Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 42
- Item40 anos de ensino na UNEB: práticas educativas em territórios da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Pimentel, Gabriela Sousa RêgoFundada durante a década de redemocratização do Brasil, período marcado por amplas manifestações pela retomada das eleições, pela abertura política e pela promulgação de uma nova constituição, em 1988, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) comemorou 40 (quarenta) anos em 2023. Sua trajetória se destaca por atender uma parcela significativa da população baiana, ocupando todos os territórios de identidade do Estado. Na conjuntura histórica do seu nascimento, o país também testemunhava mudanças profundas nas instituições de ensino superior, com a integração de faculdades isoladas em universidades de campo (multicampi), onde departamentos assumiram papéis de unidades acadêmicas para abarcar ensino, pesquisa e extensão, tudo sob administração centralizada exercida por uma reitoria. A UNEB surge nesse contexto reformista, reunindo faculdades, em sua maioria de formação de professores(as), localizadas em distintas cidades da Bahia, de norte a sul, de leste a oeste. Parte delas foi reunida em uma única Instituição que, ao funcionar em uma determinada localidade, especializou-se em respostas às demandas específicas do território. Assim, a UNEB é percebida hoje como uma instituição singular, mas que se manifesta de diversas formas na ocupação dos territórios da Bahia. Esse modo de existência requer uma gestão sensível à identidade institucional em todas as suas ações, além de um esforço cuidadoso para incorporar os diferentes modos de funcionamento de suas unidades. Em outras palavras, a UNEB é construída a partir das singularidades regionais e contribui com o desenvolvimento da realidade baiana. A descentralização, como cerne da existência da UNEB, reflete o seu compromisso com os diferentes povos, inclusive aqueles atendidos por suas ações afirmativas (negros, indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis e transgêneros, pessoas com deficiências, pessoas com transtorno do espectro autista e pessoas com altas habilidades). É um compromisso com a inclusão, a equidade e a justiça social. O ensino de graduação da UNEB tem essa marca da diversidade, da descentralização, da inclusão. Seus(as) docentes, discentes e técnicos(as) atuam constantemente para o aprofundamento das reflexões necessárias ao desenvolvimento da Bahia e do Brasil. Durante toda a trajetória da UNEB, seus cursos de graduação têm enfrentado uma série de desafios relativos às dinâmicas locais, nacionais e internacionais. Esses desafios incluem questões como a evasão, a renovação dos quadros docentes, a inserção de plataformas digitais nas rotinas acadêmicas e a crise do discurso de autoridade esta impulsionada pelo surgimento de movimentos reacionários contemporâneos. No entanto, os membros da comunidade unebiana enfrentam tais desafios com a vitalidade da diversidade que define sua identidade, buscando estratégias que promovam o bem-estar das suas comunidades. O ensino de graduação proposto pelos projetos de curso sustenta a identidade da UNEB e da área a que se vinculam, atendendo às especificidades da unidade acadêmica em que se situa. Dessa forma, um curso como Letras ou Matemática, oferecido por duas ou mais unidades (em diferentes cidades), por exemplo, apresenta uma singularidade curricular que não apenas atende às exigências estabelecidas pelos órgãos reguladores e pelas respectivas áreas do conhecimento, mas também incorpora as particularidades e as nuances da sua existência em cada localidade. Este livro, que reúne relatos e reflexões de práticas docentes de professores(as) de graduação da UNEB, é a materialização da diversidade que pavimentou os 40 (quarenta) anos de existência do ensino de graduação. É uma gentil maneira de convidar o (a) leitor(a) a passear por diversos caminhos que contam uma história de 40 (quarenta) anos de inclusão, equidade e justiça social por meio do ensino superior.
- ItemGestão universitária e inovação (Transformação digital: como unir tecnologia e humanização)_Vol.2(2023-12-01) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Matos, Rosângela de CarvalhoGestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das instituições universitárias públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: É possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão?
- ItemPesquisa de intervenção em educação(2019-10) Pereira, AntonioO livro Pesquisa de intervenção em educação trata dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa aplicada em educação, desvelando suas contradições, equívocos e possibilidades no âmbito dos mestrados profissionais em educação, modalidade de pós-graduação instituída pela Portaria Normativa no 17/2009, do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tais mestrados concretizam o modelo de pesquisa aplicada que visa produzir conhecimentos práticos, engajados em problemáticas sociais, apontando soluções, mudanças, reflexões. Essa produção parte dos conceitos e da diferenciação entre pesquisa básica e aplicada, da mudança de nomenclatura na área da educação em pesquisa de intervenção, bem como situa diversas metodologias e fundamentos, discutindo a intervenção como objeto de estudo e o seu fazer.
- ItemEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação(2011) Galeffi, Dante AugustoEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação é o título deste livro. É um título ambicioso, do tamanho da ambição do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA), lócus de produção dos capítulos que compõem o livro. A título de apresentação, o DMMDC nasceu na perspectiva de reunião de campos epistemológicos separados pelos efeitos da racionalidade técnica monológica, na emergência de uma ciência implicada - uma reunião das ciências dos princípios naturais com as ciências humanas, no sentido que inere ao campo da produção do conhecimento interdisciplinar e da superação do horizonte disciplinar moderno - na direção da resolução de problemas comuns de sustentabilidade e gestão da vida global, de organização e investimento na inovação e na pesquisa experimental avançada. Uma pesquisa experimental que abarca também as dimensões do ser humano em suas formas de vida associada, além da modelagem epistemológica moderna, excessivamente monológica e molar (referente à estrutura de regência que caracteriza o funcionamento [trituramento] da natureza segundo leis universais, como a gravidade e o eletromagnetismo). Trata-se também, de abarcar as modelagens moleculares configuradas em singularidades marcadas pela multiplicidade, as subjetivações do processo produtivo desejante na potenciação da sociedade humana autossustentável em sua força de renovação e consolidação dinâmica de suas formas e processos produtivos orientados pela Ética do Cuidado. A Prof.ª Drª Teresinha Fróes Burnham, idealizadora, realizadora e fundadora do DMMDC (ao lado de outros), esclarece que as raízes do DMMDC datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA (REDPECT) e do LNCC/MCT que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento sociedade: (Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), iniciam uma parceria para desenvolver estudos colaborativos. Essa parceria veio se consolidando e ampliando, através de seminários, encontros e oficinas presenciais e de intercâmbios através de recursos telemáticos, tornando possível a concretização da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) que, hoje, além dos seus propositores iniciais congrega pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Instituto Federal da Bahia (IFBAHIA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATC), além de um número crescente de pesquisadores de outras instituições de renome.
- ItemMatemática: apontamentos para o Cálculo(2020-11) Santos, Maria Cristina Elyote Marques; Santos, Vânia Gonçalves de Brito dosA história da evolução das ideias matemáticas, suas teorias e conceitos, revela que nenhum pressuposto matemático se desenvolveu de maneira linear, ao acaso crescente, pois a matemática é baseada numa construção de conhecimentos oriunda da contribuição de muitos estudiosos. Assim é o Cálculo, seus fundamentos e conceitos prévios, que envolvem algumas concepções abstratas que têm gerado inúmeras dificuldades para sua compreensão. Os autores deste livro apresentam o estudo de funções elementares distribuído em quatro textos, os quais tratam dos conjuntos numéricos, do plano cartesiano, das relações e dos conceitos gerais de funções, englobando classificação de funções por propriedades e funções especiais, funções de primeiro e segundo grau, função exponencial e função logarítmica. Cada parte foi trabalhada com conteúdo resumido e exemplos, exercícios resolvidos com solução comentada e exercícios propostos com gabarito.