Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 66
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cozinha "mágica" de Vóvis (Parte I e Parte II)(2022) Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaÉ preciso conversar sobre as possibilidades de consumir alimentos naturais e orgânicos, sem agrotóxicos, além de incluir na dieta as chamadas plantas comestíveis não convencionais - PANCs. Na história infanto-juvenil, "A cozinha 'mágica' de Vóvis" (Parte I e Parte II), procura abordar aspectos importantes como o alimento preparado em casa, sua higienização, importância dos nutrientes etc. A história infanto-juvenil apresentada, faz parte do projeto de extensão que originou a Coleção Didático-Científica Educação Ambiental & Saúde Humana: “Deleta” agrotóxico, foi selecionado através do Edital Nº 042/2021, Referente ao Aviso nº 082/2021, publicado no D.O.E. de 14/05/2021. Edição Comemorativa ao Centenário Paulo Freire - Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PROAPEX) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A coleção "Deleta" agrotóxico é formado por 48 produtos didático-pedagógicos e foi encaminhado para a PROEX em janeiro de 2022.
- ItemA saga de Bagrito, o peixe ativista!(2022) Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaProduto digital-didático elaborado a partir do projeto de extensão que originou a Coleção Didático-Científica Educação Ambiental & Saúde Humana: “Deleta” agrotóxico, selecionado através do Edital Nº 042/2021, Referente ao Aviso nº 082/2021, publicado no D.O.E. de 14/05/2021. Edição Comemorativa ao Centenário Paulo Freire - Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PROAPEX) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. "A saga de Bagrito, o peixe-ativista!", é formado por uma fábula e uma HQ, constituintes do conjunto de 48 peças elaboradas, entre cards, folders, cartilhas, jogos didáticos etc., para a Coleção didático-científica. A coleção tem o objetivo de apresentar informações com base científica sobre os impactos da produção e uso de agrotóxicos na produção de alimentos para a saúde humana e ambiental. A coleção foi encaminhada para a PROEX, via SEI, em janeiro de 2022.
- ItemAçaí em perigo: crise climática ameaça um símbolo da Amazônia(2024-12-11) Vieira, Jefferson Wesley da SilvaO produto apresentado é um folder digital, pertencente a Coleção didátio-técnico-científica "Se avexe, a vida não Espera! A ignorância não nos salvará dos desastres ambientais", produzida como parte do Fórum Internacional UNEB-CCH / FIOUCCH-2024, que teve como tema "Mudanças Climática e Ambiental: instrumentos de redução e enfrentamento em defesa da vida na Terra" e tem como objetivo promover a divulgação/popularização do conhecimento científico sobre mudanças climáticas, em uma linguagem clara e acessível, direcionada, prioritariamente para estudantes e professores do Ensino Básico, e a população em geral.
- ItemAdoecer com agrotóxico(2022) Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaO caderno pedagógico / cartilha "Adoecer com agrotóxico", faz parte do projeto de extensão que originou a Coleção Didático-Científica Educação Ambiental & Saúde Humana: “Deleta” agrotóxico, foi selecionado através do Edital Nº 042/2021, Referente ao Aviso nº 082/2021, publicado no D.O.E. de 14/05/2021. Edição Comemorativa ao Centenário Paulo Freire - Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PROAPEX) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cartilha trata das consequencias à saúde humana, com base científica, dos impactos causados pelo uso e/ou contato com agrotóxicos aplicados na produção de alimentos. É um entre os 48 produtos de tecnologia pedagógica que compõe a Coleção "Deleta" agrotóxico, encaminhada para a PROEX em janeiro de 2022.
- ItemAnálise de ciclos isotópicos de O e C e da taxa de crescimento de Mussismilia hispida (Verrill, 1902) do arquipelago de Fernando de Noronha-PE(2021-09-08) Moraes, Fábio BritoCorais escleractínios são cnidários capazes de incorporar elementos traços em seu esqueleto, cuja análises geoquímicas podem demonstrar, com precisão, diversos fatores ambientais como temperatura, salinidade, cobertura de nuvem entre outros fatores ambientais. O Atlântico Sul Tropical ainda possui uma carência de estudos paleoclimáticos utilizando arquivos com base em corais. Este trabalho tem como objetivo estimar a taxa de crescimento através das análises de isótopos estáveis de δ13C e δ18O incorporados no esqueleto do coral Mussismilia hispida durante seu crescimento, do Arquipélago de Fernando de Noronha. Para tal, foi estudado uma colônia de M. hispida (18MHFN-BI1), sendo realizada amostragens a cada 0,4 mm com uma microfuradeira de mesa, o carbonato retirado para as análises foi armazenado e analisado por espectrometria de massa determinando os valores para os isótopos estáveis δ13C e δ18O. As médias obtidas para o δ13C foram (-1,88 ± 0,72‰) e δ18O (-4,44 ± 0,26‰). Além disso, foi estimada a taxa de crescimento médio (mm/ciclo) e o número de ciclos para 18MHFN-BI1 com total de 20 ciclos e crescimento médio de 2,52 ± 0,52 mm/ano. Demonstrando que para a utilização de corais como arquivo climático a espécie M. hispida possui uma taxa de crescimento suficiente para a obter informações de alta resolução apresentando uma confiabilidade de seu uso como arquivo natural necessário para expandir as pesquisas realizadas para outras regiões da costa brasileira.
