a análise compreensivainterpretativa e política de sentido, proposta por Souza. No processo de compreender os desafios da permanência na escola na educação de pessoas jovens e adultas, a pesquisa evidenciou que a aprendizagem é um dos aspectos que propicia a permanência, pois a escola passa ter significado a partir do momento em que o aluno começa a aprender e percebe a importância dos estudos para melhoria das condições de vida, para ter um emprego melhor, para ser sujeito de sua própria história e realizar os tão sonhados projetos de vidas. A aprendizagem e o empoderamento alimentam o sonho e criam condições para que os projetos de vida possam se tornar realidade. A pesquisa constitui-se em uma contribuição à Educação de Pessoas Jovens e Adultas, na medida em que apresenta elementos para se pensar princípios que visem à permanência de jovens e adultos na escola.
- ItemProcessos formativos e tecnológicos: app-learning zuppa do saber na formação continuada de professores na educação de jovens e adultos - EJA(2021-08-03) Silva, Mackssaila Bezerra Gagliano da; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Cordeiro, Sandro da Silva; Lago, Ana Cristina Castro doEsta pesquisa, intitulada “Processos formativos e tecnológicos: App-Learning Zuppa do Saber na formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos – EJA”, foi desenvolvida no processo de conhecimento do aprendizado, requer responder à questão de: Como o aplicativo Zuppa do Saber pode possibilitar à formação de professores da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo geral: Compreender como o aplicativo Zuppa do Saber mobiliza o aprendizado na formação continuada dos professores da EJA, através dos seus bancos de dados sobre a Educação de Jovens e Adultos. Assim, desdobram em objetivos específicos: Analisar a forma como os professores da EJA assimilam os dispositivos digitais em suas práticas pedagógicas; Elaboração de oficinas envolvendo socialização do fazer pedagógico através do banco de aulas do Aplicativo Zuppa do Saber aos professores da Educação de Jovens e Adultos, que realizam suas práticas no município de Lauro de FreitasBahia. Contudo à formação docente de ensino da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA –tem se enquadrado em planos de aulas pautada em movimento de alfabetização para atingir dados quantitativos referente às políticas públicas que são criadas afastadas das realidades em que os professores enfrentam, pois os mesmos sentem com a falta de formações direcionada para o campo da EJA. Deste modo, com o advento da utilização das tecnologias na educação, abrem-se possibilidades para pensar o processo formativo continuado dos professores que atuam na EJA. Ao que corresponde ao aporte metodológico, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da efetivação da pesquisa participante, norteada pelo estudo do espaço escolar e os sujeitos profissionais que lecionam na EJA. Trazendo à tona a participação e interação destes com o aplicativo virtual do banco de aulas do Zuppa do Saber, como interface que pode contribuir e mobilizar práticas pedagógicas criativas e potencializadoras para a formação de professores. O resultado apresentado é a necessidade de criar diretrizes no trilhar da caminhada para a formação de professores, dialogando com dispositivos online, pois atravessamos um cenário totalmente novo através de uma Pandemia, conhecida como Covid19, que reverbera a construções de mudanças, reinvenções e criatividade. Assim, o resultado sucedeu a interatividade com App-Learning que possibilitou trocas mútuas e interativas de experiências docentes pautadas no interesse do conhecimento de formação e de leituras referenciadas. Em relação ao produto do mestrado profissional, através dos nossos diálogos formacionais, realizamos um breve portfólio digital contendo informações de como utilizar o Aplicativo Zuppa do Saber apresentando estratégias e práticas pedagógicas. Em que a experiência vivenciada na pesquisa, apresentou-se favorável, intrigante, criativa, favorecendo possibilidades de estudo não presencial, uma vez que precisamos pensar além dos muros escolares e perceber que se pode ir além, através de dispositivos tecnológicos para a formação do docente da EJA.
