Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 42
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMoodle Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso(2009) Alves, Lynn; Barros, Daniela; Okada, AlexandraA publicação deste livro se constitui em um marco para o cenário acadêmico, na medida em que estamos disponibilizando os resultados de investigações realizadas por pesquisadores vinculados a instituições brasileiras, espanholas, inglesas, portuguesas e australianas que cotidianamente constroem diferentes sentidos para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
- ItemEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação(2011) Galeffi, Dante AugustoEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação é o título deste livro. É um título ambicioso, do tamanho da ambição do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA), lócus de produção dos capítulos que compõem o livro. A título de apresentação, o DMMDC nasceu na perspectiva de reunião de campos epistemológicos separados pelos efeitos da racionalidade técnica monológica, na emergência de uma ciência implicada - uma reunião das ciências dos princípios naturais com as ciências humanas, no sentido que inere ao campo da produção do conhecimento interdisciplinar e da superação do horizonte disciplinar moderno - na direção da resolução de problemas comuns de sustentabilidade e gestão da vida global, de organização e investimento na inovação e na pesquisa experimental avançada. Uma pesquisa experimental que abarca também as dimensões do ser humano em suas formas de vida associada, além da modelagem epistemológica moderna, excessivamente monológica e molar (referente à estrutura de regência que caracteriza o funcionamento [trituramento] da natureza segundo leis universais, como a gravidade e o eletromagnetismo). Trata-se também, de abarcar as modelagens moleculares configuradas em singularidades marcadas pela multiplicidade, as subjetivações do processo produtivo desejante na potenciação da sociedade humana autossustentável em sua força de renovação e consolidação dinâmica de suas formas e processos produtivos orientados pela Ética do Cuidado. A Prof.ª Drª Teresinha Fróes Burnham, idealizadora, realizadora e fundadora do DMMDC (ao lado de outros), esclarece que as raízes do DMMDC datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA (REDPECT) e do LNCC/MCT que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento sociedade: (Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), iniciam uma parceria para desenvolver estudos colaborativos. Essa parceria veio se consolidando e ampliando, através de seminários, encontros e oficinas presenciais e de intercâmbios através de recursos telemáticos, tornando possível a concretização da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) que, hoje, além dos seus propositores iniciais congrega pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Instituto Federal da Bahia (IFBAHIA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATC), além de um número crescente de pesquisadores de outras instituições de renome.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 1 - Ensino e Aprendizagem: Análise de Práticas(2012-07) Soares, Sandra Regina; Borba, Valquíria C. M.A Série Práxis e Docência Universitária, fruto da parceria entre a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade do Estado da Bahia e do Grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP), inscrito no CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade dessa universidade, que tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre a complexidade dessa docência, traz no Volume 1 um conjunto de narrativas de experiências educativas inovadoras no ensino superior. Os textos apresentados revelam a disposição de seus autores de assumir o risco de experimentar possibilidades diversas de melhorar a qualidade do ensino superior. Dessa forma, investem no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, estimulam que outros professores assumam a investigação de suas práticas e contribuam para a tessitura de redes de trocas e de ações colaborativas entre docentes desse nível de ensino.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 2 - Ensino e Aprendizagem: Análise de Práticas(2013-08) Soares, Sandra Regina; Soares, Ilma Fernandes; Barreiro, Mariana SoledadeO livro Ensino para Autonomia: inovando a formação profissional, que consiste no volume II da Série Práxis e Docência Universitária, tem como objetivo divulgar práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior. Apresenta oito artigos fundamentados, de experiências desenvolvidas em diferentes campos, no contexto da graduação e pós-graduação, escritos por autores nacionais e de outros países. Os referidos trabalhos buscam romper com a heteronomia e afirmam o protagonismo consciente dos estudantes mediante práticas pedagógicas como: ensino com pesquisa, leitura crítica do texto e do contexto, avaliação emancipadora, estudo de caso, todas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas e profissionais complexas e da autonomia do estudante, que podem servir de referência para os docentes que se dispõem a abrir novas veredas no processo de ensino-aprendizagem
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 3 - Protagonismo do Estudante e Intersubjetividade no Ensino Superior(2014) Soares, Sandra Regina; Silva, Neilton da; Beraldo, Fátima Regina Cerqueira LeiteA obra intitulada “Protagonismo do Estudante e intersubjetividade do Ensino Superior”, traz no seu bojo relatos de experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas nesse nível de ensino, vistas sobre distintos olhares e perspectivas, nacional e internacional, que valem à pena serem lidas, seja para conhecer os investimentos dos autores, seja para refletir ou confrontar essas práticas com a sua própria, com vistas ao desenvolvimento profissional docente. Todas essas experiências apostam no protagonismo dos discentes e na valorização da pessoa do estudante como caminhos profícuos às construção da autonomia e da identidade profissional. Apresentam um leque de possibilidades que podem instigar outras docentes universitários a, na companhia dos estudantes, desenvolverem o protagonismo e a intersubjetividade, aspectos imprescindíveis para o desempenho de profissionais exigidos pelo contexto social laborativo na contemporaneidade.