- ItemAnálise micológica em cascas de amendoins cozidos e comercializados em vias públicas e feiras livres em Paulo Afonso – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Gomes, Elian de Souza; Vitória, Nadja Santos; Nunes, Erika dos Santos; Silva, Mabel Sherlla Rozendo Campos daArachis hypogeae L., popularmente conhecido como amendoim, é uma importante fonte de proteína vegetal para consumo humano, tendo grande utilidade no Nordeste do Brasil. O amendoim cozido verde é considerado patrimônio imaterial de Sergipe, mas no Estado da Bahia as mulheres também mantêm uma tradição de cozinhar e vender amendoins. Estudos de fungos em cascas de amendoim geralmente são realizados em vagem de amendoim cru. Com intuito de diminuir essa lacuna, objetivou-se, nesta pesquisa, realizar um estudo de cunho taxonômico dos fungos presentes nas cascas dos amendoins verdes cozidos comercializados na cidade de Paulo Afonso – Bahia. Foram realizadas três expedições de coletas em 12 pontos de venda, nos períodos de setembro e outubro de 2023 e maio de 2024. As amostras foram acondicionadas em potes esterilizados e levadas ao Laboratório de Micologia da UNEB, DEDC, Campus VIII para o isolamento dos fungos em meio de cultura BDA (Batata Dextrose Ágar) acrescido com antibiótico Terramicina. Após isolamento, as estruturas fúngicas foram caracterizadas morfologicamente e identificadas. Foram verificadas as frequências e constâncias dos gêneros fúngicos encontrados, comparando-os entre os pontos de coletas. Também foi realizado um checklist para avaliar as condições higiênico-sanitárias dos locais coletados. Foram obtidos 355 isolados, abrangendo 275 fungos filamentosos e 80 leveduriformes, 11 clamidósporos e 49 mycelia sterilia. Dentre os filamentosos, os gêneros com estádio assexual foram Aspergillus, Aureobasidium, Cladosporium, Curvularia, Fusarium, Geotrichum, Mucor, Nigrospora, Penicillium, Phoma e Rhizopus. Eurotium foi o único gênero de morfo sexual isolado neste trabalho. Aspergillus e Cladosporium foram os fungos mais frequentes e constantes. Nos pontos de vendas, foram observadas condições de exposição imprópria do amendoim, além de falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual como máscara e luvas), higienização inadequada, manuseio e distanciamento inadequados e presença de animais como cães e pombos. O risco de contaminação está geralmente ligado à falta de manutenção das boas práticas de higiene durante o manuseio, transporte, comércio e consumo desse produto. Mitigar esses riscos envolve a adoção de fiscalização e controle da qualidade sanitária em locais de venda, ensino das boas práticas de manipulação aos vendedores e de higiene à comunidade. A maioria das pesquisas micológicas em amendoins são concentradas no estudo das sementes e vagens cruas. Publicações sobre a micobiota epifítica em cascas de amendoins cozidos e comercializados para consumo são inexistentes, sendo esse um estudo pioneiro.
