Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13
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- ItemLetramento literário de alunos cegos: desafios e possibilidades(2022-07-13) Santana , Laiane Costa; Santos, Vanessa Nascimento dosO presente artigo trata sobre o letramento literário dos alunos cegos, a fim de mostrar quais os desafios enfrentados por eles no momento da leitura. Para tanto, foi necessário reafirmar a importância da literatura na vida do ser humano, apresentar os formatos de livros existentes para essas pessoas, mostrar os audiolivros, encontrados em canais do Youtube, como uma fonte gratuita de acesso à literatura para portadores da cegueira e apontá-los como uma possível ferramenta metodológica para os profissionais da educação. Realizamos, então, uma pesquisa documental com abordagem qualitativa e com aporte teórico em Cândido (1970), Cosson (2010), Vygotsky (1997), Gil (1991), Soares (2002, 2003), Paulino (1998) e artigos e periódicos encontrados na base de dados Google Acadêmico. Para o estudo, utilizamos os canais: Iba Mendes, Davi NeuroBooks e Audiobooks Brasil, que disponibilizam audiolivros de obras literárias. Verificamos que as pessoas cegas ainda enfrentam grandes desafios durante a leitura, mas com o advento das novas tecnologias isso vem sendo mudado. Dentre essas novas tecnologias, os audiolivros tem se mostrado como uma excelente ferramenta para a acessibilidade. Concluímos que as gravações disponibilizadas pelos canais se configuram uma fonte eficaz de acesso à literatura para os cegos, promovendo o letramento literário dos mesmos e devem ser usadas por profissionais da educação como ferramenta metodológica em sala de aula. Ao utilizar os audiolivros de obras literárias, o professor e a escola estarão disponibilizando uma biblioteca ainda maior de literatura, não só para os alunos com cegueira como para os demais. Ao mesmo tempo será incentivado o uso da tecnologia de forma positiva em sala de aula, promovendo não só o letramento literário, mas também o letramento digital.
- ItemNarrativas encantadas: o lobisomem e a caipora como espelhos culturais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-31) Almeida, Caroline Brandão de; Santos, Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoAs poéticas orais são representações culturais que constituem formas de enxergar o mundo e compreender seu entorno, através de símbolos, imagens e de histórias contadas. Nesse processo de criação estão os causos, que trazem vozes que tecem uma identidade sociocultural. Pensando nisso, surge a temática dessa pesquisa Representações do Lobisomem e da Caipora no Imaginário popular baiano: Uma abordagem Interdisciplinar, que visa investigar as narrativas do Lobisomem e da Caipora, explorando implicações sociais, ambientais e educativas. Paratanto, selecionamos 8 narrativas orais, 3 causos do Lobisomem e 5 causos da Caipora, ambas registradas na coletânea Contos e Causos da Bahia de Edil Silva Costa (2016) e em produções audiovisuais, disponibilizadas no Youtube pelos canais: Observatório de contação UEFS; e Cultura popular brasileira. A pesquisa, de cunho documental, utiliza uma abordagem qualitativa, descritiva e explicativa, com análise temática, fundamentando-se em estudos bibliográficos interdisciplinares. Durante a análise, dialogamos com os seguintes autores: Ong(1998), Zumthor (1997), Fernandes (2003), para discutir as poéticas orais; Câmara Cascudo(2001; 2012; 2014; 2022), Mircea Eliade (2000), Busatto (2012), Houaiss (2001; 2005; 2009),Claude Lévi-Strauss (1983), Rocha (1996), Hartmann (2011) e Oliveira (2006) para pensar os gêneros poéticos Lenda, Mito e Causo; Michael Pollak (1992), Cléo Busatto (2012), para o conceito de memória; Nei Clara de Lima (2003), Soares (2003; 2013) para discutir o discurso de encantamento, entre outros. Os resultados apontam para uma rica cosmovisão baiana, com representações simbólicas que refletem questões ambientais, sociais e identitárias. Esperamos que a pesquisa contribua para ampliar a compreensão das representações simbólicas desses seres encantados e a reflexão crítica sobre a poética oral, oferecendo subsídios para futuras pesquisas sobre oralidade, identidade e cultura popular.
- ItemTradição e tradução: o rabeia de Andaraí pelas linguagens midiáticas.(2025-02-05) Barreto , Maria Joana de Sena; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Santos de Jesus, Daniela dosA pesquisa, Tradição e tradução: o Rabeia de Andaraí pelas linguagens midiáticas, tem como objetivo compreender como a tradição da Rabeia é traduzida e preservada por meio das diversas linguagens midiáticas, contribuindo para a continuidade dessa prática cultural ao longo do tempo. Para a realização deste trabalho, contamos com as contribuições teóricas de Stuart Hall (1992-2003) e Néstor Garcia Canclini (1998), cujas refelxões sobre os estudos culturais fundamentam nossa análise. No que se refere aos mastros de Santos e suas origens, buscamos suporte nas pesquisas de Rita Amaral (1998) e Keyla Cristina Pereira (2012), que abordam as manifestações culturais e o mastro do Divino Espírito Santo. Para entender a relação entre o Sagrado e o Profano, recorremos ao estudo de Ordep Serra (2009), que explora a dicotomia entre esses elementos, destacando a importância dos rituais e lugares sagrados na experiência religiosa. Também utilizamos o trabalho de Azoilda Loretto (2020), que discute os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na formação identitária e social da população brasileira, enraizados na nossa cultura e cotidiano. Delineada como um estudo documental, a pesquisa desenvolveu-se por meio de mapeamento, transcrição, interpretação, identificação, descrição e análise dos registros da manifestação popular nos documentários, vídeos, fotografias, registros sonoros e outros meios de comunicação, permitindo-nos compreender como a tradição é traduzida por essas diversas linguagens. A primeira etapa envolveu o estudo de textos teóricos sobre cultura popular e identidade, com ênfase nos aspectos históricos, sociais e culturais do Rabeia. Na segunda etapa, concentramos nossa análise em materiais escritos e visuais, como jornais, artigos, vídeos, fotografias e outras mídias, além da observação direta da manifestação popular. Na última etapa, descrevemos e transcrevemos os materiais coletados e, após a transcrição dos documentos, realizamos o processo de análise interpretativa das canções, com base na fundamentação teórica. A partir dessas análises, foi constatado que o Rabeia se traduz por meio do seu aparato simbólico, o qual contribui para manter sua identidade, ao mesmo tempo em que constrói novas identidades pela interação com culturas diferentes.
