Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 42
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item40 anos de ensino na UNEB: práticas educativas em territórios da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Pimentel, Gabriela Sousa RêgoFundada durante a década de redemocratização do Brasil, período marcado por amplas manifestações pela retomada das eleições, pela abertura política e pela promulgação de uma nova constituição, em 1988, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) comemorou 40 (quarenta) anos em 2023. Sua trajetória se destaca por atender uma parcela significativa da população baiana, ocupando todos os territórios de identidade do Estado. Na conjuntura histórica do seu nascimento, o país também testemunhava mudanças profundas nas instituições de ensino superior, com a integração de faculdades isoladas em universidades de campo (multicampi), onde departamentos assumiram papéis de unidades acadêmicas para abarcar ensino, pesquisa e extensão, tudo sob administração centralizada exercida por uma reitoria. A UNEB surge nesse contexto reformista, reunindo faculdades, em sua maioria de formação de professores(as), localizadas em distintas cidades da Bahia, de norte a sul, de leste a oeste. Parte delas foi reunida em uma única Instituição que, ao funcionar em uma determinada localidade, especializou-se em respostas às demandas específicas do território. Assim, a UNEB é percebida hoje como uma instituição singular, mas que se manifesta de diversas formas na ocupação dos territórios da Bahia. Esse modo de existência requer uma gestão sensível à identidade institucional em todas as suas ações, além de um esforço cuidadoso para incorporar os diferentes modos de funcionamento de suas unidades. Em outras palavras, a UNEB é construída a partir das singularidades regionais e contribui com o desenvolvimento da realidade baiana. A descentralização, como cerne da existência da UNEB, reflete o seu compromisso com os diferentes povos, inclusive aqueles atendidos por suas ações afirmativas (negros, indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis e transgêneros, pessoas com deficiências, pessoas com transtorno do espectro autista e pessoas com altas habilidades). É um compromisso com a inclusão, a equidade e a justiça social. O ensino de graduação da UNEB tem essa marca da diversidade, da descentralização, da inclusão. Seus(as) docentes, discentes e técnicos(as) atuam constantemente para o aprofundamento das reflexões necessárias ao desenvolvimento da Bahia e do Brasil. Durante toda a trajetória da UNEB, seus cursos de graduação têm enfrentado uma série de desafios relativos às dinâmicas locais, nacionais e internacionais. Esses desafios incluem questões como a evasão, a renovação dos quadros docentes, a inserção de plataformas digitais nas rotinas acadêmicas e a crise do discurso de autoridade esta impulsionada pelo surgimento de movimentos reacionários contemporâneos. No entanto, os membros da comunidade unebiana enfrentam tais desafios com a vitalidade da diversidade que define sua identidade, buscando estratégias que promovam o bem-estar das suas comunidades. O ensino de graduação proposto pelos projetos de curso sustenta a identidade da UNEB e da área a que se vinculam, atendendo às especificidades da unidade acadêmica em que se situa. Dessa forma, um curso como Letras ou Matemática, oferecido por duas ou mais unidades (em diferentes cidades), por exemplo, apresenta uma singularidade curricular que não apenas atende às exigências estabelecidas pelos órgãos reguladores e pelas respectivas áreas do conhecimento, mas também incorpora as particularidades e as nuances da sua existência em cada localidade. Este livro, que reúne relatos e reflexões de práticas docentes de professores(as) de graduação da UNEB, é a materialização da diversidade que pavimentou os 40 (quarenta) anos de existência do ensino de graduação. É uma gentil maneira de convidar o (a) leitor(a) a passear por diversos caminhos que contam uma história de 40 (quarenta) anos de inclusão, equidade e justiça social por meio do ensino superior.