- ItemAnatomia foliar comparada de licurizeiro (Syagrus coronata (Mart.) Becc.) cultivado IN VITRO, EX VITRO E IN VIVO(2022-12-20) Pereira, Ellie JoséSyagrus coronata (Mart.) Becc. (Arecaceae) (Licurizeiro), é uma palmeira de extrema importância ecológica e socioeconômica, com distribuição na região semiárida do Brasil. Com dificuldades na propagação natural, devido à dormência em seu fruto, a micropropagação torna-se viável para espécie. Neste contexto, foram comparadas por meio de análises anatômicas, folhas de Licurizeiros cultivadas in vitro, ex vitro e in vivo. Os frutos coletados, foram beneficiados com a retirada da polpa e quebra do endosperma, para que os embriões fossem isolados em meio de cultura, sendo mantido por 90 dias em ambiente com luminosidade e temperatura controlados. As plantas ex vitro foram cultivadas em vasos contendo vermiculita, e cobertos com saco plástico por 45 dias, sendo que no 15º dia iniciou-se a perfuração nos sacos, permanecendo nas mesmas condições laboratoriais da cultura in vitro. Já as folhas de Licurizeiro in vivo foram coletadas na região do povoado Juá, em Paulo Afonso, Bahia. Utilizou-se cinco folhas por ambiente de cultivo e cinco cortes por folha, totalizando 25 repetições. Seções foram clarificadas em hipoclorito de sódio 20% (v/v), por um período de 3 a 5 minutos. A coloração foi realizada com azul de toluidina a 1% e para a montagem das lâminas semipermanentes foi utilizada água glicerinada 50% (v/v). Fotomicrografias foram utilizadas para as realizações das análises e descrições das estruturas. A morfometria da epiderme adaxial, abaxial e mesofilo foram realizadas com auxílio do software LeicaPro. Os dados avaliados, foram submetidos a análise de variância, comparando-se as médias pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando-se o software estatístico Sisvar 5.6. Os resultados apresentaram diferenças quanto aos tecidos que compõe o mesofilo. Observou- se que para todos os ambientes, as folhas são hipoestomáticas, com estômatos do tipo tetracítico, células epidérmicas com paredes celulares lisas, epidermes unisseriadas, hipoderme também unisseriada e células buliformes próximas aos tecidos condutores, mesofilo do tipo homogêneo, característicos de monocotiledôneas. Observou-se, que nas plantas in vitro pouco tecido de sustentação do tipo esclerênquima na subepiderme, já nas folhas ex vitro, verificou-se início de formação e tecido completamente formado e bem desenvolvido em plantas in vivo. Quanto ao sistema vascular, observa-se para todos os ambientes, xilema e floema, sendo que nervura central em folhas in vivo, verificou-se um sistema vascular mais desenvolvido e com vários vasos. Quanto as análises morfométricas, observou-se diferenças estatísticas somente para a espessura do mesofilo, onde folhas in vivo, como já esperado, apresentou maior espessura. Conclui-se que os diferentes ambientes, não alteram as espessuras e características anatômicas das epidermes das folhas de Licuri. O mesofilo das folhas de plantas in vivo é mais espesso, com maior desenvolvimento de tecido de sustentação do tipo esclerênquima subepidérmico. Folhas in vivo, demonstram maior adaptação de seus tecidos ao ambiente com maior luminosidade.
- ItemAvaliação da taxa de crescimento de colônias de corais da espécie Siderastrea Stellata, da região costeira do Rio Grande do Norte(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Barbosa, Itala Juliana Fideles; Pereira, Natan Silva; Silva, Adriana Maria Cunha da; Pinheiro, Patricia BarrosCorais do gênero Siderastrea são capazes de armazenar uma elevada quantidade de informações geoquímicas por comprimento do seu esqueleto comparada com as demais espécies. A calibração entre o proxy utilizado e a reação da variável ambiental examinada é determinante para firmar a relação entre o estímulo ambiental e sua resposta no organismo. Considerando a indisponibilidade de longas séries temporais para registros instrumentais, principalmente na costa do Rio Grande do Norte, se torna imprescindível entender o padrão de crescimento e como uma espécie de coral registra informações sobre o ambiente em que vive. O propósito deste estudo foi estimar as taxas de crescimento do coral Siderastrea stellata proveniente de uma determinada área dos Parrachos de Maracajaú (RN-Brasil), para isto, foi gerado placas de aproximadamente 5 mm de espessura do esqueleto do coral, posteriormente radiografada e analisada esclerocronologicamente no software Coral XDS®. A análise esclerocronologica do esqueleto com base na contagem das bandas de crescimento constatou um crescimento de 3,75 ± 0,7 mm/ano, estimativa aproximada para a taxa de crescimento dessa espécie dentro do gênero em outras localidades do Atlântico Sul, principalmente para a região costeira. Nesse sentido, este estudo destaca o crescimento do coral Siderastrea stellata como um potencial bioindicador dos parâmetros ambientais marinhos nessa região.
- ItemCaracterísticas sociais, clínicas e epidemiológicas de acidentes com animais peçonhentos em Delmiro Gouveia/ AL(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Correa, João Pedro Soares; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Andrade, Wbaneide Martins de; Araújo, Alan Pedro deOs acidentes ocasionados por animais peçonhentos são considerados como um problema de saúde pública relevante, afetando países da América Latina, África, Ásia e Oceania. No Brasil, o número de acidentes vem crescendo, principalmente nas capitais, devido ao desequilíbrio ecológico gerado pelo desmatamento, pelas alterações climáticas e ao crescimento urbano desordenado. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa acerca das características dos casos de acidentes por animais peçonhentos notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) que aconteceram entre janeiro de 2020 a agosto de 2024 no município de Delmiro Gouveia/ AL. Foram registrados 193 casos de acidentes por animais peçonhentos, com destaque para os anos 2020 (61 registros) e 2023 (59 registros). Houve destaque para a faixa etária de 21 a 30 anos, com 28,5% dos casos, fase em que as pessoas estão mais ativas, com realizações de trabalhos domésticos e do campo. O animal peçonhento que mais provocou acidentes são as abelhas, com 47,1% dos casos, seguido do escorpião, que corresponde a 43%, dado divergente de outros estudos do nordeste, que mostram que os escorpiões e as serpentes são os animais que mais registram casos de acidentes na região. As manifestações locais foram apresentadas por 89,6% das pessoas, mas não houve casos graves e nem óbitos. Conclui-se que promover projetos extensionistas sobre educação ambiental para a população, torna-se fundamental, pois este fator contribui na prevenção de acidentes. Defender os ambientes naturais é essencial para a preservação das espécies, que apesar de causarem acidentes, são fundamentais para o ecossistema e são necessários mais estudos locais na região, que forneçam conhecimentos específicos e especializados, a fim de contribuírem para a saúde pública municipal.
