Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Bomfim, Natanael Reis"
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- ItemA formação docente nas redes e tessituras do saber fazer no/do cotidiano escolar(2018-08-10) Santos, Itana Nascimento Cleomendes dos; Bomfim, Natanael Reis; Ferreira, Rosilda Arruda; Sales, Marcea AndradeA presente pesquisa se assenta no campo de investigação sobre a formação de professores e, mais precisamente, na formação continuada de professores em meio ao cotidiano escolar, durante o seu saberfazer, destacando o processo que a circunda de (re)significação a partir da mobilização de saberes, representações, sentidos, significados, valores e sentimentos. Apoiada em aproximações com a Teoria das Representações Sociais, a pesquisa teve como objetivo estudar as tessituras e partilhas que se estabelecem nas redes de saberesfazeres de professores das séries iniciais do ensino fundamental no cotidiano escolar, a fim de apreender pistas que contribuíssem para a compreensão de formação de professores. Como desdobramento, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: discutir a produção de sentidos e significados atribuídos às práticas pedagógicas no cotidiano escolar e à formação do professor; analisar, a partir das táticas utilizadas pelos professores, as redes de ações, valores, sentimentos que interferem no seu processo formativo; identificar, nessas redes, fios que tecem seu processo formativo e sua prática pedagógica. A pesquisa se alicerça em estudos de autores como Sá (1995), Candau (1999, 2016), Nóvoa (1999, a, b, c), Perrenoud (2002), Ferraço (2003, 2005, 2007), Alves (2005), Oliveira (2007), Alves-Mazzoti (2008), Certeau (2012), Ferraço e Carvalho (2012), Tardif (2014), Tardif e Lessard (2014), Moscovici (2015), Ferraço e Alves (2015). Embasada na pesquisa qualitativa no/do cotidiano, a pesquisa contou com a produção de fotografias dos professores – atoresnarradores da pesquisa – utilizadas para a Entrevista Narrativa, assim como a elaboração de Cartas por eles, que resultaram na produção de narrativas. As narrativas foram analisadas a partir da leitura em três tempos, metodologia proposta por Souza (2004). As narrativas, alcançadas a partir dos dispositivos utilizados na pesquisa, constataram a escola como espaço de formação continuada e de aprendizagem compartilhada, que envolve a mobilização de saberes a partir da troca de experiências e a promoção de momentos importantes que levam à prática reflexiva do professor. No entanto, os atoresnarradores da pesquisa destacaram a necessidade da disponibilização de recursos materiais essenciais para o desenvolvimento do processo formativo docente, ressaltando assuntos como tecnologia da informação e comunicação como aliados do processo de ensino e aprendizagem, assim como o estabelecimento da relação entre escola e família. Destacou-se a necessidade de articulação entre as áreas de educação e saúde em meio aos fenômenos emergentes do cotidiano escolar. Além disso, constatou-se que, embora muitos professores se utilizem das antigas aprendizagens concebidas durante sua formação inicial, seja nas instituições escolares, seja nas universidades, outros, ao assumirem como negativas as antigas aprendizagens, que se relacionam a perspectivas tradicionais de formação, tendem a seu enfrentamento e adotam outras perspectivas diferentes. Do mesmo modo, evidenciou-se, através das narrativas, a urgência de um novo formato de cursos de aperfeiçoamento, por ter sido apontado atualmente seu caráter descontextualizado da realidade vivenciada pelos professores no cotidiano escolar. Conclui-se, portanto, que a existência de espaçostempos no cotidiano escolar seria de grande auxílio na medida em que professores poderiam sistematizar suas experiências em sala de aula e atender a suas demandas, proporcionadas pelos fenômenos cotidianos que emergem no espaço escolar, contribuindo para o seu processo formativo e o de seus pares.
