Licenciatura em Historia - DEDC10

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    O trabalho de mulheres no setor administrativo empresarial em Teixeira de Freitas-BA (2010-2020)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-12) Lima, Taís de Oliveira; Santos, Márcio Soares; Ferreira, Cristiane Gomes; Reis, Minervina Joselí Espindola
    Este trabalho busca entender como as mulheres ingressaram e permaneceram no setor administrativo das empresas de Teixeira de Freitas–BA entre 2010 e 2020. Mesmo com os avanços legais e com a presença cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, a pesquisa mostra que ainda existem desafios significativos que dificultam o crescimento profissional delas. Com base em autoras como Saffioti, Federici, Rago, Hirata, Kergoat e Bruschini, o estudo discute como a desigualdade de gênero permanece presente, influenciada pela divisão sexual do trabalho, pelas diferenças salarial, pela falta de reconhecimento e pela dificuldade de acesso a cargos de liderança. A metodologia utilizada foi qualitativa, o primeiro capítulo foi construído a partir da revisão da literatura das autoras anteriormente citadas. No segundo capitulo, utilizei entrevistas semiestruturadas com cinco mulheres que atuaram no setor administrativo de empresas de médio porte da cidade. As falas das entrevistadas revelam experiências marcadas por obstáculos desde o ingresso no mercado de trabalho até a busca por ascensão profissional. Embora sejam maioria nesses setores, elas ainda enfrentam barreiras culturais, estruturais e emocionais que limitam suas oportunidades. Os resultados indicam que, apesar de alguns avanços, a busca por igualdade no mercado de trabalho permanece um desafio contínuo. Conclui-se que compreender essas experiências contribui para fortalecer o debate e incentivar políticas que valorizem o trabalho feminino.
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    Difusão de narrativas pseudocientíficas, negacionistas e revisionistas no tecnoconservadorismo: um estudo crítico sobre o uso de BIG TECS no processo de desinformação para a compreensão de nossa história.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-01) SILVA, Adriel Santos; GOMES , Liliane Maria Fernades Cordeiro; SANTOS , Benedito de Souza; Brito , Marília de Azevedo Alves
    Este Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar criticamente o papel das plataformas digitais na difusão de narrativas pseudocientíficas, negacionistas e revisionistas associadas ao tecnoconservadorismo, buscando compreender seus impactos na formação da consciência histórica e na percepção pública da História. O problema de pesquisa parte da constatação de que as redes sociais, ao operarem sob a lógica dos algoritmos e da economia da atenção, favorecem a circulação de desinformação com forte apelo emocional e ideológico. Metodologicamente, a pesquisa possui caráter majoritariamente bibliográfico, fundamentando-se em autores como Le Goff (1990), Hui (2020), Rosa et al. (2024), Gomes e Zamora (2024), entre outros, que contribuíram para a reflexão sobre o negacionismo, o revisionismo e o papel da tecnologia na construção de sentidos históricos. Bem como da análise de discurso sobre fontes digitais. Os resultados apontam que a cultura digital cria um ambiente propício à manipulação de fatos e à consolidação de discursos tecnoconservadores, que enfraquecem a confiança na ciência e na produção acadêmica. Conclui-se que o ensino de História desempenha papel essencial no enfrentamento da desinformação, ao estimular o pensamento crítico, a análise de fontes e a valorização da memória histórica. O estudo busca contribuir, assim, para o debate sobre os desafios da educação e da historiografia em tempos de pós-verdade e cultura algorítmica.
