Licenciatura em Historia - DCHT18
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- ItemFederação Bahiana pelo Progresso Feminino: uma análise política de gênero, raça e classe em terras soteropolitanas.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Santos, Bruna Yoshie Kimura; Lima, Caroline de Araújo; Vieira, Claudia Andrade; Alves, Iracelli da CruzO Trabalho de Conclusão de Curso se localiza no campo da História Social, tendo como objeto mulheres baianas que atuaram na Federação Bahiana pelo Progresso Feminino. A pesquisa se propõe apresentar reflexões críticas sobre o cenário das reivindicações femininas pelo direito ao voto, na cidade de Salvador (Bahia), por intermédio do coletivo supracitado. No Brasil, esta pauta teve início através das chamadas “sufragistas”, grupo formado por mulheres que ansiavam pelo direito ao voto universal, ou seja, pela aquiescência da inserção da categoria “mulheres” nos documentos oficiais estatais para que lhes fosse garantido na legislação o direito ao voto e a serem votadas. Utiliza-se como fonte as cartas produzidas por lideranças femininas baianas com a Federação Brasileira Pelo Progresso Feminino (FBPF).
- ItemFeira livres de Eunápolis no EPA 2022: o ensino e aprendizagem sobre patrimônio cultural local a partir da equipe brasilidade city(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Santos, Joalisson Gomes; Teixeira, Ivanice Ortiz; Santos, Lorena Michelle Silva; Vinhas, Thaís dos SantosO trabalho busca analisar o processo de ensino e aprendizagem sobre patrimônio cultural local a partir da participação da equipe intitulada Brasilidade City, no projeto EPA de 2022, que foi desenvolvido no Complexo Integrado de Educação de Eunápolis. A equipe trabalhou com as feiras livres da cidade, a Feira do Bueiro e a Feira do Rato, refletindo como esses espaços possuem muitas vivências e histórias de sujeitos que contribuem para constituição da história da cidade. A metodologia da pesquisa desse artigo, foi desenvolvida através da coleta de depoimentos dos participantes da equipe, além da análise das imagens do álbum, que foi produzido pelos discentes no desenvolvimento do projeto. O cruzamento dessas fontes foi importante para identificar o aprendizado, inquietações, e novas percepções dos discentes sobre patrimônio cultural local.
- ItemReflexões das ações do PIBID no processo formativo dos discentes do curso de história da UNEB Campus XVIII entre os anos de 2014 a 2019.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Santos, Emilly Silva; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Mendes, Sandra ReginaEste trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de futuros docentes do curso de licenciatura em História – UNEB/ campus XVIII. O PIBID é uma política pública de qualificação docente, que visa aproximar os estudantes de licenciatura da realidade das escolas da educação básica, proporcionando vivências pedagógicas com o apoio de professores supervisores. A pesquisa busca entender como o programa contribui para a formação inicial dos licenciandos, incentivando a integração entre teoria e prática através da atuação em projetos desenvolvidos nas escolas públicas. A metodologia adotada inclui pesquisa qualitativa, com análise de produções acadêmicas, documentos da CAPES, e fontes orais que narram as experiências dos bolsistas, supervisores, coordenadores entre 2014 e 2019 no Campus XVIII da UNEB. O estudo também discute o papel do PIBID na formação continuada dos professores, destacando sua importância na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas. O trabalho evidencia que o programa não só contribui para a formação dos licenciandos, mas também para a transformação do ensino e aprendizagem nas escolas, gerando uma troca de saberes entre bolsistas, professores supervisores.
- ItemBiografia no ensino de história: Maria Felipa e a participação feminina na independência da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Carvalho, Marcio dos santos; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Fernandes, Thaís VinhasA pesquisa consiste em uma revisão e análise do uso da biografia no Ensino de História, tendo como foco Maria Felipe e os acontecimentos ocorridos no processo de Independência da Bahia, abordando questões de gênero e raça, como o objetivo de apresentar a possibilidade de ensino através dessa mulher. A pesquisa consiste em uma revisão e analise dos materiais produzidos sobre a Maria Felipe durante o processo de Independência da Bahia, para isso foi dividida em quatro etapas. Na primeira, analisa o campo do ensino de história, destacando como a disciplina se reconfigura ao longo do tempo para atender às transformações sociais. Na segunda etapa revisa a evolução da biografia como ferramenta pedagógica, ressaltando seu potencial de promover a aprendizagem ao dar visibilidade a sujeitos historicamente excluídos. A terceira parte examina o processo da independência da Bahia, ressaltando a participação popular e destacando os personagens envolvidos, com foco no apagamento da participação de Maria Felipa pela historiografia oficial. Por fim, a pesquisa investiga a presença de Maria Felipa nos livros didáticos utilizados em duas escolas na cidade de Eunápolis, Bahia, evidenciando a ausência de sua contribuição para o processo de independência e sugerindo novas possibilidades de abordagem nos estudos sobre a Maria Felipa. O trabalho chega a conclusão sobre a inclusão das mulheres negras no Ensino de História, onde essa é um meio para a valorização de figuras marginalizadas e a construção de uma história mais inclusiva e plural.
- Item“Pra ensinar História a joão, é preciso entender de ensinar, de História e de joão”: os estágios supervisionados e a formação inicial do docente de História(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Menezes, Everton Andrade; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Fernandez, Thaís Vinhas; Mendes, Sandra ReginaO presente estudo tem como objetivo analisar os Estágios Curriculares Supervisionados, compreendendo sua importância na formação docente, com enfoque na experiência vivenciada pelos licenciandos do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Eunápolis, no semestre 2018.2. Para tanto, investiga-se a relação entre teoria e prática no contexto dos estágios, bem como as experiências individuais de determinados licenciandos durante esse período. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e documental, fundamentada em análise de documentos oficiais, projetos pedagógicos e estudos pré-existentes, além da contribuição de autores que dialogam com a temática. A partir das informações obtidas ao decorrer da pesquisa é possível identificar a importância dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação docente.