Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6 por Orientador "Ramos, Ricardo Tupiniquim"
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- ItemConservadorismo e inovação na norma literária modernista na obra Amadiana: o uso variável da concordância nominal e a concordância verbal.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Oliveira, Maria Helena Gonçalves; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Pina, Patrícia Kátia Da Costa; Magalhães, Lucélia AlvesA tradição gramatical apresenta uma visão muito simplificada e rígida sobre as regras de concordância. A concordância de número no interior do sintagma nominal se faz de uma única forma: os constituintes determinantes (artigos, demonstrativos, possessivos e quantificadores) seguem o número (singular ou plural) do constituinte determinado (o nome), caso contrário, a concordância nominal não se efetiva conforme a gramática normativa. A concordância verbal se faz pela conjugação do verbo em número e pessoa conforme o sujeito, assim prescrito pela gramática tradicional. Por outro lado, a pesquisa sociolinguística aponta que a marcação do plural no interior do sintagma nominal está condicionada a diversos fatores estruturais, como, por exemplo, à posição do elemento no interior do SN, à sua classe gramatical, ao grau de saliência do próprio plural marcado, mostra, ainda, que a concordância verbal não é só definida por pronome reto, mas também pelas novas formas pronominais, como “a gente” e “você”. Além disso, existem outros fatores que levam o falante a se distanciarem da gramática concordância, a questão socioeconômica e o grau de escolaridade. O estudo aqui proposto é investigar o emprego conservador e o inovador da concordância nominal e da concordância verbal. Como fonte de pesquisa para coleta de dados desses fenômenos de variação, foi utilizada pelo prosador baiano Jorge Amado, situado na segunda geração do Movimento Modernista, foi um marco para uma nova literatura brasileira, carregou caráter nacionalista, principalmente por adotar o falar popular das ruas, é nesse sentido que coletamos dados de fenômenos de variação linguística nas obras amadianas: Gabriela Cravo e Canela e Suor, com o fenômeno de variação da concordância nominal e Tieta do Agreste pastora de cabras, com a concordância verbal, para comprovamos em que medida este escritor usa em suas obras a inovação e o conservadorismo linguístico.
- ItemDificuldades de alunos do ensino médio na produção textual(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Tamyres Costa Vieira; Montalvão, Valdívia Martins; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Moraes, Edmilson de Senna; Brito, Rogério SoaresO objetivo do ensino de língua Portuguesa é preparar o aluno para a convivência com as múltiplas linguagens que circulam na sociedade e que se materializam em gêneros. No entanto, a prática pedagógica tradicional - balizada na gramática normativa - esquece-se que o domínio desta habilidade não é fruto da abordagem mecânica e ineficaz de estruturas gramaticais, mas da consolidação de um trabalho contextualizado que acontecerá por meio da viabilização de situações concretas em sala de aula, que envolvam os mais variados gêneros discursivos, a partir do estudo de suas condições de produção, recepção e veiculação na sociedade. Neste sentido, esta pesquisa procurou verificar quais motivações demandam as dificuldades de alunos do Ensino Médio durante o processo de produção textual, e o que pode ser feito, de acordo com os documentos oficiais que fundamentam esta etapa da educação básica e com as disposições teóricas de pesquisadores da Linguística Aplicada e Textual, para dirimi-las. Para tanto, procurou-se verificar se a prática pedagógica está condizente com as orientações presentes nestes documentos e na teoria disponível, com vistas a elencar possíveis estímulos que provocam tais dificuldades, pois se comunga, aqui, da premissa de que a prática docente influencia de maneira significativa o processo de ensino-aprendizagem e de que os gêneros discursivos são ferramentas privilegiadas para o alcance dos objetivos do Ensino de Língua Portuguesa.
- ItemIntergeneracidade: um estudo da função do gênero textual entrevista no conto "O Monstro", de Sérgio Sant’Anna(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Ferreira , Cleonária de Jesus Brito; Vieira, Maria Eliene Silva Correia; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Brito, Rogério Soares; Magalhães, Rozânia AlvesEste trabalho debruça-se sobre estudo do conto “O Monstro” da obra homônima de Sérgio Sant’Anna (1994) e analisou, sob a luz das teorias dos gêneros textuais e literários e da narratologia, o processo de construção do gênero literário conto, que possui em sua estrutura o gênero textual entrevista. A presença de dois gêneros textuais em uma produção, neste caso, a do conto, configura um hibridismo de esferas discursivas marcadas por características específicas. Esse embricamento fez surgir dentro do texto múltiplas vozes narrativas marcadas pelos relatos do Editor da revista “Flagrante” e de Antenor Lott Marçal, o entrevistado. A utilização de dois narradores faz parte do conjunto de mecanismos utilizados pelo autor para produzir a obra, e fica também a cargo dos relatos deles a condução da trama, de forma que a história aparenta construir-se à medida que é narrada. As narrações apresentam se em níveis narrativos diferentes com tempo e espaço diferente. Identificar esses níveis foi essencial para a análise do conto, pois através deles detectamos características específicas a cada narrador. Entendemos que a estrutura utilizada por Sant’Anna na elaboração do referido conto pode ser classificada como des construtora das normas narrativas tradicionais já que agrega dois discursos que parecem competir entre si. Neste sentido, é também a utilização do gênero jornalístico entrevista pingue- e- pongue marcada por perguntas e respostas que permite o surgimento do segundo relato. Diante disso, afirmamos que foi exatamente a associação de dois gêneros a responsável pelo surgimento de um segundo narrador.
- ItemRepresentação literária de mitos brasileiros na literatura infantojuvenil de Monteiro Lobato(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-19) Rocha, Elisandra Figueredo; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Portela, Zoraide; Magalhães, RozâniaComo qualquer outra modalidade de literatura, a infantil/infantojuvenil é o texto esteticamente trabalhado para transformar e comover o leitor (criança ou adulto) através de recursos de linguagem e do imaginário. Criador de um ambicioso projeto literário voltado para as crianças, Monteiro Lobato preocupou-se com as tendências literárias de seu tempo e em formar pequenos leitores e cidadãos conscientes, capazes de reconhecer a importância de nossas raízes culturais. Vendo, em elementos da cultura popular, a essência da identidade de um povo, o autor representa alguns mitos brasileiros (Saci, Iara, Cuca, Boitatá) na obra O Saci. Nascidos na oralidade, esses mitos têm origem múltipla – indígena, europeia e africana –, mesclados ao longo de nossa formação sociocultural. O autor se apropriou desses elementos para uma melhor compreensão da cultura brasileira e preocupou-se de questões estéticas e linguísticas de seu tempo para proporcionar uma literatura mais rica e adequada ao seu público, oferecendo ao leitor elementos fantásticos para a imaginação, colocando-o em contato com sua realidade cultural através do texto literário.