- ItemCaracterização morfológica, níveis de infestações e fenologia das galhas induzidas em Croton heliotropiifolius Kunth (EUPHORBIACEAE) ocorrente na Região Semiárida da Bahia(2022-12-20) Teixeira Hora, ThaisEste trabalho objetivou analisar e caracterizar morfologicamente as galhas presentes em Croton heliotropiifolius Kunth (Euphorbiaceae) que crescem na Caatinga do povoado de São José (Paulo Afonso, BA), observando o nível de infestação e a fenologia das galhas, visando ampliar o conhecimento sobre a diversidade e a fisiologia das galhas observadas na Bahia. Para tanto foram selecionados 10 indivíduos de C. heliotropiifolius que cresce em uma área de caatinga antropizada, considerando os critérios de presença e abundância de galhas, a localização da população, bem como a conservação da vegetação. As galhas foram caracterizadas quanto à cor, indumento, tamanho, formato, número de câmaras e a sua localização na planta hospedeira. O padrão de distribuição e o índice de infestação foram analisados por meio da contagem direta das galhas em cada um dos cinco ramos marcados dos 10 indivíduos C. heliotropiifolius e o registro da sua localização quanto à superfície foliar (apical, mediana e basal) e à região da planta (apical mediana basal). O número médio de galhas não diferiu estatisticamente entre as regiões da copa da planta e entre as regiões da folha. Para as análises fenológicas, a população de Croton heliotropiifolius foi acompanhada em visitas quinzenais à área, no período de agosto 2021 a agosto de 2022, contabilizando 22 visitas, contando em média 527 galhas. As galhas foliares induzidas por Cecidomyiidae em C. heliotropiifolius ocorrem tanto na face adaxial quanto abaxial das folhas na maioria das vezes agrupadas (80%), possuindo apenas uma câmara larval. São globoides, amareladas quando jovens e marrons quando maduras. São induzidas predominantemente na região apical das folhas (55%), mas ocorrem ainda na região mediana (25%) e basal (20%). No entanto, o nível de infestação foi maior na estação chuvosa quando comparada a estação seca, demonstrando que a precipitação influenciou positivamente o índice de infestação. Foi observando um aumento de 50% do número de galhas durante a estação chuvosa. Isso ocorreu devido à queda das folhas durante a estação seca, não sendo possível observar galhas nesse período, o que demonstra o efeito da sazonalidade na população de insetos galhadores. Os dados desse trabalho serão unidos a resultados que vem sendo obtidos em outras regiões da Bahia e farão parte de um estudo mais amplo.
- ItemColégios públicos estaduais de Paulo Afonso – BA: desafios e perspectivas dos docentes de biologia frente a implementação do novo ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Sá, Daniela Ribeiro de; Costa, Josaline Chaves; Santos, Edilson Alves dos, Nunes, Erika dos SantosA Educação Pública brasileira necessita de reformas que visem a sua melhoria, tendo por escopo o desenvolvimento dos estudantes e as melhores condições de trabalho e carreira para os docentes, e a partir dela formar sujeitos capazes de exercer seu papel como cidadãos. Com o intuito de oferecer Educação de qualidade, o Ministério da Educação (MEC) instituiu uma reforma no Ensino Médio para todas as escolas do país, reforma instaurada pela Lei n° 13.415/2017, haja vista que a lei n°14.945/2024 toma seu lugar trazendo mudanças para 2025. O presente trabalho busca responder a seguinte pergunta: Quais os desafios enfrentados pelos docentes de Biologia na implementação do Novo Ensino Médio nos colégios públicos de Paulo Afonso-BA, e quais perspectivas eles vislumbram para a prática pedagógica e a qualidade do ensino? O escopo deste trabalho é analisar os desafios encontrados pelos professores de Biologia na implementação do Novo Ensino Médio. Para atender a esse objetivo foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, com caráter exploratório, iniciando com uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados em revistas entre os anos de 2017 e 2024. Subsequentemente, foi aplicado um questionário estruturado em 20 perguntas acerca da BNCC, Novo Ensino Médio, Currículo e perfil profissional. Em seguida, os dados obtidos com a pesquisa foram analisados a partir do método de análise de conteúdo de Bardin (1977), utilizando a análise categorial/temática, pois coaduna com o objetivo da pesquisa. Diante dos resultados, percebemos que os docentes apontam a redução da carga horária da disciplina de biologia, que faz parte da base comum, como um dos principais desafios, sendo necessário da ênfase aos conteúdos prioritários. Outro ponto citado e a necessidade de formação, pois, modificações como essa exigem novas metodologias e novos conhecimentos que podem ser adquiridos através de formação oferecida aos professores.