- ItemPedagogia universitária: A Escola de Paris 8 em Ciências da Educação(2014) Macedo, Roberto Sidnei; Barbosa, Joaquim Gonçalves; Borba, Sérgio da CostaA Escola de Paris 8 em Ciências da Educação é a denominação inaugural assumida pelos autores desta obra, para caracterizar as ações formativas e de pesquisa do singular e inovador Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Vincennes-Paris VIII, criado no contexto dos movimentos de “maio de 68” por intelectuais-pesquisadores como Guy Berger, Michel Débeauvais, René Lourau, Jacques Ardoino, René Barbier, Michel Lobrot, Rémi Hess, Bernard Charlot, Alain Coulon, George Lapassade entre outros. Identificados com perspectivas socialmente implicadas, pluralistas e crítico-emancipacionistas, estes professores (alguns deles escreveram especificamente para essa obra) instituíram conceitos, correntes de pensamento, dispositivos de pesquisa e ações pedagógicas que ainda hoje se constituem em horizontes fecundos de construção do conhecimento e de práticas formativas, com uma contribuição ímpar para as reflexões sobre os campos da Pedagogia Universitária e das Ciências da Educação.
- ItemPLURAIS - Estudos e Inquisitorias V5_N 1_JAN-ABR-2014(2014-01) Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação - PPGRevista Plurais é uma publicação quadrimestral que objetiva discutir temas de importância científica, incluídos nas grandes áreas do conhecimento. Este número trata das políticas de cotas ou ações afirmativas. Desde sua implantação em universidades públicas e depois por força de lei, sempre gerou polêmicas e polarizações.
- ItemCultura Digital e Espaço Escolar Diálogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças(2014-03) Muller, Daniel Nehme; Axt, Margarete; Hetkoweki, Tânia MariaEsta obra é resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2010, viabilizada pelo Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP Nº 28/2010, a qual teve aprovado o Projeto Jogo Città Cosmopolita: Simulador de Redes de Cidades, orientado pela professora Margarete Axt (UFRGS), coordenado pelo professor Daniel Nehme Müller (Empresa Conexum), com a participação da 8 professora Tânia Maria Hetkowski (UNEB). Nessa parceria contamos com pesquisadores da Universidade Pedagógica de Moçambique (África), os quais colaboram, efetivamente, com o desenvolvimento do Projeto e com as atividades que o mesmo infere na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul e da Bahia.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária. Vol 4 - Problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemProblematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade. Série Práxis e Docência Universitária, Vol. 4(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Souza; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemGestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA(2015-10) Amorim, Antonio; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alves, Érica ValeriaO livro,'Gestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA', é uma produção do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trata-se de um conjunto de pesquisas realizadas pelos professores, alunos do Programa e especialistas convidados que focaliza a gestão, as políticas públicas e o processo de formação docente, no âmbito da educação contemporânea. É uma publicação que surge da necessidade de se analisar a 'escola brasileira', para torná-la um exemplo no campo dos direitos sociais, na oferta de uma educação igualitária repleta de possibilidades pedagógicas, culturais e psicológicas, para todas as pessoas.
- ItemFormação de professores, gestão e inovação pedagógica: desafios e experiências no Brasil e em Portugal(2015-12) Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite.Este livro, fruto do Projeto Identidade Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal, (Edital CAPES/FCT nº 021-Cooperação Transnacional/Acordo Bilateral 2012), reuniu pesquisadores de sete Universidades brasileiras e três universidades portuguesas: Universidade Federal do Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade do Minho (UM), Universidade de Lisboa (UL) e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).É também um dos resultados da cooperação internacional trazido a público pela UNEB, Bahia, Brasil.