- ItemO PROEJA na situação de distanciamento social: desafios das práticas docentes mediadas por tecnologias digitais no IFBA de Santo Amaro(2021-12-21) Vasconcelos, Ana Paula Santos; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Bottentuit Júnior, João Batista; Oliveira, Rosemary Lapa deA presente pesquisa intitulada O PROEJA na situação de distanciamento social: desafios das práticas docentes mediadas por Tecnologias Digitais no IFBA de Santo Amaro tem como objetivo compreender como as práticas pedagógicas docentes estão sendo desenvolvidas pelos docentes do PROEJA no IFBA Campus Santo Amaro para dar continuidade de forma remota às atividades do curso Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade EJA neste contexto de distanciamento social causado pela pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e as intervenções por ela proposta foram realizadas através dos métodos da Pesquisa Formação. Para atender ao objetivo principal desta pesquisa os seguintes objetivos específicos foram definidos: identificar as práticas realizadas pelos docentes do PROEJA por meio do uso das Tecnologias Digitais durante o período de pandemia COVID-19; analisar as condições e viabilidade do uso dos ciberespaços e Tecnologias Digitais como estratégias metodológicas para a EJA; propor experiências formacionais com o foco em analisar o sentido que o desenvolvimento das práticas metodológicas causou na vida profissional e social dos docentes do PROEJA. Para desenvolver este estudo nos debruçamos sobre as teorias dos seguintes autores: Castells (2009); Garrido (2014); Ferreira (2012); Lisita e Franco (2014); Freire (2011); Frigotto (2005); Freud (1900); Josso (2010); Haddad e Di Pierro (2015); Kenski (2007); Levy (2018); Macedo (2013); Minayo (2016); Zabala (1998). Nas análises feitas a partir das experiências formacionais analisamos o papel das Tecnologias Digitais neste contexto educacional, além de identificarmos quais foram os pontos positivos e negativos da sua utilização. O estudo também percebeu, através dos relatos docentes, quais são os principais desafios de realizar as práticas pedagógicas de forma remota, para os estudantes do PROEJA e em um contexto de distanciamento social. Por fim, em conjunto com os partícipes deste estudo, discutimos a importância da Formação Docente e de que forma ela pode ser promotora da atualização das práticas pedagógicas e também do surgimento de novas propostas de ensino e aprendizagem.
- ItemAs TIC no contexto formativo da EJA: um olhar reflexivo sobre a vida escolar em redes sociais de estudantes do PROEJA(2016) Lima, Jailson Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Souza, Lanara Guimarães de; Amorim, AntonioNa presente dissertação, intitulada As TIC no contexto formativo da EJA: um olhar reflexivo sobre as a vida escolar em redes sociais de estudantes do PROEJA, busca-se refletir sobre as experiências pedagógico-tecnológicas e os itinerários escolares dos sujeitos do Programa Nacional de Educação Profissional Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Para isso, partiu-se da seguinte questão de pesquisa: diante do percurso escolar, como as experiências com as TIC se apresentam nas itinerâncias escolares de jovens e adultos do PROEJA? Para tanto, identificaremos os sentidos e expectativas por eles atribuídos à aquisição e aos usos das TIC, associados às experiências do mundo do trabalho e da escola. Algumas experiências e os dados apontados pela pesquisa mostram que pode haver convergência de propósitos entre as TIC e a formação na vida escolar e para a vida, e não apenas de qualificação para o mercado de trabalho, ao qual o PROEJA se propõe a ser uma política educacional de acesso, para proporcionar o ingresso do público de EJA ao ensino médio integrado à educação profissional técnica. A abordagem metodológica de pesquisa escolhida foi a pesquisa qualitativa, alicerçada na pesquisa participante. Esta se constitui como possibilidade de o pesquisador implicar-se com as várias vertentes e propostas que confluem para dar corpo a um estilo de trabalho que vê na apropriação coletiva do saber, na produção coletiva do conhecimento, a possibilidade de efetivar o direito que os diversos grupos têm sobre a produção, o empoderamento e a cultura. Pretende-se, ainda, contribuir para as reflexões, análises e interpretações dos saberes pedagógicos e das experiências formativas. O referencial teórico dialogado foi baseado em conceitos como: alfabetização de Jovens e Adultos e PROEJA, por Paiva (1973), Haddad e Di Pierro (1999); Di Pierro (2006), Paulo Freire (1998, 2002), Miguel Arroyo (2007), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005). Para tecnologias na educação, Arnaud Lima Jr. (2005), Bonilla e Pretto (2011), André Lemos (2003). Pesquisa qualitativa, Ludke e André (1986) e Haguette (1994). A concepção de formação, Josso (2004). A pesquisa do tipo participante, Brandão e Streck (2006); Pinto (1988) e Gabarrón (2006); Landa, (2006). O estudo discute os percursos históricos e atual da Educação Profissional para a Educação de Jovens e Adultos, assim como a relação entre educação e as TIC na vida escolar dos estudantes nos contextos do mundo do trabalho e das redes sociais. Nas conclusões, tecem-se discussões sobre o lugar da profissionalização e da alfabetização e o papel social que a tecnologia assume no cotidiano do mundo do trabalho desses sujeitos, evidenciando o descompasso entre os desejos e as necessidades que os homens e as mulheres da EJA elaboram em referência ao domínio das competências da escolarização na Educação Básica e Educação Profissional e o insucesso diante dos conteúdos escolares poucos significativos. Os dados ainda pretendem trazer à luz do conhecimento a capacidade reflexiva que esses homens e mulheres da EJA demonstram durante as entrevistas, por meio de oralidades em que se evidenciam referências aos processos de aprendizagem para a diversidade cultural e às estratégias de interlocução com a sociedade da informação.