Bacharelado em Geografia - DCH4
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Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Orientador "FERREIRA, Carlos Lima"
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- ItemArte das/nas ruas: um olhar geográfico sobre as arte nas sinaleiras no centro da cidade de Jacobina-Ba(2018-07) MASCARENHAS, Paulo Matheus Cruz; MACEDO, Robson de Oliveira; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; CORDEIRO, Paula Regina de OliveiraOs movimentos artísticos das/nas ruas do centro da cidade de Jacobina-BA, precisamente nas avenidas Orlando Oliveira Pires e Lomanto Junior, localizadas no bairro Centro, evidenciam uma intrigante relação entre as feições modernas da cidade e a existência dos artistas de rua das sinaleiras. Esses grupos são responsáveis por imprimir novas características no espaço por meio da apropriação da cidade e pela redefinição dos lugares através de suas técnicas. Para compreender esse fenômeno artístico urbano traçaremos linhas teóricas reflexivas que relacionam o conceito de arte, o papel do corpo do artista na apropriação espacial e a expressão das práticas artísticas no cotidiano, amparados pela categoria de análise do lugar.
- ItemCartografia tátil e as contribuições no ensino de geografia para os alunos com deficiência visual ou baixa visão na cidade de Jacobina - Bahia Jacobina – Bahia 2022(2022-12) HORA, Júlia Marjorrie Silva da ; FERREIRA, Carlos Lima; HAYNE, Dolores Bastos; LEAL, Ione Oliveira JatobáO ensino da ciência cartográfica permite que os estudantes criem estratégias e desenvolvam habilidades para compreender o mundo, através das representações do espaço. A cartografia deve ser trabalhada desde os anos iniciais, tendo em vista, que os alunos precisam desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de mapas. Porém, diante das leituras, levantam-se questões a serem sanadas, tais como: de que maneiras introduzir a cartografia tátil como recurso didático aos estudantes cegos, com baixa visão e também aos visuais? De que maneira é possível serem produzidos os recursos pedagógicos táteis na realidade da educação na rede pública de Jacobina - Ba? Ao decorrer desta pesquisa objetivamos apresentar uma breve história de como a cartografia tátil vem se desenvolvendo no Brasil e de que forma a alfabetização cartográfica proporciona os conceitos básicos de cartografia útil aos estudantes cegos e visuais de forma a contribuir para um melhor aproveitamento dos materiais produzidos em tátil. Outro aspecto relevante no presente no artigo também será a apresentação da produção dos materiais didáticos táteis produzidos durante a pesquisa, a maioria deles baseado no livro “Atlas Geográfico Escolar de Jacobina” e outros mapas de uso da geografia de modo geral. Espera-se que essa pesquisa venha contribuir para a propagação da Cartografia Tátil como área de estudo inclusivo, no intuito de despertar o interesse por esse campo de pesquisa e motivar os professores e demais profissionais da educação a produzir novos materiais, tendo em vista, que esse é um assunto pouco difundido no âmbito educacional, ainda que seja um campo com grande potencial inclusivo.
- ItemDo remoto ao presencial: impactos da pandemia de covid -19 no ensino de geografia Jacobina - Bahia 2022.(2022-12) RIOS, Camila Silva ; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dos; JESUS, José AlvesA propagação do Novo Coronavírus Sars-CoV-2 e a incorporação do ensino remoto emergencial levou os estudantes das diversas classes escolares a terem sua rotina modificada. Para os alunos da zona rural, a atividade remota trouxe ainda mais obstáculos, uma vez que as condições materiais dos estudantes foram postas à prova, influenciando negativamente no aprendizado. Nos deparamos então com a seguinte problemática: Quais impactos deixados pela pandemia acarretaram o ensino de geografia na educação básica? Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo compreender os desafios que passaram a permear o cotidiano dos estudantes do 5° ano e professores de Geografia do Centro Educacional Bernardina Ferreira da Silva localizado no povoado de Maracujá- Serrolândia-BA. Em termos metodológicos esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, cuja obtenção de informações foi o questionário aplicado via Google Forms e WhatsApp, além de entrevistas com 16 alunos do 5° ano e com quatro professoras de Geografia atuantes na Educação Básica. A partir dos resultados, foi possível certificar que a realidade da pandemia conseguiu interferir negativamente no processo de aprendizagem destes alunos. Neste sentido, tendo em vista o cenário pandêmico, este trabalho demonstrou a necessidade de discutir não somente os desafios, mas também a necessidade de uma formação continuada para os professores, o papel da escola frente a pandemia e as consequências no processo de ensino e aprendizagem bem como as desigualdades que foram realçadas durante o ensino remoto.