- ItemA interpretação pedagógica: os fazeres pedagógicos em instituições de ensino(2015-12) Masip, Fernando Juan García; Fialho, Nadia HageO que significa interpretar um acontecimento como pedagógico? Neste livro, a “interpretação pedagógica” compreende (a) um marco conceitual específico de referência e (b) um conjunto de formas técnicas de intervenção em âmbitos de ensino e de aprendizagem. No primeiro caso, a ênfase se coloca na ideia de que a pedagogia - e toda e qualquer teoria pedagógica - faz intervenções orientadas hermeneuticamente, isto é, possui um aparato de interpretação, explícito ou implícito, com o qual compreende o acontecimento da aprendizagem e do ensino. O segundo destaca as formas concretas de interpretação dos processos de ensino-aprendizagem por parte das coletividades envolvidas nesses processos. São questões, portanto, que afirmam o campo pedagógico, sua potência interpretativa, e impõem reflexões acerca do ensinar, do aprender, dos processos formativos, da avaliação educacional, entre outros temas.
- ItemCognição: aspectos contemporâneos da construção e difusão do conhecimento(2016-06) Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Rocha, José CláudioEste livro é resultado do esforço coletivo de docen-tes e discentes do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), com vistas a mostrar a produção das pesquisas do doutorado. Trabalhou-se na necessidade de produzir coletiva/colaborativamente na direção de encontrar caminhos para a difusão do conhecimento na sociedade, considerando que não se pode ignorar a premência das questões próprias da contemporaneidade, em permanente interação, para instituir e consolidar as áreas interdisciplinares de análise cognitiva e modelagem do conhecimento. O DMMDC é composto por docentes-pesquisa-dores de variadas formações, nas áreas das Ciên-cias Exatas e da Terra como também das Ciências Humanas e Sociais, procurando estabelecer pertinentes diálogos que visem superar as diferenças da visão clássica disciplinar.
- ItemEducação e difusão do conhecimento: caminhos da formação(2016-07) Galeffi, Dante Augusto; Tourinho, Maria Antonieta de Campos; Sá, Maria Roseli Gomes Brito deO Livro Educação e Difusão do Conhecimento: Caminhos da Formação organiza-se em forma de coletânea de textos produzidos no âmbito de dois programas de Pós-Graduação em funcionamento na Faculdade de Educação da UFBA: o Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento e o Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Existem nos textos aqui reunidos relações e aproximações dialógicas já que todos se referem à formação humana e a processos educacionais. Procura-se por outras linguagens, outras lógicas do sentido em uma polilógica aberta à resolução dos problemas fundamentais do ser humano e sua formação no mundo globalizado, visando afirmar a criação de novos agenciamentos de enunciação que combatam a desigualdade e a exclusão promovendo um desenvolvimento politicamente implicado com a dignidade humana em escala planetária.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 5 - Experiência educativa na universidade: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos(2016-11) Soares, Sandra Regina; Garrido, Edleusa Nery; Correia, Silvia Luiza AlmeidaO livro EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA UNIVERSIDADE: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos, Volume 5 da Série Práxis e Docência Universitária, reúne textos inéditos, de autores de origem nacional e internacional, sobre práticas pedagógicas inovadoras na universidade que, portanto, investem no protagonismo discente, na aprendizagem construtiva e significativa dos estudantes. A despeito da diversidade dos campos profissionais nos quais estas práticas foram desenvolvidas, Pedagogia, Letras, Pedagogia, Artes Plásticas, Dança, Administração, Biomedicina, existe uma forte ligação entre elas, qual seja a adoção da experiência educativa como fio condutor do processo de ensino-aprendizagem. Assim, essas práticas não foram concebidas para, apenas, ampliar o grau de conhecimento dos estudantes, mas sim para afetá-los, despertar-lhes sentimentos e possibilitar seu compartilhamento, provocá-los a pensar, a se questionar, a rever suas crenças, representações, atitudes e valores e, dessa forma, contribuir para a formação de profissionais verdadeiramente autônomos e éticos. São experiências inspiradoras para os docentes universitários de qualquer área, que em tempos de crise (da ciência positivista, de valores éticos e morais, das práticas profissionais etc.) acreditam que a universidade deve assumir um papel, para além da produção e transmissão de conhecimentos, de formação de pessoas, cidadãos e profissionais competentes técnica, estética, ética e politicamente.
