Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13

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    Em terra de Taperoá, quem é esperto e malandro, ganha vida: João Grilo em Auto da Compadecida
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Barros, Josemara Suzart; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Campos, Juscilândia Oliveira Alves
    Este estudo monográfico se detém no personagem central, João Grilo, da obra Auto da Compadecido, do autor Ariano Suassuna. Essa peça teatral é considerada uma representação importante da cultura nordestina, uma vez que nos possibilita pensar sobre o contexto socioeconômico da região e como se dá os mecanismos de resistência por parte daqueles que se compreendem nas margens. Sendo assim, surge a figura de João Grilo, desorganizador da ordem social, por isso tido como anti-herói, e suas ações serão foco neste estudo para entendermos os ligamentos e pontos de tensão entre esperteza e malandragem. Visto isso, tem-se como objetivo analisar a esperteza e malandragem na conduta de João Grilo, e entender como essas características permitem uma leitura da sociedade brasileira. Foi com minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que surgiu o interesse pela temática, pois observei que a sabedoria da nossa gente é um aspecto muito importante para a identidade de figuras populares. Ao perceber isso, logo me lembrei do livro O Auto da Compadecida (2005), e do personagem João Grilo, um cara esperto, que consegue ser malando, safo dos embates da vida cotidiana, muito se assemelha com estereótipos criados para os brasileiros, em especial os nordestinos (DaMatta, 1997). Considerando este contexto social, o objeto de pesquisa para o meu TCC tem como tema: O Auto da Compadecida: esperteza e malandragem de João Grilo e respondo ao seguinte problema de pesquisa: como podemos compreender a tensão entre esperteza e malandragem nas ações do personagem João Grilo na obra Auto da Compadecida? Para isso, por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, irei fazer uma análise literária da obra, recorrendo a um método descritivo, já que a finalidade é descrever como se apresenta a tensão entre esperteza e malandragem no personagem João Grilo, e também explicativo, porque interpreto como as ações de João Grilo reforçam essa dualidade como típicas de personagens populares. Para fundamentar a análise, recorro a Antônio Candido (1990) e Roberto DaMatta (1997) para falar de esperteza e malandragem; Hall (2006) Albuquerque (2011) para discutir sobre identidade; além disso, destaco ideias sobre cultura, nacionalidade, malandragem e preguiça com a seguinte revisão da literatura: Santos (2013); Costa (2005); Souza (2003); Mota (2010); Nascimento Neto (2014) e Mégda (2020). Espero que essa pesquisa traga contribuições para a sociedade e para área de Letras, visto que, analisar o caráter da esperteza e malandragem na figura popular pode quebrar estereótipos que circulam em torno do universo da tradição popular. Por fim, os resultados da pesquisa revelam que João Grilo, através de sua esperteza e malandragem, consegue sobreviver em um ambiente de extrema pobreza e desigualdade social. Suas ações refletem a dualidade entre a necessidade de sobrevivência e a subversão das normas sociais, destacando a complexidade do personagem como um símbolo de resistência cultural. Palavras-Chave: Ariano Suassuna; Auto da Compadecida; João Grilo; esperteza; malandragem; resistência.
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    Do ritmo do cavaquinho à sala de aula: proposta de sequência didática para o ensino de literatura, a partir do samba chula de Itaberaba, para o 9º ano.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Barbosa , Rebeca Miranda; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Carmo, Jeovania Silva do
    Partindo das percepções de Cosson (2020) e Marcuschi (2010), observou-se que práticas pedagógicas atuais, influenciadas pela dicotomia estrita do ensino de língua e pelo paradigma moral-gramatical, ainda limitam a experiência literária dos estudantes e reforçam uma visão hegemônica do ensino literário, invisibilizando gêneros poéticos populares, como o samba chula. Assim, este estudo visou propor e refletir sobre uma sequência didática que integrasse o samba chula de Itaberaba no ensino de literatura do 9º ano, estimulando a narrativa das experiências socioculturais dos estudantes e valorizando a identidade cultural itaberabense, com base em uma abordagem crítica e libertadora em educação (Freire, 1987; hooks, 2013). A metodologia utilizou pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e uma abordagem qualitativa (Minayo, 1994), sendo exploratória e explicativa. Autores como Bell Hooks (2013), Paulo Freire (1983; 1982; 1987; 1996; 1997), José Gimeno Sacristán et al. (2007), Tomaz Tadeu da Silva (1999), Maria Sônia Mattos da Silva (2020), Paul Zumthor (1997; 2006), Walter Benjamin (1987), Larrosa Bondía (2002), Boaventura de Sousa Santos (2008), Joaquim Dolz et al. (2004), Débora Rocha, Vanusa Mascarenhas e Davi dos Santos (2022), Nina Graeff (2015) e Katharina Döring (2006) foram fundamentais para a discussão sobre educação, currículo, oralidade, cultura popular e samba chula. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a sequência didática buscou potencializar o planejamento pedagógico e aprimorar a percepção poética e a oralidade dos estudantes em sala de aula, valorizando a cultura local e ampliando as perspectivas literárias. A cultura popular foi reconhecida como atual e relevante para a educação, oferecendo uma abordagem que busca proporcionar aos estudantes conexões profundas com o conteúdo e compartilhar suas vivências culturais. Portanto, a integração do samba chula nas aulas de literatura promove a valorização cultural e o desenvolvimento crítico dos estudantes, indo além da mera transmissão de conhecimentos e enriquecendo o currículo escolar, promovendo uma educação mais diversificada e contextualizada.
