Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8
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- ItemImpactos das mudanças climáticas sobre polinizadores com ênfase em abelhas: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Sá, Rogério Nunes de; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Lima, Lidiane Nunes; Andrade, Wbaneide Martins deAs mudanças climáticas vêm causando impactos profundos sobre polinizadores como abelhas, borboletas e outros insetos, com reflexos diretos na biodiversidade e na segurança alimentar. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos das alterações climáticas sobre os polinizadores, principalmente as abelhas, além de compreender as implicações dessas mudanças para a produtividade agrícola e a estabilidade dos ecossistemas. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, abrangendo 19 estudos publicados entre 2020 e 2025, selecionados em bases como Google Acadêmico, SciELO e repositórios institucionais de universidades brasileiras, utilizando critérios de relevância, atualidade e consistência científica. Os estudos revelaram uma tendência de declínio populacional dos polinizadores associado ao aumento das temperaturas, alterações nos regimes de precipitação, maior frequência de eventos climáticos extremos e uso intensivo de agrotóxicos. Essa redução ameaça a sincronia entre o ciclo reprodutivo das plantas e a atividade dos polinizadores, diminuindo a produção de sementes e frutos, comprometendo a renda de agricultores familiares e a oferta de alimentos diversos e nutritivos. A pesquisa evidenciou que práticas agroecológicas, a conservação de habitats naturais, o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos conhecimentos tradicionais são estratégias promissoras para mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas sobre os polinizadores. Além disso, enfatizou-se a importância de políticas públicas integradas, que reconheçam o valor econômico e ecológico da polinização como serviço essencial para a segurança alimentar. Desta forma, conclui-se que a preservação dos polinizadores não se limita a uma questão ambiental, mas constitui medida estratégica para assegurar a resiliência dos sistemas alimentares, a conservação da biodiversidade e o direito humano à alimentação adequada, sendo urgente a adoção de ações intersetoriais que integrem ciência, gestão ambiental e participação comunitária para enfrentar os desafios impostos pela crise climática.
- ItemO papel da escola na educação sexual infantil como estratégia de prevenção e reconhecimento de abusos sexuais(Universidade do estado da Bahia, 2025-07-25) Xavier, Letícia Lima; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Vitoria, Nadja Santos; Nunes, Graciane SoaresEste trabalho teve como objetivo analisar de que forma a escola pode atuar, por meio da educação sexual infantil, como agente de prevenção e reconhecimento de casos de abuso sexual contra crianças. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando artigos publicados entre 2015 e 2025, selecionados nas bases de dados Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados foram organizados em três eixos principais: (1) a necessidade de formação continuada dos profissionais da educação; (2) a importância do diálogo entre escola e família; e (3) a ausência de políticas públicas efetivas voltadas à educação sexual no contexto escolar. Constatou-se que, apesar dos avanços legais, a escola ainda enfrenta resistências e desafios estruturais para atuar de maneira eficaz na prevenção do abuso sexual infantil. O estudo reforça a urgência de investimentos em formação docente, apoio institucional e ações pedagógicas integradas à comunidade escolar.
- ItemEducação ambiental crítica na formação de professores de ciências: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Siqueira, Maria Regina Silva de; Costa, Josaline Chaves da; Vitória, Nadja Santos; Nogueira, Eliane Maria de SouzaEste trabalho tem como objetivo analisar criticamente a produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores de Ciências no contexto da Educação Ambiental Crítica (EAC), no período de 2007 a 2023, buscando reunir os estudos mais relevantes e atualizados sobre a temática. A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa e fundamentada em uma revisão integrativa, identificou os principais desafios e possibilidades para a inserção efetiva da EAC nos cursos de licenciatura. Os resultados revelam que, embora haja consenso teórico quanto à importância de uma formação docente crítica e emancipatória, persistem práticas conservadoras, fragmentadas e tecnicistas nos currículos das licenciaturas. Entre os desafios destacam-se a ausência de integração entre teoria e prática, a fragilidade da formação continuada, a carência de recursos pedagógicos e o tratamento superficial da EAC em documentos oficiais como a BNCC. Por outro lado, a literatura aponta caminhos promissores, como a ambientalização curricular, o uso de metodologias ativas, a valorização da identidade docente como prática política e a articulação entre saberes científicos e contextos socioculturais. Conclui-se que fortalecer a EAC na formação de professores de Ciências é essencial para a construção de uma educação comprometida com a justiça socioambiental e com a transformação da realidade.
- ItemA fuga dos anuros: em busca de um novo lar(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Vieira, Jefferson Wesley da Silva; Xavier, Josilda Batista Lima Mesquita; Silva, Manoel Fábio Ramos daO produto apresentado é uma tirinha, pertencente a Coleção didátio-técnico científica "Se avexe, a vida não espera! A ignorância não nos salvará dos desastres ambientais", produzida como parte do Fórum Internacional UNEB-CCH / FIOUCCH-2024, que teve como tema "Mudanças Climática e Ambiental: instrumentos de redução e enfrentamento em defesa da vida na Terra" e tem como objetivo promover a divulgação/popularização do conhecimento científico sobre mudanças climáticas, em uma linguagem clara e acessível, direcionada, prioritariamente para estudantes e professores do Ensino Básico, e a população em geral.
- ItemFlores e abelhas: uma conversa sobre aromas e aquecimento global(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Vieira, Jefferson Wesley da Silva; Xavier, Josilda Batista Lima Mesquita; Silva, Manoel Fábio Ramos daO produto apresentado é uma tirinha, pertencente a Coleção didátio-técnico-científica "Se avexe, a vida não Espera! A ignorância não nos salvará dos desastres ambientais", produzida como parte do Fórum Internacional UNEB-CCH / FIOUCCH-2024, que teve como tema "Mudanças Climática e Ambiental: instrumentos de redução e enfrentamento em defesa da vida na Terra" e tem como objetivo promover a divulgação/popularização do conhecimento científico sobre mudanças climáticas, em uma linguagem clara e acessível, direcionada, prioritariamente para estudantes e professores do Ensino Básico, e a população em geral.