- ItemMovimentos sociais de jovens em cajazeiras-Salvador-BA: Práticas sociais cotidianas de educação popular.(2019-03-25) Araujo, Jamille Santos de; Bomfim, Natanael Reis; Brito, Thaís Fernanda Salves de; Petropoulou, Chrysanthi; Nunes, Eduardo José FernandesEsse texto é produto de uma pesquisa sobre as dimensões educativas contidas nas práticas sociais dos movimentos de jovens em Cajazeiras-SSA, na tentativa de identificar se elas contribuem com o fortalecimento de uma educação popular. Foi uma pesquisa participante, de cunho qualitativo, que teve como instrumento de colheita de informações, o Mapa situacional e a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, foi utilizado o método de Bardim (2016). Foram entrevistados/as 6 jovens que atuam em movimentos sociais em Cajazeiras, moradores locais, e com faixa etária de 15 a 29 anos, conforme prevê o Estatuto da Juventude para definir os jovens. Alguns referenciais teóricos deram base epistemológica a esse estudo, são eles Abramo(1997) e Abramovay (1992) na discussão sobre juventudes, Arendt (2017) e Santos sobre globalização e a condição humana, Lefebvre (2006/ 2016) para discutir espaço social, Bomfim (2009) com um novo conceito de territorialidade, Freire (2013) para retratar sobre Educação Popular e Certeau (1998) para discutir práticas sociais. Partindo desses referencias buscamos construir o conceito de espaços educativos de formação, que compreende ser o produto das práticas cotidianas dos jovens em Cajazeiras, que estão voltadas para uma pedagogia crítica e libertadora.
- ItemPedagogias de favelas: “castelando” as relações entre práticas socioculturais e currículos escolares(2020-08-19) Arouca, Marcelo de Jesus; Bomfim, Natanael Reis; Faria, Ivan; Nunes, Eduardo José Fernandes; Cardoso, Claudia PonsCom o objetivo de investigar como as práticas socioculturais exercidas nos espaços educativos de favelas podem contribuir na ressignificação do currículo escolares, a presente pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual Helena Magalhães, no bairro do Beiru/Tancredo Neves. Composto por favelas, o bairro de origem quilombola e majoritariamente negro é, ao mesmo tempo, atravessado pelas potencialidades da sua diversidade sociocultural e pelos problemas estruturais marcados historicamente pela exclusão social de bases coloniais e capitalista. Reconhecendo a legitimidade dos saberes produzidos nos espaços favelares e as complexidades dos contextos em que os sujeitos destes saberes estão inseridos, a pesquisa dialoga com a concepção das Pedagogias de Favelas, a qual propõe a construção de perspectivas educacionais descolonizadoras-emancipadoras voltadas para a centralidade dos universos favelares nos currículos escolares de forma crítica, imbricadas nas diferentes lutas pela equidade social por meio de práticas pedagógicas combativas de quaisquer discriminações, sejam elas com bases raciais, de gênero, sexo, classe, etc.. Deste modo, o trabalho de natureza qualitativa, inserido nos campos da Educação em Periferias Urbanas, considerou os diferentes elementos linguísticos, sociais, culturais, teóricos e políticos ao longo da sua construção. Em seu percurso, a investigação buscou identificar as práticas socioculturais exercidas nos espaços educativos de favela; apreender seus elementos sócio-históricos; e analisar os currículos da escola de favela e os discursos manifestos das(os) professoras(es) com a finalidade de verificar aproximações e/ou não distanciamentos desses elementos. Para tanto, contamos com encontros em grupos focais com alunas(os) da escola, educadores sociais da região do entorno escolar e com professora(es) da própria escola. Por fim, comprovamos que existem profícuos entrecruzamentos do currículo escolar com as práticas socioculturais e elementos sociohistóricos das comunidades favelares, promovendo a aproximação entre os universos externos à escola e as salas de aula, reconhecendo e valorizando os elementos identitários da comunidade. Neste sentido, propõe-se a construção de currículos com propostas pedagógicas representativas da diversidade sociocultural que emerge nas favelas do Beiru/Tancredo Neves, alinhados com diferentes agentes sociais da comunidade local, comprometidos com a transformação social por meio de ações desenvolvidas coletivamente.