- ItemEducação inclusiva e o ensino da geografia para alunos surdos no ensino fundamental II: desafios e possibilidades nas escolas municipais da cidade de Jacobina-Ba(2018-03-01) TEIXEIRA, Thaiane Nilo.; OLIVEIRA, Ticiane Silva de.; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Gislene Maria Mota dosO ensino da geografia para alunos surdos é imprescindível, pois esta ciência é responsável por desenvolver no cidadão a habilidade de construir o olhar crítico-reflexivo da totalidade mundo, compreendendo e relacionando à realidade vivenciada. Sob o contexto da educação inclusiva, faz-se necessário pesquisar o ensino da Geografia para alunos surdos. Para isso, esta pesquisa de caráter exploratório foi realizada nas escolas públicas municipais da cidade de Jacobina – BA, sendo desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas, estudo da legislação pertinente e estudos de campo, objetivando investigar a estrutura das escolas inclusivas, o ensino de geografia para alunos surdos colaborando com o desenvolvimento do mesmo. Destacando os desafios encontrados e as possibilidades metodológicas existentes. O método adotado foi o materialismo histórico dialético sob o paradigma da pesquisa quali-quantitativa.Os dados foram obtidos através de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, utilizando o instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas aplicadas a Secretaria de Educação Inclusiva do município, aos diretores das instituições pesquisadas, aos profissionais do Atendimento Educacional Especializado - AEE e aos professores de geografia que trabalham diretamente com alunos surdos. Para os professores, a comunicação através da Língua de sinais é o maior desafio, consequência da pouca formação e ausência de intérpretes, mas, alternativas pedagógicas são adotadas, principalmente pelos profissionais do AEE, representando as possibilidades existentes diante desse contexto de adaptação escolar. O ensino da geografia para alunos surdos é um direito assegurado por lei, cabe a comunidade escolar, conhecer as características e necessidades de seus alunos para planejar e realizar ações que desenvolvam suas habilidades.
- ItemHabitação em áreas irregulares no bairro do Nazaré na cidade de Jacobina-Bahia(2019-07) MARTINS, Jaiane Lima; CRUZ, Rafaela Lima da; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; SANTOS, Jorima Valoz dosAs ocupações desordenadas e as ações das atividades humanas têm gerado fatores determinantes para a degradação das riquezas naturais na biosfera, acarretando impactos socioambientais. Sendo assim, o presente trabalho, tem o objetivo em compreender a habitação irregular, que levam ao agravamento de problemas socioambientais no bairro Nazaré, na cidade de Jacobina-Bahia. Dessa forma, percebermos que habitações construídas próximas ao rio causam grandes danos à natureza. Esta pesquisa tem relevância para o meio social e o meio ambiente, pois evidencia os problemas que circundam na relação entre ambos, no intuito que aconteça melhorias para as duas partes. Diante disso, foram realizadas discussões teóricas voltadas para a compreensão do objeto de estudo e analises de dados obtidos através de questionários e entrevistas. O método utilizado foi o dialético, permitindo a interpretação da realidade a partir das contradições observadas, com uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam que as construções de residências em área Indevidas; como nas margens do rio sem respeitar os limites das matas ciliares e a falta de drenagem, saneamento básico adequado e fiscalização dos órgãos competentes, contribuem para o surgimento de sérios problemas socioambientais. Contudo é necessário repensar ações, fazendo reflexões e compreender que o espaço natural é um bem de todos e que precisa ser protegido.
