Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6 por Orientador "Araújo, Ginaldo Cardoso de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA variação linguística no livro didático de língua portuguesa: o preconceito nas entrelinhas(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Araújo, Simone Pereira Silva; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Vilaça, Andréia; Ramos, Ricardo TupiniquinO presente estudo monográfico se insere no campo das discussões sobre a linguagem. Apresenta, de forma específica, resultados de uma pesquisa acerca do preconceito linguístico no livro didático de Língua Portuguesa, utilizado numa escola pública do município de Caetité, Bahia. Intencionou-se nesta investigação observar se o livro didático busca a promoção de um ensino eficaz quando à desconstrução do preconceito linguístico. A monografia consta, além de introdução e conclusão, de três capítulos, nos quais se desenvolve um estudo a cerca da variação linguística e sua relação com o ensino de língua portuguesa, tomando por base os Parâmetros Curriculares Nacionais, além de Bagno (1999, 2000, 2007), Brasileiro (2014), Colto (1986), Silva (2010), entre outros. Os resultados do estudo apontaram que o livro em análise apresenta um avanço significativo em relação à abordagem da variação linguística, sendo que apresenta informações sobre os tipos de variação e o preconceito linguístico que até pouco tempo eram completamente ignoradas, contudo, isso é feito de forma muito superficial ainda. O livro didático analisado apresenta uma tira que faz analogia ao preconceito sem propor uma desconstrução do tema, usando-a como um pré-texto para a introdução do conteúdo, ficando a cargo do professor a responsabilidade de problematizar a temática em sala de aula, fazendo a mediação do conteúdo no intuito de desconstruir os preconceitos e contribuir para a formação de cidadãos críticos.
- ItemLiteratura no ensino médio: percepções de alunos de uma escola pública do município de Lagoa Real sobre o ensino de literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-25) Santos, Matheus Silva; Araújo, Ginaldo Cardoso deEste trabalho refere-se à ensino de literatura no Ensino Médio em virtude das percepções dos alunos sobre o ensino de literatura, com o intuito de compreender o porquê do desinteresse de parte significativa desses alunos pela disciplina. Este estudo utiliza uma pesquisa qualitativa para compreender os problemas e dificuldades do ensino de literatura da escola em estudo; identificar o que os discentes pensam sobre a literatura e seu ensino, além disso, foi crucial uma revisão teórica/bibliográfica para consolidação deste trabalho. Percebe-se a importância de conhecer o processo de ensino da Literatura e sua aplicação, partindo do seu conceito e tudo que diz respeito ao seu estudo, de modo que ela venha a ser um objeto de investigação que ajude estudantes a atribuir conhecimentos que enriqueçam cada vez mais o aprendizado dos estudantes. Defende-se que a literatura, como conhecimento clássico, deve estar nas escolas e, sobretudo, convergir com seus objetivos de aprendizagem, os quais possibilitem a construção da humanização e leve o indivíduo à catarse estética. Esta pesquisa foi de suma importância para compreender as percepções dos alunos sobre a literatura, suas dificuldades e opiniões, criando assim um diálogo promissor para melhorias do ensino.
- ItemSob o olhar do currículo e dos discentes: a literatura clássica e a literatura popular na Licenciatura em Letras da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Cardoso, Maria Luiza da Silva; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Brito, Rogério Soares; Magalhães, Rozânia AlvesO presente trabalho analisa a abordagem dada à literatura no currículo da Licenciatura em Letras da UNEB, com o objetivo de compreender como a organização curricular desse curso aborda o ensino da literatura clássica e da literatura popular, identificando suas ressonâncias na formação do professor. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho se filia à abordagem qualitativa e fez uso dos seguintes procedimentos para a produção de dados: levantamento bibliográfico que acompanhou todo o percurso e costura o texto; análise do Projeto Pedagógico do Curso de Letras do Campus VI, Caetité e sua organização curricular, para averiguação das concepções de ensino da Literatura; pesquisa de campo com aplicação de questionários a alunos em fase de conclusão e egressos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. A análise interpretativa das informações buscou associar o empírico e o teórico e está estruturando os três capítulos que compõem este trabalho. Os resultados da pesquisa evidenciam que o referido curso prioriza certo tipo de literatura, em detrimento de outras, visto que há uma abordagem muito grande em relação à literatura clássica, enquanto que outras, principalmente a popular, quase não é enfatizada. Além disso, indicam a necessidade de reformulação da matriz curricular e das ementas da área de literatura, dando mais ênfase a outras literaturas, especialmente a popular, como fonte de conhecimento, valorização e respeito com a multiculturalidade do nosso país.