- ItemProduzir e preservar no projeto de assentamento agroextrativista São Francisco: contribuições da educação ambiental.(2015-10-28) Guimarães, Luís Geraldo Leão; Bomfim, Natanael Reis; Figueiredo, João Batista de Albuquerque; Mutim, Avelar Luiz BastosNeste trabalho apresentamos os resultados da pesquisa desenvolvida no Projeto de Assentamento Agroextrativista São Francisco (PAE-SF), localizado nos Municípios de Serra do Ramalho e Carinhanha, no oeste da Bahia. Como objetivo procuramos compreender as relações entre as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Movimento CETA e as práticas socioambientais dos assentados do PAE-SF na resolução do dilema produzir e preservar. Para a realização da pesquisa fizemos opção pela pesquisa qualitativa com abordagem interacionista. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a entrevista semiestruturada, observação participante, a análise documental e a aplicação de questionário para levantamento de dados qualitativos e quantitativos. Para a tabulação e análise dos dados empregamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2001). No estudo constatamos que as ações de educação ambiental desenvolvidas no PAE-SF são significativas e tem buscado soluções para o dilema produzir e preservar, porém são ações sem continuidade, de forma esporádica e na maioria das vezes sem o devido apoio dos órgãos ambientais. Percebemos também que um dos maiores entraves para solucionar os problemas ambientais do PAS-SF é a presença de ocupantes irregulares e que desde a criação do projeto, o Incra não resolveu essa questão, trazendo sérios prejuízos ao meio ambiente e aos assentados.
- ItemRepresentações sociais de jovens sobre o Lobato: saberes e práticas socioeducativas no espaço vivido(2017-05-19) Santos, Thaís Souza dos; Bomfim, Natanael Reis; Soares, Emanoel Luis Roque; Leiro, Augusto Cesar RiosEsta pesquisa, intitulada “Representações sociais de jovens sobre o Lobato: saberes e práticas socioeducativas no espaço vivido”, objetivou apreender como o conteúdo das RS de jovens sobre o “Lobato” pode contribuir para (re)orientar práticas socioeducativas nos diversos espaços sociais do Subúrbio Ferroviário de Salvador - Bahia. Situada no campo da educação na contemporaneidade, a inspiração epistemológica deste estudo está nas bases teóricas da Psicologia Social (cognição social) e da Geografia Humanística que inclui o espaço social numa perspectiva holística, advinda do esforço em compreender os fenômenos na sua globalidade. Para cumprir com o objetivo, recorremos às bases que fundamentam a teoria das representações sociais, sendo a abordagem estrutural utilizada para a apreensão dos elementos das representações sociais e a abordagem processual para explicar como eles constroem as representações sociais pelos planos (ancoragem e objetivação), assim como recorreremos às funções do saber, identitária e orientadora da teoria. Da mesma forma, para identificar, analisar e discutir os dados utilizamos os métodos e técnicas específicos da TRS para a apreensão das imagens cognitivas a partir de três instrumentos: teste de evocação livre de palavras; fotografias tomadas pelos estudantes e entrevista em grupo. O tratamento dos dados das evocações se deu de forma estruturada por meio de um quadrado composto de quatro quadrantes que representam os conceitos de núcleo central (elementos centrais), elementos intermediários I e II e elementos periféricos e, posteriormente, foram superpostos com a análise das fotografias tomadas pelos jovens/estudantes e com a entrevista em grupo. Após dados analisados e contrastados, os resultados demonstraram que as RS do Lobato se constroem num processo em que os jovens/estudantes ancoram seus saberes a partir das relações sociais que eles estabelecem com seus grupos sociais formados por amigos e familiares. Pode-se perceber, ainda, que as RS do Lobato emergem como um espaço de vida onde há uma conjugação de forças contraditórias, positivas e negativas, internas e externas. As positivas reforçam os aspectos identitários para com o Lobato e as relações sociais que eles estabelecem entre si e os outros da comunidade. Já as negativas são reconhecidas e se fundam nos aspectos econômicos e socioambientais salientados pelos outros, ou seja, por sujeitos externos. Dessa forma, a partir das RS dos jovens, as contribuições para (re)orientar práticas socioeducativas nos diversos espaços se deram nas perspectivas epistemológica, sociopolítica e pedagógica ao propor, respectivamente, avançar o conceito de práticas socioeducativas sustentáveis pelo empreendimento do conceito dos S desenvolvido pela autora; considerar o pensamento e ação dos jovens nos seus espaços vividos e articular os processos de participação da sociedade civil nos espaços de educação formal com os de educação não-formal e, ainda, informal a fim de potencializar aprendizagens significativas. Também foi possível notar lacunas neste estudo que apontam para a necessidade de pesquisas aplicadas em educação que envolvam, numa rede colaborativa, juventudes, políticas públicas, gestores públicos, pesquisadores, escola e comunidade em dinâmicas de solidariedade e colaboração para lidar com as práticas que emergem enquanto “táticas de resistência” a partir dos estigmas sociais, pois desse contexto pode-se potencializar condições favoráveis e amenizar condições desfavoráveis de cada território.