- ItemUniversidades estaduais e financiamento da educação superior da Bahia(2016-12) Fialho, Nadia Hage“Universidades Estaduais e Financiamento da Educação Superior na Bahia” expõe uma problemática nacional: o financiamento público das universidades estaduais. A presença relevante dessas universidades na construção da universidade brasileira e ampliação da oferta pública da educação superior impõe aprofundar reflexões e medidas sobre as responsabilidades dos governos e o gasto social. Este livro trata da gestão universitária, financiamento e restrições orçamentárias, com foco nas universidades estaduais da Bahia – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e apresenta sugestões inovadoras, com base nos dados e informações gerados pelos pesquisadores do Programa de pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) e dos Grupos de Pesquisa EdUReg e Nugef, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 6 - Desenvolvendo competências na universidade: perspectivas e práticas inovadoras na formação de profissionais(2017-08) Soares, Sandra Regina; Fornari, Liege Sitja; Machado, Álvaro LimaO livro DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA UNIVERSIDADE: perspectivas e práticas inovadoras na formação de profissionais, sexto volume da Série Práxis e Docência Universitária, oferece aos leitores um conjunto de textos que abordam a formação de profissionais na perspectiva do desenvolvimento de competências complexas, da autonomia e do protagonismo dos futuros profissionais - perspectiva que se contrapõe ao sentido instrumental do conceito de competência próprio da lógica neoliberal e conservadora. As transformações contemporâneas no mundo do trabalho engendram novas contradições, assim, ao exigir que os trabalhadores realizem cadeias mais amplas de atividades, para as quais precisam possuir habilidades e determinadas competências que interessam ao capital, dialeticamente abrem a possibilidade de críticas e transformações a essa lógica restrita e desafiam os profissionais a construírem competências complexas de diversas naturezas. As práticas pedagógicas de avaliação, ensino com pesquisa, interdisciplinaridade, pedagogia de projetos, simulação e narrativas autobiográficas compõem o mosaico de experiências concretas de docência implicada e de aprendizagens significativas dos estudantes e dos docentes, que reforçam a importância de romper com a dicotomia teoria/prática nas aulas universitárias. Nesse sentido, as narrativas, aqui reunidas, de docentes que vivenciaram o desafio de conduzir aulas universitárias inovadoras, podem se constituir como fontes de conhecimento e inspiração no campo da pedagogia universitária.
- ItemEducação a distância: percursos e perspectivas(2017-10) Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza.; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães deEste livro é uma produção que recolhe a experiência didático-acadêmica de EaD das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) dos últimos vinte anos. Dois pontos de virada são singulares para pensar a EaD no Ensino Superior no Brasil e estarão fortemente representados nessa produção científica: o advento da LDB vigente (Lei Federal nº 9394/96) que consagrou a possibilidade legal de oferta de cursos a distância no âmbito da Educação Formal e a criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Governo Federal que representou o estabelecimento de uma linha de financiamento contínuo para oferta de graduação e pós-graduação pelas universidades públicas brasileiras. Constitui-se também em um instrumento de comunicação do estado atual das discussões científicas sobre a EaD, na medida em que se propõe a abordar as perspectivas que a circundam, as suas teorias e os seus caminhos da EAD em todos os âmbitos, tais como no campo da gestão, da didática, do suporte, dentre outros. Tal ambição permitirá a constituição de uma produção plural capaz de refletir tanto sobre a educação-online na web 2.0 quanto sobre a necessidade e conveniência do material impresso nos cursos de EaD.
- ItemEducação, memória e pluralidade cultural(2017-11) Messeder, Marcos Luciano Lopes; Costa, Lívia Alessandra Fialho daEsta coletânea reúne pesquisas, finalizadas ou em andamento, desenvolvidas no campo da Educação e tendo como lócus de investigação o território baiano. Os pesquisadores envolvidos são doutores, mestres, doutorandos ou mestrandos que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Busca-se aqui tratar a pluralidade cultural a partir de diferentes contextos empíricos em uma perspectiva de Educação que a compreende através das singularidades sócio históricas de formas de organização e concepção de mundo. Ao investigarem esses temas, os pesquisadores, afirmam a diversidade como tema sensível, que para ser ensinado, precisa ser vivido, experenciado ou escutado como processo histórico de formação da sociedade brasileira.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »