Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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- ItemO mundo lá fora: cultura estudantil entre a reprodução e a transgressão(Universidade do Estado da Bahia , 2023-08-28) Alvarenga, Otávio Silva; Messeder, Marcos Luciano Lopes, Marcos; Junqueira, Marili Peres, Marili; Brito, Gilmário MoreiraEste trabalho surge das minhas inquietações cotidianas enquanto educador inserido em meu meio de atuação, uma escola pública de ensino médio localizada na periferia de Salvador, mas acima de tudo de minhas redes de interação e afeto criadas a partir dos encontros com as culturas estudantis que ali se desenvolvem. Para tanto, abarco três conceitos centrais que direcionam os passos desta pesquisa: o de culturas estudantis como universo simbólico compartilhado e particular à juventude brasileira, o de reprodução das estruturas historicamente estabelecidas pautando as teorias cunhadas nas obras de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, e das possibilidades concretas de transgressão das mesmas partindo das bases teóricas de uma pedagogia da liberdade em bell hooks. Baseio-me antropologicamente nas perspectivas e sentidos criados por estudantes acerca do espaço escolar e suas formas institucionais e simbólicas imbricadas em seus processos educativos. Parto do suposto que tais estudantes atravessam os portões da escola carregando consigo uma trama de sentidos e vivências pré-estabelecidos pelos universos culturais em que se inserem (relegados muitas vezes somente à uma exterioridade, um mundo “à parte, lá fora”), encontrando no espaço escolar formal um ambiente por vezes hostil às manifestações populares das culturas locais, bem como uma instituição reguladora de comportamentos. Para tanto, organizo minha metodologia a fim de criar uma observação participante de tipo etnográfico, a partir da construção de diários de campo autorais, aliada à discussão das temáticas e acompanhamento progressivo de trajetórias estudantis por meio de entrevistas individuais com estudantes concluintes ou egressos do ensino médio no colégio em que estou locado. A partir das reflexões oriundas de minhas vivências em campo e dos registros das relações imbricadas à cultura estudantil, pude elencar elementos substanciais que reforçam a noção de sujeitos ativos frente à estrutura institucional, conscientes dos fatores limitantes à sua emancipação, bem como possibilidades concretas de transgredir as insuficiências escolares ao buscar vivências de fato significativas para suas trajetórias.
- ItemPequenos mundos fundando o grande mundo na diversidade (escola e construção da identidade étnica)(Universidade do Estado da Bahia, 2003-07-16) Silva, Lúcia Marsal Guimarães; Luz, Narcimária Correia do Patrocínio; Silva, Ana Célia da; Bigller, Ellen; Motta, KátiaO presente estudo pretende descrever e analisar o processo de construção da identidade étnica em crianças . A população estudada freqüenta as séries iniciais da educação básica em duas escolas públicas de Salvador. Também foi observado o papel das professoras nesse processo. Foram explorados campos teóricos diversos, mas seu foco está nas propostas apresentadas por pesquisadores como Ana Célia Silva, Kabengele Munanga, , Marco Aurélio Luz, Muniz Sodré, Narcimária Correia do Patrocínio Luz, Nilma Gomes, Petronilha Silva dentre outros, os quais “falando do seu lugar”, a partir de seus “movimentos” têm contribuído para os estudos sobre educação e etnia, fortalecendo a luta pelo reconhecimento do legado da ancestralidade africana e sua importância para a construção e/ou fortalecimento da identidade afro-descendente. Busquei alcançar os seguintes objetivos: perceber como as relações estabelecidas na escola interferem na construção da identidade étnica dos afro-descendentes; compreender se ela tem contribuído para o reconhecimento e fortalecimento da diversidade cultural ou se continua centrada na cultura euro-americana; identificar as ações cotidianas das professoras no trato com a diversidade cultural, observando se elas sentem-se preparadas para lidar com tais questões; discutir ações que possam estabelecer perspectivas para a educação a partir de linguagens onde distintos contextos étnico-culturais possam transcender os valores hegemônicos. Para tentar alcançar tais objetivos optei por fazer uma abordagem etnográfica pois esta possibilita uma observação detalhada do cotidiano das escolas e permite a utilização de instrumentos diversos, tais como: análise de documentos, observação direta, observação participante, utilização de questionários e de entrevistas. Uma das conclusões do estudo aponta para a necessidade de uma urgente preparação do corpo docente para lidar com a Pluralidade Cultural, pois notamos que os valores da cultura euro-americana continuam imperando na educação, recalcando outras identidades étnicas também presentes na escola.
- ItemDireito à educação e gestão escolar: o desafio da equidade(2023-08-09) França, Luciana Roseno de; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo ; Scaldaferri, Murilo Marques; Tavares, Christiane Andrade Regis; Coité, Simone Leal SouzaA pesquisa versou sobre o direito à educação e gestão escolar: o desafio da equidade, tendo como objetivo analisar como a relação entre a gestão escolar e o princípio da equidade influencia na efetivação do direito à educação na rede municipal de ensino de Salvador-BA. Para alcançar o objetivo proposto foram traçados objetivos específicos com os quais buscou-se mapear o perfil socioeducativo dos diretores escolares da rede municipal de ensino de Salvador, identificar os processos de gestão utilizados pelos diretores na condução da política escolar, e, ainda, caracterizar as estratégias de gestão que garantam a permanência e a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental da escola pública do município de Salvador-BA. Pesquisa de abordagem qualitativa que elegeu como dados a serem analisados aqueles coletados a partir da análise documental da legislação específica da educação, bem como aqueles coletados na base de dados do Saeb, Ideb e Censo Escolar referentes ao desempenho dos estudantes do ensino fundamental da rede municipal e à atuação dos diretores escolares. Os resultados obtidos poderão viabilizar a instrumentalização do direito à educação neste município, com indicação dos pontos favoráveis à concretização do referido direito já implementados pelo ente federativo e das lacunas a serem supridas. Sendo assim, evidencia-se a relevância jurídica, social e acadêmica da pesquisa desenvolvida, cujo intuito primordial é a concreta satisfação do direito à educação no município de Salvador-BA. Detectou-se a incidência de diretrizes voltadas para o fomento da participação e protagonismo dos sujeitos envolvidos na construção dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, políticas ativas no município para acompanhamento da permanência dos alunos matriculados visando o controle da evasão escolar. Relativamente à efetivação do direito à aprendizagem, pelos dados observados em análise dos índices educacionais, verificou-se baixo rendimento na aprendizagem dos alunos de ensino fundamental atendidos na rede municipal de Salvador, ainda que tenha ocorrido a superação das metas do Ideb para o ano de 2019, indicando aproveitamento cognitivo razoável para parcela considerada do alunado. Essas constatações indicam a necessidade de maior atenção governamental para o enfrentamento das fragilidades apresentadas no campo educacional do município com inserção de políticas ativas efetivas tendentes a gerar mudanças significativas na qualidade do ensino ofertado.
- ItemDidática e tecnologia – construindo novas interfaces(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-09) Silva, Jacqueline Márcia Leal da; Alves, Lynn Rosalina Gama; Pais , Luiz Carlos; Hetkowski, Tânia MariaAs formas de refletir, entender e construir o processo de ensino-aprendizagem, através do estudo da Didática, necessitam ser revistas a partir da inserção e emergência das chamadas novas tecnologias. Entende-se que, para a efetivação desta possibilidade de construção da prática pedagógica levando em consideração os elementos tecnológicos, faz-se necessário conhecer como vêm se concebendo tais dispositivos técnicos. Traz-se, então, para discussão, a concepção cunhada por Lévy (1993) de Tecnologias Inteligentes, assim entendidas por ampliarem as funções físicas e cognitivas do homem, pelo seu potencial transformador e seu caráter extensor de capacidades. Discute-se também a perspectiva histórica do fenômeno técnico que revela o processo de estruturação do ser humano como sujeito cognitivo, através da instituição de atos técnicos na sua relação com o mundo. Nesta direção, são apresentados os processos formativos de cunho continuado e o que estes vêm possibilitando aos professores e aos formadores de professores para a sua atuação nas interfaces pedagógicas com as tecnologias informáticas. Esta pesquisa foi realizada dentro de uma perspectiva de estudo de caso qualitativo e tem como espaço empírico a disciplina Didática e Novas Tecnologias, componente da matriz curricular do curso de Pedagogia para o magistério da Educação Básica no Departamento de Educação – Campus I – UNEB. As turmas da disciplina estudada nesta pesquisa aconteceram no ano de 2004, nos turnos matutino e noturno, com alunos do 3º semestre. Procurou-se investigar as concepções de professores e acadêmicos da disciplina quanto às possibilidades de inserção do uso das TICs na disciplina Didática de um curso de Pedagogia, identificando os entendimentos dos professores sobre Tecnologia e Didática e se esses entendimentos possibilitam interfaces entre as áreas. Investigaram-se ainda os significados construídos pelos Acadêmicos acerca destas possibilidades. Percebe-se que as discussões que vêm sendo realizadas nessa área dicotomizam os objetos de estudo, ora enfatizando apenas a Didática, ora pondo ênfase na Tecnologia, resultando na fragmentação do conhecimento e em uma compreensão reducionista das áreas. Diante do exposto, a pesquisa aponta como possibilidades para a formação do educador alguns entendimentos sobre o papel da Tecnologia no processo de ensino e, em decorrência disso, uma efetiva incorporação das potencialidades das TICs.
- ItemAs concepções do ensino de história e suas implicações na prática docente(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-31) Araújo, Mariana Cacilda Almeida de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Ferreira, Carlos Augusto Lima; Menezes, Jaci Maria Ferraz deEste trabalho faz uma análise da atuação dos professores de História na sala de aula em Salvador (BA), refletindo sobre as concepções do ensino de História e sua implicação na prática docente, nas escolas da rede pública do Estado da Bahia. As aplicações das concepções de ensino na disciplina História e as metodologias de ensino, como também as leituras que os professores fazem de sua atuação pedagógica na sala de aula, são objeto de estudo deste trabalho. Seu objetivo geral é analisar como as concepções de ensino de História têm implicações na prática docente. Os objetivos específicos foram elaborados a partir das questões levantadas como primordiais para a pesquisa, a saber: analisar o contexto social, cultural e político em que se desenvolve o ensino de História nas escolas públicas estaduais, como uma questão que influencia a concepção historiográfica do professor de história; verificar como as mudanças ocorridas, principalmente a partir dos anos 90 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, têm influenciado a concepção de ensino dos professores; avaliar como as concepções de ensino de História influenciam hoje a prática pedagógica dos professores das escolas pesquisadas; e, tendo em vista a diversificação dos fazeres advindos das concepções de ensino de História, constatar como os professores das instituições públicas têm orientado sua prática pedagógica. Em virtude da pluralidade de cotidianos vistos e vividos pelos professores de História, e a falta de incentivo à melhoria da prática pedagógica, identificamos as dificuldades surgidas nesse ambiente social que acarretam a aplicação das concepções de História dos professores envolvidos na pesquisa. Este estudo constatou que as concepções de ensino de história desses professores buscam a orientação de seus alunos para uma sociedade mais justa e participativa, visto que suas práticas pedagógicas evidenciam um trabalho de diálogo entre presente e passado e de conscientização, contribuindo assim para formar cidadãos mais críticos e participativos.