- ItemRepresentações sociais de professores/as acerca da educação preventiva ao uso e abuso de drogas nas escolas.(2017-05-23) Bitencourt, Ariana Bahia; Bomfim, Natanael Reis; Oliveira, Jeane Freitas de; Leiro, Augusto Cesar RiosEssa pesquisa buscou compreender como o conteúdo das representações sociais de professores/as de uma escola pública sobre a educação preventiva ao uso e abuso de drogas podem contribuir com/para a promoção e/ou consolidação da educação e práticas preventivas nesses espaços. Partiu-se do pressuposto de que compreender como esses professores/as (re)significam a educação preventiva pode auxiliar na apreensão de pistas que contribuam para a elaboração e orientação de práticas preventivas dentro das escolas, que uma vez exercidas pelo corpo docente da mesma - envolvendo também a família e comunidade - pode vir a minimizar o envolvimento de jovens com as drogas. O recorte foi feito com os professores/as de uma escola pública de Feira de Santana, inserida em uma área de vulnerabilidade social, em um bairro periférico. O levantamento de informações se deu em 3 etapas, a saber: a aplicação de um questionário sociodemográfico, seguido de um questionário de evocação livre, finalizando com a entrevista semi-dirigida realizada individualmente ao total de dez professores/as, sendo este o instrumento utilizado para construção do corpus de análise. Os dados foram descritos e analisados, à luz da metodologia processual das representações sociais e de Bardin, e em seguida sobrepostos para se chegar aos resultados do conteúdo das representações sociais que foi discutido à luz de outros autores. A realização desse estudo permitiu concluir que a educação preventiva é concebida pelos professores/as como uma temática de grande relevância no cenário atual, e como uma alternativa viável para o enfrentamento do envolvimento dos jovens com as drogas, principalmente àqueles inseridos em condições de vulnerabilidade social. Os resultados denotam ainda a consciência dos professores/as acerca da responsabilidade da escola na formação dos sujeitos, assim como a participação essencial deles nessa tarefa. Por fim, acredita-se que essa pesquisa pode e deve ser ampliada para outras escolas que vivenciam o mesmo contexto, a fim de ampliar essa discussão, e a partir disso ampliar as possibilidades de intervenção nessa realidade.
