Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13

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    Tradição e tradução: o rabeia de Andaraí pelas linguagens midiáticas.
    (2025-02-05) Barreto , Maria Joana de Sena; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Santos de Jesus, Daniela dos
    A pesquisa, Tradição e tradução: o Rabeia de Andaraí pelas linguagens midiáticas, tem como objetivo compreender como a tradição da Rabeia é traduzida e preservada por meio das diversas linguagens midiáticas, contribuindo para a continuidade dessa prática cultural ao longo do tempo. Para a realização deste trabalho, contamos com as contribuições teóricas de Stuart Hall (1992-2003) e Néstor Garcia Canclini (1998), cujas refelxões sobre os estudos culturais fundamentam nossa análise. No que se refere aos mastros de Santos e suas origens, buscamos suporte nas pesquisas de Rita Amaral (1998) e Keyla Cristina Pereira (2012), que abordam as manifestações culturais e o mastro do Divino Espírito Santo. Para entender a relação entre o Sagrado e o Profano, recorremos ao estudo de Ordep Serra (2009), que explora a dicotomia entre esses elementos, destacando a importância dos rituais e lugares sagrados na experiência religiosa. Também utilizamos o trabalho de Azoilda Loretto (2020), que discute os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na formação identitária e social da população brasileira, enraizados na nossa cultura e cotidiano. Delineada como um estudo documental, a pesquisa desenvolveu-se por meio de mapeamento, transcrição, interpretação, identificação, descrição e análise dos registros da manifestação popular nos documentários, vídeos, fotografias, registros sonoros e outros meios de comunicação, permitindo-nos compreender como a tradição é traduzida por essas diversas linguagens. A primeira etapa envolveu o estudo de textos teóricos sobre cultura popular e identidade, com ênfase nos aspectos históricos, sociais e culturais do Rabeia. Na segunda etapa, concentramos nossa análise em materiais escritos e visuais, como jornais, artigos, vídeos, fotografias e outras mídias, além da observação direta da manifestação popular. Na última etapa, descrevemos e transcrevemos os materiais coletados e, após a transcrição dos documentos, realizamos o processo de análise interpretativa das canções, com base na fundamentação teórica. A partir dessas análises, foi constatado que o Rabeia se traduz por meio do seu aparato simbólico, o qual contribui para manter sua identidade, ao mesmo tempo em que constrói novas identidades pela interação com culturas diferentes.
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    BNCC em xeque: na contramão ou de mãos dadas com a colonialidade do saber?
    (Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-30) Cerqueira, Vitória Oliveira Alves; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Carmo, Jeovânia Silva do
    Debates sobre uma proposta de ensino outra têm ganhado notoriedade entre os pesquisadores e profissionais da educação que defendem a necessidade de um ensino verdadeiramente democrático e emancipatório. Embora reconheça-se os avanços significativos da educação brasileira, desde o período colonial à época vigente, é imprescindível refletir sobre os entraves históricos estruturais que ainda persistem no sistema educacional e nas propostas de ensino, tal como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). A BNCC é um documento normativo que norteia os currículos escolares e estabelece direitos e objetivos de aprendizagens essenciais para cada etapa da educação básica. O referencial reitera assumir uma postura democrática e inclusiva, com relação aos sujeitos diversos e às suas experiências e saberes construídos na prática comunitária. Com isso, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender como a BNCC integra os saberes culturais populares com relação ao ensino de conteúdos curriculares do componente de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental, para identificar se há, de fato, a superação dos modelos pedagógicos coloniais e se a proposta de ensino contempla uma abordagem de colonial, que valorize as epistemologias e as práticas de grupos historicamente marginalizados. Para tanto, a base teórica desse estudo foi constituída das teorias de Anibal Quijano (2005; 2009), Boaventura de Sousa Santos (2008; 2009), bell hooks (2013), Catherine Walsh (2018), Maria Ribeiro (1992), Otaíza Romanelli (1986) Vanusa Mascarenhas Santos (2013;2022), Paulo Freire (1967;1970), Walter Mignolo (2008; 2017; 2019). Como resultado da pesquisa, compreendeu-se que a BNCC, em sua proposta de ensino de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental, pautada em princípios de inclusão e diversidade, peca pela setorização da diversidade epistemológica em campos de atuação e práticas de linguagem. Essa metodologia de organização do ensino põe em risco a experiência educativa holística e reforça uma perspectiva que parecia já ter sido superada: a de que os saberes populares não possuem legitimidade para dialogar com saberes de natureza científica, jurídica, e até mesmo filosófica, e, consequentemente, macula os princípios de democratização e equidade entre as diversas vertentes epistêmicas tão apregoadas pela Base Nacional. Visto isso, evidencia-se que a colonialidade do saber ainda não fora superada, por isso, a de colonização deve prosseguir para que um dia possamos afirmar que o sistema educacional brasileiro oferece uma educação, verdadeiramente, equitativa e emancipatória.