- ItemAções afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. Vol.2(2021-12) Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Santos, Dina Rosário dos; Oliveira, Iris Verena Santos deNo livro, as Ações Afirmativas são tratadas como políticas públicas para a promoção de oportunidades para pessoas empobrecidas, negros(as), indígenas, quilombolas, ciganos(as), pessoas com deficiência, LGBTQI+ que se propõem a construir estratégias de reparação às discriminações historicamente produzidas no país, ao passo em que buscam romper o ciclo de reprodução das desigualdades. Os capítulos se dividem em duas faces. Em "Ações Afirmativas: Políticas Institucionais" os(as) autores(as) tratam das estratégias para equidade construídas através da institucionalização de legislações e execução de programas e projetos que indicam o fluxo molecular das disputas nas instituições de ensino. Já a segunda face do espiral de ações afirmativas articuladas no livro aponta para experiências de estudantes cotistas. Assim, pesquisadores(as), extensionistas e estudantes registram as movimentações e desejos mobilizados nos espaços institucionais, em suas lutas para existir como estudantes cotistas
- ItemAkpalô: compondo linguagens africano-brasileiras para o currículo da educação infantil de Santo Amaro de Ipitanga(2018) Correia, Rosângela Accioly LinsTrata-se de uma pesquisa que abriga a presença de comunalidades africano-brasileiras e aborígines. Apresenta reflexões teórico-epistemológicas no campo da Descolonização e Educação, tendo como referência as arkhés civilizatórias presentes em Santo Amaro de Ipitanga. A análise que desenvolvemos se estrutura através do conceito de alteridade radical ou escuta radical do filósofo Emmanuel Levinas. As reflexões e proposições que apresentamos dialogam com as perspectivas indicadas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Finalmente, convidamos o/a educador/a para arriscar a pensar a partir de outros campos conceituais que florescem através das narrativas que comunicam a identidade profunda das nossas crianças.
- ItemAnais [do] I congresso de extensão da UNEB: Extensão universitária e espaços multirreferenciais de aprendizagem(2021-12) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Alcântara, Maiana Rosari LimaO caderno de resumos I Congresso de Extensão da UNEB (CEU 2021) traz os resumos selecionados e apresentados na edição do evento realizada on-line, no período de 22 a 24 de fevereiro, que teve como tema “Extensão Universitária e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem”. Nesta edição, os anais incluem um total de 214 (duzentos e quatorze) trabalhos, sendo 194 (cento e noventa e quatro) produções oriundas de projetos de extensão em articulação com o ensino e as pesquisas apresentados nos 10 (dez) GTs, 08 (oito) minicursos e 12 (doze) oficinas. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de análise pelo comitê científico do evento para integrar este volume.
- ItemAteliês de Pesquisa - formação de professores(as)-pesquisadores(as) e métodos de pesquisa em educação(2020-10) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Costa, Váldina Gonçalves da; Pereira, Diego CarlosEste livro se dirige a pesquisadores e pesquisadoras do campo da educação, estudantes de pós-graduação, graduação e interessados na área de metodologia da pesquisa que, como nós, são movidos pela paixão de suscitar distintos caminhos metodológicos próprios e apropriados da educação e sua dinâmica na realidade. O livro reúne diversos temas de interesse da área, apresentando abordagens metodológicas consideradas pioneiras, por tratarem de modo inventivo e peculiar, implicado e engajado, a pesquisa em educação. Pretende, pois, contribuir para que as pesquisas dessa área ousem criar, arriscar, rompendo grades, apontando atalhos, como estratégias que nos convocam a refletir sobre o significado da ciência que fazemos e experimentar esses conhecimentos ancorados no real. E não era para ser diferente!
- ItemCittà e Kimera: trajetórias do desenvolvimento de jogos digitais educacionais(2019-08) Hetkowski, Tânia Maria; Müller, Daniel Nehme; Silva, André Luiz Souza daA educação neste novo milênio apresenta os desafios da forte correnteza da tecnologia digital frente aos métodos tradicionais e estacionários de ensino. Saber ler este movimento de transição é crucial para a compreensão do nosso momento enquanto civilização que escala em direção a uma planície mais elevada de consciência e conhecimento. A cultura digital derruba os muros do conhecimento fragmentado e altamente especializado, exigindo uma visão multidisciplinar. Nesta obra buscamos compartilhar com o leitor nossas experiências de cinco anos de pesquisa científica acadêmica construída nas salas de aula do Rio Grande do Sul e da Bahia. Trazemos como bagagem o conhecimento do desenvolvimento dos jogos digitais educacionais e dos métodos de estímulo à imaginação, ao simulacro e à autonomia do cidadão em construção.