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    Memória, cultura e resistência: a atuação da Cia de Teatro TEMAT no contexto cultural do Extremo Sul baiano.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-02) Pinto, Diego Silva; Gomes, Liliane Maria Fernandes Cordeiro; Molar, Jonathan de Oliveira; Silva, Gislaine Romana Carvalho da
    Este trabalho analisa a trajetória da Companhia de Teatro e Movimento Artístico de Teixeira de Freitas (TEMAT), grupo fundado em 1990 e atuante há mais de três décadas no Extremo Sul da Bahia. A pesquisa tem como objetivo compreender o papel da companhia como espaço de resistência, formação cultural e transformação social, evidenciando sua contribuição para a preservação da memória e da identidade regional. Para tanto, foram utilizadas fontes bibliográficas, documentais e entrevistas semiestruturadas com os membros fundadores do grupo, analisadas à luz das concepções teóricas de Paulo Freire, Augusto Boal e Jacques Le Goff. Os resultados apontam que a Cia TEMAT se consolidou como importante agente cultural e educativo, capaz de articular práticas artísticas e comunitárias em um contexto marcado pela escassez de políticas públicas e infraestrutura cultural. A atuação da companhia, desenvolvida em espaços alternativos como praças, escolas e igrejas, demonstra que o teatro no interior baiano transcende a dimensão estética e assume um caráter político, pedagógico e social. O estudo reafirma o teatro como ferramenta de resistência, valorização da cultura popular e fortalecimento da memória coletiva, revelando que, mesmo em meio às adversidades, a arte continua sendo um poderoso instrumento de emancipação e pertencimento comunitário.
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    Histórias da Universidade Aberta à Terceira Idade - UATI-CEVITI do Campus X da UNEB: dizeres sobre uma experiência de monitoria de extensão (2022 - 2024)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-01) Bomfim, Ágatha Santos; Gomes, Liliane Maria Fernandes Cordeiro; Figueiredo, Ciro Teixeira; Santana, Gean Paulo Gonçalves
    A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) é um programa que promove a reinserção da pessoa idosa através de oficinas em diversas áreas como educação, saúde e música. Esta pesquisa teve como objetivo contextualizar o surgimento da UATI e a implantação do projeto CAMPUS X - EDUCAÇÃO - VIDA - TERCEIRA IDADE (CEVITI) após sua institucionalização no Departamento de Educação - Campus X da Universidade do Estado da Bahia, no município de Teixeira de Freitas - Bahia, com foco nas oficinas de flauta-doce, teclado e violão, no período de 2022 a 2024, no âmbito da extensão universitária. Metodologicamente, a pesquisa de abordagem qualitativa realizou entrevistas semiestruturadas com alunas, monitores e o coordenador do programa, a fim de socializar as memórias partilhadas nas aulas, compreender a organização UATI-CEVITI e analisar o seu significado para as/os participantes. Os resultados indicam que a UATI-CEVITI contribui decisivamente para um envelhecimento saudável, ao mesmo tempo em que incentiva a autonomia, o conhecimento de direitos e o exercício da cidadania. A vivência na monitoria revelou-se um espaço de dupla aprendizagem: para as alunas, que fortalecem seus vínculos sociais, e para a monitora, que, ao refletir sobre sua prática, também percebeu que adotava atitudes etaristas e pôde combatê-las. As análises deste trabalho demonstram que a UATI-CEVITI pode ser implantada como política pública, atuando na garantia de direitos, na promoção do envelhecimento ativo e no reconhecimento das pessoas idosas como sujeitos de saber e memória.
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    Histórias de vida de pessoas ostomizadas: um estudo de caso em Teixeira de Freitas
    (2024-12-19) Porto, Valquires Teixeira; Sousa, Leonardo da Silva Carneiro; Costa, Guilhermina Elisa Bessa da; Fonseca, Halysson Gomes da
    Este estudo analisa os impactos na qualidade de vida de pessoas ostomizadas e os processos de adaptação após a realização de procedimentos cirúrgicos definitivos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na metodologia de história de vida, foi conduzida por meio de entrevistas com pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação (CER-IV) em Teixeira de Freitas, Bahia. O trabalho explora as dificuldades enfrentadas, as estratégias de superação e o papel das redes de apoio na promoção da qualidade de vida dos entrevistados. Além disso, discute as políticas públicas voltadas para o atendimento desse grupo e as lacunas existentes, com ênfase nas experiências pessoais e no contexto socioeconômico dos participantes. Os resultados evidenciam o impacto físico, emocional e social da ostomia, destacando a importância de um suporte integral e humanizado para a inclusão e a equidade no cuidado.