- ItemA influência dos paraibanos na agricultura e no centro comercial de Irecê-BA 1970 a 2010.(2012-11-11) RODRIGUES, Anne Caroline; FERREIRA, Carlos Lima; MIRANDA, Miriam Geonisse de; ARAÚJO, Joseane GomesA presente pesquisa consiste em uma análise para compreender os principais fatores que influenciaram a saída dos paraibanos de suas cidades para o sertão baiano, bem como a sua contribuição para a ascendência da dinâmica comercial da cidade de Irecê-BA. Como base para a investigação, foi realizado um levantamento histórico do grupo de paraibanos para entender a sua trajetória desde a saída da Paraíba até o processo de enraizamento em Irecê. O método de abordagem foi o fenomenológico, aonde foi estudado um fenômeno ocorrido na cidade de Irecê que é a influência dos paraibanos na agricultura e no comércio a partir de entrevistas e pesquisa de campo. A metodologia empregada baseou-se na abordagem qualitativa (estudo do fenômeno). A história oral foi utilizada como principal instrumento para compreender os acontecimentos mais importantes e a dinâmica que ocorreu na estrutura econômica da cidade. Foram utilizadas outras técnicas para coleta de dados, como a observação, entrevistas escritas e orais. Identificou-se a existência da categoria de analise lugar, fruto das relações dos imigrantes com o ambiente novo e que ao mesmo tempo trás recordações do lugar de outrora. Os imigrantes paraibanos começaram a migração no final da década de sessenta do século XX e atualmente representam um número expressivo que chega a modificar as características locais. A princípio a vinda da maioria dos paraibanos deu-se por conta das grandes colheitas que existiam na cidade, principalmente a do feijão. Os mesmos trabalhavam nas lavouras e traziam suas famílias tempo depois quando haviam se estruturado. Por conta das alterações realizadas na agricultura, as grandes colheitas de feijão já não existiam mais. A economia da cidade começou a entrar em recessão, o que levou grande parte da população a emigrar, mas os paraibanos começaram a se instalar em outros ramos. Em 2000 a feira livre começou a ganhar novos feirantes que fugiam do desemprego e da fome, estes eram os paraibanos, que começaram a vender roupas na cidade com as famílias nas pequenas barracas, depois passaram a abrir lojas com atacado e varejo e atualmente dominam o comercio da cidade. Presentemente o símbolo de “A capital do feijão” não intitula mais a cidade de Irecê, pois, a mesma se transformou econômica e culturalmente com a ajuda dos paraibanos em uma das capitais interioranas do comércio.
- ItemPolíticas Educacionais: elementos que norteiam a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental Ii em Miguel Calmon-Ba(2018-06-15) CERQUEIRA, Indnna Aruane Carvalho; FERREIRA, Carlos Lima; JESUS, Joselito Manoel de; SANTOS, Gislene Maria Mota dosO presente trabalho tem como tema Políticas Educacionais, Elementos que norteiam a Prática de Ensino dos Professores do Ensino Fundamental II no Município de Miguel Calmon-Ba. O problema central dessa pesquisa consiste em diagnosticar em que medida as políticas públicas especificamente LDB e DCN e seus aspectos didáticos contribuem para nortear a prática de ensino dos professores de geografia do ensino fundamental II, no Município de Miguel Calmon-Ba e quais as motivações presentes na prática educativa dos desses professores. Para tanto, a metodologia utilizada segue a linha dialética, com uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico utilizou-se os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho. A partir dos resultados obtidos na pesquisa diagnosticamos que a prática docente dos professores em questão está amparada pelos documentos oficiais que contém os elementos e/ou informações necessárias para o planejamento das referidas aulas, sendo esses, sobretudo, a lei de diretrizes e bases assim como, as diretrizes curriculares nacionais. As motivações presentes na prática dos sujeitos investigados é despertar nos alunos o censo crítico reflexivo.