- ItemRepresentações sociais sobre autoridade na contemporaneidade: o que dizem os professores(2020-10-29) Santos, Bárbara Cristina Barbosa dos; Bomfim, Natanael Reis; Fornari, Liege Maria Sitja; Soares, Leila da FrancaEsta pesquisa com o título de “Representações Sociais sobre autoridade na contemporaneidade: o que dizem os professores” consiste em identificar junto aos professores a construção das representações sociais sobre a “autoridade” na sala de aula. O campo de interdisciplinar de Educação e Psicologia, exige um estudo epistemológico das bases teóricas do pensamento social do espaço social dos professores. A fundamentação teórica compreendeu aspectos do fenômeno psicossocial da autoridade na escola, sob a égide do conteúdo constante das representações sociais (RS), sobre esse objeto social, a fim de justificar atitudes e orientar as práticas sociais em sala de aula. As mudanças ocorridas na educação brasileira, depois da Constituição de 1988, tornou necessário repensar a escola, considerando o contexto que se desenha a partir das novas demandas sociais. E, para responder ao questionamento de quais as representações sociais sobre autoridade junto aos professores/as das escolas públicas de Salvador, o caminho metodológico adotado compreendeu a análise e discussão dos dados específicos da teoria das representações sociais (TRS), considerando a apreensão das imagens cognitivas considerando três instrumentos: teste de evocação livre de palavras e hierarquização; o questionário sociodemográfico; e o grupo focal. O tratamento dos dados das evocações se deu de forma estruturada por meio de um quadrado composto de quatro quadrantes que representam os conceitos de núcleo central (elementos centrais), elementos intermediários I e II e elementos periféricos e, posteriormente, dos quais superpostos a partir da análise das fotografias tomadas pelos professores. Posteriormente, aos dados analisados e contrastados, os resultados demonstraram que as RS dos professores estão relacionadas prioritariamente com o aspecto positivo de mais importante a autoridade focada no “respeito, educação, direção, liderança e hierarquia”; e extremamente importante a autoridade focada nos “valores, respeito, cooperação, disciplina, firmeza, organização, ordem e afetividade”. A conclusão a que se chegou foi de que a origem dos dilemas enfrentados pela Educação dos dias atuais é possível atribuir a diferentes fatores, e de acordo com a perspectiva teórica que se empresta para a análise da “autoridade” nas RS, ficou evidente que é respeito o que mais os professores cobram das atitudes dos alunos.
- ItemRepresentações sociais sobre o neojiba: educação sustentável de jovens baianos em situação de vulnerabilidade social(2018-04-16) Santos, Tansir Omoni Sacramento dos; Bomfim, Natanael Reis; Maciel, Edineiram Marinho; Nascimento, Antonio DiasEsta pesquisa teve como objetivo apreender o conteúdo das representações sociais sobre o NEOJIBA junto aos jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo programa, na perspectiva de levantar pistas que justifiquem atitudes e/ou orientem práticas socioeducativas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem participante, cujo delineamento metodológico tomou como referencial as Teorias das Representações Sociais apoiada na multimetodologia, ancorada na abordagem Processual de Moscovici (2015) e na abordagem Estrutural de Abric (2009). A opção metodológica está ligada ao pressuposto de que as representações sociais são articuladas com base na interação do pensamento popular (do senso comum) com o contexto social em que esse pensamento acontece. Foram 23 jovens entrevistados. Utilizou-se para a coleta de dados, o TALP (Teste de Associação Livre de Palavras) e a técnica do Grupo Focal. Na análise do discurso, identificou-se três unidades base de significação: a compreensão e a dimensão cognitiva dos atores sociais sobre o NEOJIBA (o pensar); os sentimentos, as emoções e as relações interpessoais (o sentir); e o cotidiano do NEOJIBA (o agir). Assim sendo, chegamos à conclusão de que, as representações sociais dos jovens entrevistados sobre o NEOJIBA sinalizam um pensar fundamentado no elemento Música, o que nos permitiu levantar pistas orientadoras e justificatórias dos impactos sociais e educativos, individuais e coletivos advindos por meio das práticas socioeducativas e sustentáveis desenvolvidas por meio dela. Identificamos que o ensino coletivo da Música no programa NEOJIBA se configura uma forte influência na aquisição de valores, na sociabilidade, no desenvolvimento social e na aprendizagem desses meninos e meninas. Sem dúvida, diante do exposto, o programa NEOJIBA pode ser compreendido como um espaço socioeducativo de transformação social, de emancipação e de cidadania. Nesse sentido, elencamos nesse estudo algumas sugestões e recomendações sobre dimensões teóricas, políticas e pedagógicas, como contributos da própria pesquisa, na perspectiva de apontar possíveis reflexões acerca das atitudes que poderão aperfeiçoar as ações pedagógicas e de gestão de engajamento juntos aos respectivos atores sociais no programa e nas comunidades atendidas.