- ItemCominicação botanica do sertão baiano: as plantas valiosas da caatinga(UNEB, 2024-06-22) de Miranda Marques Saraiva, Raphael Luiz; Tavares Braga, Francyane; Martins de Andrade, Wbaneide; Alves dos Santos, EdilsonO Bioma Caatinga é o lar de cerca de 4.992 plantas nativas, sendo 4807 angiospermas e dessas 1081, espécies endêmicas e dezenas de comunidades tradicionais que fazem uso destes recursos vegetais para ganho monetário ou subsistência. Porém, o conhecimento destes recursos e suas vantagens é ainda pouco dissolvido pela população geral do país, mesmo nas regiões onde a caatinga ocorre. Para auxiliar com a mudança deste cenário este trabalho apresentara lista com 15 espécies de plantas nativas e suas vantagens e aplicações para o cotidiano humano. Assim, o presente estudo teve por objetivo informar a população dos benefícios de plantas do Bioma Caatinga afim de possibilitar melhores condições de vida e conservar a flora nativa do bioma. Foram selecionadas quinze espécies nativas abordando suas características morfológicas, ecológicas e aplicações no cotidiano. Também foi produzida um livro digital como forma de retorno a sociedade sobre as referidas plantas e sua importância econômica e social. Esse material é destinado a população geral.
- ItemComposição do fitoplâncton no reservatório de Sobradinho, submédio São Francisco, como indicador da qualidade da água(2022-12-30) Ramos, Luciana FerreiraO fitoplâncton abrange organismos fotossintetizantes, que vivem flutuantes na coluna d’água, apresentando adaptações para viver hora em parte ou, hora de forma contínua em águas abertas, sendo considerados como um dos principais produtores primários nos ecossistemas aquáticos. Compreender a dinâmica da comunidade fitoplanctônica nos ecossistemas aquáticos, contribui para evidenciar as flutuações temporais e espaciais, por meio da sua composição e biomassa, indicando assim, as diversas variações naturais que podem ocorrer nesses ambientes. O objetivo deste trabalho foi indicar espécies fitoplanctônicas como indicadoras da qualidade da água no reservatório de Sobradinho, submédio São Francisco. As amostragens foram realizadas em 13 estações, coletadas com garrafas de polipropileno com capacidade de 1L e preservadas com lugol acético, entre os anos de 2019 e 2021. Os organismos foram identificados ao menor nível taxonômico, sempre que possível, por meio de microscópio óptico, listados e quantificados para realização das análises. Durante o período de monitoramento, a comunidade fitoplanctônica esteve composta por 171 táxons infragenéricos, distribuídos nas divisões Chlorophyta (81), Cyanobacteria (42), Bacillariophyta (30), Euglenophyta (10), Dinophyta (05), Cryptophyta (01), Chrysophyceae (01) e (Xanthophyceae) (01). A frequência de ocorrência foi representada pela categoria frequente por apenas três espécies: Limnococcus limneticus, Microcystis aeruginosa e Fragilaria crotonensis. Em relação a abundância relativa esteve representada por: Aphanizomenon gracille, Dolichospermum circinale, Radiocystis fernandoi, Aphanocapsa koordersii, Aphanocapsa delicatissima, Fragilaria crotonensis, Aulacoseira granulata var. angustíssima, Trachelomonas volvocina, Ceratium furcoides e Cryptomonas sp. A maior densidade total dos organismos se deu a divisão Cyanobacteria, com um total de 3.029.072 célula.mL-1. Durante o estudo, foi observado variação espacial e temporal dos organismos, observando uma composição similar aos demais reservatórios do semiárido do Nordeste. A dinâmica da comunidade fitoplanctônica acerca da carga de resíduos empregados, podem contribuir de forma negativa a qualidade da água no reservatório em questão. Incitando a necessidade de biomonitoramento desse ecossistema.
