Licenciatura em Historia - DCHT18

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    “Privilegiada fina dama de raros dotes”: estratégias e desafios na carreira da juíza negra Mary de Aguiar Silva em Belmonte (1967-1972)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023 - 01 -26) Amaral, Raquel Agda Santos
    O presente artigo tem como objetivo narrar a trajetória profissional da magistrada Mary de Aguiar Silva na cidade de Belmonte, sul da Bahia, nas décadas de 1960 e 1970, apontando algumas estratégias e dificuldades. Para alcançar nosso objetivo de pesquisa, nos amparamos em referências do feminismo negro, autoras como Lélia Gonzalez e Angela Davis foram fundamentais no caminhar da pesquisa. Sobre as fontes foi analisamos os periódicos do Boletim Oficial, e outras fontes relevantes, como fotografias, periódicos digitais do TJ-BA, periódicos de outros estados da mesma época em que ela era juíza. Os jornais foram utilizados como uma fonte primária para investigar a atuação da juíza Mary de Aguiar na cidade, utilizando manchetes e notícias para compreender seu impacto e envolvimento na comunidade local. Além disso, a análise dos jornais permitiu uma melhor compreensão do contexto da cidade de Belmonte, servindo como uma forma de apresentar a cidade por meio de suas publicações. Ao focarmos na figura da juíza Mary de Aguiar, também buscamos compreender os desafios e estratégias enfrentados por mulheres negras no exercício da magistratura. Identificamos conflitos políticos ocorridos na cidade, bem como ofensas direcionadas à figura de Mary de Aguiar, e investigamos as estratégias adotadas por ela para enfrentar essas adversidades. A análise abrange não apenas as questões jurídicas, mas também aspectos políticos e sociais que permearam sua atuação como magistrada na cidade de Belmonte.
  • Item
    Interesses da elite x justiça aos menos afortunados: a saga dos posseiros de Vale Verde
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-12) Gomes, Luana Loia; Medrado, Joana; Almeida, Ceila Sales de; Sá, Charles Nascimento
    Através desse trabalho, vamos tentar compreender o processo pelo qual a empresa Brasil Holanda de Indústria S/A, apropriou-se de milhares de hectares das terras de Vale Verde, distrito pertencente ao município de Porto Seguro, cidade litorânea da região do extremo-sul da Bahia. Esta pesquisa trará à tona os conflitos que envolveram a expulsão dos posseiros das terras do Vale Verde, buscando assimilar o processo pelo qual eles perderam o direito de legitimar a ocupação destas terras, passando a condição de invasores, fazendo com que se instalasse um problema social, ainda tão comum na história do Brasil, perfazendo 40 anos de luta pela terra, na esperança de que um dia, possam retomar às suas pequenas propriedades. Com a análise detalhada dos documentos, depoimentos, diário e cartas, foi possível cruzar os dados e chegar ao conhecimento acerca das ações da BRALANDA nas terras de Vale Verde e assim, tentar entender quais foram os mecanismos utilizados por essa empresa para se apropriar daquelas terras.