- ItemCognição: aspectos contemporâneos da construção e difusão do conhecimento(2016-06) Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Rocha, José CláudioEste livro é resultado do esforço coletivo de docen-tes e discentes do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), com vistas a mostrar a produção das pesquisas do doutorado. Trabalhou-se na necessidade de produzir coletiva/colaborativamente na direção de encontrar caminhos para a difusão do conhecimento na sociedade, considerando que não se pode ignorar a premência das questões próprias da contemporaneidade, em permanente interação, para instituir e consolidar as áreas interdisciplinares de análise cognitiva e modelagem do conhecimento. O DMMDC é composto por docentes-pesquisa-dores de variadas formações, nas áreas das Ciên-cias Exatas e da Terra como também das Ciências Humanas e Sociais, procurando estabelecer pertinentes diálogos que visem superar as diferenças da visão clássica disciplinar.
- ItemCultura Digital e Espaço Escolar Diálogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças(2014-03) Muller, Daniel Nehme; Axt, Margarete; Hetkoweki, Tânia MariaEsta obra é resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2010, viabilizada pelo Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP Nº 28/2010, a qual teve aprovado o Projeto Jogo Città Cosmopolita: Simulador de Redes de Cidades, orientado pela professora Margarete Axt (UFRGS), coordenado pelo professor Daniel Nehme Müller (Empresa Conexum), com a participação da 8 professora Tânia Maria Hetkowski (UNEB). Nessa parceria contamos com pesquisadores da Universidade Pedagógica de Moçambique (África), os quais colaboram, efetivamente, com o desenvolvimento do Projeto e com as atividades que o mesmo infere na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul e da Bahia.
- ItemO diário de Dalila: poética, testemunho e tragédia na formação do indivíduo moderno(2017-12) Pinheiro, José Gledison RochaO livro consiste em um estudo dedicado ao diário de Dalila, produzido quando ela tinha aproximadamente 14 anos. Elaborado entre 1933 e 1934, na forma de atividade pedagógica, o diário trata especificamente do cotidiano vivenciado por sua autora, na condição de aluna de uma escola experimental, criada por Anísio Teixeira, em 1932, no Rio de Janeiro. Apoiada no ideário da Escola Nova, a Manoel Bomfim prometia reunir as condições ideais para o desenvolvimento da individualidade do aluno; já para a sociedade, ela garantia formar o novo homem moderno brasileiro. Para quem queria ser uma poetisa ou escritora, aparentemente tinha tudo para dar certo, mas a vida escolar de Dalila foi marcada por muitos conflitos. Melancólica, ela abandona a escola. Se não conseguiu realizar seu sonho, pelo menos deixou uma “obra”, seu diário, uma preciosidade para pensar as contradições do projeto escolanovista de formação do indivíduo moderno brasileiro.
- ItemEducação a distância: percursos e perspectivas(2017-10) Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza.; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães deEste livro é uma produção que recolhe a experiência didático-acadêmica de EaD das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) dos últimos vinte anos. Dois pontos de virada são singulares para pensar a EaD no Ensino Superior no Brasil e estarão fortemente representados nessa produção científica: o advento da LDB vigente (Lei Federal nº 9394/96) que consagrou a possibilidade legal de oferta de cursos a distância no âmbito da Educação Formal e a criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Governo Federal que representou o estabelecimento de uma linha de financiamento contínuo para oferta de graduação e pós-graduação pelas universidades públicas brasileiras. Constitui-se também em um instrumento de comunicação do estado atual das discussões científicas sobre a EaD, na medida em que se propõe a abordar as perspectivas que a circundam, as suas teorias e os seus caminhos da EAD em todos os âmbitos, tais como no campo da gestão, da didática, do suporte, dentre outros. Tal ambição permitirá a constituição de uma produção plural capaz de refletir tanto sobre a educação-online na web 2.0 quanto sobre a necessidade e conveniência do material impresso nos cursos de EaD.