- ItemO processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia: estratégias motivacionais nas práticas docentes(2019-07) TRINDADE, Andréa Oliveira; ARAÚJO, Jaqueline Vieira de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; GÓES, Liliane MatosO presente trabalho objetivou analisar como as técnicas motivacionais podem auxiliar nas práticas docentes, assim como no ensino aprendizagem de Geografia. Inicialmente levantou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica do trabalho e foi utilizada a técnica de amostragem provenientes de questionários e entrevista. Acredita-se que através da educação geográfica, o aluno do Ensino Médio aprende a ler e entender o mundo, se posicionando reflexivamente como cidadão e juntamente com as estratégias motivacionais possa desenvolver seu senso crítico e reflexivo dentro e fora da sala de aula, o que justifica a pesquisa. A presente pesquisa encontra-se apoiada nos conceitos de Ensino-aprendizagem, Ensino Médio, Educação Geográfica e Estratégias motivacionais. O processo de ensino-aprendizagem cria no ambiente escolar uma mediação entre professor-aluno, ambos se tornando agentes transformadores da sociedade, sabendo que, toda aprendizagem requer muito esforço para se atingir as metas traçadas. As realidades investigadas apontaram que as estratégias pedagógicas são de suma importância para a construção de um ambiente interativo, trabalhando com os alunos limites e valores que existem no ambiente escolar e no meio da sociedade. Através desta pesquisa ficou evidenciada a desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia e a grande necessidade de aulas de campo para melhor absorver os conteúdos. É evidente que há a necessidade de incentivo através de novas práticas pedagógicas para que os alunos participem mais ativamente nas referidas aulas. Portanto as estratégias motivacionais são de suma importância para a construção de um ambiente interativo.
- ItemO reconhecimento identitário e afirmação quilombola da comunidade de Várzea Queimada, município de Caém- Bahia(2019-07) SANTANA, Euliria Macedo Ribeiro; GOMES, Lorrana de Santana; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dos; CORDEIRO, Paula Regina de OliveiraSabemos que é de grande importância para a ciência geográfica o estudo dos agentes e sujeitos sociais, assim como as transformações que permeiam os processos de construção de uma sociedade. Nesse sentido visto que há uma necessidade de tentar reparar 300 anos de escravidão no Brasil, as discussões sobre quilombo tem uma grande importância, para entendermos a dívida que temos com essa parcela da população brasileira. Assim, a presente pesquisa representa um estudo de caso, que visa responder a seguinte questão: Como se deu o processo de reconhecimento e afirmação da comunidade quilombola de Várzea Queimada localizada no município de Caém-BA, e como tem sido a luta pela titulação do território quilombola? Numa abordagem qualitativa, buscamos sintetizar os dados coletados através de pesquisas bibliográficas e documentais, pesquisa de campo, entrevistas e aplicação de oficina, de forma que chegássemos a alcançar os objetivos traçados. Portanto esse estudo visa compreender o processo de formação e reconhecimento de direitos das comunidades quilombolas. Buscando reconhecer o processo histórico de formação das comunidades quilombolas no Brasil. Bem como analisar a formação e a garantia de direitos territoriais das comunidades remanescentes de quilombo do Piemonte da Diamantina. Trazendo para essas discussões uma perspectiva local, explicando o processo de formação e reconhecimento da comunidade quilombola de Várzea Queimada e a luta pelo direito a terra. Através dos métodos históricos e etnográficos, principalmente, podemos entender e descrever as etapas de formação e reconhecimento da comunidade quilombola de Várzea Queimada, bem como juntamente com a comunidade produzir o principal trunfo deste estudo, que foi a nossa cartografia social fruto da oficina aplicada, onde abordamos aspectos culturais, experiências vividas e relações sociais, culminando em um mapa do território quilombola da comunidade supracitada, o qual espera-se ser de grande valor no processo de titulação fundiária da comunidade.