- ItemBNCC em xeque: na contramão ou de mãos dadas com a colonialidade do saber?(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-30) Cerqueira, Vitória Oliveira Alves; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Carmo, Jeovânia Silva doDebates sobre uma proposta de ensino outra têm ganhado notoriedade entre os pesquisadores e profissionais da educação que defendem a necessidade de um ensino verdadeiramente democrático e emancipatório. Embora reconheça-se os avanços significativos da educação brasileira, desde o período colonial à época vigente, é imprescindível refletir sobre os entraves históricos estruturais que ainda persistem no sistema educacional e nas propostas de ensino, tal como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). A BNCC é um documento normativo que norteia os currículos escolares e estabelece direitos e objetivos de aprendizagens essenciais para cada etapa da educação básica. O referencial reitera assumir uma postura democrática e inclusiva, com relação aos sujeitos diversos e às suas experiências e saberes construídos na prática comunitária. Com isso, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender como a BNCC integra os saberes culturais populares com relação ao ensino de conteúdos curriculares do componente de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental, para identificar se há, de fato, a superação dos modelos pedagógicos coloniais e se a proposta de ensino contempla uma abordagem de colonial, que valorize as epistemologias e as práticas de grupos historicamente marginalizados. Para tanto, a base teórica desse estudo foi constituída das teorias de Anibal Quijano (2005; 2009), Boaventura de Sousa Santos (2008; 2009), bell hooks (2013), Catherine Walsh (2018), Maria Ribeiro (1992), Otaíza Romanelli (1986) Vanusa Mascarenhas Santos (2013;2022), Paulo Freire (1967;1970), Walter Mignolo (2008; 2017; 2019). Como resultado da pesquisa, compreendeu-se que a BNCC, em sua proposta de ensino de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental, pautada em princípios de inclusão e diversidade, peca pela setorização da diversidade epistemológica em campos de atuação e práticas de linguagem. Essa metodologia de organização do ensino põe em risco a experiência educativa holística e reforça uma perspectiva que parecia já ter sido superada: a de que os saberes populares não possuem legitimidade para dialogar com saberes de natureza científica, jurídica, e até mesmo filosófica, e, consequentemente, macula os princípios de democratização e equidade entre as diversas vertentes epistêmicas tão apregoadas pela Base Nacional. Visto isso, evidencia-se que a colonialidade do saber ainda não fora superada, por isso, a de colonização deve prosseguir para que um dia possamos afirmar que o sistema educacional brasileiro oferece uma educação, verdadeiramente, equitativa e emancipatória.
- ItemCartas Da Liberdade: Edição Semidiplomática(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-16) Santos, Débora Oliveira Barbosa; Carmo, Jeovania Silva do; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Lima, Joana Angélica SantosEste estudo aborda a edição semidiplomática de um manuscrito do século XIX, com foco na preservação da autenticidade e integridade histórica do texto original, bem como nas mudanças grafemáticas apresentadas pelo texto. A pesquisa foi realizada no Arquivo Público Municipal de Itaberaba, em colaboração com o GELPS (Grupo de Estudos Linguagens e Periferias). O objetivo deste trabalho é realizar a edição semidiplomática de dois fólios (recto e verso) de um livro manuscrito de notas do século XIX, descrevendo os aspectos extrínsecos e intrínsecos do documento e transcrevendo os fólios escolhidos. O livro contém registros diversos, incluindo cartas de liberdade de escravos. A análise de um manuscrito histórico, como uma carta de alforria, é essencial para compreender as formas e estruturas dos documentos da época. A pesquisa foi conduzida com base na análise filológica, priorizando o conteúdo original do documento e as variações textuais surgidas ao longo das transcrições. Foram identificadas variantes linguísticas e ortográficas, bem como influências históricas e culturais do período. Como referencial teórico, utilizou-se: Bellotto (2002), que categoriza diferentes tipos de documentos diplomáticos; Berwanger (2008), que destaca o crescimento da Paleografia e Diplomática e sua importância para diversas áreas do conhecimento; Buchardt (2004), que enfatiza a reprodução fiel dos aspectos físicos do manuscrito; Cambraia (2005), que aborda os principais tipos de edição na crítica textual; Ferreira (2017), que discute a edição crítica e a correção de erros no texto original; Castro (1995) e Spina (1994), que exploram a filologia e suas raízes na Grécia Antiga; Santiago-Almeida (201a), que comenta sobre os sentidos amplo e estrito da filologia; Teyssier (2007), que trata sobre a história da Língua Portuguesa. A análise e transcrição do manuscrito revelaram variantes linguísticas e ortográficas, além de influências históricas e culturais. A edição crítica proposta visa apresentar uma compreensão mais aprofundada do texto, mantendo sua autenticidade e integridade histórica.