- ItemComunidade fitoplanctônica no reservatório de Itaparica, Submédio São Francisco: Bioindicador da Qualidade Hídrica(2022-12-29) Santos, Rita de Kássia Pereira dosO estudo do fitoplâncton é importante para a ciência, sobretudo para o conhecimento das características limnológicas dos sistemas aquáticos, pois são considerados bons biomarcadores ambientais e auxiliam na prevenção de problemas que afetam os usos dos reservatórios. Este estudo, objetivou analisar a composição fitoplanctônica do reservatório de Itaparica, submédio São Francisco, através da riqueza, frequência de ocorrência, densidade e abundância relativa, buscando entender a estrutura e dinâmica da comunidade fitoplanctônica. As coletas foram realizadas trimestralmente entre os meses de junho de 2019 a março de 2021, em doze pontos amostrais. A classificação dos táxons ocorreu por meio de características morfométricas e morfológicas. A riqueza taxonômica esteve representada por 174 táxons infragenéricos distribuídos em sete grupos, Cyanobacteria com 57 táxons, Chlorophyta com 75 táxons, Euglenophyta com 4 táxons, Dinophyta com 5 táxons, Cryptophyta com 2 táxons, Chrysophyceae com 2 táxons e Bacillariophyceae com 29 táxons. Dos 174 táxons classificados, 105 foram pouco frequentes (61%), 39 foram frequentes (32%), 29 foram esporádicos (17%) e nenhum táxons foi classificado como muito frequente. A densidade total do fitoplâncton foi de 737.749 célula.mL-1, sendo as Cyanobacteria mais representantes, com 703.997 célula.mL-1. Das espécies relacionadas às condições ambientais tivemos Aulacoseira granulata e Pinnularia sp. (Bacillariophyceae). O monitoramento e a pesquisa, trabalham diretamente com a produção de dados das regiões semiáridas do Nordeste, onde não há literatura suficiente sobre o tema deste trabalho.
- ItemCorpo humano de ponta cabeça: tecido acrobático como uma proposta lúdico pedagógica baseada na teoria das inteligências múltiplas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Silva, Jéssica Maria Bezerra; Costa, Josaline Chaves da; Andrade , Wbaneide Martins de; Nunes , Érika dos SantosEste trabalho foi elaborado a partir das correlações entre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, conhecimentos biológicos e arte-educação, com o objetivo de discutir como o estímulo da inteligência corporal cinestésica pode auxiliar na compreensão sobre os conteúdos curriculares sobre o corpo humano e o ser humano. Desse modo, delimitam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir a importância de explorar a inteligência corporal-cinestésica na formação de professores; (ii) Relacionar o tecido acrobático (atividade lúdico pedagógica) com conhecimentos biológicos; (iii) Elaborar recurso didático apresentando as relações entre ensino de biologia, arte e educação física para docentes e futuros professores, com base na teoria das inteligências múltiplas. A metodologia do trabalho baseou-se na pesquisa de natureza qualitativa, com o método da pesquisa-ação. Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos de uma vivência pessoal na qual através da percepção como professora de tecido acrobático no espaço Voaries Circus, observou-se que crianças descobriram partes do corpo antes desconhecidas. A partir disso, buscou-se argumentar como as aulas dos aéreos circenses, sendo uma metodologia ativa baseada na prática corporal, aprimora a inteligência corporal-cinestésica e pode contribuir no ensino de ciências com ênfase no corpo humano. A fundamentação teórica se baseia nos estudos de Howard Gardner (2010), Coelho (2023), Jaime (2023), Schmitz (2019), Ramos (2020), Dos Reis (2019), Silva (2019). Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da inteligência corporal contribui para uma melhor percepção do corpo humano, e as atividades lúdicas que envolvem mover o corpo estimulam mais interação entre os alunos tornando o ensino-aprendizagem mais prazeroso e eficiente. Dessa forma os espaços-não formais são locais sugeridos para contribuir com o desenvolvimento das inteligências múltiplas, sendo as escolas de circo um palco possível para essa prática. Por fim, parcerias educacionais com espaços não formais precisam ser ampliadas, e a capacitação dos professores para utilizar metodologias baseadas em Inteligências Múltiplas são importantes para melhorar o ensino-aprendizagem.