- ItemRelatos dos discentes sobre as aulas remotas de geografia no distrito de Cachoeira Grande, jacobina-BA(2022-12) SANTOS, Érica Magalhães; FERREIRA, Carlos Lima; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne de Oliveira; SANTOS, Jorima ValozA pandemia provocada pela Covid19, uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, surgiu de forma rápida e inesperada, provocando números excessivos de mortes, atemorizando todas as pessoas no Brasil e no mundo, obrigando a população a ficar em isolamento social, para tentar se proteger desse vírus devastador. Dessa forma, as escolas precisaram buscar novos meios para dar continuidade às aulas, para tentar reduzir os danos decorrentes do isolamento social no processo de ensino-aprendizagem, a solução “mais viável” foi migrar do ensino presencial para a modalidade remota. Diante desse novo cenário, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como os alunos lidaram com as aulas de geografia durante o ensino remoto. Essa investigação foi realizada através de entrevistas individuais com cinco alunos matriculados e cursando regularmente o ensino fundamental anos finais, no Colégio Municipal José Vieira Irmão, localizado no distrito de Cachoeira Grande, Jacobina-BA. A partir das respostas, conclui-se que os discentes demostram preferência pelo ensino presencial e que o ensino remoto não proporcionou aprendizagem satisfatória, no entanto, promoveu a convivência com professores e colegas mesmo que virtualmente.
- ItemSegregação Sócioespacial no Bairro no Leader na Cidade de Jacobina-Ba(2013-12-15) MARTINS, Ilziane Lima; SANTOS, Joice Kelly Souza; OLIVEIRA, Mariza Temoteo de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva; SANTOS, Jorima Valoiz dosNo presente trabalho de pesquisa discutimos as formas de organização do espaço tentando explicar o processo de urbanização acelerado, a falta de planejamento urbano e a condição econômica como os principais causadores da segregação sócioespacial, a partir da análise do Bairro do Leader no município de Jacobina-BA. Com base na pesquisa abordamos os principais problemas enfrentados pela população, assim como serviços públicos existentes e acessibilidade dos mesmos. Para isso foi realizado trabalho de campo, levantamento de dados, através de entrevistas e aplicação de questionários os quais foram analisados e interpretados para assim chegar aos resultados obtidos, onde os mesmos foram expostos através de dados estatísticos em forma de gráficos e textos dissertativos. Pesquisamos a formação inicial do bairro e como ele vem sendo ocupado atualmente, a existência da segregação e como a mesma se expressa, observamos uma divisão de classes em um mesmo espaço, a população de maior poder aquisitivo residem em áreas planas e centrais, já os moradores de baixa renda estão localizados nas áreas íngremes, porque nestes locais os terrenos são mais baratos do que em outros lugares do bairro, porém os bens urbanos e os serviços públicos são de difícil acesso tornando-se assim um agravante em relação à condição de vida dos habitantes.
- ItemSegregação socioespacial urbana: um estudo de caso no bairro contornolândia na cidade de Serrolândia-Bahia(2019-07) CONCEICÃO, Deborah Araujo da Silva; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Jorima Valoiz dos; SANTOS, Gislene Maria Mota dosEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como se processa a segregação socioespacial no bairro de Contornolândia, na cidade de Serrolândia-Ba, identificar o processo de formação socioespacial, e as implicações na vida cotidiana dos moradores do referido bairro, apontando os principais problemas enfrentados. Este estudo procura pontuar alguns elementos da lógica de estruturação desses espaços para demonstrar sua complexidade e buscar sua compreensão num processo de formação de cidadãos A pesquisa de campo serviu como suporte e permitiu observar, explorar as ações desenvolvidas, e não desenvolvidas pelo poder público e como estas implicam na vida cotidiana dos moradores. A dialética serviu como um pilar durante toda à pesquisa e permitiu interpretar a realidade a partir das contradições estabelecidas espacialmente. A coleta de dados foi através de questionários respondido pelos moradores, que foram analisadas a partir do enfoque qualitativo-quantitativo. Os resultados apontam que o bairro de Contornolândia tem o acesso a alguns serviços, em condições parcialmente satisfatórias. No entanto, a população sofre diretamente pela inexistência de políticas públicas que facilitem o acesso a outros serviços e infraestrutura básica, gerando assim, uma precarização da qualidade de vida dos moradores do bairro, típicas da segregação socioespacial.