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    Cecília Meireles: uma poética sobre o mar
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Cerqueira, Ianna Lorena Rabelo de Brito Sampaio; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno
    A obra poética de Cecília Meireles é marcada pela presença constante do mar como elemento simbólico. Em seus versos, as águas do oceano assumem uma multiplicidade de significados. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a simbologia do mar na poesia ceciliana, observando como esse elemento, tanto como espaço físico quanto metáfora simbólica, molda a estrutura e o significado de seus poemas. A pesquisa configura-se como documental e descritiva, concentrando-se nas seguintes obras da autora relacionadas ao tema: Viagem (1939), Vaga música (1942) e Mar absoluto e outros poemas (1945). O referencial teórico se fundamenta no pensamento de Gaston Bachelard (1997) (1998), Chevalier e Gheerbrant (2001) e Mircea Eliade (2008), que elucidam as múltiplas simbologias do mar, e também em análises de textos de críticos literários como Regina Igel (1975), Mello (1997), Almeida (2002), Kern (2005), Backes (2008), Rosana Rodrigues da Silva (2009), Aline Taís Dário (2009), Pires (2014), Nunes (2015), Marchioro (2017), Barbosa (2018), Dutra (2016) (2021), Cortez (2023) que apresentam argumentos sobre os significados das águas na poesia de Meireles. Os resultados esperados destacam a ampla gama de interpretações que surgem das imagens marítimas na obra da autora, enriquecendo a compreensão da experiência humana presente em sua poesia.
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    Livro didático geração alpha língua portuguesa 6º ano: explorando gêneros textuais
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-18) Lima , Vanessa Daislane da Paixão; Carmo, Jeovania Silva do; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Araújo, Jean Marcel Oliveira
    Essa pesquisa de conclusão de curso investiga a abordagem dos gêneros textuais no Livro Didático, focalizando o livro didático "Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Anos Finais do 6º ano". O objetivo central é analisar como as propostas de gêneros textuais apresentadas no referido livro contribuem para o desenvolvimento da produção autoral e criticidade dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é estruturada em três seções: a primeira contextualiza historicamente os livros didáticos, a segunda descreve as atividades inseridas nos gêneros textuais, e a terceira concentra-se na análise prática destas atividades. Com embasamento teórico em autores como Marcuschi (2008/2010), Batista (2003), Geraldi (1997) e Bakhtin (1992), a pesquisa busca oferecer uma compreensão sobre a eficácia das abordagens pedagógicas no contexto educacional, contribuindo para o debate sobre a formação da competência autoral dos estudantes a partir dos gêneros textuais que constam no Livro didático.
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    É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la: as escrevivências literárias de Caralina Maria de Jesus como denúncia social
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Ribeiro, Paulo Santiago; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silveira, Neila Marcia Nunes
    Esta monografia apresenta uma investigação no campo da literatura, tendo como objeto de estudo a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Assim, sobre a percepção política da autora, pesquisa-se a denúncia da fome e da insegurança alimentar em três dimensões: a leve, a moderada e a grave. Nesse sentido, após entrecruzamento de ideias, emerge uma questão norteadora: de que forma a fome e a insegurança alimentar são expressas na obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus? A fim de responder essa questão, o objetivo geral se ocupa em compreender como é feita a reivindicação e a aquisição da segurança alimentar na obra. Dessa forma, para a realização deste utilizou-se como aporte teórico os seguintes autores: Abramovay (1991), Cândido (2012), Castro (1984), Valente (2021), Salles-Costa et al. (2022), Maniglia (2009), Galeano (1970), Morais, Sperandio e Priore (2020), Lima (2021), entre outros. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza qualitativa e caracteriza-se como descritiva e explicativa. Diante disso, verifica-se os seguintes resultados: a literatura de Carolina Maria de Jesus tem uma enorme relevância social, por ser uma literatura engajada e trazer para o centro dos debates a questão da fome. No que se refere aos níveis de insegurança alimentar, constatou se que em muitos lares famílias pobres convivem com algum déficit alimentar. Hoje, é possível observar a relevante contribuição de Carolina Maria de Jesus para os avanços em políticas públicas voltadas para o fomento da erradicação da fome e da extrema pobreza entre as populações mais vulneráveis, principalmente a população pobre e preta.