- ItemRepresentações sociais sobre “internacionalização”: contribuição para uma política institucionalizada na Universidade do Estado da Bahia - UNEB(2019-12-13) Souza, Mateus Santos; Bomfim, Natanael Reis; Tauchen, Gionara; Pimentel, Gabriela Sousa RegoEsta dissertação, como trabalho de conclusão do curso de Mestrado em Educação e Contemporaneidade busca responder a seguinte questão: como o pensamento social de gestores e docentes sobre o objeto social representado – “internacionalização” – pode contribuir para o fortalecimento dessa política na UNEB? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como o pensamento social de gestores e docentes sobre o objeto social representado – “internacionalização” – pode contribuir para o fortalecimento desta política na UNEB. Complementarmente, os objetivos específicos foram: a) discutir, a luz dos autores, sobre a política de internacionalização nas universidades brasileiras no contexto das globalizações; b) analisar o conteúdo e o processo das representações sociais construídas pelos gestores e docentes sobre “internacionalização”; c) apreender pistas de reflexão em torno da pertinência de sua utilização na construção de uma política de internacionalização institucionalizada na Educação Superior. Para obtenção dos resultados, primeiramente, procedeu-se uma revisão bibliográfica da produção acadêmica brasileira na área da internacionalização. Em seguida, é apresentada contextualização do processo de internacionalização e representações sociais, abordando os seguintes aspectos: globalizações, desafios e possibilidades na universidade, internacionalização, bases conceituais do estudo representações sociais sobre “internacionalização” apresenta as abordagens e processos teórico-metodológicos do estudo para apreender o conteúdo das RS e sua possível aplicação para uma política de internacionalização institucionalizada. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo de documentos ligados à UNEB. Para a interpretação destas fontes, as obras de Souza Santos (2010, 2013), Santos (2015), Mézáros (2008), Giddens (1991), Miura (2006), Morosini (2006, 2011), Stallivieri (2004, 2009) Moscovici (1978, 2003), Jodelet (2001) Abric (2000), Vergés (1994), dentre outras, são empregadas como apoio teórico. Da mesma forma, para identificar, analisar e discutir os dados utilizamos os métodos e técnicas específicos da Teoria das Representações Sociais para a apreensão das imagens cognitivas a partir de dois instrumentos: teste de evocação livre de palavras (TALP) e entrevistas semi-estruturadas com gestores e docentes da instituição. O tratamento dos dados das evocações se deu de forma estruturada por meio de um quadrado composto de quatro quadrantes que representam os conceitos de núcleo central (elementos centrais), elementos intermediários I e II e elementos periféricos e, posteriormente, foram superpostos com a entrevista semi-estruturada. Após dados analisados e contrastados, os resultados demonstraram que as representações sociais sobre “internacionalização” na UNEB se constroem num processo em que os docentes e gestores ancoram seus saberes a partir da mobilidade acadêmica desencadeada pela cooperação e convênios que, por sua vez, pode contribuir a produção e difusão do conhecimento globalizado. No entanto, também sugere pontos importantes que contribuam para institucionalizar a política de internacionalização, como: Melhorar o processo de ensino, pesquisa e extensão na educação superior; Considerar o conjunto de políticas e programas que as universidades e governos implementam; Esclarecer e definir um conceito coletivo de “internacionalização” para a universidade; Transcender a forma reativa no contexto institucional para alcançar o nível estratégico; Formalizar convênios mais específicos, por meio de ações e metas; Fomentar a produção e publicação de artigos em revistas internacionais indexadas pela CAPES; Fomentar a mobilidade discente na graduação e pós-graduação; Criar uma política linguística institucionalizada.