- ItemO uso da música como recurso didático nas aulas de geografia: um caminho de possibilidades para a educação geográfica no ensino fundamental II na cidade de Mirangaba(2022) JESUS, Jaqueline ; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Hilário dos; GÓES, Liliane MatosA música é um recurso pedagógico que pode ser utilizado no Ensino Fundamental, visto que este é de suma importância para a educação geográfica pelo seu valor cultural, histórico, artístico, sendo ainda um tema transversal. Dessa forma, esta pesquisa objetiva verificar como a música pode tornar as aulas de Geografia mais dinâmicas e/ou significativas, sendo úteis na solidificação dos conteúdos/temas geográficos para os alunos do Ensino Fundamental II. O lócus foi o Grupo Escolar Manoel Novais, situado no perímetro urbano do município de Mirangaba-Ba, tendo como colaboradores duas professoras de Geografia e os alunos do 9 º ano. Por meio de aplicação de questionário e oficina pedagógica, pautou-se na pesquisa-ação. Foi gratificante ter a colaboração das docentes e da gestão e perceber o interesse dos discentes em participar das atividades propostas na Oficina, mesmo em meio à pandemia da COVID-19 Conclui-se que a música é um recurso didático que estimula o interesse dos alunos para participar das aulas de Geografia e auxilia os professores na mediação dos conceitos/noções geográficos, posto que possui uma linguagem próxima dos educandos, tornando-se um instrumento viável nos processos de ensino e aprendizagem.
- ItemO uso do Celular nas aulas de Geografia: uma nova perspectiva nas práticas docentes(2017-12-15) LIMA, Dieize Maia Coutinho; MARTINS, Luzia Fernandes; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; GÓES, Liliane MatosA visão das pessoas sobre determinada temática traz alguns debates interessantes da realidade que a compõe. O campo da investigação pode traduzir vários dilemas em destaque, fazer parte de tal demanda nos permite chegar a um resultado que pode ser compartilhado em todos os ambientes e navegar em diversos mundos através do olhar do outro. Assim, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como o celular pode contribuir às práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, focando a relevância das discussões a respeito dessa temática nos dias atuais. A pesquisa teve como abordagem teórica o estudo qualitativo de caráter exploratório, e o método hipotético dedutivo, utilizado para a realização da mesma, a técnica de coleta de dados através de questionários e também de observações, foi possível identificar, como os docentes pesquisados concede o uso do celular em sala de aula em dois colégios de ensino médio de Jacobina- BA. Após análise dos resultados da pesquisa pudemos perceber através das respostas dos professores e alunos, que o celular pode ser usado nas aulas de Geografia de diversas maneiras, para tirar fotos, compartilhar as atividades pelos grupos de whatsapp ou facebook, os alunos sugeriram que pudessem usar o celular sem atrapalhar no sentido de incorporar para ver os mapas ou fazer pesquisas nas aulas. Enquanto que os professores percebe o celular da seguinte forma. Novas reflexões precisam acontecer acerca da realidade da sala de aula, para utilização de tais recursos tecnológicos propostos. Pois podem contribuir com o ensino para uma nova forma de aprendizagem no mundo contemporâneo. Para a valorização dessa pesquisa tivemos uma enriquecida contribuição de professores e alunos.