- ItemCriação de uma coleção didática de galhas como ferramenta para o ensino e a divulgação científica(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Ana Beatriz de Lima; Silva, Juliana Santos; Costa, Josaline Chaves da; Nogueira, Eliane Maria de SouzaAs coleções didáticas se destinam ao ensino, contribuindo com a teoria por meio da ilustração prática, seja por demonstrações visuais ou atividades pedagógicas conforme o tema exposto em aula. Este trabalho tem por objetivo criar uma coleção didática com plantas hospedeiras herborizadas, galhas preservadas e modelos didáticos no Laboratório de Interação Animal-Planta e Sistemática Vegetal – LIAP, Uneb, Campus VIII - Paulo Afonso, com o intuito de enriquecer as aulas de Botânica, Zoologia e Ecologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a partir de uma perspectiva das interações ecológicas e promover a divulgação científica nas instituições de ensino e para o público em geral. A coleção didática foi elaborada em três etapas. A primeira, consistiu na realização de um levantamento bibliográfico entre agosto e outubro de 2024, com consultas a diferentes bancos de dados, sendo selecionados dez trabalhos científicos que serviram como base para a segunda etapa, que resultou na confecção dos materiais que conformam a coleção. Foram confeccionados 10 tipos de materiais distintos: um modelo didático em biscuit para explicar o ciclo de formação das galhas; um esquema em biscuit sobre os processos de hiperplasia e hipertrofia; uma caixa de galhas em miniaturas com Qrcode para o acesso a cartilha com imagens e identificação dos organismos envolvidos; 11 mini-exsicatas para demonstrar o órgão hospedeiro e detalhes das galhas herborizados; sete amostras de galhas preservadas em meio líquido (álcool); um card explicativo da coleção com QRcode para a versão digital; um livro de assinaturas para registro dos visitantes; uma placa com QRcode para acesso ao Instagram do Liap e uma caixa para conservação do órgão hospedeiro. Na terceira etapa, foi realizada uma exposição para alunos do Ensino Médio para avaliar a eficácia da coleção recém-montada no processo de ensino-aprendizagem e na divulgação científica. A coleção mostrou-se eficaz como ferramenta pedagógica para o ensino aprendizagem, contribuindo efetivamente na divulgação científica.
- ItemCultivo de cogumelo comestível tipo Pleurotos em substratos orgânicos no norte da Bahia, Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Reis, José Marcelino dos Santos; Vitória, Nadja Santos; Nunes, Érika dos Santos; da Silva, Mabel Sherlla Rozendo CamposO presente estudo teve como objetivo testar e avaliar a viabilidade do cultivo de cogumelos comestíveis do gênero Pleurotus em substratos orgânicos, com ênfase na fibra de coco e em Eichhornia crassipes (Mart.) Solms (planta aquática popularmente conhecida como baronesa). A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Micologia da Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII, Paulo Afonso, em parceria com o Laboratório de Genética Molecular e Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, João Pessoa. Paraíba. Culturas axênicas de Pleurotus obtidas do Campus I da UFPB foram repicadas e incubadas em BOD (Demanda Bioquímica de Oxigênio) para garantir a pureza e vitalidade das cepas. Grãos de milho de galinha foram utilizados para a produção do "spawn" (sementes), sendo suplementados com duas formulações: 2% de gesso agrícola e 2% de borra de café. Para preparação do composto, foram utilizados substratos a base de fibra de coco e de E. crassipes. O composto a base de fibra de coco foi suplementado com flocão de arroz mais 2% de borra de café. Uma nova metodologia foi formulada para o composto a base de E. crassipes, consistindo nas seguintes etapas: coleta, solarização, pasteurização, suplementação com 2% de borra de café, desidratação em estufa a 60°C por 24 horas, autoclavagem a 121°C por 30 minutos, resfriamento, armazenamento no congelador e autoclavagem a 121°C por 30 minutos. Tanto o composto a base de fibra de coco como a base de E. crassipes após receberem as "sementes" ou Spawn de Pleurotus sp. foram incubados por 20 dias na ausência de luz e temperatura de 22°C, sendo posteriormente, expostos a luz e condições de alta umidade entre 85% e 95% e temperatura de 22°C para a frutificação. As culturas axênicas repicadas após sete dias atingiram toda a superfície da placa de Petri, sem nenhum contaminante, exibindo pureza e vitalidade das cepas. Quanto a avaliação da produção de "sementes" ou Spawn, observou-se que a maior velocidade de crescimento e o maior vigor micelial ocorreram nos grãos suplementados com 2% de borra de café. Quanto a avaliação da viabilidade dos compostos preparados a partir de fibra de coco e de E. crassipes (baronesa), se verificou que os mesmos apresentaram colonização completa, sem contaminantes após 20 dias de incubação em temperatura de 22ºC e ausência de luz. Quanto a frutificação, no tratamento fibra de coco + flocão de arroz com “semente” ou Spawn suplementados com 2% de borra de café, os primeiros primórdios de frutificação de cogumelos apareceram com sete a 10 dias, enquanto no tratamento fibra de coco + flocão de arroz com “semente” ou Spawn suplementados com 2% de gesso agrícola, os primeiros primórdios de frutificação de cogumelos apareceram com 10 a 12 dias. No composto a base de E. crassipes (baronesa), os primórdios surgiram sete dias após a abertura dos frascos. No composto a base de E. crassipes (baronesa) as frutificações foram colhidas cinco vezes enquanto no composto a base de fibra de coco apenas três colheitas foram realizadas. O presente estudo investigou a viabilidade do cultivo de cogumelos comestíveis do gênero Pleurotus utilizando substratos orgânicos abundantes na região Nordeste do Brasil, como a fibra de coco, e E. crassipes (baronsesa). A utilização desses substratos, além de reduzir o impacto ambiental, promove o desenvolvimento econômico e social por meio da fungicultura e agricultura familiar.