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    Cartas Da Liberdade: Edição Semidiplomática
    (Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-16) Santos, Débora Oliveira Barbosa; Carmo, Jeovania Silva do; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Lima, Joana Angélica Santos
    Este estudo aborda a edição semidiplomática de um manuscrito do século XIX, com foco na preservação da autenticidade e integridade histórica do texto original, bem como nas mudanças grafemáticas apresentadas pelo texto. A pesquisa foi realizada no Arquivo Público Municipal de Itaberaba, em colaboração com o GELPS (Grupo de Estudos Linguagens e Periferias). O objetivo deste trabalho é realizar a edição semidiplomática de dois fólios (recto e verso) de um livro manuscrito de notas do século XIX, descrevendo os aspectos extrínsecos e intrínsecos do documento e transcrevendo os fólios escolhidos. O livro contém registros diversos, incluindo cartas de liberdade de escravos. A análise de um manuscrito histórico, como uma carta de alforria, é essencial para compreender as formas e estruturas dos documentos da época. A pesquisa foi conduzida com base na análise filológica, priorizando o conteúdo original do documento e as variações textuais surgidas ao longo das transcrições. Foram identificadas variantes linguísticas e ortográficas, bem como influências históricas e culturais do período. Como referencial teórico, utilizou-se: Bellotto (2002), que categoriza diferentes tipos de documentos diplomáticos; Berwanger (2008), que destaca o crescimento da Paleografia e Diplomática e sua importância para diversas áreas do conhecimento; Buchardt (2004), que enfatiza a reprodução fiel dos aspectos físicos do manuscrito; Cambraia (2005), que aborda os principais tipos de edição na crítica textual; Ferreira (2017), que discute a edição crítica e a correção de erros no texto original; Castro (1995) e Spina (1994), que exploram a filologia e suas raízes na Grécia Antiga; Santiago-Almeida (201a), que comenta sobre os sentidos amplo e estrito da filologia; Teyssier (2007), que trata sobre a história da Língua Portuguesa. A análise e transcrição do manuscrito revelaram variantes linguísticas e ortográficas, além de influências históricas e culturais. A edição crítica proposta visa apresentar uma compreensão mais aprofundada do texto, mantendo sua autenticidade e integridade histórica.
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    Opressões, empoderamentos e afetos: o sentir e o resistir em Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior.
    (Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-02-07) Assis, Mairla Da Silva; Pires, Milena Alves; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas
    A ideia que temos de Nordeste foi construída a partir de estereótipos, que o retratam como uma região marcada pela seca, pobreza e pelo atraso social, como déficit em educação, saúde, dentre outros aspectos. Especificamente o sertão nordestino, muitas vezes, foi representado na literatura e em outras artes a partir de uma visão preconceituosa que coloca seu povo apenas sob lentes de sofrimentos, índices de analfabetismo e resistência em secas intensas. Esse estudo tem como objetivo investigar as diferentes formas de opressão vivenciadas pelas personagens do romance, bem como analisar as relações de afetos, empoderamentos, saberes e solidariedade adotados por elas como estratégias de resistência. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo documental, com uma abordagem descritiva e explicativa, cujo principal objeto de consulta foi a obra Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, bem como outras referências relevantes que tratam da temática abordada. Em conclusão, a obra Torto Arado promove uma reflexão sobre desigualdade, resistência e humanidade ao expor as opressões, exaltar o empoderamento e celebrar o afeto. Itamar Vieira Júnior constrói um retrato poético e fidedigno de uma comunidade nordestina em que o contexto histórico está inserido, destacando a importância de criar espaços e estratégias para amplificar a voz das mulheres que, mesmo sob condições de extrema exploração, conseguem transformar suas dores em luta e suas relações em força coletiva.
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    Vozes do Entardecer: o sobrenatural na poética do piemonte do Paraguaçu
    (Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-27) Nunes, Erica da Silva; Santos, Vanusa Mascarenhas; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Silva, Iranice Carvalho da
    Este trabalho analisa o sobrenatural em poemas do escritor Alan soares, especificamente no livro Vozes do Entardecer em Colcha de Retalhos, destacando como esses poemas apresentam aspectos da identidade cultural local. A pesquisa investiga os elementos sobrenaturais identificados nos textos e os artifícios poéticos utilizados para criar atmosferas místicas e simbólicas, explorando a relação entre crença, espaço e tradição oral. O estudo adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa documental e análise textual. Os poemas selecionados, como “Menino de Olhado”, “Corisco” e “A Loca do ‘Véi’ Antero”, exemplificam como o sobrenatural é representado e perpetuado através de símbolos, figuras místicas e crenças populares. As análises revelam que o uso de metáforas, repetições e descrições vívidas contribuem para a construção de cenários sobrenaturais que evocam suspense, mistério e fascínio. A pesquisa destaca a influência das tradições populares transmitidas oralmente na criação dos poemas, evidencia também como o sobrenatural é utilizado para expressar temores, esperanças e questionamentos sobre a existência humana. Além disso, o trabalho demonstra que o espaço geográfico desempenha papel central na configuração das histórias, reforçando o vínculo entre os seres encantados e o ambiente natural. Cenários como matas, montanhas e encruzilhadas não são meros planos de fundo, mas agentes ativos que contribuem para a atmosfera fantástica e para a imersão na narrativa. As análises também abordam como essas histórias servem para instruir, advertir e transmitir conhecimentos, ao mesmo tempo em que mantêm viva a memória cultural. Personagens como o lobisomem e o vaqueiro encantado representam símbolos de dilemas humanos e enfrentamentos com o desconhecido, reforçando valores e crenças coletivas. Conclui-se que os causos contados no Piemonte do Paraguaçu não apenas preservam tradições orais e culturais, mas também aguçam a criatividade daqueles que os escutam. A pesquisa contribui para os estudos literários e culturais ao oferecer uma análise detalhada das estratégias narrativas e do papel do sobrenatural na formação do imaginário popular.