- ItemEducação e difusão do conhecimento: caminhos da formação(2016-07) Galeffi, Dante Augusto; Tourinho, Maria Antonieta de Campos; Sá, Maria Roseli Gomes Brito deO Livro Educação e Difusão do Conhecimento: Caminhos da Formação organiza-se em forma de coletânea de textos produzidos no âmbito de dois programas de Pós-Graduação em funcionamento na Faculdade de Educação da UFBA: o Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento e o Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Existem nos textos aqui reunidos relações e aproximações dialógicas já que todos se referem à formação humana e a processos educacionais. Procura-se por outras linguagens, outras lógicas do sentido em uma polilógica aberta à resolução dos problemas fundamentais do ser humano e sua formação no mundo globalizado, visando afirmar a criação de novos agenciamentos de enunciação que combatam a desigualdade e a exclusão promovendo um desenvolvimento politicamente implicado com a dignidade humana em escala planetária.
- ItemEducação, memória e pluralidade cultural(2017-11) Messeder, Marcos Luciano Lopes; Costa, Lívia Alessandra Fialho daEsta coletânea reúne pesquisas, finalizadas ou em andamento, desenvolvidas no campo da Educação e tendo como lócus de investigação o território baiano. Os pesquisadores envolvidos são doutores, mestres, doutorandos ou mestrandos que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Busca-se aqui tratar a pluralidade cultural a partir de diferentes contextos empíricos em uma perspectiva de Educação que a compreende através das singularidades sócio históricas de formas de organização e concepção de mundo. Ao investigarem esses temas, os pesquisadores, afirmam a diversidade como tema sensível, que para ser ensinado, precisa ser vivido, experenciado ou escutado como processo histórico de formação da sociedade brasileira.
- ItemEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação(2011) Galeffi, Dante AugustoEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação é o título deste livro. É um título ambicioso, do tamanho da ambição do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA), lócus de produção dos capítulos que compõem o livro. A título de apresentação, o DMMDC nasceu na perspectiva de reunião de campos epistemológicos separados pelos efeitos da racionalidade técnica monológica, na emergência de uma ciência implicada - uma reunião das ciências dos princípios naturais com as ciências humanas, no sentido que inere ao campo da produção do conhecimento interdisciplinar e da superação do horizonte disciplinar moderno - na direção da resolução de problemas comuns de sustentabilidade e gestão da vida global, de organização e investimento na inovação e na pesquisa experimental avançada. Uma pesquisa experimental que abarca também as dimensões do ser humano em suas formas de vida associada, além da modelagem epistemológica moderna, excessivamente monológica e molar (referente à estrutura de regência que caracteriza o funcionamento [trituramento] da natureza segundo leis universais, como a gravidade e o eletromagnetismo). Trata-se também, de abarcar as modelagens moleculares configuradas em singularidades marcadas pela multiplicidade, as subjetivações do processo produtivo desejante na potenciação da sociedade humana autossustentável em sua força de renovação e consolidação dinâmica de suas formas e processos produtivos orientados pela Ética do Cuidado. A Prof.ª Drª Teresinha Fróes Burnham, idealizadora, realizadora e fundadora do DMMDC (ao lado de outros), esclarece que as raízes do DMMDC datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA (REDPECT) e do LNCC/MCT que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento sociedade: (Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), iniciam uma parceria para desenvolver estudos colaborativos. Essa parceria veio se consolidando e ampliando, através de seminários, encontros e oficinas presenciais e de intercâmbios através de recursos telemáticos, tornando possível a concretização da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) que, hoje, além dos seus propositores iniciais congrega pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Instituto Federal da Bahia (IFBAHIA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATC), além de um número crescente de pesquisadores de outras instituições de renome.
- ItemFormação de professores, gestão e inovação pedagógica: desafios e experiências no Brasil e em Portugal(2015-12) Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite.Este livro, fruto do Projeto Identidade Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal, (Edital CAPES/FCT nº 021-Cooperação Transnacional/Acordo Bilateral 2012), reuniu pesquisadores de sete Universidades brasileiras e três universidades portuguesas: Universidade Federal do Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade do Minho (UM), Universidade de Lisboa (UL) e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).É também um dos resultados da cooperação internacional trazido a público pela UNEB, Bahia, Brasil.