- ItemD. Nhoca - A vida na Terra está "pegando" fogo(2024-09) Xavier, Josilda Batista Lima Mesquita; Vieira, Jeferson Wesley da Silva; Leal, Antônio Bento F. Mota; Silva, Manoel Fábio Ramos daO produto apresentado em forma de História em Quadrinho - HQ, tem a pretenção de estar acessível a todos os estudantes e professores do Ensino Básico, bem como a população em geral, de modo a terem acesso a informações sobre o aquecimento da Terra, provocado por gases de efeito estufa (GEE), bem como por incêndios que atingem milhares de quilômetros, destruindo parte dos biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Pantanal etc.) e sua biodiversidade. A personagem central da HQ - D. Nhoca: a vida na terra está "pegando" gogo, é uma minhoca (Lumbricina), um anelídeo que faz parte da subclasse Oligochaeta, que, muito "preocupada" com a vida no subsolo, procura informar aos outros animais e microrganismos, responsáveis pela nutrição do solo, os rscos que todos estão correndo com o aquecimento global e os incêndios provocados, que são, infelizmente, resultantes de ações humanas. A HQ aqui apresentada, faz parte da Coleção didático-científica "Se avexe, a vida não espera! A ignorância não nos salvará das tragédias ambientais", apesentada/exposta no Fórum Internacional UNEB-CCH/FIUCCH2024, realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro, em Salvador-Ba., nas dependências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, parceira do evento.
- ItemDesvendando a cegueira botânica: elaboração do guia didático de organografia vegetal baseado em ilustrações digitais(2022-12-07) Silva, Luene Melo daEsta pesquisa é uma proposta educativa que propõe aprimorar os conceitos metodológicos do Ensino em Botânica necessários para a plena formação escolar em ciências oriundas do Ensino Fundamental e Médio, através da elaboração de um guia didático e interativo sobre organografia vegetal, utilizando como auxílio softwares que evidenciam a importância das ilustrações como ferramenta de transmissão universal do conhecimento. Nesta perspectiva, possui o objetivo de utilizar metodologias ativas, que auxiliem no combate a cegueira botânica, problema atual ocasionado pela redução da interação entre humanos e plantas, o que pode gerar uma insuficiência intelectiva em conseguir identificar as plantas inseridas nos espaços ou ambientes. A abordagem do conhecimento sobre a organografia dos vegetais é feita de maneira clara e criativa, de modo que o aluno consiga criar as suas representações mentais baseando-se no papel fundamental das relações cotidianas entre pessoas e plantas, propondo a compreensão de processos complexos que de outra forma seriam ininteligíveis. Este produto-pedagógico resultante desta pesquisa, poderá promover a ampliação do entendimento botânico por apresentar elementos que permitem a contextualização do objeto de estudo com a realidade, através da disponibilização de materiais complementares como, por exemplo, itens que trazem as principais curiosidades sobre determinado órgão vegetal explicitado com suas devidas referências em QR Code, utilizando sempre como exemplo a flora do bioma caatinga, para assim disseminar, também, conhecimento sobre esse ecossistema, tão característico do nordeste brasileiro. O guia-didático botânico, poderá interligar os estudantes, de maneira interativa, ao acesso a alguns sites e vídeos da web, linguagem totalmente compatível com a nova geração que usa o celular a todo momento, tornando-se uma ferramenta de fácil linguagem para ser utilizado pelo professor e aluno na troca de conhecimento e atualidades sobre a botânica.
- ItemDinizia, a "deusa" amazônica(2024-09) Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaO produto apresentado é uma História em Quadrinhos - HQ que tem D. Dinizia excelsa (nome científico), uma árvore amazônica conhecida como Angelim vermelho, como protagonista e que revela sua "preocupação" com o desaparecimento das grandes árvores da Floresta Amazônica, como consequência do desmatamento e incêncisos provocados pelos humanos que visam apenas lucros e enriquecimento rápido, sem nenhuma preocupação com a vida no planeta. D. Dinizia, conta a história evolutiva das árvores e sua imensa importância para a manutenção da vida na Terra. Esta HQ faz parte da Coleção didático-científica "Se avexe, a vida não espera! A ignorância não nos salvará das tragédias ambientais", apresentada/exposta no Fórum Internacional UNEB-CCH / FIUCCH 2024, realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro, em Salvador,Ba., nas dependências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, parceira do evento.