Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 35
- ItemD. Nhoca - A vida na Terra está "pegando" fogo(2024-09) Xavier, Josilda Batista Lima Mesquita; Vieira, Jeferson Wesley da Silva; Leal, Antônio Bento F. Mota; Silva, Manoel Fábio Ramos daO produto apresentado em forma de História em Quadrinho - HQ, tem a pretenção de estar acessível a todos os estudantes e professores do Ensino Básico, bem como a população em geral, de modo a terem acesso a informações sobre o aquecimento da Terra, provocado por gases de efeito estufa (GEE), bem como por incêndios que atingem milhares de quilômetros, destruindo parte dos biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Pantanal etc.) e sua biodiversidade. A personagem central da HQ - D. Nhoca: a vida na terra está "pegando" gogo, é uma minhoca (Lumbricina), um anelídeo que faz parte da subclasse Oligochaeta, que, muito "preocupada" com a vida no subsolo, procura informar aos outros animais e microrganismos, responsáveis pela nutrição do solo, os rscos que todos estão correndo com o aquecimento global e os incêndios provocados, que são, infelizmente, resultantes de ações humanas. A HQ aqui apresentada, faz parte da Coleção didático-científica "Se avexe, a vida não espera! A ignorância não nos salvará das tragédias ambientais", apesentada/exposta no Fórum Internacional UNEB-CCH/FIUCCH2024, realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro, em Salvador-Ba., nas dependências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, parceira do evento.
- ItemQuem "ouve" os segredos da natureza?Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaO produto apresentado é uma fábula, que tem o objetivo de, enquanto produto didático-científico, em uma linguagem acessível, apresentar para ciranças e jovens as ações humanas que promovem a intensificação das mudanças climáticas. A fábula tem como personagens principais Tuane (uma garota indígena), Aisha (uma garota quilombola) e Noah (um garoto que nasceu e vive no campo). Além das três crianças, a fábula conta como personagens centrais, a sábia Sra. Coruja-buraqueira; a Sra. Jurema-preta, que com sua lucidez, expõe aspectos importantes sobre os impactos das alterações climáticas; o sagaz, Sr. Mandacaru; e, por fim, o Sr. Calango, que com toda a sua tenacidade, revela a importância da resistência dos habitantes do bioma Caatinga. A fábula "Quem 'ouve' os segredos da natureza?", faz parte da Coleção Técnico-científico-pedagógica "Se avexe, a vida não espera! A ignorância não nos salvará das tragédias ambientais, produzida como ação extensionista e que foi apresentada/exposta no Fórum Internacional UNEB-CCH/2024, nos dias 2, 3 e 4 de outubro em Salvador-Ba., nas dependências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, parceira do evento.
- ItemLetramento Climático - Como interpretar os sinais do aquecimento global?(2024-10-03) Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaO produto apresentado é uma ferramenta tecnológica educacional, pertencente a Coleção didátio-técnico-científica "Se avexe, a vida não Espera! A ignorância não nos salvará das tragédias ambientais", produzida como parte do Fórum Internacional UNEB-CCH / FIOUCCH-2024, que teve como tema "Mudanças Climática e Ambiental: instrumentos de redução e enfrentamento em defesa da vida na Terra", ocorrido nos dias 2, 3 e 4/10/2024, na Escola Bahiana de Medinica e Saúde Pública, (Slavador, Ba), parceira do evento. A coleção "Se avexe, a vida não espera!", tem como objetivo promover a divulgação/popularização do conhecimento científico sobre mudanças climáticas, em uma linguagem clara e acessível, direcionada, prioritariamente para estudantes e professores do Ensino Básico, e a população em geral.
- ItemCorpo humano de ponta cabeça: tecido acrobático como uma proposta lúdico pedagógica baseada na teoria das inteligências múltiplas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Silva, Jéssica Maria Bezerra; Costa, Josaline Chaves da; Andrade , Wbaneide Martins de; Nunes , Érika dos SantosEste trabalho foi elaborado a partir das correlações entre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, conhecimentos biológicos e arte-educação, com o objetivo de discutir como o estímulo da inteligência corporal cinestésica pode auxiliar na compreensão sobre os conteúdos curriculares sobre o corpo humano e o ser humano. Desse modo, delimitam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir a importância de explorar a inteligência corporal-cinestésica na formação de professores; (ii) Relacionar o tecido acrobático (atividade lúdico pedagógica) com conhecimentos biológicos; (iii) Elaborar recurso didático apresentando as relações entre ensino de biologia, arte e educação física para docentes e futuros professores, com base na teoria das inteligências múltiplas. A metodologia do trabalho baseou-se na pesquisa de natureza qualitativa, com o método da pesquisa-ação. Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos de uma vivência pessoal na qual através da percepção como professora de tecido acrobático no espaço Voaries Circus, observou-se que crianças descobriram partes do corpo antes desconhecidas. A partir disso, buscou-se argumentar como as aulas dos aéreos circenses, sendo uma metodologia ativa baseada na prática corporal, aprimora a inteligência corporal-cinestésica e pode contribuir no ensino de ciências com ênfase no corpo humano. A fundamentação teórica se baseia nos estudos de Howard Gardner (2010), Coelho (2023), Jaime (2023), Schmitz (2019), Ramos (2020), Dos Reis (2019), Silva (2019). Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da inteligência corporal contribui para uma melhor percepção do corpo humano, e as atividades lúdicas que envolvem mover o corpo estimulam mais interação entre os alunos tornando o ensino-aprendizagem mais prazeroso e eficiente. Dessa forma os espaços-não formais são locais sugeridos para contribuir com o desenvolvimento das inteligências múltiplas, sendo as escolas de circo um palco possível para essa prática. Por fim, parcerias educacionais com espaços não formais precisam ser ampliadas, e a capacitação dos professores para utilizar metodologias baseadas em Inteligências Múltiplas são importantes para melhorar o ensino-aprendizagem.
- ItemO desmatamento no semiárido nordestino e o risco de desertificação: uma revisão narrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Silva, Maria Vitória de Melo; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Vitória, Nadja Santos; Andrade, Wbaneide Martins deParte da vegetação natural do semiárido nordestino já foi degradada devido às ações antrópicas, e o desmatamento se constitui como uma das principais causas para este cenário desolador. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivos inventariar o desmatamento e o processo de desertificação no semiárido nordestino, bem como identificar elementos ambientais relacionados com esses processos e ações mitigadoras. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, sem necessidade de seguir protocolos padrões de revisão sistemática. Foram utilizadas as plataformas digitais com palavras chave que respondessem aos seguintes questionamentos: como está ocorrendo o desmatamento no bioma caatinga? Quais os elementos que estão nesse processo? Os resultados apontam que o desmatamento é um processo histórico cujas práticas são oriundas da ação antrópica e que trazem sérias implicações, tais como: empobrecimento do solo, êxodo rural, diminuição da biodiversidade, elevação da temperatura global, extinção de animais e plantas, redução da umidade do ar, desertificação, entre outros. Logo, ações voltadas para a redução do desmatamento na região e ao diagnóstico do avanço da desertificação, bem como desenvolvimento de medidas mitigadoras são indispensáveis, sendo extremamente necessário o empenho das instituições civis, privadas e dos centros de pesquisas, universidades para desenvolver e aprimorar estudos e ações que apresentem a real situação das áreas.