- ItemFotografia e educação: o papel das imagens na (re)produção de representações sociais do Semiárido(2020-08) Simas, Lorena SantiagoO livro Fotografia e educação: o papel das imagens na (re)produção de representações sociais do Semiárido estimula o uso da fotografia no ambiente educacional, facilitando o aprendizado dos estudantes e colaborando com a concepção de outras representações sociais sobre o Semiárido. A obra destaca que o ato fotográfico se tornou comum, inclusive nas escolas. Porém, apesar da proximidade dos estudantes com a fotografia, esta ainda não se consolidou nos espaços educacionais como recurso didático. Assim, mostramos as possibilidades do uso da fotografia como recurso didático entre os estudantes de ensino médio de um colégio estadual, para iniciar a construção de outras representações sociais do Semiárido juazeirense, através de fotografias produzidas pelos estudantes. Além disso, mostramos que por meio da fotografia é possível ativar o olhar sensível e o senso crítico dos participantes, tornando-os empoderados e capazes de gerar conhecimentos.
- ItemGestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA(2015-10) Amorim, Antonio; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alves, Érica ValeriaO livro,'Gestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em educação de jovens e adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA', é uma produção do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trata-se de um conjunto de pesquisas realizadas pelos professores, alunos do Programa e especialistas convidados que focaliza a gestão, as políticas públicas e o processo de formação docente, no âmbito da educação contemporânea. É uma publicação que surge da necessidade de se analisar a 'escola brasileira', para torná-la um exemplo no campo dos direitos sociais, na oferta de uma educação igualitária repleta de possibilidades pedagógicas, culturais e psicológicas, para todas as pessoas.
- ItemGestão universitária e inovação (Transformação digital: como unir tecnologia e humanização)_Vol.2(2023-12-01) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Matos, Rosângela de CarvalhoGestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das instituições universitárias públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: É possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão?
- ItemGestão universitária e inovação: contribuição de servidores das universidades públicas do Estado da Bahia_Vol.1(2022-03) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Conceição, Lilian da EncarnaçãoGestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das Instituições Universitárias Públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: é possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão
- ItemIniciação à docência na educação básica: experiências formativas no Pibid(2019-07) Silva, Fabrício Oliveira da; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco.O livro Iniciação à docência na educação básica: experiências formativas no Pibid é uma coletânea de trabalhos oriundos de pesquisas que evidenciam a ação colaborativa do Pibid no contexto da iniciação docente de estudantes de licenciatura na educação básica. Apresenta o trabalho com a diversidade na educação básica, revelando como as práticas educativas se desenvolvem no “chão da escola”. A obra traz à cena da formação o debate sobre a constituição identitária do ser/formar-se professor, com uma discussão sobre os processos de profissionalização docente a partir das aprendizagens experienciais.
- ItemA interpretação pedagógica: os fazeres pedagógicos em instituições de ensino(2015-12) Masip, Fernando Juan García; Fialho, Nadia HageO que significa interpretar um acontecimento como pedagógico? Neste livro, a “interpretação pedagógica” compreende (a) um marco conceitual específico de referência e (b) um conjunto de formas técnicas de intervenção em âmbitos de ensino e de aprendizagem. No primeiro caso, a ênfase se coloca na ideia de que a pedagogia - e toda e qualquer teoria pedagógica - faz intervenções orientadas hermeneuticamente, isto é, possui um aparato de interpretação, explícito ou implícito, com o qual compreende o acontecimento da aprendizagem e do ensino. O segundo destaca as formas concretas de interpretação dos processos de ensino-aprendizagem por parte das coletividades envolvidas nesses processos. São questões, portanto, que afirmam o campo pedagógico, sua potência interpretativa, e impõem reflexões acerca do ensinar, do aprender, dos processos formativos, da avaliação educacional, entre outros temas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »